A selecção nacional masculina de basquetebol vai procurar hoje, às 14h00, no Pavilhão do Maxaquene, garantir a passagem para as meias-finais do torneio africano da categoria, Afrobasket 2012, quando defrontar a sua similar do Mali, em partida referente aos quartos-de-final da prova que decorre em Maputo, capital de Moçambique, de 16 a 26 do corrente.
O técnico nacional, Elvino de Carvalho Dias disse que o adversário é por demais conhecido pelos angolanos, que tem uma equipa bem constituída do ponto de vista técnico e é das mais altas da competição, mas vai procurar dotar o grupo de argumentos para contrariar os malianos e garantir o passe à fase seguinte. Na última terça-feira, em partida referente à quinta e última jornada do grupo B, na disputa pelo segundo lugar, Angola averbou a terceira derrota na prova, frente ao Senegal por 45-67.
A equipa nacional, que já havia garantido a passagem aos quartos-de -final, terminou a fase regular na quarta posição com sete pontos.
Na sua estreia diante da Costa do Marfim, os angolanos começaram com o “pé esquerdo”, tendo perdido por 51-60.
Para a segunda jornada, triunfou frente à selecção marroquina por 58-52, repetiu a proeza frente ao Gabão por 51-40 e na quarta jornada averbou a derrota mais volumosa do campeonato por 49-90 contra o Egipto, campeão em título.
Para o mesmo grupo, estão programados os jogos entre o Gabão e o Egipto, enquanto no grupo A disputam-se as partidas Ghana - Moçambique e Tunísia - Mali.