MOÇAMBIQUE : “Básquete Show” : Noroeste 1 e Matola nos quartos-de-final
O DESTINO dos intervenientes no “Básquete Show” começou a desenhar-se no pretérito sábado, com a disputa de algumas das partidas da quarta jornada e última da fase de grupos. Feitas as contas, as equipas das Escolas Secundárias Noroeste 1 e da Matola estão praticamente apuradas para a fase seguinte, ou seja para oitavos-de-final, nas séries “A” e “B”, após vitórias sobre Instituto Nília e Escola Sul-Africana, por 48-5 e 42-17, respectivamente.
As duas formações lideram os grupos com sete pontos cada, tendo nas costas Estrela Vermelha e Josina Machel, respectivamente, que jogam pela última vez nesta fase no próximo sábado. Estrela Vermelha e Josina Machel, com cinco pontos cada, ficaram de fora no pretérito sábado e despedem-se da fase de grupos defrontando o Instituto Nília e a Escola Sul-Africana, “lanternas vermelhas” nas respectivas séries.
De referir que transitam para os quartos-de-final duas equipas em cada uma das quatro séries envolvidas no torneio. Sendo assim, Estrela Vermelha e Josina Machel podem ser consideradas favoritas pois, mesmo saindo derrotadas, manterão a vantagem em termos de vitórias em relação aos adversários, mesmo empatando em pontos com os respectivos adversários. Estrela e Josina venceram em duas ocasiões e perderam em uma, enquanto os seus oponentes não sentiram ainda o sabor da vitória e quedaram-se três vezes.
MANYANGA E POLANA TAMBÉM EM VANTAGEM
Enquanto isso, Francisco Manyanga e Polana estão igualmente em vantagem nas séries “C” e “D”, que lideram ambos com seis pontos. Manyanga, que terá pela frente Arco-Iris, “lanterna vermelha”, no próximo sábado, está em condições de manter-se intocável na liderança, como equipa mais produtiva do grupo. Polana não goza desse previlégio, pois defrontará o seu mais directo perseguidor, a Kitabu, que vencendo estará em igualdade de circusntãncias com o adversário.
Mesmo assim, Polana e Kitabu caminharão juntos para a fase seguinte. Quem está próximo de acompanhar Manyanga é Zedequias Manganhela, mas a sua situação pode ser alterada em caso da vitória do Arco-Iris sobre o actual comandante.
RESULTADOS
Instituto Nília-Noroeste 1 (5-48)
Arco-Iris – Zed. Manganhela (23-20)
Sul-Africana – Matola (17-42)
Kitabu – Lhanguene (29-11)
13:00 h – Arco-Iris – Francisco Manyanga
14:00 h – Estrela Vermelha-Instituto Nília
15:00 h – Josina Machel – Sul-Africana
16:00 h – Polana - Kitabu