O DESPORTIVO de Maputo e a Real Sociedade defrontam-se às 18.30 horas de hoje, no pavilhão do Maxaquene, em partida de capital importância para a qualificação de cada uma das equipas para a fase nacional da Liga Nacional de Basquetebol, Vodacom.
O jogo é referente à quinta jornada do campeonato da zona sul, que desde o último sábado até ao próximo sábado decorre na capital do país com a participação de oito formações, apurando, entretanto, as quatro primeiras classificadas para a fase nacional, para a qual, pela zona centro já se qualificaram o Ferroviário da Beira, Desportivo da Beira, Sport Clube de Chimoio e, ainda, a Universidade Politécnica, pela zona norte.
A importância desta partida prende-se com o facto de teoricamente, nenhuma das duas formações poderem vencer, quer o Costa do Sol, Ferroviário de Maputo e Maxaquene, curiosamente primeiras classificadas e que garantirão, mesmo com algumas dificuldades, o apuramento, isto a julgar pela qualidades dos respectivos plantéis.
Neste contexto, a quarta e última formação a qualificar-se para a fase nacional da inovadora competição do basquetebol moçambicano sairá, precisamente, do confronto entre “alvi-negros” e “realistas”, bem mais fortes que outras três equipas presentes na prova e que não vão entrar nas contas do apuramento, nomeadamente Matolinhas, Passáro Azul e Desportivo de Inhambane, respectivamente representantes das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.
Na actual classificação, o Desportivo de Maputo, com sete pontos resultantes de três vitórias e uma derrota, leva vantagem de dois pontos sobre a Real Sociedade, mas, na prática, essa classificação não é conclusiva e nem dá garantias de qualificação para qualquer uma das partes envolvidas no jogo desta noite.
Nas quatro jornadas iniciais, a Real Sociedade teve uma tarefa difícil ao enfrentar e perder com as três equipas que lideram o campeonato, nomeadamente Maxaquene (71-65, após prolongamento), Costa do Sol (63-59) e Ferroviário de Maputo (81-55), tendo vencido apenas o Matolinhas (65-63).
Por seu turno, com um calendário acessível, o Desportivo defrontou e perdeu apenas com o Ferroviário de Maputo (68-63), entre as equipas que fazem o trio da frente. Nas outras três partidas, os “alvi-negros” venceram sem grandes contemplações o Matolinhas (63-49), Pássaro Azul (124-44) e o Desportivo de Inhambane (98-55).
Mesmo tendo em conta que depois deste jogo, as duas formações terão mais duas partidas por fazer até o final da prova, seguro é que será no embate desta noite onde, teoricamente, uma delas garantirá a qualificação e não em nenhum dos que ainda vêm pela frente, isto tendo em conta que as três que vão a frente da classificação são quase invencíveis e as demais serão derrotadas com mais ou menor dificuldades quer pelo Desportivo assim como pela Real Sociedade.
FERROVIÁRIO E MAXAQUENE FECHAM NOITE DE GIGANTES
Se o jogo entre o Desportivo de Maputo e a Real Sociedade é seguramente o de grande destaque na quarta jornada, por encerrar em si a disputa da quarta vaga da zona sul para a fase nacional da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, menos importante não pode ser o embate entre o Ferroviário de Maputo e o Maxaquene, respectivamente campeão e vice-campeão da Cidade de Maputo desta temporada e duas das formações mais fortes do país.
No recém terminado Campeonato da Cidade de Maputo, o Maxaquene foi a única equipa que logrou impor uma derrota ao Ferroviário.
Quer os “locomotivas” assim como os “tricolores” acabarão por conseguir o apuramento para a fase nacional, mas, esta noite, outros factores concorrem para que o embate não perca o interesse que sempre o encerrou.
O Maxaquene entra para esta partida ainda com o orgulho ferido, na medida em que na noite da última segunda-feira perdeu diante do Costa do Sol por 79-66, um desfecho que periga sobremaneira a possibilidade de vencer o evento.
Tal como o Maxaquene, o Ferroviário faz esta noite o segundo jogo com um adversário de renome, depois da vitória sobre o Desportivo por 68-63.
Entretanto, as duas partidas que vão assinalar o arranque da jornada colocam frente a frente o Pássaro Azul ao Desportivo de Inhambane (14.30), e o líder Costa do Sol diante do Matolinhas (16.30).
QUADRO DE RESULTADOS
Maputo, Quinta-Feira, 21 de Agosto de 2008:: Notícias
3ª JORNADA (SEGUNDA-FEIRA)
Desportivo de Maputo – Pássaro Azul (124-44)
Desportivo de I’bane – Ferroviário de Maputo (49-81)
Matolinhas – Real Sociedade (63-65)
Costa do Sol – Maxaquene (79-66)
4ª JORNADA (TERÇA-FEIRA)
Costa do Sol – Pássaro Azul (124-44)
Desportivo de I’bane – Desportivo de Maputo (55-98)
Maxaquene – Matolinhas (85-54)
Real Sociedade – Ferroviário de Maputo (55-81)
JOGOS DE HOJE, PAVILHÃO DO MAXAQUENE
14h30: Pássaro Azul – Desportivo de I’bane
16h30: Costa do Sol – Matolinhas
18h30: Desportivo de Maputo – Real Sociedade
20h30: Ferroviário de Maputo - Maxaquene
* NARCISO NHACILA