Africa Basquetebol

31 março 2008

CABO VERDE : Jornada de Mini-basket nos Órgãos

A Associação Regional de Basquetebol de Santiago, em parceria com as empresas Páginas Amarelas e Grupo Moura Company, realiza este domingo, 30, na vila dos Órgãos, uma jornada de mini-basket, que envolverá cerca de 150 crianças,no âmbito da sua iniciativa de massificação do basquetebol.

Na mesma ocasião a Cooperação Portuguesa, parceira desta iniciativa, fará a entrega de materiais para as escolas de Mini-basket (tabelas, bolas, coletes). As escolas participantes são: Amibasket, Caçulinhas, Amor De Deus, SOS, Les Alysés, ABC e a escola dos Órgãos.

O Programa da Jornada é o seguinte: Inicio do Torneio de Mini-basket, no Polivalente João Teves (08h30), Gara de Habilidades basquetebolísticas (11h30), Animação com o Grupo de dança moderna “CTT Dancers” (12h20), e Lanche de confraternização das crianças (13h00).

ANGOLA : Selecção feminina sub-18 testa hoje com o Cduan

A Selecção Nacional sub/18 de basquetebol feminino que se prepara para participar no Torneio Pré-olímpico, realiza hoje, no pavilhão anexo número 2 da Cidadela desportiva, um jogo de controle com a formação masculina do Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan).Apolinário Paquete, técnico principal da selecção, disse ao “Jornal dos Desportos” que estes jogos de controle servem basicamente para se trabalhar a equipa do ponto de vista táctico, no sentido de fazerem face às situações com que se possam deparar, uma vez que a selecção ainda tem bastante vulnerabilidade nos vários sectores. “O grupo tem estado a trabalhar no sentido de melhorar cada vez mais, tendo em conta que são várias as situações que qualquer equipa terá de enfrentar nas competições. O nosso trabalho neste micro-ciclo visa essencialmente acertar o passe e corte, que do ponto de vista técnico, temos notado alguma melhoria satisfatória. Entretanto, ainda deparamo-nos com grandes dificuldades na vertente táctica, pois que em situações de defesa à zona reside a maior debilidade do grupo”, disse. Apolinário Paquete disse, por outro lado, que a equipa trabalha hoje no período da tarde porque a manhã será aproveitada para o grupo se deslocar aos Serviços de Migração e Estrangeiros a fim de regularizar os passaportes de serviço. Contudo, assegurou que os trabalhos vão ser desenvolvidos para que se possa levar o barco a bom porto. Ontem, em mais uma sessão de treinos no pavilhão 28 de Fevereiro, a selecção jogou com o misto de juniores e cadetes do Interclube, tendo este vencido por 90-45.

1º de Agosto dá chapa cem ao Desportivo

Gaudêncio Hamelay, no Lubango

O 1º de Agosto deu gosto ontem à noite, ao cilindrar no pavilhão anexo nº 1 da Nª Sr.ª do Monte, na cidade do Lubango, a formação do Desportivo da Huíla, por 112-82, no jogo de acerto de calendário, válido para a 17ª jornada, do Campeonato Nacional Sénior masculino de basquetebol. Com mais esta vitória sobre os militares da 5ª região, a equipa do Rio Seco, soma e segue invicta na liderança da tabela classificativa geral da maior festa nacional da bola ao cesto. Numa partida com um inicio pouco apático e sem motivação por parte dos atletas de ambos os lados, a formação do Desportivo da Huíla, saiu a vencer no primeiro quarto por 25-23, aproveitando da melhor forma algumas debilidades do adversário. Porém, a alegria dos militares da 5ª região, durou pouco. No segundo quarto, o 1º de Agosto, entrou com outra postura na quadra, de modos a assumir a liderança no placard, tendo a sua experiência falado mais alto diante do seu filial. Mais serenos e eficazes nos lances livres e nos três pontos, conseguiu dar a volta no resultado, facto que permitiu sair ao intervalo, com uma mínima vantagem de sete pontos (54-47).No terceiro quarto, Joaquim Gomes, Olímpio Cipriano, o “general” Miguel Lutonda, Felizardo Ambrósio, Vladimir Ricardino e Rodrigo Mascarelhas foram os atletas que mais se distinguiram na formação militares, que voltou a vencer por 88-64. Apesar da equipa caseira, ter reduzido a produtividade tentou organizar-se e neutralizou algumas vezes acções ofensivas da formação do Rio Seco, ainda assim não conseguiu evitar a derrota por 112-82, com os parciais de 25-23,22-31.17-34 e 18-24.

ANGOLA : Desportivo da Huíla recebe Sporting de Luanda na Senhora do Monte

O Desportivo da Huíla joga esta noite, às 18 horas, no pavilhão anexo à Senhora do Monte, o Sporting de Luanda, em jogo da sexta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino.
O treinador principal da equipa, Manuel Trovoada, não teve muito tempo para preparar o conjunto para este desafio devido a "sub-carga" causada pelos jogos do fim-de-semana, onde o Desportivo perdeu, sábado, diante do Petro de Luanda por 71-98 e no domingo com o 1º de Agosto, por 112-82.
Para o jogo foram convocados os atletas Yuri Swingui, Feliciano Almeida, Sílvio Lopes, Hélder Domingos, Rock Longonda, Sanu Maria, Izequiel Silva, Celestino Carvalho, Guilma Domingos, Mbuila Katiavala, Abdulay Faty e Emmanuel Mualucala.
O poste Domingos Carvalho, a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo, é uma ausência confirmada.
O Desportivo da Huíla ocupa a quinta posição com 22 pontos, numa prova liderada pelo 1º de Agosto com 37.

30 março 2008

ANGOLA : Jogos do Campeonato Nacional

Num jogo competitivo do princípio ao fim, com espectáculos a mistura, a equipa principal sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, venceu ontem, no pavilhão anexo Nº 1 da Senhora do Monte, o Desportivo da Huíla, por 98-71, em partida pontuável para a 8ª jornada da segunda volta do Campeonato Nacional. As duas formações entraram com garra a fim de decidir o destino da partida, em pouco tempo daí ter prevalecido o equilíbrio. Mas, os militares da 5ª região, jogando diante do seu público que encheu por completo o pavilhão, eram os mais ousados e concretizadores nas finalizações. A passagem do décimo minuto, do primeiro quarto, venciam por 7-3. Porém, dada a experiência a sua experiência, os petrolíferos conseguiram inverter o quadro a seu favor, saindo a ganhar, por 23-17.Já no segundo quarto, o Desportivo da Huíla entrou determinado para alterar o ritmo dos acontecimentos, com um ataque agressivo, onde os triplos eram evidentes e uma defesa pressionante que colocou o Petro sem pontuar durante alguns minutos. Apesar disso, foram os comandados de Aberto de Carvalho “Ginguba que voltaram a vencer o período por 54-39.Os petrolíferos voltaram a vencer o terceiro período por diferença de 18 pontos (79-61). Logo no início da quarta metade do jogo a equipa do Catetão começou a dilatar o resultado com a concretização de quatro triplos seguidos. A equipa militar das terras altas da Chela, tentou a todo custo arranjar soluções no sentido de inverter o resultado, mais ante uma experiente formação do Petro, viu o resultado a fixar-se em 98-71, uma diferença de 27 pontos. O jogo valeu pelo espectáculo de smaches, triplos, tampões e pela oposição demonstrada pelo Desportivo da Huíla que hoje defronta, o “todo-poderoso” 1º de Agosto, em partida de acerto ao calendário. No final, Alberto de Carvalho “Ginguba” reconheceu o empenho dos militares. “Gostaria de dar os parabéns a Huíla por ter uma equipa de basquetebol competitiva como está. Parabenizo ainda o Clube Desportivo da Huíla pelo trabalho que estão a desenvolver em prol da modalidade”, disse. Já Gaspar Neto, técnico adjuntos dos militares, apontou os erros defensivos e ofensivos como factores que determinaram a derrota. O MVP do jogo foi o atleta Milton Barros, do Petro, com 19 pontos. No desportivo da Huíla, o melhor marcador foi Hélder Gonçalves com 14 pontos.

Aviadores derrubam leões de Luanda

Hélder Jeremias

O Atlético Sport Aviação (ASA) deu ontem um grande passo na classificação geral ao vencer, no pavilhão anexo número 2 da Cidadela Desportiva, a sua similar do Sporting de Luanda por 93-59, em partida pontuável para a oitava jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino. A partida, do ponto de vista táctico, foi bem disputada, pois ambas as formações apresentaram um basquetebol rápido, com jogadas que espelhavam claramente a intenção de cada uma delas levar a vantagem a contenda, que colocaria qualquer uma delas numa posição mais confortável na tabela classificativa. Os primeiros minutos de jogo foram marcados por equilíbrio no ataque, com maior pendor para os aviadores que souberam, desde início, tirar vantagem da altura dos seus atletas que, às ordens de Carlos Dinis, derem conta do recado nos ressaltos tanto ofensivos como defensivos. Perante tal postura, os leões começaram a ressentir-se de uma defesa que “extinguiu” a sua chama desportiva, com o agravante da sua finalização não ter ajudado muito no segundo e terceiro quartos. A equipa do Sporting de Luanda mostrou-se mais arrumada na primeira metade do último quarto, forçando o Asa a optar por maior pressão sobre o adversário. Os leões foram incapazes de virar o resultado a seu favor quando nos minutos finais a estrutura de jogo dos aviadores não dava hipóteses ao adversário de construir o seu sistema de ataque. No final, vitória do ASA por 93-59, com parciais de 23-15, 49-31, 74-44 e 93-59. Com este resultado, o ASA manteve o quarto lugar com 32 pontos, atrás do Petro de Luanda na terceira posição com 33. A competição é liderada pelo 1º de Agosto com 36 pontos, seguido do Interclube com 35.

29 março 2008

ANGOLA : Aviadores e sportinguistas centralizam atenções da ronda oito

Sporting Clube de Luanda e Atlético Sport Aviação ASA centralizam as atenções da oitava jornada da segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, desafio a ser disputado às 18 horas, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.A jornada número oito terá ainda a disputa de mais quatro partidas, Desportivo da Huíla – União Recreativo da Catumbela, Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto – Grupo Desportivo da Nocal, partida a ser disputada às 15 horas no Pavilhão do Rio Seco. O Promade de Cabinda recebe no seu reduto a formação do Futebol Clube Vila Clotilde, ao passo que o 1º de Agosto, líder invicto com 38 pontos, defronta no Rio Seco, às 18 horas, Clube Desportivo Imbondeiro de Viana.Entretanto, no jogo de cartaz, em que estarão envolvidos as equipas do Sporting Clube de Luanda e Atlético Sport Aviação ASA, o equilíbrio marcará certamente a partida.Os aviadores que na presente temporada tiveram a ousadia de vergar os petrolíferos da capital, bi-campeões nacionais, apresentam-se a prior como favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.Por seu turno, o Sporting Clube de Luanda, equipa que ano após ano vai perdendo a sua mística tentará seguramente dificultar ao máximo os intentos dos pupilos de Carlos Dinis que tencionam colocar-se entre os quatros melhores da fase regular.Já o Promade de Cabinda, a jogar no seu reduto, deverá com maior ou menor dificuldade chamar a si o triunfo. O mesmo se pode dizer dos militares que terão pela frente o Clube Desportivo Imbondeiro de Viana.No Lubango, o Desportivo local recebe o Atlético Petróleos de Luanda que ontem derrotou o Clube Desportivo Universidade Lusíada por 69-51. Os militares vergaram igualmente ontem o Grupo Desportivo da Nocal por 101-63, mantendo deste modo a invencibilidade no Campeonato Nacional.Hoje, a formação da Lusíada folga por imperativo de calendário.

28 março 2008

CABO VERDE : Seven-Stars derrota ABC por 71-67

A equipa do Seven-Stars derrotou o ABC por 71-67 no jogo que encerrou a 7ª jornada do campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul. Num jogo realizado no Pavilhão Vavá Duarte ontem á noite com uma boa moldura humana, a equipa azul entrou muito forte no jogo e aos 10 minutos da partida já vencia por 23 a 7.

O bom jogo colectivo da equipa ficou evidenciado através de rápidas jogadas de contra-ataque superiormente conduzidas por Dá e Tó enquanto que na luta das tabelas Vitocas e Aquiles eram presa fácil para Tununu e Zeca. Nos segundos dez minutos a equipa do ABC acertou nas marcações e equilibrou o jogo tendo o intervalo chegado com uma vantagem de 36-30 favorável aos azuis.

Na segunda parte do jogo foi a vez da equipa do ABC entrar forte e aos 5 minutos passou para a frente no marcador por 41-38. Mas foi sol de pouca dura.

A equipa técnica do Seven-Stars pediu um desconto de tempo e acertou as marcações particularmente na luta de tabelas. Rapidamente o Seven-Stars passou para a frente no marcador tendo inclusive tido 16 pontos de vantagem. A equipa do ABC sem um jogo de conjunto perdeu-se em jogadas individualistas protagonizadas por Ady e Vitocas e não mais conseguiu chegar a frente no marcador.

Vitória merecida da equipa do Seven-Stars que assim iguala o ABC no topo da classificação. Destaque para as exibições individuais de Zeca, Dá, Tununu e Tó na equipa do Seven Stars e Samy na equipa do ABC.

No outro jogo da noite a equipa do Prédio venceu a da Achada Grande por 68 - 47. Na próxima jornada defrontam-se Seven x Achada Grande e Prédio x ABC.

27 março 2008

ANGOLA : Interclube cilindra Desportivo e avança na Taça de Angola

A formação do Grupo Desportivo Interclube juntou-se ao 1º de Agosto, Promade de Cabinda e Atlético Sport Aviação ASA nas meias-finais da XIII edição da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos, ao derrotar ontem no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Clube Desportivo da Huíla por expressivos 106-76, depois de ter vencido na primeira “mão” por 94-81.A vitória não sofre qualquer contestação porquanto, foram os “Polícias” que ao logo dos 48 minutos maior capacidade competitiva.Com este triunfo, os pupilos de Manuel de Sousa “Necas” vão defrontar nas meias-finais aprazadas para o próximo dia 8, com a disputa da primeira-“mão”, a formação do Atlético Sport Aviação ASA, de Carlos Dinis, que afastou nos quartos-de-final a formação do Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan).Já o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, que nos “quartos” bateu o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, por 74-66, depois de ter vencido igualmente na primeira- “mão por 80-75, vai disputar o passe para à final da Taça de Angola com o representante da cidade mais ao norte do país, Cabinda, no caso, o Promade, de José Carlos Guimarães.

ANGOLA : Federação “engaveta” nome do seleccionador nacional

Melo ClementeA pouco menos de dois meses e meio para o arranque do torneio pré-olímpico de basquetebol feminino, a decorrer em Madrid, Espanha, na primeira quinzena de Junho, competição que vai apurar os últimos cinco representantes para os Jogos Olímpicos de Beijing, China, o nome do seleccionador nacional continua no segredo dos deuses.Abordado pela reportagem do “Jornal dos Desportos”, António Celestino Sofrimento Manuel, secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), afirmou que a sua instituição está nesta altura a terminar o estudo que vinha efectuado para indicar o nome da pessoa que vai conduzir os destinos do cinco nacional no pré-olímpico internacional, tendo assegurado que o mistério pode ser desvendado nos próximos dias.“Nós estamos a trabalhar no processo que a todo momento nos levará a indicar o nome do seleccionador nacional. Como sabe, este é um processo administrativo que decorre e que precisa de ter tudo pronto por altura do anúncio. Mas devo aqui dizer que dentro dos próximos dias a sociedade angolana vai saber o nome da pessoa que vai conduzir a nossa selecção neste magno evento”.Aquele responsável disse por outro lado, que a direcção da FAB pretende atribuir o cargo de seleccionador nacional a uma pessoa que saiba manter ou ainda melhor os níveis que “temos atingido a nível do basquetebol feminino”.António Celestino Sofrimento Manuel, não colocou de parte a possibi- lidade de Aníbal Moreira, técnico que ao serviço da selecção sénior feminina conquistou em 2007, duas medalhas de bronze, sendo uma nos IX Jogos Pan-africanos de Argel, Argélia, e outra no Campeonato Africano do Senegal, que lhe valeu o apuramento ao torneio pré-olímpico de Madrid, Espanha, de ser reconduzido ao cargo de seleccionador nacional.O ex-treinador da equipa sénior feminina de basquetebol do clube militar reforçou esta temporada a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto.O cinco nacional tem já assegurado o estágio pré-competitivo que, curiosamente, será realizado no reino de Espanha, segundo garantias do secretário-geral da FAB.“O estágio para a selecção nacional está garantido, o mesmo acontecerá em Madrid e nesta altura estamos a evidenciar esforços a ver se a selecção realize pelo menos cinco jogos de controlo”. Recorde-se que, Angola encontra-se inserida no grupo “B” do torneio pré-olímpico juntamente com as selecções da Argentina, com quem se estreia, e a República Checa

ANGOLA : Taça: Último passe às meias-finais disputa-se hoje

A última equipa a apurar-se as meias-finais da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino sairá do encontro desta tarde entre o Inter e Desportivo da Huíla, marcado para às 16 horas no pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda.
Marcada para a tarde de terça-feira, a partida não se realizou devido à chegada tardia dos huilanos a cidade capital.
Os "polícias" venceram a primeira partida 94-81.
Terça-feira, no destaque da eliminatória, o 1º de Agosto venceu o Petro Luanda no jogo da segunda "mão" por 74-66 depois já o ter feito na primeira partida por 75-80.

No outro encontro da eliminatória, o ASA afastou o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN), vencendo-o por 104-86 (100-71 na primeira mão)
O 1º de Agosto é o detentor do título da taça de Angola.

26 março 2008

ANGOLA : 1º de Agosto verga Petro e apura-se as meias da taça

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto ao derrotar na noite de terça-feira do pavilhão do Rio Seco o Petro de Luanda por 74-66, apurou-se para às meias-finais da Taça de Angola.

Nos minutos iniciais os militares apostaram no jogo exterior e na defesa zona que criou inúmeras dificuldades aos tricolores.

O Petro de Luanda que não apresentou o extremo Carlos Morais, adoentado, entrou com Luís Costa que mostrava alguma dificuldade para travar o experiente Carlos Almeida.

Com o ascendente inicial do 1º de Agosto, nos minutos seguintes o Petro recuperou o marcador que registava um empate (17-17).
Num ápice a "armada militar" dilatou o "placard" por 27-18, resultado com que terminou o período inicial.
Nos primeiros três minutos do segundo período os tricolores concretizaram todos os ataques mais sempre em desvantagem no marcador, 27-26.
Os instantes finais deste período foram pautados pelo equilíbrio com as equipas a apresentarem-se bem na defesa e finalização, mas a vantagem ainda pertencia ao 1º de Agosto que foi para o intervalo a vencer por 39-37.
No terceiro período o Petro de Luanda apareceu mais rapido na condução do jogo e nos lançamentos de três pontos.
As equipas ainda chegaram a estar empatadas (43-43), mas fruto do cesto de bandeja do poste Eduardo Mingas os tricolores passaram pela primeira vez para frente 43-45 o que obrigou o treinador militar Luís Magalhães a solicitar um desconto de tempo que originou uma nova recuperação do 1º de Agosto, que venceu este período por 58-55 o que previa que uma das equipas poderia vencer o jogo.
Nesta altura, o destaque foi o extremo Domingos Bonifácio que marcou oitos pontos.

No quarto e último período, o 1º de Agosto entrou com maior determinação e confiança e conseguiu distanciar-se no marcador, diante de um Petro sem soluções nos lancamentos de curta e longa distância.
O trio Vladimir Ricardino, Armando Costa e Olímpio Cipriano contruiram a vitória do 1º de Agosto já nos minutos finais, por 74 - 66.

Na partida da primeira "mão" os militares já haviam vencido os tricolores por 75-80.
Marcha do marcador : 1º periodo ( 27 - 18 ); 2 º ( 39-37); 3 º ( 58 -55) 4º (74-66).

Melhor cestinha: Eduardo Mingas com 16 pontos

Melhor ressaltador: Eduardo Mingas 9 total dois ofensivos e sete defensivos

Equipas:

1º de Agosto: Armando Costa (12), Marques Hotman( 03), Olímpio Cipriano(10) , Joaquim Gomes(10), Felizardo Ambrósio(06), Vladimir Ricardino(10) , Francisco Jordão(03), Carlos Almeida (07), Miguel Lutonda (02), Rodrigo Mascarenhas(11), Simão João(00) , Leandro da Conceição (00). Treinador: Luis Magalhães

Petro de Luanda: Eduardo Mingas(16), Luís Costa( 09) , Fernando Albano(00), Leonel Paulo (06), Shannon Crocoks(10), Francisco Horácio(08) , Milton Barros( 06) ,Domingos Bonifácio( 00) , Victor de Carvalho(00), Joaquim Xavier(03), Manuel Mariano( 00), Victor Muzadi(08) Treinador : Alberto de Carvalho

Arbitragem: Domingos Simã , Carlos Júlio e Osvaldo Neto

25 março 2008

ANGOLA : Soltas

A realização dos exames médicos reduziu drasticamente a pré-selecção nacional feminina de basquetebol de sub-18, que projecta a sua participação na fase preliminar do zonal VI, a disputar-se de 5 a 12 de Abril próxima, na cidade de Harare, Zimbabwe. De acordo com o seleccionador nacional Apolinário Quaresma Paquete, a marcação dos exames médicos nos horários de treino está a estrangular todo um programa previamente elaborado, o que poderá influenciar no rendimento do cinco nacional dado o tempo reduzido de preparação. Estou consciente que os exames médicos são fundamentais para as atletas mas entendo que não deveriam ser realizados nos horários de treino desabafou Apolinário Quaresma Paquete. Entretanto, a viagem do cinco nacional para o local da competição acontece em princípio no dia dois ou três de Abril próximo. MC

FAB remarca jogos do “Nacional”

A Comissão Técnica da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) remarcou para o dia 30 do mês em curso, a partida que vai opor as formações do Clube Desportivo da Huíla e do 1º de Agosto, referente a segunda jornada da segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. De acordo ainda com o comunicado da FAB a que o “Jornal dos Desportos” teve acesso a partida marcada para hoje, terça-feira, entre o Sporting de Luanda e o Grupo Desportivo da Nocal, referente a sexta jornada da segunda volta fica adiado sine die. Fica adiado igualmente a partida Promade de Cabinda e Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana, agendado para o dia 18 de Abril. MC

Extremo Carlos Morais pode falhar derby

O extremo base Carlos Morais do Atlético Petróleos de Luanda poderá ser o grande ausente no clássico de logo mais, às 19 horas, no Pavilhão do Rio Seco, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto, no destaque da segunda “mão” dos quartos de final da XIII edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos. O internacional angolano, um dos atletas mais influentes na manobra ofensiva dos petrolíferos da capital, falhou a sessão matinal de ontem, realizada no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em virtude de estar a contas com febre tifóide. Carlos Morais, que foi submetido a exames médicos ontem que confirmaram a existência da patologia ainda foi a tempo de acompanhar a parte final da preparação da sua equipa. Abordado pela reportagem do “Jornal dos Desportos” o extremo base escusou-se de falar sobre o seu estado de saúde e do prélio. Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, depois de ter aprimorado os aspectos técnicos e tácticos dividiu o grupo em dois e realizou uma peladinha, tendo no final reconhecido que será uma grande perda para o seu conjunto caso se confirme a ausência de Carlos Morais no embate de mais logo, onde pensa contornar a desvantagem de cinco pontos trazida da primeira “mão” e alcançar deste modo o passe para às meias finais da segunda maior competição a nível doméstico. “É mais um jogo entre as duas melhores equipas da actualidade, estamos em desvantagem de cinco pontos que no básquete é facilmente ultrapassável. Temos consciência que será extremamente difícil bater o 1º de Agosto no seu terreno mas, nós trabalhos o suficiente a fim de alcançarmos o nosso objectivo que é à passagem para as meias-finais”, prognosticou. MC

Militares entregam organização do jogo à Casa Real

Contrariamente ao que tem acontecido nos últimos tempos, em que tem chamado a si a organização dos jogos, a direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, decidiu entregar a organização da segunda “mão” dos quartos-de-final da Taça de Angola à Casa Real, empresa vocacionada na realização de eventos desportivos, segundo fez saber ao “Jornal dos Desportos” o vice presidente para o basquetebol do 1º de Agosto José Moniz. Segundo uma fonte da Casa Real, os ingressos para o embate de logo mais começaram a ser comercializados ontem. O bilhete mais caro custa 7.500 Kz (tribuna), ao passo que o menos caro está fixado em 2500 Kz (bancada geral). Bancada vip e central custam 5.000 Kz e 3.750 Kz respectivamente. Os ingressos estão a ser comercializados na Stromp, Casa Fone, Discoteca Valódia e nas instalações da Casa Real.

ANGOLA : ´´Militares`` e ´´Petrolíferos`` definem passagem à meia-final da Taça

O 1º de Agosto recebe esta noite, às 19 horas, no pavilhão do Codmn, o seu congénere do Petro de Luanda, para a segunda partida dos quartos-de-final da Taça de Angola em Basquetebol, com vantagem de cinco pontos alcançada no primeiro encontro.
O jogo anterior teve lugar há sete dias no pavilhão principal da Cidadela e os "militares" venceram por 80-75, sendo que para continuar em prova devem ganhar ou ainda perder por menos pontos.
O base norte-americano do Petro de Luanda, Shannon Croocks, foi o melhor cestinha com 18 pontos e do lado contrário Joaquim Gomes "Kikas" com 16.
Na presente temporada o 1º de Agosto venceu os cinco encontros com os petrolíferos.
O Petro de Luanda é o detentor da Taça de Angola.

24 março 2008

CABO VERDE : Cestos com consciência social

Olhares fixos na bola que segue em direcção ao cesto. Sorrisos, abraços e aplausos quando se constata que atingiu o alvo: a bola caiu na rede. Dois pontos a mais que são festejados como se fossem mil. O arremesso, por agora não passa de um simples divertimento, para dentro de pouco tempo tornar-se um instrumento de transformação social. Se depender da disposição e da dedicação das mais de 150 crianças que na manhã do último domingo, 16, participaram do projecto de integração das escolinhas de mini-basquetebol, no Gimno Desportivo o desporto em Cabo Verde é promissor e formará jovens socialmente conscientes.

É um projecto de formação de uma nova geração de jogadores que se concretiza quinzenalmente, e resulta da parceria entre a Associação Regional Santiago Sul de Basquetebol e a Cooperação Portuguesa. É crescente o número de participantes, meninos e meninas, de seis a 12 anos, que têm a oportunidade de disputar partidas em quadras grandes, com materiais profissionais e árbitros a ensinar as regras do desporto. Uma mistura de atractivos que faz com que Jéssica Correia e Helena Martins, ambas de 10 anos, não percam sequer um encontro de escolinhas. Com roupas largas, como as jogadoras profissionais, e a bola a bater na mão, as meninas garantem que tudo é interessante, sobretudo enfrentar os garotos: “Não tenho problemas em disputar com eles. Aliás, só o poder jogar basquetebol já é bom”, garante Helena.

Os treinadores das equipas dão total apoio à iniciativa e orientam em meninos a cada movimento. Francisco Romero, professor das escolinhas do ABC, AMI e Les Alizés, acredita que o objectivo da integração não é só desportivo, mas, sobretudo, sócio-educacional. Segundo ele, é “uma oportunidade dos meninos desenvolverem sua capacidade coordenativa, aprenderem a competir e a se relacionar com os colegas. Mesmo que o divertimento prevaleça, eles seguem uma disciplina”. Quem concorda com a ideia de Romero é Fausto Carvalho, ligado à escolinha do ABC, que acrescenta que assim os meninos “ocupam melhor o seu tempo com actividades sadias e alimentam o gosto pelo basquetebol”.

Durante as partidas, era possível visualizar garotos trajando uniformes ou adereços de seus ídolos e equipas preferidas. Hélio Nelson, integrando o sub-14 da AMI, fazia questão de revelar admiração pelo lendário Michael Jordan. Já Stephan Serra, sub-14 do Prédio, disse ser um fervoroso torcedor do Miami Hits, da liga americana NBA. Têm em comum o sonho de um dia serem jogadores profissionais, para disputarem partidas em todos os cantos do mundo. “Quero jogar sempre, para isso eu treino basquete todas as semanas. É o melhor desporto que existe”, afirma Stephan.

Das arquibancadas, a cada cesto, os pais batiam muitas palmas e gritavam palavras de incentivo aos filhos. Com total atenção às partidas, acompanhavam todos os lances. “É uma maravilha ela começar a criar o hábito do desporto tão cedo. Tenho certeza que, assim, a minha filha terá uma boa educação e ficará longe das más influências que andam a ter por aí”, afirma José Carlos Bastos ao ver a sua pequena Luana, de apenas 6 anos, a dar os primeiros passos no recinto. Com o mesmo entusiasmo, estava a economista Maria das Neves, que incentiva as duas filhas, Aida, 11, e Amina, de 8 anos, a participarem em todos os encontros de escolinhas.

O ambiente de alegria que se cria no Gimno em cada encontro mostra que o desporto é uma eficaz forma para, através da diversão, reiterar valores educacionais e promover o respeito e a integração entre os garotos. É o que acredita o jogador profissional, que já fez parte da Selecção de Cabo Verde, Lamine Delgado, que também participa do projecto e coordena equipas de base. “Física e mentalmente, eles vão ganhar valores de conjunto, vão tirar do desporto o que ele tem de bom. E para certas camadas menos favorecidas, podemos dar uma oportunidade de lazer, de crescimento pessoal”, conclui.

Felipe Torres

ANGOLA : D’Agosto continua imparável no Campeonato Nacional da “bola ao cesto”

A formação do 1º de Agosto continua imparável na XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, ao derrotarem ontem no Pavilhão do Rio Seco a equipa do Grupo Desportivo Interclube, por 95-77, no destaque da ronda seis da segunda volta. Com este triunfo os militares cimentaram a liderança da prova agora com 36 pontos fruto de 18 vitórias. Apesar de ter sido derrotada, a formação do Grupo Desportivo Interclube conseguiu em algumas etapas do desafio equilibrar a contenda, fundamentalmente no primeiro quarto onde saiu a perder por apenas sete pontos, 21-14.Os polícias que na véspera haviam defrontado o União Recreativo da Catumbela, a quem venceram por expressivos 133-56, mostraram durante os 48 minutos, uma frescura física semelhante ao do seu opositor que não viajou para a Huíla, onde devia jogar com o Desportivo local. Contrariamente ao primeiro quarto onde o equilíbrio foi a tónica dominante, nos períodos subsequentes os militares mostraram maior capacidade competitiva quer nas acções ofensivas quer nas acções defensivas, contra um Interclube que cometia sistematicamente erros atrás de erros. A turma militar ao cabo dos primeiros 24 minutos vencia por uma margem de 11 pontos (46-35). No terceiro período, a toada manteve-se, com os militares a dominarem por completo a partida, tendo vencido por 69-46.Sem Miguel Lutonda, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida e Armando Costa no último quarto, Luís Magalhães, português ao serviço da equipa militar, fez entrar Leandro Conceição e Hermenegildo Santos, dois talentosos jogadores provenientes dos juniores, que diga-se estiveram em grande plano. Leandro da Conceição destacou-se nos lançamentos dos seis metros e vinte e cinco, com dois em dois (2/2).Simão Panzo (base) e Lifetu Selengue foram os atletas que mais se destacaram no Grupo Desportivo Interclube com 20 e 15 pontos respectivamente. O extremo Francisco Jordão (1º de Agosto) foi o cestinha da partida com 22 pontos anotados. Dos 25 lançamentos dos seis metros e vinte e cinco, a equipa militar acertou 12, obtendo por isso, uma percentagem de 48, contra 33% do Interclube (9/27). Já em termos de ressaltos o 1º de Agosto conseguiu um total de 52, sendo 18 ofensivos e 34 defensivos, contra 34 dos “Polícias” (11/23).Entretanto, a partida ficou ainda marcada pela ausência do placard electrónico que depois de ter funcionado no primeiro jogo, deixou de funcionar na segunda partida do dia, o que de certa forma impossibilitou os dois técnicos de fazerem a melhor gestão dos seus planteis. Outro aspecto que marcou a partida foi o facto do terceiro árbitro, no caso Carlos Júlio, ter aparecido tarde, tendo o jogo sido apitado por apenas dois árbitros nomeadamente Iracelmo Pinto e Francisco Pacheco que diga cometeram inúmeros erros fundamentalmente no primeiro quarto. O “JD” apurou que o internacional Carlos Júlio foi induzido em erro por Chico Cabinda que assinalou a partida para as 19 horas, quando na verdade o jogo estava marcado para uma hora antes, ou seja às 18 horas. Ainda ontem o Atlético Sport Aviação ASA derrotou o Vila Clotilde por 99-61.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão do Codenm, com cerca de seiscentos adeptos para ver jogar as equipas do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube, em desafio referente à sexta jornada da segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Sob arbitragem de Iracelmo Pinto e Francisco Pacheco as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:1º de Agosto: Armando Costa (7), Marques Houtmam (2), Olímpio Cipriano (8), Joaquim Gomes “Kikas” (7), Felizardo Ambrósio (5), Vladimir Ricardino (1), Francisco Jordão (22), Carlos Almeida (13), Miguel Lutonda (9), Rodrigo Mascarenhas (14), Hermenegildo Santos (1), Leandro Conceição (6).Treinador: Luís Magalhães. Grupo Desportivo Interclube: Armindo Chipongue (0), Fabrice Mokoteemapa (11), Roli Mayombe (0), José Nascimento (9), Michel Santos (6), Jorge Tati (4), Nivaldo Nsumbo (0), Vicente Neto (0), Adilson Câmara ( 0), Lifetu Selengue (15), Simão Panzo (20), Hélder Domingos (12).Treinador: Manuel de Sousa “Necas”.Marcha do marcador: 21-14, 46-35, 69-46, 95-77.

23 março 2008

ANGOLA : 1º de Agosto vence Interclube no Nacional Sénior Masculino

A equipa principal de basquetebol do 1º de Agosto venceu hoje, em Luanda, a formação do Interclube de Angola por 95-77, na partida de maior cartaz, agendada na décima oitava jornada do Campeonato Nacional Sénior Masculino.

Com esta vitória, a formação militar consolida a liderança do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol com 36 pontos, seguido do seu principal rival, o Atlético Petróleos de Luanda (Petro Atlético) com 32.

Numa partida bastante equilibrada, onde o vencedor apenas começou a superiorizar-se nos últimos minutos de jogo, aproveitando-se de algumas falhas dos polícias da capital que não conseguiram concretizar três ataques consecutivos na fase derradeira.

No final da partida, o técnico adjunto do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, mostrou-se satisfeito com a vitória da equipa, mas segundo ele, a sua formação não atingiu o seu rendimento habitual.

"Cometemos alguns erros, mas felizmente conseguimos ganhar a partida", disse o técnico da equipa militar, antes de reconhecer que a partida foi equilibrada e qualquer das equipas merecia a vitória.

Por seu turno, o treinador do Interclube de Angola, Manuel de Sousa Necas, reconheceu a superioridade do adversário, ao referir que a sua equipa precisa trabalhar mais para superar algumas falhas que ainda se registam.

Acrescentou que o adversário foi superior nos aspectos técnico e táctico. "Souberam aproveitar os nossos erros e o resultado foi justo", concluiu.

22 março 2008

CABO VERDE : ABC à frente

O ABC está no primeiro lugar do Campeonato Séniores Masculinos "Páginas Amarelas", posição que reafirmou esta quarta-feira, 19, com uma vitória por 85 -47 sobre Achada Grande. Hoje, 22, acontecem outros jogos, em outros escalões, como sempre no Pavilhão Vavá Duarte.

De manhã, jogam Bairro - ABC (Sub 16 Masculino), às 8h30; Amor de Deus - EBS (Sub 16 Masculino), às 09h30; e EBS - Bairro (sub 18 masc.), às 10h30. À noite, defrontam-se ABC - Achada Grande (sub 18 masc.), às 18h30; Bairro - ABC (Senior Feminino), às 19h30. Por ser Páscoa, este domingo não haverá jogos.

ANGOLA : Desempenho das atletas de Benguela e da Huíla satisfaz seleccionador nacional

O desempenho das 23 basquetebolistas de sub-18 convocadas para a fase preliminar zonal VI de Harare, Zimbabwe, a disputar-se de 5 a 12 de Abril próximo, particularmente as jogadoras de Benguela e da Huíla têm deixado satisfeito o seleccionador nacional, Apolinário Quaresma Paquete. Apesar de possuírem baixa estatura, no capítulo técnico e táctico as pré-seleccionadas da província de Benguela e da Huíla estão acima da média segundo o seleccionador nacional. “De uma forma geral as atletas convocadas têm dado o seu melhor para merecerem obviamente a confiança da equipa técnica. Durante uma semana e meia privilegiámos os aspectos físicos sem descurar naturalmente a vertente técnica e táctica. Devo aqui fazer menção que as atletas de Benguela e Huíla têm-se compenetrado muito bem, apesar da baixa estatura, estando quase ao mesmo nível com as representantes da capital”.Depois da pausa de ontem, Sexta-feira Santa, as pré-seleccionadas realizam hoje, no Anexo da Cidadela Desportiva, o último treino da semana. Trabalham nesta altura 23 atletas, de onde sairão 12 que seguirão viagem para o Zimbabwe.

ANGOLA : Codenm escalda hoje com 1º de Agosto- Interclube

O 1º de Agosto e o Grupo Desportivo Interclube defrontam-se logo mais, às 18 horas, no Pavilhão do Rio Seco, em desafio de maior cartaz da sexta jornada da segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos. Os militares que ontem não disputaram o seu jogo, frente ao Clube Desportivo da Huíla, referente à quinta jornada, vão procurar na partida de hoje, no seu reduto alcançar mais um triunfo, de modo a manterem-se invictos no comando do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”. Luís Magalhães, português ao serviço da equipa militar, orienta esta manhã o último treino antes do desafio de mais logo. Durante as sessões de treinos, o timoneiro principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, tem procurado corrigir as acções ofensivas sem descurar obviamente o sector defensivo. O triunfo da primeira volta (106-81) faz parte do passado, por isso, o técnico militar, quer uma equipa batalhadora nos quatro períodos para que o objectivo seja mais uma vez materializado. Os militares que na presente temporada ainda não foram vergados apresentam-se a priori como favoritos à conquista dos dois pontos. Por seu turno, o Grupo Desportivo Interclube, de Manuel de Sousa “Necas”, desloca-se ao Pavilhão do Rio Seco com o propósito de contrariar o favoritismo militar. O base Adilson Câmara e o extremo Simão Santos continuam indisponíveis pelo que, não farão parte do prélio de mais logo. “Temos conhecimento que o 1º de Agosto é uma grande equipa mas nós vamos para o Codenm com o propósito de dificultar as pretensões do nosso adversário”, disse Simão Panzo, um dos principais bases do Grupo Desportivo Interclube. Ainda hoje estão previstos mais cinco partidas designadamente, Clube Desportivo Universidade Lusíada – União recreativo da Catumbela, Clube desportivo da Huíla – Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto (Cduan), Sporting de Luanda – Grupo Desportivo da Huíla, Promade de Cabinda – Imbondeiro de Viana, Vila- Atlético Sport Aviação ASA. Folga por imperativo de calendário o Atlético Petróleos de Luanda que cilindrou na última quinta- -feira, o Recreativo da Catumbela por 126-46. Ontem o Grupo Desportivo Interclube bateu o Recreativo da Catumbela por133-56, ao passo que a Lusíada perdeu com o Cduan por 76-71.O 1º de Agosto lidera a competição com 34 pontos, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda ocupa a segunda posição com 32, menos um que o Interclube na terceira posição.

21 março 2008

ANGOLA : Militares adiam jogo com os confrades da Huíla

O jogo entre o Desportivo da Huíla e o 1º de Agosto, referente à 4ª jornada da segunda volta do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, inicialmente marcado para hoje, no pavilhão Multi uso da Nª Sª do Monte, na cidade do Lubango, foi adiado “sine die”.O adiamento surge em função de um pedido do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), enviado a sua filial - Desportivo da Huíla em virtude do calendário dos rubro e negro estar apertado. “A equipa do 1º de Agosto, solicitou ao Clube Desportivo da Huíla, esse adiamento em função do calendário que está muito apertado. Ainda não soubemos para quando está a sua remarcação. A federação da modalidade vai anunciar nos próximos dias para a realização deste jogo”, afirmou Nelson dos Santos, responsável do Departamento de basquetebol do clube militar da 5ª Região. A partida era aguardada com grande expectativa atendendo a moldura humana que o campeão africano arrasta. “Este adiamento vai atrapalhar a nossa programação visto que temos um calendário traçado e a equipa estava preparada para efectuar este jogo. Agora temos que voltar a reprogramar porque vem aí outro jogo do campeonato no dia 22. E depois temos que nos deslocar à Luanda devido ao jogo da segunda “mão” da Taça de Angola, com o Interclube. Isto estrangula o nosso programa. Depois temos que regressar outra vez para proceder jogos aqui na Huíla”, lamentou Nelson dos Santos.

Dupla jornada aquece com confronto de “gigantes”

Hélder Jeremias

O confronto entre o 1º de Agosto e o Interclube, previsto para sábado, é destaque da dupla jornada do final de semana, que arranca amanhã, com a disputa da quinta ronda da segunda volta do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol. Os polícias que terão amanhã uma tarefa difícil, uma vez que os militares estão com uma saga vencedora, começam hoje a disputar a quinta jornada diante do Clube Amigos de Basquetebol de Benguela, numa partida em que são favoritos à vitória. Contudo, os Amigos de Basquetebol, vindos das terras da Acácias Rubras, não pretendem facilitar o seu adversário e querem utilizar todos os meios para que a viagem até à capital seja traduzida num resultado a seu favor. Perante uma equipa cujo historial não representa ameaça, os polícias têm a soberba oportunidade de se adiantarem na tabela classificativa, uma vez que o 1º de Agosto não joga hoje com o Desportivo. Noutras partidas de hoje, Promade de Cabinda e Desportivo da Nocal defrontam-se em Benguela, num jogo em que qualquer uma das equipas pode vencer, atendendo ao equilíbrio entre ambas. O mesmo pode-se dizer do encontro entre o Imbondeiro de Viana e o Vila Clotilde que dependerá da capacidade de um dos intervenientes na exploração dos erros do adversário. Apesar de ser pontuável para a oitava jornada o confronto entre as duas equipas realiza-se hoje. De resto, Universidade Lusíada-CDUAN, completa a quinta jornada, uma vez que o ASA folga por força de calendário. Para amanhã, no complemento da dupla jornada defrontam-se Universidade Lusíada e Desportivo da Catumbela, no pavilhão 28 de Agosto, Desportivo da Huíla – CDUAN, 1º de Agosto – Interclube, no Rio Seco, Sporting de Luanda – Nocal, no anexo número dois da Cidadela Desportiva, Promade de Cabinda-Imbondeiro de Viana e Vila Clotilde – ASA.

CABO VERDE : Selecção cabo-verdiana quer preparar-se para o Pré-Olímpico com o 1º de Agosto

A equipa do 1º de Agosto foi convidada a participar num torneio internacional na Cidade da Praia, com vista à preparação da selecção nacional de Cabo Verde para o torneio Pré-Olímpico, que se realiza de 14 a 20 de Junho, em Atenas, Grécia. Segundo o site do jornal cabo-verdiano, Expresso das Ilhas, para além da equipa do 1º de Agosto de Angola, foram convidadas as selecções do Senegal, Mali e Camarões, e a anfitriã. A realização do torneio, que ainda não tem data confirmada, visa a melhoria das performances da selecção cabo-verdiana para o torneio Pré-Olímpico. Entretanto, nas hostes dos militares, a participação no referido torneio ainda não está confirmada, apesar de terem recebido já o convite, segundo o seu treinador principal, Luís Magalhães. “Recebi a informação do director geral, entretanto, nada foi adiantado. Contudo será uma questão de vermos se teremos tempo para que isso possa acontecer; se restar tempo, teremos o prazer de anuir ao convite que nos foi formulado” disse Luís Magalhães, recusando-se a dar mais informações sobre o assunto. Neste momento, a Federação Cabo-Verdiana está a delinear o programa de preparação da selecção, tendo submetido já o orçamento à Direcção Geral dos Desportos. A equipa técnica da federação está a fazer a prospecção de novos reforços para a selecção que deverá reunir-se em Praia, antes do estágio de preparação, em Paris. Sem avançar nomes, o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral, afirma que a selecção vai ser reforçada com jogadores que evoluem nos Estados Unidos e confirmou a permanência de Emanuel Trovoada (técnico do Desportivo da Huíla de Angola), no cargo de seleccionador nacional. “Em primeiro lugar, devo reafirmar que Mané é o seleccionador nacional de basquetebol e devo dizer, também, que estamos a trabalhar no sentido de trazer o maior número de jogadores”, referiu Kitana Cabral. Em relação aos nomes, afirmou que “pela delicadeza do caso não convém citá-los, porque isto envolve questões ligadas ao seguro dos atletas e dispensa dos clubes onde militam”, disse. Para além de Cabo Verde e Camarões, em representação do continente africano, o Pré Olímpico de Basquetebol conta com a participação das selecções de Porto Rico, Brasil e Canadá (Américas); Líbano e Coreia (Ásia); Nova Zelândia (Oceania); Grécia, Alemanha, Croácia e Eslovénia (Europa). As 12 selecções serão divididas em quatro grupos de três cada. As duas primeiras classificadas de cada grupo passam para os quartos de final e os vencedores das meias finais classificam-se para os Jogos Olímpicos de Pequim. Os perdedores voltam a defrontar-se para definir a terceira e última vagas.

20 março 2008

ANGOLA : Pré-selecção aprimora condição física

A Pré-selecção Nacional de basquetebol de sub-18 que prepara a sua participação na fase preliminar do zonal VI a disputar-se de 5 a 12 de Abril próximo, em Harare, Zimbabwe, continuar a privilegiar nesta segunda semana de trabalhos os aspectos físicos sem descurar a vertente técnica e táctica. Em declarações ao Jornal dos Desportos, Apolinário Paquete, seleccionador nacional, mostrou-se satisfeito com a capacidade de absorção dos novos conhecimentos das pré-seleccionadas, o que segundo ele, vai permitir com que a selecção consiga atingir os níveis pretendidos pela equipa técnica. “Estou satisfeitos com a integração das atletas porque elas têm sabido interpretar correctamente os esquemas que são introduzidos”.A correcção da mecânica dos lançamentos tem sido igualmente um dos aspectos que está a merecer a atenção do corpo técnico. “As jogadoras quando estão próximas do cesto não têm qualquer problema para executar a mecânica de lançamento mas o mesmo já não se pode dizer quando estão distantes do cesto. Por isso, estamos a rever igualmente este aspecto”.Apolinário Paquete teceu igualmente rasgados elogios as meninas provenientes da província de Benguela, que apesar da baixa estatura tecnicamente estão acima da média. Trabalham nesta altura 23 atletas, em representação de oito formações

ANGOLA : Petro de Luanda e União Recreativo antecipam hoje abertura da jornada cinco

Refeitos parcialmente do desaire sofrido terça-feira última, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto, com que perdeu por 80-75, para a primeira-mão” dos quartos de final da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos, o Atlético Petróleos de Luanda recebe logo mais, às 16 horas, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, em Luanda, a formação da União Recreativo da Catumbela, na antecipação da jornada número cinco da segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto” que será concluída apenas amanhã, sexta-feira. Está manhã, os petrolíferos da capital realizam o último treino, onde serão analisados e corrigidos os erros cometidos frente ao 1º de Agosto. A formação do Atlético Petróleos de Luanda apresenta-se a prior como o favorito à conquista dos dois pontos em disputa, a julgar pela diferença de planteis quer em termos de valores individuais quer em termos de colectivismo e, só mesmo um azar daqueles fará com que os petrolíferos capital percam frente aos novos inquilinos do “Nacional”.Apesar do favoritismo, a humildade e acima de tudo o respeito pelo adversário será seguramente o trunfo que os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” vão utilizar no prélio de logo para a consumação dos objectivos. Em caso de vitória, a turma do Eixo-viário que se encontra na terceira posição com 30 pontos mais um que o Grupo Desportivo Interclube, no segundo lugar, tomará de assalto o segundo posto de forma provisória. A prova é comandada pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, com 34 pontos. Alberto de Carvalho “Ginguba” vai na partida de logo colocar os jogadores que têm sido pouco utilizados, casos de Francisco Horácio, Fernando Albano, Joaquim Xavier entre outros. Entretanto, sabendo das potencialidades do seu adversário, a União recreativo da Catumbela, um dos estreantes do “Nacional da bola ao cesto” tentará dificultar ao máximo as pretensões dos bicampeões nacionais. A jornada número cinco será concluída amanhã, sexta-feira, com o líder 1º de Agosto a se deslocar a cidade do Lubando, província da Huíla, ao encontro do Desportivo, o Clube Desportivo da Universidade Lusíada defronta a formação do Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan). O Atlético Sport Aviação ASA folga por imperativo de calendário.

ANGOLA : Desportivo da Huíla defronta 1º de Agosto para o campeonato

O Desportivo da Huíla defronta sexta-feira, no pavilhão Nossa Senhora do Monte, o 1º de Agosto, em partida pontuável para a quarta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino.

O extremo-base Celestino Carvalho e o poste Domingos Carvalho, lesionados, serão as baixas do conjunto huílano, que ocupa a quinta posição na tabela classificativa com 20 pontos.

No treino desta manhã, o técnico Manuel Trovoada insistiu na correcção da defesa homem-a-homem, lançamentos livres e de longa distância, por forma a melhorar a prestação negativa do encontro anterior, em que converteu cinco das 22 tentativas da linha dos seis metros e 25 centímetros.

Maior velocidade na transposição da bola defesa-ataque e eficácia na finalização são as recomendações do treinador aos atletas, pois reconhece a superioridade do adversário.

Na última partida que realizou, o Desportivo da Huíla perdeu para o Interclube, por 94-81, na primeira “mão” dos quartos-de-final da Taça de Angola.

Para o encontro, foram convocados Yuri Swingui, Sílvio Lopes, Waldemar Domingos, Sanu Maria, Abdulay Faty, Rock Longonda, Hélder Domingos, Joaquim Costa, Ezequiel Silva, Guilma Domingos, Buila Katiavala e Emanuel Mualuca.

O campeonato nacional é liderado pelo 1º de Agosto com 32 pontos.

19 março 2008

ANGOLA : Problemas na arbitragem

No último sábado, dia 15, terminou o prazo que os árbitros de basquetebol deram para paralisar as suas actividades caso a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não responda satisfatoriamente à contra proposta de subsídios. A decisão foi tomada na Assembleia da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA), realizada na sala de reunião da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). A nova proposta da ANJBA reduz para sete mil Kwanzas o valor do prémio por jogo, contra os 15 mil da sua proposta inicial, que representa um aumento na ordem de 150 por cento do valor (três mil e 16 Kz) que os juízes auferem actualmente. Após a apresentação da proposta da ANJBA, a FAB respondeu com uma contraproposta em que oferecia um reajuste de 50 por cento, passando de três mil e 16 para quatro mil e 516 KZs, valor chumbado pela ANJBA que, agora, está decidida a parar, caso não for aceite a sua nova proposta. O presidente da ANJBA, o árbitro internacional Carlos Júlio, afirmou que os filiados vão continuar a exercer normalmente as suas actividades, assegurando a presença dos mesmos nos jogos do último final de semana. “Vamos continuar a trabalhar na expectativa de ver resolvido o nosso problema. Acreditamos que brevemente tudo será solucionado”, disse. A ameaça de paralisação das actividades dos árbitros e oficiais de mesa já pairava no ar antes da realização da partida da Super Taça em seniores masculino realizada no passado dia 1 de Março, que opôs o Petro Atlético de Luanda, campeão nacional, ao 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola. Tudo isto porque a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não havia respondido a uma carta enviada pela ANJBA, em que os árbitros reivindicam o aumento do subsídio pago por cada jogo que ajuízam. Nos dias que correm, um árbitro FIBA, aquele que possui a categoria internacional, aufere por jogo um prémio no valor de 3016 kwanzas (o equivalente a 40 dólares). Já um árbitro de 1.ª categoria nacional ganha por jogo a quantia de 2585 kwanzas (34 dólares), o de segunda nacional 2154 kwanzas (32,5 dólares) e o de primeira provincial 1723 kwanzas (28,7 dólares).
Uma “novela” que começou em 2007

“A situação dos árbitros chegou a tal ponto muito por culpa da federação, que a tempo útil ignorou a primeira carta” desabafou um dos árbitros que prefere o anonimato, acrescentando que “se eles quisessem mesmo resolver as nossa questões, penso que seria em Janeiro do ano passado. Hoje porque estamos a ameaçar greve é que se estão a preocupar”.Na verdade, a ANJBA dirigiu a 29 de Janeiro de 2007 uma carta ao secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, em que dava conta da situação e do descontentamento que reinava no seio dos árbitros e oficiais de mesa. A mesma pedia solução imediata para o problema, avançando como proposta a quantia de 100 dólares como prémio por cada jogo. Contudo, nunca houve resposta. Passado mais de um ano, a 5 de Fevereiro de 2008, os membros da Associação Nacional de Juízes dirigiram uma nova missiva, desta para o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, a expor a mesma reivindicação. Uma semana mais tarde, os árbitros foram convocados para uma reunião com o senhor Tony Sofrimento, para um encontro, no qual os juízes foram representados por Carlos Júlio, Domingos Simão e António da Cruz, todos eles figuras de topo da ANJBA. Na ocasião, os homens do apito avançaram como proposta para prémios a quantia de 15 mil kwanzas por jogo durante a fase regular, fase de grupos do Campeonato Nacional e eliminatórias da Taça de Angola. Para a final da Taça de Angola sugeriram a quantia de 35 mil Kwanzas. Estes números foram reprovados pela FAB.

“Actual tabela de prémios incentiva a corrupção”

Carlos Júlio, presidente da Anjba, defende dignidade da classe

O presidente da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola, Carlos Júlio, avançou que os preços praticados nesta altura para pagamento de prémios têm sido muito contestados pelos árbitros. Segundo o mesmo, os valores são os mesmos de há três anos. “Acredito que já não se justificam, a julgar pelo nível de vida do momento. Existe uma vontade por parte da Associação Provincial dos Árbitros em abordar o problema e tentar actualizar os preços”, disse. Os árbitros apresentaram, segundo eles, números compatíveis com o actual custo de vida no país, e que também os pode dignificar junto dos demais intervenientes na modalidade. A ANJBA defende para o leque de árbitros do quadro FIBA, a quantia de 15 mil Kwanzas por jogo durante a fase regular; 23 mil para a fase de grupos e 38 mil para os jogos da final. “Ainda assim, estamos disposto a fazer concessões e reduzir estes números para valores que sejam dignos”, explica Carlos Júlio. Questionado se esta é a melhor maneira de reivindicar os seus direitos, Carlos Júlio afirmou: ”Realmente os árbitros estão descontentes. Já fomos abordados inúmeras vezes pelos associados, que exigem uma reunião com a federação. A associação provincial não é um movimento grevista. Não podemos aceitar que os árbitros por qualquer motivo entrem em greve, mas confesso que é a melhor maneira que se tem para manifestar a nossa insatisfação”. Acrescenta que: “os baixos prémios levam a que haja corrupção”. “Imagina você arbitrar um jogo com equipas que fazem investimento em mais de 100 mil dólares e receber três mil kwanzas de prémio. Sabendo das dificuldades que muitos enfrentam no dia-a-dia, é claro que os mais fracos podem dar o braço a torcer”, prognostica. A tabela que actualmente vigora, vem desde 2002. Segundo uma fonte, “aquando da aprovação da tabela ficou estabelecida que a mesma seria actualizada de acordo com a flexibilidade do Kwanza.

Federação estuda proposta endereçada

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) está a analisar a proposta da Associação Nacional dos Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA) de aumento dos prémios de jogo, segundo nos deu a conhecer o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Tony sofrimento, ao Jornal dos Desportos. Quanto ao andamento das negociações, o secretário-geral, preferiu nada adiantar para não prejudicar o mesmo. “Nesta altura estamos em conversações. Por isso, não convém abordarmos esta questão enquanto durar as negociações. Embora os árbitros não estejam a respeitar isso, nós levamos as coisas muito a sério. Por isso só vamos falar quando a questão estiver resolvida”De acordo ainda com o secretário-geral da FAB, a proposta dos árbitros está a ser estudada e será respondida nos próximos dias. Mas, ao que podemos apurar, tal situação será resolvida apenas quando regressar o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, em missão de serviço no exterior do país.

Fernando Pacheco (Baganha), Arbitro Internacional

“Há muito tempo que ganhamos a mesma coisa. Penso que já é altura de actualizar o preço dos prémios de jogos. Face ao número de pessoas que normalmente afluem os campos de basquetebol, não é justo receber 3016kz, quando um bilhete para ver os jogos custa nada mais do que 5 a 6 mil kz”, diz Baganha, acrescentando que “nós, os árbitros, sofremos muito. Algumas vezes somos ameaçados. Corremos muitos riscos e isso dificulta a nossa vida privada. Acho que merecemos mais respeitos e melhores condições, assim como um prémio de jogo justo. Todos estamos a trabalhar em prol do desenvolvimento da modalidade, então, é justo que todos sejamos remunerados de acordo com o trabalho que fazemos e não conforme se tem visto. É por este motivo que estou disposto também a paralisar a minha actividade, caso os prémios não sejam revisto”.

Andrade Gonçalves Arbitro Internacional

Morador do município de Viana, Andrade Gonçalves, árbitro internacional, é obrigado a gastar quase mil kwanzas para estar a tempo e horas no campo, a fim de ajuizar uma partida de basquetebol. Para ele, a compensação financeira não é a mais justa. Ele é árbitro internacional e recebe apenas 2.585kz por partida. “Gostaria muito que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol actualizasse a tabela de prémios. O custo de vida aumentou e é do conhecimento de todos. Na altura em que a tabela foi aprovada, os bilhetes mais caros custavam l.500 Kwanzas. Hoje, os ingressos mais caros custam 6 a 7 mil, ou seja, foi actualizado de acordo com o nível de vida actual”, explica.

Osvaldo Neto, árbitro internacional

“Devo lhe confessar que não é fácil arbitrar jogos aqui, em Luanda. É difícil. Por isso, acho que o que ganhamos não é justo. Como árbitro internacional, acho que deveria ganhar melhor, por tudo aquilo que temos feito no basquetebol. Estou de acordo com os meus colegas em paralisar a nossa actividade, pois penso que só assim seremos ouvidos. Espero que tudo corra bem e que a federação reveja o nosso caso e possamos assim apitar os jogos sem qualquer interrupção”.

ANGOLA : Desportivo perde na Taça de Angola

O Desportivo da Huíla complicou a sua passagem para as meias finais da Taça de Angola, ao perder hoje no pavilhão anexo Nº 1 da Senhora do Monte para o Inter de Angola por 94-81, em jogo dos quartos de final da referida competição.

A equipa forasteira foi quem mostrou desde o início uma vontade clara de definir o destino do jogo em seu favor, vencendo o primeiro quatro pela mínima margem de um ponto (24-23).

O Desportivo da Huíla entrou para o segundo quarto disposto a mudar o ritmo dos acontecimentos, com uma defesa pressionante que colocou o Inter em sucessivos quatro minutos sem pontuar, mesmo assim, foram os visitantes que voltaram a vencer o período por 53-46.

Os pupilos de Manuel de Sousa Necas voltaram a vencer o terceiro período por 69-60. A desqualificação do atleta Rock Longonda (19 pontos), aquele que carregara a equipa caseira as escostas durante quase todo jogo, o Desportivo viu as possibilidades de ganhar cada vez mais longe, dando a vitória de 94-81 ao inter de "mão beijada".

O treinador do Inter, Manuel de Sousa Necas considerou a vitória de importante, dado que lança a equipa que dirige para as meias finais, um objectivo a alcançar.

Reconheceu o empenho da equipa caseira, por isso assegurou que a sua estará atenta para o encontro da segunda mão, no dia 28 do mês em curso.

Já Manuel Trovoada parabenizou os seus jogadores pelo empenho e apontou o desgaste físico da equipa como principal causa da sua derrota.

O MVP do jogo foi o atleta nº 14 do Inter, Lifetui Selengue, com 19 pontos. O jogo foi apitado pela tripla Gilberto António, João Constantino (Huambo) e Adriano Manuel (Huíla).

ANGOLA : Petro de Luanda/1º de Agosto (Ficha Técnica)

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto derrotou esta noite no Pavilhão da Cidadela, nesta cidade, o Petro-Atlético de Luanda por, 80-75, em partida da primeira "mão " dos quartos de final da taça de Angola.

Marcha do marcador: 1º ( 17 - 21 ) 2º ( 34 - 51 ) 3º ( 54 - 63) 4º ( 75 - 80)

Melhor cestinha: Shannon Crocks (Petro de Luanda) com 18 pontos

Melhor Ressaltador: Eduardo Mingas (Petro) com 13 ressaltos (06 ofensivos e 07 defensivos)

Ficha técnica

Equipas:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas ( 11), Luís Costa( 11),Carlos Morais ( 03 ),Fernando Albano( 00),Victor Muzadi ( 13 ),Leonel Paulo(00), Shannon Croocks (18 ),Francisco Horácio(00 ),Milton Barros (03 ), Domingos Bonifácio (14 ), Victor de Carvalho (00), Joaquim Xavier (02).

Treinador - Alberto de Carvalho (angolano)

1º de Agosto:Armando Costa ( 07 ), Marques Houtman (00), Olímpio Cipriano (09), Joaquim Gomes ``Kikas`` (16), Felizardo Ambrósio (02 ),Vladimir Ricardino(11 ),Francisco Jordão(09 ), Carlos Almeida(08), Miguel Lutonda (11), Rodrigo Mascarenhas (07), Hermenegildo Santos(00), Simão João(00).

Treinador- Luís Magalhães (português)

Arbitragem - António Bernardo, Iracelmo Pinto e Isaías Lamba.

ANGOLA : 1º de Agosto ´´bate`` Petro com equilíbrio até aos minutos finais

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto derrotou na noite de terça-feira no pavilhão principal da cidadela, nesta cidade, o Petro Atlético de Luanda, por 80-75, num desfecho encontrado nos minutos derradeiros da partida pontuável para a primeira "mão" dos quartos de finais da taça de Angola.

A equipa ``petrolífera`` entrou com uma defesa à zona, com o objectivo de impedir a acção ofensiva da formação ´´Militar´`, liderada pelo base Miguel Lutonda.

Quando já eram decorridos 10 minutos o 1º de Agosto (campeão Africano) vencia já por 11-09, mas fruto do seu jogo exterior, terminou o período inicial com 21-17. No segundo turno, o Petro mostrava ser uma equipa sem soluções e não contava com nenhum lançador para executar os lances de curta e longa distância, contrariamente ao seu adversário que mostrava muita eficácia.

O ``cinco`` comandado por Alberto de Carvalho foi para o intervalo em desvantagem 34-51.

O terceiro período foi determinante para o Petro, apostando no jogo exterior com o objectivo de reduzir a marcha do marcador, com o base Domingos Bonifácio e o extremo Luís Costa a aproveitarem da melhor forma os lançamentos à curta distância numa altura em que o placar registava 44-50 para os "militares".

Ao notar uma aproximação do adversário no marcador, o técnico "militar", o português Luís Magalhães, solicitou de forma seguida dois descontos de tempo para efectuar algumas correcções e impedir esta acção do seu opositor.

Ainda neste período, os "tricolores" estiveram bem na recuperação e circularam mais a bola, mas o 1º de Agosto manteve o comando no placard (53-45).

O último quarto período iniciou com um ``smash`` de Victor Muzadi e o Petro ainda acreditava que poderia chegar na frente do marcador e pensar na vitória.

A diferença mais curta da partida foi de 68-71 quando no cronómetro faltavam quatro minutos para o fim do encontro. Valeu a serenidade e maior entrega dos jogadores do 1º de Agosto para assegurar o triunfo a seu favor (80-75).

O jogo da segunda "mão" realiza-se na próxima terça-feira no pavilhão do ``Rio Seco``.

18 março 2008

CABO VERDE : Seven Stars vs Prédio, o jogo grande do Campeonato Séniores Páginas Amarelas

Seven Stars vs Prédio é o jogo grande do Campeonato Séniores Páginas Amarelas que acontece esta quarta-feira, 19, às 20h00, no Pavilhão Vavá Duarte. O outro jogo do dia porá frente a frente o ABC, campeão em título, e o Achada Grande, às19h00.

No fim-de-semana realizaram-se seis jogos. No sábado, 15: ABC 74 - Bairro 29 (sub - 20 masculino e ABC 31 - Seven Stars 22 (sénior feminino). No domingo, 16, Amor de Deus 23 - Prédio 18, (sub 14 masculino), Órgãos 14 - Bairro 98 (sénior feminino), ABC 73 - EBS 34 (sub18 masculino) e Achada Grande 20 - Bairro 62 (sub18 Masculino).

ANGOLA : Militares da 5ª- Região pretendem “vingar-se” dos “Polícias” da capital

Os militares da 5ª Região vão entrar hoje às 19 horas no Pavilhão Anexo ao Multiuso da Nª Sr.ª do Monte, na cidade do Lubango, província da Huíla, diante do Interclube, em desafio atinente a primeira “mão” dos quartos de final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, com pensamento voltado para a vitória. Esta postura pretendida pelo técnico da equipa principal sénior masculina de basquetebol do Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, assenta-se pelo facto de querer “vingar-se” da derrota anterior, (83- 82), na ocasião em partida pontuável para a 7ª jornada da primeira volta do Campeonato Nacional da modalidade frente aos polícias da capital por um lado, e por outro, passar disputar a segunda “mão” com tranquilidade. Para a concretização do preconizado, Emanuel Trovoada, procurou melhorar durante a semana de preparação, a esquematização ofensiva e defensiva, aspectos técnicos e tácticos (linha de ajuda, ressalto, lançamentos livres, triplos e transição) do seu conjunto. Apesar de reconhecer o valor do adversário por ser forte, Emanuel Trovoada, vai entrar cauteloso para contrariar todos intentos dos “Polícias” da capital. Depois de na terceira jornada da segunda volta do Campeonato Nacional ter vencido, em casa, o Promade de Cabinda, por 88-80, a equipa está entre os seis classificadas, espera brindar o seu público, com mais uma vitória.

FAB capacita árbitros

Valódia Kambata

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) em parceria com Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA) realiza de 24 a 29 do corrente mês, na sala de reunião da FAB, um curso para árbitros estagiários e para a promoção de categorias. O curso a ser ministrado nos dois períodos (manhã e tarde) terá como prelectores os árbitros internacionais Domingos Simão, Carlos Júlio, Elvino Dias, Pedro Fernandes e de Nuno Teixeira, director de competições da FAB. Temas como conhecimento das regras de basquetebol, técnica de arbitragem, psicologia e pedagogia da arbitragem entre outros assuntos vão dominar os cinco dias da acção formativa. Para se inscreverem os candidatos terão que ter 17 a 30 anos de idade, 4 fotos tipo passe, 1,70, certificado de habilitações e condição principal ser ex-praticante da modalidade. De acordo com o presidente da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA), Carlos Júlio “ é nossa intenção reforçar o número existentes de árbitros. Por isso, vamos procurar com estes curso formar mais árbitros bem como dotá-los cada vez mais de conhecimento que lhes permite aplicar as Leis de Jogo de forma uniforme”, disse.

ANGOLA : 1º- de Agosto e Petro começam a lutar pelo passe das meias-finais da Taça de Angola

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e 1º- de Agosto voltam a reeditar mais um clássico dos clássicos logo mais, às 19 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em desafio de maior destaque da primeira “mão” dos quartos de final da segunda maior competição a nível doméstico no caso, a Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos. A partida de logo mais servirá de acerto de contas por parte dos petrolíferos da capital, que na presente temporada foram vergados por cinco ocasiões pelos militares, sendo que a última derrota aconteceu na última sexta-feira, para a terceira jornada da XXX edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”.Apesar do 1º- de Agosto superiorizar-se nas partidas em que já disputou, frente ao arqui-rival, o desafio de mais logo é de desfecho imprevisível, a julgar pela qualidade dos dois planteis. Aliás, Atlético Petróleos de Luanda e 1º- de Agosto são tão-somente as duas melhores equipas da actualidade do país e do continente berço da humanidade. Daí que, o vencedor da partida deverá ser encontrado nos minutos finais da contenda tal como de resto tem acontecido nos últimos prélios. Entretanto, as duas formações realizam esta manhã o último apronto antes do embate de gigantes de logo mais. Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, na sessão de ontem privilegiou mais os aspectos defensivos sem descurar a vertente ofensiva. Por seu turno, o português ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, Luís Magalhães tem apostado mais na correcção das acções ofensivas, que no seu entender, precisam ser melhoradas significativamente. Espera-se no entanto, por uma moldura humana bastante considerável tal como aconteceu no desafio da última sexta-feira. Para este encontro de grande responsabilidade, o Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol chefiado pelo ex-árbitro internacional Soares de Campo nomeou um trio modesto constituído por António Bernardo, Iracelmo Pinto, ambos de categoria internacional, e Isaías Luamba, árbitro nacional de primeira. As equipas poderão alinhar com o seguinte cinco: Atlético Petróleos de Luanda – Eduardo Mingas, Victor Muzadi, Milton Barros, Carlos Morais, Luís Costa ou Shonnon Croocks; 1º- de Agosto – Armando Costa ou Miguel Lutonta, Carlos Almeida, Rodrigo Mascarenhas, Joaquim Gomes “Kikas” e Olímpio Cipriano. Nos outros encontros, o Grupo Desportivo Interclube defronta hoje na Huíla, o Desportivo local, o Promade de Cabinda recebe no seu reduto a União Recreativo da Catumbela, ao passo que o Atlético Sport Aviação ASA medira forças com a Clube Desportivo da Universidade Agostinho (Cduan). A segunda “mão” acontece a 25 do corrente mês.

Quatro mil bilhetes já foram comercializados

Os ingressos para o clássico dos clássicos de mais logo, entre as formações do Atlético Petróleos de Luanda e do 1º- de Agosto, referente à primeira-mão” dos quartos de final da Taça de Angola em basquetebol, desafio a ser disputado no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, começaram a ser comercializados ontem, de acordo com uma fonte da Casa Real, entidade responsável pela organização do jogo. Até ao final da tarde de ontem já tinham sido comercializados cerca de quatro mil bilhetes. Hoje, terça-feira, a procura dos ingressos será maior segundo garantiu a nossa fonte. “Tem sido habitual os amantes do basquetebol afluírem em massa, nos locais onde normalmente são comercializados os bilhetes no dia do jogo. Até no final do dia de ontem já tinham sido vendidos quatro mil bilhetes e acredito que até a hora do jogo estaremos em seis sete mil”, assegurou. O ingresso mais caro custa sete mil e quinhentos kwanzas (7.500), ao passo que o menos caro custa quinhentos kwanzas (500). Os ingressos do camarote segundo andar, bancada vip, camarote complementar estão fixados em 5.000 kz, 3.750 kz e 3000 kz respectivamente. Bancada central, geral e top A custam 2000 kz, 1500 kz e 1000 kz. M.C

ANGOLA : 1º de Agosto-Petro de Luanda jogam hoje para 4º de final da taça

As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e a Petro de Luanda, campeão e vice-campeão de África, defrontam-se terça-feira às 19 horas no pavilhão principal da Cidadela para disputar os quartos-de-final da Taça de Angola.
Os dois conjuntos, que completam a selecção nacional nove vezes campeã continental, defrontaram-se na última sexta-feira para o campeonato nacional, com vitória dos militares por 101-91, numa partida em que se destacou o base Miguel Lutonda, autor de 25 pontos, apenas superado pelo poste petrolífero Eduardo Mingas (30).
Há cerca de duas semanas, os "militares" já haviam vencido os comandados de Alberto de Carvalho "Ginguba" por 69-71, desta para a Supertaça Vlademiro Romero.
Nos últimos encontros a veterania dos internacionais Carlos Almeida e Miguel Lutonda têm sido a chave das vitórias do 1º de Agosto.
Este será o sexto confronto entre as duas, com vantagem para os "militares" por 3-1. Estes são os detentores da taça.

17 março 2008

ANGOLA : Equipas projectam Taça de Angola

Depois da dupla jornada do final de semana que ficou marcada pela vitória do 1º de Agosto sobre o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, por 101-81, para o Campeonato Nacional, as equipas começam a projectar a partir de hoje, segunda-feira, as suas estratégias, tendo em atenção a primeira “mão” dos quartos de final da Taça de Angola em Basquetebol sénior masculino que se disputa amanhã, terça-feira, onde o grande destaque recaiu para o Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto, partida a ser disputada no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, às 19 horas. De facto quis o destino que as duas melhores equipas da actualidade quer a nível doméstico quer a nível continental, no caso, militares e petrolíferos da capital cruzassem logo a meio do percurso da segunda maior competição da “bola ao cesto”, ou seja, nos quartos de final, o que vai seguramente retirar algum interesse à partida da final com um dos integrantes de fora. No Rio Seco, Luís Magalhães ou se preferirem o “Papa Títulos”, timoneiro principal do 1º de Agosto, vai nas sessões de hoje e de amanhã corrigir algumas debilidades que o seu grupo ainda apresenta fundamentalmente de ordem ofensiva, sem obviamente descurar os aspectos defensivos. Mayzer Alexandre e Pirro Ilunga constituem as únicas preocupações do corpo técnico militar. Os dois atletas continuam sob cuidados médicos pelo que, não deverão fazer parte quer do jogo da primeira-mão” quer da segunda “mão”.Por seu turno, os petrolíferos da capital que ainda não venceram os militares na presente temporada, tendo somado já seis derrotas, querem inverter o actual quadro. Por isso, Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, vai traçando a melhor estratégia a fim de derrubar o seu adversário no prélio de amanhã. Hoje os pupilos de “Ginguba” realizam igualmente duas sessões de treinos, sendo uma matinal e outra vespertina, onde os aspectos defensivos deverão merecer a maior atenção. Já o Grupo Desportivo Interclube desloca-se a cidade do Lubango, província da Huíla, ao encontro do Clube Desportivo local, num prélio em que o favoritismo estará certamente repartido em 50% para cada formação. O Promade de Cabinda recebe no seu reduto o União Recreativo da Catumbela, ao passo que o Atlético Sport Aviação ASA defronta às 16 horas, no Pavilhão Anexo número dois o Clube Universidade Agostinho Neto (Cduan).Entretanto, os jogos da segunda “mão” estão agendados para o próximo dia 25.

Emanuel Trovoada quer contrariar favoritismo do Interclube

O técnico principal do Clube Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, quer fazer história nos quartos de final da Taça de Angola, onde defrontará a forte equipa do Grupo Desportivo Interclube, de Manuel de Sousa “Necas”, amanhã, às 19 horas, para a primeira “mão” da referida competição. O Clube desportivo da Huíla que compete pela primeira vez num Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, onde diga-se em abono da verdade tem surpreendido pela positiva, estando entre os seis primeiros classificados, pretende continuar a disputar a segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”, para tal terá que afastar os “Polícias”.“Sabemos que o adversário que nos calhou é bastante forte, em termos de valores individuais está melhor servida que nós, mais ainda assim, vamos lutar no sentido de ultrapassarmos esta eliminatória”, afirmou Emanuel Trovoada.

ANGOLA : Petro-1º de Agosto novamente em menos de sete dias

As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e a Petro de Luanda, campeão e vice-campeão de África, defrontam-se terça-feira às 19 horas no pavilhão principal da Cidadela para disputar os quartos-de-final da taça de Angola.

Estes dois conjuntos, que completam a selecção nacional nove vezes campeã continental, defrontaram-se na última sexta-feira para o campeonato nacional, com vitória dos militares por 101-91, numa partida em que se destacou o base Miguel Lutonda, autor de 25 pontos, apenas superado pelo poste Eduardo Mingas (30).

Há cerca de duas semanas os "militares" já haviam vencido os comandados de Alberto de Carvalho "Ginguba" por 69-71, desta para a Supertaça Vlademiro Romero.

Nos últimos encontros a veterania dos internacionais Carlos Almeida e Miguel Lutonda têm sido a chave das vitórias do 1º de Agosto.

Este será o sexto confronto entre as duas, com vantagem para os "militares" por 3-1.

16 março 2008

CABO VERDE : Torneio de minibasket no Gimno Desportivo

O Pavilhão Vavá Duarte, na Praia, é palco este domingo, 16, de um torneio de mini-basket, promovido pela Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul. Na competição participam as escolas Amor de Deus, Amibasket, LesAlyses, SOS, Caçulinhas e ABC.

O evento, que contará com a presença de 150 mini-basquetebolistas e dos respectivos pais, servirá de pretexto para a entrega formal de tabelas, bolas e coletes, um patrocínio da Cooperação Portuguesa.

Mas, antes, ou sejam no sábado e domingo de manhã, 15 e 16 de Março, respectivamente, no mesmo recinto desportivo, se joga o campeonato 2007/2008. Assim, sábado, 15, jogam ABC - Bairro, às 19h00 (sub 20 Masculino) e ABC - Seven Stars, às 20h00, (sénior Feminino).

No domingo, defrontam-se Amor de Deus - Prédio, às 9h00 (sub 14 Masculino), Órgãos - Bairro, às 9h30 (sénior feminino), ABC - EBS, às 11h30 (sub18 masculino) e Achada Grande - Bairro, às 12h30 (sub18 Masculino).

ANGOLA : Petro de Luanda vence Cduan sem dificuldades

O Atlético Petróleos de Luanda venceu ontem, no Pavilhão Anexo número 2 da Cidadela Desportiva, a sua congénere do Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cuduan) por expressivos 97-50, em partida pontuável para a 4ª jornada da segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos. Depois de terem baqueado sexta-feira última diante do 1º de Agosto (101-91), os tricolores entraram de forma avassaladora não dando qualquer facilidade ao seu adversário que diga-se, é de longe inferior aos petrolíferos da capital. Aliás, o Petro só não fez mais porque a forma da equipa ainda está muito aquém daquela que nos habituamos a ver. Alberto de Carvalho “Ginguba” procurava acertar o seu jogo, tendo utilizado várias variantes do sector ofensivo, descurando, mais uma vez a defesa, facto que permitiu, em algumas fases do jogo, a formação universitária ter chegado ao seu último reduto com alguma facilidade, faltando apenas rigor na finalização. A equipa do Eixo-Viário, parecia mais desinibida, tentando retaliar-se da derrota sofrida na terceira jornada diante da poderosa equipa militar. Nas várias facetas do jogo, que não contou com a presença de Carlos Morais na quadra de jogo, o técnico Alberto de Carvalho rodava todo o seu plantel até que Victor de Carvalho reapareceu nos lançamentos dos seis metros e vinte cinco com alguma eficiência. A formação do Cduan, com os seus poucos argumentos só pôde beneficiar-se da rotura defensiva dos petrolíferos da capital, fazendo algumas investidas que só resultavam mercê da falta de marcação quando o Petro estava completamente virado ao ataque. O Petro de Luanda que somou três pontos venceu com os parciais 21-7, 41-21, 65-30, 97-50. Ainda ontem a formação da Universidade Lusíada perdeu no Pavilhão do Codenm com o 1º de Agosto por 78-108.Os militares continuam na liderança do Campeonato Nacional agora com 32 pontos.

Jogo Desportivo da Huíla e Sporting remarcado para dia 31 de Março

Gaudêncio Hamelay, no Lubango

A partida de basquetebol entre as equipas do Clube Desportivo da Huíla e Sporting de Luanda, referente à quarta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional sénior masculino da modalidade, agendada para ontem (sábado), na cidade do Lubango, sofreu um adiamento para o próximo dia 31 do corrente mês. De acordo com o responsável do Departamento de basquetebol do Clube Desportivo da Huíla, Nelson dos Santos, que prestou esta informação ao Jornal dos Desportos, este pedido solicitado pelo Sporting de Luanda e dirigido à Federação Angolana de Basquetebol, deveu-se pelo facto da equipa da capital possuir excesso de carga de jogos efectuados em Luanda, daí terem solicitado o adiamento. “O Sporting já não vem jogar no Lubango, porque solicitou à Federação Angolana de Basquetebol o adiamento deste jogo em função da carga de jogos que a equipa adversária fez em Luanda. Assim, este jogo, só será realizado nesta cidade no dia 31 do corrente mês”, deu a conhecer Nelson dos Santos. Apesar disso, a formação militar da 5ª região não pára com a sua labuta tendo em conta a recepção do Interclube, na próxima terça-feira, num desafio relativo à primeira mão dos quartos de finais da Taça de Angola. Emanuel Trovoada, técnico principal da equipa, diz que em virtude do adversário para o jogo da taça ser extremamente difícil, vai recuperar alguns dos seus atletas que estavam lesionados e encarar a partida com serenidade.

15 março 2008

ANGOLA : Merecemos a vitoria - técnico do 1º de Agosto

O treinador da equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, Luís Magalhães, disse hoje, sexta-feira, que a sua formação mereceu ganhar o jogo, pelo facto de ter sido a melhor em campo e optado na segunda parte por sistema defensivo aguerrido.

O técnico “militar” que falava em declarações à imprensa no final da partida, que contou para a terceira ronda da segunda volta do Campeonato Nacional, na qual a sua formação venceu o Petro de Luanda, 101-91, felicitou os seus atletas pelas vitorias que tem conquistado na presente época desportiva.
“Vencemos o jogo porque acertamos o nosso sistema defensivo e aproveitamos as falhas do adversário para marcarmos”, frisou.

Referiu que os seus jogadores são excelentes profissionais, o clube é organizado, tendo afirmado que continuara a fazer o seu trabalho para conquistarem vitórias.

ANGOLA : Lutonda lidera 1º de Agosto na vitoria contra Petro de Luanda

O experiente base do 1º de Agosto Miguel Lutonda, com 25 pontos convertidos, liderou hoje (sexta-feira) a vitória da sua equipa, por 101-91, sobre o arqui-rival, Petro de Luanda, em partida referente a terceira roda da segunda volta do campeonato nacional sénior masculino em basquetebol.

Na partida disputada no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, os "militares" do 1º de Agosto, já venciam ao intervalo a formação petrolífera do eixoviario por 50-48.

Num jogo emotivo com ambas as claques a torcerem ruidosamente pelas respectivas equipas, os petrolíferos demonstraram vontade de quebrarem a invencibilidade dos “rubros negros”, ao liderarem o primeiro período (30-23).

Nos dez minutos seguintes os comandos de Luís Magalhães (técnico do 1º de Agosto) entraram melhor no jogo e assumiram-no até ao intervalo (50-48).

No reatar da partida a formação "militar" voltou com a disposição de continuar a frente no marcador, como ilustra o resultado parcial do terceiro quarto do jogo, os favoráveis 72-68.

O último período da partida serviu apenas para a formação "militar" confirmar a sua superioridade perante os "pupilos" de Alberto de Carvalho "Gimguba", técnico do Petro de Luanda.

Com 30 pontos convertidos, o poste Eduardo Mingas (Petro de Luanda) foi o melhor marcador da partida, seguido por Lutonda com 25.

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro e cimenta liderança no Nacional

O 1º de Agosto consolidou a liderança no Campeonato Nacional de Basquetebol em sénior masculino, ao vencer esta noite, no Pavilhão da Cidadela, o Petro de Luanda, por 101-91, em partida da terceira jornada da segunda volta.

Os “militares”, que somam agora 30 pontos, apenas saíram em desvantagem no primeiro período por sete pontos de diferença (23-30).

Contrariamente as partidas anteriores, em que o Petro venceu até próximo do final, hoje, os comandados de Luís Magalhães apareceram com outra postura e muito cedo deram mostras de vitória, obtendo vantagem nos três quartos do encontro (50-48), (72-68) e no final 101-91.

O jogo esteve equilibrado até ao último período com triplos e "smash" de ambos os lados, mas, a meio, os "pupilos" de Alberto de Carvalho "Ginguba" baixaram de rendimento e os "militares", liderados pelo base "veterano" Miguel Lutonda, aproveitaram da melhor forma para manter a invencibilidade na prova.

O poste “petrolífero” Eduardo Mingas foi o melhor marcador com 30 pontos, seguido de Lutonda, com 23.

A formação do “eixo-viário”, quarta classificada com 23 pontos, vê assim o seu principal oponente na luta pela conquista do título cada vez mais distante, pois averbou a terceira derrota no campeonato.

14 março 2008

ANGOLA : Desportivo da Huíla vence Promade de Cabinda

O Desportivo da Huíla somou na noite de quinta-feira a sua sétima vitória no campeonato nacional de Basquetebol sénior masculino, ao vencer no pavilhão anexo número um da "Senhora do Monte", o Promade de Cabinda por 88-80, em jogo da terceira jornada da segunda volta.

A partida bem disputada e assistida pelo governador provincial, Ramos da Cruz, destacou-se nos instantes iniciais pela perspicácia da equipa da casa que vencia nos primeiros cinco minutos por 8-0, mas foi a equipa forasteira que saiu a vencer o primeiro quarto por 19-26.

Iniciado o segundo quarto, o Desportivo conseguiu chegar ao intervalo com uma vantagem mínima 43-42. A partir daí a equipa “militar” da quinta região encontrou-se e não mais deu tréguas aos cabindenses que perderam o 3º quarto 57-66.

O último período do jogo foi para consolidar a vitória construída a partir do segundo quarto e o desportivo acabou por vencer por 88-80.

O treinador principal da equipa militar, Manuel Trovoada, referiu que os seus atletas cumpriram as orientações e agradeceu ao público presente no pavilhão em plena quinta-feira.

Trovoada considera o Desportivo uma equipa em formação e graças a humildade tem alcançado resultados bons contra adversários teoricamente fortes.

Para o próximo jogo com o Sporting de Luanda, no Sábado, Manuel Trovoada disse que a prioridade vai para a recuperação dos atletas lesionados, para assegurar, pelo menos, o quinto lugar no nacional.

Por sua vez, José Carlos Guimarães atribuiu a derrota à arbitragem, dirigida pelos árbitros, Fernando Pacheco, Tino Marcos e Didi, considerando vergonhosa a actuação.

ANGOLA : Petro tenta travar 1º de Agosto no Nacional

O Petro de Luanda poderá quebrar a invencibilidade do 1º de Agosto quando hoje receber, no pavilhão principal da Cidadela, a equipa "militar" para a terceira ronda da segunda volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.

Com início marcado para às 19 horas, a partida de cartaz da jornada terá o líder invicto do campeonato com 28 pontos e o quarto classificado com 22, equipas que já habituaram os "amantes" da modalidade a bom espectáculo.

Os "petrolíferos" vêem-se na "obrigação" de vencer, sob pena de verem o adversário a distanciar-se na "corrida" à conquista da prova, sendo que já consentiram duas derrotas no Nacional.

Nos últimos encontros os "militares" têm vencido, acontecendo recentemente na final da Supertaça, na primeira volta do Nacional e para o campeonato provincial, pelo que vão procurar manter esta posição.

Tarefas menos difíceis terão o Interclube (2º classificado com 26 pontos), que defronta para a mesma ronda o Vila Clotilde, e o ASA (3º com 24) adversário do Desportivo da Nocal.

A jornada reserva ainda os encontros Universidade Lusíada-Sporting de Luanda; Desportivo da Huíla-Promade de Cabinda e União da Catumbela-Cduan.

ANGOLA : Petro tenta travar 1º de Agosto no Nacional

O Petro de Luanda poderá quebrar a invencibilidade do 1º de Agosto quando hoje receber, no pavilhão principal da Cidadela, a equipa "militar" para a terceira ronda da segunda volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.

Com início marcado para às 19 horas, a partida de cartaz da jornada terá o líder invicto do campeonato com 28 pontos e o quarto classificado com 22, equipas que já habituaram os "amantes" da modalidade a bom espectáculo.
Os "petrolíferos" vêem-se na "obrigação" de vencer, sob pena de verem o adversário a distanciar-se na "corrida" à conquista da prova, sendo que já consentiram duas derrotas no Nacional.
Nos últimos encontros os "militares" têm vencido, acontecendo recentemente na final da Supertaça, na primeira volta do Nacional e para o campeonato provincial, pelo que vão procurar manter esta posição.
Tarefas menos difíceis terão o Interclube (2º classificado com 26 pontos), que defronta para a mesma ronda o Vila Clotilde, e o ASA (3º com 24) adversário do Desportivo da Nocal.
A jornada reserva ainda os encontros Universidade Lusíada-Sporting de Luanda; Desportivo da Huíla-Promade de Cabinda e União da Catumbela-Cduan.

13 março 2008

ANGOLA : 1º de Agosto conquista Taça de Angola em feminino

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto conquistou esta noite, no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, a décima oitava edição da Taça de Angola, ao derrotar no segundo jogo da final o Grupo Desportivo do Maculusso, por expressivos 68-36.
Ao intervalo as comandadas de Raúl Duarte já venciam por 31-17.

Marcha do marcador: 1º (16 - 06 ) 2º (31 - 17 ) 3º (44 -30 ) 4º ( 68-36 ).

Nacissela Maurício, pelo 1º de Agosto, e Felizarda Jorge, pelo Grupo Desportivo do Maculusso, foram as melhores cestinhas da partida ao marcarem 16 pontos cada.
As "militares" venceram segunda-feira o primeiro jogo, no pavilhão anexo à Cidadela, por 67-46.
Recorde-se que este ano é o segundo troféu conquistado pela equipa do Rio Seco, depois de ter vencido também a super taça, onde defrontou o Inter Clube.

12 março 2008

ANGOLA : Maculusso e 1º de Agosto decidem Taça de Angola

As equipas seniores femininas de basquetebol do 1º de Agosto e do Desportivo do Maculusso jogam hoje às 19, no pavilhão do Codmn, em Luanda, a segunda partida da final da Taça de Angola.

As "militares" venceram segunda-feira o primeiro jogo, no pavilhão anexo à Cidadela, por 67-46, e estão mais próximas de revalidar o troféu. Ao intervalo, as comandadas de Raul Duarte tinham vantagem de onze pontos (32-21).

Caso o Maculusso vença por diferença maior a que perdeu (21 pontos), conquista a taça, uma vez que a final é disputada a apenas duas "mãos".

ANGOLA : Convocada pré-selecção feminina em sub-18 para zonal de Harare

Vinte e três atletas foram hoje convocadas, para integrar os trabalhos da pré-selecção feminina em sub-18, tendo em vista a fase de apuramento ao Zonal VI, a decorrer em Harare de 05 a 12 de Abril.

Com seis jogadoras, o 1º de Agosto é a formação com maior número de atletas, seguido do Interclube e Juventude de Viana, ambos com quatro, de acordo com um comunicado da Federação Angolana de Basquetebol chegado esta noite a Angop.

Eis a lista:

Fineza Eusebio, Claúdia Dundão, Luisa Ferreira, Rosária Keta, Janeth Jazi e Cristina Makititi (1º de Agosto); Conceição António, Nazaré João, Luisa Simão e Mavuba Mireiles (Inter Clube); Kiaco Dongala (G.D.Nocal), Elisabeth Pascoal, Jiveti Pedro Lusilavovo, Flora Bernardo e Marilia Pascoal (Juventude de Viana), Elsa Manuel e Ruth Fernandes (Futebol Clube Vila Clotilde); Ana Claúdia e Matilde Sachitué (Inter Clube de Benguela).

Neid Sif Calino (Casa P. do Porto do Lobito), Surdia Mateus, Tatiana Marques e Francisca Diniz (Benfica Petróleos da Huíla).

O treinador Apolinário Paquete, do Inter Clube de Angola, é o técnico principal e será coadjuvado por Fernando Sapalo, também do Interclube, e Hilário Filipe Bernardo, do Inter Clube de Benguela.

ANGOLA : Petro e 1º de Agosto jogam destaque da 3ª jornada do Nacional

As formações de basquetebol do 1º de Agosto e Petro de Luanda defrontam-se na noite de sexta-feira, no pavilhão principal da Cidadela, na partida de destaque da terceira jornada da segunda volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino.

O encontro, com início marcado para as 19 horas, vai opor pela quinta vez esta época as duas melhores equipas de basquetebol do país e do continente africano.

No confronto directo, os “militares” levam vantagem, sendo que venceram em três ocasiões (jogos da primeira volta do provincial, nacional e final da Supertaça) e perderam uma (segunda volta do provincial).

As equipas vão procurar dar o melhor de si na obtenção dos dois pontos em disputa, tendo em vista as suas pretensões na maior prova interna da “bola ao cesto”, as quais passam apenas pela conquista do “ceptro”, como têm assumido as respectivas direcções.

Por um lado estarão os comandados de Alberto de Carvalho “Gingumba” ávidos de ganhar para “vingar-se” da recente derrota na Supertaça Wladmiro Romero, por outro os “agostinos” motivados pelos últimos sucessos frente ao “arqui-rival”, mas algo cauteloso por ter uma das suas “peças” mais influente limitada (o extremo Olímpio Cipriano).

Os jogos entre ambas equipas têm sido bastante equilibrados, pois cinge-se nos habituais “duelos” entre bases (Milton, Chanon Crucks e Bonifácio pelo Petro) e (Armando Costa, Lutonda e Houtma, pelo d’Agosto; extremos (Carlos Morais, Luís Costa e Victor de Carvalho) e Cipriano, Carlos Almeida e Rodrigues Mascarenha.

Não menos importante é a “luta” de tabelas que opõe Eduardo Mingas e o seu companheiro Victor Muzadi à Kikas Gomes e Francisco Jordão, a qual tem contado ainda com o contributo de Leonel Paulo e Ricardino.

O 1º de Agosto é o líder invicto do campeonato com 28 pontos, ao passo que os “petrolíferos” ocupam a quarta posição com 22. O Interclube, que defronta para a mesma ronda o Vila Clotilde, é o segundo classificado com 26 pontos.

No complemento da jornada jogam ainda Atlético Sport Aviação (ASA)-Desportivo da Nocal e Universidade Lusíada-Sporting de Luanda.

11 março 2008

ANGOLA : Centro de Formação de Treinadores do 1º de Agosto forma mais técnicos

Vinte e três treinadores de Basquetebol foram hoje reciclados em várias matérias, no quadro de um programa de formação em curso, no Clube Desportivo 1º de Agosto.

A acção formativa, a segunda das quatro programadas para o ano em curso, de acordo com o director técnico do curso, Aníbal Moreira, visa capacitar cada vez mais os treinadores do Clube Militar e outros interessados.

Realçou, por seu lado, que a iniciativa não se restringe apenas para os quadros do seu Clube, mais também para todos aqueles que pretendem aumentar os seus níveis profissionais.

Aníbal Moreira garantiu que a sua agremiação vai continuar com a política de formação, ao mesmo tempo que apelou a outras colectividades Desportivas no sentido de abraçarem o projecto, porque na sua opinião a vertente formação deve ser continua.

Os 23 treinadores que hoje terminaram o curso, receberam instruções nas matérias de Planeamento de Treino, aproveitamento do tempo, Contra-Ataque e ressalto de bola ao cesto.

ANGOLA : 1º de Agosto/Maculusso (ficha técnica)

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto derrotou esta noite no pavilhão anexo da Cidadela desportiva, em Luanda, a formação do Grupo Desportivo do Maculusso, por 67-46 em partida pontuável para a primeira mão da taça de Angola.

Ao intervalo, as ``militares`` venciam já, por 32-21.

Melhor cestinha: Madalena Muhongo, com 19 pontos

Melhor ressaltadora: Nacissela Maurício com oito (quatro defensivos e quatro ofensivos).

Marcha do marcador: 1º (14-10), 2º (32-21) 3º (53-36), 4º (67-46)

Equipas:

1º de Agosto: Maria Afonso(08), Domitila Ventura(02),Ângela Cardoso(02), Isabel Francisco (01), Barbara Guimarães (03), Sonia Guadalupe(09),Crispina Correia(02),Astrida Vicente(10),Nacissela Mauricio(09), Ernestina Neto(05), Jacqueline Francisco(09), Sofia Kapinga(07).

Treinador: Raul Duarte

Desportivo do Maculusso: Eva Silva(07), Marisa Nhamalembe (04), Madalena Muhongo(19 ), Elsa Eduardo(00 ),Vera Miguel ( 00), Luísa Capalo(00), Edna Pedro (02), Felizarda Jorge (12), Samba Eduardo.

Treinador: Januário dos Santos

Pavilhão: Anexo da cidadela

Arbitragem: Iracelmo Pinto e Gilberto António

ANGOLA : 1º de Agosto a uma vitória de conquistar a Taça de Angola em feminino

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto está a uma vitória de revalidar o título da taça de Angola, após vencer esta noite no pavilhão anexo a Cidadela, em Luanda, o Desportivo do Maculusso, por 67-46, na partida da primeira "mão".

Os minutos iniciais do primeiro período foi pautado pelo equilíbrio, visto que a formação do Maculusso por diversas ocasiões conseguiu travar o favoritismo das comandadas de Raul Duarte.

A parte final do primeiro período, a equipa militar esteve nervosa e foi com uma vantagem de apenas quatro pontos 14-10.

Na etapa seguinte, o treinador Raul Duarte colocou em campo algumas atletas mais experientes, como Maria Afonso, Ângela Cardoso e Ernestina Neto na tentativa de procurar fugir no marcador.

O 1º de Agosto foi para o intervalo a vencer por expressivos 32-21. Na etapa complementar, as ``rubro-negras`` detentoras do troféu imprimiram outra velocidade na partida e acabaram por vencer o terceiro período, por 53-36, fruto dos lançamentos de triplos e maior rigor exercido no sector defensivo.

O último período serviu para a equipa técnica colocar em campo jogadoras pouco utilizadas nas primeiras etapas do jogo e acabou mesmo por vencer, por 67-46.

O próximo jogo disputa-se na quarta-feira as 19 horas no pavilhão do ``Rio Seco``.

10 março 2008

ANGOLA : 1º de Agosto e Maculusso disputam hoje 1ª mão da final da taça

As equipas sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo do Maculusso disputam hoje, às 18 horas, a "1ª mão" da final da Taça de Angola, no pavilhão anexo à Cidadela Desportiva.

Para chegar a final as militares e a formação do Maculusso afastarem o Interclube e o Clube Desportivo Universitário (CDUAN), respectivamente.

A "2ª mão" será disputada a catorze do corrente mês, no pavilhão do Rio Seco, também.

A formação do 1º de Agosto é o detentora do troféu.

09 março 2008

ANGOLA : Interclube verga ASA e mantém terceiro lugar do Campeonato Nacional

Com 19 pontos do base Simão Panzo que foi o cestinha da partida, o Grupo Desportivo Interclube derrotou ontem no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação ASA por 65-55, em desafio de maior cartaz da décima quinta jornada da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, quando ao intervalo os “Polícias” perdiam 39-30.Apesar do triunfo, os pupilos de Manuel de Sousa “Necas” tiveram imensas dificuldades para chamarem a si a vitória e consequentemente à conquista dos dois pontos. Os três primeiros períodos foram dominados inteiramente pelo Atlético Sport Aviação ASA, que não contou com a orientação do seu técnico principal Carlos Dinis. No primeiro quarto, a turma aviadora vencia por uma margem de dois pontos (18-16).No segundo período, com uma defesa pressionante o Atlético Sport Aviação ASA superiorizou-se com parcial de 21-14, fixando o resultado ao cabo dos primeiros 24 minutos em 39-30.Depois do intervalo, os pupilos de Manuel de Sousa “Necas” reapareceram com outra disposição, onde sobressaíam os lançamentos exteriores e os contra-ataques que terminavam sempre em êxito ou seja, com a marcação dos dois pontos. Neste quarto, apesar do Interclube ter saído em desvantagem, conseguiu ganhar por uma parcial de 13-7. 46-43 foi o resultado ao cabo do terceiro período. Com uma defesa pressionante e um ataque eficiente, o Grupo Desportivo Interclube conseguiu chamar a si as “operações” da partida com Simão Panzo a se notabilizar na condução do jogo da sua equipa, que conseguiu vencer por um parcial de 22-9, perfazendo 65-55 a favor do Interclube que se mantém na terceira posição do Campeonato Nacional de Basquetebol com 24 pontos. O trio de arbitragem constituído por Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo com um ou outro erro não teve influência no resultado final. Ainda ontem, o Atlético Petróleos de Luanda derrotou a formação do Sporting de Luanda por 108-64, e ocupa a segunda posição com 26 pontos. O Imbondeiro de Viana derrotou a Nocal por 81-77 ao passo que o Lusíada venceu o Promade de cabinda por 76-73. A competição é comandada pelo 1º de Agosto com 28 pontos.

Ficha técnica

Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, com pouco público para ver jogar as equipas do Grupo Desportivo Interclube e Atlético Sport Aviação ASA, em desafio válido para a décima e quinta jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Sob arbitragem do trio formado por Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma: Atlético Sport Aviação ASA: Wilson da Mata (4), Carlos Quibato (7), Felipe Abrão (14), Edmundo Ventura (3), Wilson de Carvalho (5), Adolfo Quimbamba (3), Afonso Rodrigues (2), Francisco Gonçalves (0), Emanuel Melgaço (6), Hélder Ortet (5), Idelfonso Quiteculo (4), Cristóvão de Oliveira (0).Treinador: Jacinto Olím “Jabila”Grupo Desportivo Interclube: Armindo Chipongue (0), Fabrice Mokoteemapa (5), Roly Mayombo (0) José Nascimento (0), Michael dos Santos (2), Jorge Taty ( 0), Nivaldo Sumbo (6), Vicente Neto (4), Lifetu Selengue (13), Mutu Fonseca ( 0), Simão Panzo (19), Hélder Domingos (16).Treinador: Manuel de Sousa “Necas

“Valeu a entrega dos meus jogadores”- Manuel de Sousa “Necas” (Interclube)

No final da partida, Manuel de Sousa “Necas”, timoneiro principal do Grupo Desportivo Interclube, louvou a atitude que os seus jogadores tiveram fundamentalmente no último quarto. “Nós estamos aqui para motivar sempre os nossos jogadores para nunca desistirem. Entramos muito mal nos dois primeiros períodos e como viu conseguimos recuperar o jogo logo no início do terceiro quarto e que foi um factor determinante para que pudéssemos vencer a partida”.“Necas” disse por outro lado, que a sua equipa precisa melhorar cada vez mais.

“Vitória justa do Interclube”- Jacinto Olim “Jabila” (ASA)

Por seu turno, Jacinto Olim “Jabila” técnico-adjunto de Carlos Dinis no Atlético Sport Aviação ASA considerou a vitória do Grupo Desportivo Interclube como sendo justa porque foi a equipa que cometeu menos erros ao longo dos 48 minutos. “O jogo teve duas fases distintas. Nós dominámos a partida durante os primeiros dois períodos mas na ponta final faltou serenidade dos meus jogadores.