Africa Basquetebol

30 setembro 2008

ANGOLA : Noticias

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tem tudo preparado para realizar a 4 de Outubro próximo (sábado), na sala de reuniões do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), em Luanda, a sua Assembleia Geral para a eleição da Comissão Nacional Eleitoral que vai conduzir o processo de renovação de mandato dos novos corpos sociais para o quadriénio 2008/2012, de acordo com António Celestino Sofrimento Manuel, secretário geral da FAB. Para além da eleição dos membros que farão parte do órgão que vai conduzir todo o processo até a eleição dos novos corpos gerentes para o mandato 2009/2012, o conclave vai ainda fazer a apreciação e aprovação do balanço e contas referentes ao primeiro, segundo e terceiro trimestre de 2008.“Estamos a preparar esta Assembleia Geral de modos a que possamos ter uma boa participação, desde os nossos principais parceiros que são as associações provinciais, clubes, associação dos desportos universitários, Abrua enfim. Queremos congregar nesta nossa assembleia todas as franjas da sociedade que tratam de basquetebol”.Para António Celestino Sofrimento Manuel, a actividade do dia 4 de Outubro próximo, por sinal a última do actual elenco liderado por Gustavo Vaz Dias da Conceição, constituirá o ponto mais alto da direcção da federação, já que marcará o fim do mandato de quatro anos que segundo disse “foi marcado por várias conquistas”.O executivo da direcção da Federação Angolana de Basquetebol fez saber ainda que os dossiers a serem aflorados durante a Assembleia Geral do próximo sábado, estão já na posse dos associados. “De um tempo a esta parte e para facilitar as discussões temos feito a entrega dos dossiers de forma antecipada e para esta Assembleia Geral não fugimos à regra”, asseverou António Celestino Sofrimento Manuel, secretário geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Angolanas figuram no grupo B do Africano da Tunísia

A Selecção Nacional júnior feminina de basquetebol que de três a dez de Outubro próximo, participa na décima edição do Campeonato Africano da categoria, a decorrer na Tunísia, figura no grupo B, juntamente com as selecções Nigéria, Mali, República Democrática do Congo, Guiné Conakry e Quénia, segundo o sorteio realizado no último sábado. No grupo A, estão as selecções da Tunísia, país anfitrião, Costa do Marfim, Zimbabwe, Uganda, Moçambique e Benin. MC

Juniores masculinos estagiam em Espanha

A Selecção Nacional júnior masculina de basquetebol que prepara a sua participação no Campeonato Africano da categoria, a disputar-se de 15 a 25 de Outubro próximo, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de Sub-19 de 2009 na Nova Zelândia, parte a três de Outubro próximo para o Reino de Espanha, palco do estágio pré-competitivo. Em terras espanholas, o seleccionado angolano que será dirigido por Carlos Dinis, técnico principal do Atlético Sport Aviação ASA, têm agendado em princípio dez a 15 jogos de controlo antes de rumar para o Egipto, onde vai disputar o Campeonato Africano de juniores. O seleccionador nacional, Carlos Dinis, que traçou como meta para a “operação” Egipto, os dois primeiros lugares que dão acesso ao Campeonato do Mundo de Sub-19, a disputar-se em 2009, na Nova Zelândia, já se encontra em Lisboa, Portugal, em trânsito para Espanha, a fim de preparar as condições de acomodação do cinco nacional. Recorde-se que, Angola figura no grupo B, juntamente com as selecções da Nigéria, Congo Brazzaville, Argélia, Quénia e Costa do Marfim, ao passo que no grupo A, estão as selecções do Egipto, país organizador, Mali, Senegal, República Centro Africano, Moçambique e Marrocos. MC.

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL - Diferença competitiva começa a vir ao de cima

É um facto que já era previsível. No entanto, estava longe das conjecturas que se acentuasse tão cedo como está a acontecer neste momento, em que somente estão decorridas quatro jornadas da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. A diferença competitiva entre os intervenientes começa a vir ao de cima e, como consequência clara e imediata, a constituição de dois grupos perseguindo objectivos distintos: primeiro, os quatro da capital do país a prometerem uma espectacular luta na sua perspectiva de conquistar o título e, segundo, os das restantes três cidades, castigados pela falta de ritmo para um evento desta estirpe e, como tal, obrigados a assumir o papel de meros figurantes, mas, como é notório neles, aceitando humildemente essa realidade na perspectiva de a prova em curso se constituir num valor acrescentado para as suas contas de futuro.

Se no primeiro ciclo de jornadas duplas não se proporcionou o encontro entre as duas “alas”, devido à forma como o campeonato se organizou no arranque, face às contingências então verificadas, no segundo, ocorrido no pretérito fim-de-semana, o cruzamento entre os conjuntos de Maputo (quatro) e os da Beira (dois), de Chimoio (um) e de Quelimane (um) foi inevitável. E foi uma oportunidade que, para além de ter emprestado a necessária grandeza à Liga Vodacom, esta experiência singular da nossa bola-ao-cesto teve o condão de trazer a certeza, de forma palpável, àqueles que ainda olhavam para a prova cepticamente.

Do ponto de vista de competição em si, a diferença residiu fundamentalmente no andamento das equipas, na abordagem do jogo e, como é evidente, na sua ambição quanto ao desfecho da contenda. Foi deste modo que, na maior parte dos casos permitindo até aos seus treinadores rodar na medida do possível os seus atletas e oferecer aos menos utilizados oportunidade para se exporem, a jornada acabou sendo, igualmente, uma ocasião para uma avaliação genuína do basquetebol que se pratica fora da capital do país.

E o resultado foi precisamente este: por um lado, o galanteio do Desportivo, única formação invicta na prova, do Maxaquene, do Costa do Sol e Ferroviário de Maputo e, por outro, a centena de pontos que efectivamente ajudou para marcar a diferença entre estes e os seus oponentes.

No sábado, a maratona basquetebolística teve como palco a “catedral”, onde Costa do Sol e Ferroviário chegaram aos 100 pontos. Os “canarinhos” derrotaram o Desportivo da Beira por 101-49 e os “locomotivas” venceram A Politécnica de Quelimane pela marca de 121-55. Juma Pira, com 21 pontos, foi o jogador mais em evidência na equipa treinada por Milagre Macome, enquanto Gerson Novela (23), Ricardo Alípio (20) e Octávio Magoliço (19) destacaram-se no Ferroviário.

O Desportivo ficou a um ponto da centena no seu triunfo sobre Sport Clube de Chimoio, por 99-66, numa partida em que Nelson Jossias fez 16 pontos. O seu vizinho Maxaquene, no embate de maior cartel da jornada, sobrepôs-se ao Ferroviário da Beira e ajustou várias contas anteriores, pela marca de 71-42, tendo Fernando Manjate assinado 18 pontos.
QUADRO DE RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO


3ª JORNADA
Ferroviário de Maputo-Sport Clube 109-49
Desportivo de Maputo-A Politécnica 79-65
Maxaquene-Desportivo da Beira 84-42
Costa do Sol-Ferroviário da Beira 85-63

4ª JORNADA
Costa do Sol-Desportivo da Beira 101-59
Desportivo de Maputo-Sport Clube 99-66
Ferroviário de Maputo-A Politécnica 121-55
Maxaquene-Ferroviário da Beira 71-42



CLASSIFICAÇÃO


J V D CESTOS P
DESPORTIVO 4 4 0 341-283 8
Maxaquene 4 3 1 294-223 7
Costa do Sol 4 3 1 319-250 7
Ferroviário 4 2 2 380-261 6
Fer. Beira 4 2 2 296-283 6
A Politécnica 4 1 3 276-367 5
Sport Clube 4 1 3 262-380 5
Desp. Beira 4 0 4 249-351 4

29 setembro 2008

ANGOLA : Notícias do Interclube

O técnico principal de basquetebol do Grupo Desportivo Interclube, Apolinário Paquete, considerou de irresponsável a atitude de alguns jogadores, que mesmo tendo contrato firmado com a sua agremiação decidiram unilateralmente abandonar o clube. Depois das saída dos extremos José Nascimento e de Simão Santos, atletas que assinaram já pelo Atlético Sport Aviação (ASA) para a presente temporada, seguiram-se as “deserções” do então capitão da Polícia Vicente Neto (extremo), que segundo apuramos, terá já assinado pelo Recreativo do Libolo e do Euclides Camacho (extremo), que está nesta altura em conversações com o Clube do Aeroporto, no caso, o Atlético Sport Aviação (ASA).“Todos estes atletas que você mencionou ainda têm contrato com o Grupo Desportivo Interclube até 2009. Considero de irresponsável a atitude destes jogadores que decidiram deixar a equipa apesar de estarem ainda ligados contratualmente com a direcção do clube”, disse Apolinário Paquete, que substituiu no comando técnico Manuel de Sousa Necas, este último que assumiu agora o cargo de director para o basquetebol do clube da Polícia. O técnico do Grupo Desportivo Interclube disse por outro lado, que a situação está a ser tratada a nível da direcção do clube. “Não há dúvidas que são atletas importantes. Mas, fazem falta os presentes os ausentes não. Aliás, este é um assunto que a direcção está a tratar porque naquilo que se refere ao trabalho de campo temos realizado sem qualquer sobressalto”.Entretanto, quem também continua foragido é o base Adilson Câmara. “O Adilson Câmara por e simplesmente desapareceu sem dar qualquer explicação. Ele mantém o seu telemóvel desligado o que torna impossível a comunicação”, asseverou Paquete. Em função das deserções massivas, Apolinário Paquete tem estado a trabalhar com jovens atletas provenientes dos vários clubes da capital que procuram um lugar no Grupo Desportivo Interclube. De acordo ainda com o técnico da formação da Polícia, o provincial vai servir de antecâmara à XXXI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Base Simão Panzo está próximo da renovação

O experiente base Simão Panzo poderá renovar nos próximos dias o seu vínculo contratual com a direcção do Grupo Desportivo Interclube, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto do atleta. O vínculo que liga o atleta ao Grupo Desportivo Interclube termina na primeira quinzena do próximo mês, e dada a vontade demonstrada pelas duas partes, atleta e direcção, a celebração da renovação do contrato poderá se efectivar. “Tenho mantido encontros regulares com a direcção do Grupo Desportivo Interclube e pelo que tudo indica vou continuar a representar este clube. Existem ainda alguns pormenores a serem acertados logo que sejam resolvidos não terei qualquer problema em renovar”.Simão Panzo exige a melhoria do seu contrato e do seu ordenado. Questionado sobre a saída massiva de atletas, o internacional angolano mostrou-se preocupado. “É lamentável. São jogadores de qualidades inquestionáveis e certamente a equipa vai ressentir-se. Todos nós somos profissionais e obviamente representamos o clube que consegue satisfazer as nossas necessidades. MC

Apolinário Paquete aponta metas para 2009

Apesar da sangria que está a sofrer, Apolinário Paquete apontou o terceiro lugar como meta a atingir na XXXI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. “Nós estamos praticamente a fazer uma nova equipa mas ainda assim queremos estar entre os três primeiros no Campeonato Nacional. Temos consciência que não será uma tarefa fácil, mas tudo faremos para conseguir atingir este desiderato”, prognosticou o número um da turma da Polícia. Recorde-se que, o Grupo Desportivo Interclube quedou-se na quarta posição da edição número 30 do “Nacional”.

28 setembro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto “encesta” universitários na estreia do Campeonato Provincial

O 1º de Agosto começou ontem a sua participação no Campeonato Provincial de Luanda de Basquetebol, com nível de campeão, ao cilindrar, no pavilhão do Rio Seco, a equipa da Universidade Lusíada por 104-46.Partindo do pressuposto de que a Universidade Lusíada não era um adversário temível, escusado seria dizer que os agostinos se mostraram superiores desde o primeiro quarto. O relato dos factos cinge-se ao reconhecimento da fragilidade da equipa universitária, que não conseguiu fazer frente à avalanche ofensiva imposta pelos rubros e negros, tecnicamente comandados por Luís Magalhães, que aproveitou a oportunidade para rodar a equipa B. Os universitários evidenciaram desde logo que são uma equipa com tarimba inferior, a julgar pela fisionomia dos seus atletas e pelo desnível técnicos, quando comparados aos militares. Luís Magalhães não precisou de utilizar o seu génio, como expert na matéria, limitando-se a mandar para quadra todos os integrantes do grupo, que apesar das falhas cometidas, não encontraram dificuldades no terreno, fixando a primeira parte em 54-27.No reatamento, os campeões decidiram dar um espectáculo, experimentando jogadas clássicas que terminavam, na sua maioria em afundanços, quando os pupilos do novato Gonsalo da Costa, totalmente exaustos, permitiram a dilatação do marcador. 104- 46 foi o resultado da estreia dos campeões. O jogo entre o Inteclube e Vila não foi realizado, por imperativos técnicos, podendo ser remarcado na próxima semana.

27 setembro 2008

ANGOLA : Noticias soltas

Sob o slogan “Sprite joga com fair play” e “Sprite, liberta a tua sede”, os nove municípios de Luanda vão disputar a fase final do torneio Sprite Ball de basquetebol, em masculinos, a ter lugar de 11 a 12 de Outubro próximo, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva. António Celestino Sofrimento Manuel, em representação da Federação Angolana de Basquetebol, disse, durante a conferência de imprensa realizada ontem, na sede da FAB, que os jogos terão a duração de 30 minutos cada e serão intercalados por música e dança executadas por artistas conhecidos no panorama cultural nacional. A organização fez ainda saber que o objectivo do torneio, que tem suporte da Coca –Cola e da NBA, é de desenvolver o basquetebol a partir da mais tenra idade, por forma a pesquisar talentos que possam futuramente granjear patamares a nível do profissionalismo internacional. O torneio contou com a participação de várias equipas, representando os municípios da Maianga, Ingombota, Sambizanga, Cazenga, Samba, Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Viana e Rangel, tendo cada um deles apurado o seu representante. O facto de haver um número ímpar, a organização do evento (FAB e Coca-Cola) decidiu fazer uma disputa entre os municípios de Viana e Cacuaco para a definição do representante à fase final, tendo o município de Viana conseguido o apuramento. Todas as equipas participantes no torneio beneficiarão de equipamentos, cabendo ao vencedor a quantia de cinco mil dólares americanos, três mil ao segundo classificado, mil e quinhentos ao terceiro. A equipa “fair play” receberá mil dólares, o melhor jogador 700 dólares, 600 dólares ao melhor marcador e 400 ao melhor defensor.

Inaugurado Centro Especial de Treinamento

UA Federação Angolana de Basquetebol inaugurou ontem, no complexo da Cidadela Desportiva, o primeiro Centro Especial de Treinamento, com vista a formar jovens com potencialidades para a alta competição. O Centro é dirigido por Elvino Dias, técnico da federação que esteve recentemente nos Estados Unidos a receber formação específica e conta, numa primeira fase, com a preparação de 25 atletas de 16 anos de idade, com cerca de 1, 90 metro de altura. De acordo com Elvino Dias, nesta primeira fase vão efectuar um trabalho cíclico, três a quatro vezes por mês, podendo o programa sofrer algumas alterações, em função dos resultados obtidos. “Pensamos que o treinamento especial é uma necessidade que o nosso mercado vem necessitando para que nos próximos tempos tenhamos atletas com mais qualidade, por isso demos o pontapé de saída e com a equipa de trabalho vamos tentar fazer o melhor para que o objectivo traçado seja um facto”, disse. HJ

Masculinos ensaiam ataque frente ao Recreativo do Libolo

A Selecção Nacional masculina de Sub-18 efectuou ontem no seu primeiro jogo amistoso diante do Recreativo do Libolo, no quadro da sua preparação para o campeonato africano de Alexandria, de 17 a 26 de Outubro. Diante do Libolo, maioritariamente composto por atletas que lutam pela permanência, o seleccionado nacional procurou corrigir os aspectos tácticos, com maior incidência para o ataque e transposição defesa-ataque, pois o adversário não possuía argumentos para contrariar de forma análoga as investidas do “cinco” nacional.

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol: Águia soma e segue

O DESPORTIVO continua invicto e em grande na Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Ontem, dia reservado aos jogos da terceira jornada e no primeiro confronto entre formações da capital do país e das outras três cidades, os “alvi-negros” derrotaram A Politécnica de Quelimane por 79-65, numa partida em que os zambezianos deram um ar da sua graça.

O vizinho Maxaquene também não teve contemplações diante do Desportivo da Beira, ganhando pela marca de 84-42. Quem se reconciliou consigo mesmo é o Ferroviário de Maputo, que, após uma entrada menos conseguida, obteve o seu primeiro triunfo na prova, atingindo, inclusive, a “chapa 100”. Bateu o Sport Clube de Chimoio por 109-49.

No desafio que fechou a noite basquetebolística de ontem, para a Liga Vodacom, Costa do Sol e Ferroviário da Beira proporcionaram um bom jogo, com a vitória a sorrir para os canarinhos por 85-63.

O campeonato prossegue hoje, no pavilhão do Maxaquene, com os seguintes embates:

14.00 – Costa do Sol-Desp. Beira

16.30 – Desp. Maputo-Sport Clube

18.30 – Fer. Maputo-A Politécnica

20.30 – Maxaquene-Fer. Beira

26 setembro 2008

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol : Renovam-se as emoções

DESTA vez com as atenções viradas somente para a capital do país, renovam-se as emoções em redor da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, que entre hoje e amanhã conhece a disputa da terceira e quarta jornadas, respectivamente. Aparentemente, as formações da cidade de Maputo estarão desafogadas, pois defrontam adversários doutros pontos do país, nomeadamente Beira, Chimoio e Quelimane, embora haja a reconhecer que as surpresas podem acontecer e com elas o interesse pela prova cresce.

A noite de hoje reparte-se por dois pavilhões, sinónimo de que teremos uma dispersão de espectadores, porém, sem prejuízo da espectacularidade que se espera em cada uma das quatro partidas programadas. No recinto dos “tricolores”, os donos da casa defrontam o Desportivo da Beira, a partir das 20.30 horas, num jogo em que a turma de Horácio Martins é claramente favorita e uma oportunidade para, acelerando para uma margem folgada, poder rodar a equipa à vontade.

O mesmo deverá suceder com o Ferroviário de Maputo, que no primeiro embate, às 18.00 horas, terá pela frente o Sport Clube. Os “locomotivas” entraram tremendamente mal no campeonato e ganhar perante a formação de Chimoio afigura-se imperioso, sob pena de complicar a sua vida na restante parta da prova. A equipa de Manica soma uma vitória, ante o Desportivo da Beira.

Noutro extremo da cidade, na Malhangalene, mais concretamente no pavilhão do Estrela Vermelha, o desafio entre Costa do Sol e Ferroviário da Beira, a começar às 20.30 horas, é o que polariza as atenções dos amantes da bola-ao-cesto. Em princípio, perspectiva-se um jogo equilibrado, com os beirenses a quererem mostrar que realmente têm estofo para enfrentar de peito aberto uma competição desta natureza e os “canarinhos” a evidenciar a pujança atlética dos seus artistas e a matreirice que caracteriza a sua forma de jogar.

A iniciar a noite neste recinto, pelas 18.00 horas, o sensacional Desportivo de Maputo poderá ter uma missão menos complicada face à A Politécnica de Quelimane, que conseguiu um triunfo no Chiveve. A formação de Carlos Ferro faz as suas contas pela positiva e, no caso concreto do presente fim-de-semana, estima em mais duas vitórias.

CALENDÁRIO DE JOGOS


HOJE

Pavilhão do Maxaquene
18.00 – Fer. Maputo-Sport Clube
20.30 – Maxaquene-Desp. Beira

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Desp. Maputo-A Politécnica
20.30 – Costa do Sol-Fer. Beira

AMANHÃ

Pavilhão do Maxaquene
14.00 – Costa do Sol-Desp. Beira
16.30 – Desp. Maputo-Sport Clube
18.30 – Fer. Maputo-A Politécnica
20.30 – Maxaquene-Fer. Beira

ANGOLA : Base norte-americano assina pelo Libolo

O basquetebolista norte-americano Shannon Croocks assinou por uma temporada com o Recreativo do Libolo da
província do Kwanza Sul, que prepara a estreia no Campeonato Nacional da modalidade de 2009, foi hoje anunciado.
O valor envolvido na transferência do ex-base do Petro de Luanda não foi revelado. Croocks conquistou com as cores do conjunto do
eixo-viário dois títulos nacionais e uma taça dos clubes campeões africanos.
Shannon Croocks nasceu em Everett em 1978 e possui 1,78 metro de altura.

ANGOLA : Final do torneio Sprite Streetball disputa-se em Outubro

A fase final do torneio de basquetebol de rua, denominado Sprite Streetball, disputa-se nos dias 11 e 12 de Outubro
próximo, no pavilhão da Cidadela, em Luanda, com a participação de oito equipas campeãs municipais da capital do país.

O facto foi anunciado hoje em conferência de imprensa na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), onde, além dos aspectos técnicos, os organizadores abordaram as possibilidades da massificação para outras províncias, dando à prova carácter nacional.
“Estamos bastante satisfeitos com a disputa desta prova regulada pela FIBA e que no nosso país movimenta mais de 400 atletas, muito bem apoiados pela empresa Coca-cola, uma importante parceira na divulgação e massificação da modalidade no seio da juventude e das comunidades”, disse o secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento.
Para o dirigente federativo, que no acto foi ladeado pelo director-técnico, Nuno Teixeira, e o representante da empresa patrocinadora do torneio, Serge Mankwe, estudos estão a ser feitos para que se equacionem as hipóteses da institucionalização do evento.
“Por intermédio da FIBA, o três contra três está a evoluir para disputa a nível de países, continente e mundial. Angola, como terra do basquetebol africano, não pode ficar indiferente a este movimento. Por isso, vamos aproveitar a boa vontade e a contribuição da Coca-Cola”, frisou.
Por sua vez, Serge Mankwe referiu que o torneio visa, entre outros objectivos, tornar real o sonho de muitos jovens, que buscam
incessantemente pela oportunidade de se transformarem profissionais de basquetebol.
Quanto à edição2008, iniciada em Agosto nos nove municípios de Luanda, foram apuradas oito equipas para a fase final. Trata-se dos vencedores das provas municipais da Maianga, Ingombota, Samba, Cazenga, Sambizanga, Kilamba Kiaxi, Rangel e Viana.
Segundo o regulamento, atendendo que a capital do país tem nove municípios e dado o número impar, as equipas qualificadas na fase municipal de Viana e de Cacuaco disputaram uma eliminatória.
De periodicidade anual, a ser jogada com as regras da FIBA e envolvendo atletas da faixa etária dos 14 aos 19 anos, o torneio distribui prémios monetários, taças e outros estímulos aos três melhores colocados

25 setembro 2008

ANGOLA : Várias

A Pré-Selecção Nacional Feminina de sub -18 deu início, ontem, no campo do Maculusso, em Luanda, aos trabalhos de preparação para o Campeonato Africano das Nações que a Tunísia vai acolher de três a 12 de Outubro próximo. Dado ao curto período de preparação que resta, o conjunto nacional deu início dos trabalhos com uma partida amistosa diante da equipa de cadetes do Maculusso. Durante a partida, Hermenegildo Lopes, seleccionador nacional, fez jogar todas as atletas para ter uma ideia clara das potencialidades de cada uma, para traçar a equipa que levará a Túnis. As jogadoras da pré-selecção demonstraram pouco entrosamento, algo normal no primeiro contacto entre atletas vindas de diferentes equipas, porém, a forma física foi motivo de satisfação para a equipa técnica, pois, este pressuposto vai, de certa forma, compensar as poucas horas de trabalho que restam para rever as questões técnicas e tácticas. “Este jogo foi uma forma de conhecermos as atletas, porquanto a nossa convocatória ao Africano não foi por apuramento directo, mas em função da desistência de algumas equipas no certame. Por esta razão não tivemos a possibilidade de fazermos um trabalho mais aprofundado”, justificou Hermenegildo Lopes. O técnico finalizou dizendo que “a equipa técnica está engajada no trabalho, por formas a aproveitar racionalmente o tempo que resta para que o seleccionado possa jogar de igual para igual com as outras formações”, salientou.

Projecto “Campo de Férias”será implementado na Huíla

Gaudêncio Hamelay, no Lubango

Um projecto denominado “Campo de Férias de Verão” será implementado na cidade do Lubango pelo técnico principal da equipa sénior masculina de basquetebol do Desportivo da Huíla, Manuel Trovoada, durante o “defeso” do ano lectivo dos alunos das instituições do ensino público e privados da província da Huíla. O projecto, que visa ocupar os tempos livres dos jovens estudantes, pretende evitar que os petizes fiquem inactos durante aquele período e vai contar com o apoio do categorizado professor de basquetebol, Luís Magalhães. Segundo Manuel Trovoada, um dos propósitos da materialização do programa consiste em ensinar às crianças que existe o basquetebol e as outras modalidades. “Vamos inserir dentro deste campo de férias de Verão, para além da modalidade de basquetebol, outros tipos de actividades, nomeadamente, artes plásticas, futebol, atletismo, etc. Temos aqui, dentro da província, os melhores fundistas…. Então, esses corredores, vão passar um pouco a mensagem sobre a sua experiência a esses jovens. Quer dizer, vamos ocupar estes jovens com pequenas preparações para o futuro”, pontualizou. Com isso, o técnico adiantou que os alunos vão aprender a jogar o basquetebol, a ter gosto pela leitura, a conhecer como é feita a conservação e acompanhamento do crescimento das plantas e da regra de convivência da própria cidade. “Temos o projecto já feito. Contamos com o apoio do professor Luís Magalhães, que tem estado a dar o seu apoio neste projecto de campo de férias. Vamos associar a cidade e o próprio governo da província a esta actividade. Para ser sincero, quanto mais jovens conseguirmos ocupar, significará que menos delinquência e confusão, esses jovens estarão a fazer durante este tempo de ocupação”, sustentou Manuel Trovoada.

Federação e Coca-Cola apresentam projecto “Sprite Ball”

Representantes da empresa de refrigerante Coca-Cola e membros da Federação Angolana de Basquetebol realizam hoje à tarde, às 16 horas, uma conferência de imprensa para apresentação do projecto “Sprite Ball” para a categoria de Sub-18 masculino. O referido projecto resume-se num torneio de basquetebol, a ser disputado no sistema todos contra todos, que envolverá equipas de todos os municípios da capital. De acordo com uma fonte da federação, o torneio contará com atletas dos 17 aos 19 anos de idade, pelo que estão já inscritos 399 atletas, subdivididos em equipas compostas, em média, por 10 jogadores. Na conferência de imprensa de hoje, a organização vai dar a conhecer todos os pormenores que vão nortear a competição, cuja final está prevista para o dia 13 de Outubro.

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol : Maputo enfrenta “resto do país”

AS primeiras quatro jornadas da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom têm sido realmente “sui generis”, face às diversas circunstâncias que levaram os organizadores a fazer ajustes no calendário. Depois de, no pretérito fim-de-semana, as atenções se terem repartido entre as cidades de Maputo e da Beira, desta vez, entre amanhã e sábado, o pólo das discussões será na capital do país, onde os seus representantes enfrentarão os das restantes três províncias. Para o Ferroviário da Beira, em particular, considerado o único “outsider” à altura de se travar de razões com os potenciais candidatos ao título, esta será uma grande oportunidade para efectivamente testar o seu potencial, quando defrontar Costa do Sol e Maxaquene, nos embates mais aliciantes das rondas três e quatro.

Os “locomotivas” do Chiveve, este ano treinados por Miguel Nuvunga – trocou de clube com José Delfino, tendo este passado para o Desportivo da Beira -, no ano transacto representaram o país na fase final da Taça dos Campeões de África, disputada em Angola, pelo que experiência, para eles, não constitui algo que lhes falte. Com um conjunto destemido e que não se apoquenta com a qualidade dos adversários maputenses, o Ferroviário da Beira propõe-se a transitar para a etapa dos “play off”, o que significa que a sua luta se centra entre os primeiros quatro lugares da actual fase de todos contra todos e em duas voltas.

Mas, após ganhar ao Sport Clube de Chimoio e à A Politécnica de Quelimane, agora o quadro apresenta-se diferente e extremamente complicado, perante dois times que também aspiram a qualificação e que, coincidentemente, somam uma vitória e uma derrota cada. Pois, amanhã, a partir das 20.30 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, a contar para a terceira jornada, os beirenses terão pela frente o Costa do Sol, que na sua aparição perante o campeão nacional realizou uma grande exibição e um triunfo convincente. Será uma partida essencialmente equilibrada, com as maiores responsabilidades a recaírem sobre a turma treinada por Milagre Macome, com mais estrelas vistosas, no entanto, podendo eclipsarem perante o sempre acreditar dos “locomotivas”.

Outra formação da Beira, o Desportivo, procurará se redimir dos dois desaires anteriores, só que, para a sua desgraça, o adversário chama-se Maxaquene e o seu horizonte no campeonato é mais lato. O jogo está marcado para o pavilhão dos “tricolores”, igualmente às 20.30 horas.

Depois de um começo verdadeiramente demolidor, o Desportivo de Carlos Ferro esfrega as mãos para mais uma dupla jornada de sucesso. E condições para o efeito tem-nas, desde que não menospreze os seus oponentes, “a priori” de menor dimensão. Joga com A Politécnica de Quelimane, às 18.00 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha.

Em paralelo, no recinto maxaquenense, estarão em campo Ferroviário de Maputo e Sport Clube de Chimoio. Os “locomotivas” têm amanhã uma soberana oportunidade para se reencontrarem com as vitórias, tendo em conta o seu começo decepcionante na Liga Nacional de Basquetebol Vodacom.

QUADRO DE RESULTADOS

1ª jornada
Costa do Sol-Maxaquene 56-65
Desportivo-Ferroviário 80-78
Fer. Beira-Sport Club 103-58
Desp. Beira-A Politécnica 79-87

2ª jornada
Maxaquene-Desportivo 74-83
Ferroviário-Costa do Sol 63-77
Fer. Beira-A Politécnica 88-69
Desp. Beira-Sport Club 69-89

CALENDÁRIO DE JOGOS

AMANHÃ

Pavilhão do Maxaquene
18.00 – Fer. Maputo-Sport Clube
20.30 – Maxaquene-Desp. Beira

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Desp. Maputo-A Politécnica
20.30 – Costa do Sol-Fer. Beira

SÁBADO

Pavilhão do Maxaquene
14.00 – Costa do Sol-Desp. Beira
16.30 – Desp. Maputo-Sport Clube
18.30 – Fer. Maputo-A Politécnica
20.30 – Maxaquene-Fer. Beira

Centro Especial de Treinamento inicia actividades

O Centro Especial de Treinamento de Basquetebol, criado recentemente pelo órgão reitor da modalidade no país, iniciou quarta-feira, em Luanda, as suas actividades académicas, constatou a Angop.
O centro funciona nas antigas instalações da Federação Angolana de Basquetebol e é exclusivo aos escalões de formação, com destaque para sub-16 em ambos os sexos.
Os primeiros alunos são todos de clubes de Luanda, tendo o 1º de Agosto fornecido o maior número de atletas com nove, o Petro cedeu cinco, o ASA e Vila Clotilde um, cada.
De acordo com uma fonte da federação, as aulas práticas acontecerão na última semana de cada mês, iniciando hoje e com termino para sábado, dia 27, no pavilhão anexo à Cidadela e serão dirigidas por professores nacionais.

Na abertura, quarta-feira, os alunos reuniram com a equipa técnica, liderada por Gerson Bethel, para se inteirar do funcionamento do centro, que funcionará como "viveiro" das selecções juniores e seniores.

24 setembro 2008

ANGOLA : Várias noticias

A Selecção Nacional masculina de sub-18, que prepara a sua participação no Campeonato Africano das Nações, a decorrer em Alexandria de 17 a 26 de Novembro, efectua amanhã, por volta das 15 horas, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva, o seu primeiro jogo de controlo diante da formação do Recreativo do Libolo. O grupo, que deverá embarcar nos próximos dias para o Reino de Espanha, a fim de cumprir um estágio pré-competitivo, realizou ontem mais duas sessões de treino, com incidência para a técnica individual (no período da manhã) e os aspectos tácticos (à tarde).O grupo ressente-se de duas baixas. Trata-se do extremo Joaquim Nunda, um dos atletas mais altos do conjunto, cuja influência na recuperação de bolas é importante, e de Yanik Moreira, extremo base. O primeiro tem uma lesão no joelho, ao passo que o segundo recupera de uma lesão no tornozelo. De acordo com os atletas, o trabalho de recuperação, feito pela equipa médica, está a resultar e deixa antever a reintegração dos dois, antes mesmo do estágio para o Reino de Espanha. Para hoje, o seleccionador Carlos Diniz marcou apenas uma sessão de treinos, reservada para o período da tarde, na qual aspectos técnicos e tácticos serão revistos. O grupo deverá realizar um jogo de controlo com o 1º de Agosto, na próxima sexta-feira.

Libolo prepara estreia no “Nacional” sénior masculino

O campeonato nacional de basquetebol sénior masculino pode contar com a integração de uma nova formação. Trata-se do Recreativo do Libolo, que tem à cabeça da equipa técnica Raul Duarte. Falando à reportagem do JD, momentos após a realização de uma sessão de treinos no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva, Raul Duarte disse que o objectivo é estar entre os seis melhores do campeonato. “É difícil trabalhar todos na Cidadela, mas pensamos que com a conclusão do nosso campo, teremos maior probabilidades de evoluir cada vez mais e alcançar o nosso objectivo”, argumentou. Para o técnico, ainda é prematuro falar sobre os atletas que estão a trabalhar neste momento, pois, nem todos vão poder permanecer. “Estamos ainda a dar os primeiros passos e vamos seleccionar aqueles que poderão fazer parte da equipa. Desta forma não lhe posso adiantar nada, até porque temos contactos com atletas que vão se juntar ao grupo e, como é obvio, aqueles que não poderem ficar serão dispensados”, disse. HJ

“Cinco” feminino inicia trabalhos para o CAN

A Selecção Nacional feminina de sub-18 dá início esta tarde, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva, aos trabalhos de preparação com vista o Campeonato Africano das Nações (CAN) a decorrer de três a 12 de Outubro em Túnis, capital da Tunísia. A direcção da Federação Angolana de Basquetebol marcou para hoje de manhã a apresentação oficial do técnico Hermenegildo Lopes como treinador principal da Selecção Nacional feminina de Sub-18. No mesmo encontro, o técnico deverá apresentar o seu programa ao grupo de trabalho. Para o efeito, conta com 20 atletas, numa empreitada em que será auxiliado por André Domingos e Cecília Campos. A selecção tem viagem prevista para o dia um de Outubro, dois dias antes do início da competição. Hermenegildo Lopes é também o técnico principal da equipa de seniores feminino do Interclube, ao passo que Cecília Campos é treinadora do Benfica do Huambo e André Domingos dirige os cadetes do 1º de Agosto. HJ

ANGOLA : Domingos Bonifácio assina pelo Libolo

O base angolano Domingos Bonifácio, que a temporada passada representou o Petro de Luanda, assinou um contrato de um ano com a formação do Grupo Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, informou terça-feira a Angop o atleta.
De acordo com o basquetebolista, que terminou o seu vinculo contratual com os "petroliferos" em Agosto deste ano, à saída do clube onde iniciou sua carreira deveu-se a falta de acordo para a renovação.

Durante as três temporadas na equipa principal do Petro de Luanda, Domingos Bonifácio, campeão panafricano pela selecção nacional, não conseguiu se afirmar com o técnico Alberto de Carvalho "Ginguba", sendo preterido por Milton Barros e o norte-americano Shannon Crook.
Com 23 anos de idade e 1,84 metros, o jogador, além do conjunto "tricolor", onde conquistou dois campeonatos nacionais e uma Taça dos Clubes Campeões de África, representou por duas épocas a equipa sénior masculina do Interclube.

A Angop apurou que o Recreativo do Libolo garantiu também os concursos dos extremos Dilson e Euclides Camacho e do treinador Raúl Duarte.

23 setembro 2008

ANGOLA : Federação confirma estágio pré-competitivo na Espanha

A Selecção Nacional de Sub- 18 masculina, que se prepara para participar no Campeonato Africano das Nações, a decorrer de 17 a 26 de Outubro em Alexandria, tem já confirmada a realização do estágio pré-competitivo no Reino da Espanha. De acordo com Elvino Dias, técnico da federação, o conjunto efectua os últimos treinos em Angola, com perspectiva de embarque para a próxima semana para efectuar um estágio com duração de quase duas semanas. “Estamos a tratar dos pormenores administrativos e julgamos que está tudo a correr dentro dos parâmetros com vista a cumprirmos, rigorosamente, com o programa traçado pela nossa direcção. Se não houver qualquer problema, o conjunto deverá deixar Luanda no dia três de Outubro”, informou. Elvino Dias disse ainda que neste momento estão a ser encetados contactos com as equipas que vão realizar jogos de controlo com o seleccionado nacional durante o estágio. Para já, a preferência recai para as equipas que ofereçam boas garantias de realizá-los e excelente nível competitivo. “Até agora, os contactos feitos têm resultado positivo e isso encoraja-nos bastante, pois a realização destes jogos reveste-se de importância capital, porquanto pretendemos ter uma equipa a competir em Alexandria na sua melhor forma para que o apuramento directo ao mundial do próximo ano seja um facto”, salientou.

Agendado sorteio do “Nacional” sénior masculino

A Federação Angolana de Basquetebol marcou para o dia oito de Novembro, às 16 horas, a realização da reunião técnica do XXXI Campeonato Nacional Sénior Masculino, nas suas instalações. De acordo com a nota enviada ao “Jornal dos Desportos”, o órgão reitor da modalidade, a nível nacional, convida para o evento os delegados de todas as equipas, apesar de as inscrições estarem ainda abertas. Por outro lado, a federação realiza no dia 23 do mesmo mês e no referido local, o sorteio do Campeonato Nacional sénior masculino e da Taça de Angola.

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol: Raça e irreverência “alvi-negra

SERÁ o caso de apenas se tratar do começo ou então estamos em presença de um Desportivo a regressar efectivamente ao seu estatuto de “O Glorioso”? Enquanto não temos a devida resposta, porque a prova somente rodou duas jornadas, nenhum motivo nos inibe de destacar o seguinte: os “alvi-negros” tiveram uma entrada auspiciosa na Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, com um time essencialmente jovem, raçudo, irreverente e que protagonizou a sublime façanha de derrotar, categoricamente, dois sérios candidatos ao título, na primeira oportunidade o Ferroviário, campeão nacional, e, na segunda, o seu vizinho e eterno rival Maxaquene. No Chiveve, os “locomotivas” locais também não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias, ganhando os dois encontros que disputaram.

Depois do triunfo diante do Ferroviário, sexta-feira, numa partida memorável e com uma ponta final imprópria para cardíacos, pela marca de 80-78, após ter estado a vencer por uma diferença de 23 pontos, o Desportivo foi, sábado, para a segunda jornada novamente com a disposição de dar “show”, fazendo alarde à irreverência dos seus jogadores, interessados em mostrar que a carreira titubeante nas competições anteriores, nomeadamente no campeonato da cidade, não é sua característica, mas apenas um defeito de percurso.

A presença de Pita Manhanga no meio daquela juventude tem sido extremamente profícua, pois a equipa tem no veterano jogador a estabilidade que precisa, sobretudo nos momentos em que os atletas se deslumbram. À semelhança do que havia acontecido contra o Ferroviário, o Desportivo voltou a ganhar vantagem sobre o adversário, mas depois viu-se sujeito a um grande sofrimento, principalmente no terceiro período, daí que a sua vitória (83-74) tenha sido um grande alívio, face à forte pressão nessa altura exercida pelos pupilos de Horácio Martins.

Samora Mucavele (18 pontos) e Ivan Macome (14) são os jogadores que contribuíram com mais pontos no Desportivo, enquanto Siade Cossa (19), Fernando Manjate (16) e Stélio Nuaila (11) fizeram pelos “tricolores”, que têm no seu plantel um americano (Vincent Hamilton) ainda não devidamente enquadrado.

O REI VAI NU?…

Ainda bem que o próprio técnico Carlos Alberto Niquice (Bitcho) reconhece que o campeão não está nada bem. Dois jogos, duas derrotas, será que realmente o rei vai nu? Bom, a ver vamos, mas, por enquanto, o Ferroviário ainda não teve motivos para sorrir e muito menos vincar a sua musculatura. A negra jornada dupla dos “locomotivas” começou na sexta-feira, para, no dia seguinte, ser completada por um Costa do Sol que no momento certo soube tirar partido de algum retraimento das unidades nucleares do adversário.

Equilibrado inicialmente, com o marcador em constante alternância, inclusive no resultado em cada período, os “canarinhos” tiveram no congolês Kipundu Gorlatse o esteio no jogo ofensivo, principalmente para fazer a diferença no marcador, enquanto as principais pedras do Ferroviário não encontravam argumentos sólidos para contrapor à subida em flecha do adversário no rectângulo de jogo.

O resultado de 77-63 acabou por se encaixar como uma luva na mão na formação de Milagre Macome, que, apesar da derrota na estreia, diante do Maxaquene, viu injectada a confiança para encarar a prova com mais segurança e determinação. Kipundu Gorlatse (28 pontos) esteve em grande destaque na contenda, a par dos seus colegas Paulino Feliciano e Nyakallo Nhupino (11 cada). Gerson Novela (14) e Octávio Magoliço (12) disfarçaram a palidez ofensiva dos “locomotivas”.

* ALEXANDRE ZANDAMELA

22 setembro 2008

ANGOLA : Equipa masculina de sub-18 prepara a sua participação no “Africano” de Alexandria

A Selecção Nacional masculina de Sub- 18, que projecta a sua participação no Campeonato Africano das Nações, de 17 a 26 de Outubro, em Alexandria, Egipto, retoma hoje os trabalhos de preparação, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva, depois de observar uma pausa no final de semana. De acordo com uma fonte da Federação Angolana de Basquetebol, os treinos serão realizados nos dois períodos (manhã e tarde).Quanto à pausa do final de semana, esclareceu que “se deve ao compromisso que os atletas têm com os seus clubes, em função dos campeonatos provinciais”.O grupo deverá, nos próximos dias, deixar Luanda para cumprir um estágio pré-competitivo, provavelmente no Reino da Espanha, mas Carlos Dinis, técnico principal, pretende aprimorar alguns aspectos técnicos, ainda em Luanda, para que o estágio sirva apenas para limar arestas. As sessões de treinos de amanhã terão maior incidência na revisão dos sistemas defensivos, com destaque para defesa à zona, sem descurar os outros aspectos técnicos, nos quais o conjunto ainda apresenta algumas debilidades. Recordar que o campeonato africano dará acesso directo aos dois primeiros classificados para o campeonato do mundo, a ser disputado no próximo ano.

20 setembro 2008

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol: Começo espectacular

FOI um começo verdadeiramente espectacular! Magnífico! Foi apenas a jornada inaugural e, em função daquilo que ontem à noite aconteceu nas duas principais cidades moçambicanas, não resta a menor dúvida que a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom será um êxito e corresponderá cabalmente aos objectivos que nortearam a sua criação. Em Maputo, com desafios essencialmente equilibrados e disputados debaixo de uma extraordinária entrega dos jogadores, Maxaquene derrotou Costa do Sol por 65-56 e, de certa forma surpreendente, Desportivo venceu Ferroviário por dois pontos – 80-78, enquanto na Beira, o Ferroviário local atingiu a centena de pontos, ganhando pela marca de 103-58 ao Sport Clube de Chimoio e A Politécnica de Quelimane bateu o Desportivo beirense por 87-79

Para hoje, dia reservado à segunda jornada, a expectativa irá gravitar em torno do sempre sensacional encontro entre os vizinhos Maxaquene e Desportivo, sendo de perspectivar, desde já, uma partida bastante envolvente e com uma grande determinação dos artistas, trazendo à superfície a rivalidade existente entre os dois conjuntos, que de vez em quando vão trocando de jogadores – basta apenas saltar o muro para “cair” no quintal do vizinho. A ronda realiza-se no pavilhão dos “tricolores” e contempla ainda o jogo Ferroviário-Costa do Sol. No Chiveve, realizam-se os despiques Desportivo da Beira-Sport Club de Chimoio e Ferroviário da Beira-A Politécnica.

Face ao valor da competição, alguns times recorreram ao estrangeiro para se reforçarem, como é o caso, por exemplo, do Maxaquene, que foi buscar um norte-americano. É verdade que, ontem, denotou alguma ausência de enquadramento, tendo, inclusive, estado “perdido” nas quatro linhas na combinação com os seus colegas. No entanto, estamos em crer que com mais jogos encaixar-se-á no time de Horácio Martins, que teve um começo à medida daquilo que se espera de um crónico candidato ao título, perante um Costa do Sol que deixou vincada a determinação dos seus jogadores.

Numa partida imprópria para cardíacos, nomeadamente na sua parte final, o Desportivo acabou sofrendo, desnecessariamente, para derrotar o campeão nacional Ferroviário. É que os “alvi-negros” chegaram a estar confortavelmente em vantagem, com 23 pontos, só que, aos poucos foram permitindo a recuperação dos “locomotivas”, que a sete segundos da buzina gelaram por completo as hostes dos comandados por Carlos Ferro. Mas, felizmente para estes, tudo correu de feição no fim, ganhando por dois pontos reveladores do quão complicado o jogo para ambos.

A cerimónia de abertura contou com uma especial entoação do Hino Nacional, através da cantora Gabriela, coberta pela bandeira, facto que efectivamente “moçambicanizou” o acto. Depois, o Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, e o Director-Geral da Vodacom José dos Santos, cumprimentaram os intervenientes do primeiro embate, Maxaquene e Costa do Sol, para finalizarem com o lançamento da bola na linha divisória, marcando-se assim, oficialmente, o início das Liga Nacional de Basquetebol Vodacom.
Quadro de resultados

Costa do Sol-Maxaquene (56-65)
Desportivo-Ferroviário (80-78)
Fer. Beira-Sport Clube (103-58)
Desp. Beira-A Politécnica (79-87)

JOGOS PARA HOJE

Pavilhão do Maxaquene
17.00 – Maxaquene-Desportivo
19.30 – Ferroviário-Costa do Sol

Pavilhão dos Desportos da Beira
17.00 – Desp. Beira-Sport Club
19.30 – Fer. Beira-A Politécnica

ANGOLA : Interclube procura hoje segunda vitória no províncial

O Interclube recebe hoje no pavilhão 28 de Fevereiro a equipa da Universidade Lusíada, em partida da segunda jornada do Campeonato Provincial de Luanda em basquetebol sénior masculino, na única partida da ronda.
Depois da vitória sexta-feira diante do Sporting de Luanda (71-61), os "polícias" vão procurar o segundo triunfo e isolar-se na liderança da prova.
Enquanto isso, os universitários vão estrear-se na competição, frente ao CDUAN, depois do adiamento na jornada inaugural.

Os jogos entre o Petro de Luanda - Vila Clotilde e ASA - Sporting de Luanda foram adiados, ao passo que o CDUAN folga e o 1º de Agosto-Embondeiro está cancelado por desistência deste último.

ANGOLA : Apolinário Paquete estreia-se com vitória no Interclube

O Interclube venceu sexta-feira, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Sporting de Luanda por 71-61, num jogo que marcou a estréia do técnico Apolinário Paquete a frente da equipa sénior masculina dos "polícias".

O treinador, que a temporada passada foi adjunto de Manuel de Sousa "Necas" na mesma formação, depois de passar pela equipa sénior feminina do 1º de Agosto, Interclube e selecção nacional, já foi árbitro internacional.

O desafio, referente a primeira jornada do Campeonato Provincial de Luanda, teve como melhor marcador o poste do Interclube Jorge Taty, com 20 pontos, enquanto João Baptista destacou-se pelos sportinguistas com 18.
Os jogos entre a Universidade Lusíada - CDUAN e Petro de Luanda - ASA, para mesma jornada, foram adiados, ao passo que o confronto entre o FC Vila Clotilde e o Embondeiro de Viana foi cancelado por desistência dos vianenses.
Nesta ronda do campeonato o 1º de Agosto folgou.

Sábado, para a segunda jornada, vão jogar Interclube e Universidade Lusíada. Os restantes desafios também foram adiados.

A prova, com término previsto para o dia 18 de Outubro, será disputada a uma volta no sistema de todos contra todos. O Petro de Luanda é o campeão em título.

19 setembro 2008

ANGOLA : “Basquetebol angolano é riquíssimo” Manuel Trovoada

Manuel Trovoada, a caminho do seu segundo ano à frente dos destinos técnicos da equipa sénior masculina do Clube Desportivo da Huíla, CDH, em basquetebol, pretende ter uma equipa competitiva, disciplinada e com fair play para que a agremiação continue a dignificar a província no Campeonato Nacional Sénior Masculino da modalidade. Na Huíla, o técnico trabalha igualmente num projecto de massificação para a descoberta de novos valores que possam, num futuro breve, reforçar os mais variados escalões da formação militar da Região Sul. E a razão é simples: “O basquetebol angolano é riquíssimo e tem jovens com conduta disciplinar cheios de fair play”. Outro projecto ambicioso, denominado “Campo de Férias”, será implementado durante as férias dos alunos ainda este ano, com a finalidade de ocupar os tempos livres dos mesmos e outros jovens lubanguenses.

Para quando a abertura das oficinas da equipa sénior masculina de basquetebol do Desportivo da Huíla?

A equipa pertence a um clube militar e alguns membros da direcção se encontram de prevenção. Tínhamos tudo agendado para que o arranque da época desportiva acontecesse no dia 15 do corrente mês, mas, por razões alheias à nossa vontade, abri-la-emos no próximo dia 22. O clube está a envidar esforços para que tudo corra bem. Nesse momento, decorre o processo de selecção de alguns atletas que vão reforçar o elenco. Nem que seja com 50 ou 60 por cento da equipa, daremos a abertura da época para que possamos cumprir a nossa programação nos próximos dias.

Quantos atletas trabalham nesse momento? Quantos podem ficar na equipa?

Actualmente, estamos a observar 20 atletas, mas o objectivo será ficar com apenas 15 atletas no plantel.

Qual é a faixa etária dos atletas que pretende ter no plantel para esta época?

Vamos ter uma equipa mais jovem. Não quer dizer que seja menos experiente. Vamos trazer alguns jogadores experientes, mas jovens com vontade de aprender; de querer ter um espaço no basquetebol no futuro. Serão jovens a quem possamos passar a mensagem de que para além do basquetebol, em particular, e do desporto, no geral, que é saudável, existe também o amanhã. Que eles possam continuar a estudar e que aprendam os princípios de boa educação, da conduta da vida e que no futuro próximo possam encarar esta competição quer do ponto de vista profissional quer amadora.

Vai contar com alguns elementos que fizeram parte do plantel anterior ou haverá alterações?

Vou contar com alguns elementos que estiveram cá na época passada. O plantel todo é extremamente difícil, porque foi uma equipa a qual ninguém deu valor no princípio. Queria agradecer à direcção, aos técnicos que trabalharam e aos atletas que foram dignos pela valorização de todo o trabalho que tivemos durante o campeonato. Hoje, quem tem mais dinheiro paga e leva o melhor. Não estamos preocupados com isso. Queremos que os próprios atletas sejam dignificados e que reconheçam o trabalho que fizemos. Isto é que é gratificante. E como vê, eram atletas desconhecidos e à custa desse trabalho e das condições que foram criadas pelo próprio Clube Desportivo da Huíla, estão a despontar no caminho certo. Há uma luz no horizonte que anuncia a possibilidade de estes atletas representarem a nossa Selecção Nacional de Basquetebol num futuro próximo.

Que destino será dado àqueles atletas com uma idade já avançada?

Vamos contar com esses atletas. Dou exemplo do Bwila Katiavala que é o jogador mais velho e vejam o que ele acrescentou a essa equipa. Bwila chegou com grandes carências em termos físicos; não conseguia fazer jogos bi-diários. Por exemplo, não tinha condições físicas para os jogos de fim-de-semana (sábado e domingo). Conseguimos ajudá-lo e superou. Em contrapartida, transmitiu a sua experiência à juventude; teve um papel digno; passou a sua mensagem e experiência acumulada ao longo desses anos todos de basquetebol. Os atletas experientes que têm essa mensagem e queiram colaborar serão sempre bem-vindos, porquanto são mais treinadores dentro do campo. O Bwila é uma pessoa experiente que ajudou a transmitir a mensagem daquilo que o treinador pretendia. É uma iniciativa que os jovens também podem aprender. No mundo basquetebolístico moderno, temos assistido hoje a presença de jogadores com idade avançada e que são de extrema importância. Eles estão presentes em diferentes campeonatos como a NBA ou em vários campeonatos europeus. A miscelânea entre os veteranos e a juventude resulta na elevada qualidade do desporto.

Definição do plantel acontece no final do mês Que trabalho será desenvolvido ao longo da pré-temporada?

Temos a nossa planificação feita desde os testes médicos à parte física e técnica. Neste momento, estamos a trabalhar com alguns elementos duas a três vezes por semana, onde já estão alguns atletas locais, a melhorar os fundamentos tácticos defensivos e ofensivos e técnicas individuais. Quando tivermos o plantel todo, vamos arrancar em bloco dentro desta planificação.

Para quando a definição de um plantel?

Defini-lo-emos no final do mês, porque há alguns atletas que ainda não chegaram. Na próxima semana, chegam mais alguns elementos. Há outros que os avaliarei, quando me deslocar a Luanda. Precisamos de mais dois ou três elementos; também queremos aproveitar a prata da casa, razão desse processo de observação que temos vindo a fazer nestes últimos dois meses.

Quais são os objectivos para a presente época depois de a equipa ter conseguido a sexta posição na classificação geral?

Temos um objectivo pessoal que não pode ser divulgado de momento em virtude de ainda termos uma equipa incompleta. Quando tivermos o conjunto completo, vamos traçar um objectivo colectivo, a partir do meu que está escondido. Manteremos os mesmos princípios traçados no ano passado. Uma equipa que jogue bem e dignifique a província. O basquetebol angolano é riquíssimo e tem jovens com conduta disciplinar cheios de fair play. É isto que desejamos no Desportivo da Huíla. Igualmente, pretendemos elementos que venham colaborar, acrescentar e que tragam mais jovens ao basquetebol. Foi isso que conseguimos à custa de uma época brilhante na edição passada; que possamos aproveitar esses jovens no futuro próximo, não só para a equipa da Huíla, quiçá para as melhores equipas do campeonato nacional. Estamos a trabalhar para isso.

Estava para ter um encontro com a direcção do clube. O que tem agendado para apresentar na reunião?

Tenho sempre contacto com a direcção. Neste momento, para além de darem apoio ao basquetebol e ao futebol, os membros da direcção estão a fazer parte de uma missão de prevenção para o nosso país. O CDH é uma equipa militar, cujos directores integram a missão. Estamos a dar espaço, temos de respeitá-la e o processo que os levou à missão já terminou. Tão logo haja redução das exigências do seu trabalho, vamos reunir. Temos tudo agendado. A direcção sabe o que pretendemos e o que nos podem dar. Sentar-nos-emos e arrancaremos com mais força.

Massificação começa a dar frutos

Quando iniciou o projecto da descoberta de novos valores?

No ano passado. Desde o seu arranque, já descobrimos dois grandes jovens no município da Chibia (40 quilómetros da cidade do Lubango) que foram apresentados através da senhora Adelina, que se encontra a trabalhar na massificação do basquetebol naquela localidade. Um desses jovens tem 1,90 centímetros, o que já é bom.

Quantos jovens foram descobertos até ao momento?

Do acompanhamento que fazemos regularmente da rua e nos campos dos bairros, conseguimos recolher cerca de 30 jovens. Estamos a trabalhar há dois meses e desses jovens, vamos aproveitar quatro ou cinco para ficarem no plantel do Desportivo de forma que os outros continuem a manter a esperança de fazer parte dessa formação no futuro próximo.

O vosso trabalho termina aqui?

Estamos a ajudar na preparação da equipa do Benfica, em feminino, as equipas do Heja, Tchioco e Chibia entre outras. O objectivo visa ajudar os jovens que forem escolhidos para representar a província no campeonato nacional para que o façam em boas condições físicas, técnicas e tácticas.

Como tem sido a adesão da classe feminina?

Tem sido boa. Diria mesmo bastante. Muitas vezes, trabalhei no Benfica. Será um grande objectivo para o próximo ano tentar formar uma equipa sénior feminina na província da Huíla, para podermos aproveitar o bom trabalho que se tem vindo a efectuar com os jovens da equipa júnior do Benfica do Lubango e aquelas que deixaram de jogar por ascender a seniores e não havia clubes para as absorver. O mais brilhante é a quantidade de miúdas dos 12, 13, 14 anos que estão a aparecer com o pensamento de um futuro melhor e querem chegar à equipa sénior. É nosso objectivo, para além desse trabalho de massificação, do acompanhamento que estamos a fazer das equipas, da prospecção que estamos a fazer de talentos, termos de facto um relançamento forte do basquetebol feminino dentro da província.

Qual é a faixa etária desses petizes imbuídos no processo de massificação?

No período da manhã, temos jovens dos 8 aos 15 anos. Foi introduzido o período que parte das 11 horas e prolonga-se até ao período da tarde, jovens dos 16 aos 18 anos.

A sua vinda ao Lubango, para além de treinar a formação do Desportivo da Huíla, enquadra-se igualmente na descoberta de novos talentos a nível da região Sul do país (Huíla, Cunene, Namibe e Kuando-Kubango). Quer comentar?

Nesta primeira fase, fizemos contacto com a província do Cunene. Temos um técnico que vai chegar dentro de dias, que também se encontra cá e vai dar um apoio dentro do próprio Cunene. Temos jovens que foram acompanhados durante o campeonato. Está prevista uma viagem à província do Cunene que se circunscreverá em trabalho de prospecção. Pretendemos trazer mais dois jovens, ainda neste ano. Um outro treinador vai trabalhar em simultâneo, dentro daquilo que estamos a fazer, de forma a que possamos ter um técnico naquela província sob minha fiscalização, dando o material didáctico e aproveitando os maiores talentos locais para a formação do Desportivo da Huíla.

Que apoios tem tido por parte da Associação Provincial de Basquetebol?

De momento, temos tido apoios. Em termos materiais, ofereceram-nos 10 bolas de mini-básquete. Estou à espera de um material prometido numa conversa mantida com o vice-presidente e o presidente da associação. O próprio Clube Desportivo da Huíla adquiriu 10 bolas que nos têm apoiado muito. A par disso, também disponibiliza não só o técnico como os monitores, que são os jogadores integrantes do plantel e o material didáctico, as bolas, cones, etc.

Empresários huilanos chamados a contribuir

O clube tem recebido muitos apoios?

A direcção da nossa agremiação tem feito um esforço muito grande para que a província tenha um representante condigno no campeonato nacional da modalidade. Agora, como treinador dessa equipa, falo em meu nome e não no da direcção, estou um pouco decepcionado com a classe empresarial que se encontra dentro da província.

Por que o seu desagrado?

Estou cá há um ano e alguns meses e trabalho com os meus colegas em prol da juventude e da própria província. Fizemos um campeonato brilhante, no qual levamos o nome da província Huíla em todos cantos do país. E, é um pouco estranho e decepcionante como é que a Huíla, com bons empresários e empresas nenhum se alia ou dá apoio a este grande projecto. Só para lhe dar um exemplo: neste preciso momento, estamos a trabalhar com mais de 60 jovens num processo de massificação, dos quais mais de 30 jovens treinam pela manhã muito cedo e no período da tarde, acompanhamos outros jovens. Estamos desde o mini-básquete a juniores todos da província huilana. Eles precisam também de apoio em material desportivo como bolas, t-shirt entre outros. E quando falo de apoios ao Desportivo da Huíla, que é o maior embaixador, lembro-me destes projectos. Não só o Desportivo, o Benfica e outras equipas que estão a trabalhar para o desenvolvimento do desporto na província, que estão a tentar preparar jovens para o futuro próximo, quiçá alguns deles até puderam trabalhar nessas empresas. Esses empresários podem dar uma palavra, um apoio significante à província para o seu desenvolvimento sustentado… Acho que sim. Eles podem fazer este papel. Se olharmos a outras províncias, mormente Cabinda, Luanda e Huambo, que vai aparecer agora, todas aquelas equipas têm apoios de muita gente. E sei que aqui, há gente com muito boa vontade e condições para darem um pouco do seu contributo em prol do desenvolvimento desportivo da província. Então está a querer dizer que só tem o apoio do clube...É uma pergunta que não me cabe responder, mas sim à direcção. Estou a fazer apenas um alerta daquilo que acho que possa ser importante. Por exemplo, o projecto de massificação não tem apoio de outras instituições para além do único tutor. Tenho um projecto em carteira, que vamos arrancar tão logo acabem as aulas, que é o Campo de Férias de Verão. As empresas podem dar a esse projecto alimentação, estadia, condições de trabalho e dignificar a imagem da província. Os jovens, que estamos a fazer a triagem para a equipa principal de basquetebol do Desportivo, têm dificuldades de um par de sapatilhas, por exemplo. Os empresários podem apoiá-los. Tenho esperança que eles (empresários) venham a acreditar ser um projecto viável; que vale a pena apostar na juventude. Há muitas vantagens para as empresas quando estão ligadas a esses projectos. Os seus nomes ganham notoriedade na província e no país. Campo de Férias de Verão é o próximo objectivo

Qual é o objectivo principal do projecto de Campo de Férias Verão”?

O objectivo é dar ocupação a esses jovens que durante as férias vão ficar sem fazer nada. O objectivo é ensinar-lhes também que existe o basquetebol, ou outro tipo de modalidades. Vamos inserir dentro deste campo de Verão, para além de basquetebol outros tipos de actividades, designadamente, artes plásticas, futebol e atletismo. Temos aqui dentro da província os melhores fundistas que podem passar um pouco da mensagem a esses jovens. Quer dizer, vamos ocupá-los com actividades lúdicas que servem de preparação para o futuro. Vão aprender a jogar o basquetebol; a ter gosto pela leitura, a um bom livro; a conhecer a preparação das plantas e da regra de convivência na cidade.

Que passos foram dados para a concretização do projecto?

Temos o projecto feito. Contamos com o apoio do professor Luís Magalhães, que tem estado a dar esse apoio. Posteriormente vamos associar a cidade. Queremos associar também o governo local. Quanto mais jovens conseguirmos ocupar, significa que reduziremos os actos de delinquência nas ruas durante o tempo de ocupação.

MOÇAMBIQUE : Liga de Básquete chegou e… quer ser um sucesso

PERSPECTIVA-SE um começo verdadeiramente espectacular! E não é caso para menos. Os jogadores, prontos para o arranque desta singular prova basquetebolística entre nós, há muito que sentem comichão nas mãos. É a sede da bola e a fome dos cestos, que a partir desta noite começarão a ser satisfeitas, quando de facto se der início à Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, um evento que mesmo antes de começar já se propõe a ser um sucesso desportivo. Com tudo a postos, as cidades de Maputo e da Beira estarão entrelaçadas nesta jornada inaugural, com partidas de grande nível, particularmente na capital do país, onde evoluirão quatro candidatos à conquista do ceptro.

Com o pavilhão do Estrela Vermelha escolhido para sede da primeira ronda, às 18.00 horas, após a cerimónia de abertura dirigida pelo Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, acompanhado pelos responsáveis da Vodacom, o patrocinador exclusivo da prova, da Federação Moçambicana de Basquetebol e da comissão instaladora da Liga, estarão em campo Maxaquene e Costa do Sol, dois conjuntos que se conhecem perfeitamente e à altura de proporcionar um grande desafio de basquetebol.

A oscilação no comportamento dos intervenientes, a avaliar pelas anteriores competições, não permite que se possa avançar prognósticos por aí além, pois qualquer dos dois contendores está em condições de sair vitorioso. Isto porque, se os “tricolores” puxarão da sua experiência para tentar chegar ao triunfo, os “canarinhos” deverão fazer valer-se da juventude e astúcia dos seus componentes para ultrapassar um adversário que nos últimos anos entregou a hegemonia do básquete sénior masculino ao Ferroviário.

Este entrará em acção logo a seguir, a partir das 20.30 horas, defrontando o Desportivo, num duelo de titãs e que pode ser uma boa propaganda daquilo que se espera da Liga Vodacom. Os “locomotivas” são, inegavelmente, os principais candidatos ao título, fazendo alarde ao facto de possuírem o melhor time nacional. Evidentemente que o técnico Carlos Alberto Niquice (Bitcho) não vê nesta situação vida facilitada, antes pelo contrário, pois, regra geral, “todo o mundo” se empertiga quando enfrenta o campeão.

O Desportivo precisa vencer a inconstância que caracterizou a sua caminhada no campeonato da cidade, sobretudo, e os seus atletas encararem esta fase da Liga Vodacom como um trampolim para o estrelato e fazerem história no clube, que vai perdendo o protagonismo que se lhe era reconhecido por mérito próprio durante muitos anos.

No Chiveve, mais concretamente no pavilhão dos Desportos, os visitados Ferroviário e Desportivo da Beira partem com alguma vantagem na recepção ao Sport Clube de Chimoio e à A Politécnica de Quelimane, respectivamente. O primeiro desafio inicia-se às 18.00 horas e o segundo a partir das 20.30.

JOGOS PARA HOJE

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Costa do Sol-Maxaquene
20.30 – Desportivo-Ferroviário

Pavilhão dos Desportos da Beira
18.00 – Fer. Beira-Sport Clube
20.30 – Desp. Beira-A Politécnica

ANGOLA : Atlético Sport Aviação procura postes em Portugal

O Atlético Sport Aviação (ASA) segue sexta-feira para Portugal, onde vai efectuar um estágio pré-competitivo de duas semanas e contratar mais três jogadores, tendo em conta a intenção de manter o terceiro lugar no Nacional sénior masculino de basquetebol.

A informação foi prestada hoje à Angop pelo técnico da equipa Carlos Diniz, que apontou a posição cinco (postes) como prioridade. Explicou que os reforços já estão identificados, faltando apenas acordo entre as partes.
"Temos o vídeo dos atletas, mas precisamos efectuar alguns jogos com eles e chegar a acordo em termos contratuais", disse, esclarecendo que dois são postes (estrangeiros) e um extremo-poste (angolano), que joga em Portugal há muitos anos.

Para a temporada que se avizinha, o ASA contratou já o extremo José Nascimento (ex-Interclube), o poste Cardoso Casimiro (ex-Petro de Luanda) e o base Rui Matias (ex-Belenenses de Portugal).

De acordo com Carlos Diniz, o principal objectivo da equipa é rodar o plantel no Campeonato Provincial e manter o terceiro posto no Nacional.

Para o estágio de duas semanas, em Lisboa, o treinador conta com os atletas Carlos Quibato, Rodrigues Afonso, Edmundo Ventura, Rui Matias (bases), Francisco Gonçalves, Joaquim Da Mata, Wilson de Carvalho, Filipe Abraão, José Nascimento, Domingos Pereira, Zola Paulo, Abdel Gomes (extremos), Hélder King, Afonso Quiteculo, Adolfo Quimbamba, Cardoso Casimiro (postes).

ANGOLA : Provincial abre sexta-feira sem principais candidatos

A primeira jornada do Campeonato Provincial de Luanda em basquetebol sénior masculino começa a ser disputada
sexta-feira, com destaque para as ausências, na primeira jornada, do 1º de Agosto, Petro de Luanda, campeão nacional e vice, e Atlético Sport Aviação (ASA), terceiro classificado.
Os "militares" folgam por força de calendário, ao passo que o confronto entre "petrolíferos" e "aviadores" foi adiado, uma vez que a turma do aeroporto segue sexta-feira para Portugal onde vai estagiar durante duas semanas.
O Interclube é o único candidato ao título que vai jogar na primeira jornada, quando receber no pavilhão 28 de Fevereiro o Sporting de Luanda.

Eis o emparceiramento:

Universidade Lusíada x CDUAN
Sporting de Luanda x Interclube
FC Vila Clotilde x CD Imbondeiro
Petro de Luanda x ASA (adiado)

Folga: 1º de Agosto

A prova, com término previsto para o dia 17 de Outubro, será disputada a uma volta no sistema de todos contra todos. O Petro de Luanda é o campeão em título.

18 setembro 2008

ANGOLA : O Interclube e o basquetebol

A possível saída de cerca de metade do plantel de basquetebol do Interclube, na classe sénior masculina, para além de implicar consequências nefastas ao desenvolvimento da modalidade no clube, vem confirmar que ela não goza de estabilidade no clube do Ministério do Interior e que o artigo por mim assinado e publicado neste espaço há coisa de dois meses, dando conta da situação aflitiva em que a equipa se encontrava, estava coberto de veracidade. Ao contrário dos atletas e alguns associados, o artigo em causa não foi bem digerido por alguns membros do corpo directivo do clube. Na altura, em pleno campeonato nacional, enfatizámos como forma de alerta, e como intérpretes dos atletas, as péssimas condições de acomodação em que os mesmos estavam sujeitos na casa de trânsito, nas imediações do Cine S. Paulo e o atraso do cumprimento por parte da direcção do pagamento de alguns meses de salário. A transferência de algumas das principais unidades para o Perto de Luanda e o ASA está a provocar alguma onda de descontentamento por parte dos adeptos e não só, que consideram o imbróglio como o possível despontar do fim da classe masculina que, em tempos não muito distantes, foi vice - campeã continental e ocupou o estatuto de “terceira força“ do basquetebol nacional, perdendo para o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, tendo algumas vezes revezado com este. Espero que tal não aconteça, para o bem da modalidade, onde apesar da exiguidade de equipas que disputam as provas nacionais, Angola detém a hegemonia a nível de África e começa já a impor um certo respeito a nível de outras paragens. A transferência, desmentida pelo ex-técnico, agora investido nas funções de director técnico, Manuel de Sousa “Necas”, de José do Nascimento, para os “aviadores”, é a demonstração do corolário da instabilidade que a modalidade atravessa, dado que, de acordo com informações que possuo, os atletas estão-se “marimbando“ para o argumento do director técnico, segundo os quais, os atletas possuem vínculos contratuais com o clube. Estes argumentam que têm salários em atraso e trabalham em condições inadequadas para equipas da alta competição, pelo que se dizem dispostos a recorrer até às últimas instâncias, que não revelaram. A direcção do clube está disposta a devolver a mística ao sector de basquetebol. Chamou Apolinário Paquete, técnico da equipa feminina, para em regime de acumulação, coordenar o programa de reorganização da modalidade a nível dos masculinos.

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL - Gigantes entram em cena!

AÍ está a “fina-flor” da nossa bola-ao-cesto! Os gigantes vão entrar em cena e as estrelas passear a sua classe, numa maratona que se perspectiva bastante interessante e realmente devolva à modalidade a alegria e a competitividade que lhe são peculiares, sobretudo em relação aos seniores masculinos, que nos últimos anos se tinham deixado ultrapassar pela classe feminina, do ponto de vista de espectacularidade, de emoção e de jogo em si. Pois, é disto que se espera da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, que amanhã começa a ser disputado nas duas cidades mais importantes do país, designadamente Maputo e Beira, com partidas que desde já encerram uma invulgar expectativa em seu redor.
Maputo, Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2008:: Notícias


Depois do adiamento que se verificou semana passada, devido a divergências de natureza organizativa, nomeadamente a questão da colocação das placas publicitárias do patrocinador oficial da prova, a Vodacom, e da empresa concorrente, que praticamente enche todos os campos seleccionados para albergar os jogos, estão agora criadas as condições para o arranque efectivo da Liga, para gáudio tanto dos jogadores e treinadores como para o público, que não via a hora de regressar ao convívio com os nossos gigantes.

Oito formações partem em igualdade de circunstâncias para tentar chegar ao ceptro, embora se saiba que ainda não é desta fase que sairá o campeão, pois seguir-se-ão os “play-off”, primeiro, entre os quatro primeiros classificados da etapa nacional e depois envolvendo os dois melhores conjuntos. Pela cidade de Maputo tomam parte no evento o Ferroviário, Maxaquene, Desportivo e Costa do Sol; por Sofala, Ferroviário e Desportivo da Beira; por Manica, Sport Clube de Chimoio; e por Zambézia, A Politécnica de Quelimane.
Para agilizar esta etapa inicial, a comissão instaladora da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, encabeçada por José Ferrete, ex-árbitro internacional e hoje comissário da FIBA-África, preferiu fazer um agrupamento nas duas primeiras jornadas, isto é, realizar em Maputo os jogos entre as equipas desta cidade e, no Chiveve, as turmas locais, de Chimoio e de Quelimane.
JOGOS ALICIANTES

Deste modo, amanhã, depois da cerimónia de abertura, que se espera presidida pelo Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, o pavilhão do Estrela Vermelha irá conhecer uma noite verdadeiramente alucinante, com o frente-a-frente entre candidatos ao título. Às 18.00 horas, estarão em campo Costa do Sol e Maxaquene, duas formações que conheceram níveis distintos na fase anterior da prova, a regional, pois, enquanto os “canarinhos” se apresentaram bastante fortes e animados para a regularidade necessária para uma competição desta natureza, o time orientado por Horácio Martins revelou um incompreensível e comprometedor abaixamento de forma, depois de uma caminhada em grande no campeonato da cidade.

Desportivo-Ferroviário é o desafio que se seguirá, pelas 20.30 horas. Os “alvi-negros” contrastaram com os seus vizinhos: intranquilos na prova citadina e subida em flecha na fase regional. Já os “locomotivas”, esses, em todos os momentos vincaram a sua supremacia, com uma equipa bastante adulta, altamente competitiva e eficiente, factos que vão deixando sossegado o técnico Carlos Alberto Niquice (Bitcho) em relação à conquista do título.

Entretanto, de permeio, no mês de Outubro, o Ferroviário viajará para Zâmbia, palco da fase zonal de apuramento para a Taça dos Campeões de África, situação que obrigou os organizadores a efectuar alguns arranjos no calendário da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom.

No pavilhão dos Desportos da Beira, o Ferroviário local, o “outsider” candidato ao título, enfrenta às 18.00 horas o Sport Clube de Chimoio, um time que vai ganhando experiência e que pode vir a surpreender. Noutro desafio, a partir das 20.30, o Desportivo, que no Chiveve discute a hegemonia com os “locomotivas”, joga com A Politécnica de Quelimane, que conseguiu reunir um conjunto de estudantes daquele estabelecimento de ensino superior.
Recorde-se que a fase nacional da Liga Vodacom será disputada no sistema clássico de todos contra todos, em duas voltas.


CALENDÁRIO DE JOGOS

AMANHÃ

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Costa do Sol-Maxaquene
20.30 – Desportivo-Ferroviário

Pavilhão dos Desportos da Beira
18.00 – Fer. Beira-Sport Clube
20.30 – Desp. Beira-A Politécnica

SÁBADO

Pavilhão do Estrela Vermelha
17.00 – Maxaquene-Desportivo
19.30 – Ferroviário-Costa do Sol

Pavilhão dos Desportos da Beira
17.00 – Desp. Beira-Sport Club
19.30 – Fer. Beira-A Politécnica

17 setembro 2008

ANGOLA : ASA confirma intenção de participar na Taça dos Campeões

A formação do Atlético Sport Aviação (ASA) manifestou já, à Federação Angolana de Basquetebol, a sua intenção de participar nas preliminares da Taça dos Clubes Campeões Africanos, substituindo o Petro de Luanda, que desistiu da prova para preparar melhor a campanha nas provas nacionais. O ASA aguarda apenas a confirmação da federação, mas tudo leva a crer que poderá ocupar a vaga deixada pelo Petro, segundo Carlos Dinis, técnico da equipa principal à Angop. "Já escrevemos para a federação dando conta da nossa intenção, de marcar presença nas preliminares da Taça dos Campeões e aguardamos apenas pela resposta”, explicou. O treinador, que conduziu os “aviadores” à final da Taça de Angola em 2008 e ao terceiro lugar do “Nacional” no mesmo ano, afirmou que a sua equipa está preparada para disputar as preliminares da Taça dos Campeões, cuja fase final se disputará na Zâmbia, em data a ser anunciada. Para a presente edição da Taça dos Campeões, o Petro de Luanda e o 1º de Agosto (campeão e vice de 2007) são as duas equipas angolanas com direito a participar nas preliminares. No entanto, a formação “petrolífera” renunciou, alegando que precisa se reorganizar internamente. Deste modo, segundo o director técnico da Federação, Nuno Teixeira, o terceiro classificado da temporada 2007 (Interclube) poderá ocupar o lugar deixado pelos “tricolores”.Contudo, o director técnico daquela agremiação, Manuel de Sousa “Necas”, afirmou ontem que o clube não estaria interessado em disputar as Afrotaças, pelo facto de ter ainda algumas questões administrativas pendentes. Evocou "situações administrativas por definir” com os jogadores e salientou o antecessor de Apolinário Paquete no comando técnico dos “polícias”.Sendo assim, o ASA, quarto classificado da referida temporada, está em condições de preencher a outra vaga angolana.

ANGOLA : Técnico do Desportivo da Huíla desapontado com empresariado huilano

O técnico principal da equipa sénior masculina de basquetebol do Desportivo da Huíla, Manuel Trovoada, mostrou-se desapontado com a classe empresarial local pelo facto destes não estarem a contribuir para o desenvolvimento da modalidade a nível da província. Segundo o treinador, que está há mais de um ano à frente dos destinos da formação da Huíla (maior embaixador da província nas competições nacionais de basquetebol), nenhuma empresa se juntou a esse projecto para prestar apoios. Para ele, a direcção do Desportivo da Huíla tem feito muitos esforços para que a província possa ter um representante condigno no campeonato nacional. “Estou decepcionado com a classe empresarial que se encontra nesta província. Estou cá no Lubango há mais de um ano. Tenho trabalhado com os meus colegas em prol da juventude e da própria província. Fizemos um campeonato brilhante, levamos o nome da própria província a todos os cantos e é um pouco estranho e decepcionante saber que a Huíla, tendo bons empresários, não dá apoio a este grande projecto”, lamentou. Manuel Trovoada, explicou que se encontram a trabalhar no projecto de massificação, mais de 60 jovens, que vão desde o mini básquete até a categoria de juniores. Avançou que, os jovens precisam de apoios em material desportivo, bolas, t-shirts, sapatilhas, entre outros.

ANGOLA : Bases Shannon Croocks e Bonifácio sem clube

Os bases norte-americano Shannon Croocks e o angolano Domingos Bonifácio, que na época passada representaram o Petro de Luanda, encontram-se sem clube, apurou hoje a Angop de fonte do emblema tricolor.
De acordo com a fonte, Croocks, há três anos no clube, proveniente do basquetebol português, terminou seu vínculo contratual com a formação "petrolífera" em Agosto e até ao momento não renovou.
Alberto de Carvalho "Ginguba", técnico da equipa, disse segunda-feira à Angop que continua aberta a vaga para mais um estrangeiro, realçando que poderá ser ocupada pelo mesmo jogador. "Poderemos renovar com ele ou contratar outro. Ainda não decidimos", sublinhou.

Por outro lado, Domingos Bonifácio também terminou contrato com o Petro de Luanda em Agosto, mas, ao contrário de Croocks, está em negociações com a direcção do clube.
Além destes, o poste Cardoso Casimiro e o extremo Joaquim Xavier não renovaram a sua permanência.

O Petro de Luanda, que começou a preparar a época no dia 08 do mês em curso, reforçou o plantel com Abdel Bouckar, Frederick Gentry e Paulo Santana.
Carlos Morais, Milton Barros, Eduardo Mingas, Luís Costa, Victor Muzadi, Victor de Carvalho, Leonel Paulo ainda não marcaram presença nos treinos. Segundo Ginguba, a ausência destes é justificável.
Os "tricolores" preparam-se para o Campeonato Provincial, com início previsto para sexta-feira, Nacional e Taça de Angola, uma vez que renunciaram a presença nas afrotaças.

Na segunda quinzena de Outubro, a equipa seguirá para os Estados Unidos onde vai efectuar um estágio pré-competitivo durante três semanas.

16 setembro 2008

MOÇAMBIQUE : Removidos os obstáculos que estiveram por detrás do impasse : Liga de Basquetebol já tem “pernas para andar”

A NORMALIDADE e sobretudo a satisfação regressaram à família moçambicana da bola-ao-cesto. A ansiosamente aguardada Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, em seniores masculinos, vai ser, definitivamente, uma realidade, a partir de sexta-feira, com jogos nas cidades de Maputo e da Beira. Este facto acontece depois de terem sido removidos os obstáculos que, semana transacta, estiveram por detrás do impasse que obrigou a comissão instaladora da prova a optar pelo adiamento do seu início, o que deixou os jogadores, treinadores, dirigentes e todos os amantes da modalidade numa situação bastante confrangedora, dado que constituía uma verdadeira machadada aos esforços da Federação Moçambicana de Basquetebol, e não só, no sentido de conferir uma outra postura competitiva e interesse em redor da categoria de seniores masculinos.

Basicamente, o impasse teve a ver com questões de natureza publicitária no Pavilhão dos Desportos da Beira, local escolhido para albergar os desafios pertencentes às duas formações do Chiveve participantes na prova, designadamente Ferroviário e Desportivo, que, curiosamente, na jornada inaugural actuavam em casa. No recinto, as cores predominantes eram da empresa concorrente do patrocinador exclusivo da Liga, o que feria algumas cláusulas do contrato assinado entre o Ministério da Juventude e Desportos, através do Fundo de Promoção Desportiva, e a Vodacom, para a concretização deste ambicioso projecto da Federação.

Na quinta-feira, véspera do arranque do evento, o ambiente esteve completamente turvo e até já se vaticinava uma provável desistência da Vodacom, entristecendo sobretudo as equipas participantes e os organizadores, que já tinham tudo preparado para se dar início àquilo que se perspectiva como sendo a maior festa do basquetebol nacional de que há memória. Todavia, porque o bom-senso acabou por prevalecer entre as partes desavindas, os obstáculos foram removidos e o campeonato aí está, de novo, entre nós, com toda a expectativa que transporta consigo, dado um conjunto de factores que a Liga vai introduzir, nomeadamente uma prova regular disputada no sistema de todos contra todos, em duas voltas, com jogos em diferentes cidades do país, ao estilo do Moçambola.

FASE REGULAR E “PLAY-OFF”


A Liga Nacional de Basquetebol Vodacom compreendeu duas fases anteriores: a primeira, dos campeonatos provinciais, e a segunda, regional, em que as várias equipas estiveram divididas pelas respectivas zonas. No norte, jogou-se na cidade de Quelimane; no centro, na Beira; e, no sul, em Maputo, tendo resultado no apuramento de A Politécnica da capital zambeziana, Sport Clube de Chimoio, Ferroviário e Desportivo, ambos do Chiveve, Ferroviário, Maxaquene, Costa do Sol e Desportivo, da capital do país.
São estas oito formações que a partir de sexta-feira iniciarão uma renhida luta pelo título, numa prova em que os participantes o fazem a “custo zero”, na medida em que as passagens áreas, o alojamento e a alimentação serão suportados pela organização.
O campeonato terá duas fases, sendo que a primeira, a principiar sexta-feira, pode ser denominada de época regular, e a última, a dos “play-off” e consequente decisão do campeão nacional.
Assim sendo, na primeira etapa, de um total de 56 partidas serão encontrados os primeiros quatro classificados que se apurarão para as meias-finais. Aqui, os jogos serão feitos a partir do cruzamento das posições finais da fase regular, em que o primeiro jogará com o terceiro e o segundo com o quarto, num total de três desafios consecutivos, devendo transitar para a final a equipa que somar um máximo de duas vitórias.
Já na final, os apurados decidirão o título num “play-off” de cinco jogos, em que será proclamado campeão nacional quem somar um máximo de três vitórias.
De acordo com o calendário inicialmente elaborado pelos organizadores, a jornada inaugural, sexta-feira, comporta os seguintes embates:

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Desportivo-Ferroviário
20.30 - Costa do Sol-Maxaquene

Pavilhão dos Desportos da Beira
18.00 horas - Desportivo da Beira- A. Politécnica de Quelimane
20.30 horas - Ferroviário da Beira-Sport Clube de Chimoio

ANGOLA : Gentry e Paulo Santana regressam ao Petro de Luanda

O poste norte-americano Frederick Gentry, campeão nacional pelo Petro de Luanda em 2007, assinou um contrato de
dois anos com a formação "tricolor", depois de ter representado o FC do Porto na época passada, informou hoje o técnico da equipa, Alberto de Carvalho "Ginguba".
Falando à Angop, o treinador garantiu a contratação do poste de 30 anos e 2,01 metros. Realçou que a equipa estará mais forte com a integração do atleta, cuja chegada ao país está prevista para esta semana.
Quanto ao base Paulo Santana, que iniciou a carreira no Petro de Luanda antes de seguir para o Canadá, Ginguba explicou que assinou por dois anos com os vice-campeões nacionais.
O atleta, que jogou na Universidade de Achabia (Toronto), já se treina com o resto do plantel. O basquetebolista de 24 anos de idade viajou para o Canadá em 2000.
O Petro de Luanda entrou hoje para a segunda semana de treinamento, tendo em vista o Campeonato Provincial, com início previsto para sexta-feira, Nacional e Taça de Angola.
Na segunda quinzena de Outubro, a equipa segue para os Estados Unidos onde vai efectuar um estágio pré-competitivo durante três semanas.

ANGOLA : Base cabo-verdiano Houtman dispensado do 1º de Agosto

O base cabo-verdiano Marques Houtman foi dispensado da equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, com quem conquistou, na época passada, os campeonatos africano de clubes, nacional e Taça de Angola.

A informação foi prestada hoje à Angop pelo director para o basquetebol da agremiação, Sílvio Lemos, que confirmou a intenção de contratar um atleta para a mesma posição, sem, no entanto, adiantar os motivos do afastamento do basquetebolista nascido nos Estados Unidos.
Com 28 anos de idade e 1,93 metros, Marques Houtman destacou-se no Campeonato Africano de basquetebol (Afrobasket2008), disputado em Angola, ao serviço da selecção cabo-verdiana, que ocupou o terceiro lugar.
O atleta foi eleito um dos cinco melhores do campeonato.
A sua prestação, na prova ganha pela selecção nacional, motivou a contratação pelo conjunto "militar", que almejava a reconquista dos títulos africano e nacional, na altura, em posse do Petro de Luanda.
No entanto, o basquetebolista não correspondeu às expectativas da equipa técnica, tendo sido dos atletas menos utilizados pelo treinador Luís Magalhães.

ANGOLA : Petro de Luanda renuncia Taça dos Clubes Campeões

O Petro de Luanda, vice-campeão africano, prescindiu das preliminares da Taça dos Clubes Campeões de basquetebol sénior masculinos, marcadas para a Zâmbia mas sem data, informou segunda-feira o técnico da equipa Alberto de Carvalho “Ginguba”.
Em declarações à Angop, o treinador alegou que a modalidade no clube "tricolor" precisa reorganizar-se internamente, pelo que optaram apenas pela competição interna onde pretendem reconquistar, entre vários troféus, o do Campeonato Nacional.
"Enviamos uma carta a Federação Angolana da modalidade (FAB) a informar a nossa intenção de não disputar, este ano, a Taça dos Campeões.
Temos um novo director técnico (Benjamim Romano) e optamos por primeiro reorganizar-nos administrativa e desportivamente”, justificou.
O director técnico da FAB, Nuno Teixeira, confirmou a intenção da formação "petrolífera" e acrescentou que para cobrir a vaga poderá candidatar-se o terceiro classificado da temporada 2007 (Interclube).
De acordo com a fonte, Petro de Luanda e 1º de Agosto (campeão e vice em 2007) são as duas equipas com direito a disputar as preliminares este ano.

ANGOLA : ASA poderá ocupar vaga do Petro no Africano de clubes

A formação do Atlético Sport Aviação (ASA) poderá ocupar a vaga deixada pelo Petro de Luanda nas preliminares da Taça dos Clubes Campeões de África, a ter lugar na Zâmbia ainda sem data, informou hoje o técnico da equipa, Carlos Diniz.
Em declarações à Angop, o treinador, que conduziu os “aviadores” a final da Taça de Angola em 2008 e ao terceiro lugar no mesmo ano, afirmou que a sua equipa está preparada para disputar as preliminares da Taça dos Campeões e que o clube já manifestou o interesse junto da Federação Angolana da modalidade
"Já escrevemos para federação dando conta da nossa intenção em marcar presença nas preliminares da Taça dos Campeões, aguardamos apenas pela resposta”, explicou.

Para a presente edição, o Petro de Luanda e 1º de Agosto (campeão e vice de 2007) são as duas equipas angolanas com direito a participar nas preliminares. No entanto, a formação “petrolífera” renunciou, alegando que precisa reorganizar-se internamente.
Deste modo, segundo o director técnico da Federação, Nuno Teixeira, o terceiro classificado da temporada 2007 (Interclube) poderá ocupar o lugar deixado pelos “tricolores”. Mas o director técnico daquela agremiação, Manuel de Sousa “Necas”, afirmou hoje que o clube não estaria interessado em disputar as Afrotaças, pelo facto de ter ainda algumas questões administrativas pendentes.

Evocou "situações administrativas por definir” com os jogadores, salientou o antecessor de Apolinário Paquete no comando técnico dos “polícias”.
Sendo assim, o ASA, quarto classificado da referida temporada, está em condições de preencher a outra vaga angolana.

12 setembro 2008

ANGOLA : Desportivo da Huíla começa a projectar época desportiva na segunda-feira

Os trabalhos de preparação da equipa sénior masculina, de basquetebol, do Desportivo da Huíla, para a presente época, arrancam no dia 15 deste mês, na cidade do Lubango. Numa primeira fase, os atletas vão ser submetidos a testes médicos e a seguir priorizar o trabalho com bola, resistência, velocidade, aspectos físicos, bem como jogos de controlo. Para esta época, a formação pretende contar com 60% de atletas provenientes de outras províncias e os restantes 40 %, de jogadores locais. Segundo o técnico principal Manuel Trovoada este facto vai permitir, neste segundo ano de participação em competições da alta-roda nacional, que haja um equilíbrio dentro da equipa e que num futuro próximo venha a congregar, somente, atletas da província. Deste modo, o plantel principal só será definido no encontro que o técnico Manuel Trovoada e a direcção do Clube Desportivo da Huíla terão em breve. “O nosso trabalho vai incidir na vertente velocidade, força, recuperação de bola e resistência, entre outros aspectos técnico-tácticos. Vamos trabalhar neste sentido para não perdermos o talento que os próprios atletas apresentam. Depois arrancamos com uma pré-preparação física, com os atletas durante 15 dias”, destacou.

11 setembro 2008

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol arranca amanhã: Chegou a hora da viragem!

AS cidades de Maputo e da Beira assinalam amanhã, a partir das 18.00 horas, o arranque da fase nacional da primeira edição da Liga de Basquetebol Vodacom, prova que se espera venha impor uma maior organização e seriedade nos clubes moçambicanos, maior entrega ao trabalho por parte dos treinadores e jogadores, maior competitividade e equilíbrio entre as equipas de todas as províncias e que, em última instância, faça com que os clubes e as selecções nacionais recuperem os lugares dignos que no passado ocuparam no panorama basquetebolístico africano.

Depois das fases provinciais e regionais, em que se apuraram as oito formações que a partir de amanhã corporizam a etapa nacional, a bola-ao-cesto moçambicana caminha para uma experiência nova e sem paralelo para todos os actores da modalidade.

A principal inovação trazida pela Liga Vodacom tem a ver com o facto de ser uma prova regular, que envolve equipas de diferentes províncias do país e que será disputada no sistema clássico de todos contra todos, em duas voltas. Esta situação dá a possibilidade de cada uma das formações participantes poder fazer uma partida no seu campo ou cidade e de viajar para o terreno do adversário.
A cidade de Maputo é o centro urbano com maior número de equipas na prova, quatro, designadamente Ferroviário, Maxaquene, Costa do Sol e Desportivo, seguida pela Beira com duas, Ferroviário e Desportivo. Os outros dois conjuntos são A Politécnica de Quelimane e o Sport Clube de Chimoio.

A Liga Nacional de Basquetebol Vodacom vai organizar e gerir a competição praticamente nos mesmos moldes em que é gerido o Moçambola pela Liga Moçambicana de Futebol. Tal como no caso desta, as equipas também participarão a “custo zero”, na medida em que as passagens áreas, o alojamento e a alimentação serão suportados pela organização.
CAMPEONATO COM DUAS FASES

A fase nacional da Liga de Basquetebol Vodacom terá duas fases, sendo que a primeira, a principiar amanhã, pode ser denominada de época regular, e a última, a dos “play-off” e consequente decisão do campeão nacional.

Assim sendo, de amanhã até ao dia 19 de Novembro decorrerá nas cidades de Maputo, Beira, Chimoio e Quelimane um total de 56 partidas, que terão como finalidade encontrar os primeiros quatro classificados que se apurarão para as meias-finais.

Aqui, os jogos serão feitos a partir do cruzamento das posições finais da fase regular, em que o primeiro jogará com o terceiro e o segundo com o quarto, num total de três desafios consecutivos, devendo transitar para a final a equipa que somar um máximo de duas vitórias.
Já na final, os apurados decidirão o título num “play-off” de cinco jogos, em que será proclamado campeão nacional quem somar um máximo de três vitórias.

Entretanto, a jornada inaugural, amanhã, compreende os seguintes embates:

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Desportivo-Ferroviário
20.30 - Costa do Sol-Maxaquene

Pavilhão dos Desportos da Beira
18.00 - Desportivo da Beira-A Politécnica Quelimane
20.30 - Ferroviário da Beira-Sport Clube de Chimoio

08 setembro 2008

MOÇAMBIQUE : Selecções de Sub-18 preparam “Africano”

AS selecções nacionais de basquetebol de Sub-18, em femininos e masculinos, iniciaram ontem a sua preparação com vista aos campeonatos africanos da categoria, a realizarem-se na Tunísia e no Egipto, respectivamente, no próximo mês de Outubro. A primeira prova decorrerá entre os dias 2 e 10 e a segunda de 15 a 25.

Treinada por Pedro Sitoe, coadjuvado por Lucília Caetano, a turma feminina contempla as seguintes jogadoras:

ISPU – Delmira de Castro, Cecília Henrique, Ana Susana Jaime, Sheila Ventura, Benezita Muchanga, Nilza Chiziane e Isabel Mavamba.
Maxaquene – Neima Nhanjolo, Isabel Saraiva e Alice Timba.
Ferroviário – Ornélia Mutombene, Regina Mahoche, Sandra Mutemba e Taima Cossa.
Desportivo – Leia Dungue.
Académica – Rosita Chilengue.
Jos Soal de Chimoio – Inguivild Mugoda.

No que aos masculinos diz respeito, o treinador é Belmiro Simango, tendo como adjunto Jorge Wate. Os atletas são:

Académica – Augusto Ferrão.
Ferroviário – Kevin Magane, Orlando Novela, Ermelindo Novela, Gregório Langa e Hélder Fernando.
Maxaquene – Pedro Mourana, Ivódio Salvador, Mauro Ngoque e Manuel Uamusse.
Desportivo – João Manhiça, Augusto Pio Matos, Pio Matos Júnior e Edson Honwana.
Sport Club de Chimoio – Hert Mariote.

07 setembro 2008

ANGOLA : Desempenho dos atletas agrada seleccionador nacional

O desempenho dos atletas pré-seleccionados para o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, na categoria de Sub-18, na classe masculina, a disputar-se de 15 a 25 de Outubro próximo, na República do Egipto, tem agradado o seleccionador nacional, Carlos Dinis, que traçou como meta o alcance do passaporte para o Campeonato do Mundo de Sub-19 da Nova Zelândia, a decorrer em 2009.“Até aqui os trabalhos têm decorrido da melhor maneira possível. Com um ou outro sobressalto, de uma maneira geral o comportamento dos atletas tem sido boa, o que nos deixa satisfeito, já que pretendemos formar um grupo coeso que seja capaz de disputar o apuramento ao Campeonato do Mundo da Nova Zelândia de igual para igual com as demais selecções africanas que estarão no Egipto”, assegurou. Depois de ter trabalhado com o grupo incompleto na pretérita semana, o seleccionador nacional, Carlos Dinis, poderá contar a partir de amanhã, segunda-feira, com o grupo completo, já que os seis atletas que estiveram a participar no Campo de Férias de Johanesburgo, África do Sul, têm em princípio o regresso agendado para hoje, domingo. A pré-selecção nacional continua a privilegiar os aspectos técnicos e tácticos sem descurar a vertente física. Dado ao deficit de jogos dos pré-seleccionados para a “operação” Egipto, a pré-selecção nacional deverá realizar um estágio pré-competivo num país europeu, onde serão efectuados mais de vinte jogos de controlo, antes de embarcar para o local da competição.

05 setembro 2008

ANGOLA : Pré-selecção nacional treina de forma amputada

A pré-selecção nacional de basquetebol de Sub-18, classe masculina, que prepara a sua participação no Campeonato Africano da categoria, a disputar-se de 15 a 25 de Outubro próximo, na República do Egipto, treina desde o princípio desta semana de forma amputada, em virtude de seis atletas terem embarcado para Johanesburgo, África do Sul, onde participam no campo de férias daquele país da zona austral do continente berço. Trata-se dos basquetebolistas Orlando Fernando, Abdel Magalhães, Simão Domingos, Hélder Domingos, Domingos Pereira e Eduardo Ferreira. De acordo com Elvino Dias, um dos técnicos da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), que confirmou o embarque dos pré-seleccionados, assegurou por outro lado, que o regresso dos atletas ao país está previsto para o próximo dia sete. O Campo de férias é um festival da modalidade que é realizado anualmente na África do Sul, e conta com a participação de basquetebolistas provenientes de vários países africanos, sendo feita uma avaliação por técnicos da Liga Norte-Americana de Basquetebol, NBA, que no final do certame elegem os melhores basquetebolistas para ingressarem nas Universidades norte-americanas. Entretanto, o seleccionador nacional, Carlos Dinis, vai dispensar o seu grupo de trabalho hoje, sexta-feira, já que muitos deles vão exercer o direito de cidadania (votar nas eleições legislativas).Os trabalhos de preparação que decorrem de forma animada reatam amanhã, sábado, no pavilhão número dois da Cidadela Desportiva. Recorde-se que, Angola procura o apuramento ao Campeonato do Mundo de Sub-19, a realizar-se na República da Nova Zelândia, em 2009.