Africa Basquetebol

18 agosto 2012

SUB 18 - Angola cilindra Marrocos


Comandados de Elvino Dias mostraram classe ontem frente aos marroquinos
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de basquetebol masculino em sub-18 alcançou ontem a sua primeira vitória, ao bater copiosamente no Pavilhão do Maxaquene, a sua congénere de Marrocos, por expressivos 60-25, em desafio referente a segunda jornada do Grupo B da fase preliminar da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, que decorre em Maputo, Moçambique. Depois do desaire sofrido na ronda inaugural, frente a Costa do Marfim, com quem perdeu por 51-60, a Selecção Nacional entrou ontem mais determinada no desafio e conseguiu vergar os marroquinos que a semelhança dos angolanos luta pela coroa africana.

Apesar do resultado expressivo (60-25), nos minutos iniciais do desafio, o combinado angolano sentiu imensas dificuldades, em face da postura defensiva imposta pelos marroquinos. Mas, rapidamente, a Selecção Nacional conseguiu superar a defesa zona e a passagem do minuto oito do primeiro quarto, os angolanos passaram a ter o comando das operações. Com este triunfo, os angolanos relançaram a sua luta pela passagem para a fase seguinte da competição, onde tencionam ocupar o primeiro lugar do Grupo B. Ainda ontem para o Grupo B, a Costa do Marfim, carrasco de Angola na ronda inaugural, derrotou a selecção do Gabão, por 45-57, e assumiu a liderança do Grupo B, com quatro pontos, seguido do Angola, com três pontos.
Já no Grupo A, o Rwanda que na primeira jornada surpreendeu a selecção caseira (Moçambique), a quem venceu por 62-34, perdeu para a selecção da Tunísia, por 38-43. Hoje, a competição prossegue com a disputada da terceira jornada da fase preliminar da 18ª edição do Afrobasket cujo termo está aprazado para o dia 25 do mês em curso. A Selecção Nacional defronta às 14h00 locais (15h00 em Angola) o Gabão, numa partida onde os angolanos são claramente favoritos à conquista dos dois pontos.

Afrobasket
Estágio da selecção contínua indefinido

A menos de um mês e meio do início do Campeonato Africano das Nações de basquetebol feminino em sub-18, a situação do estágio pré-competitivo da pré-selecção nacional continua indefinida, segundo fez saber Nuno Teixeira, director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). De acordo com o director técnico, o seu pelouro continua a envidar esforços no sentido de conseguir verbas para possibilitar que a pré-selecção feminina em sub-18 que projecta a sua participação no Afrobasket do Senegal, realize o seu estágio fora do país, a semelhança dos masculinos.

“Como sabe, estamos limitados em termos financeiros e nos últimos tempos temos feito um grande esforço para manter as nossas selecções a competirem nas mais variadas competições internacionais. Depois de termos proporcionado um estágio em Espanha para os masculinos queremos brindar as meninas também com um estágio fora do país”, disse Nuno Teixeira. No capítulo técnico, a pré-selecção nacional realiza esta manhã mais uma sessão de treinos, no Pavilhão 28 de Fevereiro, por sinal a única do dia. Aprimoramento da técnica individual tem dominado as sessões de treinos das pupilas de Fernando Sapalo. MC