Africa Basquetebol

30 abril 2008

ANGOLA : Selecção Feminina

Bloqueios ofensivos e defensivos e transição rápida defesa ataque dominaram ontem a única sessão de treinos do dia da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores femininos, realizada no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, que contou já com a integração da extremo poste Nacissela Maurício. As angolanas projectam a sua participação no Torneio Pré-Olímpico de Madrid, Espanha, a decorrer de 9 a 15 de Junho, competição que vai apurar os últimos cinco representantes aos Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto próximo. Ontem, na única sessão de treinos do dia, os trabalhos de preparação estiveram a cargo dos técnicos adjuntos Higino Garcia e Elisa Pires, já que Raul Duarte foi um dos prelectores do primeiro encontro nacional do futebol feminino que decorre na capital do país, Luanda. A dupla técnica incidiu os seus trabalhos na correcção dos fundamentos técnicos e tácticos com principal realce para os bloqueios e transições rápidas defesa ataque culminando com lançamentos livres. No final da sessão de treinos de ontem que teve a duração de duas horas e meia, Higino Garcia, um dos adjuntos de Raul Duarte, mostrou-se satisfeito pela entrega das 15 atletas pré-convocadas, pelo que espera formar um grupo capaz de ombrear de igual para igual com as demais selecções que participarão do Torneio Pré-Olímpico de Madrid..“O grupo tem reagido muito bem, hoje (ontem) integramos mais uma atleta que é a Nacissela Maurício que esteve fora do país e diga-se esteve muito bem, vimos alguns aspectos de ordem defensivo sem descurar obviamente os movimentos ofensivos”. Higino Garcia disse por outro lado, que a pré-selecção nacional vai trabalhar bastante no aspecto de transição rápida defesa ataque a fim de poder contrapor as selecções mais altas e pesadas. “Como a nossa selecção é uma das mais baixas teremos que aprimorar mais as transições rápidas para surpreendermos as nossas adversárias que são fortes quer em termos de altura quer em termos de peso”.Hoje, quarta-feira, a pré-selecção nacional realiza duas sessões de treinos, sendo uma no período matinal e outra à tarde. Amanhã, as pupilas de Raul Duarte realizam apenas uma sessão de treinos, no período da manhã. Sexta-feira realiza duas sessões e sábado está programado apenas um treino. Clinicamente a pré-selecção respira de boa saúde segundo fez saber o doutora Maria Stela Cristiano, médica que acompanha os trabalhos do grupo. “Actualmente não temos nenhuma situação clínica de realce. Portanto, do ponto de vista de saúde a selecção está boa. Existem algumas mazelas antigas que requerem tratamento de manutenção refiro-me a Judith Queta e Angelina Glome mas não constituem preocupações de maior”.

Nacissela Maurício já treina com o grupo

A extremo poste Nacissela Maurício que esteve ausente durante uma semana juntou-se ontem ao grupo de trabalhos da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores femininos que projecta a sua participação no Torneio Pré-Olímpico de Madrid, Espanha. Apesar do cansaço da viagem que efectuou de Lisboa para Luanda na segunda feira, a extremo poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional fez parte da única sessão de treinos do dia de ontem, realizada no Pavilhão Anexo da Cidadela Desportiva. Em declarações ao “Jornal dos Desportos” a medalha de bronze no Campeonato Africano do Senegal, mostrou-se satisfeita pela sua integração no grupo de trabalhos. “Foi uma viagem cansativa mas hoje (ontem) tive de acordar logo de manhã para vir treinar. Somos profissionais e estamos habituados a estas andanças. Apesar do cansaço deu para estar mais ou menos ao nível das minhas colegas”.Nacissela Maurício mostrou-se por outro lado, optimista quanto à conquista do passe de acesso aos Jogos Olímpicos, que será disputado da República Popular da China, em Agosto próximo.

ANGOLA : Promade surpreende Interclube em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro

O segundo turno da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos denominado fase de grupos que arrancou ontem trouxe consigo a primeira surpresa, com o Promade de Cabinda a vergar em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro o Grupo Desportivo Interclube por 95-82, em desafio referente à primeira jornada do grupo “A”.Depois de ter feito uma primeira fase não muito boa, o Grupo Desportivo Interclube orientado por Manuel de Sousa “Necas” volta a claudicar neste início da fase de grupos ao consentir uma derrota frente ao Promade de Cabinda, de José Carlos Guimarães. Para o mesmo grupo, o Atlético Sport Aviação (ASA) bateu a formação do Clube Desportivo da Huíla por 72-58, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda derrotou o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan) por 93-52. A turma militar folgou por imperativo de calendário. Já no grupo “B”, o Clube Desportivo da Universidade Lusíada cilindrou o Futebol Clube Vila Clotilde por 101-67. A competição reacta na próxima sexta-feira com a disputa da segunda jornada.

29 abril 2008

ANGOLA : Selecção feminina prepara estágio em Espanha

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol segue entre os dias 16 e 17 de Maio para Espanha, onde vai preparar a presença no torneio pré-olímpico, a decorrer naquele país, de 02 a 07 de Junho, adiantou hoje o seleccionador Raul Duarte.

Falando à Angop, o técnico informou que durante o estágio o "cinco" nacional tem agendados jogos com a selecção e clubes locais. Dez dias antes do inicio da prova, serão indicadas as 12 atletas que vão lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim (China).

Hoje, no pavilhão anexo da Cidadela, a selecção entrou na segunda semana de preparação, destacando-se a ausência da extremo Nachissela Maurício.

De acordo com Raul Duarte, a atleta foi dispensada a semana passada, mas deveria apresentar-se esta manhã. Terça-feira, o grupo regressa à Cidadela, onde vai continuar a aprimorar aspectos tácticos e técnicos, com uma sessão apenas (tarde).

Para esta empreitada, o seleccionador nacional chamou 15 atletas, sendo nove do 1º de Agosto, cinco do Interclube e uma do Desportivo do Maculusso. A concentração está agendada para terça-feira na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Da lista das pré-convocadas contam os nomes de Domitila Ventura, Isabel Francisco, Bárbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Nacissela Mauricio, Jacqueline Francisco, Maria Barbosa (1º de Agosto), Catarina Camufala, Angelina Glome, Judith Queta, Nadir Manuel, Irene Guerreiro (Interclube) e Felizarda Jorge (Desportivo do Maculusso).

Na prova, que dá acesso aos cinco melhores classificados aos Jogos Olimpicos de Pequim (China), as angolanas fazem parte do grupo B ao lado da Argentina, com quem jogam na estreia, e República Checa.

O evento será disputado por 12 equipas. Angola ganhou o direito de discutir um lugar para os Jogos Olímpicos fruto do terceiro posto alcançado no Campeonato Africano das Nações, no Senegal, em 2007.

ANGOLA : Fase de grupos do nacional começa hoje

A fase de grupos do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino de basquetebol, composta por 13 equipas, inicia hoje em três campos da cidade de Luanda.
Dividido em duas séries (A e B), sendo a primeira formada por oito das melhores classificadas da I e II voltas, respectivamente. O destaque recai para a partida entre o Atlético Sport Aviação (ASA), finalista vencido da taça de Angola, diante do estreante Desportivo da Huíla, que conseguiu ficar na quinta posição na segunda volta.
O Petro de Luanda, campeão em título, mede forças com CDUAN, às 18 horas, no Pavilhão da Cidadela.
Esta fase será disputada a uma volta, num sistema de todos contra todos.

Constituição de grupos e programa de jogos:

"A"
InterClube - Promade de Cabinda (16 horas) - Pavilhão 28 de Fevereiro
Atlético Sport Aviação - Desportivo da Huíla (16 horas) - Pavilhão Cidadela
Petro de Luanda - CDUAN (18 horas) - Pavilhão Cidadela

Folga : 1º de Agosto

"B"
Universidade Lusíada - Vila Clotilde (14 horas) - Pavilhão 28 de Fevereiro
Sporting de Luanda - União da Catumbela (14 horas) - Pavilhão Anexo II da Cidadela
GD Nocal - Imbondeiro de Viana (16 horas) - Pavilhão Axeno II da Cidadela

27 abril 2008

CABO VERDE : Playoffs de basquetebol sub-18 a partir de hoje

Tem inicio hoje, 26, no Pavilhão Vavá Duarte, os playoffs do campeonato sub - 18 masculino de Santiago Sul. Na 1ª mão vão se defrontar ABC/EBS (18h30) e Bairro/Achada Grande (19h30).

Entretanto, prossegue este domingo, 27, também no Gimno Desportivo, o campeonato nos outros escalões. Estão programadas as seguintes partidas: Bairro/EBS e Amor de Deus/Órgãos (sub-16 masculino), às 09h30 e 10h30, respectivamente; e Seven Stars/Órgãos (sénior feminino), às 11h30.

ANGOLA : D´Agosto verga Atlético Aviação e conquista décima Taça de Angola

A formação sénior masculina do 1º de Agosto derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA) por 93-61, com os favoráveis 51-24 ao intervalo, e conquistou a sua décima Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos.Depois de ter vencido de forma apertada no desafio da primeira “mão” (80-70), ontem, os pupilos de Luís Magalhães superiorizaram-se aos aviadores que diga-se, apesar da réplica evidenciada no primeiro quarto, sucumbiram nos quartos subsequentes, tendo a formação do 1º de Agosto vencido de forma folgada por claros 93-61.Com um basquetebol mais organizado quer em termos ofensivos quer em termos defensivos, os militares chegaram em algumas etapas do jogo a vulgarizar os aviadores que se ressentiram do esforço empreendido do desafio da primeira “mão” em que perderam por apenas sete pontos de diferença (80-73).O extremo do 1º de Agosto Vladimir Ricardino foi o cestinha da partida com 20 pontos, em 30 minutos e 26 segundos de jogo. No terceiro quarto, fruto da dinâmica empreendida pelos militares, a turma do Rio Seco vencia por 74-49.Com o resultado a seu favor o técnico português ao serviço da equipa militar fez entrar no último quarto os jovens Leandro Conceição e Simão João que no entanto, não souberam responder a aposta de Luís Magalhães. Neste período os militares triunfaram por um parcial de 19-12, perfazendo o resultado final em 93-61. Olímpio Cipriano foi o rei das assistências com dez. O trio de arbitragem constituído por Fernando Pacheco “Baganha”, Domingos Simão e Osvaldo Neto com um ou outro erro não teve influência no resultado final.

Luís Magalhães (1º de Agosto)

“Fomos melhor nos dois desafios”

O português ao serviço da equipa militar no final da partida era um técnico satisfeito não apenas por terem conquistado o segundo troféu da época mas sobretudo pela qualidade de basquetebol apresentado durante a partida.“A minha equipa tem sido excepcional, o Armando Costa apesar das limitações mostrou-se disponível em ajudar-nos por isso, gostaria de dedicar está vitória a ele. Penso que a vitória é mais do que merecida por aquilo que aconteceu nos dois jogos”.

Carlos Dinis ( ASA)

“Vitória do 1º de Agosto foi justa”

Apesar de ter sido derrotado nos dois jogos, Carlos Dinis, treinador principal do Atlético Sport Aviação (ASA), era um homem visivelmente satisfeito pelo facto da sua equipa ter atingido a final da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”.“Penso que foi uma final boa, infelizmente não conseguimos recuperar o nosso plantel face ao esforço empreendido no jogo da primeira “mão” daí a minha equipa ter parecido algo apática. De um modo geral estamos satisfeitos por termos jogado a final. Vamos continuar a trabalhar para o Campeonato Nacional e obviamente preparando já a próxima temporada”.

Ficha técnica

Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva com uma assistência razoável para ver jogar as equipas do 1º de Agosto e Atlético Sport Aviação (ASA), em desafio referente à segunda “mão” da final da XXX edição da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos. Sob arbitragem de Fernando Pacheco “Baganha”, Osvaldo Neto e Domingos Simão, trio de categoria internacional, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:1º de Agosto: Armando Costa (7), Marques Houtmam (0), Olímpio Cipriano (8), Joaquim Gomes “kikas” (14), Felizardo Ambrósio (6), Vladimir Ricardino (20), Francisco Jordão (12), Carlos Almeida (4), Miguel Lutonda (10), Rodrigo Mascarenhas (12), Simão João (0), Leandro Conceição (0).Treinador: Luís Magalhães.Atlético Sport Aviação (ASA): Wilson Mata (7), Carlos Quibato (0), Abdel Gomes (10), Filipe Abraão (13), Edmundo Ventura (6), Wilson Carvalho (6), Adolfo Quimbamba (7), Afonso Rodrigues (3), Francisco Gonçalves (3), Hélder Ortet (6), Idelfonso Quiteculo (6), Cristóvão Oliveira (0).Treinador: Carlos Dinis.Marcha do marcador: 28-19, 51-24, 74-49, 93-61.

26 abril 2008

ANGOLA : Várias noticias

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto vai tentar hoje conquistar o seu segundo troféu da época desportiva 2007/08, quando receber logo às 18 horas, no Pavilhão do Rio Seco, a formação do Atlético Sport Aviação (ASA), em desafio referente a segunda “mão” da XXX edição da Taça de Angola em Basquetebol, depois de ter vergado na partida da primeira “mão” o seu adversário por difíceis 83-70.Os militares que realizam esta manhã o último apronto antes do embate de logo, têm praticamente o seu “arsenal” preparado para o prélio que se espera bastante equilibrado em função do resultado registado no desafio da primeira “mão” (83-70), em que os pupilos de Carlos Dinis conseguiram em algumas etapas de jogo assustar o seu oponente. Em face disso, a turma militar comandada pelo português Luís Magalhães que ao serviço do clube rubro e negro amealhou já a Supertaça Vlademiro Romero na presente temporada vai seguramente entrar para o desafio de logo com algumas cautelas sob pena de ser surpreendido no seu “habitar”.Pierro Ilunga e Mayzer Alexandre constituem as únicas preocupações do técnico Luís Magalhães que enalteceu a postura que os aviadores têm demonstrado não apenas na Taça de Angola, onde deixou pelo caminho o Grupo Desportivo Interclube, mas sobretudo na fase regular da XXX edição do Campeonato Nacional da “bo- la ao cesto”, tendo se classificado na quarta posição 41 pontos, contra 48 do 1º de Agosto que ocupou a primeira posição. No seio dos aviadores apesar de reconhecerem o potencial da turma militar, Carlos Dinis, treinador principal do Atlético Sport Aviação (ASA), disse que vai procurar montar uma equipa que seja capaz de contrapor as manobras ofensivas do seu opositor que na presente temporada não perdeu ainda qualquer jogo. Aliás, os sete pontos de desvantagem que trás da primeira “mão” (83-70) dão alguma garantia a turma aviadora de sonhar com a conquista do troféu que se encontra na posse dos rubro e negro. Entretanto, o Jornal dos Desportos apurou de fonte federativa que Carlos Júlio, Domingos Simão e David Manuel ou Iracelmo Pinto serão os juízes do encontro de logo.As equipas poderão entrar com o seguinte cinco inicial: 1º de Agosto: Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Rodrigo Mascarenhas e Olímpio Cipriano. ASA: Carlos Quibato, Felipe Abraão, Adolfo Quimbamba, Idelfonso Qui-teculo e Francisco Gonçalves.
Aspectos técnicos e tácticos atarefam pré-selecção nacional

Aspectos ligados a defesa zona, compensações defensivas, lançamentos a longa e curta distância dominaram a segunda semana de preparação da pré-selecção nacional que projecta a sua participação no Torneio Pré-Olímpico de Madrid, Espanha, a decorrer de 9 a 15 de Junho, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Pequim, a disputar-se na República Popular da China, no mês de Agosto. Depois da primeira semana de trabalho ter sido dominada pelos exames médicos, Raul Duarte, seleccionador nacional, privilegiou nesta segunda semana de preparação os aspectos técnicos e tácticos sem descurar a vertente física das pré-seleccionadas. Entretanto, a pré-selecção nacional que trabalha de forma amputada face a ausência da extremo poste Nacissela Maurício que foi dispensada do grupo pelo seleccionador Raul Duarte a fim de resolver problemas pessoais em terras portuguesas estará completa a partir de segunda-feira, altura em que a atleta se juntará ao grupo. Contrariamente ao que estava inicialmente agendo, as comandadas de Raul Duarte já não vão defrontar a República Checa no triangular de Salamanca, Espanha, em virtude da selecção daquele país ter-se recusado a jogar com Angola antes do Torneio Pré-Olímpico de Madrid, já que ambas encontram-se perfiladas no mesmo grupo “B”.Em face disso, o órgão reitor da modalidade desdobra-se em contactos a fim de encontrar adversárias para colmatar a desistência da República Checa. De acordo com o seleccionador nacional é pretensão da equipa técnica efectuar em terras espanholas sete a oitos jogos de controlo, antes do início da competição. Recorde-se que a pré-selecção nacional deixa o país na segunda quinzena do mês de Maio rumando para Espanha, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo de aproximadamente 25 dias. No Torneio Pré-Olímpico Angola encontar-se enquadrada no grupo “B” juntamente com as selecções da Argentina, com quem se estreia a 10 de Junho, e a República Checa. MC
Poste Nacissela Maurício desembarca hoje ao país

A extremo poste do 1º de Agosto e da Selecção nacional sénior feminina, Nacissela Maurício, desembarca hoje, domingo, na capital do país, Luanda, proveniente de Portugal, onde se deslocou há uma semana a fim de tratar problemas pessoas. Nacissela Maurício que foi dispensada dos trabalhos da pré-selecção nacional que projecta a sua participação do Torneio Pré-Olímpico de Madrid, Espanha, a disputar-se de 9 a 15 de Junho, vai em princípio integrar o grupo comandado por Raul Duarte, amanhã, segunda-feira. O seleccionador nacional que augura a qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim deu início aos trabalhos de preparação propriamente dito na última terça-feira, depois das atletas terem-se recusado a treinar alegadamente por falta de pagamento dos prémios da medalha de bronze conquistado no “Africano” do Senegal que valeu a Angola a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico.

25 abril 2008

ANGOLA : Soltas

A selecção sénior feminina de basquetebol da República checa, adversária de Angola no torneio pré-olímpico de Madrid, Espanha, declinou o convite para disputar, em finais de Maio, um torneio na região espanhola de Salamanca, durante o qual devia defrontar o “cinco” nacional. Segundo Raúl Duarte, seleccionador nacional, os checos alegaram que sendo adversários no torneio internacional de Madrid, qualificativo para os Jogos Olímpicos, não devem defrontar Angola antes da prova a doer. “O único jogo que temos confirmado será contra a Espanha, no dia 25 de Maio, já que a República checa, não aceitou jogar contra nós neste torneio de Salamanca”, disse. A federação, segundo o técnico, está a procurar alternativas para permitir que a selecção faça entre sete a oito jogos. “Estamos a tentar criar condições para jogarmos contra selecções das regiões autônomas da Espanha. Queremos fazer dois jogos, antes da partida com a Espanha, para, na segunda semana ver se conseguimos jogar com o Brasil e o Japão. Na terceira semana vamos tentar jogar com a China e ainda com o Brasil”, perspectivou. Angola, República checa e a Argentina estão inseridas no Grupo “B” do torneio pré-olímpico. O responsável técnico disse que há dificuldades, por isso o quadro definitivo de jogos a efectuar durante o estágio, a partir de 16 de Maio, fica apenas definido na próxima semana.
Federação internacional anula decisões do 5º ao 8º lugares dos Jogos Olímpicoa

Os torneios de básquete masculino e feminino dos Jogos olímpicos de Pequim não terão partidas para definir as equipas que ficarão de quinto ao oitavo lugares. O anúncio foi feito por Florian Wanninger, diretor de comunicações da Federação Internacional de Basquete (Fiba) e citado hoje pela agência “Xinhua”.Agora, as colocações dos eliminados nas quartas-de-final serão definidas de acordo com o número de vitórias na primeira fase. Em caso de empate, o primeiro critério será a diferença de pontos. Após os Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, a Fiba ouviu reclamações de algumas selecções, alegando que estas partidas não valem nada e podem trazer lesões aos jogadore. Em dezembro de 2004, a federação reuniu seu comité executivo em Kuala Lumpur, na Malásia, e optou pelo fim da disputa. Outras mudanças ainda podem ser anunciadas, já que o grupo se reunirá sexta e sábado em Pequim. Um assunto em pauta é a distância da linha de três pontos: a marcação fica a 6m25 da cesta de acordo com as regras da Fiba, mas a distância aumenta para sete nos Jogos da NBA.
Manú enaltece entregadas colegas ao trabalho

A capitã da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, Maria Afonso “Manú” enalteceu ontem a entrega das suas colegas de trabalho durante as sessões de treino. Falando no final da sessão, a experiente jogadora disse que “sente que as colegas estão a dar o melhor de si”.“Está todo o grupo entregue ao trabalho. Não há qualquer constrangimento e sinto que cada integrante deste grupo está a dar o melhor de si durante as sessões de treinos”, disse. A equipa é composta por 14 atletas, já que, Nacissela Maurício, dispensada durante a primeira semana de trabalhos de campo, chega ao país apenas no domingo e começa a trabalhar na segunda feira. Na projecção do torneio pré-olímpico de Junho, em Madrid (Espanha), a Selecção Nacional vai trabalhar no país até 15 de Maio, seguindo depois para um estágio pré-competitivo no palco da competição. SC

24 abril 2008

CABO VERDE : Formação internacional aprimorou técnica de árbitros de basquetebol

Encerrou-se hoje, 23, na cidade da Praia, a formação internacional direccionada a árbitros de Cabo Verde, Mali, Marrocos, Costa do Marfim, Guiné-Conacry e Tunísia promovida pela FIBA-África, em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol.

O reconhecido instrutor búlgaro, considerado “expert” pela Federação Internacional de Basquetebol, Valentin Larazov, comandou as principais actividades de especialização, que abrangeram disciplinas de psicologia e mecânica e teorias de exercícios práticos. A FIBA-África pretende proporcionar aos novos profissionais um expressivo ganho técnico e também renovar os conhecimentos daqueles já dotados de certa experiência. Paulo Martinho, árbitro internacional cabo-verdiano, fez questão de participar.

O Centro de Estágio e o Gimno foram os locais escolhidos para as sessões de treinos, que tiveram início no sábado, 19. De acordo com a FCBB, a medalha de bronze da selecção nacional no Afrobasket, disputado na Angola, no ano passado, contribuiu significativamente para que o evento fosse realizado em Cabo Verde.

ANGOLA : Soltas

O extremo do 1º de Agosto, Olímpio Cipriano, foi o jogador mais valioso (MVP) da primeira fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, totalizando 399 pontos em 24 jogos.De acordo com um documento que a Angop teve ontem acesso, nas posições imediatas ficaram Kikas Gomes (1º de Agosto) e Idelfonso Kiteculo (ASA) com 341 e 334 pontos, respectivamente.Cipriano destacou-se também na marcação dos dois pontos, onde foi o melhor com 143 pontos, seguido por Idelfonso Kiteculo e Kikas Gomes com 132 e 123.Nos lançamentos de três pontos, Francisco Gonçalves (ASA) foi o melhor, convertendo 67 em 138 tentados, seguido de Fernando Albano (Petro de Luanda) com 48/103, ao passo que Almeida Daniel (Universidade Lusíada) ficou na terceira posição com 48/114. Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), com 210 ressaltos, superou a concorrência de Lifetu Selengue (Interclube) e Kikas Gomes, que terminaram com 192 e 189 ressaltos cada.Armando Costa destacou-se nas assistências, com 102, seguido pelo seu colega de equipa Olímpio Cipriano (88) e Yuri Swingue (Desportivo da Huíla) com 83. Olímpio Cipriano foi também o melhor recuperador com 64, mais seis que Rodrigo Mascarenhas (1º de Agosto) e Kikas Gomes.Em tampões, Leonel Paulo (Petro de Luanda) foi o que mais se destacou com 23, ao passo que Lifetu Selengue e Rock Longonda (Desportivo da Huíla) com 21 e 17 ficaram nas posições imediatas.Ivo Luango (Sporting de Luanda) foi o atleta mais faltoso da primeira fase do Campeonato Nacional com 94 faltas, enquanto que Anlide Pacheco (Universidade Lusíada) e José Adriano (Sporting de Luanda) cometeram 85 e 81.
Médica revela ausência de lesões na Selecção

A especialista em medicina desportiva, que acompanha os trabalhos da Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol, Stela Cristiano, assegurou ao “Jornal dos Desportos” que o grupo de 14 atletas que trabalha sob orientação de Raul Duarte goza de perfeita saúde, decorridos três dias de treino em campo.“Não há nada a realçar. Elas estão bem. Há algumas coisas ligeiras, que precisam de manutenção do tratamento. Não é nada que impeça alguém de se treinar”, disse. O grupo de trabalho foi submetido a exames médicos, antes de começar as sessões de treino em campo. Stela Cristiano acompanhou a realização dos testes. A equipa prepara a participação no torneio pré-olímpico de Madrid, Espanha, de nove a 15 de Junho.Depois de ter sido tranquilizado com a pré-disposição de todo o grupo convocado e com o reforço das condições de trabalho com bolas e botas novas, Raul Duarte, seleccionador nacional, tem “tudo” para trabalhar. Uma nota negativa no trabalho da equipa está na falta de água no recinto do anexo II à Cidadela Desportiva. Depois dos treinos as atletas são incapazes de tomar banho.Contactado sobre o assunto, Sebastião Augusto “Tião”, director do Complexo da Cidadela Desportiva disse que tal se deve à falta de água que se regista na capital nos últimos dias.Angola vai jogar o torneio “pré-olímpico” inserida no grupo B, ao lado da Argentina e da República Checa. No grupo A estão as selecções do Senegal, Letónia e Japão. O Brasil, Ilhas Fidji e Espanha vão jogar o grupo “C”, enquanto o grupo “D” integra as selecções da Bielorússia, Taipei e Cuba. O torneio apura para os Jogos Olímpicos de Pequim, China, os primeiros classificados de cada grupo. O Mali, campeão africano apurou-se directamente.
Sorteio define grupos dos jogos Olímpicos de Beijing

O sorteio dos grupos da primeira fase dos torneios masculino e feminino dos Jogos Olímpicos de Pequim será realizado no próximo sábado na Wukesong Arena da capital chinesa, palco de disputa da modalidade.A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) e o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês) serão os responsáveis pelo sorteio.Já estão no torneio masculino Espanha, Estados Unidos, Rússia, Lituânia, Irão, China, Austrália, Argentina e Angola. As outras três vagas saem do Pré-olímpico, a ser disputado de 14 a 20 de Julho em Atenas.O Brasil aparece no grupo A, ao lado dos anfitriões e do Líbano. Também participam Cabo Verde, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá, Coréia, Eslovênia, Camarões, Croácia e Porto Rico.
“Segunda mão” da Taça fica adiada para sábado

O desafio da segunda ``mão`` da final da Taça de Angola em Basquetebol sénior masculino, entre o 1º de Agosto e o Atlético Sport Aviação (ASA), foi adiado para sábado, por questões de calendário.Na sexta-feira, dia inicialmente marcado, será jogado, no mesmo recinto (pavilhão principal da Cidadela), o jogo da segunda ``mão`` da Supertaça Babacar Fall em andebol sénior feminino, entre o Petro-Atlético de Luanda e o Interclube do Congo Brazzaville. Segundo a fonte, o Petro de Luanda solicitou o adiamento, uma vez que as duas competições estão programadas para o mesmo recinto (pavilhão principal da Cidadela).O 1º de Agosto leva vantagem de 80-73, da partida da primeira ``mão``. No primeiro confronto da Supertaça, a formação angolana venceu, por 44-27.

ANGOLA : Olímpio Cipriano eleito MVP da primeira fase do nacional

O extremo do 1º de Agosto Olímpio Cipriano foi o jogador mais valioso (MVP) da primeira fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, totalizando 399 pontos em 24 jogos.

De acordo com um documento que a Angop teve hoje acesso, nas posições imediatas ficaram Kikas Gomes (1º de Agosto) e Idelfonso Kiteculo (ASA) com 341 e 334 pontos, respectivamente.
Cipriano destacou-se também na marcação dos dois pontos, onde foi o melhor com 143 pontos, seguido por Idelfonso Kiteculo e Kikas Gomes com 132 e 123.
Nos lançamentos de três pontos, Francisco Gonçalves (ASA) foi o melhor, convertendo 67 em 138 tentados, secundado por Fernando Albano (Petro de Luanda) com 48/103, ao passo que Almeida Daniel (Universidade Lusíada) ficou na terceira posição com 48/114.
Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), com 210 ressaltos, superou a concorrência de Lifetu Selengue (Interclube) e Kikas Gomes que terminaram com 192 e 189 ressaltos cada.
Armando Costa destacou-se nas assistências, com 102, seguido pelo seu colega de equipa Olímpio Cipriano (88) e Yuri Swingue (Desportivo da Huíla) com 83.
Olímpio Cipriano foi também o melhor recuperador com 64, mais seis que Rodrigo Mascarenhas (1º de Agosto) e Kikas Gomes.
Em tampões, Leonel Paulo (Petro de Luanda) foi o que mais se destacou com 23, ao passo que Lifetu Selengue e Rock Longonda (Desportivo da Huíla) com 21 e 17 ficaram nas posições imediatas.
Ivo Luango (Sporting de Luanda) foi o atleta mais faltoso da primeira fase do Campeonato Nacional com 94 faltas, enquanto que Anlide Pacheco (Universidade Lusíada) e José Adriano (Sporting de Luanda) cometeram 85 e 81.

23 abril 2008

ANGOLA : Taça: ASA perde mas dá replica ao 1º de Agosto

O 1º de Agosto venceu hoje, terça-feira, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, o Atlético Sport Aviação (ASA) por 80-73, na primeira mão da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino.

Apesar da derrota, os "aviadores" levaram a decisão do jogo até ao final.

O poste do ASA Idelfonso Quiteculo foi o melhor marcador do encontro com 20 pontos, os mesmos que o seu companheiro Edmundo Ventura, ao passo que nos "militares" Carlos Almeida, com 18, foi o que mais se destacou.
Com este resultado, o 1º de Agosto fica a uma vitória da conquista da Taça de Angola. Mesmo que percam, na segunda volta, por menos de sete pontos os “militares” ficam com o troféu.
Ao contrário do que era esperado, o 1º de Agosto, campeão africano de clubes, encontrou muitas dificuldades para ultrapassar um adversário motivado pelo facto de disputar uma final 10 anos depois.
Sem nada a perder, uma vez que o nível dos seus jogadores não se equipara ao dos "rubro-negros", o ASA entrou para o recinto com objectivo de complicar o máximo o adversário e quiçá vencer a partida.
Foi com este pensamento que terminaram o primeiro quarto perdendo apenas por 23-14.
No segundo período, quando se esperava por um domínio "militar", o conjunto orientado por Carlos Diniz continuou a equilibrar e a três minutos do final do período vencia por 35-33.
Idelfonso Kiteculo, com 15 pontos, era o homem do jogo, mas o 1º de Agosto deu a volta ao resultado e terminou a frente do referido quarto com 10 pontos de diferença (46-36).
No terceiro quarto a história do jogo manteve-se com as duas equipas a jogarem de igual para igual, mas com os "rubro-negros" a manterem a vantagem.
No último período o 1º de Agosto optou pela contenção de bola gerindo a vantagem de sete pontos que trazia do quarto anterior.

O ASA ainda tentou virar o resultado, mas a experiência dos "militares" veio ao de cima e venceram o encontro por sete pontos de diferença (80-73).
A segunda mão disputar-se-á no dia 26 no mesmo recinto. Com arbitragem do trio Fernando Pacheco, Iracelmo Pinto e Figueiredo Cruz, as equipas alinharam da seguinte forma:

ASA: Wilson da Mata (02), Carlos Quibato (02), Filipe Abrão (03), Edmundo Ventura (20), Wilson Carvalho (00), Adolfo Quimbanba (10), Afonso Rodrigues (13), Francisco Gonçalves (03), Abdel Gomes (00), Hélder Ortet (00), Idelfonso Quiteculo (20), Cristovão Oliveira (00). Treinador: Carlos Diniz

1º de Agosto: Armando Costa (00), Marques Houtmam (06), Olímpio Cipriano (16), Kikas Gomes (09), Felizardo Ambrósio (04), Vlademir Ricardino (06), Francisco Jordão (10), Carlos Almeida (18), Miguel Lutonda (07), Rodrigo Mascarenhas (04), Hermenegildo João (00), Simão João (00). Treinador: Luís Magalhães

22 abril 2008

ANGOLA : Soltas

A Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol começa hoje, às 10H30, no recinto do anexo nº II, a sua preparação propriamente dita, visando a presença no torneio pré-olímpico de Madrid, Espanha, de 9 a 15 de Junho. O seleccionador nacional, Raul Duarte começa esta manhã, em campo, a arquitectar os argumentos que poderão levar a equipa nacional a uma presença inédita nos Jogos Olímpicos, cuja sede será Pequim, na China. As jogadoras foram durante a última semana sujeitas a exames médicos, sob coordenação de Stela Cristiano, do Centro de Medicina Desportiva. Nacissela Maurício, dispensada para tratar de assuntos pessoais deve ser a única ausência no grupo de 15 atletas chamadas pelo seleccionador nacional. Vai ser uma “aprendizagem” no terreno, com o ensaio de vários esquemas e exercícios para aperfeiçoamento da técnica individual, táctica de grupo e absorver a filosofia a adoptar da Argentina e República Checa, adversárias na prova pré-olímpica, até meados do próximo mês, período em que a selecção deverá efectuar um estágio pré-competitivo com sete ou seis jogos de controlo. Dois dos jogos pretendidos pela equipa técnica estão assegurados, com a participação da equipa nacional num torneio triangular, na Espanha, com a equipa anfitriã e a República Checa que é adversária das angolanas no pré-olímpico. Raul Duarte trabalha com as seguintes atletas: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Barbara Guimarães, Astride Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Nacissela Maurício, Jacqueline Francisco, Maria Afonso “Manu” (1º de Agosto); Catarina Camufal, Angelina Gomes, Judith Queta, Nadir Manuel, Irene Guerreiro (Grupo Desportivo Interclube); Felizarda Jorge (Grupo Desportivo O Maculusso). Angola vai disputar o torneio de Madrid, por ter alcançado o terceiro lugar no campeonato africano disputado no Senegal em 2007. As angolanas jogam o pré-olímpico no grupo B. Na primeira jornada defrontam a Argentina e fecham a sua participação diante da República Checa.´ Os Jogos Olímpicos de Pequim têm já apuradas as selecções da China, Austrália (campeã do mundo), Mali (campeã africana), Estados Unidos da América (campeã da América), Coreia (campeã asiática), Rússia (campeã europeia) e Nova Zelândia (campeã da oceânia).

ASA e 1º de Agosto preparam Taça de Angola

As equipas do 1º de Agosto e do Atlético Sport Aviação (ASA) efectuam hoje os derradeiros treinos visando a disputa, amanhã, da primeira-mão da final da XXX edição da Taça de Angola. O 1º de Agosto treina no Rio Seco, enquanto o seu adversário desta final trabalha no Anexo II.Embora consciente do favoritismo que pesa sobre a sua equipa, Luís Magalhães “Papa Títulos”, técnico português dos militares, recrutado no início da época, sabe que pode encontrar dificuldades ante um Asa motivado, só pelo facto de ter conseguido a final da prova depois de 10 anos. A equipa militar vai já numa saga de 26 vitórias para o campeonato nacional, acrescidas ao título da Supertaça “Vlademiro Romero”, mercê de duas vitórias sobre o Petro de Luanda. Carlos Dinis, técnico aviador está animado e tem fé de que os jogos decidem-se na quadra. Chegar à final representa evolução da sua equipa. O lema é trabalhar para a etapa seguinte. O ensaio das vertentes ofensivas e defensivas, as variações defensivas (zona/homem-a- homem) os contra-ataques e lançamentos a curta e longa distâncias estarão em evidência nos treinos de ambas as equipas. Nas meias finais o Asa afastou o Interclube e o 1º de Agosto eliminou o Promade de Cabinda. S.C

ANGOLA : Armando Costa desfalca 1º de Agosto na final da Taça de Angola

O base do 1º de Agosto Armando Costa estará ausente do jogo da primeira mão da Taça de Angola em Basquetebol diante do Atlético Sport Aviação, a acontecer esta noite no pavilhão principal da Cidadela, por lesão, soube a Angop.

Falando no final do último treino para o desafio, o médico do clube “militar”, Lázaro Ramos, explicou que o atleta contraiu, segunda-feira, uma fractura na mão direita e não deverá jogar, constituindo a única baixa no conjunto.

Acautelando a componente física, a equipa efectuou, no Codmn, uma sessão baseada em drible, lance livres e lançamentos de campo, com o objectivo de vencer esta noite, segundo afirmou o seu técnico-adjunto, Aníbal Moreira.

O conjunto conta com Marques Houtman, Olímpio Cipriano, Miguel Lutonda, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Vladimir Ricardino, Carlos Almeida, Rodrigo Mascarenhas, Hermegildo Santos, Leandro Conceição e Francisco Jordão.

A segunda mão” terá lugar sexta-feira, no mesmo recinto (às 18 horas).

ANGOLA : Taça: ASA e 1º de Agosto disputam final

As equipas do Atlético Sport Aviação (ASA) e do 1º de Agosto disputam terça-feira, em Luanda, a final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculinos.
Os "aviadores" ultrapassaram, surpreendentemente, nas meias-finais o Inter ao vencerem por 80-70 e 89-73 na primeira e segunda mão respectivamente ao passo que os "militares" cilindraram o Promade de Cabinda por 91-57 e 120-77.
Apesar de eliminarem o Interclube, as hipóteses do ASA conquistar o troféu são remotas, tendo em conta a disparidade das duas equipas em termos de plantéis.
O 1º de Agosto, além de vencer grande parte das competições, nos últimos anos, é campeão africano em título, ao passo que o seu adversário não vence nenhuma prova há mais de 10 anos.

ANGOLA : Director técnico e seleccionador insatisfeitos com pré-convocadas

O director técnico da Federação Angolana de Basquetebol(FAB), Nuno Teixeira, e o seleccionador nacional, Raúl Duarte, disseram hoje em Luanda que a recusa das atletas, que preparam o torneio pré-olímpico da modalidade, em se treinarem é reprovável.

Em declarações à imprensa no final do primeiro dia de trabalho do "cinco" nacional, realizado no complexo da Cidadela desportiva, o dirigente disse reprovar a atitude tendo realçado que este tipo de comportamento não deve ser dado por atletas muito experientes.

"Esta não é uma responsabilidade da federação mas sim do Ministério da Juventude e Desportos com quem vamos tratar directamente do assunto nas próximas horas", informou.

Por seu turno, o técnico declarou-se insatisfeito em face desse tipo de comportamento sobretudo de jogadoras que tem uma vasta experiência em termos de selecção.

"A federação deverá tomar a sua posição e eu como treinador irei respeitar porque é sempre um orgulho estar na selecção nacional e algumas atletas não respeitam isto", frisou.

Anunciou para as próximas 24 horas um encontro com os responsáveis da Federação Angola de Basquetebol para abordar o assunto.

"Vamos respeitar as pessoas que estão dispostas a trabalhar e esperar que medidas a federação irá tomar".

Da lista das pré-convocadas contam os nomes de Domitila Ventura, Isabel Francisco, Barbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Nacissela Maurício, Jacqueline Francisco, Maria Barbosa (1º de Agosto), Catarina Camufala, Angelina Glome, Judith Queta, Nadir Manuel, Irene Guerreiro (Interclube) e Felizarda Jorge (Desportivo do Maculusso).

Parte deste grupo recusou-se a treinar hoje por não ter recebido ainda o seu prémio por ter ocupado a terceira posição do último Campeonato Africano das Nações, no Senegal, em 2007, que deu direito a participar no torneio de "repescagem" para os Jogos de Pequim2008.

Eis os grupos do torneio pré-olímpico:

Group A: Japão, Letónia, Senegal
Group B: Angola, Argentina, República Checa
Group C: Brasil, Ilhas Fidji, Espanha
Group D: Bielorússia, Taipei, Cuba

21 abril 2008

ANGOLA : Soltas

A Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol começa hoje, às 10H30, no recinto do anexo nº II, a sua preparação propriamente dita, visando a presença no torneio pré-olímpico de Madrid, Espanha, de 9 a 15 de Junho. O seleccionador nacional, Raul Duarte começa esta manhã, em campo, a arquitectar os argumentos que poderão levar a equipa nacional a uma presença inédita nos Jogos Olímpicos, cuja sede será Pequim, na China. As jogadoras foram durante a última semana sujeitas a exames médicos, sob coordenação de Stela Cristiano, do Centro de Medicina Desportiva. Nacissela Maurício, dispensada para tratar de assuntos pessoais deve ser a única ausência no grupo de 15 atletas chamadas pelo seleccionador nacional. Vai ser uma “aprendizagem” no terreno, com o ensaio de vários esquemas e exercícios para aperfeiçoamento da técnica individual, táctica de grupo e absorver a filosofia a adoptar da Argentina e República Checa, adversárias na prova pré-olímpica, até meados do próximo mês, período em que a selecção deverá efectuar um estágio pré-competitivo com sete ou seis jogos de controlo. Dois dos jogos pretendidos pela equipa técnica estão assegurados, com a participação da equipa nacional num torneio triangular, na Espanha, com a equipa anfitriã e a República Checa que é adversária das angolanas no pré-olímpico. Raul Duarte trabalha com as seguintes atletas: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Barbara Guimarães, Astride Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Nacissela Maurício, Jacqueline Francisco, Maria Afonso “Manu” (1º de Agosto); Catarina Camufal, Angelina Gomes, Judith Queta, Nadir Manuel, Irene Guerreiro (Grupo Desportivo Interclube); Felizarda Jorge (Grupo Desportivo O Maculusso). Angola vai disputar o torneio de Madrid, por ter alcançado o terceiro lugar no campeonato africano disputado no Senegal em 2007. As angolanas jogam o pré-olímpico no grupo B. Na primeira jornada defrontam a Argentina e fecham a sua participação diante da República Checa.´ Os Jogos Olímpicos de Pequim têm já apuradas as selecções da China, Austrália (campeã do mundo), Mali (campeã africana), Estados Unidos da América (campeã da América), Coreia (campeã asiática), Rússia (campeã europeia) e Nova Zelândia (campeã da oceânia).

ASA e 1º de Agosto preparam Taça de Angola

As equipas do 1º de Agosto e do Atlético Sport Aviação (ASA) efectuam hoje os derradeiros treinos visando a disputa, amanhã, da primeira-mão da final da XXX edição da Taça de Angola. O 1º de Agosto treina no Rio Seco, enquanto o seu adversário desta final trabalha no Anexo II.Embora consciente do favoritismo que pesa sobre a sua equipa, Luís Magalhães “Papa Títulos”, técnico português dos militares, recrutado no início da época, sabe que pode encontrar dificuldades ante um Asa motivado, só pelo facto de ter conseguido a final da prova depois de 10 anos. A equipa militar vai já numa saga de 26 vitórias para o campeonato nacional, acrescidas ao título da Supertaça “Vlademiro Romero”, mercê de duas vitórias sobre o Petro de Luanda. Carlos Dinis, técnico aviador está animado e tem fé de que os jogos decidem-se na quadra. Chegar à final representa evolução da sua equipa. O lema é trabalhar para a etapa seguinte. O ensaio das vertentes ofensivas e defensivas, as variações defensivas (zona/homem-a- homem) os contra-ataques e lançamentos a curta e longa distâncias estarão em evidência nos treinos de ambas as equipas. Nas meias finais o Asa afastou o Interclube e o 1º de Agosto eliminou o Promade de Cabinda. S.C

ANGOLA : Raul Duarte poderá convocar jogadora que actua em França

O seleccionador nacional sénior feminino de basquetebol, Raul Duarte, disse hoje, em Luanda, que poderá convocar a extremo Clarisse Mpaka, que actua na segunda divisão francesa.
Em declarações à imprensa após o primeiro treino de preparação para o torneio pré-olímpico da modalidade a decorrer em Madrid (Espanha) de 9 a 15 de Junho, Raul Duarte disse ter sido informado que a jogadora actua na formação do Calais da segunda divisão de França.
"Estamos a manter contactos junto da atleta porque é uma mais valia ter alguém que actua no estrangeiro para reforçar a selecção nacional sem desprimor daquelas que actuam no campeonato interno”, frisou.
“Ela tem números interessantes do ponto de vista técnico e vou esperar que tudo corra bem para que possa contar com ela nas datas previstas”, realçou.
Clarisse Mapaka poderá juntar-se ao grupo de pre-seleccionadas na segunda semana de preparação em Espanha de 11 a 17 de Maio.
De 24 anos e 1,76, Clarisse Mpaka foi campeã no escalão de Esperança em 2001, tendo iniciado a carreira na equipa do centro de Bourges.

20 abril 2008

ANGOLA . Fim do 1º turno dá lugar à fase de grupos

A fase regular da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores encerrou ontem, com o Grupo Desportivo Interclube a derrotar copiosamente a formação do Sporting de Luanda por 119-50, a Lusíada perdeu com o Desportivo por 81-85, ao passo que a União Recreativo da Catumbela veio a Luanda vencer o Imbondeiro de Viana por falta de comparência, em partidas de acerto de calendário da quinta e nona jornada da segunda volta da prova. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, que na presente temporada efectuou contratações de “luxo”, casos dos cabo-verdianos Rodrigo Mascarenha (poste), Marques Vincent (base), do luso-angolano Francisco Jordão (poste) para além do técnico português Luís Magalhães foi sem sombras de dúvidas a melhor equipa desta fase regular, não apenas por ter terminado de forma invicta, com 52 pontos, fruto de 26 vitórias, mas sobretudo pela qualidade de basquetebol patenteado. Pelo que tudo indica, os investimentos feitos na presente época darão os seus frutos com a conquista do ceptro que foge ao clube há dois anos. O mesmo já não se pode dizer do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, que depois de ter anunciado a contratação de um poste croata acabou por desistir, tendo optado em contratar Joaquim Xavier e Cardoso Casimiro, atletas que até aqui não se enquadraram ao grupo. Victor Muzadi é nesta altura a única unidade que se tem evidenciado. Abdel Bouckar, poste que se transferiu ao que se diz a revelia ainda não fez o gosto a mão ao serviço dos petrolíferos da capital. O Campeonato Nacional que viu aumentado o número de equipas de 11 para 13, testemunhou ainda a ascensão do Atlético Sport Aviação (ASA), de Carlos Dinis, que teve a ousadia de vergar o todo poderoso Atlético Petróleos de Luanda, bicampeão nacional, para além do Grupo Desportivo Interclube. Formado maioritariamente por jovens, o conjunto do Aeroporto que aposta no colectivismo como a arma principal, constituiu um duro osso de roer para os seus adversários. Aliás, a presença dos aviadores na fase final da XXX edição da Taça de Angola deixando de forma convincente o Grupo Desportivo Interclube nas meias finais, prova o grande momento que a equipa do Aeroporto está a atravessar. O Grupo Desportivo da Huíla foi outra grata surpresa. Apesar de ter marcado a sua estreia na competição conseguiu perfilar-se entre a sete melhores equipas da fase regular. Emanuel Trovoada, técnico angolano que ao serviço da selecção de Cabo Verde conquistou a medalha de bronze no Campeonato Africano disputado em Angola, em 2007, conseguiu arrumar uma equipa que ombreou inclusive de igual para igual com as formações da capital.1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube e Atlético Sport Aviação (ASA) ocuparam as quatro primeiras posições, ao passo que o Imbondeiro foi o último classificado. Entretanto, a fase de grupos arranca no próximo dia 29. Nesta fase as equipas serão colocadas em dois grupos, sendo os sete primeiros no grupo “A” e o grupo “B” será formado pelo oitavo ao décimo terceiro classificado.

19 abril 2008

ANGOLA : Soltas

O presidente cessante, Júlio Manuel Cordeiro (Túlio), poderá concorrer sozinho para a eleição de presidente da Associação Provincial de Basquetebol (APBB), em acto convocado para 28 do corrente, apurou o “Jornal dos Desportos” de fonte associativa que revelou a inexistência de uma outra candidatura. Segundo Júlio Johnston Paiva que revelou o facto, “temos orientação a partir da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) que as eleições nas associações provinciais deverão ter lugar até final deste mês (Abril) ”. Assim a organização como precaução já criou uma comissão eleitoral para dirigir todo o processo que vai da eleição até a tomada de posse, agendada para 30 do corrente. A comissão acima referenciada é coordenada por Armando Bendrau Júnior “Ndinho”. Fazem parte da mesma, Gabriel Faustino dos Santos, secretário, e Manuel Silva “Lortinho”, vogal. A Associação Provincial de Basquetebol de Benguela controla seis clubes federados (CPPL, União da Catumbela, Inter, 1º de Maio, Sporting) e alguns núcleos que à sua maneira vão animando as competições que se desenrolam localmente; são os casos da Universidade Lusíadas (em seniores e juniores masculino) e Amigos de Basquetebol da Restinga, ambas do município do Lobito. *com Hermínio Fontes

D’ Agosto promove curso

O Centro de Formação de Treinadores de Basquetebol do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, realiza na próxima segunda-feira, a partir das 19 horas, mais uma acção formativa, por sinal a quarta esta temporada, dirigida a treinadores da modalidade e outros profissionais ligados ao desporto. Gestão desportiva, descoberta de talentos, trabalhos por sectores e penetrações e espaços serão os temas a serem abordados durante a acção de refrescamento a ser ministrado por António Sofrimento Manuel, secretário geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Mário Abílio, estatístico do 1º de Agosto, Aníbal Moreira e Ângelo Victoriano, ambos treinadores adjunto da formação militar, a nível dos masculinos, e Luís Magalhães, director do centro e técnico principal do 1º de Agosto. Espera-se no entanto, por uma participação massiva dos treinadores e dos agentes ligados ao basquetebol e não só.

Petro cilindra Vila Clotilde

A formação do Atlético Petróleos de Luanda cilindrou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Vila Clotilde por 109-55, no encerramento da segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, que hoje faz disputar duas partidas em atraso referentes à quinta e nona jornada, respectivamente. Com este triunfo os petrolíferos da capital garantiram a segunda posição da fase regular da prova com 46 pontos, contra 52 do 1º de Agosto que foi o vencedor invicto desta fase. Ainda ontem, o Atlético Sport Aviação, ASA, sensação da prova, derrotou a Lusíada por 91-65, o Cduan venceu dificilmente o Sporting de Luanda por 74-73. O Grupo Desportivo Interclube bateu a Nocal por 69-45, ao passo que o Desportivo bateu o Imbondeiro por 102-81.O Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto folgou por imperativo de calendário. Hoje, sábado, para acerto de calendário, a formação da Lusíada defronta, às 16 horas, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Desportivo da Huíla, ao passo que o Interclube medirá forças com o Sporting, às 16 horas.

18 abril 2008

CABO VERDE : Achada Grande vence Prédio

A equipa de basquetebol da Achada Grande protagonizou, ontem, a grande surpresa da 10º jornada do campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul ao derrotar o Prédio por 63-60 num jogo emocionante e decidido já nos últimos segundos.

Apesar da melhoria evidente que a equipa da Achada Grande vem registando, nada fazia prever que o poderoso Prédio, tradicional candidato á conquista do título pudesse baquear frente á jovem e inexperiente formação da Achada Grande. Mas o desenrolar do jogo confirmou isso mesmo. O marcador esteve sempre equilibrado e as alternâncias foram uma constante ao longo da partida. Ao intervalo o resultado era de 29 x 32 a favor do Prédio. A segunda parte não foi diferente.

O Prédio não acertava nas marcações e a Achada Grande foi acreditando que era possível a primeira vitória no campeonato. A trinta segundos do fim as equipas encontravam-se empatadas a 60 pontos mas a Achada Grande delineou bem a sua ultima jogada de ataque e com um cesto de 2 pontos e um lance-livre chegou á vitória.

No outro jogo da noite o ABC venceu o Seven-Stars por 81-76 num jogo que valeu sobretudo pela parte final. A equipa encarnada comandou o marcador do início ao fim do encontro tendo muitas vezes estado a vencer por 10 pontos de diferença. Para isso muito contribuiu o bom jogo de Samy que neste momento é sem dúvida o melhor jogador da equipa.

Do lado da equipa azul fez-se sentir a falta de Zeca nas tabelas e Dá esteve em dia francamente não. Ao intervalo o resultado cifrava-se em 48-39 favorável ao ABC.No incio da segunda parte o Seven-Stars pareceu querer discutir a partida e reduziu para 4 pontos mas depressa o ABC restabeleceu a diferença nos 10 pontos. A emoção instalou-se na Pavilhão nos últimos 10 minutos quando o Seven-Stars empatou a partida a 74-74 a 1 minuto e 24 segundos do fim.

O desconto de tempo solicitado pelo treinador do ABC pareceu surtir efeito. Os jogadores Betinho e Tununu ainda tiveram a hipótese de pôr a equipa azul na frente do marcador mas falharam os seus lançamentos enquanto que do lado do ABC Fidel e Samy trataram de escrever o resultado final. Destaque para as exibições de Samy no ABC e Tchapeta no Seven-Stars.

ANGOLA : Fase regular do campeonato encerra hoje em cinco campos

Com o campeão invicto da fase regular (1º de Agosto, com 52 pontos) a descansar por imperativo de calendário, a XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos faz disputar hoje, sexta-feira, a última jornada da segunda volta que compreende cinco partidas. O Atlético Sport Aviação (ASA) que ontem perdeu frente ao Atlético Petróleos de Luanda por 74-49, no Pavilhão Anexo da Cidadela Desportiva, em partida de acerto a décima segunda jornada do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, defronta hoje, às 16 horas, no Pavilhão do Rio Seco, a formação da Universidade Lusíada. Espera-se no entanto, uma partida bastante difícil para os dois contendores que procuram os lugares cimeiros da tabela classifica da prova. Ainda assim, os aviadores apresentam-se a prior como favoritos à conquista dos dois pontos em disputa, a julgar pela qualidade de basquetebol que os pupilos de Carlos Dinis têm exibido. Já no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, às 16 horas, o Sporting de Luanda medirá forças com o Clube Desportivo Agostinho Neto. A formação que cometer o menor número de erros possíveis chamará a si à conquista dos dois pontos. Por seu lado, os petrolíferos da capital quem ontem deram mais um passo rumo a consolidação da segunda posição da prova mercê do triunfo frente ao ASA por 74-49, defronta às 16 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Futebol Clube Vila Clotilde. Com maior ou menor dificuldade o Atlético Petróleos de Luanda vai vergar o seu opositor. No Pavilhão 28 de Fevereiro, às 15 horas, o Imbondeiro de Viana recebe o Desportivo da Huíla, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube medirá forças com a Nocal, no mesmo local, às 18 horas. Amanhã, disputam-se duas partidas de acerto a V e IX jornada respectivamente. Lusíada defronta o Desportivo ao passo que Interclube terá pela frente o Sporting de Luanda.

16 abril 2008

ANGOLA : Federação suspende árbitros

Os árbitros internacionais Osvaldo Neto e António Bernardo foram suspensos pela comissão técnica da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), devido as ausências nos jogos do Campeonato Nacional da modalidade.
De acordo com uma nota que Angop teve hoje acesso, Osvaldo Neto, suspenso por oito dias, faltou no encontro entre a Universidade Lusíada e o Desportivo da Nocal, ao passo que o seu colega, que ficará 15 dias afastado da actividade, não compareceu no desafio entre o Desportivo da Nocal-1º de Agosto.
Francisco Tondo e Zinga Tuti, oficiais de mesa, foram punidos com 15 e trinta dias, respectivamente pelo mesmo motivo.

ANGOLA : Taça de Angola: ASA qualifica-se para final

O Atlético Sport Aviação (ASA) qualificou-se hoje (terça-feira) para a final da Taça de Angola, em basquetebol sénior masculinos, ao vencer o Interclube por 89-83, na segunda mão, dez anos depois da sua última presença no prova.
O jogador Filipe Abraão, com 18 pontos, foi o homem do jogo, fruto da excelente coadjuvação de Francisco Gonçalves (16 pontos).
A equipa do ASA, que se apresentou forte física e psicologicamente, entrou determinante diante de um adversário sem força anímica para superar a desvantagem de dez pontos da primeira-mão, em que perdera por 80-70
Diante desta situação, os “aviadores” começaram a construir o resultado vitorioso logo no primeiro período, vencendo por 28-18.
Com uma defesa individual forte, os pupilos de Carlos Diniz conseguiram anular as principais unidades da formação do Interclube, como foram os casos de José Nascimento e Vicente Neto.
No segundo quarto, a história manteve-se, o ASA continuou a "mandar" no jogo e ampliou a vantagem, fixando o resultado ao intervalo em 49-30.
Na segunda parte, logo no terceiro período, o Interclube entrou melhor, reduzindo a diferença pontual (53-49), remetendo para o último quarto a decisão do jogo.
No período decisivo o equilíbrio foi a tónica dominante.
O ASA optou por gerir a diferença pontual até ao apito final, saindo com uma vitoria de 89-83.
Com este resultado o ASA qualificou-se para a final, onde vai defrontar o 1º de Agosto, que hoje venceu o Promade de Cabinda por 120-77.
A final, a duas mãos, será disputada nos dias 22 e 25 deste mês.

15 abril 2008

ANGOLA : Aviadores e Polícias batem-se hoje pelo passe da final da Taça de Angola

ASA derrotou o Grupo Desportivo Interclube por 80-70 no desafio da primeira-“mão”

Melo Clemente

Com uma vantagem “mínima” de dez pontos, fruto da vitória obtida no jogo da primeira-“mão” das meias-finais da XXX edição da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos (80-70), o Atlético Sport Aviação (ASA) procura hoje, às 16H00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, frente ao Grupo Desportivo Interclube confirmar à sua passagem para a final da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”, uma meta que é igualmente perseguida pelos polícias. Apesar da vantagem, Carlos Dinis, técnico principal do Atlético Sport Aviação (ASA) afirmou que a sua equipa terá que se aplicar ao máximo se quiser marcar presença da final da Taça de Angola, uma vez que defrontarão uma equipa bastante experiente e que a todo custo vai querer inverter a eliminatória a seu favor. Hoje, os aviadores realizam o último ensaio para o embate de logo mais, que se espera bastante equilibrado, a julgar pelo jogo colectivo que as duas formações têm apresentado. O técnico da turma do Aeroporto vai procurar corrigir os aspectos técnicos e tácticos, fundamentalmente o sector defensivo para além de aprimorar os lançamentos a longa e curta distância. Clinicamente os pupilos de Carlos Dinis respiram boa saúde. No seio do Grupo Desportivo Interclube não se fala noutra coisa senão no triunfo que lhes permitirá virar a eliminatória a seu favor. Para tal, terão que vencer por mais de dez pontos se quiser carimbar o passe para a final da XXX edição da Taça de Angola. Tal como o ASA, o Grupo Desportivo Interclube comandado superiormente por Manuel de Sousa “Necas” realiza hoje, o último apronto, onde serão revisto os aspectos defensivos sem descurar os aspectos ofensivos. O timoneiro principal dos aviadores afirmou que apesar da desvantagem que leva (10 pontos) tudo farão para inverterem a eliminatória e alcançarem deste modo a final da Taça de Angola. O base centro-africano Fabrice, atleta que tem se desatacado no Grupo Desportivo Interclube a par de Simão Panzo, está totalmente recuperado e deve fazer parte dos doze eleitos de Manuel de Sousa “Necas” para o prélio de logo. Fabrice lesionou-se no tornozelo direito do jogo da primeira-“mão”, em que a sua formação foi derrotada por 80-70.Na outra meia-final, a formação do 1º de Agosto recebe, às 18 horas, no Pavilhão do Rio Seco, a equipa do Promade de Cabinda, a quem venceu por 91-51, no desafio da primeira-“mão”, disputado na cidade de Cabinda. Salienta-se que, a primeira-“mão” da final está marcada para o dia 22 do mês em curso, ao passo que no dia 25 disputa-se a segunda “mão”.

ANGOLA : ASA e 1º de Agosto procuram passe para final da taça de Angola

O Atlético Sport Aviação (ASA) e o 1º de Agosto “lutarão” pelo passe para a final da taça de Angola em basquetebol sénior masculino quando defrontarem hoje o Interclube e Promade de Cabinda respectivamente, na segunda mão das meias-finais da competição.

Os "aviadores", mesmo depois da vitória na primeira partida (80-70), ainda não têm garantida a presença na final da segunda maior competição do país, depois do Campeonato Nacional, por defrontarem um adversário de nível teoricamente superior.
Mesmo que perca, desde que seja por menos de 10 pontos, o ASA qualifica-se para a final. Mas os "polícias", cientes das dificuldades que vão encontrar e da diferença pontual a alcançar, vão tentar impor a superioridade dentro da quadra.
Com o regresso do extremo José Nascimento, ausente da primeira mão por lesão, o Interclube vai entrar com a máxima força para anular a desvantagem.
Na outra meia-final, o 1º de Agosto, já com um pé na final, fruto da larga vitória no primeiro encontro disputado em Cabinda diante do Promade local (91-57), vai tentar consolidar o apuramento e alcançar a segunda vitória em sua casa.
Só um "milagre" tira os "militares" da final da Taça de Angola. Constituído maioritariamente por jogadores da selecção nacional de Angola, o 1º de Agosto deverá ultrapassar o seu adversário por uma margem considerável de pontos.

14 abril 2008

ANGOLA : 1º de Agosto soma e segue na liderança do “Nacional”

A equipa do 1º de Agosto continua a somar pontos na liderança do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, após a disputa da XII jornada, na qual não facilitou as contas dos seus mais directos perseguidores ao vencer em casa ao Sporting de Luanda por 121-86.Com este triunfo, os militares ocupam agora o primeiro lugar da prova com 46 pontos, contra os 35 do Petro e Interclube na segunda e terceira posição, e têm mais do que meio caminho andado para estarem presentes na fase de grupos, que inicia a 29 deste mês. A diferença pontual entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda (eternos rivais) aumentou nesta ronda devido ao cancelamento do jogo de destaque da ronda entre petrolíferos e aviadores, sábado último, devido à infiltração de água das chuvas, que se abateram sobre a cidade capital. O ASA ocupa o quarto lugar do campeonato nacional e estava ansioso numa preciosíssima vitória sobre o Petro, a exemplo do que aconteceu na primeira volta da prova.O jogo foi interrompido, quando decorria o 32º minuto, numa altura em que o Petro de Luanda vencia ao ASA por 58-43. A federação angolana da modalidade deve remarcar nos próximos dias esta partida. Noutras partidas disputadas sábado, a Nocal perdeu por falta de comparência com o Desportivo da Huíla, a formação da Universidade Lusíada bateu o Imbondeiro de Viana por 106-75 e o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) triunfou diante do Promade de Cabinda por 90-81. O jogo entre o Vila Clotilde e a União Desportivo e Recreativo da Catumbela foi adiado, em virtude da equipa luandina não se ter deslocado a Benguela. No início da dupla jornada, sexta-feira última, o Interclube superiorizou-se ao Desportivo da Huíla ao vencer por 101-78, ao passo que o Petro de Luanda humilhou o Imbondeiro de Viana por 143-49.

12 abril 2008

CABO VERDE : Abdulay Faty assina pelo 1º de Agosto

Abdulay Faty vai ser jogador do 1º de Agosto, actual líder do campeonato de basquetebol de Angola. O jogador cabo-verdiano, neste momento ao serviço do Desportivo da Huíla, vai assinar um contrato de dois anos, mais um de opção.

A aposta do 1º de Agosto em Abdulay Faty é fruto das excelentes performances que o poste cabo-verdiano tem tido no Desportivo da Huíla, ao marcar uma média de 20 pontos por partida e contribuir assim para o quarto lugar da sua equipa no campeonato angolano de basquetebol.

Mané, ex-seleccionador de Cabo Verde e actual treinador de Faty, afirma que “ele tem estado bem e a ganhar melhor condição física para lutar com os postes grandes angolanos, portugueses e americanos e está a crescer neste campeonato muito competitivo. Vai ser um caso sério no futuro”.

Abdulay Faty, 23 anos, 2.06 m de altura, ex-jogador do Seven Stars, Bairro e Sporting da Praia (Cabo Verde) e do Belenenses (Portugal), já jogou também pela selecção sénior de basquetebol, feito que poderá vir a repetir na hora da convocação para o torneio de qualificação para os Jogos olímpicos de Pequim 2008.

TSF

CABO VERDE : Luta acesa entre Atlético e Mindelense em basket

A disputa pelo título de basquetebol, em S. Vicente, continua acesa entre o Mindelense e o clube Atlético. Uma outra partida, entre Académica e Cruz, marca também o fim de semana desportivo na ilha do Monte Cara.

Os encarnados aplicaram uma “cabazada” à formação de Cruz, na passada semana, enquanto que os atléticos conseguiram vencer a Académica por uma ligeira vantagem, mantendo, deste modo, todas as hipóteses em jogo. Graças a esta vitória, o Atlético continua a sonhar com a revalidação do título, enquanto que o Mindelense mostra-se, em campo, como um dos principais favoritos desta época.

As duas formações têm um novo confronto marcado para este sábado, 12, referente à terceira volta do campeonato. Até este momento, o Mindelense e o Atlético contam cada um vitória sobre o outro. O jogo de Sábado não será, por isso, decisivo para a prova, pois falta ainda uma quarta volta para o encerramento da competição. O segundo encontro de Sábado será disputado entre Académica e Cruz.

ANGOLA : Entrevista a Emanuel Trovoada

Emanuel Trovoada, o técnico da equipa Sénior Masculina de Basquetebol do Clube Desportivo da Huíla, estreia-se na presente época no campeonato nacional da modalidade. Trovoada aceitou o convite e veio, deixando para trás a Selecção de Cabo Verde, com a qual conseguiu conquistar o terceiro lugar no último Afrobasket que Angola organizou e venceu. Nesta entrevista ao JD, Trovoada disse que se sente bem no Lubango e está expectante em relação ao projecto que lidera. Simples e comunicativo, Trovoada acedeu ao convite e de maneira “informal” conversou com o repórter. Acompanhe a entrevista conduzida por Morais Canâmua, no Lubango.

Jornal dos Desportos (JD) - Qual a apreciação que se lhe oferece fazer da participação do Clube Desportivo da Huíla no Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculino? Emanuel Trovoada (ET) - O balanço é de todo positivo para uma equipa que nasceu há sensivelmente 4 meses, quase já em cima do início do campeonato nacional. Há também a referenciar que muitos dos jovens que aqui estão haviam sido preteridos e desprezados nos clubes onde estavam. Tenho a certeza que ninguém acreditava no potencial de muitos deles. Com as boas condições que a direcção do clube nos proporciona e com todas essas condições de trabalho, labutamos normalmente. Por isso, dizemos que o balanço é positivo. Temos consciência de que estamos a viver um período bom, mas tudo iremos fazer, com a nossa humildade, para continuarmos a aprender com as melhores equipas e também com aquelas que estão abaixo de nós.

JD - Qual tem sido a estratégia utilizada para que a rentabilidade da sua equipa esteja acima da média, pelo menos naquilo que é a postura competitiva com outras equipas do campeonato? ET - O segredo, como deve calcular, é o trabalho. Encontramos um bom grupo de trabalho, com muita vontade de querer aprender. Nós também aprendemos todos os dias com eles. A força de vontade que esses jovens têm em quererem entrar para a história do basquetebol angolano, é grande. Até porque cada um deles ambiciona um dia representar a nossa selecção. A direcção do clube tem proporcionado igualmente um grande impulso, criando condições óptimas. Temos vindo, a cada dia, a acumular experiências com as melhores equipas do nosso campeonato. Tudo isso, com trabalho, é, de facto, a alma do nosso sucesso. Vamos procurando fazer aquilo que nos cabe a responsabilidade.

JD - Sendo assim a integração tem sido fácil?ET - É evidente que temos consentido alguns sacrifícios. Todos os dias os atletas acordam pensando que é preciso melhorar em cada erro que cometemos, quer nos jogos quer nos treinos e ter essa humildade e a força de vontade de podermos trabalhar e chegar um pouco mais longe daquilo que foi projectado.

Bom filho regressa a casa

JD – Acha ser uma grande escolha, ter trocado a selecção de Cabo Verde por uma equipa modesta, do interior de Angola? ET- Não. Eu não troquei a selecção de Cabo Verde por isso. Sabia que, dentro da selecção de Cabo Verde o projecto era aberto e poderia treinar uma equipa. Agora fiquei bastante lisonjeado, primeiro pelo excelente convite que Sua Excelência o General Francisco Furtado e as direcções do 1º de Agosto e do Desportivo da Huíla me fizeram. Fiquei de facto muito emocionado em regressar à minha terra e também poder colaborar no desenvolvimento do desporto. Por outro lado, nunca irei esquecer Cabo Verde, pois foi ali onde me fiz como treinador e onde ganhei toda essa experiência que acumulo. Deixei um projecto escolar bastante ambicioso. Repare que Cabo Verde tem neste momento mais de 20 jovens de 1,90 a 2,06 Metros. Isto foi fruto de um trabalho que desenvolvemos ao longo do tempo que lá estivemos. Gostaria, muito sinceramente de prosseguir com esta vontade aqui no meu País, principalmente descobrindo valores aqui na nossa província do Cunene.

JD - Pelos vistos está a gostar de estar no Lubango? ET - Sim. Fui muito bem recebido. Tenho tido carinho de todo mundo. Já fiz muitas amizades. Acho que a minha resposta tem sido, dedicar-me de corpo e alma neste apaixonante projecto.

“ A qualidade do plantel é razoável”

JD - A qualidade do plantel, do ponto de vista técnico-atlético e competitivo é boa por aquilo que são as exigências do campeonato, isto em relação às equipas do topo? ET - Como sabe, há aqui jovens com muita carência técnica e ainda outros com algumas dificuldades de adaptação em sistemas tácticos, mas a sua força de vontade, a sua dedicação, o querer aprender, proporcionam que a equipa suba constantemente. Nesse momento estamos a 50 por cento daquilo que pretendemos. Os atletas têm sido rápidos para assimilar tudo o que treinamos. Por tudo isso, exigimos deles maior concentração, humildade e crer.

JD - O factor psicológico também tem sido levado em conta…ET – Exactamente. O contrário não podia ser. Temos incentivado esses jovens por formas a que possam ver que eles também têm um espaço no nosso basquetebol.

JD - Sei que não escolheu este plantel, apenas optou por um único atleta. Está satisfeito com o grupo que encontrou? ET – Sim. Estou satisfeito com o plantel. Vim encontrar gente com muita força de vontade e humildade. Sei que são jogadores ainda com algumas carências, mas esperamos que até o fim da época tudo venha a melhorar, quer no capítulo técnico como táctico para que nos próximos anos possamos aparecer mais fortes.

JD - Qual é a perspectiva da equipa em termos de classificação no campeonato nacional? E T - Olhe, o que nos foi pedido no início é que seria uma equipa que participaria no campeonato nacional, como estreante, mas conseguimos, graças ao nosso trabalho, nos situar entre os primeiros seis classificados. Tudo iremos fazer para nos manter neste grupo. Continuaremos a trabalhar com humildade, respeitando os nossos adversários para que possamos dar uma alegria não só à direcção do clube que, praticamente não contava com isso, mas também ao próprio basquetebol angolano que ganha uma nova equipa fora de Luanda, estar dentro das seis melhores equipas nacionais.

JD – Qual é o seu sentimento ao saber que na sua equipa não existe qualquer basquetebolista nato da terra? ET - Não. Felizmente já temos três jovens na equipa que são de cá do Lubango. Estamos inclusivamente a trabalhar outros. Já sabíamos que no início seria assim. Eram as próprias dificuldades que o projecto previa. Temos estado a fazer prospecção na região do Cunene e mesmo aqui na cidade do Lubango, no sentido de descobrirmos outros valores para que num futuro próximo, ao invés de estarem três jovens, aparecerem muito mais. Vamos continuar a trabalhar para isso, pois assim consagra o projecto.
Região Sul pode ser potência nacional

JD - Quanto ao alargamento do projecto de massificação da modalidade, o que já se fez concretamente? ET - Sempre que posso, tenho estado a acompanhar algumas partidas de basquetebol de rua, de alguns grupos de jovens. É de facto aí onde vamos descobrir talentos. Já descobri alguns. Estou também com um grupo de miúdos dos 15 e 16 anos de idade que estão interessados em formar uma equipa de iniciados e juvenis para o Desportivo da Huíla. Tenho estado a conversar com a direcção para que os juniores possam continuar no clube. Por outro lado, tenho um projecto meu, na bagagem, espero implementá-lo aqui.

JD - Em que se substancia o seu projecto? ET - É um projecto escolar que teve, por sinal, muito sucesso em Cabo Verde. Tenho este projecto que, acredito, irá proporcionar muitos talentos ao basquetebol angolano. Já manifestei a ideia à Associação Provincial da modalidade. Ficou marcado brevemente um encontro para discutirmos juntos. Infelizmente, não temos encontrado muito tempo. O nosso calendário de jogos para o campeonato nacional é muito apertado porque quase todas as equipas com quem jogamos, estão em Luanda. De resto, vamos sentar com os agentes associativos e também da Delegação de Educação na Huíla onde, em colaboração com alguns atletas e técnicos locais, tentaremos implementar para o bem do basquetebol huilano em particular e angolano em geral.

JD - Sei que o calendário de jogos do campeonato tem sido bastante apertado e intenso. Qual é a sua opinião em relação a esse pormenor? ET - De facto é muito intenso. Repare que, por exemplo, tivemos há dias três jogos com as três principais equipas do campeonato – Interclube, Petro de Luanda e 1º de Agosto – em três dias seguidos. Abstenho-me de comentar! O que lhe devo dizer é que temos que participar da melhor forma possível. Entendemos que a federação tem um dilema muito grande; Angola está prestes a participar dos Jogos Olímpicos de Pequim e precisa naturalmente de tempo para preparar a Selecção Nacional de Basquetebol para que esteja na sua máxima força. Temos que aceitar isso de bom grado. As outras equipas também têm estado a jogar. Temos tido desgastes muito grandes, mas devemos reconhecer que a resposta que a nossa rapaziada tem dado é boa.

JD - Tem sobressaído igualmente um contraste muito grande entre aquilo que tem sido o volume de jogos e a fraca experiência dos atletas que compõem a sua equipa? ET - Sem dúvidas nenhumas isso se verifica, mas nós, os técnicos, temos a experiência necessária para fazermos a gestão do plantel para que possamos tirar o máximo rendimento dos nossos atletas. Não podemos nem chorar nem lamentar perante essa realidade. Contudo, temos de dizer também que é uma sobrecarga muito grande para os atletas que mais tarde ou mais cedo terá a sua repercussão. Já tivemos inclusive atletas com problemas físicos em consequência disso. Tal como já disse, não podemos lamentar porque é um campeonato igual a todos os outros.

JD - Qual é a sua perspectiva em relação à modalidade? ET - É um desporto educativo, formativo, para além de ser um que anima a juventude e não só. Portanto, é um desporto saudável que podemos tirar o rendimento quer em termos desportivos para que os jogadores possam evoluir e jogarem num nível superior, em selecções ou noutros clubes de maior projecção, da mesma forma que possamos passar uma imagem positiva de que nada é fácil. Tudo se conquista com trabalho para que no futuro eles possam ter uma vida mais facilitada. O melhor disso tudo é a amizade que forjamos entre nós, atletas, treinadores, enfim…

JD - Há saúde no balneário do Desportivo da Huíla. Há coesão e espírito de camaradagem? ET - Diria que há e que isso é que tem sido a nossa grande vantagem. Somos muito unidos. Respiramos um bom ar. Somos muito amigos uns dos outros e tentamos tirar o maior proveito disso.

“Público lubanguense tem muito carinho por nós”

JD - Tem estado a gostar da participação do público lubanguense quer nos jogos, como até nos treinos onde marca presença massiva? ET - Só tenho a agradecer. Realmente é fantástico. A cada momento de jogo ou de treino, vai aparecendo mais gente no pavilhão. A cada dia recebemos mensagens de apoio, de carinho e de afecto. Portanto, as pessoas sabem que esta equipa é nova. Sabemos que todavia temos muitos problemas que temos que resolver. Vamos resolvendo calmamente. O importante é que essa juventude venha aos treinos e que nós no futuro, com essa mensagem que estamos a passar dentro do campo, temos consciência que temos estado a dar o melhor de nós.

JD – Foi técnico da Selecção de Cabo verde, terceira classificada no último Afrobasket. Já pensou em alguma instância conferir conhecimentos aos técnicos locais para que o desenvolvimento da modalidade a nível da região seja mais equilibrado? ET - Sim. Tenho estado a conversar com vários técnicos de outras equipas para fazermos isso. Conversei há dias com o técnico do Interclube, Manuel de Sousa “Necas”, bem como com o professor Luís Magalhães, do 1º de Agosto, para que nos pudesse ajudar, passando a sua experiência também e fazermos aqui uma acção de formação para relançarmos a modalidade e revitalizarmos muitos técnicos, que ainda andam escondidos, e desta forma participarem no desenvolvimento da modalidade.

JD - Qual a sua opinião sobre o aproveitamento que têm tido as infra-estruturas desportivas construídas e reabilitadas durante o Afrobasket? ET - Em termos de basquetebol, temos estado a tirar o maior rendimento possível. Esperamos utilizar mais o pavilhão multi-uso. Acreditamos que existem muitos jovens que gostam de praticar a modalidade, então entendemos que é preciso darmos espaço à essas vontades. Devo dizer que foi uma visão bem sucedida da Federação Angolana de Basquetebol que soube tirar os maiores ganhos com a realização do Afrobasket aqui no país. Para isso, creio que temos estado a ajudar, treinando e ajudando com a qualidade de basquetebol que temos estado a apresentar para que, ao colocarmos tudo isso numa panela, possamos fazer sair uma muamba a boa maneira angolana.

Quem é Emanuel Trovoada

Chama-se Emanuel Salustino Castelo David da Graça Trovoada e tem 40 anos de idade, mais de metade dos quais dedicados à uma modalidade em que sempre se ligou. É natural de Benguela, onde iniciou a sua carreira desportiva. Em 1986 jogou no Sporting de Benguela. Muito cedo rumou para Portugal onde representou o Sporting de Portugal e o Benfica de Lisboa, numa primeira fase, para depois envergar a camisola do Atlético Campolide e, mais tarde ainda, o Ginásio Figueirense. A carreira de treinador começou ainda muito jovem, começando pelos juniores do Atlético de Lisboa. Em 1999 segue para Cabo Verde, onde foi técnico-adjunto da selecção daquele país até que em 2002, foi convidado a ser o técnico principal. Para além da selecção, treinou ainda a equipa do Pantera Negra do Sal, mas devido ao regime contratual com a Federação de Basquetebol de Cabo Verde, foi obrigado a abandonar. Foi o principal responsável da terceira posição alcançada pela selecção daquele país no recém terminado Afrobasket que Angola albergou, em Agosto último. Firmou contrato com o Clube Desportivo da Huíla, cuja duração não foi todavia divulgado, mas por aquilo que são as perspectivas, estima-se que seja para curto e médio prazos.

ANGOLA : Petro de Luanda ajusta contas com Atlético Sport Aviação (ASA)

O Atlético Petróleos de Luanda procura hoje desforrar-se da derrota sofrida na primeira volta (89-87), quando receber às 18 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação ASA, em desafio de maior cartaz da décima segunda volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. A jornada número doze compreende ainda seis partidas mas o destaque vai sem sombras de dúvidas para o confronto que oporá estas duas equipas. Os petrolíferos da capital que ocupam nesta altura a segunda posição da fase regular do “Nacional” vão tentar redimir-se da derrota sofrida na primeira volta. Já os aviadores, quartos classificados da XXX edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, a atravessarem um bom momento de forma desportiva vão obviamente tentar vergar pela segunda vez consecutiva na presente temporada a turma do Eixo-viário. Moralizados com o triunfo obtido frente ao Grupo Desportivo Interclube, a quem venceram por 80-70 nas meias-finais da XXX edição da Taça de Angola, os pupilos de Carlos Dinis querem repetir a proeza da primeira volta. Espera-se, no entanto, por uma partida bastante equilibrada e a formação que errar menos durante os 48 minutos sagrar-se-á vencedor do prélio. Os militares, líderes invictos da prova com 44 pontos, recebe às 18 horas, no Pavilhão do Rio Seco, o nono classificado, Sporting de Luanda. Com maior ou menor dificuldade o 1º de Agosto chamará a si á conquista dos dois pontos. A Nocal terá pela frente o Desportivo da Huíla, às 16 horas, no Pavilhão do Rio Seco. A Universidade Lusíada medirá forças com Imbondeiro de Viana. As formações do Cduan do Vila seguem viagem para Cabinda e Benguela ao encontro do Promade e União Recreativo respectivamente. Ontem, para a décima primeira jornada o Interclube bateu o Desportivo por 101-78. A Nocal derrotou a Universidade Lusíada por 80-75, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda cilindrou o Imbondeiro de Viana por 143-49. 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Interclube e Atlético Sport Aviação ASA ocupam os primeiros quatro lugares com 44, 35, 35 e 34 pontos respectivamente.

11 abril 2008

CABO VERDE : DGD aumenta verba para a participação da selecção de basquetebol no Pré-Olímpico

A Direcção-Geral dos Desportos emitiu um comunicado, assinado pelo Director-Geral, Inácio dos Santos Carvalho, nesta quinta-feira, 10, referente a algumas especificidades do contrato-programa, que ainda está por assinar, com a Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol. O texto discorre sobre os recursos destinados ao Torneio Pré-Olímpico e a situação do basquetebol sénior, sector feminino.

De acordo com a nota, o contrato-programa, exercício de 2008, prevê o repasse de um montante de 6.335.448 escudos da DGD para a Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol. Desta verba, 2.500.000 escudos serão destinados à cobertura de alguns custos do Pré-Olímpico, a ser realizado na Grécia, em Julho próximo.

Os recursos cobririam seis passagens internacionais até Atenas e um período de estágio, de 15 dias, para 18 pessoas, na cidade da Praia. O asemanaonline já adiantou na semana passada que a DGD e a Federação de Basquetebol negociaram um aumento da verba, pois a divergência de valores entre o custo total da preparação da selecção e os recursos que para ela destinada era muito grande.

A Direcção-Geral dos Desportos, então, reviu sua posição e aumentou mais 1.000.000 escudos da sua oferta inicial, garantindo que este é o máximo que seu orçamento permite gastar. Mesmo assim, o valor ainda está longe do pedido da Federação de Basquetebol, que gira entorno de 40.000 contos.

Quanto à realização ao basquetebol feminino, categoria, sénior, a DGD não atribuirá verbas para as provas nacionais e internacionais. A alegação é que não tem havido crescimento, nem desenvolvimento da modalidade neste escalão. A nota diz que a Federação deverá encontrar outras formas de incentivar e promover o sector feminino. “De ano e ano, assiste-se a um sistemático declínio do basquetebol feminino, sem que medidas e projectos concretos sejam implementados para o rumo da modalidade”, revela o conteúdo do comunicado.

ANGOLA : Soltas

O Centro Desportivo Cultural da Universidade Lusíada de Angola em parceria com High Play/Portugal promove a partir de hoje, sexta-feira, até amanhã, das 9 às 17 horas, nas suas instalações, uma acção formativa dirigido a treinadores de basquetebol de alta competição. O curso vai ser ministrado pelos professores José Maria Buceta, do real Madrid, Pedro Almeida, do Sport Lisboa e Benfica e pelo consultor profissional Mário Henriques. Temas como os factores psicológicos e rendimento desportivo, o papel dos treinadores na intervenção psicológica para a melhoria do rendimento desportivo vão dominar o primeiro módulo. Competências psicológicas básicas para a optimização do rendimento, controle emocional (particularmente da ansiedade, concentração, motivação), autoconfiança, auto eficácia e comunicação serão os temas a serem abordados durante o segundo módulo. Para o terceiro e quarto módulos estão reservados os temas como compreender as dinâmicas de grupo, liderança, desenvolvimento de equipas, cooperação e coesão, gestão de conflitos, técnica de intervenção para a melhoria do rendimento desportivo, formulação de objectivos, controle respiratório e da activação, visualização mental. O último módulo será marcado pelas discussões entre os participantes e os formadores. Os formandos serão agraciados com diplomas de participação.
“Nacional” acerta ronda onze

A XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos faz disputar hoje, sexta-feira, mais quatro jogos, referentes a décima primeira jornada da segunda volta que foi aberta ontem, com o destaque a recair para o confronto que oporá frente a frente as formações do Grupo Desportivo Interclube ao Clube Desportivo da Huíla, às 18 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro. Refeitos do desaire sofrido na última terça-feira, diante do Atlético Sport Aviação ASA, para a primeira-“mão” das meias-finais da XXX edição da Taça de Angola, o Grupo Desportivo Interclube vai procurar vergar o Desportivo da Huíla, conhecido nas lides do basquetebol como o “Misto de Luanda”, por formas a se manter no terceiro lugar da competição que se apresta para o seu final – entenda-se fase regular. Entretanto, o terceiro lugar é igualmente perseguido pelos pupilos de Emanuel Trovoada que vão seguramente contrariar ao máximo o favoritismo dos polícias. Os petrolíferos da capital que a par dos polícias partilham a segunda posição do Campeonato Nacional, ambos com 35 pontos, vai receber às 16 horas, no Pavilhão Anexo número dois da cidadela, a frágil formação do Imbondeiro de Viana, último classificado da prova. Nocal medirá forças com a Lusíada. Folga por imperativo de calendário o Sporting de Luanda. 1º de Agosto lidera a competição com 42 pontos. Ontem na abertura da jornada onze, o Cduan bateu o Vila por 114-64.Amanhã, disputa-se a décima segunda jornada que compreende o seguinte cartaz: Nocal – Desportivo da Huíla, Lusíada – Imbondeiro, Petro – ASA, União Recreativo – Vila, Promade – Cduan e 1º de Agosto – Sporting de Luanda. Folga nesta ronda o Interclube. MC

Cabinda acolhe IV edição do Campeonato

A província de Cabinda acolhe de 7 a 17 de Maio próximo a IV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas, numa organização do Comité Paralímpico Angolano (CPA) em parceria com o governo provincial da cidade mais ao norte do País. Entretanto, uma delegação do CPA chefiada por António Manuel da Luz segue na próxima semana para a cidade de Cabinda, a fim de se inteirar junto das autoridades locais sobre o andamento dos preparativos da IV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas. As delegações que se farão presentes ao evento estarão hospedadas na Vila Olímpica sobre responsabilidade do governo provincial, de acordo com o secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António Manuel da Luz. “Nós vamos viajar na próxima semana para avaliar as condições que estão a ser criadas no terreno. Estamos nesta altura à contar com o forte apoio de sua excelência o senhor governador de Cabinda, Aníbal Rocha, que se prontificou em pagar o alojamento das caravanas participantes”, realçou. MC

Desportivo almeja 3º lugar

Gaudêncio Hamelay no Lubango

A formação sénior masculina de basquetebol do Clube Desportivo da Huíla, ambiciona alcançar o terceiro lugar da tabela classificativa geral do Campeonato Nacional da modalidade. Para a concretização do desiderato, os militares da 5ª Região, terão a árdua e espinhosa missão de vencer no confronto que terá este fim-de-semana na capital do país o Interclube, em partida a contar para a 22ª jornada da referida competição, sendo o único pensamento reinante no seio do conjunto. Para além desse duelo, a formação do Desportivo da Huíla, defronta a sua congénere do Desportivo da Nocal, igualmente em Luanda, daí a preparação para estes compromissos estarem a incidir basicamente na melhoria dos lançamentos a longa e curta distancia. O responsável do Departamento de Basquetebol do Clube Desportivo da Huíla, Nelson dos Santos, assegura reinar no seio da rapaziada um moral aceitável para encarar com seriedade os jogos da ronda do fim-de-semana. “Estamos a nos preparar para estes jogos. O Interclube, Desportivo da Nocal e União da Catumbela, são jogos que podem decidir a qualificação da equipa para a fase seguinte. Neste momento, estamos em quinto lugar, porém, se vencermos o Interclube e a Nocal, passamos logo para o terceiro lugar”.

10 abril 2008

CABO VERDE : Basquetebol olimpico num só click

A FIBA já lançou o site criado especificamente para acompanhar os torneios de basquetebol dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. O endereço é www.olympicbasketball.fiba.com. Disponível em inglês, chinês, espanhol e grego, o site permite acompanhar todos os eventos que antecedem os JO e a competição em si, através de seis links específicos.

Primeiro, o torneio feminino de qualificação para os JO 2008, que acontecerá em Madrid, Espanha, de 9 a 15 de Junho, entre as selecções de Senegal, Angola, Cuba, Brasil, Argentina, Japão, Taiwan, Espanha, Letónia e República Checa.

Segundo, o torneio masculino de qualificação para os JO 2008, em Atenas, Grécia, agendado para 14 a 20 de Julho, e que oporá as selecções de Camarões, Cabo Verde, Porto Rico, Brasil, Canadá, Líbano, Coreia do Sul, Grécia, Alemanha, Croácia, Eslovénia e Nova Zelândia.

Terceiro, o 3º FIBA Bola de Diamante (masculino), que terá lugar na cidade de Nanjing, na China, de 29 de Julho a 1 de Agosto. Trata-se de uma competição que porá frente a frente, a convite da FIBA, as selecções de Angola, Argentina, Austrália, China, Irão e Sérvia.

Quarto, o 2º FIBA Bola de Diamante (feminino), que está marcado para a cidade de Haining, China, de 2 a 5 de Agosto. Vão jogar as selecções da Austrália, China, Japão, Mali, Rússia e Estados Unidos da América, mediante um convite da FIBA.

Quinto, o Torneio Olímpico Feminino, que acontecerá de 9 a 23 de Agosto, na capital chinesa - Pequim. Para esta fase final classificaram-se as selecções da China, Austrália, Mali, Estados Unidos, Coreia do Sul, Russia e Nova Zelândia. Cinco outras equipas se juntarão a este grupo, depois de disputarem o torneio de qualificação.

Sexto, o Torneio Olímpico Masculino, também marcado para Pequim, e que oporá, de 10 a 24 de Agosto, as selecções de China, Espanha, Angola, Estados Unidos, Argentina, Irão, Rússia, Lituânia, Austrália e as três equipas que, na sequência da participação no torneio de qualificação, ganharão direito a estar na capital chinesa.

Cada um dos seis links disponibilizará resultados, estatísticas, antevisão e resumo de jogos, perfil dos jogadores e biografias, fotografias, entrevistas e blogs de experts e fãs, cenas dos bastidores e vídeos. É a ferramenta perfeita para qualquer fã e jornalista ficar ligado a tudo o que se passará antes e depois dos JO de Pequim.

TSF

ANGOLA : Noticias

O seleccionador nacional de basquetebol em seniores femininos, Raul Duarte, admitiu terça-feira última a quando da apresentação da Pré-Selecção que caso o cinco nacional cumpra escrupulosamente com o programa de preparação previamente estabelecido, tendo em atenção o Torneio Pré-Olímpico de Madrid, Espanha, a disputar-se de 9 a15 de Junho no ano em curso, será possível atingir a segunda fase da prova, onde o objectivo supremo será sem dúvidas alcançar o passe para os Jogos Olímpicos, a decorrer na República Popular da China no mês de Agosto. Apesar de reconhecer as dificuldades que vai encontrar na fase preliminar da prova, em que terá pela frente as selecções da Argentina (décima segunda no ranking da Fiba), com quem se estreia a 10 de Junho, e da República Checa (nona no ranking da Fiba), formações de longe superiores ao combinado nacional no que ao peso e altura diz respeito, Raul Duarte espera numa primeira instância atingir a fase posterior da competição e partir daí ver-se então as reais capacidades do cinco nacional na luta pelo passaporte dos Jogos Olímpicos de Pequim. Ontem, a Pré-Selecção Nacional iniciou a sua preparação com a realização dos exames médicos que estão a ser efectuados no Centro de Medicina Desportiva. Aliás, durante esta semana e princípio da próxima a preparação estará virada toda ela para o controlo de saúde das pré-seleccionadas. O trabalho de campo acontece apenas a 21 do corrente mês, onde a vertente física deverá sem dúvidas merecer a atenção especial do corpo técnico constituído por Raul Duarte, Higino Garcia e Elisa Pires. A Pré-Selecção Nacional deixa à capital do País, Luanda, na segunda quinzena do mês de Maio, rumando para o Reino de Espanha onde efectuará um estágio pré-competitivo de aproximadamente um mês. Angola tem já assegurado a sua participação no triangular de Salamanca, com as selecções de Espanha e República Checa. Estão já apuradas para os Jogos Olímpicos de Pequim as selecções da China, Austrália (campeã do mundo), Mali (campeã africana), Estados Unidos da América (campeã da América), Coreia (campeã asiática), Rússia (campeã Europeia) e Nova Zelândia (campeã da Oceânia).
Instabilidade no Zimbabwe pode forçar adiamento do zonal VI

A instabilidade política que se vive actualmente na República do Zimbabwe com a não divulgação dos resultados eleitorais das presidenciais a federação de basquetebol daquele país poderá adiar pela segunda vez o arranque da fase preliminar do zonal VI, agendado para 12 a 19 do corrente mês, prova selectiva ao Campeonato Africano de sub-18 em femininos, segundo apurou o Jornal dos Desportos da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).De acordo com a nossa fonte, apesar da sua congénere zimbabwena não ter oficializado confirmado o adiamento tudo indica que a competição que inicialmente estava marcada para a primeira quinzena do mês em curso voltará a registar um novo cancelamento. “Até agora oficialmente não recebemos nada mas, em função dos últimos acontecimentos que se deram no país vizinho com a realização das eleições legislativas e presidenciais tudo indica que haverá mais um adiamento”.No campo competitivo, Apolinário Quaresma Paquete, seleccionador nacional, continua a aprimorar a condição físico-atlética das pré-seleccionadas que terão a missão de apurarem o País no Campeonato Africano da categoria, a disputar-se em país e data a anunciar pela Fiba-África. MC

Duas partidas antecipam hoje jornada onze do “Nacional”

A União Recreativa da Catumbela recebe hoje, às 19 horas, em Benguela, o Atlético Sport Aviação ASA na antecipação da jornada número onze da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos que será concluída amanhã, sexta-feira, com a disputa de mais quatro partidas. Na capital do País, Luanda, a formação do Futebol Clube Vila Clotilde defronta às 15 horas, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan).Apesar de jogar fora do seu “habitar”, os aviadores apresentam-se a priori como os principais favoritos à conquista dos dois pontos em disputa. Os benguelenses que ocupam a penúltima posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 21 pontos, fruto de três triunfos e 15 derrotas vão seguramente procurar a sua quarta vitória na prova que se apresta para o seu final (fase regular).Por isso, a formação de mostrar maior serenidade ao longo dos 48 minutos vai seguramente vencer o desafio. A turma do aeroporto ocupa presentemente o quarto lugar da prova com 34 pontos. Já no Pavilhão Anexo da Cidadela Vila Clotilde e Cduan, duas formações praticamente equiparadas em termos de valores individuais vão disputar palmo a palmo à conquista dos dois pontos. O Vila encontra-se décima primeira posição ao passo que o Cduan ocupa a oitava posição. A competição é liderada pelo 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube com 40, 35 e 35 pontos respectivamente. Amanhã, a jornada onze estará completa quando se defrontarem as formações do Interclube- Desportivo da Huíla, Nocal – Lusíada, Imbondeiro - Petro e Promade de Cabinda – 1º de Agosto. MC

09 abril 2008

ANGOLA : ASA surpreende Interclube no Pavilhão 28 de Fevereiro

A formação do Atlético Sport Aviação ASA surpreendeu ontem, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, ao derrota-lo por 70-80, em desafio referente a primeira mão das meias-finais da XXX edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos, com os favoráveis 40-27 ao cabo dos primeiros 24 minutos. Os aviadores que jogaram na condição de visitantes tão cedo tomaram o comando das “operações”. Fruto da maior agressividade no sector defensivo aliado a um ataque eficiente, o Atlético Sport Aviação ASA que na presente temporada teve o privilégio de vergar os bi-campeões nacionais, Atlético Petróleos de Luanda, vencia já no primeiro período por 26-13.No segundo quarto, a formação do Grupo Desportivo Interclube conseguiu equilibrar o rumo dos acontecimentos, tendo as equipas empatadas a 14 pontos, fixando o placar em 40 para os aviadores e 27 para os polícias. Com Filipe Abrão endiabrado, a turma do aeroporto comandada por Carlos Dinis conseguia à passagem do minuto nove uma vantagem confortável de 20 pontos que lhes permitiu gerir até ao final do encontro. 44-63 foi o resultado ao cabo do terceiro quarto onde os aviadores foram mais eficazes contrariamente aos polícias que perdiam a bola sistematicamente, fruto da maior pressão defensiva. No último quarto a formação do Grupo Desportivo Interclube tentou mudar os acontecimentos, mais os aviadores estavam determinados em travar o seu opositor em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro que registou uma assistência considerável. A vitória do Atlético Sport Aviação ASA não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que ao longo dos 48 minutos mostrou maior maturidade competitiva. Hélder Domingos do ASA foi o cestinha da partida com 23 pontos, contra 17 do centro africano Fabrice do Interclube. O trio de árbitros constituídos por Carlos Júlio, David Manuel e António Bernardo, todos de categoria internacional, com um ou outro erro não teve influência no resultado final.Na cidade mais ao Norte do país, Cabinda, a equipa do 1º de Agosto derrotou o Promade de Cabinda por 91-57 e carimbou praticamente o passe para a final da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”.A segunda mão das meias-finais acontece no próximo dia 15. O Asa recebe no Pavilhão da Cidadela o Interclube, ao passo que a formação militar terá a visita do Promade de Cabinda no Rio Seco.
Exames médicos marcam primeira semana de preparação da Pré-Selecção Nacional sénior feminina

A Pré-Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol começa hoje até sábado a efectuar os testes médicos na projecção do Torneio Pré-Olímpico de Madrid, Espanha, a disputar-se de 9 a 15 de Junho próximo, prova que vai apurar os últimos cinco representantes aos Jogos Olímpicos de Pequim (China), marcado para o mês de Agosto do ano em curso. Das 15 basquetebolistas convocadas pelo seleccionador nacional, Raúl Duarte, para a “operação” Madrid, 12 fizeram-se presentes ontem na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), onde tomarão conhecimento do programa de preparação que as levarão até ao palco da competição. Ângela Cardoso, Nacissela Maurício e Jacqueline Francisco foram as atletas que falharam ontem à concentração por se encontrarem adoentadas segundo fez saber o técnico Raul Duarte. O cinco nacional vai trabalhar na capital do país, Luanda, até 15 de Maio próximo altura em que rumará para o Reino de Espanha a fim de cumprir um estágio pré-competitivo de aproximadamente um mês. Angola vai participar de um triangular em Salamanca, com as selecções de Espanha e da República Checa, de acordo com o Raúl Duarte. “Vamos participar de um triangular onde faremos dois jogos de controlo com as selecções de Espanha e da República Checa. Não tivemos hipótese de evitar a República Checa como sabe faz parte do nosso grupo mas se calhar será bom tanto para eles tanto pra nós. Os outros jogos estão a ser preparados porque a ideia é fazermos seis a sete jogos de controlo”.Raúl Duarte disse por outro lado, que o objectivo é elevar cada vez mais os índices de competitividade do cinco nacional para os futuros compromissos fundamentalmente a nível do continente africano. Questionado sobre as ausências de Ngundula Felipe e Ernestina Neto, o seleccionador nacional apontou o factor altura como sendo o factor principal que determinou o “afastamento” das referidas atletas. MC

Carlos Dinis (ASA)“Dez pontos é uma vantagem superável”

O técnico principal do Atlético Sport Aviação ASA, Carlos Dinis, minimizou a vantagem de dez pontos que leva para o prélio da segunda “mão” das meias-finais da Taça de Angola, agendado para o próximo dia 15. O técnico aviador disse no final do encontro em que venceu o Grupo Desportivo Interclube por 70-80, que a sua equipa terá que trabalhar a dobrar se quiser marcar presença na final da referida competição. “Penso que foi uma vitória merecida porque fomos a equipa que durante os 48 minutos melhor se apresentou quer do ponto de visto táctico quer técnico. Temos que reconhecer que estivemos em presença de uma grande equipa que nos causou imensas dificuldades mas felizmente conseguimos contrapor o favoritismo do Interclube. Agora temos é que continuar a trabalhar arduamente se quisermos nos apurar para a final da Taça de Angola, porque eu considero que dez pontos em basquetebol são quase insignificantes”.

Manuel de Sousa (Interclube)“Cometemos muitos erros”

Por seu turno, Manuel de Sousa “Necas”, técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, no final do encontro era um homem visivelmente inconformado com o resultado final. “A vitória não sofre qualquer contestação porque o ASA (ontem) apareceu determinado em construir um resultado positivo. Nós infelizmente voltamos a cometer inúmeros erros fundamentalmente no capítulo defensivo e quando assim acontece é completamente impossível vencer qualquer jogo. O ASA está de parabéns porque de facto foi a equipa que mostrou vontade em vencer o desafio. Vamos nos preparar convenientemente no sentido de invertemos essa desvantagem no desafio do próximo dia 15. Temos consciência que será uma tarefa extremamente difícil mas não nos resta outra alternativa”.