MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Espectacular Desportivo de novo sob fogo cruzado
É verdade que tanto em masculinos como em femininos regista-se uma inquestionável supremacia do Desportivo, o único invicto na prova, no entanto, haverá a considerar a tenaz perseguição do Ferroviário, em ambas as categorias, bem como d´A Politécnica, que na segunda volta foram buscar todos os argumentos possíveis e imaginários para travar a avalancha “alvi-negra”.
Depois de, semana transacta, ter efectuado desafios de grande calibre e magnificamente se saído bem – 86-51 ao vizinho Maxaquene e 73-55 à A Politécnica – as formações de Carlos Ferro e Nazir Salé voltam a estar sob fogo cruzado, coincidentemente diante do mesmo adversário: o Ferroviário, assanhado por ver posta em causa a hegemonia que extraordinariamente construiu nos últimos anos.
Em femininos, o encontro entre Ferroviário e Desportivo realiza-se esta noite, a partir das 18.45 horas, no campo das “locomotivas”, a contar para a sétima jornada do campeonato. Trata-se de dois conjuntos compostos por atletas das mais referenciadas do país, casos de Nádia Rodrigues e Deolinda Gimo, Anabela Cossa e Rute Muianga, Cátia Halar e Nádia Zucule, Valerdina Manhonga e Zinóbia Machanguana, perfeitamente à altura de proporcionar uma partida inolvidável, para além da conhecida rivalidade entre os seus técnicos, Carlos Aik e Nazir Salé.
É difícil fazer conjecturas em relação ao possível vencedor, dado o evidente equilíbrio de forças. De qualquer das formas, e em virtude de contar com mais alternativas que possibilitam ao treinador rodar a equipas – referimo-nos a Odélia Mafanela, Filomena Micato, Ondina Nhampossa e Leia Dongue, a nova coqueluche “alvi-negra” – o Desportivo pode colocar-se na condição de favorito ao triunfo. Todavia, é necessário não olvidar a experiência e ratice de Carlos Aik, que em outras situações de menos privilégio conseguiu ganhar jogos e até conquistar campeonatos.
Fora do barulho dos grandes confrontos estará A Politécnica, que terá pela frente a sua equipa “B”, no pavilhão do Estrela Vermelha, também às 18.45 horas.
A NÃO PERDER…
No que se refere aos masculinos e na empolgante Série “A”, os aficionados da bola-ao-cesto certamente que não quererão perder o apetecível desafio entre Desportivo e Ferroviário, marcado para amanhã, às 18.45 horas, no pavilhão dos “alvi-negros”. São os outros dois colossos do nosso basquetebol e neste momento separados por apenas um ponto, à melhor para a equipa de Carlos Ferro, curiosamente, adjunto do técnico “locomotiva”, Carlos Alberto Niquice, na selecção nacional.
Será mais um reencontro entre Custódio Muchate, este ano colega das vedetas Pio Matos Júnior, Sete Muianga (ex-Maxaquene), David Canivete Júnior e Ivan Macome, e os seus antigos colegas, os craques Octávio Magoliço, com quem formava uma óptima parelha, Jerónimo Bispo, uma das excelentes revelações destas últimas temporadas, e Gerson Novela. Um cardápio inquestionavelmente de luxo e que se empertigará para oferecer um espectáculo brilhante.
Noutro jogo da série, Costa do Sol e Maxaquene defrontam-se no pavilhão do Estrela Vermelha, a partir das 20.00 horas.
QUADRO DE JOGOS
HOJE
Pavilhão do Estrela Vermelha
18.45h – A Politécnica B-A Politécnica A (Sen. Fem.)
20.00h – Aeroporto-UP (Sen. Masc.)
Campo do Ferroviário
18.45h – Ferroviário-Desportivo (Sen. Fem.)
20.00h – Académica-Eagles (Sen. Masc.)
AMANHÃ
Pavilhão do Estrela Vermelha
16.30h – Eagles-Académica (Sen. Fem.)
18.00h – Real Sociedade-Académica (Sen. Masc)
20.00h – Costa do Sol-Maxaquene (Sen. Masc.)
Pavilhão do Desportivo
18.30h – Desportivo-Ferroviário (Sen. Masc.)
Campo do Ferroviário
18.30h – Eagles-Aeroporto (Sen. Masc.)