31 janeiro 2014
Ano após ano, o basquetebol foguense é mais competitivo e, por arrastamento, torna-se um viveiro de novos talentos. São resultados que nascem do investimento que a ARBF fez em escolas de iniciação desportiva. Daí que, além do campeonato sénior, a competição júnior promete despertar grande interesse. A Taça São Filipe e intercâmbios entre as escolas de iniciação à modalidade de São Filipe, Ponta Verde e Mosteiros também fazem parte do calendário.
Para garantir ainda mais qualidade ao basquetebol praticado, a associação vai na época que se avizinha também apostar na formação de árbitros, oficiais de mesa e monitores. A ARBF propõe ainda realizar um concurso de lançamentos livres nos intervalos dos jogos – os sorteados poderão ganhar prémios e brindes, oferta de instituições e casas comerciais –, e um torneio 2x2, que será realizado no polivalente do Bairro III Congresso.
Já o campeonato regional, que vai decorrer no polidesportivo “Simão Mendes”, será disputado segundo o sistema “todos contra todos”. Atlântico, Juventude e Lém Futebol Clube são as equipas inscritas. As duas melhor classificadas vão a uma final de três jogos. A que vencer a maioria das partidas (duas) é declarada campeã regional da época 2013-2014, com direito a representar a ilha no campeonato nacional.
Todas as equipas treinam no mesmo recinto desportivo, o polivalente “Simão Mendes”, sempre à noite, porque é o único da cidade de São Filipe e, por isso mesmo, muito requisitado, nomeadamente para aulas de educação física. Fora isso, tudo acontece como planeado, por isso PP está confiante que “este ano as coisas irão correr bem”. Para alcançar os objectivos traçados, a ARBF espera contar com a parceria de instituições, casas comerciais e sobretudo da Câmara Municipal de São Filipe, entidade a que já se dirigiu para o efeito.
ANGOLA : Carlos Morais destaca-se na derrota da antiga equipa
Luanda - O extremo base Carlos Morais destacou-se hoje na vitória do Recreativo do Libolo sobre a sua ex-equipa, o Petro de Luanda, por 76-67, ao apontar 23 pontos, em jogo de acerto a oitava jornada da primeira fase do BAI-Basket, disputado no Pavilhão do Dream Space, na capital do país.
Carlos Morais foi o melhor “cestinha” da partida, superando o opositor Roberto Fortes, com 16 pontos, numa partida em que a formação do Cuanza-Sul dominou os dois primeiros períodos do desafio, por 25-18 e 39-33, resultado que prevaleceu até ao intervalo.No terceiro período, os petrolíferos entraram melhor no jogo fruto das jogadas individuais e, pela primeira vez na partida, adiantaram-se no placar com uma diferença de sete pontos (57-50).Apesar deste ascendente no sector ofensivo, os "tricolores" não foram capazes de manter a postura e deixaram-se bater no quarto e último período, por 76-67.
Com este triunfo o Libolo isola-se na liderança do campeonato nacional com 20 pontos, ao passo que o Petro de Luanda mantém-se na sexta posição com 13.
ANGOLA : Macedo continua no cargo
Direcção da Federação Angolana de Basquetebol reconduziu o técnico Paulo Macedo ao cargo de seleccionador nacional
Fotografia: Jornal dos Desportos
O seleccionador nacional, Paulo Macedo, embarca hoje para Espanha, a fim de assistir na segunda-feira ao sorteio da XVII edição do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculinos, competição a decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro deste ano, apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
Paulo Macedo acompanha o presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, que amanhã e domingo participa na reunião do comité central do órgão que tutela a modalidade no mundo.
Depois de ter terminado o seu vínculo laboral com a direcção da FAB, logo após à conquista do Campeonato Africano das Nações, prova que decorreu na Costa do Marfim, o elenco de Paulo Madeira decidiu renovar o contrato com o técnico Paulo Macedo, que se torna deste modo o terceiro angolano a dirigir a Selecção Nacional num Campeonato do Mundo.
Victorino Cunha foi o primeiro angolano a dririgir a Selecção Nacional numa fase final. A dupla Alberto de Carvalho Ginguba e José Carlos Guimarães foi a segunda, tendo conseguido a melhor classificação de sempre em fases finais de Campeonatos do Mundo (nono lugar).
A FIBA-Mundo atribui amanhã os convites a quatro países para completar o lote de 24 selecções que disputam o Campeonato do Mundo da bola ao cesto.
Com a desistência do Brasil, o número de países que concorrem para obter os convites reduziu para 14, Bósnia Herzegovina, Canadá, China, Finlândia, Alemanha, Grécia, Israel, Itália, Nigéria, Polónia, Qatar, Rússia, Venezuela e Turquia. Este último acolheu a edição passada do Campeonato do Mundo em 2010.
As selecções que têm já assegurada a presença na fase final do Campeonato do Mundo, prova que decorre em seis cidades espanholas, Madrid, Barcelona, Bilbao, Granada, Grande Canária e Sevilha, são 20, Espanha, França, Lituânia, Croácia, Eslovénia, Ucrânia, Sérvia, México, Porto Rico, Argentina, República Dominicana, ANGOLA, Egipto, Senegal, Irão, Filipinas, Coreia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Bilbao, Granada, Sevilha e Grande Canária recebem os jogos da fase preliminar, ao passo que Madrid e Barcelona acolhem as partidas da segunda fase.
As 24 selecções subdividem-se em quatro grupos de seis cada. A Espanha é o terceiro país a acolher o certame duas vezes, depois do Brasil e Argentina.
Inovação
Pavilhão do Kilamba recebe BAI Basket
O Pavilhão Arena do Kilamba acolhe a 8 de Fevereiro a partida 1º de Agosto-Petro de Luanda, para a segunda jornada da segunda volta do BAI Basket, a partir das 18h00, segundo um comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, proveniente da área técnica da FAB.
Militares e petrolíferos vão estrear o moderno Pavilhão Arena do Kilamba, que foi construído no âmbito da realização no país do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, competição ganha pela Espanha.
O Campeonato Nacional de basquetebol prossegue hoje com mais quatro partidas. O Petro de Luanda, que ontem defrontou o Recreativo do Libolo, em partida de acerto a oitava jornada do BAI Basket, recebe a partir das 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Clube Amigos de Viana, ao passo que no Pavilhão Anexo número dois, às 16h00, o ASA defronta o Progresso do Sambizanga.
O Interclube defronta em Benguela, a partir das 18h00, o Sporting local. O clube da Universidade Lusíada recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 15h00, o Futebol Clube Vila Clotilde.
MC
Competições
Madeira adverte associações e clubes
O presidente da FAB, Paulo Madeira, advertiu no Lubango as associações provinciais da modalidade para realizarem com regularidade as suas competições internas de forma a dar maior rodagem competitiva aos atletas nos diversos escalões.
Paulo Madeira sustentou que a Federação não pode substituir os clubes nem as Associações na realização de provas internas. Por isso, é importante que façam o seu trabalho. Lembrou que as Associações e os clubes são parceiros da Federação.
“É importante que as Associações realizem os seus campeonatos provinciais porque não é a Federação que realiza essas competições internas”, aconselhou.
O responsável argumentou que o campeonato nacional tem que funcionar como a fase final da época e que de facto participem aqueles que melhor jogarem os seus provinciais.
Aqueles que garantirem a melhor representatividade nas suas províncias marcam presença nos nacionais da "bola ao cesto" para competirem ao mais alto nível e garantirem desta forma que os seus jovens possam, a nível de cada idade, representar as selecções de Angola nas várias categorias.
PRESIDENTE ELOGIA TRABALHO DO SPORTING
O excelente trabalho que o Sporting Clube de Benguela está a desenvolver a nível dos escalões de formação que culminou com a conquista do campeonato nacional em sub-18 no sector feminino, mereceu elogios do presidente da FAB, Paulo Madeira.
O exemplo deve ser seguido por muitas agremiações de outras províncias do país. “É importante dar os parabéns ao Sporting de Benguela que está a fazer um excelente trabalho a nível da formação. O título conquistado nos nacionais da bola ao cesto é o corolário do trabalho que estão a desenvolver. E é importante que muitas equipas de outros cantos do nosso país sigam esse exemplo”, disse.
O Petro Atlético de Luanda e o 1º de Agosto têm apostado nessas categorias. Todavia, é importante para a Federação dar uma palavra de incentivo a esses clubes para continuarem a trabalhar a esse nível.
O presidente da FAB aconselhou a direcção do Petro a trabalhar também com a classe feminina. “Quero deixar um repto à direcção do Petro de Luanda, que é para trabalhar com a classe feminina também. O Petro, pelos recursos que tem, campos, treinadores, os próprios recursos de apoio do ponto de vista financeiro, era importante ter também um equipa de feminino”, desafiou.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango
Paulo Macedo acompanha o presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, que amanhã e domingo participa na reunião do comité central do órgão que tutela a modalidade no mundo.
Depois de ter terminado o seu vínculo laboral com a direcção da FAB, logo após à conquista do Campeonato Africano das Nações, prova que decorreu na Costa do Marfim, o elenco de Paulo Madeira decidiu renovar o contrato com o técnico Paulo Macedo, que se torna deste modo o terceiro angolano a dirigir a Selecção Nacional num Campeonato do Mundo.
Victorino Cunha foi o primeiro angolano a dririgir a Selecção Nacional numa fase final. A dupla Alberto de Carvalho Ginguba e José Carlos Guimarães foi a segunda, tendo conseguido a melhor classificação de sempre em fases finais de Campeonatos do Mundo (nono lugar).
A FIBA-Mundo atribui amanhã os convites a quatro países para completar o lote de 24 selecções que disputam o Campeonato do Mundo da bola ao cesto.
Com a desistência do Brasil, o número de países que concorrem para obter os convites reduziu para 14, Bósnia Herzegovina, Canadá, China, Finlândia, Alemanha, Grécia, Israel, Itália, Nigéria, Polónia, Qatar, Rússia, Venezuela e Turquia. Este último acolheu a edição passada do Campeonato do Mundo em 2010.
As selecções que têm já assegurada a presença na fase final do Campeonato do Mundo, prova que decorre em seis cidades espanholas, Madrid, Barcelona, Bilbao, Granada, Grande Canária e Sevilha, são 20, Espanha, França, Lituânia, Croácia, Eslovénia, Ucrânia, Sérvia, México, Porto Rico, Argentina, República Dominicana, ANGOLA, Egipto, Senegal, Irão, Filipinas, Coreia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Bilbao, Granada, Sevilha e Grande Canária recebem os jogos da fase preliminar, ao passo que Madrid e Barcelona acolhem as partidas da segunda fase.
As 24 selecções subdividem-se em quatro grupos de seis cada. A Espanha é o terceiro país a acolher o certame duas vezes, depois do Brasil e Argentina.
Inovação
Pavilhão do Kilamba recebe BAI Basket
O Pavilhão Arena do Kilamba acolhe a 8 de Fevereiro a partida 1º de Agosto-Petro de Luanda, para a segunda jornada da segunda volta do BAI Basket, a partir das 18h00, segundo um comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, proveniente da área técnica da FAB.
Militares e petrolíferos vão estrear o moderno Pavilhão Arena do Kilamba, que foi construído no âmbito da realização no país do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, competição ganha pela Espanha.
O Campeonato Nacional de basquetebol prossegue hoje com mais quatro partidas. O Petro de Luanda, que ontem defrontou o Recreativo do Libolo, em partida de acerto a oitava jornada do BAI Basket, recebe a partir das 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Clube Amigos de Viana, ao passo que no Pavilhão Anexo número dois, às 16h00, o ASA defronta o Progresso do Sambizanga.
O Interclube defronta em Benguela, a partir das 18h00, o Sporting local. O clube da Universidade Lusíada recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 15h00, o Futebol Clube Vila Clotilde.
MC
Competições
Madeira adverte associações e clubes
O presidente da FAB, Paulo Madeira, advertiu no Lubango as associações provinciais da modalidade para realizarem com regularidade as suas competições internas de forma a dar maior rodagem competitiva aos atletas nos diversos escalões.
Paulo Madeira sustentou que a Federação não pode substituir os clubes nem as Associações na realização de provas internas. Por isso, é importante que façam o seu trabalho. Lembrou que as Associações e os clubes são parceiros da Federação.
“É importante que as Associações realizem os seus campeonatos provinciais porque não é a Federação que realiza essas competições internas”, aconselhou.
O responsável argumentou que o campeonato nacional tem que funcionar como a fase final da época e que de facto participem aqueles que melhor jogarem os seus provinciais.
Aqueles que garantirem a melhor representatividade nas suas províncias marcam presença nos nacionais da "bola ao cesto" para competirem ao mais alto nível e garantirem desta forma que os seus jovens possam, a nível de cada idade, representar as selecções de Angola nas várias categorias.
PRESIDENTE ELOGIA TRABALHO DO SPORTING
O excelente trabalho que o Sporting Clube de Benguela está a desenvolver a nível dos escalões de formação que culminou com a conquista do campeonato nacional em sub-18 no sector feminino, mereceu elogios do presidente da FAB, Paulo Madeira.
O exemplo deve ser seguido por muitas agremiações de outras províncias do país. “É importante dar os parabéns ao Sporting de Benguela que está a fazer um excelente trabalho a nível da formação. O título conquistado nos nacionais da bola ao cesto é o corolário do trabalho que estão a desenvolver. E é importante que muitas equipas de outros cantos do nosso país sigam esse exemplo”, disse.
O Petro Atlético de Luanda e o 1º de Agosto têm apostado nessas categorias. Todavia, é importante para a Federação dar uma palavra de incentivo a esses clubes para continuarem a trabalhar a esse nível.
O presidente da FAB aconselhou a direcção do Petro a trabalhar também com a classe feminina. “Quero deixar um repto à direcção do Petro de Luanda, que é para trabalhar com a classe feminina também. O Petro, pelos recursos que tem, campos, treinadores, os próprios recursos de apoio do ponto de vista financeiro, era importante ter também um equipa de feminino”, desafiou.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango
30 janeiro 2014
ANGOLA : Bié acolhe nacional de basquetebol júnior feminino
Cuíto - O director provincial da Juventude e desportos no Bié, Anastácio Severino Sambowe, anunciou hoje no Cuito que a província vai acolher de 7 a 14 de Fevereiro próximo o campeonato nacional de basquetebol júnior feminino.
Acrescentou que o Governo local está a preparar as condições (alojamento, meios de transportes) para o sucesso da prova.
Sem revelar as equipas bienas que vão participar, disse que o sector da Juventude e Desportos trabalha igualmente com os clubes existentes na província no intuito de pelo menos um possa disputar a competição e dignificar o bom nome da província.
Na cidade do Cuito, apenas o pavilhão do Sporting Clube Petróleos do Bié oferece condições para receber do género, enquanto para alojamento possui um hotel e diversos restaurantes, além de albergues e locais de lazer.
ANGOLA : Libolo pretende recuperar liderança
Representante de Calulo quer retomar a liderança do Campeonato Nacional que perdeu para o 1º de Agosto
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Petro de Luanda desloca-se hoje ao Complexo do Dream Space em Viana, a fim de defrontar o Recreativo do Libolo (18h00), que continua imbatível no BAI Basket, em desafio de acerto de calendário referente à oitava jornada.
A invencibilidade dos actuais campeões nacionais em título é hoje novamente testada, desta vez diante dos petrolíferos da capital que recentemente regressaram de Houston, Estados Unidos, com um reforço de luxo. A equipa do Eixo-viário realizou um curto estágio de cerca de 15 dias.
O reforço é o norte-americano Orien Greene, base, de 31 anos de idade, atleta que já actuou na melhor liga do mundo, a NBA.
Os petrolíferos da capital que ocupam o sexto lugar da tabela classificativa do BAI Basket, com 12 pontos, com menos dois jogos, vêem-se na obrigação de vergar o seu opositor desta noite, em pleno Complexo do Dream Space, a fim de não se distanciarem ainda mais dos lugares cimeiros do Campeonato Nacional.
Desprovidos de Braúlio Morais, base, e António Monteiro, extremo, atletas que representaram a Selecção Nacional de sub-23 nos III Jogos da Lusofonia, que ontem encerrou em Goa, os libolenses não pensam noutra coisa senão na manutenção da invencibilidade na prova.
O Recreativo do Libolo que no último fim-de-semana perdeu a liderança do BAI Basket a favor do 1º de Agosto, vai seguramente tentar reassumir o comando da prova.
Norberto Alves, técnico português ao serviço do Recreativo do Libolo, preparou com todos os cuidados o desafio desta noite, que se espera bastante equilibrado, a julgar pelo potencial das duas colectividades.
Eduardo Mingas, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, três atletas que estão em plena forma desportiva, vão seguramente travar um despique interessante com as estrelas do Petro de Luanda.
Depois de ter abandonado o Petro de Luanda, na época passada, Carlos Morais vai enfrentar pela primeira vez os seus antigos companheiros.
O Complexo do Dream Space vai seguramente escaldar logo mais, sendo que a equipa que souber explorar convenientemente os erros do seu adversário vai conquistar os dois pontos em disputa.
1º de Agosto ocupa o primeiro lugar do BAI Basket, com 19 pontos, seguido do Libolo, com 18 e com menos um jogo, ao passo que o Interclube e a Lusíada ocupam as posições imediatas, ambas com 13 pontos cada.
Amanhã, a competição prossegue com a disputa das seguintes partidas: Petro-Amigos de Viana (16h00 na Cidadela), ASA-Progresso (16h00 no Anexo), Interclube-Sporting de Benguela (18h30 em Benguela) e Lusíada-Vila (15h00 no 28 de Fevereiro).
CONCLAVE
Federação reúne em Assembleia-Geral
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza em Março, em princípio na capital do país, a sua assembleia-geral ordinária, apurou o Jornal dos Desportos do director de marketing e relações internacionais do órgão reitor da modalidade, Tony Sofrimento.
Balanço das actividades desenvolvidas durante ano de 2013, apresentação, discussão e aprovação do relatório de contas e outros temas vão dominar o primeiro conclave do elenco, liderado por Paulo Alexandre Madeira, que assumiu os destinos da Federação Angolana de Basquetebol no primeiro trimestre de 2013.
O primeiro ano de mandato de Paulo Alexandre Madeira foi considerado positivo, em face não só das conquistas obtidas pelas distintas Selecções Nacionais, mas também pelo cumprimento do calendário das actividades desportivas programadas. A Selecção Nacional masculina recuperou o título no Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim, ao passo que as senhoras reconquistaram o anel continental.
Outro grande feito foi da Selecção Nacional masculina de sub-16, que conquistou o Afrobasket da categoria, apurando-se deste modo para o Campeonato do Mundo que este ano se disputa no Dubai. A nível interno, o órgão reitor da modalidade no país cumpriu na íntegra as actividades programadas para 2013.MC
A invencibilidade dos actuais campeões nacionais em título é hoje novamente testada, desta vez diante dos petrolíferos da capital que recentemente regressaram de Houston, Estados Unidos, com um reforço de luxo. A equipa do Eixo-viário realizou um curto estágio de cerca de 15 dias.
O reforço é o norte-americano Orien Greene, base, de 31 anos de idade, atleta que já actuou na melhor liga do mundo, a NBA.
Os petrolíferos da capital que ocupam o sexto lugar da tabela classificativa do BAI Basket, com 12 pontos, com menos dois jogos, vêem-se na obrigação de vergar o seu opositor desta noite, em pleno Complexo do Dream Space, a fim de não se distanciarem ainda mais dos lugares cimeiros do Campeonato Nacional.
Desprovidos de Braúlio Morais, base, e António Monteiro, extremo, atletas que representaram a Selecção Nacional de sub-23 nos III Jogos da Lusofonia, que ontem encerrou em Goa, os libolenses não pensam noutra coisa senão na manutenção da invencibilidade na prova.
O Recreativo do Libolo que no último fim-de-semana perdeu a liderança do BAI Basket a favor do 1º de Agosto, vai seguramente tentar reassumir o comando da prova.
Norberto Alves, técnico português ao serviço do Recreativo do Libolo, preparou com todos os cuidados o desafio desta noite, que se espera bastante equilibrado, a julgar pelo potencial das duas colectividades.
Eduardo Mingas, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, três atletas que estão em plena forma desportiva, vão seguramente travar um despique interessante com as estrelas do Petro de Luanda.
Depois de ter abandonado o Petro de Luanda, na época passada, Carlos Morais vai enfrentar pela primeira vez os seus antigos companheiros.
O Complexo do Dream Space vai seguramente escaldar logo mais, sendo que a equipa que souber explorar convenientemente os erros do seu adversário vai conquistar os dois pontos em disputa.
1º de Agosto ocupa o primeiro lugar do BAI Basket, com 19 pontos, seguido do Libolo, com 18 e com menos um jogo, ao passo que o Interclube e a Lusíada ocupam as posições imediatas, ambas com 13 pontos cada.
Amanhã, a competição prossegue com a disputa das seguintes partidas: Petro-Amigos de Viana (16h00 na Cidadela), ASA-Progresso (16h00 no Anexo), Interclube-Sporting de Benguela (18h30 em Benguela) e Lusíada-Vila (15h00 no 28 de Fevereiro).
CONCLAVE
Federação reúne em Assembleia-Geral
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza em Março, em princípio na capital do país, a sua assembleia-geral ordinária, apurou o Jornal dos Desportos do director de marketing e relações internacionais do órgão reitor da modalidade, Tony Sofrimento.
Balanço das actividades desenvolvidas durante ano de 2013, apresentação, discussão e aprovação do relatório de contas e outros temas vão dominar o primeiro conclave do elenco, liderado por Paulo Alexandre Madeira, que assumiu os destinos da Federação Angolana de Basquetebol no primeiro trimestre de 2013.
O primeiro ano de mandato de Paulo Alexandre Madeira foi considerado positivo, em face não só das conquistas obtidas pelas distintas Selecções Nacionais, mas também pelo cumprimento do calendário das actividades desportivas programadas. A Selecção Nacional masculina recuperou o título no Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim, ao passo que as senhoras reconquistaram o anel continental.
Outro grande feito foi da Selecção Nacional masculina de sub-16, que conquistou o Afrobasket da categoria, apurando-se deste modo para o Campeonato do Mundo que este ano se disputa no Dubai. A nível interno, o órgão reitor da modalidade no país cumpriu na íntegra as actividades programadas para 2013.MC
29 janeiro 2014
ANGOLA : Angola vai participar no mundial de Cadetes
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não vai continuar a pactuar com a fraud
Fotografia: Jornal dos Desportos
Mundial do Dubai
Selecção Nacional
com grupo definido
Mais de metade da Selecção Nacional masculina de sub-16 que conquistou o ano passado o campeonato africano da categoria, em Antananarivo, Madagáscar, vai estar presente no Campeonato do Mundo, que este ano é disputado no Dubai.A garantia foi dada recentemente na cidade do Lubango pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, por altura do encerramento dos campeonatos nacionais de sub-18, em ambas as classes.O responsável federativo assegurou que nesta fase já não há trabalhos administrativos por se fazer, pois o campeonato nacional que terminou há dias no Lubango serviu de ponto de partida para testar os níveis competitivos.
A selecção que vai ao mundial do Dubai é a que esteve em Antanarivo. Por isso, a federação sabe de antemão quais os atletas que vão para este evento mundial.“São os 12 integrantes da selecção que esteve em Antanarivo e mais alguns jovens com valores que o treinador na altura achar conveniente convocar. Acredito que no momento próprio nós iniciamos o trabalho porque o resto está tudo em ordem para termos a participação ao nosso nível”, sustentou. A qualidade apresentada nos recém terminados nacionais em sub-18 realizados na cidade do Lubango foi muito elevada para a idade dos jovens.
GH
Adulteração das idades preocupa a FAB
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não vai continuar a pactuar com a fraude e inverdade desportiva no seio dos clubes filiados. O alerta é do presidente da Federação, Paulo Madeira, face ao fraco número de equipas masculinas participantes nos nacionais da bola ao cesto realizados há dias no Lubango.Paulo Madeira disse que na competição decorrida no Lubango participaram somente cinco formações masculinas porque estão a fazer um esforço muito grande para regularizar a questão das inscrições, do controlo das idades, para garantir a verdade desportiva.
“Queremos acabar com os esquemas das idades falsas criando expectativas sobre atletas que por vezes não nos podem dar nada no futuro porque jogam em categorias com as idades que não são as suas. Então, estamos atentos a isso. E não há outro caminho. É por esse caminho que vamos seguir para tentar manter o basquetebol ao nível a que já habituámos ao povo angolano”, preveniu.Paulo Madeira afirmou que 2014 é considerado ano zero no rigor e tratamento daquilo que são as inscrições e a necessidade dos atletas estarem validamente inscritos na Federação para que estejam habilitados a participar em provas sob a égida da FAB.
Segundo o dirigente, “não se considere isso uma situação má, porque é importante que os clubes sintam que têm que se organizar”. Sustentou que só quem está organizado é que de facto tem alguma contribuição a dar ao basquetebol e ao desporto nacional. Quem não está organizado, não tem contribuição a dar. Paulo Madeira sublinhou que é importante que o país a todos os níveis e no desporto em particular se organize e seja respeitado o trabalho daqueles que estão organizados.
“E o que a FAB fez neste momento, foi precisamente respeitar o trabalho dos clubes que administrativamente estão organizados”, afirmou. A Federação Angolana de Basquetebol gere em Angola o desporto federado. Salientou que para aquilo que é o basquetebol federado, o órgão que superintende a "bola ao cesto" só pode contar com aquelas equipas que estejam inscritas “na nossa instituição”. Em entrevista ao Jornal dos Desportos o nosso interlocutor admitiu ter havido a dada altura alguma desorganização a nível dos serviços da própria Federação em anos passados e esta situação permitiu que algumas organizações ou clubes, sem estarem inscritos participassem em provas organizadas pela FAB.
GH
Selecção Nacional
com grupo definido
Mais de metade da Selecção Nacional masculina de sub-16 que conquistou o ano passado o campeonato africano da categoria, em Antananarivo, Madagáscar, vai estar presente no Campeonato do Mundo, que este ano é disputado no Dubai.A garantia foi dada recentemente na cidade do Lubango pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, por altura do encerramento dos campeonatos nacionais de sub-18, em ambas as classes.O responsável federativo assegurou que nesta fase já não há trabalhos administrativos por se fazer, pois o campeonato nacional que terminou há dias no Lubango serviu de ponto de partida para testar os níveis competitivos.
A selecção que vai ao mundial do Dubai é a que esteve em Antanarivo. Por isso, a federação sabe de antemão quais os atletas que vão para este evento mundial.“São os 12 integrantes da selecção que esteve em Antanarivo e mais alguns jovens com valores que o treinador na altura achar conveniente convocar. Acredito que no momento próprio nós iniciamos o trabalho porque o resto está tudo em ordem para termos a participação ao nosso nível”, sustentou. A qualidade apresentada nos recém terminados nacionais em sub-18 realizados na cidade do Lubango foi muito elevada para a idade dos jovens.
GH
Adulteração das idades preocupa a FAB
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não vai continuar a pactuar com a fraude e inverdade desportiva no seio dos clubes filiados. O alerta é do presidente da Federação, Paulo Madeira, face ao fraco número de equipas masculinas participantes nos nacionais da bola ao cesto realizados há dias no Lubango.Paulo Madeira disse que na competição decorrida no Lubango participaram somente cinco formações masculinas porque estão a fazer um esforço muito grande para regularizar a questão das inscrições, do controlo das idades, para garantir a verdade desportiva.
“Queremos acabar com os esquemas das idades falsas criando expectativas sobre atletas que por vezes não nos podem dar nada no futuro porque jogam em categorias com as idades que não são as suas. Então, estamos atentos a isso. E não há outro caminho. É por esse caminho que vamos seguir para tentar manter o basquetebol ao nível a que já habituámos ao povo angolano”, preveniu.Paulo Madeira afirmou que 2014 é considerado ano zero no rigor e tratamento daquilo que são as inscrições e a necessidade dos atletas estarem validamente inscritos na Federação para que estejam habilitados a participar em provas sob a égida da FAB.
Segundo o dirigente, “não se considere isso uma situação má, porque é importante que os clubes sintam que têm que se organizar”. Sustentou que só quem está organizado é que de facto tem alguma contribuição a dar ao basquetebol e ao desporto nacional. Quem não está organizado, não tem contribuição a dar. Paulo Madeira sublinhou que é importante que o país a todos os níveis e no desporto em particular se organize e seja respeitado o trabalho daqueles que estão organizados.
“E o que a FAB fez neste momento, foi precisamente respeitar o trabalho dos clubes que administrativamente estão organizados”, afirmou. A Federação Angolana de Basquetebol gere em Angola o desporto federado. Salientou que para aquilo que é o basquetebol federado, o órgão que superintende a "bola ao cesto" só pode contar com aquelas equipas que estejam inscritas “na nossa instituição”. Em entrevista ao Jornal dos Desportos o nosso interlocutor admitiu ter havido a dada altura alguma desorganização a nível dos serviços da própria Federação em anos passados e esta situação permitiu que algumas organizações ou clubes, sem estarem inscritos participassem em provas organizadas pela FAB.
GH
28 janeiro 2014
MOÇAMBIQUE : MATOLA: Festival de basquetebol na abertura da época
TEVE lugar, sábado, na Matola, o Festival de Basquetebol que marcou o arranque oficial da época naquela cidade. No evento participaram cerca de 100 atletas de diferentes escalões.
No acto, que teve lugar na Escola Secundária da Matola, houve jogos amigáveis entre um misto de basquetistas seniores da cidade da Matola e os da capital do país, estes na qualidade de convidados.
Houve também partidas entre juniores, juvenis e iniciados, numa cerimónia que contou com a presença dos membros do Conselho Municipal e representantes das escolas da urbe.
O festival arrancou por volta das 9:00 horas, prolongando-se até as 15:00 horas, e segundo os mentores tinha como objectivo medir o grau de preparação das equipas da urbe, bem como a descoberta de novos talentos na modalidade.
Apesar de grande parte das referências nacionais de basquetebol ser oriunda da Matola, a urbe debate-se com a escassez de clubes federados que movimentam a modalidade, sendo que muitos talentos acabam jogando para as equipas da cidade de Maputo, o que retira aquele município da rota do basquetebol no país.
A par disso, Matola é uma urbe desprovida de infra-estruturas adequadas para a prática de basquetebol.
MOÇAMBIQUE: JOGOS DA LUSOFONIA: Mais ouro para Moçambique!
A SELECÇÃO Nacional de basquetebol sénior feminina conquistou ontem uma medalha de ouro, ao vencer Angola, por 73-49, na final do torneio dos Jogos da Lusofonia que decorrem em Goa, Índia.
Com este triunfo, o nosso país eleva para quatro o número de medalhas de ouro conquistadas no evento que junta os países falantes da língua portuguesa.
Enquanto isso, a selecção masculina, também de basquetebol, derrotou Cabo Verde, por 56-49, no jogo para atribuição do terceiro lugar, correspondente à medalha de bronze. O combinado nacional perdeu a oportunidade de disputar a final com a Índia, ao perder, domingo, nas meias-finais com Angola, por 55-71.
ANGOLA : Libolo desfalcado no jogo com o Petro
Libolenses perdem a liderança do Campeonato Nacional mas tencionam recuperar o primeiro lugar frente ao Petro de Luanda
Fotografia: Jornal dos Desportos
Braúlio Morais, base, e António Monteiro, extremo base, desfalcam a equipa do Recreativo do Libolo do Cuanza Sul que esta quinta-feira recebe no Complexo do Dream Space, em Viana, o Petro de Luanda, em desafio de acerto para a VIII jornada da primeira volta da fase regular da XXXVI edição do BAI Basket.Os atletas encontram -se ao serviço da Selecção Nacional de sub-23 em Goa, que de 23 a 27 do mês em curso, participaram nos III Jogos da Lusofonia.
Depois de falhar o desafio da última sexta-feira, frente ao Grupo Desportivo Interclube, em que os libolenses venceram, por 101-87, em partida acerto de calendário, os dois influentes jogadores podem voltar a desfalcar o Recreativo do Libolo que perdeu a liderança da edição 36 do BAI Basket para o 1º de Agosto, que comanda a prova, agora com 19 pontos, contra 18 dos actuais vice-camepões nacionais. Apesar do valor dos atletas, Norberto Alves, tem soluções para colmatar a ausência das duas unidades.
Assim, a condução do jogo ofensivo dos libolenses pode ser da responsabilidade do jovem Francisco Sousa, ao passo que na posição de extremo, Norberto Alves não vai encontrar grandes dificuldades, já que é a área do jogo onde o Libolo provavelmente está melhor dotada, com os internacionais angolanos Carlos Morais e Olímpio Cipriano.Mesmo «desfalcado», no seio da equipa do Libolo não se fala noutra coisa senão no reassumir da liderança da XXXVI edição do Campeonato Nacional, competição que se mantém invictos a uma partida para à conclusão da primeira volta da fase regular da referida prova.
Em nove partidas disputadas na presente edição do BAI Basket, o representante da vila de Calulo somou igual número de vitórias.Hoje, a formação do Recreativo do Libolo realiza mais uma sessão de treino, no Complexo do Dream Space, sede dos libolenses que estão fortemente engajados na conquista do BAI Basket, troféu que se encontra em posse do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.Entretanto, o Petro de Luanda regressou na madrugada de ontem ao país, depois de um curto estágio em Houston, Estados Unidos, começa a projectar o desafio desta quinta-feira, diante do Recreativo do Libolo.
Depois de falhar o desafio da última sexta-feira, frente ao Grupo Desportivo Interclube, em que os libolenses venceram, por 101-87, em partida acerto de calendário, os dois influentes jogadores podem voltar a desfalcar o Recreativo do Libolo que perdeu a liderança da edição 36 do BAI Basket para o 1º de Agosto, que comanda a prova, agora com 19 pontos, contra 18 dos actuais vice-camepões nacionais. Apesar do valor dos atletas, Norberto Alves, tem soluções para colmatar a ausência das duas unidades.
Assim, a condução do jogo ofensivo dos libolenses pode ser da responsabilidade do jovem Francisco Sousa, ao passo que na posição de extremo, Norberto Alves não vai encontrar grandes dificuldades, já que é a área do jogo onde o Libolo provavelmente está melhor dotada, com os internacionais angolanos Carlos Morais e Olímpio Cipriano.Mesmo «desfalcado», no seio da equipa do Libolo não se fala noutra coisa senão no reassumir da liderança da XXXVI edição do Campeonato Nacional, competição que se mantém invictos a uma partida para à conclusão da primeira volta da fase regular da referida prova.
Em nove partidas disputadas na presente edição do BAI Basket, o representante da vila de Calulo somou igual número de vitórias.Hoje, a formação do Recreativo do Libolo realiza mais uma sessão de treino, no Complexo do Dream Space, sede dos libolenses que estão fortemente engajados na conquista do BAI Basket, troféu que se encontra em posse do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.Entretanto, o Petro de Luanda regressou na madrugada de ontem ao país, depois de um curto estágio em Houston, Estados Unidos, começa a projectar o desafio desta quinta-feira, diante do Recreativo do Libolo.
27 janeiro 2014
ANGOLA : Presidente da FAB satisfeito com níveis de rendimento nos escalões de formação
Lubango - O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, considerou hoje, segunda-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, que os níveis de rendimentos das equipas de formação (cadetes, juvenis e juniores) estão a registar melhoria de ano para ano.
PAULO MADEIRA, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO ANGOLANA DE BASQUETEBOL
FOTO: ANGOP
Em declarações à Angop, para avaliar a prestação das equipas no campeonato nacional em masculinos e femininos de juniores, que terminou este domingo, na cidade do Lubango, Paulo Madeira disse ser visível a evolução dos atletas, principalmente nas meninas.
“ Há uma evolução enorme das atletas, pois assistimos atletas das províncias de Benguela, Bié e Huíla a demonstrarem um basquetebol com qualidade superior em relação aos outros períodos, onde Luanda é que vencia quase todas as provas”, realçou o dirigente desportivo.O presidente da Federação Angolana de Basquetebol justificou esta posição, usando o exemplo da conquista, na classe feminina, do Sporting de Benguela, que destronou na final a formação do 1º de Agosto. Paulo Madeira realçou que os atletas presentes nestes nacionais, masculino e feminino, já têm condições de integrar as selecções nacionais, uma vez que melhoraram os seus níveis competitivos.Esclareceu, no entanto, que a Federação vai continuar a prestar apoios aos clubes, no sentido de apostarem cada vez nos escalões de formação para que futuramente o país possa contar com atletas capazes de trazerem títulos, quer de nível continental quer mundial.
O campeonato foi ganho em masculinos pela formação do 1º de Agosto, enquanto que em femininos a equipa do Sporting de Benguela venceu, em provas disputadas por 11 equipas, seis femininas e cinco masculinas.
ANGOLA : 1º de Agosto conserva titulo em juniores masculinos
Lubango - A equipa do 1º de Agosto em juniores masculinos venceu, hoje, na cidade do Lubango, província da Huíla, o Petro de Luanda, por 79-69, arrebatando o titulo da 28ª edição do campeonato nacional de basquetebol em juniores masculinos.
A formação do “Eixo viário” começou por liderar o primeiro quarto com os parciais de 14-13 e ao intervalo já vencia com o resultado de 45-37.Entretanto, com apoio da sua claque, o 1º de Agosto venceu no terceiro quarto, por 53-50, e no último quarto fixou o resultado, por 79-69. A Casa Pessoal do Porto do Lobito ficou na terceira posição após vencer o Sporting do Bié, por 60-46, enquanto o Desportivo da Huíla quedou-se na quinta posição.A Federação Angolana de Basquetebol elegeu como melhor jogador do campeonato em masculinos o atleta do 1º de Agosto Carlos Cabral, enquanto Madalena da Silva do Sporting de Benguela foi considerada a melhor.
Eis a classificação em masculinos
1º- 1º de Agosto
2º Petro de Luanda
3º Casa Pessoal do Porto Lobito
4º Sporting do Bié
5º Desportivo da Huíla
O campeonato foi disputado por cinco equipas, cuja previsão era de 12.
ANGOLA : Sporting de Benguela destrona 1º Agosto no nacional de juniores em femininos
Lubango - O Sporting de Benguela sagrou-se hoje (domingo), vencedor do campeonato nacional de basquetebol de juniores em femininos, ao vencer o 1º de Agosto, por 67-62, no jogo da final da competição.
A equipa militar que entrou no primeiro quarto a vencer 18-11 e no segundo por 33-24, foram superadas no terceiro com, os parciais 12-25 e chegando a de final de 67-62.Na terceira posição, ficou a formação do Desportivo do Maculusso, ao vencer o Interclube, por 68-58, enquanto o Benfica Petróleos do Lubango quedou-se ma quinta posição após ter vencido o Sporting de Bié, por 37-36.
Eis a classificação em femininos:
1º - Sporting de Benguela
2º - 1 º De Agosto
3º - Maculusso
4º - Interclube
5º - Benfica do Lubango
6º - Sporting do Bié
O campeonato foi disputado por seis equipas, cuja previsão era de 12
ANGOLA : Libolo está a postos
Grémio de Calulo perdeu de forma provisória a liderança do Campeonato Nacional em favor da formação do 1º de Agosto
Fotografia: José Soares
A formação do Recreativo do Libolo começa a partir de hoje, a projectar o desafio desta sexta-feira, frente ao Petro de Luanda, para acerto da oitava jornada da XXXVI edição da primeira volta da fase regular do BAI Basket.
Sem qualquer caso clínico, a equipa do Libolo perdeu de forma provisória a liderança do Campeonato Nacional para o 1º de Agosto, que na dupla jornada do fim-de-semana foi ganhar quatros pontos ao Sporting de Benguela, que começa a traçar a estratégia esta manhã, no Complexo do Dream Space, em Viana, para ultrapassar o Petro de Luanda e reaver deste modo, a liderança da prova.
Sob liderança do técnico português Norberto Alves, os actuais vice-campeões nacionais estão a realizar uma temporada irrepreensível, por isso, a única equipa invencível na XXXVI edição do BAI Basket.
Os libolenses tencionam manter o ciclo de nove vitórias consecutivas na prova, em que ocupam actualmente o segundo lugar, com 18 pontos. Norberto Alves tem a sua equipa preparada para o desafio desta sexta-feira, em que têm pela frente o grande Petro de Luanda, formação que regressou na madrugada de hoje a Luanda, proveniente de Houston, Estados Unidos, onde esteve a realizar um curto estágio.
Com Carlos Morais, Eduardo Mingas e Olímpio Cipriano em grande forma desportiva, o representante da vila de Calulo vai procurar anular as unidades do Petro, a fim de terminar de forma invicta a primeira volta da fase regular do BAI Basket. Entretanto, com os 101 pontos marcados na última sexta-feira, diante do Grupo Desportivo Interclube, o Libolo passa a ter agora o melhor ataque, com 715 pontos marcados, contra 481 pontos sofridos.
Por seu lado, o actual líder da competição, 1º de Agosto, tem agora 828 pontos marcados com 501 sofridos, por isso é a equipa mais concretizadora do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket.
CONSTATAÇÃO
Trovoada admite crescimento da equipa
O técnico do Sporting de Benguela, Emanuel Trovoada «Mané», reconheceu que os dois jogos com o 1º de Agosto, disputados sexta-feira e sábado no Pavilhão Joaquim Araújo, deram mais ritmo competitivo ao conjunto que precisa de aprender e crescer aos poucos.
O treinador falava à imprensa, depois do final do segundo jogo consecutivo, em que o 1º de Agosto venceu o Sporting de Benguela, por 98-37. Porém, na primeira partida, sexta-feira, tinha ganho, por 87-57.
«Eu já esperava que tivéssemos essa quebra física e ainda bem que a tivemos justamente com o 1º de Agosto, que não é do nosso campeonato, mas veio de certa forma dar o ritmo competitivo», disse e notou que a entrega dos atletas no jogo é satisfatória, mas esperava-se mais .Explicou que sábado o Sporting esteve aquém da expectativa, devido não só à desconcentração ofensiva mas ao desgaste da capacidade física, isto porque a semana passada a equipa recebeu o Lusíada, Libolo, Progresso e Vila Clotilde.
De acordo com o técnico, com uma equipa poderosa como a do 1º de Agosto, que possui vários jogadores experientes, os jovens atletas do Sporting voltaram a acusar inexperiência, timidez e ansiedade e é isso fá-los crescer no futuro.
Aproveitou para elogiar a grande assistência registada no pavilhão, explicou ser através da humildade que o Sporting vai trabalhar, com o pensamento focado no alcance paulatino dos objectivos.
Acrescentou que agora a prioridade é a recuperação do cansaço dos jogadores, de modo a ganhar ao Interclube no próximo embate, previsto para 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, visto tratar-se de dupla jornada.
Esta é a 5ª derrota do treinador Emanuel Trovoada ao comando do Sporting, um emblema jovem mesclado com outros mais experientes. Desde a estreia no BAI-Basket, a 20 de Dezembro de 2013, o comandante somou quatro desaires e três vitórias.
Sem qualquer caso clínico, a equipa do Libolo perdeu de forma provisória a liderança do Campeonato Nacional para o 1º de Agosto, que na dupla jornada do fim-de-semana foi ganhar quatros pontos ao Sporting de Benguela, que começa a traçar a estratégia esta manhã, no Complexo do Dream Space, em Viana, para ultrapassar o Petro de Luanda e reaver deste modo, a liderança da prova.
Sob liderança do técnico português Norberto Alves, os actuais vice-campeões nacionais estão a realizar uma temporada irrepreensível, por isso, a única equipa invencível na XXXVI edição do BAI Basket.
Os libolenses tencionam manter o ciclo de nove vitórias consecutivas na prova, em que ocupam actualmente o segundo lugar, com 18 pontos. Norberto Alves tem a sua equipa preparada para o desafio desta sexta-feira, em que têm pela frente o grande Petro de Luanda, formação que regressou na madrugada de hoje a Luanda, proveniente de Houston, Estados Unidos, onde esteve a realizar um curto estágio.
Com Carlos Morais, Eduardo Mingas e Olímpio Cipriano em grande forma desportiva, o representante da vila de Calulo vai procurar anular as unidades do Petro, a fim de terminar de forma invicta a primeira volta da fase regular do BAI Basket. Entretanto, com os 101 pontos marcados na última sexta-feira, diante do Grupo Desportivo Interclube, o Libolo passa a ter agora o melhor ataque, com 715 pontos marcados, contra 481 pontos sofridos.
Por seu lado, o actual líder da competição, 1º de Agosto, tem agora 828 pontos marcados com 501 sofridos, por isso é a equipa mais concretizadora do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket.
CONSTATAÇÃO
Trovoada admite crescimento da equipa
O técnico do Sporting de Benguela, Emanuel Trovoada «Mané», reconheceu que os dois jogos com o 1º de Agosto, disputados sexta-feira e sábado no Pavilhão Joaquim Araújo, deram mais ritmo competitivo ao conjunto que precisa de aprender e crescer aos poucos.
O treinador falava à imprensa, depois do final do segundo jogo consecutivo, em que o 1º de Agosto venceu o Sporting de Benguela, por 98-37. Porém, na primeira partida, sexta-feira, tinha ganho, por 87-57.
«Eu já esperava que tivéssemos essa quebra física e ainda bem que a tivemos justamente com o 1º de Agosto, que não é do nosso campeonato, mas veio de certa forma dar o ritmo competitivo», disse e notou que a entrega dos atletas no jogo é satisfatória, mas esperava-se mais .Explicou que sábado o Sporting esteve aquém da expectativa, devido não só à desconcentração ofensiva mas ao desgaste da capacidade física, isto porque a semana passada a equipa recebeu o Lusíada, Libolo, Progresso e Vila Clotilde.
De acordo com o técnico, com uma equipa poderosa como a do 1º de Agosto, que possui vários jogadores experientes, os jovens atletas do Sporting voltaram a acusar inexperiência, timidez e ansiedade e é isso fá-los crescer no futuro.
Aproveitou para elogiar a grande assistência registada no pavilhão, explicou ser através da humildade que o Sporting vai trabalhar, com o pensamento focado no alcance paulatino dos objectivos.
Acrescentou que agora a prioridade é a recuperação do cansaço dos jogadores, de modo a ganhar ao Interclube no próximo embate, previsto para 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, visto tratar-se de dupla jornada.
Esta é a 5ª derrota do treinador Emanuel Trovoada ao comando do Sporting, um emblema jovem mesclado com outros mais experientes. Desde a estreia no BAI-Basket, a 20 de Dezembro de 2013, o comandante somou quatro desaires e três vitórias.
26 janeiro 2014
ANGOLA : 1º de Agosto mantém supremacia perante um Sporting inofensivo
EQUIPA DE BASQUETEBOL DO 1º DE AGOSTO
FOTO: ANTONIO ESCRIVÃO
Benguela - O 1º de Agosto passeou, este sábado, a sua classe frente ao Sporting de Benguela, numa noite em que o público voltou a encher o Pavilhão Joaquim Araújo, coroando a vitória expressiva do conjunto militar (98-37) no segundo jogo consecutivo referente à primeira jornada em atraso do BAI-Basket.
Num encontro em que os leões ofereceram pouca resistência, os “militares” construíram uma vitória tranquila.
Exibiram-se na primeira parte a bom nível não dando qualquer hipótese ao adversário e conseguiram uma vantagem de 16 pontos ao fim deste quarto inaugural (18-2).
O 1º de Agosto, como era esperado, rapidamente assumiu o controlo da partida, anulando o contra-ataque do Sporting, que ainda tentou incomodar, por intermédio do extremo base Sekouba Conde, peça importante da equipa anfitriã e que fixou a sua contribuição em 11 pontos. Perante um Sporting cada vez menos ofensivo, o jogo foi um passeio para os campeões do BAI-Basket. Foi, por isso, com naturalidade que no segundo período estiveram ainda melhor na marcação de pontos ao adversário e mantiveram-se à frente do placar, aumentando a vantagem para 35-11. Carlos Almeida e Mohamed Cissé, cestinhas do jogo com 14 pontos cada, e, desta vez mais inspirados, não permitiram que os donos da casa cortassem a diferença. E o intervalo confirmou que a noite seria tranquila para os “militares”, ficando a dúvida se haveria ou não chapa “100”, muito solicitada pelos adeptos. Apesar das correcções feitas pelo treinador Emanuel Trovoada “Mané”, a equipa verde e branca continuava com uma prestação muito aquém da expectativa.
A partir desse momento, o armador do jogo, Reggie Moore, que contribuiu com 10 pontos, cumpriu e bem a sua missão de distribuidor no terceiro período, mantendo o 1º
de Agosto na liderança: 69-22.
No último quarto, a equipa forasteira fez coro aos pedidos vindos das bancadas e distanciou-se cada vez mais. Joaquim Gomes, com uma contribuição individual de 13 pontos, menos dois que Cedric Ison, tratou de anular a transição ofensiva do Sporting, que na defesa foi incapaz de contrariar os movimentos de 1 para 1, fazendo muitas faltas e levando a turma militar para o lance livre. Com muita personalidade, a formação treinada por Paulo Macedo tirou proveito das perdas de bola do Sporting e fixou ao fim do último período o resultado em 98-37, ficando apenas a dois pontos daquela que seria a primeira “chapa 100” aplicada no Pavilhão Joaquim Araújo, que recebeu mais de 600 espectadores.Esta é a 5ª derrota do treinador Emanuel Trovoada no comando do Sporting, um emblema jovem mesclado com outros mais experientes.
Desde a estreia no BAI-Basket, a 20 de Dezembro de 2013, o comandante havia somado quatro desaires e três vitórias.
O 1º de Agosto actuou com: Armando Costa, Mário Correia, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes e Cedri Ison. Jogaram ainda Reggie Moore, Carlos Almeida, Agostinho Coelho, Mohamed Cissé e Francisco Machado.
Já o Sporting de Benguela entrou em campo com: Admir Mendes, Sekouba Conde, Afonso Rodrigues, João Manda e André Paulo. Alinharam também: Bento Gamba, Josemar Carvalho, Waldemar Lopes e Anderson Baptista.
No próximo dia 31 de Janeiro, o Sporting vai defrontar o Interclube, no Pavilhão Joaquim Araújo, em jogo de acerto da segunda jornada da primeira volta da fase regular do
BAI-Basket.
ANGOLA : Militares assaltam primeiro lugar
O 1º de Agosto
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com um plantel de longe superior ao da formação do Sporting de Benguela, equipa que ascendeu ao escalão maior da «bola ao cesto» na presente época desportiva, os actuais campeões nacionais em título não tiveram dificuldades de bater o seu opositor, que no entanto, continua a dar sinais de melhorias, neste regresso à alta-roda do basquetebol nacional.
O Recreativo do Libolo que na última sexta-feira derrotou em Pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, por 101-87, somou o seu 18 ponto, mantem-se imbatível na XXXVI edição do BAI Basket.
Entretanto, no dia 30 do mês em curso, os libolenses recebem no Complexo Dream Space, o Petro de Luanda, em desafio de acerto para a oitava jornada.
Mingas em alta produtividade
O internacional angolano, Eduardo Mingas, continua imparável na XXXVI edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket, onde mantém uma média de 20 pontos por jogo.
O poste de 34 anos de idade, agora ao serviço do Recreativo do Libolo, depois de abandonar a formação do Grupo Desportivo Interclube, é uma das unidades de grande destaque na sua nova agremiação.
O tetracampeão africano pela Selecção Nacional de seniores é um dos atletas mais utilizados pelo técnico Norberto Alves na presente época desportiva, onde a formação do Recreativo do Libolo traçou como meta a conquista da edição número 36 do BAI Basket.
As exibições do internacional Mingas neste início de época deixam satisfeita a equipa técnica do Libolo. Fruto das suas grandes exibições, Eduardo Mingas é nesta altura o jogador mais utilizado do plantel sob o comando de Norberto Alves.
Sexta-feira, frente a sua antiga equipa (Interclube), o poste da Selecção Nacional anotou 24 pontos, em 48 minutos de jogo.
Os pontos anotados resultaram da sua eficácia nos lançamentos de curta distância, onde em nove tentados converteu oito, obteve uma média de 89 por cento. Nos lances livres, o internacional angolano também brilhou, já que fez nove em oito, o que perfez uma média de 89 por ce
Eduardo Mingas foi ainda o rei dos ressaltos da sua equipa, com sete, três ofensivos e quatro defensivos. Entretanto, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, ambos extremos base, também se têm destacado no Recreativo do Libolo, apesar de não manter uma certa regularidade nas respectivas exibições.
Carlos Morais, MPV (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações da «bola ao cesto», vulgo Afrobasket, competição disputada na Costa do Marfim e ganha pela Selecção Nacional, anotou nada menos nada mais, do que 30 pontos, em 44 minutos e um segundo de jogo. Dos 30 pontos marcados, metade (15) foram de lançamentos dos seis metros e setenta e cinco centímetros.
Nos lançamentos a longa distância, por sinal, a sua especialidade, o também tetracampeão africano, conseguiu 63 por cento, já que das oito tentativas, Carlos Morais converteu cinco.
O extremo base, Olímpio Cipriano, também esteve em evidência na nona vitória da sua equipa, ao contribuir com 15 pontos. Aliás, a excelente campanha do Recreativo do Libolo tem passado pelo trio «maravilha», constituído por Eduardo Mingas, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, todos internacionais angolanos.
Melo Clemente
Em sub-18
1º de Agosto alcança passe para a final
A equipa feminina do 1º de Agosto ao vencer ontem no Pavilhão Gimno- Desportivo do Benfica do Lubango o Grupo Desportivo o Maculusso, por 39-37, garantiu o passe para a final do campeonato nacional de basquetebol de sub-18, que decorre na cidade do Lubango.
As comandadas de Gaspar Neto, entraram no jogo determinadas a levar de vencida a equipa adversária, que esteve bem dotada tecnicamente do princípio até ao fim da partida. Fruto dessa firmeza, a formação militar do Riso Seco, dominou no primeiro quarto por 15-10. Enquanto nos quartos subsequentes só foi aumentar a vantagem de 22-15, 32-24 e 39-37.
A formação do Grupo Desportivo o Maculusso só pode queixar-se de si mesma face os inúmeros falhanços cometidos ao longo da disputa. Assim, o 1º de Agosto defronta hoje o vencedor do jogo entre o Sporting Clube de Benguela e Grupo Desportivo Interclube que até ao fecho desta edição ainda não era conhecido.
Gaspar Neto, treinador do 1º de Agosto, afirmou que apesar de o campeonato ter começado mal para a sua formação, o importante foi ter conseguido chegar a final para continuar a sonhar em revalidar o título.
“Continuo a dizer que o nosso objectivo é sempre revalidar o título. Por isso, vamos lutar para que esse desiderato se concretize”, disse. Júlio Machado, do Grupo Desportivo o Maculusso justificou que a derrota da sua formação tem muito a ver com as falhas cometidas pelas jogadoras. “Houve muitas bolas falhadas que influenciaram na derrota da equipa”, justificou.
Júlio Machado argumentou que no desporto, vence quem está mais concentrado. Daí, a equipa adversária esteve concentrada e venceu a partida. Para ele, agora deve-se lutar para o terceiro lugar. “Espero fazer um bom jogo para ver se nos contentamos com o terceiro lugar”, disse.
Para as classificativas do quinto ao sexto lugar, a formação do Benfica do Lubango derrotou com dificuldades o Sporting do Bié por 37-36.
Gaudêncio Hamelay- Lubango
O Recreativo do Libolo que na última sexta-feira derrotou em Pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, por 101-87, somou o seu 18 ponto, mantem-se imbatível na XXXVI edição do BAI Basket.
Entretanto, no dia 30 do mês em curso, os libolenses recebem no Complexo Dream Space, o Petro de Luanda, em desafio de acerto para a oitava jornada.
Mingas em alta produtividade
O internacional angolano, Eduardo Mingas, continua imparável na XXXVI edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket, onde mantém uma média de 20 pontos por jogo.
O poste de 34 anos de idade, agora ao serviço do Recreativo do Libolo, depois de abandonar a formação do Grupo Desportivo Interclube, é uma das unidades de grande destaque na sua nova agremiação.
O tetracampeão africano pela Selecção Nacional de seniores é um dos atletas mais utilizados pelo técnico Norberto Alves na presente época desportiva, onde a formação do Recreativo do Libolo traçou como meta a conquista da edição número 36 do BAI Basket.
As exibições do internacional Mingas neste início de época deixam satisfeita a equipa técnica do Libolo. Fruto das suas grandes exibições, Eduardo Mingas é nesta altura o jogador mais utilizado do plantel sob o comando de Norberto Alves.
Sexta-feira, frente a sua antiga equipa (Interclube), o poste da Selecção Nacional anotou 24 pontos, em 48 minutos de jogo.
Os pontos anotados resultaram da sua eficácia nos lançamentos de curta distância, onde em nove tentados converteu oito, obteve uma média de 89 por cento. Nos lances livres, o internacional angolano também brilhou, já que fez nove em oito, o que perfez uma média de 89 por ce
Eduardo Mingas foi ainda o rei dos ressaltos da sua equipa, com sete, três ofensivos e quatro defensivos. Entretanto, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, ambos extremos base, também se têm destacado no Recreativo do Libolo, apesar de não manter uma certa regularidade nas respectivas exibições.
Carlos Morais, MPV (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações da «bola ao cesto», vulgo Afrobasket, competição disputada na Costa do Marfim e ganha pela Selecção Nacional, anotou nada menos nada mais, do que 30 pontos, em 44 minutos e um segundo de jogo. Dos 30 pontos marcados, metade (15) foram de lançamentos dos seis metros e setenta e cinco centímetros.
Nos lançamentos a longa distância, por sinal, a sua especialidade, o também tetracampeão africano, conseguiu 63 por cento, já que das oito tentativas, Carlos Morais converteu cinco.
O extremo base, Olímpio Cipriano, também esteve em evidência na nona vitória da sua equipa, ao contribuir com 15 pontos. Aliás, a excelente campanha do Recreativo do Libolo tem passado pelo trio «maravilha», constituído por Eduardo Mingas, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, todos internacionais angolanos.
Melo Clemente
Em sub-18
1º de Agosto alcança passe para a final
A equipa feminina do 1º de Agosto ao vencer ontem no Pavilhão Gimno- Desportivo do Benfica do Lubango o Grupo Desportivo o Maculusso, por 39-37, garantiu o passe para a final do campeonato nacional de basquetebol de sub-18, que decorre na cidade do Lubango.
As comandadas de Gaspar Neto, entraram no jogo determinadas a levar de vencida a equipa adversária, que esteve bem dotada tecnicamente do princípio até ao fim da partida. Fruto dessa firmeza, a formação militar do Riso Seco, dominou no primeiro quarto por 15-10. Enquanto nos quartos subsequentes só foi aumentar a vantagem de 22-15, 32-24 e 39-37.
A formação do Grupo Desportivo o Maculusso só pode queixar-se de si mesma face os inúmeros falhanços cometidos ao longo da disputa. Assim, o 1º de Agosto defronta hoje o vencedor do jogo entre o Sporting Clube de Benguela e Grupo Desportivo Interclube que até ao fecho desta edição ainda não era conhecido.
Gaspar Neto, treinador do 1º de Agosto, afirmou que apesar de o campeonato ter começado mal para a sua formação, o importante foi ter conseguido chegar a final para continuar a sonhar em revalidar o título.
“Continuo a dizer que o nosso objectivo é sempre revalidar o título. Por isso, vamos lutar para que esse desiderato se concretize”, disse. Júlio Machado, do Grupo Desportivo o Maculusso justificou que a derrota da sua formação tem muito a ver com as falhas cometidas pelas jogadoras. “Houve muitas bolas falhadas que influenciaram na derrota da equipa”, justificou.
Júlio Machado argumentou que no desporto, vence quem está mais concentrado. Daí, a equipa adversária esteve concentrada e venceu a partida. Para ele, agora deve-se lutar para o terceiro lugar. “Espero fazer um bom jogo para ver se nos contentamos com o terceiro lugar”, disse.
Para as classificativas do quinto ao sexto lugar, a formação do Benfica do Lubango derrotou com dificuldades o Sporting do Bié por 37-36.
Gaudêncio Hamelay- Lubango
25 janeiro 2014
ANGOLA : Libolo mantém liderança
Equipa de Norberto Alves mantém-se invicta na principal competição nacional de basquetebol sénior masculina
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Clube Desportivo e Recreativo do Libolo somou 18 pontos e consolidou a liderança da tabela classificativa da XXXVI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket) ao vencer ontem, à noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, a sua similar do Interclube por 101-87, em partida de antecipação da primeira jornada da segunda volta da fase regular da competição.
Uma partida em que os donos de casa entraram pouco esclarecidos no quarto inicial, mas o técnico Alberto Babo soube potenciar os sectores ofensivo e defensivo a partir do segundo quarto, tendo virado o resultado a seu favor com os parciais de 29-9 (45-35), depois de terem perdido o primeiro tempo por 10 pontos (16-29).
Diante do seu público, os azuis e branco fortaleceram a crença de que o adversário estava fragilizado e faziam contas para escaparem da quinta posição com os dois pontos em disputa. Mas a rapaziada de Norberto Alves operou significativas mudanças na forma de abordagem quer do jogo interior quer no exterior, numa fase em que o ex-atleta ao serviço da Polícia Nacional, Eduardo Mingas, em sintonia com Carlos Morais, complicaram ao máximo a vida dos donos de casa.
Apesar de verem gorado o objectivo de ultrapassar o adversário no seu reduto, Alberto Babo voltou a deixar patente a sua marca, com muita perspicácia nas variantes tácticas de que se socorreu para evitar um resultado mais dilatado, o que deixa crer que a equipa vai aparecer mais coesa nas jornadas subsequentes. O entrosamento entre os novos reforços estão mais familiarizados com a naipe de atletas que a direcção contratou para a presente época. Com o resultado, o 1º de Agosto, que ontem também venceu o Sporting de Benguela, em casa do adversário, mantém a segunda posição, agora com menos um ponto (17).
NACIONAIS SUB-18
Finalistas são conhecidos hoje
As equipas finalistas dos campeonatos nacionais de basquetebol, que a cidade do Lubango acolhe, são conhecidas hoje quando forem disputadas as meias-finais, no pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango. Na classe feminina, o 1º de Agosto defronta o Grupo Desportivo Maculusso e o Sporting de Benguela joga com o Interclube de Luanda. Na classe masculina, 1º de Agosto defronta Sporting do Bié e o Petro de Luanda joga com a Casa do Pessoal do Porto do Lobito.
O treinador da equipa feminina do 1º de Agosto, Gaspar Neto, regozijou-se por jogar a meia-final. O técnico prometeu defender e atacar melhor para evitar outra derrota. “É sempre difícil jogar com o Maculusso, Interclube e o Sporting de Benguela. Todos os jogos que efectuámos no campeonato foram difíceis. Nas meias-finais, vamos encontrar mais uma dificuldade e vamos tentar ultrapassar”, admitiu. O treinador do Grupo Desportivo Maculusso, Júlio Machado, prometeu superar os erros cometidos no jogo diante do 1º de Agosto, referente à última jornada da primeira fase em que venceu por 60-52. Machado garantiu o passe para a final.
“Geralmente, quando se joga duas vezes com o mesmo adversário, torna-se muito complicado. Aconteceu comigo várias vezes no campeonato provincial de Luanda e perdemos nas meias-finais. Neste nacional prometemos fazer diferente”, assegurou. Júlio Machado revelou que o objectivo do grupo é erguer o troféu, depois de falhar no ano passado.
A formação do Benfica do Lubango e do Sporting do Bié, em feminino, disputam hoje as classificativas do 5º e 6º lugares.
GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO
MACULUSSO
Invicta na primeira fase
A equipa feminina do Desportivo Maculusso terminou invicta a primeira fase do campeonato nacional de basquetebol em sub-18, que a cidade do Lubango alberga desde o passado dia 28 deste mês, ao somar dez pontos, fruto de cinco vitórias. Por esse motivo, o treinador da equipa, Júlio Machado, deu parabéns às atletas pelo esforço empreendido em cada jogo.
“Pelo forte desempenho que fazem as minhas atletas, na defesa e no ataque, só nos resta continuar a trabalhar com humildade para somar vitórias”, congratulou-se.
A atleta Duneth Silva, uma das melhores cestinhas da prova nacional, com 67 pontos, reconheceu ter sido muito difícil vencer os jogos durante a primeira fase. “Todas as equipas participantes são fortes; estão a dar o seu máximo e como os jogos estão difíceis, vamos continuar a trabalhar para chegar à final”, disse. O Sporting de Benguela foi a que mais trabalho e dificuldades criou à equipa do bairro Maculusso.
Na classificação da fase regular, o Interclube ocupou o segundo lugar com oito pontos, seguido pelo Sporting Clube de Benguela, com iguais pontos e o 1º de Agosto, na quarta posição, com sete pontos. O Benfica do Lubango e o Sporting do Bié são os dois últimos, com sete e cinco pontos.
CLASSE MASCULINA
Em masculinos, o 1º de Agosto ocupou o primeiro lugar com oito pontos, seguido do Petro de Luanda, com sete, Casa do Pessoal do Porto do Lobito, com seis e Sporting do Bié, com cinco. O Desportivo da Huíla quedou-se na última posição, com apenas quatro pontos.
GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO
Uma partida em que os donos de casa entraram pouco esclarecidos no quarto inicial, mas o técnico Alberto Babo soube potenciar os sectores ofensivo e defensivo a partir do segundo quarto, tendo virado o resultado a seu favor com os parciais de 29-9 (45-35), depois de terem perdido o primeiro tempo por 10 pontos (16-29).
Diante do seu público, os azuis e branco fortaleceram a crença de que o adversário estava fragilizado e faziam contas para escaparem da quinta posição com os dois pontos em disputa. Mas a rapaziada de Norberto Alves operou significativas mudanças na forma de abordagem quer do jogo interior quer no exterior, numa fase em que o ex-atleta ao serviço da Polícia Nacional, Eduardo Mingas, em sintonia com Carlos Morais, complicaram ao máximo a vida dos donos de casa.
Apesar de verem gorado o objectivo de ultrapassar o adversário no seu reduto, Alberto Babo voltou a deixar patente a sua marca, com muita perspicácia nas variantes tácticas de que se socorreu para evitar um resultado mais dilatado, o que deixa crer que a equipa vai aparecer mais coesa nas jornadas subsequentes. O entrosamento entre os novos reforços estão mais familiarizados com a naipe de atletas que a direcção contratou para a presente época. Com o resultado, o 1º de Agosto, que ontem também venceu o Sporting de Benguela, em casa do adversário, mantém a segunda posição, agora com menos um ponto (17).
NACIONAIS SUB-18
Finalistas são conhecidos hoje
As equipas finalistas dos campeonatos nacionais de basquetebol, que a cidade do Lubango acolhe, são conhecidas hoje quando forem disputadas as meias-finais, no pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango. Na classe feminina, o 1º de Agosto defronta o Grupo Desportivo Maculusso e o Sporting de Benguela joga com o Interclube de Luanda. Na classe masculina, 1º de Agosto defronta Sporting do Bié e o Petro de Luanda joga com a Casa do Pessoal do Porto do Lobito.
O treinador da equipa feminina do 1º de Agosto, Gaspar Neto, regozijou-se por jogar a meia-final. O técnico prometeu defender e atacar melhor para evitar outra derrota. “É sempre difícil jogar com o Maculusso, Interclube e o Sporting de Benguela. Todos os jogos que efectuámos no campeonato foram difíceis. Nas meias-finais, vamos encontrar mais uma dificuldade e vamos tentar ultrapassar”, admitiu. O treinador do Grupo Desportivo Maculusso, Júlio Machado, prometeu superar os erros cometidos no jogo diante do 1º de Agosto, referente à última jornada da primeira fase em que venceu por 60-52. Machado garantiu o passe para a final.
“Geralmente, quando se joga duas vezes com o mesmo adversário, torna-se muito complicado. Aconteceu comigo várias vezes no campeonato provincial de Luanda e perdemos nas meias-finais. Neste nacional prometemos fazer diferente”, assegurou. Júlio Machado revelou que o objectivo do grupo é erguer o troféu, depois de falhar no ano passado.
A formação do Benfica do Lubango e do Sporting do Bié, em feminino, disputam hoje as classificativas do 5º e 6º lugares.
GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO
MACULUSSO
Invicta na primeira fase
A equipa feminina do Desportivo Maculusso terminou invicta a primeira fase do campeonato nacional de basquetebol em sub-18, que a cidade do Lubango alberga desde o passado dia 28 deste mês, ao somar dez pontos, fruto de cinco vitórias. Por esse motivo, o treinador da equipa, Júlio Machado, deu parabéns às atletas pelo esforço empreendido em cada jogo.
“Pelo forte desempenho que fazem as minhas atletas, na defesa e no ataque, só nos resta continuar a trabalhar com humildade para somar vitórias”, congratulou-se.
A atleta Duneth Silva, uma das melhores cestinhas da prova nacional, com 67 pontos, reconheceu ter sido muito difícil vencer os jogos durante a primeira fase. “Todas as equipas participantes são fortes; estão a dar o seu máximo e como os jogos estão difíceis, vamos continuar a trabalhar para chegar à final”, disse. O Sporting de Benguela foi a que mais trabalho e dificuldades criou à equipa do bairro Maculusso.
Na classificação da fase regular, o Interclube ocupou o segundo lugar com oito pontos, seguido pelo Sporting Clube de Benguela, com iguais pontos e o 1º de Agosto, na quarta posição, com sete pontos. O Benfica do Lubango e o Sporting do Bié são os dois últimos, com sete e cinco pontos.
CLASSE MASCULINA
Em masculinos, o 1º de Agosto ocupou o primeiro lugar com oito pontos, seguido do Petro de Luanda, com sete, Casa do Pessoal do Porto do Lobito, com seis e Sporting do Bié, com cinco. O Desportivo da Huíla quedou-se na última posição, com apenas quatro pontos.
GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO
24 janeiro 2014
ANGOLA :Selecção de sub-23 estreia hoje na competição
Selecção Nacional é apontada como a principal candidata à medalha de ouro no torneio de basquetebol
Fotografia: M.Machangongo
Os pupilos do seleccionador nacional Manuel Sousa “Necas” jogam apenas na segunda ronda da competição por imperativos de reajuste do calendário. As seis selecções presentes em Goa decidiram na reunião técnica alterar o arranque das partidas.
Necas vai utilizar no seu primeiro dia de competição os atletas Edson Ndoniema (extremo-base do 1º de Agosto), Bráulio Morais (base do Libolo), António Matuchape (extremo do Sporting de Benguela), Edson Hilukilwa (extremo do Progresso do Sambizanga), Hermenegildo Santos (base do 1º de Agosto), Jone Pedro (poste do ASA), Edmir Lucas (extremo-base do 1º de Agosto), António Monteiro (extremo-poste do Libolo), André Miguel (extremo-poste), Islando Manuel (extremo do 1º de Agosto), Yuri Suingue (base do ASA) e Mutau Fonseca (poste do 1º de Agosto).
Noutra partida, a selecção de Macau defronta Moçambique.
EM FEMININOS
Na prova feminina, as selecções de Angola, Moçambique, Índia, Guiné-Bissau e Macau disputam o torneio. Angola estreia-se amanhã, às 12h00, no Complexo Desportivo University de Goa, frente a Macau.
Noutra partida, Moçambique enfrenta a Índia.
Necas vai utilizar no seu primeiro dia de competição os atletas Edson Ndoniema (extremo-base do 1º de Agosto), Bráulio Morais (base do Libolo), António Matuchape (extremo do Sporting de Benguela), Edson Hilukilwa (extremo do Progresso do Sambizanga), Hermenegildo Santos (base do 1º de Agosto), Jone Pedro (poste do ASA), Edmir Lucas (extremo-base do 1º de Agosto), António Monteiro (extremo-poste do Libolo), André Miguel (extremo-poste), Islando Manuel (extremo do 1º de Agosto), Yuri Suingue (base do ASA) e Mutau Fonseca (poste do 1º de Agosto).
Noutra partida, a selecção de Macau defronta Moçambique.
EM FEMININOS
Na prova feminina, as selecções de Angola, Moçambique, Índia, Guiné-Bissau e Macau disputam o torneio. Angola estreia-se amanhã, às 12h00, no Complexo Desportivo University de Goa, frente a Macau.
Noutra partida, Moçambique enfrenta a Índia.
ANGOLA : Interclube recebe Libolo
Pavilhão dos Bombeiros é pequeno para absorver a massa de adeptos das duas agremiações ávidas de assistir ao bom jogo
Fotografia: Jornal dos Desportos
O pavilhão 28 de Fevereiro atrai o foco dos aficionados da “bola ao cesto”, quando, a partir das 18h00, o Interclube receber o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo para a disputa do jogo de antecipação da primeira jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol.
A jogar no seu reduto, a formação da Polícia Nacional, às ordens do técnico Alberto Babo, procurou estancar as debilidades no sistema táctico durante as sessões de treino realizadas no local da competição. A equipa já conta com os principais reforços.
Apesar do defeso que os pupilos do professor Alberto Babo observam na competição, os indicadores no jogo amistoso diante da selecção de Sub-23, no âmbito da preparação desta para os Jogos da Lusofonia, em que os azuis e branco saíram vitoriosos por 78-77, são positivos. No entanto, prevê-se que o embate de hoje diante da equipa do Cuanza Sul, líder na tabela classificativa, com 16 pontos, vai ser renhido.
Alberto Babo, no seu jeito de sempre, mantém um discurso humilde, não obstante deixar vincado o objectivo de conquistar, pela segunda vez, o título nacional, depois de tê-lo feito ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda. O técnico português considera “sempre difícil” um duelo diante do Recreativo do Libolo, o que reforça a expectativa em torno de uma partida equilibrada.
O Recreativo do Libolo, depois de alguns jogos desprovido do técnico principal, volta a ser orientado por Norberto Alves. O técnico português não pretende deixar que o adversário tenha a veleidade de colocar em causa a liderança da equipa, numa altura em que se mantém invicta na corrida pelo título. Norberto Alves e Ricardo Rodrigues reconhecem as qualidades do experiente técnico português ao serviço do Interclube, mas o facto de dispor de um plantel recheado de atletas com desempenho acima da média, entre os quais se destacam Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas, transmite algum conforto à equipa técnica de Calulo. Os amantes do basquetebol são beneficiados com uma partida de basquetebol de primeira água, em que o desejo dos intervenientes em vencer o adversário leva ao delírio os adeptos.
Basquetebol em SUB-18
Classificativas abrem o dia
Os campeonatos nacionais de basquetebol de sub-18 entram hoje na segunda fase com a disputa das classificativas do quinto ao sexto lugar no sector feminino. A competição, que termina no próximo domingo, no Lubango, teve uma primeira fase equilibrada, de acordo com os organizadores.
Ontem, para a quinta jornada da classe feminina, o Sporting Clube do Bié perdeu diante do Sporting de Benguela por 41-61. Na tabela de classificação, Desportivo Maculusso lidera, com oito pontos, seguido do 1º de Agosto, com seis, a mesma pontuação que têm o Sporting Clube de Benguela, Interclube de Luanda e Benfica do Lubango, nos lugares subsequentes. A Casa do Pessoal do Porto do Lobito ocupa a terceira posição, com quatro pontos, os mesmos do Sporting Clube Petróleos do Bié e do Clube Desportivo da Huíla, com três pontos.
MASCULINOS
Em masculinos, o 1º de Agosto cilindrou, no pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango, o Desportivo da Huíla, por 85-25, na quinta jornada da competição.
REACÇÃO DE NUNO TEIXEIRA
O director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, considerou positivo o balanço da primeira fase da competição. O responsável sustenta que foram realizados jogos equilibrados e os participantes mostraram grande progressão, principalmente, no sector feminino.
Para garantir o futuro do basquetebol feminino, Nuno Teixeira afirmou que tudo depende do trabalho dos clubes, que culmina nos campeonatos nacionais. A FAB aposta na formação e descoberta de novos talentos, mas a responsabilidade principal é dos clubes.
GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO
A jogar no seu reduto, a formação da Polícia Nacional, às ordens do técnico Alberto Babo, procurou estancar as debilidades no sistema táctico durante as sessões de treino realizadas no local da competição. A equipa já conta com os principais reforços.
Apesar do defeso que os pupilos do professor Alberto Babo observam na competição, os indicadores no jogo amistoso diante da selecção de Sub-23, no âmbito da preparação desta para os Jogos da Lusofonia, em que os azuis e branco saíram vitoriosos por 78-77, são positivos. No entanto, prevê-se que o embate de hoje diante da equipa do Cuanza Sul, líder na tabela classificativa, com 16 pontos, vai ser renhido.
Alberto Babo, no seu jeito de sempre, mantém um discurso humilde, não obstante deixar vincado o objectivo de conquistar, pela segunda vez, o título nacional, depois de tê-lo feito ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda. O técnico português considera “sempre difícil” um duelo diante do Recreativo do Libolo, o que reforça a expectativa em torno de uma partida equilibrada.
O Recreativo do Libolo, depois de alguns jogos desprovido do técnico principal, volta a ser orientado por Norberto Alves. O técnico português não pretende deixar que o adversário tenha a veleidade de colocar em causa a liderança da equipa, numa altura em que se mantém invicta na corrida pelo título. Norberto Alves e Ricardo Rodrigues reconhecem as qualidades do experiente técnico português ao serviço do Interclube, mas o facto de dispor de um plantel recheado de atletas com desempenho acima da média, entre os quais se destacam Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas, transmite algum conforto à equipa técnica de Calulo. Os amantes do basquetebol são beneficiados com uma partida de basquetebol de primeira água, em que o desejo dos intervenientes em vencer o adversário leva ao delírio os adeptos.
Basquetebol em SUB-18
Classificativas abrem o dia
Os campeonatos nacionais de basquetebol de sub-18 entram hoje na segunda fase com a disputa das classificativas do quinto ao sexto lugar no sector feminino. A competição, que termina no próximo domingo, no Lubango, teve uma primeira fase equilibrada, de acordo com os organizadores.
Ontem, para a quinta jornada da classe feminina, o Sporting Clube do Bié perdeu diante do Sporting de Benguela por 41-61. Na tabela de classificação, Desportivo Maculusso lidera, com oito pontos, seguido do 1º de Agosto, com seis, a mesma pontuação que têm o Sporting Clube de Benguela, Interclube de Luanda e Benfica do Lubango, nos lugares subsequentes. A Casa do Pessoal do Porto do Lobito ocupa a terceira posição, com quatro pontos, os mesmos do Sporting Clube Petróleos do Bié e do Clube Desportivo da Huíla, com três pontos.
MASCULINOS
Em masculinos, o 1º de Agosto cilindrou, no pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango, o Desportivo da Huíla, por 85-25, na quinta jornada da competição.
REACÇÃO DE NUNO TEIXEIRA
O director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, considerou positivo o balanço da primeira fase da competição. O responsável sustenta que foram realizados jogos equilibrados e os participantes mostraram grande progressão, principalmente, no sector feminino.
Para garantir o futuro do basquetebol feminino, Nuno Teixeira afirmou que tudo depende do trabalho dos clubes, que culmina nos campeonatos nacionais. A FAB aposta na formação e descoberta de novos talentos, mas a responsabilidade principal é dos clubes.
GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO
23 janeiro 2014
ANGOLA : Dia de decisões nos nacionais de juniores
Lubango - O campeonato nacional de basquetebol em juniores femininos faz hoje disputar a quinta e decisiva jornada da primeira fase, com o Benfica do Lubango - Interclube, Sporting do Bié - Sporting de Benguela e 1º de Agosto - Maculusso, esta última formação é a única com o passe para as meias-finais (lidera com oito pontos).
O Benfica do Lubango, que joga em casa, precisa passar pelo Interclube para garantir um dos quatro lugares nas meias-finais, mas terá pela frente uma formação com a situação ainda indefinida, pois com o 1º de Agosto e Sporting de Benguela as quatro partilham o segundo lugar com seis pontos.A quarta jornada disputada quarta-feira produziu os seguintes resultados: Interclube – Sporting do Bié (65-45), Benfica do Lubango – 1º de Agosto (40-56) e Sporting de Benguela. Maculusso (56-60). Nesta classe, sem hipóteses para meias-finais está o Sporting do Bié (quatro pontos, de quatro derrotas).
Na classe masculina para a quinta jornada reserva os jogos: Desportivo da Huíla – 1º de Agosto e Sporting do Bié - Casa do Pessoal do Porto do Lobito, descansa por força de calendário o Petro de Luanda.Lidera o Petro de Luanda com sete pontos, seguido do 1º de Agosto com menos um, Porto do Lobito e Sporting do Bié vêm com quatro. O anfitrião Desportivo é último com três pontos e com possibilidades remotas de disputar as meias-finais.
A quarta ronda disputada na quarta-feira registou os resultados: Sporting do Bié – Petro de Luanda (58-99) e Desportivo da Huíla – Porto do Lobito (59-67). Descansou o 1º de Agosto.
Nesta sexta-feira observa-se a segunda pausa, que será aproveitada para mais um “clinic” dirigido a treinadores e árbitros, retomando a prova no sábado com a disputa das classificativas e meias-finais
ANGOLA : Petro de Luanda assume liderança provisória do nacional júnior masculino de basquetebol
HUILA: CAMPEONATO NACIONAL JÚNIOR DE BASQUETEBOL
FOTO: MORAIS
Lubango - O Petro de Luanda assumiu hoje, quarta-feira, a liderança provisória do campeonato nacional júnior masculino de basquetebol, ao vencer o Sporting do Bié por 99-58, em jogo da quarta jornada da competição, que registou a folga do 1º de Agosto.
Ao intervalo a equipa do “ Eixo viário” vencia por 51-35.
Com esta vitória, a equipa do Petro de Luanda soma sete pontos, com mais um jogo em relação ao 1º de Agosto, que conta com seis pontos, vindo no terceiro posto o Sporting do Bié, com quatro. Desportivo da Huíla e Casa Pessoal do Porto do Lobito, que esta tarde defrontam-se, possuem cada dois.
No único jogo em femininos realizado esta manhã, o Interclube venceu o Sporting do Bié, por 61-45, e assumiu igualmente a liderança provisória do campeonato.
O Interclube soma sete pontos, vindo depois o Desportivo do Maculusso, com menos um, que esta tarde defronta o Sporting de Benguela. O Benfica do Lubango, que joga hoje diante do 1º de Agosto, ocupa a terceira posição, com cinco pontos, os mesmos que o Sporting de Benguela. O Sporting do Bié é último colocado, com quatro