CABO VERDE : FIBA-África impede três cabo-verdianos de jogar na Zona II
A FIBA-África impediu três jogadores cabo-verdianos – Pedro Silva, Jean Claude Rodrigues e Bj Monteiro – de representar o país no torneio da Zona II, por causa da dupla nacionalidade dos atletas. Esta situação está a indignar a comunidade desportiva e a causar grande movimentação de bastidores, com a federação a correr contra o tempo para reintegrar os basquetebolistas na selecção nacional.
Pedro Silva, Jean Claude e BJ Monteiro têm todos nacionalidade cabo-verdiana, mas também portuguesa, senegalesa e americana, respectivamente. Jogaram a primeira partida frente à Mauritânia, mas a FIBA-África pôs um stop aos atletas e não alinharam frente ao Senegal, na segunda-feira, e ontem contra o Mali. Cabo Verde ficou, assim, desfalcado, acusou o cansaço e perdeu, ao mesmo tempo que tinha três atletas nas bancadas que poderiam dar uma grande ajuda.
Em declarações ao asemanaonline, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Kitana Cabral, explica que os três atletas foram barrados pela FIBA por causa de um “problema de acreditação”, que só foi comunicado pela entidade que rege o basket em África na segunda-feira. Por precaução, diz o presidente, os atletas não jogaram nas partidas seguintes, até que a situação seja resolvida. Mas vai dizendo que são filhos de cabo-verdianos e que estão legais para o torneio.
“Até o próximo jogo, que será na quinta-feira, teremos a situação resolvida de uma forma ou de outra. Há qualquer coisa nas leis da FIBA-Mundo que não bate certo e nós vamos ter de sentar à mesma mesa para resolver os problemas”, garante o dirigente federativo, informando que já está em contactos com estes órgãos para libertar os basquetebolistas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home