Africa Basquetebol

28 fevereiro 2007

MOÇAMBIQUE : Estamos no bom caminho!

FOI um dia verdadeiramente à moçambicana, ontem, em Harare. No Torneio de Basquetebol da Zona VI de qualificação para a IX edição dos Jogos Africanos, a ter lugar no próximo mês de Julho, em Argel. As nossas selecções fizeram jus à sua condição de favoritas, não somente triunfando, na jornada inaugural da prova, como também se colocar no bom caminho rumo ao apuramento para a Olimpíada continental. Entrando primeiro em campo, a turma masculina venceu a Zâmbia por 75-70, enquanto a feminina levava de vencida a sua grande rival pela marca de 58-53. Hoje, ambos os representantes do nosso país estarão de folga.

Embora se previam dificuldades diante dos zambianos, face ao seu crescimento nos últimos anos, a selecção masculina tem na congénere da África do Sul o seu principal adversário, nesta qualificação zonal para Argélia. É precisamente diante deste que a dupla Milagre Macome/Carlos Alberto Niquice e seus pupilos têm as maiores atenções concentradas, sabido que Angola, o pólo principal da bola-ao-cesto africana, tem a presença garantida nos próximos fóruns continentais.
A competição que decorre no Zimbabwe encerra uma importância transcendental, pois, para além dos Jogos Africanos, qualifica para o Afrobásquete de Angola, e apenas o primeiro classificado tem direito à essa vaga. Significa que falhar este único lugar é claramente sinónimo de afastamento de duas importantes provas da bola-ao-cesto continental.
Por coincidência, as duas formações moçambicanas ganharam pela mesma margem de cinco pontos. A selecção feminina experimentou algumas fases menos boas, do ponto de vista de números, quando as angolanas se colocaram à frente do marcador. Todavia, a perseverança e acima de tudo o seu virtuosismo vieram ao de cima no momento decisivo, triunfando por 58-53.
Foi, aliás, uma vitória da vingança, se nos recordarmos que na qualificação para Abuja, em pleno Pavilhão do Maxaquene, Angola venceu, deixando a turma moçambicana em terra. Desta vez, tudo se conjuga para que efectivamente marque presença em Argel, uma vez que, depois das angolanas, nenhum outro adversário, incluindo África do Sul, estará à altura de aguentar a pedalada das jogadoras treinadas por Carlos Aik e Armando Meque, que para o Afrobásquete do Senegal já conquistaram o direito de tomar parte.

As nossas selecções são constituídas pelos seguintes jogadores:

MASCULINOS - Délcio Sousa, João Manjate, Bonomar Macuácua, Njangira Caetano, Ricardo Gove, Xisto Conge, Manuel Nhambi, Archer Tembe, Manuel Mavala, Bruno Nhamussua e Moisés Mafanela.
FEMININOS - Marília Mabjaia, Sifa Quitende, Nilza Macamo, Rosália Esperança, Felicidade Nhantumbo, Amélia Cumbe, Joaquina Roque, Hortência Salha, Nália Bunga e Sílvia Tazama.

ANGOLA : COCASM tranquiliza adeptos sobre capacidade dos pavilhões

O sub-director para Comunicação e Marketing do Comité Organizador do XXIV Campeonato Africano Sénior Masculino (COCASM) de basquetebol, Manuel Padrão, tranquilizou na terça-feira, em Benguela, os adeptos sobre a capacidade do pavilhão em construção na província, considerado que corresponderá os interesses dos cidadãos locais.

Falando após a apresentação do projecto de construção do pavilhão multi-uso na província, disse que a capacidade dos pavilhões não deve constituir problema, pois o estudo feito pela Federação Angolana de Basquetebol mostra-se favor vel e adequado para atender os espectadores.

No seu entender, se se tiver em conta o pavilhão do Codenm em Luanda, que tem capacidade para 800 lugares, conclui-se para as províncias como Benguela, Huambo, Cabinda e Huila que o senso populacional é menor. Dois mil lugares são suficientes para os espectadores.
Quanto às actividades a serem realizadas pelo Cocasm, avançou que reserva uma longa jornada, iniciada em Benguela, que albergará uma das fases do maior acontecimento desportivo deste ano no país, e que se torna necessário desenvolver um conjunto de trabalho relacionado com o êxito que se quer no evento.
"As coisas estão bastante adiantadas ao nível do trabalho desenvolvido pela comissão local, não temos qualquer dúvida que se depender disso o Afrobasket será um grande êxito em Benguela", disse o sub-director.
Desde terça-feira em Benguela, a equipa técnica do Ministério das Finanças e os membros do Comité Organizador do XXIV Campeonato Africano Sénior Masculino de basquetebol, desloca-se hoje à província da Huíla, para nos dias seguintes efectuarem o mesmo trabalho nas cidades do Huambo e Cabinda.

ANGOLA : Zonal VI/Angolanas tentam primeira vitória

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol defronta hoje a sua congénere do Zimbabwe, a partir das 17h00, em partida da segunda jornada do torneio da zona VI, que decorre desde terça-feira em Harare.
Na prova em que a selecção nacional discute o passe para o Campeonato Africano, a turma do técnico Aníbal Moreira iniciou terça-feira com derrota frente a Moçambique por 53-58.
Com presença garantida nos Jogos Panafricanos da Argélia`2007, Angola disputa no Zimbabwé o apuramento ao "Africano". Para tal, tem de vencer o torneio ou ficar em segundo lugar desde que as moçambicanas (já apuradas) vençam a prova.

ANGOLA : Selecção feminina estreia-se com derrota no torneio de Harare

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol perdeu hoje diante da sua congénere de Moçambique por 53-58, na primeira jornada do torneio da zona VI, que decorre em Harare (Zimbabwe), qualificativo aos Jogos Panafricanos e Campeonato Africano.
Quarta-feira, às 17 horas, as angolanas defrontam a selecção anfitriã, em jogo da segunda jornada.
Com presença garantida nos Jogos Panafricanos de Argel2007, Angola disputa em Harare o único passe para o "Africano". Para tal, tem de vencer o torneio ou terminar em segundo lugar desde que Moçambique - já apurado, vença a prova.

ANGOLA : Apresentado projecto de construção do pavilhão multi-uso em Benguela

O projecto de construção em Benguela do pavilhão multi-uso, que albergará uma das fases do Campeonato Africano de Basquetebol em Agosto deste mês, foi hoje apresentado, nesta cidade, aos membros do Governo local, dirigentes desportivos e sociedade civil, pela equipa técnica do Ministério das Finanças.

De acordo com a arquitecta do Ministério das Finanças que apresentou o projecto, Maria Fernanda, a área de construção do pavilhão comporta uma extensão de quatro mil e 800 metros quadrados, dos quais 50 por 30 metros, para a área de jogos, com capacidade para dois mil e 10 lugares, dos quais 48 para a sala VIP, 40 para imprensa e 18 para mesas de jogos.

Adiantou que, ao campo caberá 58 metros e 08 centímetros de cumprimento, 56 metros de largura e 18 metros e 60 centímetros de altura, que correspondem com os requisitos das Federações Internacionais de Basquetebol e Andebol.
Segundo a arquitecta, o pavilhão, cujas obras em Benguela arrancaram em Janeiro com a avaliação do local de construção e a montagem do respectivo estaleiro, o seu custo final está avaliado em 11 milhões e oito mil dólares e comportará balneários, salas para assistência médica, VIP, comunicação, conferência de imprensa, assim como instalação de internet, telefone, iluminação modernizada, sistema de segurança contra incêndios, entre outros equipamentos.
Maria Fernanda revelou que, o pavilhão será de construção pré-fabricada com pavimentos de madeira, bancadas com assentos de plásticos, tabelas e balizas de marcas conceituadas e localiza-se a 50 metros lateral do campo municipal de futebol e a mesma dimensão frontal da via que dá acesso à estrada principal, no bairro do Calohombo, arredores da cidade de Benguela.
Acrescentou que as obras serão fiscalizadas pela Empresa Nacional de Projectos (Enep) e serão executadas pela construtora chinesa "Ceiec" num prazo de cinco meses, cuja entrega do pavilhão a semelhança das províncias da Huíla, Huambo e Cabinda estão previstos para 31 de Junho próximo, com vista a realização do campeonato africano sénior masculino de basquetebol em Agosto próximo e o de andebol e 2008.
Assistiram à cerimónia de apresentação do projecto, o governador provincial de Benguela, Dumilde Rangel, membros do Comité Organizador do XXIV do Campeonato africano sénior masculino de basquetebol, dirigentes desportivos e representantes de sociedade civil.

27 fevereiro 2007

MOÇAMBIQUE : JOGOS AFRICANOS : Básquete só entra em acção hoje


SOMENTE nesta tarde se inicia, em Harare, o Torneio de Basquetebol da Zona VI de qualificação para os Jogos Africanos de Argel, a decorrerem no próximo mês de Março. Inicialmente marcada para arrancar ontem, a competição sofreu um adiamento de 24 horas, devido a problemas de natureza organizacional, nomeadamente as marcações e as tabelas no campo escolhido para a realização dos jogos. Entretanto, segundo ditou o sorteio da prova, a estreia da nossa selecção feminina verificar-se-á justamente diante da sua grande rival Angola, com a qual disputa directamente o apuramento para a Olimpíada continental, enquanto a turma masculina inicia a sua campanha frente à Zâmbia.

Quando tudo indicava que o certame começaria a ser disputado na tarde de ontem, eis que, na sua visita de inspecção ao pavilhão, os árbitros e os comissários da FIBA-África constatam graves falhas e que só depois de sanadas é que se podia jogar. Trata-se, fundamentalmente, de duas situações: o campo não estava devidamente marcado, isto é, de acordo com os padrões internacionalmente aceites, e as tabelas tinham diferenças gritantes, sendo uma de fibra e outra de madeira.

Ora, face a esta situação, outra saída não foi achada que não fosse o adiamento por um dia, enquanto os organizadores trabalhavam, ontem, na rectificação destes graves erros. No entanto, este facto não afectará o normal desenrolar da prova, cujo epílogo está previsto para sábado, pois o dia inicialmente previsto para descanso das equipas, na quinta-feira, será agora chamado a fazer parte do calendário de jogos.

“DERBY” NO COMEÇO

O começo da prova, em femininos, será em grande, com o embate entre os principais favoritos à qualificação: Moçambique e Angola, às 18.00 horas. À parte os encontros que foram tendo no Afrobásquete, estes dois conjuntos têm contas por ajustar no que toca à qualificação para os Jogos Africanos. É que, a contar para a edição passada, havida há quatro anos, em Abuja, as angolanas vieram a Maputo carimbar o passaporte, contra todas as expectativas, pois todos os prognósticos e conjecturas apontavam para uma caminhada sem sobressaltos da nossa selecção.
Com a lição aprendida, as pupilas de Carlos Aik e Armando Meque, agora, sabem perfeitamente que não deverão ter contemplações, sob pena de novamente serem riscadas da agenda. Estão em Harare as jogadoras Nádia Rodrigues, Júlia Machalela, Rute Muianga, Ondina Nhampossa, Ana Flávia Azinheira (Ferroviário); Iracema Ndauana, Ana Branquinho, Tânia Wachene, Vaneza Júnior, Aleia Rachide (ISPU), Valerdina Manhonga e Anabela Cossa (Desportivo).

Quanto aos masculinos, o adversário chama-se Zâmbia, a partir das 16.00 horas. “A priori”, Moçambique tem possibilidades de sair vitorioso deste jogo, até porque as suas contas são travadas directamente com África do Sul, porém, será necessário reconhecer o crescimento a olhos vistos dos zambianos, que certamente, quererão demonstrar na sua estreia. Por outro lado, recordar que no apuramento para o Afrobásquete da Argélia, em Maputo, a nossa selecção enfrentou gravíssimos problemas para suplantar a Zâmbia.
Os técnicos Milagre Macome e Carlos Alberto Niquice escolheram para esta campanha Custódio Muchate, Octávio Magoliço, Felisberto Macuácua, Bruno Gouveia (Ferroviário); Fernando Mandlate, Sete Muianga (Maxaquene); Luís Barros, Tomás Banze, Armando Baptista (Académica); Sílvio Letela, Stélio Nuaila e Samora Mucavele (Desportivo).

Os outros jogos para hoje são: Zimbabwe-Zâmbia, em femininos, às 14.00 horas, e Zimbabwe-Malawi, em masculinos, às 20.00.

ANGOLA : Selecção feminina defronta Moçambique na corrida ao Africano

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol começa a competir hoje no torneio da zona VI, qualificativo aos Jogos Panafricanos (Argélia) e Campeonato Africano (Senegal), ao defrontar, na ronda inaugural, a sua similar de Moçambique.
A prova, que decorre em Harare (Zimbabwe), termina no dia 03 de Março e apura os primeiros classificados em ambas as classes.
O selecionador nacional, Anibal Moreira, deverá iniciar a partida com Irene Guerreiro, Astrida Vicente, Dumitila Ventura, Luisa Macuto e Jaqueline Francisco. Completa a jornada inaugural o jogo: Zimbabwe - Zambia.
Em masculinos, em que Angola já está qualificada para as duas competições, jogam Zâmbia-Mocambique e Zimbabwe-Malawi. Folga a África do Sul.
O torneio disputa-se no sistema de todos contra todos a uma volta.
Angola, já apurada para os Jogos Panafricanos, em femininos, "luta" apenas pelo passe ao Africano, enquanto Moçambique, seu adversário, procura a qualificação aos Panafricanos de Argel`2007.

26 fevereiro 2007

ANGOLA : Jovem huilano pode integrar equipa técnica da selecção

O treinador estagiário de basquetebol na Huíla, Aurélio Moisés, com a nota de 14 valores obtida no quinto curso de actualização de nível II, poderá na próxima época fazer parte da equipa técnica da selecção nacional de juniores, apurou hoje a Angop.

O anúncio foi feito pelo director da escola nacional de basquetebol, Ventura António "Tó Ventura", que se mostrou satisfeito com o desempenho do jovem de 25 anos durante o curso.
Disse que apesar dos outros participantes terem obtido igualmente resultados positivos, Aurélio Moisés surpreendeu-lhe não só pela nota, mas por ter um amplo conhecimento de aspectos técnicos e tácticos, assim como da metodologia de campo, entre outras.
Refira-se que durante acção formativa os participantes recebram noções sobre Anatomia e Fisiologia Humana, Estatística, Pedagogia, Metodologias e Didáctica, a Terminologia e Métodos de Treinos.
Os dezassete elementos que terminaram o curso com êxito tomaram ainda conhecimentos de elementos de Gestão, Mecânica de Arbitragem e Tarefas específicas dos oficiais de mesa.
Segundo uma fonte da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), acções do género terão lugar proximamente nas províncias de Benguela, Cabinda e Luanda, sedes do Afrobasket`2007.

ANGOLA : : Victorino Cunha destaca condições na Huíla para o Afrobasket`2007

O ex-seleccionador nacional de basquetebol, Victorino Cunha, afirmou hoje na cidade do Lubango, que a província da Huíla possui factores especiais para acolher uma das séries do Afrobasket`2007.

O técnico que orientou naquela cidade um curso de treinadores nível II, disse à Angop que factores como o clima e altitude vão influenciar positivamente no desempenho das equipas participantes da prova.
Indicou que a selecção nacional deveria estagiar no Lubango, para aprimorar aspectos de ordem física, fundamentalmente, técnicos e tácticos.
Por outro lado, disse que o basquetebol na Huíla pode atingir patamares altos, mas para tal deverão ser criadas condições que motivem técnicos e atletas.
"Deve-se ter uma atenção especial na intensificação do desporto escolar e de rua, que são as bases para o desenvolvimento de várias modalidades no país", frisou Victorino Cunha.

25 fevereiro 2007

ANGOLA : Petro de Luanda e ASA acertam calendário do nacional

O Atlético Sport Aviação (ASA) recebe terça-feira, no pavilhão principal da Cidadela, o Petro de Luanda em partida de acerto a VIII jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol. O jogo não se realizou, na data inicialmente marcada, por indisponibilidade da formação "aviadora".
Uma vitória dos "petrolíferos", terceiros classificados, permite-lhes assumir o segundo lugar da competição com mais um ponto que o Interclube, segundo.
Já a turma do aeroporto, no quinto posto, poderá ascender ao terceiro lugar caso ultrapasse os "tricolores".
Em nove jogos, os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" somaram 17 pontos, fruto de oito vitórias e uma derrota, ao passo que o ASA, quinto classificado, está com menos um ponto, e em igual número de jogos alcançou sete vitórias e duas derrotas.

Ainda para acerto de calendário, mas da IV ronda, o Imbondeiro de Viana (11º - 09 pontos) defronta no mesmo dia, no pavilhão anexo, o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) (8º - 11 pontos).

24 fevereiro 2007

ANGOLA : Petro de Luanda reduz vantagem do 1º de Agosto e Interclube

O Petro de Luanda, campeão nacional, aproximou-se dos lideres do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, ao vencer hoje, no pavilhão principal da Cidadela, o Imbondeiro de Viana por 120-40.
Os "petrolíferos" somaram 17 pontos, menos um que o 1º de Agosto e Interclube primeiro e segundo classificado respectivamente.
Com um plantel superior, o Petro de Luanda não teve dificuldades para derrotar a estreante equipa do Imbondeiro de Viana e conquistar mais dois pontos.
Apesar da replica no primeiro período, onde perdiam apenas por 35-20, o Imbondeiro não encontrou argumentos para contrariar o favoritismo dos "tricolores", mesmo com as ausências de Domingos Bonifácio, Dílson Camacho e Victor Carvalho por opção técnica.
Ao intervalo os pupilos de "Ginguba" venciam por uma diferança de 44 pontos (70-26). No segundo tempo os campeões nacionais marcaram mais 40 pontos, sendo 33 no terceiro período e 13 no quarto e último, e sofreram apenas 14 (seis e oito), fixando o resultado final em 120-40.

Resultados gerais da 11ª jornada:

Nocal-Vila Clotilde 57-47
CDUAN 76 ASA 81
Petro de Luanda 120 Imbondeiros de Viana 40
Sporting de Luanda 112 Interclube 68.

Classificação Jogos Pts

1º Agosto 09 18
Interclube 10 18
Petro de Luanda 09 17
Misto de Cabinda 10 14
Asa 09 16
Lusíadas 09 13
Vila Clotilde 11 13
Cdua 08 11
Nocal 09 11
Sporting de Luanda 08 09
Inbomdeiros de Viana 09 09

12ª jornada (sábado)

Universidade Lusíada - CDUAN e Sporting de Luanda - 1º de Agosto.

23 fevereiro 2007

ANGOLA : Selecção feminina de "malas feitas" para o Zimbabwe

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol segue na manha de hoje para o Zimbabwe, onde a partir de domingo começa a disputar o torneio de apuramento aos Jogos Panafricanos (Argélia) e Campeonato Africano (Senegal).

Depois de 10 dias de preparação, as pupilas de Aníbal Moreira tentam a qualificação para o africano, garantida a presença nos Panafricanos.
Durante a preparação, o selecionador nacional priorizou os lançamentos a longa e curta distância, defesa a homem e saídas rápidas ao ataque, como forma de contrariar a vantagem dos adversários fisicamente superiores.
A selecção efectuou quatro jogos amistosos, tendo perdido três frente as equipas de cadetes masculinos do Petro de Luanda (55-91, 50-64) e do 1º de Agosto (50-83). Venceu o Misto de Luanda, no quarto teste, por 75-38. Eis as eleitas para prova de Harare:

Bases: Bárbara Guimarães, Catarina Camufal, Isabel Francisco e Domitila Ventura.
Extremos: Ângela Cardoso, Irene Guerreiro, Sónia Guadalupe, Ernestina Neto e
Astride Vicente.
Postes: Jacqueline Francisco, Nguendula Filipe e Luísa Macuto.

ANGOLA : Nacional `entra´ na décima primeira jornada com o líder de fora

Com o líder de fora, por força de calendário, o Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol disputa sexta-feira a XI jornada, com destaque para o desafio entre o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) e o Atlético Sport Aviação (ASA).
As duas formações equiparam-se em termos de plantéis e objectivos. Ambas procuram "um lugar ao sol", ou melhor, se classificar entre os quatro primeiros, mas propriamente discutir o quarto posto deixando os três lugares cimeiros para o Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube.
O ASA, quinto classificado com 14 pontos, tenta formar uma equipa para recuperar a hegemonia no basquetebol angolano enquanto o CDUAN, oitavo com 10 pontos, procura impor-se na competição. O desafio decorrerá no pavilhão anexo à Cidadela, as 16 horas.
Duas horas depois, o Petro de Luanda, campeão nacional, recebe no pavilhão principal o Imbondeiro de Viana, último classificado, numa partida onde os "petrolíferos" são claramente favoritos. Depois de serem relegados para o terceiro lugar, os pupilos de "Ginguba" têm a oportunidade de encurtar a distância.

O Interclube poderá alcançar o 1º de Agosto na liderança, beneficiando da paragem do líder. Os "polícias", segundos com 16 pontos, recebem no pavilhão 28 de Fevereiro o Sporting de Luanda (10º - 08 pontos) e não terão dificuldades em conquistar os dois pontos.

O Vila Clotilde (7º - 12 pontos) defronta a Nocal (9º - 09 pontos). O Vila tem estado a equilibrar os seus jogos com formações superiores, evitando a chapa 100 com os "grandes" o que lhe dá favoritismo frente a uma Nocal que venceu apenas uma partida.

Classificação Jogos Pts
1º Agosto 09 18
Interclube 09 16
Petro de Luanda 08 15
Misto de Cabinda 10 14
Asa 08 14
Lusíadas 09 13
Vila Clotilde 10 12
Cdua 07 10
Nocal 08 09
Sporting de Luanda 07 08
Inbomdeiros de Viana 08 08

22 fevereiro 2007

MOÇAMBIQUE : Envolvendo “Velhas Glórias”: Maputo vai acolher “Internacional” de bola ao cesto


A CIDADE de Maputo vai acolher, durante a Páscoa (entre os dias 5 e 8 de Abril), um Torneio Internacional de Basquetebol nas categorias de “masters, super masters e hiper masters” em femininos e masculinos, promovido por uma organização denominada TIMBA e que é constituída por antigos praticantes da modalidade na cidade de Maputo.

Este tipo de evento, que já ganhou popularidade na África do Sul, vai ter lugar pela primeira vez na capital moçambicana e poderão participar todas equipas interessadas desde que tenham, cada uma, o mínimo de seis jogadores e no máximo 12, por categoria.

A organização chama a atenção para a necessidade da observância de idades em cada categoria, isto significa que em “masters” femininos só poderão participar as nascidas entre 1968 e 77, enquanto em “super masters” em masculinos, onde existem três categorias, deverão se inscrever em “masters” os nascidos entre 1968 e 1972, em “super masters” os nascidos entre 1958 e 1967 e finalmente os “hiper masters” os nascidos até 1957.

Entretanto, a taxa de inscrições por jogador será de 1.600,00 meticais e deverá ser efectuada até 28 de Março, porque de 1 a 15 de Abril, este valor será acrescido de uma taxa de 15 porcento.Para o efeito, as inscrições poderão ser feitas através dos contactos 823181410, 823008163, 823028180, 824346430 e 828455030.

ANGOLA E RAS PODERÃO PARTICIPAR

Angola e África do Sul são os únicos países até ao momento que manifestaram o seu desejo em tomar parte no evento.
Segundo fonte da organização, Angola deverá participar com uma equipa masculina, enquanto a África do Sul tomará parte com quatro formações, sendo duas em masculinos e igual número em femininos, provenientes das cidades de Pretória e Durban.

ANGOLA : Melhor marcadora do `nacional´ afastada da selecção

A melhor marcadora do Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebol, Felizarda Ambrósio, é a principal ausente da lista das 12 atletas selecionadas para o torneio de Harare (Zimbabwe), de 25 de Fevereiro a 03 de Março.
A lista foi divulgada quarta-feira no final do desafio amistoso com o misto de Luanda.

Eis as eleitas:

Bases: Barbara Guimarães, Catarina Camufal, Isabel Francisco e Domitila Ventura.
Extremos: Ângela Cardoso, Irene Guerreiro, Sónia Guadalupe, Ernestina Neto e Astride Vicente.
Postes: Jacqueline Francisco, Nguendula Filipe e Luisa Macuto.

ANGOLA : Selecção feminina vence primeiro amistoso

Depois de perder os três jogos anteriores com equipas de cadetes masculinos, a selecção nacional sénior feminina de basquetebol alcançou hoje a sua primeira vitória na preparação para o torneio de Harare (Zimbabwe), a decorrer de 25 de Fevereiro a 03 de Março.

As pupilas de Aníbal Moreira venceram, no pavilhão principal da Cidadela, o Misto de Luanda por 75-38.
Com uma defesa pressionante e ataque rápido, a selecção nacional derrotou o Misto, numa partida onde se destacou a veterana Irene Guerreiro (12 pontos).
Sem grandes dificuldades, o ``cinco`` nacional venceu o primeiro período por 16-07 e o segundo por 26-07, fixando o resultado ao intervalo em 42-14.
Independentemente da prestação de cada uma, Aníbal Moreira foi alterando constantemente a equipa, por forma a observar as que vão constituir a equipa inicial. Barbara Guimarães, Irene Guerreiro, Catarina Camufal, Domitila Ventura e Jacqueline Francisco foram as atletas que varias vezes formaram o cinco base.
Na segunda parte as duas formações diminuíram o ritmo competitivo e consequentemente a produtividade. No terceiro quarto a selecção marcou 16 pontos e sofreu 11 e no último período venceu por 17-13.
Para além da capitã, Irene Guerreiro, destacaram-se Luisa Macuto e Jacquelina Francisco (11 pontos cada). Jacqueline foi também a melhor ressaltadora com quatro e Irene Guerreiro é a que mais assistências teve (duas).
Nos três jogos realizados, com equipas de cadetes masculinos, as pupilas de Aníbal Moreira somaram derrotas: 55-91 e 50-64 frente ao Petro de Luanda e 50-83 diante do 1º de Agosto.
A selecção angolana realiza quinta-feira o último treino no país e viaja no dia seguinte para o local da competição. A prova é qualificativa para os Jogos Panafricanos (Argélia) e Campeonato Africano das Nações (Senegal).

ANGOLA : Mais um norte-americano testa no 1º de Agosto

A equipa de basquetebol sénior masculina do 1º de Agosto conta desde quarta-feira com mais um atleta norte-americano, soube hoje a Angop de fonte oficial.
John Cray, que ficará a experiência durante 10 dias, tem 24 anos de idade, 1,85 de altura. Treinou-se hoje pela primeira vez com o grupo orientado por Jaime Covilhã, onde já se encontra o seu compatriota Lamar Rice, 1,98, 24 anos, que esta semana termina o período de testes.

ANGOLA : Huíla realiza curso de actualização para oficiais de mesa

Um total de 16 árbitros de basquetebol participam desde terça-feira no sétimo curso de actualização de oficiais de mesas, que decorre no Lubango, província da Huíla, visando o Afrobasket`2007 que o país vai acolher em Agosto.

Falando à Angop, o director da escola nacional de Basquetebol, Ventura Júnior disse que acção formativa tem como objectivo dotar os árbitros de novas técnicas de arbitragem, de forma a desenvolver a modalidade.

Explicou que é plano da Federação Angolana de Basquetebol em parceria com Escola Nacional da modalidade, elevar o nível dos técnicos, atletas e árbitros no sentido de responder às necessidades actuais.
Com duração de 14 dias, o curso vai abordar assuntos relacionados com o Basquetebol, anatomia e fisiologia, estatística, psico-pedagogia, metodologia e didáctica desportiva.
A terminologia, teoria e metodologia de treino e os elementos de gestão, são os outros temas que vão preencher a agenda de trabalho.
Paralelamente a esta formação, decorre uma outra nesta província, dirigida a dez treinadores de basquetebol.
As aulas estão a ser ministradas pelos professores Vitorino Cunha e Elvino Dias, em dois períodos do dia, sendo o da manhã para aulas teóricas e o de tarde reservado a práticas.
A Huíla integra, ao lado semelhança de Luanda, Benguela, Cabinda e Huambo, a lista das províncias que vão acolher séries do Afrobasket2007.

ANGOLA : Logotipo e mascote do Afrobasket/2007 já estão na forja

O sub-director de comunicação e marketing do Comité Executivo do campeonato africano sénior masculino de basquetebol (Cocasm), Manuel Padrão, afirmou hoje à Angop, em Luanda, que será definido, em curto prazo, um conceito para a criação do logotipo e da mascote da competição continental, a realizar-se de 10 a 26 de Agosto em Angola.

Falando depois da cerimónia de empossamento Cocasm pelo ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, Manuel Padrão acrescentou que serão criados mecanismos de acesso às informações para os meios de comunicação social nacionais e estrangeiros.

Anunciou a criação de uma página na Internet dedicada a prova a ser colocada "on-line" o mais depressa possível, bem como um conjunto de propostas que irão definir o tipo de material a ser utilizado na campanha promocional da competição.
Indicou que a divulgação do evento junto dos países participantes também está a ser acautelada.
O Comité Organizador do XXIV Campeonato Africano da bola ao cesto conta ainda com Carlos Cunha (director executivo), Maria Paula Furtado (director adjunto), Tony Sofrimento (sub-director técnico desportivo) e José Cardoso de Lima (sub-director de Operações Gerais).
A cerimónia de sorteio da competição a realizar-se entre 6 a 7 de Abril, com a participação da "elite" do basquetebol mundial, a construção dos pavilhões multi-uso nas províncias de Benguela, Huíla, Cabinda e Huambo e a reabilitação do pavilhão principal da Cidadela desportiva, na capital, figuram entre as prioridades do COCASM.

21 fevereiro 2007

CABO VERDE : Já estamos no Angola’2007!

Cabo Verde já está qualificado para o Campeonato Africano de Basquetebol, sénior masculino, agendado para o próximo mês de Agosto em Angola.

Esta “aterragem” repentina em Luanda deve-se à desistência da selecção da Guiné Conacri, que deveria deslocar-se à cidade da Praia para defrontar o combinado nacional no próximo dia 28 deste mês. A medida, cuja justificação ainda se desconhece, acontece numa altura em que a selecção nacional já preparava o embate contra os conacry-guineenses. E se, por um lado, esta desistência pode levar ao desgaste psicológico dos atletas - muitos vieram do estrangeiro para se estagiar na Praia -, por outro, enche de orgulho o grupo chefiado por Mané Trovoada, que há muito já devia ter estado ao mais alto nível do basquetebol africano.

Seja como for, o certo é que com o afastamento de Conacry, por falta de comparência no jogo da primeira-mão da eliminatória, Cabo Verde consegue automaticamente o acesso para o Campeonato de África. Um feito inédito na história da modalidade da bola ao cesto nas ilhas.

A decisão foi comunicada esta terça-feira, 20, à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol.

MOÇAMBIQUE : Novidades de vulto na selecção de básquete

CARACTERIZADA por novidades de grande vulto, expressas na confiança em jogadores novos e que, inclusive, vestirão a camisola da Selecção Nacional pela primeira vez, mas que vêm revelando uma progressão extraordinária, foi já definida a composição da turma masculina da bola-ao-cesto, que em Harare bater-se-á, essencialmente, com África do Sul pela única vaga para os Jogos Africanos da Argélia e Afrobásquete de Angola.

A dupla técnica Milagre Macome/Carlos Alberto Niquice, ela própria jovem e à procura de um lugar no estrelato, optou pela juventude, à excepção de uma e outra situação, na tentativa de dotar o time de alguma estabilidade do ponto de vista de experiência.

Os 12 atletas eleitos são os seguintes:

FERROVIÁRIO – Custódio Muchate, Octávio Magoliço, Felisberto Macuácua e Bruno Gouveia.
MAXAQUENE – Fernando Mandlate e Sete Muianga.
ACADÉMICA – Luís Barros, Tomás Banze e Armando Baptista.
DESPORTIVO – Sílvio Letela, Stélio Nuaila e Samora Mucavele.

20 fevereiro 2007

ANGOLA : Pré-selecção feminina ultima preparação para o torneio de Harare

O pré-selecção de basquetebol sénior feminina entrou hoje na última semana de preparação, tendo em vista o torneio de Harare (Zimbabwe) que inicia no domingo.

A prova é qualificativa aos Jogos Panafricanos (Argélia) e Campeonato Africano (Senegal).Hoje, no pavilhão anexo a Cidadela, as pupilas de Aníbal Moreira começaram a trabalhar os aspectos físicos, para desentorpecer os músculos depois da paragem do final de semana, e ensaiaram ataque em situações de um contra um.
No final da sessão, o selecionador nacional dividiu o grupo em dois e insistiu na saída rápida para o ataque, assim como nos lançamentos a curta e longa distância.
Terça-feira testam diante do Misto de Luanda em femininos, no quarto jogo amistoso. Nos desafios anteriores, com equipas de cadetes masculinos, a pré-selecção somou apenas derrotas: 55-91 e 50-64 frente ao Petro de Luanda e 50-83 diante do 1º de Agosto.
Depois do treino de quarta-feira, Aníbal Moreira dever indicar as 12 atletas que, no próximo dia 23, seguem para o local da competição.

19 fevereiro 2007

ANGOLA: Petro do Huambo prepara-se para Taça Março-Mulher

A equipa sénior do Petro do Huambo está a preparar-se com vista a sua participação no torneio Março-Mulher em basquetebol feminino a ser realizado na cidade capital. Luanda.
A equipa, que iniciou a sua preparação a semana finda, conta com atletas, maioritariamente juniores. Segundo Alcindo Nunes, técnico adjunto, a participação da equipa está dependente da confirmação da Federação Angolana de Basquetebol, uma vez que a mesma poderá suportar, ou não, as despesas de deslocação das equipas.
“A federação pretende realizar um torneio com participação de um bom número de equipas das províncias. Daí dependermos ainda do aval federativo”, disse a fonte.
Entretanto, podemos apurar junto do clube petrolífero do planalto central, que a ausência das equipas de juniores e cadetes em ambos os sexos, nas competições nacionais deveu-se ao facto de ter falecido o vice-presidente do clube para as modalidades de salão, e ao facto de estarem ainda num período de organização, visto que a novo direcção de José sobrinho, tomou posse uma semana antes da data dos referidos campeonatos nacionais.

MOÇAMBIQUE : Jogos Africanos: Selecção feminina já está constituída

DEPOIS de pouco mais de duas semanas de trabalhos ininterruptos, a Selecção Nacional de Basquetebol Feminino já está pronta para atacar as eliminatórias zonais de acesso aos Jogos Africanos da Argélia, a decorrerem no próximo mês de Julho. Com efeito, os técnicos Carlos Aik e Armando Meque, que vêm dirigindo o time, após se confirmar a não vinda, para já, do espanhol Carlos Blanco e da dispensa, a seu pedido, de Nazir Salé, divulgaram já a lista das 12 eleitas para o Zimbabwe, enquanto os seleccionadores de masculinos, Milagre Macome e Carlos Alberto Niquice, prometem fazê-lo no final do treino de hoje, no Pavilhão da Universidade.

O torneio de apuramento da Zona VI para os Jogos Africanos terá lugar em Harare, a partir do próximo sábado, prolongando-se pela semana toda. Segundo informações disponíveis, todos os países confirmaram a sua presença no evento, à excepção do Botswana, o que de facto faz antever uma prova bastante renhida, tanto em masculinos como em femininos.

Das 15 jogadoras inicialmente convocadas, a dispensa recaiu em três, designadamente a “locomotiva” Janete Monteiro e as “universitárias” Carla Silva, por motivos profissionais, e Amélia Macamo.

As eleitas são as seguintes:

DESPORTIVO – Anabela Cossa e Valerdina Manhonga.

ISPU – Iracema Ndauane, Aleia Rachide, Vaneza Júnior, Tânia Wachene e Ana Branquinho.

FERROVIÁRIO – Nádia Rodrigues, Ondina Nhampossa, Júlia Machalela, Rute Muianga e Ana Flávia Azinheira.

Qualificando-se apenas uma equipa para Argélia, as atenções girarão em torno de Moçambique e Angola, com África do Sul à espreita. As jogadoras das duas primeiras formações conhecem-se perfeitamente, tanto ao nível de selecções como de clubes.

Na corrida para a última edição dos Jogos Africanos, realizados em Abuja, as angolanas levaram a melhor sobre as moçambicanas, num torneio disputado em Maputo.
Terá ficado, pois, essa triste recordação, pelo que as nossas atletas, desta vez, não pretenderão repetir tão cruel façanha.Depois de a Federação Moçambicana de Basquetebol ter convocado quatro treinadores para tomarem conta da selecção, esta acabou ficando sob a batuta de Carlos Aik e Armando Meque, coincidentemente timoneiros das duas melhores formações da nossa bola-ao-cesto feminina, Ferroviário e ISPU.

Por outro lado, trata-se do reencontro – e quiçá da reconciliação – entre estes dois técnicos, após terem dirigido a selecção nos Jogos Africanos de Joanesburgo, em 1999, da qual ainda são “sobreviventes” Ana Flávia Azinheira, Júlia Machalela e Nádia Rodrigues.

No que aos masculinos diz respeito, a divulgação da lista dos 12 eleitos acontecerá hoje. Em Harare, a equipa bater-se-á, fundamentalmente, com África do Sul, seu “carrasco” na qualificação para o último Afrobásquete, em pleno Pavilhão do Maxaquene, e Zâmbia. Angola está isenta desta eliminatória, na sua qualidade de detentora do título.Recorde-se que a competição da capital zimbabweana tem em vista duas frentes: Jogos Africanos e Afrobásquete, Senegal, em femininos, e Angola, em masculinos.
No caso específico do nosso país, os femininos batem-se somente pela vaga da Argélia, pois, em relação ao Senegal, já se encontram apurados, enquanto os masculinos vão à busca do lugar para ambas as situações.

18 fevereiro 2007

ANGOLA : Resultados e Classificação

RESULTS

ASA - Universidade Lusíadas 90-82,
Vila Clotilde - Imbondeiro de Viana 84-71,
Nocal - Promade 69-75,
Interclube - 1º de Agosto 80-103.
Petro de Luanda rest

STANDING-------- Games----- Pts

1º - 1º de Agosto ----------- 08------16
2º - Interclube --------------09------16
3º - Petro de Luanda ---------08-----15
4º - Misto de Cabinda -------10-----14
5º - ASA -------------------07-------13
6º - Lusíadas----------------09--------13
7º - Vila Clotilde ----------10---------12
8º - CDUA ------------------07----------10
9º - Nocal ------------------- 08----------09
10º - Sporting de Luanda ------07-----------08
11 - Imbondeiros de Viana -----08-----------08

ANGOLA : Nacional/1º de Agosto vence Interclube e continua invicto

O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube por 103-80 e continua a ser a única equipa invicta no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, após dez jornadas.

Os "militares" encontraram muitas dificuldades para superar um conjunto organizado defensivamente e rápido nas saídas para o ataque. Mas a réplica dos "polícias" durou apenas até ao terceiro quarto, já que no último período sobressaiu a superioridade técnica e a experiência dos atletas do 1º de Agosto.
O Interclube começou bem o jogo com dois triplos seguidos de Vicente Neto, ao que os "rubro-negros" responderam com um de Lutonda, reduzindo para 6-3.
Seguiu-se um período equilibrado com as duas formações a primarem pelo espectáculo. Neste capítulo o destaque recai para Lifetu Selengue, autor de um afundanço que fez vibrar o público presente.
Com 12 pontos de Vicente Neto (Inter), fruto de quatro triplos, e nove de Miguel Lutonda (1º de Agosto) as duas equipas terminaram empatadas no quarto inicial, 22-22.
No segundo período manteve-se o equilíbrio, os pupilos de Manuel de Sousa "Necas" optaram pelo jogo interior, tentando explorar a rapidez dos bases, com realce para os reforços Adilson Câmara e Simão Panzo. O "armador" principal Edmundo Ventura está lesionado.
O 1º de Agosto respondeu pela mesma "moeda" em situações ofensivas, diferenciando-se do adversário apenas na defesa zona, ao contrário da marcação a indiviudal efectuada pelos "polícias".
Apesar do equilíbrio, o conjunto orientado por Jaime Covilhã venceu o período por 25-24, fixando o resultado ao intervalo em 46-47 a seu favor.
O terceiro quarto foi reposição dos anteriores, mudando somente o atleta de destaque. Desta vez, foi Victor Muzadi a marcar nove pontos, mas não foram suficientes para impedir o adversário de marcar 22 pontos contra 20 da sua formação, invertendo a marcha do placar.
O último período foi o único diferente, aparentemente desgastados os "polícias" não conseguiram acompanhar o adversário, rendendo-se ao poderio dos "militares". Neste arcial foi "esmagado" por 36-12.
Nessa etapa, Miguel Lutonda (11 pontos) foi um grande "carrasco" da equipa visitada que não encontrou argumentos para travar a inspiração do capitão rubro-negro, bem coadjuvado por Kikas Gomes e Mayzer Alexandre (oito pontos cada).
Com este resultado o 1º de Agosto soma 16 pontos na liderança da prova, os mesmos que o Interclube na segunda posição. O Petro de Luanda, que folgou hoje, é o terceiro com 15.

Com arbitragem de Carlos Júlio, António Bernardo e João Carlos as equipas alinharam:

Interclube: Armindo Tchipongue (03), João Neto (00), Cardoso Casimiro (00), Simão Panzo (11), José Nascimento (05), Michel Santos (02), Hélder Domingos (11), Adilson Câmara (08), Vicente Neto (18), Simão Santos (05), Lifetu Selengue (18), Mouhamadou Diop (03).

Técnico: Manuel de Sousa "Necas"

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (08), Armando Costa (09), Olímpio Cipriano (22), Kikas Gomes (12), Felizardo Ambrósio (06), Wlademir Ricardino (00), Victor Muzadi (16), Abdel Bouckar (06), Walter Costa (00), Miguel Lutonda (22), Mbuila Katiavala (00), Gerson Monteiro (02).

Técnico: Jaime Covilhã

17 fevereiro 2007

ANGOLA : Pré-selecção feminina defronta Misto de Luanda

A pré-selecção nacional sénior feminina de basquetebol defronta hoje às 8 horas, no pavilhão anexo à Cidadela, o Misto de Luanda, na quarta partida de preparação tendo em vista a presença no torneio de Harare (Zimbabwe) a decorrer de 25 de Fevereiro a três de Março.
A competição é qualificativa aos Jogos Panafricanos (Argélia) e Campeonato Africano (Senegal).
Nos três jogos já realizados, com equipas de cadetes masculinos, as pupilas de Aníbal Moreira averbaram apenas derrotas. 50-64 diante do Petro de Luanda e 50-83 frente ao 1º de Agosto.
De acordo com o selecionador nacional, os jogos serviram para avaliar o estado físico das atletas e ensaiar o modelo de jogo a ser utilizado na competição.
Com problemas no jogo interior, fruto da baixa estatura das jogadoras, Aníbal Moreira prioriza o lançamento a longa distância e o contra ataque rápido por forma a surpreender os adversários. A base Neusa Afonso, lesionada, é a única preocupação da equipa técnica.

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube protagonizam jogo de cartaz do Nacional

O 1º de Agosto e o Interclube protagonizam hoje, no pavilhão principal da Cidadela às 18 horas, o jogo de cartaz da 10ª jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol.
Depois de voltar a perder a liderança para o Petro de Luanda, fruto da folga na nona ronda, os "militares" (3º classificados) recebem o Interclube (2º) com objectivo de vencer e recuperar a liderança.
O vencedor da partida assumirá o comando da prova, uma vez que o actual líder folga.
Emparceiramento da 10º jornada: Universidade Lusíadas - ASA, Imbondeiro de Viana - Vila Clotilde, 1º de Agosto - Interclube, Nocal - Misto de Cabinda. Folga: Petro de Luanda.

ANGOLA : Petro de Luanda vence Vila e reassume a liderança do nacional

O Petro de Luanda reassumiu hoje a liderança do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, ao vencer no pavilhão principal da Cidadela o Vila Clotilde por 81-57, em partida da nona jornada.

Os "petrolíferos" beneficiaram da folga do 1º de Agosto, que a entrada da jornada liderava a competição.

Mesmo perdendo, a equipa do Vila Clotilde saiu do campo de cabeça erguida, fruto da replica dada ao campeão nacional. Apesar da diferença de 24 pontos, os pupilos de Emanuel Guimarães conseguiram evitar a chapa 100.

O Petro de Luanda dominou o jogo todo, mas encontrou muitas dificuldades no jogo interior, ressentindo da ausência do poste Eduardo Mingas que se sentiu mal antes do jogo Frederick Gentry, com 22 pontos, foi o melhor marcador do encontro, enquanto Rômulo Márcio, com 16 pontos, destacou-se no Vila Clotilde.

No desafio mais equilibrado da noite o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) perdeu diante do Misto de Cabinda por 86-93.

Resultados gerais da IX jornada: Interclube - Imbondeiro de Viana 129-53, ASA - Nocal 83-33, Sporting de Luanda - Universidade Lusíadas 76-97, Vila Clotilde - Petro de Luanda 57-81, CDUAN - Misto de Cabinda 86-93.
Folgou: 1º de Agosto Deste modo, o Petro de Luanda volta a liderar a competição com 15 pontos, os mesmos que o Interclube na segunda posição, ao passo que os "militares" ocupam o terceiro posto com 14.

ANGOLA : Nomeado director executivo da comissão organizadora do Afrobasket/2007

Carlos Cunha foi hoje nomeado director executivo da comissão organizadora do XXIV Campeonato Africano das Nações sénior masculino de basquetebol, Afrobasket/2007, que Angola vai albergar de 10 a 26 de Agosto deste ano, apurou a Angop.

Um despacho do ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, tornado público, indica que Maria Furtado será a directora executiva adjunta, ao passo que António Sofrimento foi nomeado sub-director técnico desportivo.
Fazem ainda parte da comissão José Cardoso, sub-director de operações gerais, e Manuel Padrão Junior, sub-director de comunicação e imagem.
A tomada de posse dos elementos ora nomeados acontece na próxima quarta-feira.
O sorteio do evento deverá realizar-se entre os dias 06 e 07 de Abril.
O Afrobasket`2007 será disputado nas províncias de Luanda, Cabinda, Huíla, Benguela e Huambo.

ANGOLA : ASA - Petro no destaque dos quartos de final da Taça

O jogo entre o Atlético Sport Aviação (ASA) e o Petro de Luanda é o destaque dos quartos de final da Taça de Angola em basquetebol masculino, fase nacional, sorteada quinta-feira.

O confronto vai opor o campeão nacional (Petro) ao quarto classificado da temporada passada (ASA). Os "aviadores", teoricamente sem qualquer hipóteses de vencer o Campeonato Nacional, apostam numa boa prestação na segunda maior prova.

Já os "petrolíferos", finalistas vencidos na edição 2006, pretendem conquistar todas as provas em que participarem e, ao contrário do seu adversário, possuem argumentos para alcançar os objectivos preconizados.
O 1º de Agosto, detentor do troféu, defronta o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN).
A prova começa com a ser disputada com a fase provincial, composta pelos últimos classificados da época anterior (Nocal e Vila Clotilde) e as duas formações estreantes (Imbondeiros de Viana e Universidade Lusíadas).
Eis o emparceiramento: Lusíadas - Nocal, Vila Clotilde - Imbondeiros de Viana, dias 06 e 13 de Março, 1ª e 2ª mãos, respectivamente. Os dois vencedores defrontam-se nos dias 20 e 27 para qualificar uma equipa a fase nacional.
Fase Nacional: Misto de Cabinda - Vencedor da fase provincial, Sporting de Luanda - Interclube, ASA - Petro de Luanda e 1º de Agosto - CDUAN. Os jogos decorrerão nos dias três e 10 de Abril.

16 fevereiro 2007

ANGOLA : 5 jogos para o Nacional

Cinco jogos marcam hoje a abertura da nona jornada do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol, que tem agora o 1º de Agosto no comando da classificação com catorze pontos mais um que o Atlético Petróleos de Luanda com treze.
O Vila recebe às 18 horas, no Pavilhão Principal, o Petro de Luanda, a mesma hora o Interclube recepciona o Embondeiro de Viana, o ASA terá pela frente a Nocal, no anexo número dois, o Sporting de Luanda defronta às 16 horas, no anexo, a Lusíada, enquanto o Promade Misto de Cabinda recebe na cidade mais ao norte do país, o Cduan, folgando por imperativo de calendário o 1º de Agosto.
Amanhã a competição prossegue com a disputa de mais quatro jogos referentes à décima jornada: ASA – Lusíada, Vila – Embondeiro de Viana, Interclube – 1º de Agosto que se reforçou com um norte- americano, Promade Misto de Cabinda – Nocal.

ANGOLA : Taça

As formações da Lusíada, Grupo Desportivo da Nocal, Futebol Vila Clotilde e Embondeiro de Viana começam a partir de seis de Março próximo a discutir o único passe de acesso à fase nacional da Taça de Angola em Basquetebol em Seniores Masculinos.
De acordo com o sorteio efectuado ontem na sala de reuniões da Federação Angolana de Ténis de Mesa, a Lusíada recebe na primeira “mão” da 1ª eliminatória o Grupo Desportivo da Nocal e o Futebol Vila Clotilde terá pela frente o Embondeiro de Viana, isto a seis de Março. A segunda “mão” disputa-se a 13 do mesmo mês.
Os vencedores da primeira eliminatória apurar-se-ão para a Segunda eliminatória que arranca a 20 de Março, com a disputa da primeira “mão”. A segunda “mão” faz-se disputar a 27 de Março.
1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo do Interclube, Atlético Sport Aviação ASA, Cduan, Sporting de Luanda e Promade Misto de Cabinda estão automaticamente apurados para a fase nacional fruto da classificação obtida no último Campeonato Nacional. A fase nacional arranca a três de Abril, com a disputa da primeira “mão”.

ANGOLA : Pré-selecção consente 3ª derrota

A pré-selecção nacional sénior feminina de basquetebol que projecta a sua participação no torneio de apuramento aos Jogos Pan-africanos e ao Campeonato Africano da categoria a disputar-se em Argel e Senegal respectivamente, em Ju-lho e Dezembro do ano em curso, consentiu ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a sua terceira derrota frente à formação de cadetes do Atlético Petróleos de Luanda por 50-64.
Depois de terem perdido frente à equipa de cadetes do 1º de Agosto, ontem, as pré-seleccionadas consentiram a segunda derrota consecutiva frente ao Atlético Petróleos de Luanda.
As pupilas de Aníbal Moreira que já estão apuradas para os Jogos Pan-africanos, fruto do quarto lugar alcançado no último campeonato africano, procura agora o passe para o africano do Senegal.

15 fevereiro 2007

ANGOLA : Organização do Afrobasket/2007 junta-se à luta contra Sida

Uma conferência internacional sobre o HIV/Sida será organizada no mês de Abril, em Luanda, por altura da realização do sorteio da XXIV edição do campeonato africano de basquetebol "Afrobasket/2007", a decorrer em Angola de 10 a 26 de Agosto.

O secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, que prestou quarta-feira a informação à Angop após audiência com o ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, explicou que a iniciativa "visa contribuir para o despertar de consciências para a pandemia que tende a ameaçar o mundo".
Indicou que as individualidades de destaque mundial a nível do basquetebol que serão convidadas para a cerimónia de sorteio da competição continental, entre os dias 06 e 07 de Abril, estarão entre os participantes da conferência internacional sobre o HVI/Sida.
Disse que a selecção nacional, que será apresentada durante o sorteio da competição, fará alguns jogos de exibição para os convidados, que serão levados depois a visitar as quatro províncias onde decorrerá o evento africano, Benguela, Huíla, Cabinda e Huambo.
Luanda, a capital do país, albergará apenas a cerimónia de abertura e a fase final.
O objectivo da ida às províncias, segundo o secretário-geral da FAB, é fazer com que as individualidades constatem o evoluir das obras de construção dos pavilhões multi-uso que serão construídos nas capitais dessas províncias.
Os recintos serão construídos entre Março e Junho pela empresa chinesa de construção CEIEC, com capacidade para 2010 espectadores cada um e apetrechados com equipamentos modernos aprovados pela Fiba-Afrique. O valor global ascende a 45 milhões e 584 mil dólares.

ANGOLA : Prossegue curso de refrescamento para técnicos na Huíla

Metodologia e Didáctica, Técnica Individual Defensiva e Ofensiva, figuram entre os temas a serem abordados hoje no curso para treinadores de nível II de basquetebol, que decorre desde segunda-feira na cidade do Lubango, província da Huíla.
O curso, em que participam dez treinadores, tem como objectivo refrescar e actualizar os técnicos sobre as regras actuais da modalidade.
Orientada pelos professores Vitorino Cunha e Elvino Dias, na acção formativa que tem a duração de 12 dias, serão ainda ministradas materias como a "Metodologia de Treinamento" e "Disciplina Psico-Pedagógica".
Em declarações à Angop, Elvino Dias manifestou-se satisfeito com a entrega dos participantes no curso, o segundo este ano na cidade do Lubango. O primeiro, dirigido a oficiais de mesa, teve lugar na semana passada.

ANGOLA : Comissão Organizadora do Afrobasket/2007 é nomeada este mês

A Comissão Organizadora para o Afrobasket/2007 que o país vai albergar de 10 a 26 de Agosto será nomeada ainda este mês, para em seguida se projectar o sorteio do evento entre os dias 06 e 07 de Abril, apurou hoje a Angop, em Luanda.
O assunto foi abordado numa audiência que o ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, concedeu à direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), representada pelo vice-presidente Jean Jacques da Conceição e pelo secretário-geral, Tony Sofrimento.
Marcos Barrica orientou que fosse concluída toda a documentação até sexta-feira visando à constituição imediata da Comissão Organizadora para o Afrobasket/2007, a disputar-se em Luanda, Cabinda, Huíla, Benguela e Huambo.
À saída do encontro, o SG da FAB disse à comunicação social ser urgente a nomeação da Comissão Organizadora, fundamentalmente devido ao sorteio da competição continental, onde se pretende convidar individualidades do basquetebol mundial.
Segundo o Tony Sofrimento, o pavilhão principal da Cidadela desportiva, que vai albergar a cerimónia de abertura e a fase final da competição, será alvo de obras de reabilitação, a cargo da empresa chinesa de construção C.E.I.E.C., a mesma que vai construir os pavilhões nas províncias de Cabinda, Benguela, Huambo e Huíla.
Explicou que nos próximos dias a federação vai receber o orçamento das obras do pavilhão da Cidadela. Adiantou que já foram identificadas as zonas que merecem intervenção, designadamente balneários, substituição do piso e do tecto, pintura no interior e exterior.
Pela primeira vez, o Campeonato Africano de Basquetebol será realizado em quatro cidades diferentes e contará com 16 equipas.

ANGOLA : Norte-americano em experiência no 1º de Agosto

O extremo norte-americano Lamar Rice, desde segunda-feira em Luanda, está a testar na equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, informou hoje o técnico Jaime Covilhã.
Em declarações à Angop, explicou que o atleta vai testar durante 10 dias.
"Ele está interessado em jogar em Angola e nós queremos reforçar a nossa equipa. Se nos agradar vamos contratá-lo", sublinhou, sem dar mais pormenores.
Lamar Rice, de 24 anos de idade e 1,98 de altura, actuou em 2006 no Lausanne Morges, da primeira divisão suíça.

ANGOLA : Pré-selecção feminina testa com o 1º de Agosto

A pré-selecção nacional sénior feminina de basquetebol defronta hoje, às 16 horas no pavilhão principal da Cidadela, a equipa de cadetes masculinos do 1º de Agosto, tendo em vista a presença no torneio de apuramento aos Jogos Panafricanos (Argélia) e Campeonato Africano (Senegal).
O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, terá mais uma oportunidade para pôr em prática o sistema de jogo ensaiado durante os treinos, testar a capacidade física das atletas e procurar entrosamento do grupo.
Terça-feira, no primeiro jogo de preparação, o combinado nacional perdeu diante da formação do Petro de Luanda em cadetes masculinos por 55-91.
O torneio de apuramento aos Panafricanos e Africano decorrerá de 25 de Fevereiro a 03 de Março em Harare (Zimbábwe). Angola disputará apenas a qualificação ao Afrobasket, tendo já garantida presença na competição da Argélia.
Aníbal Moreira trabalha com 17 jogadoras, das quais cinco serão dispensadas.

Pré-convocadas: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Bárbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Ernestina Neto, Jacquelina Francisco, Luisa Macuto, Catarina Camufal, Celina Conceição, Ngiendula Filipe, Judith Queta, Nadir Manuel, Neusa Afonso, Irene Guerreiro, e Felizarda Jorge.

14 fevereiro 2007

ANGOLA : 1º de Agosto assume liderança do nacional sénior masculinos

O 1º de Agosto assumiu hoje a liderança do Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol, com 14 pontos, ao vencer o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUA) por 105-66 em partida de acerto a terceira jornada.

O desafio, realizado no pavilhão principal da Cidadela, opôs duas equipas com objectivos distintos na competição. Enquanto os universitários "lutam" para manter o quinto lugar alcançado no temporada passada, os "militares" almejam a reconquista do título perdido em 2006 para o Petro de Luanda.
Os "rubro-negros" não encontraram dificuldades para ultrapassar o adversário, numa partida onde o técnico Jaime Covilhã aproveitou para dar ritmo competitivo aos atletas menos utilizados.
No primeiro quarto a turma do rio seco venceu por 19-06 e no segundo por 35-14, fixando o resultado ao intervalo em 54-30.
Na etapa complementar, os "militares" marcaram mais 51 pontos, sendo 29 no terceiro período e 22 no quarto, contra 36 do CDUA (13 e 23).
Miguel Lutonda, com 16 pontos, foi o melhor marcador, seguido por Armando Costa e Wlademiro Gerónimo com 13 cada. Do lado dos "estudantes", Afonso Quiala destacou-se com 11 pontos.

Nas outras partidas, para a mesma jornada, o Vila Clotilde derrotou a Universidade Lusíadas por 62-54 e o Imbondeiro de Viana perdeu diante do Misto de Cabinda por 56-100.

Deste modo, o 1º de Agosto soma 14 pontos na classificação geral, mais um que o Petro de Luanda e Interclube na segunda e terceira posição, respectivamente.

ANGOLA : FAB promove curso para árbitros e oficiais de mesa

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai realizar, de cinco a 10 de Março, um curso para árbitros e oficiais de mesa, por forma a colmatar a carência nestes sectores, soube a Angop de fonte oficial.
O mesmo curso decorrerá também nas outras províncias do país, incluindo a formação de estatísticos, com destaque para as que vão albergar o Afrobasket2007 a ser disputado em Angola a partir do dia 10 de Agosto.
Benguela beneficiará do curso de 19 a 24 de Março. De 16 a 21 de Abril (Huambo) e de 14 a 19 de Maio (Cabinda). Neste momento, a formação decorre na cidade do Lubango (Huíla).
A acção tem como objectivo capacitar os técnicos sobre as novas regras com vista a proporcionar um trabalho eficiente durante a realização do Campeonato Africano da modalidade.

O conselho central de árbitros conta com 48 filiados, sendo sete juizes internacionais, 11 nacionais, oito de segunda categoria nacional e 22 oficiais de mesa.

13 fevereiro 2007

ANGOLA : Definido espaço para construção do novo pavilhão

Depois dos inspectores da FIBA/África terem "chumbado" o primeiro local identificado para construção do pavilhão para o Afrobasket2007, as autoridades da província da Huíla já definiram novo espaço e têm tudo preparado para que o empreiteiro comece as obras.
De acordo com o director do complexo turístico de Nossa Senhora do Monte, Fernando Moutinho, o terreno já foi terraplanado, assim como removidos todos os obstáculos que eventualmente dificultariam a empreitada.
Os funcionários da empresa chinesa, encarregue de erguer a infra-estrutura, são esperados ainda esta semana na província da Huíla, onde vão instalar uma "base" com O novo pavilhão vai acolher duas mil e dez pessoas sentadas, este facto está a preocupar alguns agentes desportivos locais, pela reduzida capacidade.
A Huíla é, à semelhança de Luanda, Cabinda e Benguela, uma das províncias escolhidas para albergar o campeonato africano de basquetebol, a disputar-se no país em Agosto próximo.

ANGOLA : Selecção feminina aprimora lançamentos a longa distância

Os lançamentos a longa distância destacaram-se hoje no treino da pré-selecção nacional sénior feminina de basquetebol, tendo em vista o torneio do Zimbabwe qualificativo aos Jogos Panafricanos (Argélia) e Africano (Senegal).

A prova, a decorrer de 25 de Fevereiro a 03 de Março, apura os dois primeiros classificados para as referidas competições continentais.

O selecionador nacional, Aníbal Moreira, formou três grupos e treinou ataque com finalização na linha dos três pontos. A veterana Irene Guerreiro, do Interclube, destacou-se neste capítulo.

No final do treino, onde também foram ensaiados os sistemas defensivos, a equipa técnica reservou alguns minutos para as atletas executarem lançamentos sem pressão, deixando bem claro que pretende usar os triplos como "arma", tendo em conta a baixa estatura física das angolanas.
A preparação prossegue terça-feira no pavilhão anexo à Cidadela (manhã) e principal (tarde).
De acordo com o selecionador, nesta altura estão a ser feitos os contactos para realização de alguns jogos amistosos com equipas de cadetes masculinos, por forma testar o nível técnico e físico das atletas.
Aníbal Moreira referiu-se ao pouco tempo de treino, mas realçou o engajamento das pré-convocadas.
Angola disputará apenas a vaga de acesso ao Campeonato Africano, uma vez que tem garantida a presença nos Jogos Panafricanos por ter alcançado o quarto lugar nos Jogos de Abuja (Nigéria 2003).

ANGOLA : Técnico do Misto de Cabinda optimista para jogo com Embondeiro

O técnico da equipa principal do Misto de Cabinda, José Carlos Guimarães, assegurou hoje, nesta cidade, que a sua formação está moralizada para vencer esta quarta-feira o Embondeiro de Viana, em jogo de acerto ao calendário do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.
O treinador sublinhou que a sua formação está a subir de forma. "Vamos cumprir com a obrigação de tudo fazermos para vencer o jogo, para continuarmos com o objectivo traçado de estar entre os seis primeiros lugares", disse.
Depois da disputa deste jogo, quarta-feira, o Misto de Cabinda vai defrontar o CDUA e a Nocal para a penúltima e última jornada da primeira volta.
Enalteceu a forma como os seus pupilos têm vindo a praticar técnica e tacticamente os jogos, considerando que estão no bom caminho.
"Estamos a trabalhar, estamos unidos. Temos uma equipa forte que sabe defender e jogar de igual para igual", disse.

12 fevereiro 2007

CABO VERDE : Cabo Verde tenta acesso ao Campeonato de África


A selecção nacional de basquetebol defronta a Guiné-Conacry entre os dias 22 e 28 deste mês, na Praia, no primeiro jogo de apuramento para o campeonato de África das Nações, a decorrer em Agosto em Angola. A segunda mão acontece duas semanas depois, em Conacry.

O seleccionador nacional já estipulou as metas: levar Cabo Verde ao campeonato de África’ 2007. Mas, para aterrar em Angola, Mané Trovoada terá de passar primeiro por Conacry. A selecção da Guiné está no caminho de Cabo Verde nesta eliminatória de apuramento para a mais importante prova de basquetebol a nível de selecções no continente africano.
As duas equipas defrontam-se entre os dias 22 e 28 deste mês para a primeira mão da eliminatória de qualificação ao campeonato africano. O embate é no pavilhão Vavá Duarte, o que já facilita as coisas à equipa cabo-verdiana que, com o apoio do seu público, tentará assegurar uma vantagem logo na primeira mão, conquistando um resultado que nos deixará a todos mais tranquilos quanto a partida da segunda mão, duas semanas depois em Conacry.

Trovoada ainda não divulgou a lista de convocados para este desafio, mas tudo indica que o seleccionador nacional irá apostar no mesmo núcleo de jogadores que integraram a selecção de Cabo Verde nos primeiros Jogos da Lusofonia, em Macau. O técnico vai tentar também conseguir a dispensa de muitos dos cabo-verdianos que evoluem nos campeonatos europeus e americano dando, assim, mais consistência e qualidade técnica à selecção nacional.

Os trabalhos preparativos começam uma semana antes do jogo contra a Guiné, mas o local do estágio ainda não está definido. Sabe-se apenas que Mané Trovoada quer estagiar os jogadores em Portugal, aproveitando o facto de a maioria dos eventuais convocados jogarem em clubes portugueses, o que também poderá ajudar na sua dispensa.

ANGOLA : FAB sorteia taça

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) sorteia na próxima quinta-feira, às 15H30, a XXIX edição da Taça de Angola em seniores masculinos, segundo uma nota chegada à nossa redacção.
O sorteio vai ter como cenário o anfiteatro da Fe-
deração Angolana de Ténis de Mesa e nele deverão
estar representados todos os clubes que competem no campeonato nacional da bola ao cesto. A taça de Angola não tem ainda data de arranque marcada.
Tal como no campeonato nacional, deverá ser uma prova que vai ser jogada ao sabor das performances do Petro de Luanda, 1º de Agosto e eventualmente, do Interclube. Com uma ou outra surpresa que pode eventualmente surgir, o triteto citado vai seguramente lutar pelo troféu.
O 1º de Agosto é o detentor do título da Taça de Angola.

11 fevereiro 2007

ANGOLA : Resultados gerais da VIII jornada

O Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol fez disputar hoje a sua VIII jornada.
Resultados Gerais: Cduan X Nocal - 73-53, Misto de Cabinda X Universidade Lusíadas - 78-74, Imbondeiro de Viana X 1º de Agosto - 37-147, Vila Clotilde X Interclube - 49-92 Folgou: Sporting de Luanda.
O jogo entre o Atlético Sport Aviação (ASA) e o Petro de Luanda foi adiado por acordo mutuo. Mesmo sem jogar, os "petrolíferos" mantêm-se na liderança da prova com 13 pontos,os mesmos que o Interclube na segunda posição e mais um que o 1º de Agosto no terceiro posto.

IX jornada (sexta-feira) Sporting de Luanda X Universidade Lusíada (anexo a Cidadela - 16h00)
Vila Clotilde X Petro de Luanda (pavilhão principal da Cidadela - 18h00)
Interclube X Imbondeiro de Viana (pavilhão 28 de Fevereiro - 18h00)
ASA X Nocal (anexo a Cidadela - 18h00) Misto de Cabinda X Cduan (Cabinda - 18h00) Folga: 1º de Agosto

ANGOLA : Afrobasket2007 será sorteado em Abril

O Campeonato Africano de basquetebol (Afrobasket2007), a decorrer de 10 a 26 de Agosto em Angola, será sorteado entre os dias seis e sete de Abril, informou sexta-feira, em Luanda, o presidente da Federação Angolana da modalidade (FAB) Gustavo da Conceição.
Em conferência de imprensa, realizada em Luanda, o número um da FAB anunciou que o acto a ser realizado na capital do país contará com a presença de "estrelas" do basquetebol mundial sem adiantar nomes.
Por outro lado, Gustavo da Conceição afirmou que Angola vai efectuar o jogo de abertura na Cidadela e depois segue para uma das províncias onde vai disputar a primeira fase. A preparação dos campeões africanos iniciará na Huíla e logo depois seguem para o estágio na Europa.
A fase final da competição decorrerá em Luanda e as qualificativas provavelmente em Benguela.
Pela primeira vez, o Campeonato Africano de basquetebol será realizado em quatro cidades diferentes e contará com 16 equipas.

10 fevereiro 2007

ANGOLA : Pavilhões para o Afrobasket`2007 estarão prontos em Julho

Os quatro pavilhões para o Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket`2007) a decorrer de 10 a 26 de Agosto em Angola estarão concluídos até ao dia 31 Julho, informou hoje a arquitecta do Ministério das Finanças, Fernanda Pereira.

Em conferência de imprensa, realizada no Hotel Alvalade, a fonte explicou que as obras iniciam em Abril e serão entregues no dia 31 de Julho. A obra, a cargo de uma empresa chinesa, será fiscalizada por outra angolana.
Os campos serão construídos nas províncias da Huíla, Cabinda, Benguela e Huambo e estão orçados em 45 milhões e quinhentos e oitenta e quatro mil dólares, ao contrário dos 32 milhões inicialmente previstos.
De acordo com a funcionária do Ministério das Finanças, o valor inicial previa apenas a construção de pavilhões de basquetebol mas, com a alteração, os campos servirão também para o andebol que, em Janeiro de 2008, fará disputar em Angola o campeonato africano da modalidade.
Acrescentou que os recintos, com duração de cinquenta anos, terão a capacidade de albergar 2010 pessoas e serão apetrechados com os mais modernos equipamentos. Contarão ainda com 12 saídas de emergências, três em cada lado, e pavimento de madeira aprovado pela Fiba Afrique.

ANGOLA : Pré-selecção feminina inicia `operação´ Harare

A pré-selecção nacional sénior feminina de basquetebol começou hoje, em Luanda, a preparar a presença no torneio de apuramento aos Campeonatos Africano e Panafricano a terem lugar este ano no Senegal e Argélia, respectivamente.

O torneio de apuramento será disputado em Harare (Zimbabwe), de 25 de Fevereiro a três de Março.
Com o grupo reduzido, as pré-convocadas ensairam lançamentos de curta e longa distâncias e aspectos tácticos. Metade das atletas não participou da sessão por falta de equipamento, alegando que foram apenas informadas de um encontro com os membros da equipa técnica.
A preparação prossegue sábado no pavilhão anexo a Cidadela. De segunda-feira em diante as atletas serão submetidas a treinos bi-diários.
Em declarações à Angop, o selecionador nacional Aníbal Moreira mostrou-se preocupado com o pouco tempo de trabalho. "Faltam pouco menos de dezasseis dias para o inicio da competição e ainda não efectuamos qualquer jogo treino, assim será difícil conseguir a qualificação para o Campeonato Africano", salientou.
Quanto às doze atletas convocadas, disse serem as melhores da actualidade.
Embora a prova seja qualificativa para o Africano e Panafricano, Angola disputará apenas a vaga de acesso à primeira prova, uma vez que tem garantida a presença nos Jogos Panafricanos por ter alcançado o quarto lugar nos Jogos de Abuja (Nigéria 2003).
Eis as pré-selecionadas: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Bárbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Ernestina Neto, Jacquelina Francisco, Luisa Macuto, do 1º de Agosto, Catarina Camufal, Celina Conceição, Ngiendula Filipe, Judith Queta, Nadir Manuel, Neusa Afonso, Irene Guerreiro, Interclube, e Felizarda Jorge (Desportivo Maculusso).

ANGOLA : Estatísticos actualizam-se na Huíla

Normas de estatística, introdução à estatística e arrumação de dados foram os temas abordados hoje, no segundo dia do curso de refrescamento de regras e regulamentos de basquetebol, dirigido a estatísticos e oficiais de mesa. A acção iniciou quinta-feira no Lubango (Huíla).

O evento da Associação Provincial de Basquetebol tem como objectivo capacitar os técnicos sobre as novas regras com vista a proporcionar um trabalho eficiente durante a realização do Afrobasket´2007, a disputar-se em Angola.
De acordo com o presidente da associação, Luís Garrido, o curso vai, em três fases, actualizar técnicos, oficiais de mesa e juízes de mesa, uma vez que a província vai acolher uma das séries da prova, a ter lugar em Agosto próximo.
O curso terá a duração de 30 dias. Na segunda fase, com início previsto para próxima semana, estarão abrangidos treinadores e por último árbitros.
Estão presentes na formação 33 participantes, de entre eles uma professora de educação física do município da Chibia, e serão ainda abordados assuntos ligados à "defensiva e ofensiva, eficiência e regras de basquetebol".
A formação está a ser orientada por técnicos na Federação Angolana de Basquetebol.

09 fevereiro 2007

ANGOLA : Selecção feminina concentra-se para os jogos Pan-africanos

A Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol para o torneio qualificativo aos jogos Pan-africanos e ao Campeonato Africano das Nações concentra-se hoje, na sede da Federação Angolana de Basquetebol, visando o arranque dos trabalhos de preparação.
O torneio de apuramento realiza-se em Harare, Zimbabwe, de 25 de Fevereiro a 2 de Março do corrente.
A equipa técnica constituída por Aníbal Moreira, seleccionador nacional, José Pontes e Elisa Pires, adjuntos, vai trabalhar em regime de pré-selecção com 17 atletas.
O 1º de Agosto, vice campeão nacional, contribui com nove atletas, enquanto o Interclube que este ano conquistou a Supertaça e o Campeonato Nacional oferece oito jogadoras à pré-selecção nacional. Há ainda entre as convocadas uma atleta do Grupo Desportivo o Maculusso, 3º classificado do campeonato nacional.
Eis as jogadoras convocadas: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Barbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Ernestina Neto, Jacquelina Francisco, Luisa Makuto (1º de Agosto); Catarina Camufal, Celina Conceição, Ngiendula Filipe, Judith Queta, Nadir Manuel, Neusa Afonso e Irene Guerreiro (Interclube) e Felizarda Jorge (O Maculusso).

ANGOLA : Remarcados jogos em atraso do campeonato

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) remarcou os jogos em atraso pontuáveis para a terceira, quarta e quinta jornadas do Campeonato Nacional Sénior Masculino, adiadas devido às enxurradas que se abateram sobre a cidade capital em finais de Janeiro.
De acordo com o comunicado da FAB chegado a nossa redacção, na próxima quarta-feira, para a terceira ronda da prova, o Vila Clotilde e a Universidade Lusíadas vão se defrontar no pavilhão anexo número dois. No mesmo dia, jogam Imbondeiro de Viana – Misto de Cabinda (anexo II), 1º de Agosto – Cduan e, para a quinta ronda , no campo 28 de Fevereiro, o Interclube vai medir forças com a Nocal.
A 20 do corrente, o campeonato acerta a quarta jornada com os jogos: Imbondeiro de Viana – Cduan, Sporting – Misto de Cabinda e 1º de Agosto – Asa.
O jogo entre a Nocal e o Sporting de Luanda para a quarta jornada joga-se apenas no dia 27 de Fevereiro, de acordo com o comunicado.

ANGOLA : Federação adia disputa de jogos do” nacional” em cabinda

A Federação Angolana de basquetebol adiou a disputa dos jogos referentes à VII, VIII e X jornada do campeonato nacional sénior masculino, na província de Cabinda, remarcando-os para os campos 28 de Fevereiro, Pavilhão Principal e Anexo II da Cidadela Desportiva.
As três jornadas deviam ser realizadas em Cabinda, segundo um comunicado da federação mas as mesmas jornadas foram remarcadas, de acordo com outro comunicado chegado a nossa redacção, para a província de Luanda.
As razões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para a remarcação dos jogos para Luanda não são afloradas na sua comunicação, contudo o JD sabe que a disputa dos campeonatos nacionais de andebol terminados no domingo em Cabinda, deverá estar entre as causas da mudança.
Durante a primeira volta, dos quatro jogos previstos para a cidade de Cabinda, o Misto tem possibilidades de jogar apenas um, diante do Cduan, no próximo dia 16 do corrente, pontuável para a IX jornada.
O Misto de Cabinda é a única formação provinciana das 11 que disputam o campeonato nacional.
Para a VII ronda da prova o Misto de Cabinda vai hoje ao recinto do 28 de Fevereiro receber o 1º de Agosto.
A jornada tem como principal atracção o embate que envolve o líder, Petro de Luanda, e o Cduan, no Pavilhão Principal. O Cduan é sempre um adversário difícil mas, a provável estreia do influente poste português Francisco Jordão, que esteve a recuperar de uma lesão, vai, de certeza, salpicar a partida para o lado petrolífero.
Sporting de Luanda – Embondeiro de Viana (anexo II), Vila Clotilde – ASA (anexo II) e Universidade Lusíadas – Nocal, no Pavilhão Principal, são outros jogos referentes à sétima jornada do campeonato.
Amanhã, para a VIII ronda da prova o destaque vai para o jogo do Pavilhão Principal entre o ASA e o Petro de Luanda. Complementam o emparcelamento da jornada os seguintes jogos: Vila Clotilde – Interclube (28 de Fevereiro), Embondeiro de Viana – 1º de Agosto (anexo II), Cduan – Nocal (Anexo II) e Misto de Cabinda – Universidade Lusíadas (Pavilhão Principal).
À entrada da sétima ronda do campeonato, o Petro de Luanda e o Interclube lideram a tabela classificativa, com 11 pontos, seguidos pelo 1º de Agosto, com oito pontos e menos dois jogos.

08 fevereiro 2007

ANGOLA : Trabalhos para novo pavilhão já decorrem no Huambo

Os trabalhos para a construção de um pavilhão gimnodesportivo na cidade do Huambo, uma das sedes do Campeonato Africano das Nações de basquetebol masculino, "Afrobasket`-2007", a decorrer em Agosto próximo em Angola, já tiveram início.

A Angop apurou hoje de uma fonte da empresa chinesa a que foram adjudicadas as obras, nesta fase inicial, que os trabalhos estão a incidir na limpeza do local onde será erguido o pavilhão, com a demolição do jango infantil e de algumas infra-estruturas desportivas adjacentes ao actual recinto.
Assegurou que o pavilhão começará a ser construído na primeira quinzena de Março, estando prevista para os próximos dias a chegada do material pré-fabricado que será usado na infra-estrutura, proveniente da China.
O pavilhão, orçado em oito milhões de dólares, terá capacidade para dois mil espectadores, e contará com piscinas, lojas, centros de medicina e lazer, sala de imprensa e infra-estruturas de apoio ao desporto de rendimento. A sua conclusão está prevista para 15 dias antes do arranque da competição.
Angola, com oito títulos, já realizou a competição por duas vezes (1989 e 1999). Além do Huambo, foram escolhidas como sedes as províncias de Benguela, Cabinda e Huíla, onde serão igualmente construídos novos pavilhões.

05 fevereiro 2007

ANGOLA : Agentes preocupados com estado da modalidade nos escalões de formação

Dirigentes desportivos consideraram domingo no Lubango preocupante o estado actual do basquetebol nacional nos escalões inferiores, tanto no interior do país, como na capital.

Em entrevistas separadas concedidas à Angop, agentes desportivos foram unânimes em afirmar que a situação actual dos escalões de formação pode trazer consequências desastrosas para a modalidade.
O técnico da equipa de juniores do ASA, que venceu nacional que decorreu no Lubango, Cesaltino Reis, afirma que a falta de recintos em condições é o principal obstáculo que as equipas enfrentam.
Lamentou o facto de os clubes darem mais importância às equipas de competição, em detrimento dos escalões de formação, realçando que "muitos dirigentes esquecem que para haver uma competição sénior tem de haver formação, porque sem escolas o basquetebol angolano não vai sobreviver".
Considerou imperioso que se aposte nas escolas, criando incentivos, que passam pela atribuição de material, como equipamentos para que o processo de formação decorra na melhor forma.
"O basquetebol nas camadas inferiores está mal, é uma pena que muitos tenham que deixar de jogar no auge da sua carreira, entre os 20 e 24 anos, por dificuldades de integração nas equipas de seniores".
Um outro dirigente que emitiu o seu descontetamnto foi Soares de Campos, antigo árbitro internacional e membro da federação angolana da modalidade. Afirma que o basquetebol nacional nas camadas inferiores está "muito mal", sugerindo ser urgente que os clubes apostem nos escalões de formação.
Apontou a criação de escalões em sub-20 e sub-23 para que se ponha cobro ao desperdício de muitos de talentos.
Por outro lado, garantiu que a Federação tudo tem feito para o crescimento da modalidade, pelo que comparticipou na realização do evento.
A cidade do Lubango albergou o campeonato nacional de basquetebol em juniores masculinos e femininos, que consagrou o ASA e Benfica do Lubango, respectivamente.

04 fevereiro 2007

ANGOLA : ASA conquista campeonato nacional de juniores

O Atlético Sport Aviação (ASA) revalidou na noite de sábado, na cidade do Lubango, província da Huíla, o título nacional de juniores masculinos em basquetebol, mercê davitória, na final, sobre o Desportivo da Nocal, por 65-45.
A equipa da Nocal esteve em vantagem nos primeiros minutos de jogo, mas foi o ASA que terminou a frente do marcador no fim do primeiro quarto (13-12). Ao intervalo os "aviadores" já venciam por 40-22.
No reatamento, as equipas estiveram mal e o jogo ficou caracterizado por um "festival" de falhanços. Neste período, o ASA marcou 19 pontos e a Nocal 15, terminando o terceiro quarto em 59-37.
Daí em diante, os contendores foram somando pontos, mas os aviadores não se deixaram nunca ser ultrapassados.
No final da partida, o técnico do ASA, Cesaltino Reis, atribuiu à vitória aos seus atletas, pela disciplina táctica empreendida, e à direcção do clube.
Por sua vez, Augusto Belchior, técnico da Nocal, reconheceu a superioridade do adversário, argumentando que a derrota deveu-se a falta de calma dos seus atletas que não tiveram cabeça fria para contrariar a ofensiva do ASA.
O terceiro lugar foi ocupado pelo Desportivo de Saurimo e o Sporting de Benguela ficou na quarta posição.

Em femininos, o Benfica do Lubango é novo campeão, destronando o Inter de Benguela.

ANGOLA : Interclube destrona 1º de Agosto em feminino

O Interclube conquistou, hoje, o titulo nacional de basquetebol sénior feminino, ao vencer na final o 1º de Agosto, ex-campeão, por 41-36 em partida disputada no pavilhão principal da Cidadela.
As "militares" dominaram o primeiro quarto, onde venceram por 11-14 e conseguiram manter a vantagem até ao intervalo 25-20. Nesta altura, o 1º de Agosto destacava-se pela sua defesa a zona e conseguia fechar as linhas de passe do adversário, enquanto o Interclube tentava, com jogadas individuais, mudar o rumo dos acontecimentos, mas sem êxito.
No reatamento, as pupilas de Apolinário Paquete surgiram com uma atitude diferente. Lideradas pela veterana Irene Guerreiro (10 pontos) as "polícias inverteram o quadro dos acontecimentos e venceram o terceiro quarto por 14-4, fixando o resultado em 34-29.
No último e decisivo quarto o jogo esteve mais equilibrado, as duas equipas foram alternando na conversão de pontos. O 1º de Agosto tentou virar o resultado a seu favor, mas o Interclube foi mais feliz ao conseguir manter a vantagem até ao apito final. 7-7 foi o resultado no quarto período e 41-36 final.

Com arbitragem de Carlos Júlio e Clésio Francisco as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Sónia Guadalupe (00), Luísa Miguel (00), Domitila Ventura (02), Ângela Cardoso (03), Isabel Francisco (03), Bárbara Guimarães (05), Catarina Eusébio (00), Luísa Macuto (09), Astrida Vicente (02), Sofia Capinga (00), Ernestina Neto (04), Jaqueline Francisco (01). Técnico: Aníbal Moreira

Interclube: Catarina Camufau (03), Judith Queta (00), Vladimira Gomes (00), Neusa Afonso (04), Indira José (02), Mangongo Nelly (09), Celina Conceição (02), Irene Guerreiro (10), Nadir Manuel (00), Ilda Rosada (02), Angelina Golombe (00), Nguendula Filipe (02). Técnico: Apolinário Paquete

ANGOLA : Resultados Nacional Masculino

O Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol fez disputar hoje a sexta jornada.

Resultados Gerais:
Vila Clotilde X Sporting de Luanda 98-77 ASA X Imbondeiros de Viana 93-50 Interclube X Misto de Cabinda 99-89 Nocal X 1º de Agosto 72-102 Petro de Luanda X Universidade Lusíadas 121-72

Folga:CDUAN Com estes resultados, o Petro de Luanda mantém-se na liderança com 11 pontos, os mesmos que o Interclube na segunda posição, e o 1º de Agosto com oito pontos é o terceiro classificado e menos dois jogos.

ANGOLA : Irene Guerreiro considera título especial


A capitã da equipa sénior feminina de basquetebol do Inter, Irene Guerreiro, afirmou, após triunfo (41-36) na final do Nacional ante o 1º de Agosto, que o título tem sabor especial, por chegar num momento diferente.

De acordo com a extremo do conjunto do Ministério do Interior, a calma e paciência demonstradas durante o encontro foram fundamentais para a consagração do "cinco" de Apolinário Paquete.
Humilde, Irene Guerreiro considerou muito forte o adversário da final e qualificou o 1º de Agosto como equipa que dignificou o desafio e o espectáculo, elogiando o comportamento de suas colegas nos momentos mais difíceis.
"A equipa adversária é superior a nossa, mas, com calma, conseguimos virar o resultado.
Por tudo isso, o título tem sabor especial e diferente", concluiu a veterana do Interclube e melhor marcadora da partida (10 pontos).
Ao intervalo, as novas campeãs nacionais encontravam-se em desvantagem de cinco pontos (20-25).

ANGOLA : Aníbal Moreira lamenta falta de condições


O treinador da equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, afirmou hoje que vários factores contribuiram, entre os quais falta de condições de trabalho, para a derrota das militares no Nacional, frente ao Interclube (36-41).
"A equipa não trabalhou o suficiente porque o pavilhão está em obras. Não foi possível vencer, mas vamos continuar a trabalhar para melhorar nas próximas provas", sublinhou o técnico rubro-e-negro.
Para Aníbal Moreira, se houvesse condições, a disputa do troféu teria outro rumo, porém mostrou-se confiante em dias melhores para as futuras temporadas.
Na partida da final desta noite, o Interclube bateu o 1º de Agosto, por 41-36, após desvantagem ao intervalo de cinco pontos (20-25).

ANGOLA : Técnico campeão destaca `estoicismo´ das atletas


Conhecedor da equipa adversária onde foi técnico durante várias épocas, Apolinário Paquete afirmou hoje que o Interclube conquistou o Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebol graças à "dedicação e estoicismo de todo grupo de trabalho".
Segundo o treinador das polícias, com esta vitória o "futuro da equipa sénior feminina de basquetebol será diferente", mas escusou-se em revelar os motivos desta afirmação, apontando apenas que a "direcção do clube verá de outra forma o trabalho".
Apolinário Paquete, que se desvinculou do 1º de Agosto no final da temporada passada, disse que agora nada será mais como antes nas competições internas e externas, realçando que o empenho de todos poderá revolucionar o plantel a outros patamares.
Sob seu comando técnico, o Interclube fez a "dobradinha" esta época, ao conquistar recentemente a Supertaça, frente ao mesmo adversário, e hoje o título do campeonato nacional, ostentado até então pelas militares.

ANGOLA : Inter é novo campeão nacional sénior feminino

O Interclube destronou do título nacional sénior feminino de basquetebol mercê do triunfo hoje, na final disputada do Pavilhão da Cidadela, diante do 1º de Agosto, até então detentor do troféu, por 41-36.
Apesar do domínio inicial das militares, campeãs africanas, as polícias conseguiram "gerir" a capacidade física de seu plantel para, nos momentos cruciais, tomarem conta da partida. Ao intervalo, o resultado era desfavorável ao novo campeão nacional (20-25).

Noutro desafio disputado também hoje, o Desportivo do Maculusso classificou-se em terceiro posto, ao vencer o Grupo Desportivo da Nocal, por expressivos 107-20.

ANGOLA : Maculusso confirma terceiro lugar

O Desportivo Maculusso, equipa sensação da presente época basquetebolística, terminou em terceiro lugar no Campeonato Nacional sénior feminino, ao despachar o GD Nocal, por 107-20.
O encontro foi pontuável para as classificativas ao terceiro e quarto postos, já que Interclube e 1º de Agosto decidem neste momento o título da competição.

03 fevereiro 2007

MOÇAMBIQUE : Jogos Africanos: Árbitros nacionais apitam no Ruanda

ENQUANTO as nossas selecções ainda aguardam pelo momento de entrar em acção, a 24 deste mês de Fevereiro, dois árbitros internacionais moçambicanos evoluem a partir deste fim-de-semana em Kigali, capital do Ruanda, na fase de qualificação da Zona V do Torneio de Basquetebol dos Jogos Africanos da Argélia. Trata-se de Artur Bandeira e de Domingos Lino, que se encontram naquele país desde quinta-feira.

Para além da arbitragem, o básquete moçambicano estará representado no Ruanda igualmente através de José Ferrete, na qualidade de comissário da FIBA-África.Entretanto, em Maputo, prossegue a preparação das nossas selecções, a masculina, que vem trabalhando há mais tempo, diariamente no Pavilhão da Universidade, sob a batuta de Milagre Macome e de Carlos Alberto Niquice (Bitcho), e a feminina, desde quarta-feira, no campo do Ferroviário, liderada por Carlos Aik e Armando Meque, enquanto não chega o técnico espanhol Alberto Blanco. O outro adjunto, Nazir Salé (Nelito), terá pedido à Federação para ser dispensado.Do ponto de vista de competição, a FMB acaba de anunciar que a fase final da Taça de Moçambique em Seniores Masculinos terá lugar na cidade da Beira, entre os dias 16 e 23 de Março próximo.

ANGOLA : `Militares` vencem `petrolíferos` nas estatísticas com Kikas no `comando`

O poste do 1º de Agosto Kikas Gomes apontou sexta-feira 23 pontos, na partida da quinta jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, diante do Petro de Luanda no pavilhão da Cidadela, em Luanda.

O atleta foi também o melhor ressaltador do encontro com 15, sendo oito ofensivos e sete defensivos. Kikas, que foi o atleta mais utilizado no conjunto "militar", jogou durante 48 minutos, tendo efectuado duas assistências e um "tampão".

No geral, a formação "rubro-negra" esteve melhor em quase todos os aspectos.

Lançamentos de dois (2) pontos: Kikas Gomes (07), Eduardo Mingas (06).
Três (3) pontos: Mayzer Alexandre (02), Milton Barros (02.)
Ressaltos: Kikas Gomes (15), Eduardo Mingas (14)
Assistências: Armando Costa (04), Eduardo Mingas (04)
Desarmes: Armando Costa (04), Milton Barros (03)
Tampões: Kikas Gomes (01), Frederick Gentry (01).

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro num derby sem espetáculo


O 1º de Agosto venceu na noite de sexta-feira no pavilhão da Cidadela o Petro de Luanda por 69-65, sendo a única formação invicta no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, num jogo marcado pela pouca eficácia e falta de espetáculo.
Ao contrário do que era esperado, o confronto entre as duas melhores equipas de África não foi muito produtivo, em termos pontuais, apesar da competitividade. O equilíbrio manteve-se até ao final do encontro porque as duas formações estiveram ao mesmo baixo nível.
Em 41 lançamentos dos dois pontos tentados o 1º de Agosto converteu 19 e, na linha dos três metros, tentou 20 e acertou quatro, enquanto o Petro de Luanda acertou 19 em 36 e cinco em 36, os números estatísticos mostram a ineficácia em ambas as partes.
Entretanto, o 1º de Agosto foi mais feliz, graças ao bom momento de forma do base Armando Costa (12 pontos), aproveitando bem a falta de rítmo de Miguel Lutonda, e do Poste Kikas Gomes (23 pontos).
Os "militares" começaram o jogo a perder e só empataram depois de jogados seis minutos (8-8). Daí, as duas equipas foram alternando a liderança no marcador até que o 1º de Agosto passou pela primeira vez à frente do marcador (14-12) e continuou até ao intervalo (35-25).

No segundo tempo, após jogados seis minutos, o Petro de Luanda apontou apenas dois pontos e sofreu quatro. Nesta fase, as duas equipas protagonizaram um festival de falhanços, perdas de bola e cometeram um elevado número de faltas.
Os "petrolíferos" empataram apenas quando faltava um minuto e 39 segundos para terminar o terceiro quarto (43-43), mas Lutonda desempatou com um triplo 19 segundos depois.
A um minuto do final do período o resultado encontrava-se novamente igualado, o 1º de Agosto atacou e marcou dois pontos e, na resposta, Domingos Bonifácio protagonizou o lance de maior realce do jogo, ao converter um triplo em "cima" do apito, devolvendo a liderança da partida ao Petro de Luanda (49-50).
No último quarto, os "tricolores" conseguiram manter a vantagem durante quatro minutos, até os pupilos de Jaime Covilhã virarem o resultado a seu favor (60-58), Frederick Gentry empatou e Milton Barros, com um triplo desempatou outra vez (60-63) quando faltavam cinco minutos para terminar a partida.
Os "militares" recuperaram a liderança do encontro a dois minutos e 27 segundos do final (64-63) e não deixaram escapar até ao apito final. O Petro de Luanda ainda converteu mais dois pontos, mas o 1º de Agosto marcou mais cinco e fixou o resultado em 69-65.

Apesar da derrota, os "petrolíferos" lideram o campeonato com nove pontos, enquanto o 1º de Agosto, com seis pontos fica na terceira posição com menos dois jogos.

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (08), Carlos Almeida (07), Armando Costa (12), Olimpio Cipriano (05), Kikas Gomes (23), Felizardo Ambrósio (00), Vlademiro Ricardino (00), Victor Muzadi (06), Abdel Bouckar (00), Walter Costa (00), Miguel Lutonda (08), Gerson Monteiro (00).

Treinador: Jaime Covilhã

Petro de Luanda: Fernando Albano (05), Carlos Morais (02), Leonel Paulo (00), Frederick Gentry (14), Shannon Croocks (04), Francisco Horácio (00), Milton Barros (16), Victor de Carvalho (05), Hélder Ortet (00), Domingos Bonifácio (06), Luis Costa (00), Eduardo Mingas (13).

Técnico: Alberto de Carvalho "Ginguba"

ANGOLA : Petro de Luanda perde para o 1º de Agosto

O Petro de Luanda perdeu hoje frente ao 1º de Agosto por 65-69, em partida da quinta jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, disputada no Pavilhão da Cidadela.
Ao intervalo, os campeões nacionais encontravam-se já em desvantagem de 10 pontos (25-35).
Joaquim Gomes "Kikas" liderou a "armada militar", contribuindo com 23 pontos, coadjuvado por Armando Costa (12), ao passo que pelos tricolores destacaram-se Milton Barros (16) e Eduardo Mingas (12).

ANGOLA : Benfica do Lubango conquista nacional júnior feminino

O Benfica do Lubango conquistou hoje o Campeonato Nacional de Basquetebol júnior feminino, ao totalizar três vitórias, a melhor de cinco jogos contra uma do Inter de Benguela, até então detentor do título.
No quarto confronto entre si, realizado hoje, o Benficado Lubango venceu o Inter de Benguela por 49-39.
O presente campeonato foi disputado apenas por duas equipas, devido a dificuldade de transporte das outras agremiações desportivas.

02 fevereiro 2007

ANGOLA : Campeonato de juniores apura finalistas

O desafio entre o ASA e o Desportivo do Saurimo, agendado para hoje às 15h30, no Pavilhão do Benfica Petróleos do Lubango, centraliza as atenções dos jogos das meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol em juniores masculinos, que a cidade do Lubango alberga desde o passado sábado.
Os aviadores, favoritos à conquista da vitória, atendendo a superioridade técnica e competitiva evidenciada nos jogos anteriores, terão de se empenhar a fundo, para levar de vencido o adversário, já que a única derrota que averbou nesta competição ao longo da primeira fase, foi diante do seu opositor de hoje, os “mineiros do Catoca”, daí que tudo fará para augurar um lugar para a final.
Todavia, o Desportivo do Saurimo, já apelidado “tomba gigante” da prova, tem sabido ombrear de igual para igual com outras formações com tradição nesta modalidade.
Noutro jogo das meias finais, a Nocal, (2º classificado da fase primária), defronta às 17 horas o Sporting de Benguela, (terceiro classificado), num jogo em que os “cervejeiros” de Luanda, são favoritos na passagem à final.
No período da manhã, jogam às 9 horas para o 5º lugar, Benfica do Lubango – Desportivo do Tchioco, ambas equipas huilanas que estiveram a quem das expectativas.
Para o acerto do calendário referente à primeira e 5ª jornadas, o Benfica do Lubango perdeu diante do Sporting de Benguela, por 52-69. Noutra partida para decidir o líder da primeira fase, O ASA venceu o Desportivo da Nocal, por 73 – 57.
Os vencedores dos jogos de hoje, vão disputar sábado no mesmo recinto a final marcada para as 17 horas, enquanto os derrotados jogarão a qualificativa do terceiro lugar às 15h30.
A prova feminina, na qual participam apenas duas formações (Benfica do Lubango e Inter de Benguela), cumpriu ontem dia do repouso. A competição reata hoje às 10h30 com a disputa da quarta partida da final, a melhor de cincos jogos. A formação do Benfica do Lubango leva vantagem com duas vitórias contra uma do Inter de Benguela.

ANGOLA : Interclube e Maculusso disputam passe à final

Interclube e Maculusso defrontam-se hoje num embate renhido pelo passe à final do XXI Campeonato Nacional Sénior Feminino de Basquetebol quando se defrontarem, no campo 28 de Fevereiro, para as meias finais da prova.
Um falso favoritismo pesa em favor das polícias, mais experientes e aguerridas, contudo a tangencial derrota, 66-67, diante das adversárias de hoje, na segunda volta da fase regular ensombra o favoritismo do Interclube.
Aliás, a vitória do Maculusso sobre as campeãs africanas, 1º de Agosto, na última jornada da fase regular, reforça o aviso às comandadas de Apolinário Paquete.
Deverá por isso ser um jogo em que qualquer uma das antagonistas está pronta para alcançar a final, onde o 1º de Agosto tem assento garantido, já que, para a meia final joga diante da frágil Nocal, a quem venceu por claros 120-18, na fase regular.
O vencedor do campeonato vai ser conhecido amanhã, à 18H00, no pavilhão principal da cidadela. Qualquer que seja o adversário do 1º de Agosto, não terá facilidade por parte de Aníbal Moreira e pupilas.
Mesmo que tivessem que escolher, seria uma escolha difícil, já que experimentaram derrotas com o Maculusso e o Interclube.
Antes da final, no anexo II, o Vencido do jogo 1º de Agosto –Nocal (é mais provável que seja a Nocal) e derrotado da outra meia final jogam à qualificativa para o terceiro lugar.

ANGOLA : 1º Agosto-Petro prende atenções do “Nacional”

As emoções do basquetebol regressam hoje às quadras, numa noite em que se disputa o clássico 1º de Agosto - Petro de Luanda, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, pontuável para a quinta ronda do XXIX Campeonato Nacional Sénior Masculino.
Quem se deslocar ao recinto da cidadela vai assistir a um 1º de Agosto reforçado, já com as integrações de Carlos Almeida e Abdel Boukar que, por lesões, apenas hoje fazem a sua estreia na prova.
A vontade da equipa militar foi assumida pelo base Carlos Almeida: “A motivação é boa, o Petro é uma equipa a ter em conta, e podemos ter muitas dificuldades, mas queremos ganhar”.
Jaime Covilhã, técnico agostino, pode sair com Armando Costa, Mayzer Alexandre, Olímpio Cipriano, Felizardo Ambrósio e Joaquim Gomes “Kikas”, cinco inicial que deu bons indicadores no primeiro confronto diante dos petrolíferos para a Supertaça Wlademiro Romero em que saíu vitorioso por 99-84.
Por banda dos campeões nacionais a vontade de manter a invencibilidade no campeonato e corrigir a imagem pálida deixada no jogo da Supertaça são factores que motivam à vitória.
Alberto de Carvalho “Ginguba”, timoneiro da equipa, sabe com o que deve contar.
“Vai ser um jogo difícil como tem sido, ainda assim, vamos fazer tudo para vencer”, disse.
O técnico escudou-se na intensidade eufórica manifestada pelos seus pupilos. Fernando Albano e Idelfonso Kiteculo, ao que apurou o JD, podem já ser opções para o técnico.
Milton Barros, Shanon Crooks, Frederich Gentry, Eduardo Mingas e Carlos Morais poderão fazer o “cinco” inicial do Petro.
A ronda reserva ainda os seguintes jogos: Nocal - Interclube, Universidade Lusíada – Embondeiro de Viana, Sporting de Luanda –Misto de Cabinda e Vila Clotilde – Cduan.
O Petro lidera a prova com oito pontos, seguido pelo Interclube com menos um. O 1º de Agosto está na terceira posição com quatro pontos e tem dois jogos em atraso, devido às enxurradas que se abateram sobre a capital.