Africa Basquetebol

21 agosto 2012

AFRO Sub18 : Angola defronta Senegal no adeus á fase preliminar


Angolanos têm hoje pela frente um adversário dificil
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com a presença assegurada nos quartos-de-final da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações, a Selecção Nacional masculina de sub-18 despede-se ao princípio da tarde de hoje, no Pavilhão da Académica, em Maputo (Moçambique) da fase preliminar do Afrobasket, quando defrontar a similar do Senegal, na última jornada do Grupo B. Depois de ter defrontado ontem a selecção do Egipto, actual campeã africana da categoria, o combinado nacional às ordens de Elvino Dias tem hoje um adversário de peso, pois a selecção do Senegal é apontada como uma das candidatas à conquista da coroa africana, a par do Egipto e Angola, sem esquecer a Costa do Marfim, que tem subido de rendimento.
Embora tenha sido já alcançado o objectivo primário, que era a passagem para os quartos-de-final da competição, os angolanos procuram cimentar a segunda posição do Grupo B e para tal têm de vergar os senegaleses. Os pupilos de Elvino Dias podem aproveitar o desgaste físico do seu opositor, que ontem mediu forças com a Costa do Marfim, carrasco de Angola na jornada inaugural da fase regular do Africano, que encerra no próximo sábado, dia 25. O seleccionador Elvino Dias afirmou que, apesar de reconhecerem o potencial dos senegaleses, a equipa nacional tudo vai fazer para chegar ao triunfo.
“Uma vitória amanhã (hoje) seria importante, por isso, vamos fazer tudo no sentido de a conseguirmos. Independentemente de estarmos já apurados, queremos cimentar o segundo lugar para, na fase de cruzamentos, termos um adversário mais acessível”, referiu Elvino Dias. Ainda hoje, para a última jornada da fase preliminar do Grupo B, a selecção da Costa do Marfim tem pela frente a congénere de Marrocos, ao passo que o Egipto defronta a modesta formação do Gabão. Já para o Grupo A, a selecção anfitriã (Moçambique) despede-se da fase preliminar diante do Gana, ao passo que a Tunísia mede forças com o Mali. O Afrobasket de Maputo é selectivo ao Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se no Canadá, em 2013. A prova apura os dois primeiros colocados.

DIANTE DO EGIPTO
Angolanos consentem segundo desaire


A Selecção Nacional masculina de basquetebol em sub-18 consentiu ontem, no Pavilhão da Académica, o seu segundo desaire no Afrobasket que decorre em Maputo, ao perder ontem diante do campeão africano em título, Egipto, por expressivos 49-90, em desafio referente à quarta jornada da fase preliminar. Ontem, frente aos campeões africanos, os pupilos de Elvino Dias não foram capazes de colocar fim ao ciclo de vitórias dos egípcios, que estão fortemente engajados na reconquista do título africano.
O resultado (90-49) espelha o domínio exercido pelos egípcios, que não deram quaisquer hipóteses aos angolanos. O “cinco” nacional havia perdido na jornada inaugural, frente à Costa do Marfim, por 51-60. Questionado sobre a tão pesada derrota, o coordenador da Selecção Nacional, José Quizola, afirmou “que foi propositado, a fim de evitar adversários mais fortes nos quartos-de-final”. Com este desaire, Angola passou a somar duas derrotas e igual número de vitórias. Hoje, para o enceramento da fase preliminar, os angolanos têm pela frente a forte selecção do Senegal. MC

GRUPO A
Ruandeses estão a surpreender

Contra todas as expectativas, a selecção do Ruanda está a liderar o Grupo A da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações de basquetebol em sub-18 masculinos, que decorre desde 16 do corrente na capital moçambicana. A entrada da última jornada, que se disputa hoje, ruandeses e ganenses partilham a liderança da série, ambos com cinco pontos, de duas vitórias e uma derrota. A selecção de Moçambique está a surpreender pela negativa, ao ocupar nesta altura a última posição do grupo, composto apenas por cinco selecções - Moçambique, Gana, Tunísia, Mali e Ruanda. O Grupo B é formado por seis selecções: Angola, Senegal, Egipto, Costa do Marfim, Gabão e Marrocos. MC