Africa Basquetebol

31 maio 2008

CABO VERDE : Playoff Páginas Amarelas volta ao Vavá Duarte

O Playoff do Campeonato Páginas Amarelas (seniores masculinos) volta este sábado, 31, ao Pavilhão Vavá Duarte depois de um interregno provocado pelo protesto do Prédio contra o uso de Dénis Neves pelo Seven Stars. É a segunda mão e porá frente a frente ABC - Achada Grande e Seven Stars - Predio/CVT.

No intervalo dos jogos haverá concurso de “smatch” e de três pontos. Os concorrentes serão sorteados entre o público e os vencedores receberão prémios de uma empresa de telecomunicações nacional. Também vai haver música com República, Eder, S. Vanilson, Mito e Codé e CTT Dancers.

Recorde-se que o playoff do Campeonato Páginas Amarelas foi suspenso a 10 de Maio, data em que se realizou a primeira mão da meia-final, devido a um protesto apresentado pelo Prédio. A equipa da ASA alegava que o jogador Denis Neves, utilizado pelo Seven Stars, foi inscrito de forma irregular.

A Associação Regional de Basquetebol Santiago Sul considerou improcedente o protesto do Prédio, que alegava que Denis não poderia ser utilizado no playoff porque jogou esta época em Portugal e não apresentou, dentro do prazo exigido por lei (ou seja até 15 de Abril), a carta de desvinculação assinada pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

Por isso, o playoff Páginas Amarelas vai ser retomado. Neste momento, o Seven Stars e o ABC estão igualados na tabela classificativa depois de derrotarem o Prédio e a Achada Grande por 62-56 e 93-53, respectivamente. Mas o Prédio não se dá por vencido e já apresentou um recurso junto do Conselho Jurisdicional da Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol. E agora aguarda decisão da autoridade máxima do basquetebol nacional.

ANGOLA : Petro de Luanda mantém crença no título nacional

Campeões nacionais venceram ontem com dificuldades aviadores por 81-86

Hélder Jeremias

O Atlético Petróleos de Luanda mantém a esperança na conquista do título da XXX edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino. Ao somar ontem à noite dez pontos, mercê da vitória por 81-62 diante do Atlético Sport Aviação (ASA), em jogo da primeira jornada da terceira volta da “Final Four”, os petrolíferos levam em cada jogo a “doutrina” segundo a qual enquanto houver campeonato tudo é possível. Na partida de ontem, a equipa do Eixo-Viário foi obrigada a utilizar todos os meios ao seu alcance para contrapor o caudal ofensivo da equipa do aeroporto, dado o excelente momento que os pupilos de Carlos Diniz atravessam, tanto do ponto de vista técnico como táctico. Diante de uma situação que, à princípio, colocaria em causa o percurso dos petrolíferos, e, consequentemente, relançaria a formação do 1º de Agosto ao estatuto de campeão antecipado, Alberto de Carvalho teve de “fazer das tripas coração”, quando a equipa adversária mostrava-se um autêntico “osso duro de roer”.No período inicial o Petro mostrou a superioridade que lhe é característica, porém, decorridos sete minutos, o ASA passou a acreditar mais em si e deu corpo ao seu jogo ofensivo, restabelecendo o equilíbrio no primeiro e segundo quartos, com os resultados a cifrarem-se em 25- 22 e 40-35, a favor dos tricolores. O terceiro tempo foi um autêntico calvário para o Petro de Luanda, diante de um ASA bastante aguerrido, desferindo duros golpes à defensiva petrolífera com a bela exibição de Idelfino Quiteculo, obrigando o técnico “Ginguba” a fazer alterações no plantel, que resultaram na engrenagem do grupo que acabou por vencer os dois quartos subsequentes por 58-54 e 81-62.Na outra partida da noite, o 1º de Agosto confirmou o favoritismo e mantém-se no topo da tabela classificativa com catorze pontos, após vencer ontem no seu “habitat” o Promade de Cabinda por 86-67. Por seu turno, o Interclube, que ocupa a terceira posição, derrotou a Universidade Lusíada por 90-79.Hoje os confrontos opõem o Sporting de Luanda ao ASA, às 15 horas no Rio Seco, e o Desportivo da Huíla ao Interclube, às 19 horas no pavilhão de Nossa Senhora do Monte. FAB suspende técnicos A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) suspendeu os técnicos Ângelo Victoriano, adjunto na equipa técnica do 1º de Agosto, e José Carlos Guimarães, técnico principal do Promade de Cabinda, por factos que lhes são imputados nos relatórios apresentados pelos respectivos comissários aos jogos. Segundo o comunicado da FAB, os técnicos ficam suspensos enquanto decorrerem os inquéritos.

Carlos Diniz (ASA)

O timoneiro da turma aviadora não escondeu que teria grande prazer em voltar a vencer a formação do “Eixo-Viário”, contudo foi claro em dizer que jogar com o Petro é sempre muito difícil, dado o nível competitivo daquele clube. “Sabe que nós somos apenas a quarta melhor equipa do Campeonato Nacional e não podemos esperar muito diante de equipas de maior gabarito, estamos a trabalhar para impor o nosso valor e vamos para todos os jogos com o pensamento na vitória”, declarou.

Alberto “Ginguba” (Petro)

No final da partida, o técnico do Petro de Luanda, não obstante ter reconhecido a fraca actuação da sua equipa, disse que foi dado mais um passo no cumprimento dos objectivos do clube, que passam pelas vitórias nos jogos que tem pela frente rumo à conquista do título. “Realmente entrámos mal no jogo, tivemos algumas oscilações e só no fim a equipa se reencontrou, contudo, está concretizado mais um passo e daqui para frente vamos trabalhar para termos o maior número de vitórias possíveis”, disse.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, primeira jornada da terceira volta da “Final Four” do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino entre o Petro de Luanda e o Atlético Sport Aviação (ASA).Com pouco público e sob a arbitragem de Domingos Simão, António Bernardo e Wilson Boaventura, as equipas alinharam da seguinte forma: Petro de Luanda: Eduardo Mingas(17), Luís Costa (15), Carlos Morais(17), Fernando Albano(3), Leonel Paulo(9), Shannon Croocks(9), Francisco Horácio(0), Milton Barros(0), Domingos Bonifácio(0), Joaquim Xavier(2), Victor Muzadi(9).Técnicos: Carlos Alberto/Artur Barros Atlético Sport Aviação (ASA): Wilson da Mata(3), Carlos Quibato(0), Filipe Abaão(11), Edmundo Ventura(0), Wilson de Carvalho(5), Adolfo Quimbata(9), Afonso Rodrigues(11), Francisco Gonçalves(3), Emanuel Melgaço(2), Hélder Ortet(2), Ildefonso Quiteculo(16), Cristóvão Oliveira(0)Técnicos: Carlos Diniz/Jacinto Olim Marcha do Marcador: 25-22, 40-35, 58-54 e 81-62

ANGOLA : Petro e ASA abrem terceira volta do Nacional

A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda (campeã em título) defronta esta noite às 18 horas, no Pavilhão da Cidadela, na capital do país, o Atlético Sport Aviação (ASA), na principal partida da primeira jornada da terceira volta da fase final do campeonato nacional.

As duas formações encontram-se separadas por dois pontos, sendo os “tricolores” segundo classificados com dez e os “aviadores” terceiros com oito.

Para a mesma ronda, o 1º de Agosto, líder da prova com doze pontos, mede forças com o Promade de Cabinda (quarto e último do grupo A com seis), no pavilhão do Rio Seco, a partir das 19 horas.

Sábado disputa-se a segunda jornada com os encontros Petro-Promade e ASA-1º de Agosto, devendo a terceira volta encerrar terça-feira próxima com o “duelo entre gigantes”, 1º de Agosto-Petro, e o Promade de Cabinda-ASA.

30 maio 2008

ANGOLA : Petro procura manter esperanças no título frente ao ASA

A dupla ronda do fim de semana da “final four” do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol começa a ser disputada hoje com a realização de dois jogos, dos quais se destaca o apetecível Petro-ASA, às 18 horas, no pavilhão principal da Cidadela.Há seis jornadas do fim, a “Final four” do campeonato regista momentos de muita tensão. Depois de ter perdido terça-feira última frente ao 1º de Agosto, na Cidadela Desportiva, o Petro de Luanda regressa à sua casa de jogos para receber, desta vez, o ASA, uma equipa que tem estado a surpreender os dois “colossos” do basquetebol nacional: 1º de Agosto e Petro. Desta forma, os petrolíferos estão proibidos de desperdiçar pontos, se quiserem continuar a sonhar com o título, pois somam dez pontos na segunda posição da classificação geral, contra 12 dos militares, na primeira posição. Alberto de Carvalho “Ginguba” terá que contar muito com o factor psicológico, uma vez que os seus principais jogadores não estiveram no seu melhor, na última partida frente ao 1º de Agosto. Enquanto isso, a “turma” do aeroporto está moralizada para voltar a surpreender. Soma oito pontos na tabela classificativa e apesar de ter poucas hipóteses de chegar ao segundo lugar não lhe custa nada tentar e esperar por um deslize do Petro. Para além disto, no último jogo que realizou com o 1º de Agosto perdeu com dignidade, levando mesmo o técnico dos militares, Luís Magalhães, a reconhecer que a vitória não foi fácil. Para completar a ronda, os militares recebem, também às 18 horas, mas no Rio Seco, a formação do Promade de Cabinda, numa partida em que se espera a conquista dos dois pontos para a equipa de Luanda. Amanhã disputa-se a oitava jornada da “Final four” com o destaque a recair para a partida ASA-1º de Agosto, às 18 horas, no pavilhão principal da Cidadela. Duas horas antes (às 16 horas), o Petro de Luanda defronta o Promade de Cabinda para a mesma ronda. Para a série “B” do campeonato, jogam este fim-de-semana Universidade Lusíada – Interclube e CDUAN – Desportivo da Huíla, estando o primeiro confronto agendado para às 15 horas, no Rio Seco e o segundo para as 18 horas, na Cidadela. Sábado, estão previstos os confrontos CDUAN – Sporting de Luanda, às 15 horas no Rio Seco e Desportivo da Huíla – Interclube às 19 horas, no pavilhão Nossa Senhora do Monte. O Interclube é o líder desta série com oito pontos, seguido da Universidade Lusíada, na segunda posição, com cinco.

29 maio 2008

ANGOLA : Raul Duarte corrige erros verificados nos jogos amistosos

A Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol que se prepara para disputar o torneio Pré-olímpico de Madrid, de 9 a 15 de Junho próximo vai efectuar treinos correctivos até ao dia 1 de Junho. Durante os quais vão ser dados enfoques aos aspectos defensivos, transição defesa/ataque e, também, à recuperação da motivação da equipa. De acordo com o treinador principal, Raul Duarte a equipa está tímida. Falta-lhe ousadia e há um défice de confiança. “Temos que recuperar isto e trabalhar sobre os erros que cometemos durante os jogos que realizamos”, prognosticou. O próximo jogo de controlo está agendado para dois de Junho, novamente diante da Nova Zelândia, adversário de ontem. No dia quatro, Raul Duarte perspectiva encerrar a fase de jogos treinos, diante das formações de Cuba ou Brasil, envolvidos também na disputa do pré-olímpico. Na terça-feira última, no seu terceiro amistoso em terras ibéricas, as angolanas foram desfeiteadas pelo Japão, por 68-80. No primeiro jogo Angola venceu ao misto da região espanhola de Navara. Na partida seguinte perdeu, 38-71, para a selecção da Espanha. Há 12 dias do arranque da competição, a equipa nacional demonstrou que tem bastantes debilidades para sustentar algum cepticismo quanto ao seu apuramento aos Jogos Olímpicos. No jogo com o Japão, Raul Duarte, seleccionador nacional, referenciou que a equipa cometeu inúmeros erros, que acabaram por ser determinantes para a vitória das nipónicas. “Podíamos ganhar. Entramos mal no jogo e isto foi determinante para o resultado final. Defendemos mal e efectuamos mal a transição defesa-ataque. Por outro lado, as japonesas estiveram muito bem no jogo exterior, 80% dos lançamentos; enfim, o Japão foi superior”, reconheceu o técnico nacional. Angola vai jogar o torneio pré-olímpico inserida no grupo “B”, ao lado da Argentina e da República Checa. No “A” estão as selecções do Senegal, Letónia e Japão. O Brasil, Ilhas Fidji e Espanha vão jogar a série “C”, enquanto o grupo “D” integra as selecções da Bielorrússia, Taiwan e Cuba. O Mali, campeão africano apurou-se directamente.

ANGOLA : Selecção universitária a caminho de Tel-Aviv

Uma delegação de estudantes universitários angolanos seguiu hoje para Tel-aviv, Israel, onde participará no Torneio Internacional de Basquetebol, a decorrer de 31 de Maio a 05 de Junho.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Rosa Lopes, presidente da Federação Angolana do Desporto Universitário, disse que o facto de estar a decorrer o Nacional de basquetebol a selecção vai muito desfalcada.

"Estamos a disputar o Campeonato Nacional de Basquetebol federado e os clubes não dispensaram os atletas para o torneio, mas apesar de levarmos a Selecção Nacional C, penso que vamos ter uma boa participação", realçou.

Composta por Hélder José, Antero Rocha, Wlademiro Martins, Walter Cunha, Félix Pinheiro, Rui Contreiras, João Suingue, Gerson Agostinho, Mutau Fonseca, Mauro Nascimento, Adilson Ramos, Késsio Viegas, Carlos Lopes e Marcelo Costa, a equipa é dirigida por Francisco Pinto.

Esta é a primeira participação de Angola no torneio que conta com a presença de 22 países, com destaque para a Rússia, Alemanha, Congo, Lituânia, Servia, Eslovénia, Croácia, Grécia e Portugal.

ANGOLA : Desportivo da Huíla encerra digressão na Ilha do Sal

Com saldo actual de um jogo e igual número de vitórias, a equipa principal de basquetebol do Desportivo da Huíla encerra hoje, quarta-feira à noite, a sua digressão pela Ilha do Sal, em Cabo Verde, defrontando a similar da Preguiça, vice-campeã local.
De acordo com a Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), o clube angolano venceu terça-feira o Pantera Negra, campeão do Sal, por 68-34, numa partida interrompida pelo árbitro a praticamente dez minutos do tempo regulamentar.
Tudo deveu-se ao facto de o treinador do Pantera Negra ter recusado acatar as ordens do juiz para abandonar o banco, após desentendimento durante o confronto.
O encontro desta noite será o segundo dos comandados de Emanuel Trovoada "Mané" em competições naquela ilha. No fim-de-semana, participou de um Torneio Internacional, na Cidade da Praia, onde obteve o segundo lugar.
A prova foi ganha pelo anfitrião do Seven Stars.
Mané, ex-seleccionador de Cabo Verde, já traça uma avaliação "bastante positiva e oportuna" dessa digressão ao arquipélago, pois alega que esta iniciativa permitiu aos jovens atletas do plantel ganhar novas experiências internacionais.

28 maio 2008

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro e está mais próximo do título

O 1º de Agosto venceu na noite de terça-feira, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, o Petro local por 97-79, e isolou-se na liderança do Campeonato Nacional, que faz disputar a última fase, com 12 pontos, num jogo em que os suplentes da equipa do Rio Seco foram determinantes para a vitória.

Com este resultado o 1º de Agosto precisa apenas de vencer o Petro de Luanda na terceira volta para garantir a conquista do título nacional, desde que não perca com as outras duas formações que disputam a “final four”, nomeadamente o ASA e o Promade de Cabinda.

O próximo desafio entre ambos está previsto para terça-feira no pavilhão do Rio Seco.

Com arbitragem de Domingos Simão, Iracelmo Pinto e Gilberto António, as equipas alinharam com os seguintes jogadores: Luís Costa (15), Carlos Morais (14), Fernando Albano (03), Leonel Paulo (02), Cardoso Casimiro (00), Shanoon Crocks (07), Victor Muzadi (16), Francisco Horácio (02), Milton Barros (09), Domingos Bonifácio (00), Joaquim Xavier (00), Eduardo Mingas (11).

Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba"

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (00), Armando Costa (13), Marques Houtmam (00), Olímpio Cipriano (17), Kikas Gomes (22), Felizardo Ambrósio (10), Vlademir Ricardino (00), Francisco Jordão (24), Carlos Almeida (04), Miguel Lutonda (03), Rodrigo Mascarenhas (04), Hermenegildo Santos (00).

Treinador: Luís Magalhães

27 maio 2008

ANGOLA : Pavilhão principal da Cidadela acolhe mais um duelo de gigantes

A formação do Atlético Petróleos de Luanda poderá alcançar o 1º de Agosto no comando técnico da tabela classificativa da “Final Four” da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, com 11 pontos, em caso de vitória logo mais, às 19 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, sobre o seu arqui-rival, 1º de Agosto.Depois de ter perdido no desafio da primeira volta por 102-90, os petrolíferos da capital estão proibidos de somarem mais uma derrota sob pena da reconquista do título ficar cada vez mais distante.Entretanto, no Atlético Petróleos de Luanda o base Milton Barros poderá estar de regresso do “cinco” inicial de Alberto de Carvalho “Ginguba”, recuperado que está da mazela que o apoquentava.Já na formação militar, Luís Magalhães, conhecidos nas lides da”bola ao cesto” como “Papa Títulos, vai contar com as suas pedras fundamentais casos de Migule Lutonda, Olímpio Cipriano, Francisco Jordão, Rodrigo Mascarenhas, Joaquim Gomes “Kikas” entre outros.Espera-se deste modo por uma partida bastante equilibrada, sendo que o vencedor será seguramente a formação que cometer o menor números de erros possíveis durante os 48 minutos.A ainda hoje, para o grupo “A” da “Final Four”, o Atlético Aviação ASA mede forças às 16 horas, no Pavilhão do Rio Seco, com a formação do Promade Misto de Cabinda, num encontro que pode ser marcado pelo signo de equilíbrio.Já para série “C” o Vila recebe no Anexo, às 14 horas, a formação da União Recreativo do Catumbela, ao passo que Imbondeiro defronta, às 16 horas, o Desportivo da Nocal.À entrada da VI jornada da “Final Four”, os militares lideram a competição com 10 pontos, fruto de cinco vitórias, ao passo que os petrolíferos da capital ocupam a segunda posição com nove pontos.

ANGOLA : Presidente da Associação da Huílaconsidera de positivo trabalho do seu elenco

O presidente da Associação provincial de Basquetebol da Huíla, APBH, Luís Garrido Lisboa, considerou positivo o trabalho desenvolvido pelo seu pelouro durante o quadriénio, que está prestes a terminar. Luís Garrido relembrou que quando assumiu a responsabilidade de conduzir o destino da modalidade nesta província, era notário o “desaparecimento” do basquetebol huilano. Segundo ele, existiam cerca de meia dúzia de praticantes com tamanha responsabilidade e amor à modalidade. “Foi uma aposta nossa continuar a dar dignidade ao basquetebol que a nível da província da Huíla já teve bons momentos, nos anos anteriores”, disse.Referiu que neste período o seu elenco optou por trabalhar a nível da massificação, depois na própria organização quer desportiva quer administrativa do basquetebol. Estes intentos foram materializados com inúmeras dificuldades, principalmente com a falta de uma instalação própria para funcionar a sede da associação. A organização de campeonatos provinciais em todas as categorias em ambos os sexos, participação em competições nacionais em todos os escalões, a realização anual de torneios singulares ligados à datas comemorativas e de duas edições do torneio sprite, são entre outras as actividades de relevo concretizadas pelo elenco da associação.“A nossa grande aposta começou na organização interna. Começamos com a massificação, mesmo com o reduzido número de quadros técnicos. Comparando o trabalho feito de 2002 a 2008, julgo que o saldo de tudo o que fizemos é positivo”, frisou. Aquele dirigente desportivo sublinhou que fruto da perspicácia demonstrada pelos integrantes da associação, tiveram por parte do governo da Huíla uma atenção especial para construir quadras polivalentes na maior parte das escolas do I, II e III níveis de ensino geral da cidade. Este gesto do governo, segundo acrescentou, não se limitou ao município do Lubango. “Na capital da província vimos que a construção dessas quadras de jogo beneficiou o nosso trabalho e foi ao encontro do nosso projecto de expansão da modalidade, porque sabemos que, maioritariamente, os praticantes do basquetebol na Huíla acabam por ser estudantes”, reforçou.Luís Garrido disse ainda que fruto de todo um trabalho, a pratica da modalidade já se faz sentir nos principais clubes da província, nos bairros e em núcleos formados nos municípios. Entretanto a recandidatura não está posta de parte. “Estamos a caminho do nosso segundo mandato e o nosso trabalho feito até agora, é por amor à camisola”, alertou.

ANGOLA : Petro defronta 1º de Agosto no pavilhão da Cidadela

O Petro de Luanda vai tentar quebrar a invencibilidade do 1º de Agosto na fase final do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, quando esta noite (às 19 horas) se defrontarem, no Pavilhão da Cidadela, para a terceira jornada da segunda volta da “final four”, série A.
Os “militares” comandam a prova com dez pontos, em cinco jogos, seguidos dos “petrolíferos” com nove.
Na primeira volta, o Petro perdeu para este “arqui-rival”, no pavilhão do Codmn, por 12 pontos de diferença (102-90).
Nesta última fase do campeonato nacional as quatro equipas da série (1º de Agosto, Petro, ASA e Promade de Cabinda) vão se defrontar por quatro vezes cada, sagrando-se campeã a que somar maior número de pontos.
Ainda hoje, para o complemento da jornada, o Atlético Sport Aviação (ASA) mede forças com o Promade.

26 maio 2008

ANGOLA : Selecção Nacional perde com a Itália no estágio para o Torneio pré-olímpico

A pré-Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol perdeu ontem com a sua congênere da Espanha, por 71-38, no jogo de controlo, enquadrado no estágio que realiza em Espanha, tendo em vista a sua participação no torneio pré-olímpico a decorrer naquele país de 9 a 15 de Junho próximo.A selecção nacional não foi capaz de se opor ao poderio da equipa adversária, dado o favoritismo que as italianas traziam à partida do ponto de vista físico e técnico, juntando-se a isto o desconhecimento do jogo adversário.Porém, conseguiram em algumas fases segurar o jogo das suas oponentes que tiravam proveito da sua estatura física e que tiraram proveito das falhas do sistema defensivo angolano.Apesar do resultado, o técnico Raúl Duarte aproveitou mais a partida para tirar algumas ilações e fazer correcções no “cinco” nacional, por formas a dotá-lo de bons fundamentos no torneio pré-olímpico de Madrid.“Fizemos uma boa primeira parte, na segunda não estivemos tão bem, mas creio que aí há a oportunidade para analisarmos o vídeo do jogo hoje à noite para que nos próximos jogos possamos estar bem”, disse Raul Duarte.A próxima partida de Angola acontece amanhã diante da selecção do Japão. Neste confronto, as angolanas vão procurar obter um resultado a seu favor, algo que se antevê, desde logo difícil, tendo em conta o facto de se tratar de uma equipa que detém um basquetebol viscoso, no qual a técnica é, sem dúvida, uma das maiores divisas.Não obstante esperar-se por uma partida difícil, as senhoras vão tentar contrariar o favoritismo das japonesas. Raul Duarte deverá moldar as suas pupilas por formas a imprimir maior rigor na defesa à zona e servir-se do jogo exterior exercendo, como é óbvio, maior pressão sobre a atleta com bola.“Não temos nenhuma informação do Japão. Vamos jogar e creio que vamos ter uma boa atitude e também acreditamos que com o andar dos jogos nós iremos melhorar”, perspectivou.O “cinco” nacional terá ainda pela frente encontros contra as seleções da Eslováquia, Argentina, Nova Zelândia e outras por confirmar. Contudo estas partidas vão dar maior rodagem às atletas angolanas por formas a competirem de forma exitosa no torneio de repescagem e garantir o apuramento aos Jogos Olímpicos de Pequim.

25 maio 2008

ANGOLA : Jogos da 2ª jornada da 2ª volta

O atleta Idelfonso Kitekuo comandou ontem a equipa do Atlético Sport Aviação (ASA) na réplica dada ao 1º de Agosto, no jogo da segunda volta da fase final do XXX campeonato nacional, disputado no recinto do Rio Seco. O 1º de Agosto venceu, 83-76, mas teve de se aplicar a fundo.Kiteculo, a fazer uma época “dos sonhos” foi o cestinha da partida, com um total de 18 pontos. Atrás de si ficou Miguel Lutonda, da equipa militar, com 16.A partida começou com um domínio avassalador da equipa caseira que aos quatro minutos de jogo concretizou oito pontos, contra nenhum dos aviadores. Assustada, a equipa de Carlos Dinis acordou e encetou a recuperação até passar, 9-8, os comandados de Luís Magalhães “Papa Títulos”.Daí em diante as despesas do jogo ficaram repartidas. Parecia um acordo. O 1º de Agosto encestava e de seguida o ASA fazia o mesmo. Nesta toada terminou o primeiro quarto do jogo, numa igualdade a 19 pontos. No segundo quarto o ímpeto do jogo manteve-se. Alguns atletas do ASA começam a ser avisados do risco de desqualificação. Carlos Dinis pediu desconto de tempo e reparou os erros. Ainda assim, o 1º de Agosto assumiu a liderança, ao intervalo, 45-37.O terceiro período trouxe um ASA inconformado e certeiro na marcação defensiva, variada, zona/homem a homem. Um parcial de 25-18 permitiu ao ASA encostar o marcador, ao fim do terceiro quarto que se saldou em 62-63.No último quarto a ansiedade dos jogadores do ASA e a experiência dos militares contrastaram e resultaram em erros fatais para os aviadores. No final, 83-76, para o 1º de Agosto. Luís Magalhães reconheceu as dificuldades que teve para vencer. Enquanto Carlos Dinis deu mérito à superioridade militar.


Petro "surra" Promade

Joaquim Suami, em Cabinda

O Petro de Luanda venceu ontem à noite, nesta cidade, a formação do Promade de Cabinda, por 107-77, no jogo da segunda jornada da segunda volta da “Final four”, segunda fase do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.Com esta vitória, a formação do eixo viário mantém-se na segunda posição da série A (da “Fnal four”).No primeiro quarto de jogo, o Promade entrou a pressionar o seu adversário, tendo criado muitas dificuldades ao Petro de Luanda. Passados poucos minutos, os petrolíferos tomaram o controlo do jogo e chegaram a vencer o quarto por 23-19.No segundo período, o técnico José Carlos Guimarães mudou o estilo de jogo da sua equipa ao ver a fraca produtividade desta, mas a experiência dos atletas do Petro de Luanda falou mais alto e estes venceram o quarto de jogo por 58-45.No terceiro período, Shonnon Crooks, Víctor Muzadi, Francisco Horácio e Fernando Albano foram os atletas que mais complicaram a estratégia da formação da casa. Mário Correia, Luís Fernandes, Raimundo Barros e Henrique Bado, destacaram-se pelo Promade. Ainda ssim não conseguiram impedir a derrota neste período por 88-59.Com o resultado quase feito, o Petro de Luanda foi melhor em campo na quarta metade de jogo, onde saiu a vencer por 107-77.

ANGOLA : Gustavo da Conceição recebe voto de confiança dos associados

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo da Conceição, recebeu ontem um voto de confiança dos associados para continuar a comandar os destinos da instituição durante os próximos quatro anos.Gustavo da Conceição mereceu o voto de confiança durante a Assembleia geral da Federação, que encerrou ontem em Luanda.As dez associações presentes mostraram interesse em ver o antigo capitão da selecção nacional e seu elenco a dirigir a modalidade por mais quatro anos. As próximas eleições acontecem no mês de Setembro.Em declarações à Angop, Júlio Paiva vice-presidente da associação de Benguela afirmou que Gustavo da Conceição, pelo seu empenho, deve continuar à frente da direcção da federação para dar continuidade ao seu projecto de expansão da modalidade por todo o país.Reconheceu que nem todo programa, apresentado na campanha eleitoral, foi comprido, mas realçou a dinâmica implementada pelo actual elenco directivo para alcançar os objectivos preconizados.Considerou ainda transparente a forma como foram apresentados os relatórios de conta e actividade e sublinhou que a província que representa vai continuar a contribuir para o desenvolvimento da modalidade.Dois dos anteriores presidentes do órgão reitor do basquetebol no país nomeadamente Jaime Guimarães e Pires Ferreira também deram os seus votos de confiança a actual direcção.Entretanto, Gustavo da Conceição agradeceu a confiança transmitida pelos associados, mas sublinhou que a sua recandidatura ainda não está decidida. “Fomos surpreendidos com o gesto e agradecemos, mas neste momento o importante é terminar o mandato com a participação da selecção feminina no torneio pré-olímpico e dos masculinos nos Jogos Olímpicos”, referiu.“Depois dos jogos vamos reunir e decidir sobre a recandidatura ou não”, explicou.A assembleia-geral da FAB, que terminou hoje, teve a duração de dois dias.

ANGOLA : FAB decide homenagear Presidente da República

O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, será homenageado pela Federação Angolana de Basquetebol, com uma menção honrosa (FAB) pelo seu contributo ao desenvolvimento da modalidade e em particular no Afrobasket/2007, que decorreu em cinco cidades do país.A proposta foi feita ontem durante a assembleia-geral da federação e aprovada unanimemente pelos representantes das dez associações provinciais, presentes no acto.De acordo com o presidente da FAB, Gustavo da Conceição, a menção honrosa ao Presidente da República é merecida pelo seu empenho na organização do Campeonato Africano, realizado em Agosto de 2007 em Angola e ganho pela selecção nacional.Por outro lado, a menção ao Chefe de Estado deve-se ao seu contributo no crescimento da modalidade e a sua afirmação no mundo depois de já ter conquistado o continente.“O presidente já deu um exemplo claro que está com o basquetebol. Vamos procurar, brevemente, efectivar esta nossa pretensão”, sublinhou, recordando que o mesmo já fora homenageado, em 2007, pela Federação Africana de Basquetebol (FIBA-ÁFRICA) durante a realização do “Africano”.Entretanto, a assembleia-geral da FAB encerrou ontem. Para além dos convidados, o acto contou com a presença de dez associações designadamente Bié, Uije, Benguela, Huíla, Huambo, Lunda Sul, Cabinda, Luanda, Moxico e a Associação de árbitros e juízes.Dentre as varias resoluções saídas do encontro destaque também para a institucionalização de um torneio internacional em alusão ao dia do basquetebol que se assinala no dia 18 de Maio.Foi também aprovada, pelos associados, a proposta de homenagem às províncias que albergaram o Campeonato Africano (Afrobasket2007), designadamente Huíla, Benguela, Cabinda e Huambo, bem como Bié e Moxico, pelo empenho no desenvolvimento do basquetebol.A equipa do Vila Clotilde, pela persistência de se manter no “Nacional”, apesar das dificuldades financeiras que atravessa, vai também ser homenageada, assim como o director geral do 1º de Agosto, Fernando Barbosa, pela criação do actual logótipo da federação.

ANGOLA : Gustavo da Conceição recebe voto de confiança dos associados

Os associados presentes na assembleia-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), realizada de 23 a 24 deste mês, em Luanda, deram voto de confiança ao elenco liderado por Gustavo da Conceição para continuar a frente da instituição.

As dez associações presentes mostraram interesse em ver o antigo capitão da selecção nacional e seu elenco a dirigir a modalidade por mais quatro anos. As eleições acontecem no mês de Setembro.
Em declarações à Angop, Júlio Paiva, vice-presidente da associação de Benguela afirmou que o actual presidente deve continuar na direcção da federação devido o seu empenho, para dar continuidade ao projecto de expansão da modalidade no país.
Reconheceu que nem todo programa, apresentado na campanha eleitoral, foi comprido, mas realçou a dinâmica implementada pelo elenco directivo.
Considerou transparente a forma como foram apresentados os relatórios de conta e actividade e sublinhou que a província de Benguela vai continuar a contribuir para o desenvolvimento da modalidade.
Da mesma opinião é o vice-presidente da associação provincial de Cabinda, Luís Encoge, que louvou as homenagens as cidades que albergaram o Afrobasket2007.
“Tivemos uma participação ilimitada, abordamos vários temas e concluímos que a direcção da federação merece continuar”, disse.
Por sua vez o presidente da associação do Uíge, António Silva, considerou um sucesso a assembleia-geral.
“As contas foram justificadas rigorosamente, por isso apostamos na continuidade do presidente provando que valorizamos o seu empenho em prol do desenvolvimento da modalidade”, acrescentou.
Dois dos anteriores presidentes do órgão reitor do basquetebol no país nomeadamente Jaime Guimarães e Pires Ferreira também deram os seus votos de confiança a actual direcção.
Entretanto, Gustavo da Conceição agradeceu a confiança transmitida pelos associados, mas sublinhou que a sua recandidatura ainda não está decidida.
“Fomos surpreendidos com o gesto e agradecemos, mas neste momento o importante é terminar o mandato com a participação da selecção feminina no torneio pré-olímpico e da masculina nos Jogos Olímpicos”, referiu.
Acrescentou que depois dos Jogos Olímpicos vai reunir com os seus colaboradores e decidir sobre a recandidatura ou não.

ANGOLA : Federação aprova proposta de homenagem ao Presidente da República

Uma proposta para homenagear o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pelo seu contributo no desenvolvimento do basquetebol, foi hoje aprovada por membros da federação angolana da modalidade, no final da sua assembleia-geral.

Aprovada por unanimidade por representantes das dez associações presentes, a proposta refere-se, em particular, ao empenho do chefe de Estado na realização do Afrobasket-2007, ocorrido em cinco cidades do país.

De acordo com o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, a menção honrosa ao Presidente da República é merecida pelo seu empenho na organização do Campeonato Africano, em Angola, ganho pela selecção nacional e por tudo quem tem feito para o crescimento da modalidade e a sua afirmação no mundo depois de já ter conquistado o continente.

“O presidente já deu um exemplo claro que está com o basquetebol, vamos procurar brevemente efectivar esta nossa pretensão”, disse, recordando que o mesmo já foi homenageado, em 2007, pela FIBA-ÁFRICA.

A assembleia-geral da FAB contou com a presença das associações do Bié, Uíge, Benguela, Huíla, Huambo, Lunda Sul, Cabinda, Luanda, Moxico e a Associação de Árbitros e Juízes.

Dentre as varias resoluções saídas do encontro, destaque para a institucionalização de um torneio internacional em alusão ao Dia do Basquetebol Nacional, que se assinala a 18 de Maio, a aprovação da proposta de homenagem a quatro localidades que albergaram o Afrobasket-2007 (Huíla, Benguela, Cabinda e Huambo), bem como Bié e Moxico, pelo empenho no desenvolvimento da modalidade.

Serão ainda homenageados a equipa do Vila Clotilde, pela persistência ao se manter no nacional, apesar das dificuldades financeiras que atravessa e o director-geral do 1º de Agosto, Fernando Barbosa, pela criação do actual logótipo da federação de basquetebol.

ANGOLA : 1º de Agosto consolida liderança no Nacional

O 1º de Agosto venceu esta noite, no pavilhão do Codmn, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 83-76, em partida da segunda jornada da segunda volta da série A da "final four" do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino e consolidou a liderança da prova com dez pontos.
Após bom início de jogo com um parcial de oito zero nos primeiros três minutos, os “militares” tiveram que se empenhar para ultrapassar a formação “aviadora”, que, mesmo em terreno adverso, ombreou de igual para igual até ao final.
O ASA voltou a vender cara a derrota, após ter feito na primeira volta, saindo em pequena desvantagem em três períodos do jogo (19-18, 45-37 e 63-62).
Para a mesma ronda, o Petro de Luanda derrotou o Promade de Cabinda, na casa deste, por 107-77, e mantém-se na segunda posição da prova com nove pontos.

24 maio 2008

ANGOLA : Instituído torneio internacional alusivo ao dia da modalidade

Em alusão ao dia do basquetebol, a ser celebrado a 18 de Maio, a federação angolana da modalidade realizará anualmente um torneio internacional com duas selecções da zona VI (África Austral), selecções e equipas nacionais. A prova foi institucionalizada hoje durante a assembleia-geral da FAB e começa a ser disputada em 2009.

Além das duas formações estrangeiras participarão no evento as quatro equipas melhores classificadas do Campeonato Nacional sénior e as selecções de sub-20 e 23.

De acordo com o presidente da federação, Gustavo da Conceição, o torneio visa valorizar a data e dar alguma experiência internacional às selecções jovens. Disse também que a prioridade, em termos de selecções convidadas, recai para as da zona VI pelo facto de Angola se comprometer em contribuir para o desenvolvimento da modalidade na referida área geográfica (onde está situada).

O dia 18 de Maio passou a ser considerado dia da modalidade por ser a data em que, no ano de 1930, foi realizada a primeira partida de basquetebol no país, entre o Liceu Salvador Correia e a equipa do Académico.

Ainda hoje foi aprovada, pelos associados, a proposta de homenagem às províncias que albergaram o Campeonato Africano (Afrobasket2007), designadamente a Huíla, Benguela, Cabinda e Huambo, bem como Bié e Moxico, pelo empenho no desenvolvimento do basquetebol.

A equipa do Vila Clotilde, pela persistência ao se manter no nacional, apesar das dificuldades financeiras que atravessa, vai também ser homenageada, assim como o director geral do 1º de Agosto, Fernando Barbosa, pela criação do actual logótipo da federação.

ANGOLA : Aprovados relatórios e contas da FAB

Os relatórios e contas das actividades de 2006 e 2007 da Federação Angolana de Basquetebol foram aprovados esta manhã em assembleia ordinária, aberta hoje, em Luanda.
O parecer favorável à gestão federativa foi dado pelo Conselho Fiscal, que elogiou a forma como foram gastos os dinheiros disponibilizados ao órgão reitor do basquetebol nos últimos dois anos.
No total o basquetebol consumiu 371 milhões 833 mil kwanzas, dos quais 225 milhões 594 mil e 656 kz disponibilizados pelo governo angolano.
Por outro lado, os membros da federação tomaram conhecimentos da implementação dos 20 projectos do actual elenco federativo, assim como dos motivos que levarão a direcção da FAB a trocar o seu actual logótipo.
Foi transmitido ainda aos delegados os resultados de uma pesquisa que visou encontrar o dia nacional do basquetebol, a ser celebrado a 18 de Maio, por ter sido nessa data que se realizou o primeiro encontro da modalidade, em 1930, no Lubango.

Assim, no futuro a data será celebrada com um torneio internacional na categoria de sub-20 em ambos os sexos, segundo a direcção da federação.

Os trabalhos encerram sábado na sede da FAB.

ANGOLA : Desportivo da Huíla em Cabo Verde

Com uma comitiva de 20 integrantes, liderada pelo seu treinador principal, Emanuel Trovoada "Mané", a equipa de basquetebol do Desportivo da Huíla chegou esta manhã a Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde deve participar, a partir de sábado, em dois torneios internacionais.

Segundo a Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) que confirmou a informação, a caravana tem a sua chegada prevista na Cidade da Praia às 14:00 horas locais, menos duas em Angola (16:00).

O Desportivo da Huíla participa de um torneio internacional alusivo aos 30 anos do clube Juvenil Seven Stars, e aos 150 anos da cidade da Praia, capital do arquipélago.

A Inforpress informa ainda que a formação angolana chegou na sua maior força, tendo levado, entre outros atletas, o internacional cabo-verdiano Abdulay Faty (2,06 metros), o poste internacional angolano Buila Kantiavala (2,07 metros), Rock Longonda (2,01metros), o terceiro melhor ressaltador do campeonato nacional, e Izaquiel Silva, internacional sub-18, também com dois metros.

O base Yuri Swingui (1,86 metros) e o extremo Sanu Maria (1,94 metros), internacional sub-20, são outras referências convocadas por Mané, antigo seleccionador de Cabo Verde.

23 maio 2008

ANGOLA : “Nacional” faz arrancar 2ª volta

A segunda volta da “Final Four” da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos arranca hoje, sexta-feira, com a disputa de quatro partidas, sendo duas referentes a série “A” e outras duas da séria “B”.O 1º de Agosto, líder invicto da “Final Four” com seis pontos, fruto de três vitórias, desloca-se a província mais ao Norte do país, Cabinda, ao encontro do Promade local. Depois de terem vencido os “nortenhos” por 111-63, no desafio da primeira volta, em Luanda, os militares apesar de jogarem fora do seu habitat apresentam-se como favoritos à conquista dos dois pontos. A partida está agendada para às 16 horas.Já o Atlético Petróleos de Luanda, segundo classificado da “Final Four”, com cinco pontos, defronta às 18 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA), terceiro classificado da série “A” com quatro pontos.Os petrolíferos da capital que na ronda anterior baquearam frente ao arqui-rival, 1º de Agosto, vão procurar arrebatar os dois pontos em disputa, ante um adversário que se tem mostrado bastante renhido.Amanhã, sábado, para a segunda jornada da segunda volta, o Promade de Cabinda recebe no seu reduto o Atlético petróleos de Luanda, enquanto o 1º de Agosto terá pela frente o Atlético Sport Aviação ASA, às 18 horas, no Pavilhão do Rio Seco.Na série “B”, o Sporting de Luanda recebe às 15 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo da Huíla, ao passo que a Universidade Lusíada não vai jogar em virtude do Desportivo da Huíla ter viajado ontem para Cabo Verde, onde vai participar em dois torneios internacionais. Amanhã, o Clube da Universidade Lusíada medirá forças às 15 horas, no Rio Seco, a formação do Sporting de Luanda. Já o Cduan recebe às 18 horas, no anexo, o Grupo Desportivo Interclube.

ANGOLA : FAB reúne hoje em Assembleia Geral

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) reúne-se hoje, a partir das 10 horas, na sala de conferência do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), em Assembleia-Geral Ordinária. O conclave do órgão reitor da modalidade no país encerra amanhã, sábado, numa das salas de reuniões da nova sede da federação, sita no Complexo da Cidadela Desportiva.Carlos Manuel Neves da Cunha, na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Federação Angolana de Basquetebol, vai proceder ao discurso da sessão de abertura, seguindo-se a intervenção do presidente de direcção da FAB, Gustavo Vaz Dias da Conceição.De acordo com o programa a que o “Jornal dos Desportos” teve acesso, os associados das 18 províncias vão discutir e aprovar a ordem dos trabalhos da Assembleia-Geral, leitura e aprovação da acta da primeira assembleia, proposta do regulamento e funcionamento da assembleia, apresentação dos relatórios das associações provinciais, isto no período matutino.No período da tarde, os trabalhos começam às 15 horas, com a apresentação do informe sobre o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo, Afrobasket/07, realizado em cinco cidades do país (Luanda, Benguela, Hu-ambo, Huíla e Cabinda), cuja competição foi ganha pelo seleccionado angolano. Seguir-se-á a apresentação do relatório de actividades, de contas do exercício financeiro de 2006 e 2007 e do programa da FAB.Amanhã, sábado, a partir das 9 horas, os trabalhos prosseguem com o balanço do programa de expansão e desenvolvimento do basquetebol denominado Pedbasket, informação sobre o projecto de marketing, culminando com um seminário nacional sobre procedimentos técnicos-administrativo na gestão da “bola ao cesto”. Recorde-se que, as eleições na FAB estão agendadas para o mês de Setembro, após a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim, China.

22 maio 2008

ANGOLA : Desportivo da Huíla embarca hoje para o arquipélago de Cabo Verde

A equipa sénior masculina de basquetebol do Desportivo da Huíla segue viagem hoje, quinta-feira, para o arquipélago de Cabo Verde, a fim de participar em dois torneios da modalidade naquele país irmão.Nestes torneios em que a formação huilana vai participar, o primeiro enquadra-se no 30º aniversário do clube juvenil de basquetebol da Praia, enquanto o segundo, visa saudar mais um aniversário da fundação da Cidade da Praia. Segundo o responsável pelo departamento de basquetebol do Clube Desportivo da Huíla, Nelson dos Santos, a formação de basquetebol do grémio militar da 5ª região, vai a Cabo Verde, a convite do Clube Juvenil da Cidade da Praia, onde militou, o atleta Abdulay Faty, actualmente ao serviço do Desportivo.“Esse intercâmbio está incluído na vinda do atleta Abdulay Faty. O clube que convidou o Desportivo da Huíla, é onde militou o nosso atleta na temporada passada e não tem nada a ver com a vinda do técnico Emanuel Trovoada”, adiantou Nelson dos Santos. Fazer uma boa representação no sentido de estar entre os três primeiros lugares constitui um dos objectivos da equipa técnica e atletas das terras da Chela. Aquele responsável, realçou que a ida da equipa para Cabo Verde, onde disputa os dois torneios ao lado de outras formações daquela cidade, servirá de incentivo para os atletas, uma vez que no seu regresso ao país previsto para o próximo dia 30 do corrente mês, vão ter novo ânimo em prosseguir com a competição nacional da modalidade que se encontra já na recta final. “A nossa primeira participação nesse evento internacional, servirá de incentivo, visto que os nossos atletas vão ter maior rodagem competitiva para dar sequência à competição interna no país no dia 6 de Junho”, sublinhou.A caravana, que permanece em Cabo Verde durante uma semana, é composta por 20 integrantes entre dirigentes, técnicos e atletas. No entanto, todas as questões atinentes a deslocação da equipa, referiu aquele responsável, foram precavidas. De salientar que o Desportivo da Huíla, inseridono grupo das formações que disputam as classificativas do quinto ao décimo lugar do Campeonato Nacional, jogou terça-feira, diante do Interclube, tendo perdido por 64-96.

ANGOLA : FAB prepara assembleia geral

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza nos dias 23 e 24, na sala de conferências do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda, a segunda assembleia geral referente ao mandato de 2005/2008.

De acordo com o programa a que a Angop teve hoje acesso, durante a reunião serão apresentados os relatórios das associações provinciais, de actividades e contas do exercício 2006, 2007 e dos projectos da federação.
Será efectuado também o balanço do "Pedbasket", programa de expansão e desenvolvimento do basquetebol, bem como um seminário sobre procedimentos técnico-administrativo na gestão da modalidade, além da apresentação de um relatório sobre o Afrobasket2007.
A direcção da FAB é encabeçada por Gustavo da Conceição. As eleições estão previstas para o mês de Setembro, após os Jogos Olímpicos de Pequim, onde o basquetebol angolano estará presente.
Durante o primeiro quadriénio Angola conquistou o africano em seniores masculinos e alcançou a melhor classificação de sempre no mundial. Em femininos, ficou em terceiro lugar no africano da modalidade, ocupando uma vaga no primeiro torneio de "repescagem" para os Jogos.

21 maio 2008

ANGOLA : Desportivo da Huíla participa em torneios em Cabo Verde

A formação sénior masculina de Basquetebol do Desportivo da Huíla viaja quinta-feira ao arquipélago de Cabo Verde, onde vai fazer parte de dois torneios locais, informou quarta-feira no Lubango, o chefe de Departamento Administrativo do Clube, Ezequias Domingos.

Vinte pessoas integram a caravana "militar" da quinta região, que vai participar a partir de sábado em dois torneios, sendo o primeiro na cidade da Praia, que marca os 30 anos do Clube Juvenil local e o segundo na Ilha do Sal, cuja data não foi avançada.

Segundo Ezequias Domingos, um outro propósito da deslocação da equipa a Cabo Verde, prende-se com a intenção de se estreitar relações com clubes do arquipélago, assim como aproveitar o curto período (duas semanas) de permanência naquela país africano, para aprimorar alguns aspectos tácticos e técnicos.

O Desportivo da Huíla, treinado pelo angolano Manuel Trovoada, ex-selecionador de Cabo Verde, conta com os préstimos do poste cabo-verdiano Abdulay Faty, um dos "abonos de família" da equipa, e, segundo fontes da agremiação, novas pesquisas serão feitas nesta deslocação, que se deverão traduzir em eventuais contratações para a próxima época.

Os "militares da 5ª região" estreiam este ano na "Final Four" dos basquetebol angolano; tiveram uma prestação a cima das previsões, pelo que a direcção do grémio promete reforçar as atenções à modalidade.

ANGOLA : Francisco Jordão confirma subida de forma

Jordão foi ainda eficiente nos lançamentos de campo

Melo Clemente

Com um terceiro quarto espectacular, em que marcou nada menos nada mais do que 25 pontos contra 11 do seu opositor, a formação do 1º de Agosto vergou ontem no Pavilhão do Rio Seco, o Atlético Petróleos de Luanda, por 102-90, na partida de maior cartaz da última jornada da primeira volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos e, assumiu o comando da “Final Four”, com seis pontos, seguido do arqui-rival (Petro), com cinco.Apesar dos petrolíferos da capital terem ganho o primeiro período por uma margem de dois pontos, (26-28), o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, começou melhor a partida, fruto do maior rigor defensivo demonstrado nos minutos inicias da contenda, tendo a turma do Eixo-viário desfeiteado o sistema defensivo com o jogo exterior.No segundo quarto, com um cinco de luxo constituído por Miguel Pontes Lutonda, Rodrigo Mascarenhas, Joaquim Gomes “Kikas”, Francisco Jordão e Olímpio Cipriano, os militares conseguiram uma margem de dez pontos (60-50) ao cabo dos primeiros 24 minutos.Depois de ter apreendido muito bem a lição na derrota da semana passada (89-79), frente ao arqui-rival, o português ao serviço do clube militar, Luís Magalhães, manteve no terceiro quarto o mesmo cinco que partiu por completo a formação do Atlético Petróleos de Luanda, tendo conseguido uma margem de 28 pontos a nove minutos do fim do referido período.Com a partida completamente controlada, Luís Magalhães retirou da quadra Miguel Lutonda, Olímpico Cipriano e Rodrigo Mascarenhas, fazendo entrar Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio e Armando Costa. A produção dos militares manteve-se. Neste período o 1º de Agosto anulou por completo o jogo exterior dos petrolíferos da capital e como não bastasse não conseguiam transpor a cortina defensiva do 1º de Agosto. 85-61 foi o resultado final no terceiro período.Com uma vantagem confortável, Luís Magalhães deu-se ao luxo de deixar de fora o cinco de ouro, facto que permitiu os petrolíferos da capital reduzirem a desvantagem para 12 pontos.Nos lançamentos de campo, o 1º de Agosto superou o seu adversário ao conseguir uma percentagem de 65.7 (23/35), contra 40.5 (15/37) do Atlético Petróleos de Luanda. Já nos três pontos o Petro foi superior. Dos 30 tentados converteu 13 (43%), contra 35% dos militares.O trio de arbitragem constituído por Fernando Pacheco “Baganha”, António Bernardo e Carlos Júlio, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final.Ainda ontem para o mesmo grupo “A”, o ASA foi derrotar em Cabinda o Promade local por 72-63. O 1º de Agosto lidera a competição com seis pontos, seguido do Petro com cinco, em terceiro vem o ASA com quarto, ao passo que o Promade ocupa a última posição com três pontos.
Ficha técnica

Pavilhão do Rio Seco, com uma assistência razoável, para ver jogar as equipas do 1º de Agosto e Atlético petróleos de Luanda, em desafio referente a última jornada da primeira volta da “Final Four” da XXX edição do campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.Sob arbitragem de Carlos Júlio, António Bernardo e Fernando Pacheco “Baganha”, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:1º de Agosto: Mayxer Alexandre (0), Armando Costa (5), Marques Houtman (2), Olímpio Cipriano (12), Joaquim Gomes “Kikas” (19), Felizardo Ambrósio (3), Vladimir Ricardino (10), Francisco Jordão (25), Carlos Almeida (10), Miguel Lutonda (15), Rodrigo Mascarenhas (1), Hermenegildo Santos (0).Treinador: Luís Magalhães.Atlético Petróleos de Luanda: Eduardo Mingas (15), Luís Costa (8), Carlos Morais (17), Fernando Albano (0), Leonel Paulo (12), Cardoso Casimiro (5), Shannon Croocks (2), Francisco Horácio (3), Domingos Bonifácio 15), Victor de Carvalho (3), Joaquim Xavier (4), Victor Muzadi (6).Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”.Marcha do marcador: 26-28, 60-50, 85-61, 102-90.

Opinião dos técnicos

Luís Magalhães (1º de Agosto)

“Foi uma vitória justa”

O técnico principal do 1º de Agosto, Luís Magalhães, considerou ontem no final da partida, em que venceu o seu arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, por 102-90, de justo o triunfo da sua equipa.“Penso que no cômputo geral acabamos por ser o justo vencer. Conseguimos em algumas etapas do jogo ser eficazes na defesa e eficientes no ataque. Vamos continuar a trabalhar no sentido de melhorarmos cada vez mais a nossa performance”.

Alberto de Carvalho (Petro)

“Estivemos muito mal”

Por banda dos petrolíferos da capital, a tristeza era evidente no rosto da equipa técnica e jogadores. Alberto de Carvalho “Ginguba” queixou-se da ausência do base Milton Barros que se encontra lesionado.“Hoje (ontem) as coisas nos correm muito mal. O 1º de Agosto foi superior em todos os aspectos. Infelizmente não podemos contar com os préstimos do Milton Barros o que pesou bastante na produção da nossa equipa”.

ANGOLA : Ginguba reconhece superioridade do 1º de Agosto

O técnico da equipa sénior masculina do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho “Ginguba”, afirmou terça-feira, depois da derrota da sua equipa frente ao 1º de Agosto (102-90), que foram impotentes para travar o adversário na partida da terceira jornada do grupo A, última fase (final four).
Em declarações à imprensa, o treinador justificou o desaire da sua formação com a superioridade do adversário e a incapacidade do seu plantel em travar o poderio “militar”.
“Fomos impotentes. Não conseguimos vencer o jogo porque o 1º de Agosto esteve melhor. Estão de parabéns, mas vamos continuar a trabalhar para fazer melhor nos próximos desafios”, sublinhou, realçando que nada está perdido apesar da desvantagem.
“Ainda faltam três voltas, acredito que, depois de corrigirmos os erros cometidos hoje, estaremos melhor nos outros encontros”, acrescentou.
O Petro de Luanda averbou a sexta derrota frente ao 1º de Agosto no Campeonato Nacional, contra uma vitória. Este é o primeiro de quatro jogos entre si previstos nesta etapa do Nacional.
As duas equipas voltam a defrontar-se no próximo dia 27 no pavilhão principal da Cidadela.

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro em noite de espectáculo

Numa noite de afundanços, triplos e outros pormenores que tornam o jogo num espectáculo, o 1º de Agosto venceu, terça-feira no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda por 102-90 e terminou a primeira volta da fase final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol em primeiro lugar com seis pontos.

A três voltas do final da competição, os “militares” deram na noite de terça-feira um passo importante rumo a conquista do título perdido em 2006 para o mesmo adversário. Agora sim, as vitórias, sobre tudo nos jogos entre si, têm influência na classificação final, o que não acontecia nas fases anteriores, por isso os dois pontos conquistados hoje poderão ser decisivos.

Ao contrário do que tem sido hábito, nas partidas entre as duas melhores formações de África, os dois técnicos utilizaram todos os jogadores disponíveis. Um precisou rodar o plantel depois de garantir a vitória, ao passo que outro experimentou todos os atletas a procura de soluções para dar a volta ao resultado.

Alberto de Carvalho “Ginguba” não contou com o base Milton Barros, que a última hora foi dado como inapto pelo departamento médico do Petro, enquanto que o seu adversário teve todo plantel disponível.

O jogo foi disputado de forma equilibrada até ao oitavo minuto do segundo quarto, altura em que as duas equipas alternavam a vantagem no marcador, depois dos “petrolíferos” terem terminado o primeiro período na frente por dois pontos (28-26). Depois, com o poste Francisco Jordão, inspirado, veio ao de cima a superioridade dos “militares”.

A quatro minutos do final do segundo período Luís Magalhães voltou a alinhar a primeira equipa constituída por Miguel Lutonda, Olímpio Cipriano, Rodrigo Mascarenhas, Francisco Jordão e Kikas Gomes. Este cinco garantiu uma vantagem de 10 pontos ao intervalo (60-50) com 20 pontos do luso-angolano.

No terceiro quarto o 1º de Agosto consolidou a vantagem ao alcançar a maior diferença pontual (85-61). Na ocasião, o técnico “petrolífero” experimentou todas as opções que tinha no banco dos suplentes, mas não encontrou soluções para travar o poderio ofensivo e defensivo dos “rubro-negros”.

No final do mesmo quarto, quando faltavam três minutos e 39 segundos o treinador português ao serviço do 1º de Agosto voltou a lançar a segunda equipa, mas desta vez com a inclusão de Mayzer Alexandre que, depois de dois meses parado por lesão, ainda não tinha efectuado qualquer jogo frente ao Petro de Luanda.

No período decisivo, o quarto, os “rubro-negros” entraram virados para o espectáculo, invês de gerirem o resultado. Foi assim os “tricolores”, comandados por Domingos Bonifácio, autor de 15 pontos, aproveitaram para encurtar o resultado, numa altura em que o júnior Hermenegildo Santos também estava em campo.

Com o resultado em 90-75 a seu favor, faltando quatro minutos e 57 segundos para se jogar, Luís Magalhães lança para quadra o cinco “demolidor”, onde se destacaram Lutonda, com as suas assistências, e Cipriano com afundanços e dribles. Pelos “petrolíferos” Bonifácio respondia com triplos e alguns pormenores técnicos que fizeram o público afecto ao Petro vibrar.

Foi nesta toada que as duas equipas chegaram ao final do encontro, com o 1º de Agosto a atingir a chapa 100 e o Petro de Luanda reduzindo a diferença para 12 pontos. 102-90 foi o resultado.

Em termos estatísticos a superioridade dos anfitriões se fez sentir nos ressaltos, onde conquistou 53 contra 35 do seu opositor. Francisco Jordão foi o melhor marcador com 25 pontos, secundado pelo seu colega Kikas Gomes com 19, ao passo que Carlos Morais com 17, Mingas e Bonifácio com 15 cada foram os melhores marcadores do conjunto orientado por Ginguba.

Os “militares” isolam-se na liderança da prova com seis pontos, mais um que os “tricolores” na segunda posição. O próximo encontro entre ambas, a contar para terceira jornada da segunda volta da fase final (final four), está agendado para o dia 27 deste mês no pavilhão principal da Cidadela.

20 maio 2008

ANGOLA : Conselho de Administração extingue Grupo Desportivo da Nocal

Melo Clemente

O Grupo Desportivo da Nocal deixa de existir a partir do dia 31 do mês em curso, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte daquela agremiação desportiva.Segundo a nossa fonte, depois do Conselho de Administração da Nocal, presidido por Jorge Leku, belga da nacionalidade, ter se reunido com a direcção do Grupo Desportivo, tendo na ocasião assegurado a continuidade do clube, decidiu na última sexta-feira extinguir o Grupo Desportivo da Nocal.A direcção do Grupo Desportivo da Nocal recebeu ontem a notificação do Conselho de Administração da empresa cervejeira, em que faz menção a extinção do Clube Desportivo.“Infelizmente esta é a realidade crua e nua. Recebemos a notificação do Conselho de Administração da empresa hoje (ontem), dando conta da extinção do Grupo Desportivo da Nocal a partir do dia 31. Não nos foi dado a devida explicação lamentou a nossa fonte” que preferiu o anonimato.Entretanto, o Jornal dos Desportos fez todas as demarchas no sentido de ouvir alguém ligado ao Conselho de Administração da Nocal mas, fomos mal sucedidos.Fundado a 16 de Julho de 1963, o Grupo Desportivo da Nocal movimenta a modalidade de basquetebol desde os iniciados aos senhores, em ambas as classes, perfazendo um total de 198 atletas.Escola adstrita ao município do Cazenga, formou atletas que hoje são referência no basquetebol angolano, casos de Miguel Pontes Lutonda, Simão Panzo, José Nascimento, Vicente Neto, Carlos Quibato, Felipe Abraão, Wilson de Carvalho, Michel Santos, Adilson Câmara, Fernando Albano entre outros.Entretanto, os técnicos de basquetebol foram convidados a trabalhar a fabrica de Bom Jesus.

ANGOLA : `Militares` e `petrolíferos´ disputam liderança do nacional

As equipas de basquetebol do 1º de Agosto e do Petro de Luanda voltam a defrontar-se esta noite, no pavilhão do Codmn, na capital do país, em jogo pontuável à terceira ronda da "final four" da série A do campeonato nacional sénior masculino.
A partida vai opor os melhores do campeonato e o vencedor será o líder isolado do grupo, uma vez que as duas equipas se encontram no topo da classificação com quatro pontos cada.
Será o segundo encontro entre estas formações no recinto dos “militares” em oito dias, sendo que os petrolíferos venceram na última terça-feira por dez pontos de diferença em desafio referente à segunda fase do nacional.
Espera-se por um desafio renhido, a julgar pela qualidade dos conjuntos e interesse das equipas em conquistar o maior trofeu da modalidade no país. Outro aspecto que aumenta a expectativa é o prestígio e orgulho dos intervenientes, dirigentes e adeptos.
Para o mesmo grupo jogam, também hoje, em Cabinda, Promade e ASA, que ocupam as posições imediatas na tabela de classificação com dois pontos cada.
O Petro de Luanda é o detentor do título.

19 maio 2008

ANGOLA : Petro e 1º de Agosto disputam primeiro jogo do título

Se os três jogos disputados entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, a contar para o Camnpeonato Nacional de Basquetebol, não foram decisivos para a decisão do título, já o de terça-feira, no pavilhão do Rio Seco, terá implicações na classificação final.

O embate entre estes dois principais conjuntos do país e do continente sempre foi muito disputado, embora até agora não tivesse "peso" nas contas finais.
Os “militares” venceram os dois encontros da primeira fase, enquanto os “petrolíferos” levaram a melhor na segunda etapa, naquela que foi a primeira vitória sobre o seu arqui-rival na presente temporada depois de cinco derrotas seguidas (com dois jogos da Taça de Angola e a Supertaça Wlademiro Romero).
Na ocasião, estava em jogo o prestígio e o orgulho dos atletas, equipa técnica, dirigentes e adeptos, já que nunca esteve em causa a presença na "final four".
Agora qualquer ponto é importante, sobretudo nos confrontos entre si, uma vez que três vitórias de um deles poderão garantir a conquista do campeonato - desde que não perca como uma outra equipa.
Nste sistema de disputa, que em 2006 substituiu os "play- off", só na última fase os jogos começam a "doer" e as equipas estão proibidas de perder pontos.
Entretanto, o primeiro jogo a sério entre as duas melhores equipas de África será disputado terça-feira numa altura em que os treinadores têm os respectivos planteis totalmente disponiveis.

Eduardo Mingas, Victor Muzadi e Carlos Morais têm-se destacado nos confrontos pelos “petrolíferos” e normalmente esta motivação é acrescida quando o adversário é o 1º de Agosto.

O capitão Victor de Carvalho, depois de uma primeira fase apagada, esteve bem na segunda etapa tendo sido um dos destaques na única vitória da época sobre os “militares”. Os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba”, ao que parece, estão em melhor forma física tal como aconteceu na época passada, em que após sucessivos desiares nas primeira e segunda fases, acabou conquistando o título na etapa derradeira.

Na ocasião, os “militares” eram orientados por Jaime Covilhã. No Rio Seco a equipa ficou completa com a reintegração de Mayzer Alexandre, depois de dois meses lesionado. Olímpio Cipriano, MVP da primeira fase, continua a ser a principal referência e melhor marcador. Armando Costa, Rodrigo Mascarenhas e o veterano Miguel Lutonda são outros atletas que podem ser decisivos no confronto frente os “tricolores”.

Mas nem sempre as principais “estrelas” se evidenciam no jogo entre Petro de Luanda e 1º de Agosto. Numa altura em que se aproximam os Jogos Olímpicos de Pequim (China), são muitos os jogadores que querem fazer parte do lote dos pré-convocados e nada melhor que um desafio entre estas duas formações como propaganda.

Petro de Luanda e 1º de Agosto lideram a série A com quatro pontos cada. O vencedor isolar-se-á na liderança. Para o mesmo grupo jogam, em Cabinda, Promade e ASA.

18 maio 2008

ANGOLA : 1º de Agosto vence ASA no destaque da segunda jornada

O 1º de Agosto venceu sábado o Atlético Sport Aviação (ASA) por 82-75, na partida de destaque da segunda jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, “final four”, com 20 pontos de Olímpio Cipriano, o melhor marcador do encontro.

Os campeões africanos tiveram que puxar dos “galões” para conquistarem os doispontos, frente a um adversário que “vendeu cara” a derrota.
O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, no qual os “aviadores”, embora inferiores, deram uma réplica ao seu adversário, campeão africano em título.
Ainda assim, os “militares” terminaram a frente com seis pontos de diferença (27-21).
Nos minutos iniciais, do segundo período, os pupilos de Carlos Diniz perderam-se e encontraram muitas dificuldades para ultrapassar a defesa a zona imposta pelo 1º de Agosto, mas a quatro minutos do final do referido quarto, o ASA, que perdia por 10 pontos de diferença, conseguiu recuperar e reduzir a desvantagem para dois pontos, antes do intervalo (47-45).
No terceiro período o ASA surpreendeu, não deixou jogar o adversário, com uma defesa a homem, e foi mais eficaz em termos ofensivos.
Os postes Kikas Gomes, Francisco Jordão e Felizardo Ambrósio encontraram muitas dificuldades para ultrapassar Idelfonso Quiteculo, o principal obstáculo dos “militares” no jogo interior.
A eficácia do conjunto do “aeroporto” foi premiada ao vencerem o terceiro quarto por 17-13 fixando o resultado, no final do mesmo, em 62-60 a seu favor.
No último período o equilíbrio manteve-se e o 1º de Agosto só a um minuto do final da partida consumou a vitória por sete pontos de diferença (75-82).

Na outra partida da série A, o Petro de Luanda venceu o Promade de Cabinda por 75-52, com 38-26 ao intervalo. Com 12 pontos, Henriques Bado (Promade) foi o melhor marcador do encontro, secundado por Fernando Albano e Shannon Croocks, ambos do Petro, com 11 e 10 pontos respectivamente.

“Militares” e “petrolíferos” lideram a competição com quatro pontos cada, mas os “rubro-negros” estão em vantagem nos cestos average. Na terceira jornada, terça-feira, as duas equipas defrontam-se na partida de destaque.

Resultados:

Petro de Luanda – Promade de Cabinda 75-52
1º de Agosto – AS 82-75

Classificação:
1 – 1º de Agosto 02/04
2 - Petro de Luanda 02/04
3 - ASA 02/02
4 - Promade de Cabinda 02/02

Próxima jornada:
1º de Agosto – Petro de Luanda (pavilhão do Rio Seco-19 horas)
Promade de Cabinda – ASA (Cabinda-16 horas)

17 maio 2008

CABO VERDE : Campeonato sénior feminino de Santiago Sul entra na última volta

A quarta e última volta do campeonato de basquetebol sénior feminino de Santiago Sul começa hoje, 17, às 18h30, no Pavilhão Vavá Duarte, com os jogos Órgãos - Bairro e ABC - Seven Stars.
Na segunda jornada, que acontece segunda-feira, 19, às 18h30, vão se defrontar Órgãos - Seven Stars e Bairro - ABC. A terceira jornada é no dia 22, sexta-feira, às 19h30, e porá frente a frente Órgãos - ABC e Seven stars - Bairro.
Os playoff começam a 24 de Maio, domingo, às 10h00. A equipa que conseguir mais vitórias no final de uma série de três jogos (os clubes voltam a jogar nos dias 25 e 28 de Maio), passa à final, que está agendada para 29 e 30 de Maio, às 18h30 e 10h00.

ANGOLA : ``Final four`` disputa segunda jornada

Duas partidas estão programadas para hoje, em Luanda, pontuáveis para a segunda jornada da "final four", do xxx campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.
Na partida de maior cartaz, o 1º de Agosto defronta às 18 horas no pavilhão do Rio Seco, o Atlético Sport Aviação (ASA), mas antes (16: horas) na Cidadela, o Petro-Atlético de Luanda (campeão nacional) vai enfrentar o Promade de Cabinda.
Na ronda inaugural, os "petrolíferos" derrotaram os "aviadores", por 84-65.

16 maio 2008

ANGOLA : Selecção feminina segue hoje para Espanha

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol viaja esta noite para Espanha, onde vai cumprir um estágio de 23 dias, tendo em vista a sua participação do torneio de acesso aos Jogos Olímpicos a decorrer de 09 a 15 de Junho em Madrid.

Na Espanha, a selecção tem já confirmadoS cinco jogos de preparação. O primeiro será diante da selecção regional de Navarro (dia 21), seguem-se os confrontos frente as selecções da Espanha (25), Japão (27) e Nova Zelândia (28 e dois de Junho).

As 15 atletas convocadas viajam para o estágio e sete dias antes do início da prova serão indicadas as 12.

O evento, que visa qualificar os cinco melhores classificados aos Jogos Olímpicos de Pequim (China), será disputado por 12 selecções, divididas em quatro grupos com três equipas cada. As duas primeiras classificadas, na fase de grupo, apuram-se para as meias-finais.

As angolanas, que fazem parte do grupo B ao lado da argentina e República Checa, ganharam o direito de discutir um lugar na prova fruto do terceiro posto alcançado no Campeonato Africano das Nações, no Senegal.

Hoje, no pavilhão do Rio Seco, as pupilas de Raúl Duarte efectuaram a última sessão de treino no país onde o seleccionador nacional privilegiou a vertente táctica experimentando várias defensivas e ofensivas tendo em conta as características dos adversários.

Lista das pré-convocadas: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Bárbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Nacissela Maurício, Jacqueline Francisco, Maria Barbosa, Catarina Camufal, Angelina Glome, Judith Queta, Nadir Manuel, Irene Guerreiro e Felizarda Jorge.

Constituição dos grupos:

A: Japão, Letónia, Senegal
B: Angola, Argentina, República Checa
C: Brasil, Ilhas Fidji, Espanha
D: Bielorússia, Taipei, Cuba

ANGOLA : Final four/Decisão do título inicia hoje

A última fase do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol começa a ser disputada hoje, com destaque para o jogo entre o Petro de Luanda e o ASA, às 18 horas, no pavilhão da Cidadela Desportiva.

O Promade de Cabinda visita o 1º de Agosto no pavilhão do Rio Seco.

O Petro de Luanda, motivado com o facto de vencido a segunda fase, em que superou os “militares” depois de cinco derrotas seguidas, é favorito apesar de enfrentar uma das revelações desta edição do Nacional. Na última vez que estiveram frente-a-frente o campeão nacional venceu apenas por dois pontos de diferança(63-61).

O ASA, até ao momento conseguiu equilibrar com os principais candidatos ao título (Petro, 1º de Agosto) e vencer o Interclube. A presença na "final four" e na final da segunda maior competição do país foi a recompensa.

Na outra partida, o 1º de Agosto recebe o Promade de Cabinda, num jogo onde se prevê total domínio dos “militares”. Embora a formação de Cabinda tenha terminado a segunda fase na terceira posição, superando ASA e Interclube - este afastado da disputa do título - não tem argumentos para equilibrar com a equipa orientada pelo português Luís Magalhães.

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) rectificou o seu comunicado de quarta-feira, que indicava o ASA como terceiro colocado. Assim, segundo a instituição, a terceira posição pertence ao Promade.

ANGOLA : Selecção feminina defronta Japão e Nova Zelândia na preparação

A pré-selecção sénior feminina de basquetebol, que prepara a participação no torneio de acesso aos Jogos Olímpicos, a ter lugar em Madrid (Espanha) de 09 a 15 de Junho, vai jogar diante das suas congéneres do Japão e Nova Zelândia, informou o treinador Raul Duarte.

De acordo com o programa apresentado pelo técnico, que falava à Angop, o encontro frente às nipónicas está agendado para o dia 27, ao passo que com as neo-zelandesas estão previstas duas partidas nos dias 28 deste mês e 02 de Junho.

Além destes três encontros, o “cinco” nacional, como já havia sido anunciado, vai defrontar, em Espanha, a selecção regional de Navarro (21), a congénere anfitriã (25) e encerra a preparação, dia 04, frente a uma das formações que também disputará o torneio pré-olímpico.

Raul Duarte realçou a pretensão de efectuar um jogo no dia 31 de Maio com adversário a indicar, mas sublinhou que nada está confirmado.
A selecção nacional segue hoje, sexta-feira, para Espanha onde vai estagiar, tendo em vista a competição. Quinta-feira, no pavilhão anexo da Cidadela, em Luanda, as pupilas de Raul Duarte treinaram fundamentos, defesa, recuperação defensiva e ofensiva e marcação à zona. Antes da partida, no período da manhã, treinam pela última vez no país.
O seleccionador nacional considerou positiva a preparação em Luanda e afirmou que a intenção, na competição, é dignificar o basquetebol angolano, salientando que, embora seja difícil, Angola vai jogar para ganhar e qualificar-se para a fase seguinte.
“As outras equipas são mais fortes porque têm maior experiência internacional e disputam regularmente provas do género, mas vamos tentar encurtar esta diferença com os jogos amistosos”, disse.

Apontou a República Checa como principal candidata a terminar o grupo em primeiro lugar. “É uma selecção com historial e o basquetebol feminino na Europa tem muita qualidade, trabalham mais e jogam mais do que qualquer outro continente”, justificou. Angola e Argentina completam o grupo B.
Quanto às 12 atletas que vão “lutar” por um lugar nos Jogos Olímpicos, Raul Duarte afirmou que serão indicadas apenas depois do segundo jogo frente à Nova Zelândia, previsto para 02 de Junho.
Domitila Ventura e Catarina Camufal, com uma rotura na coxa direita e fractura no nariz, respectivamente, também seguem viagem com as restantes 13 atletas. Segundo uma fonte da equipa médica, as mesmas são recuperáveis para a competição.
Eis as pré-convocadas: Domitila Ventura, Isabel Francisco, Bárbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Nacissela Mauricio, Jacqueline Francisco, Maria Barbosa, Catarina Camufal, Angelina Glome, Judith Queta, Nadir Manuel, Irene Guerreiro e Felizarda Jorge.

15 maio 2008

ANGOLA : Angola disputa apuramento ao Afrobasket da Nigéria

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, detentora do título africano, vai disputar as eliminatórias de acesso ao próximo Afrobasket´2009, a ter lugar na Nigéria, de acordo com o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), António Celestino Sofrimento Manuel. Segundo a fonte, que falava à Angop, citando um comunicado da FIBA-ÁFRICA, a única selecção com a qualificação garantida é a do país anfitrião (Nigéria).O secretário-geral da FAB não explicou o motivo desta alteração, mas disse que Angola, nove vezes campeã africana, começará a “lutar” por uma vaga na competição em 2009. A Selecção Nacional não disputa eliminatórias de apuramento ao Afrobasket há mais de 10 anos. Depois da conquista do primeiro título (1989), seguiram-se os troféus de 91,93, 95.Em 1997 a marcha vitoriosa dos angolanos foi interrompida ao perder nas meias-finais no Senegal frente aos anfitriões. Em 1999, 2001, 2003, 2005, 2007 veio ao de cima a supremacia do conjunto nacional, com a conquista desses cinco títulos consecutivos.

ANGOLA : José Carlos traça terceiro lugar como meta a atingir na “final Four”

Depois de ter conseguido o honroso q­u­arto lugar na “Final Four” da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, relegando para o quinto lugar a formação do Grupo Desportivo Interclube, o Promade de Cabinda pretende lutar agora para o terceiro lugar da competição, cuja fase final, arranca amanhã, sexta-feira, segundo fez saber José Carlos de Carvalho Ribeiro Guimarães, técnico principal da formação nortenha, em entrevista exclusiva ao Jornal dos Desportos.Apesar de perder no início da presente época desportiva quase 40% do seu plantel a favor das equipas da província de Luanda e da Huíla, nomeadamente, Atlético Sport Aviação (ASA), Grupo Desportivo Interclube, Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo da Huíla, a formação que representa a província mais ao Norte do País, Cabinda, conseguiu manter-se entre as quatro melhores equipas da presente temporada, feito enaltecido pelo seu técnico que almeja agora o terceiro lugar da prova.“Felizmente, apesar de vários constrangimentos que tivemos no início da época, com saída de alguns atletas para os outros clubes, aliado ao facto de não existir uma competição interna de seniores a nível da província de Cabinda, nós, esta temporada conseguimos materializar dois objectivos. Primeiro, conseguimos durante a primeira fase nos qualificarmos entre as sete melhores equipas e agora estamos entre os quatro melhores. Por isso, com todo o respeito que tenho pelo Atlético Sport Aviação (ASA), nesta fase, o nosso grande objectivo e sem sombras de dúvidas à conquista do terceiro lugar”, asseverou José Carlos Guimarães.Entretanto, aquele técnico disse por outro, que apesar de estipular o terceiro lugar como meta a alcançar, a sua equipa vai tentar diminuir o fosso com as equipas do Atlético Petróleos de Luanda e do 1º de Agosto. “O facto de querermos o terceiro lugar não significa dizer que nos jogos com o 1º de Agosto e com o Atlético Petróleos de Luanda entremos já consciente de que vamos perder, não. Repito, respeitando todos os adversários e conhecendo as potencialidades destas equipas, iremos melhorar cada vez mais as nossas performances, ou seja, diminuir o fosso existente”, frisou.Recorde-se que, a fase final da XXX edição do Campeonato Nacional de basquetebol arranca já amanhã, sexta-feira, com o Promade de Cabinda a defrontar às 18 horas, no Pavilhão principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda, ao passo que o 1º de Agosto recebe a mesma hora, no seu reduto, a formação do Atlético Sport Aviação (ASA), isto para o grupo “A”, que será jogado no sistema de todos contra todos a quatro voltas.

14 maio 2008

CABO VERDE : Playoffs Páginas Amarelas: Prédio protesta vitória do Seven Stars

O Prédio decidiu protestar a vitória do Seven Stars na primeira jornada dos playoffs do Campeonato Páginas Amarelas. A equipa da ASA alega que Denis, jogador do Seven Stars que militou no campeonato português esta época, foi inscrito de forma irregular.

Agora, as duas equipas aguardam a decisão do conselho jurisdicional da Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol. Irregularidades à parte, a renascida equipa do Seven Stars conseguiu vencer o Prédio por 62-56. “Foi um jogo emocionante, com momentos de nervosismo por ambas as equipas”, refere fonte de A Semana.

O Seven Stars iniciou bem e conseguiu uma vantagem que era de 20 pontos no final da primeira parte. No término do terceiro período, Prédio/CVT recuperou 16 pontos. Porém, nessa altura o coração falava mais alto do que a cabeça e Prédio não teve frieza suficiente para vencer o jogo.

O ABC, equipa campeã de Cabo Verde, não teve dificuldade em vencer Achada Grande por 93-53 no primeiro jogo das meias-finais. E, apesar da diferença de 40 pontos, Achada Grande se bateu bem. “È notável o desenvolvimento alcançado pela estreante Achada Grande ao longo desta época”, alega a mesma fonte.

Entretanto, realizou-se esta quarta-feira, 14, o segundo jogo das meias-finais. O terceiro e último jogo das meias-finais dos playoffs do Campeonato Páginas Amarelas é amanhã, 17, no Pavilhão Vavá Duarte. A primeira partida da finalíssima é no dia 21 de Maio.

ANGOLA : Campeões africanos disputam acesso para Afrobasket´2009

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol, detentora do título, vai disputar as eliminatórias de acesso ao próximo Afrobasket´2009, a ter lugar na Nigéria, informou hoje o secretário-geral da Federação Angolana, Tony Sofrimento.
De acordo com a fonte, que falava à Angop, citando um comunicado da FIBA-ÁFRICA, a única selecção com a qualificação garantida é a do país anfitrião (Nigéria).
O secretário-geral da FAB não explicou o motivo desta alteração, mas disse que Angola, nove vezes campeã africana, começará a "lutar" por uma vaga na competição em 2009.
A selecção nacional não disputa eliminatórias de apuramento ao Afrobasket há mais de 10 anos. Depois da conquista do primeiro título (1989), seguiram-se os troféus de 91, 93, 95.
Em 1997 a marcha vitoriosa dos angolanos foi interrompida ao perder nas meias-finais no Senegal frente aos anfitriões. Em 1999, 2001, 2003, 2005, 2007 veio ao de cima a supremacia do conjunto nacional, com a conquista desses cinco títulos consecutivos.

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro de Luanda defrontam-se terça-feira

Depois de vencerem uma fase cada, as equipas do 1º de Agosto e do Petro de Luanda defrontam-se terça-feira, no pavilhão do Rio Seco, para a terceira jornada da última fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, denominada "final four".
Os "militares" terminaram invictos na primeira fase, com um saldo de 24 vitórias em igual número de jogos, ao passo que os "petrolíferos", sem qualquer derrota, sagraram-se campeões da segunda fase com 12 pontos em seis partidas.
A "final four" será disputada pelas quatro melhores classificadas da série A na etapa anterior, no sistema de todos contra todos a quatro voltas. A equipa que conquistar o maior número de pontos fica com o título nacional em posse do Petro de Luanda.
Entretanto, as vitórias do 1º de Agosto sobre o Petro de Luanda, no nacional e vice-versa, não terão qualquer influência nesta fase da competição.
De acordo com a direcção técnica da Federação Angolana da modalidade (FAB), este sistema de disputa visa proporcionar, apenas, mais jogos às equipas fracas, uma vez que nos moldes anteriores (play-offs) as mesmas efectuavam menos de 30 desafios por época e ficavam arredadas da prova.
Deste modo, Petro de Luanda, 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA) e Promade de Cabinda, as quatro qualificadas para a série A da "final four", vão disputar o troféu.
1º de Agosto e Petro de Luanda vão jogar mais quatro vezes esta temporada para decidirem o título de campeão nacional. Três vitórias, nos confrontos entre ambas, poderá significar a conquista do troféu, desde que não percam com uma outra equipa.

Emparceiramento da 1ª volta (grupo A):

1ª Jornada (sexta-feira)
Petro de Luanda – Promade de Cabinda
1º de Agosto – ASA

2ª Jornada (sábado)
Petro de Luanda – ASA
Promade de Cabinda – 1º de Agosto

3ª Jornada (terça-feira)
1º de Agosto – Petro de Luanda
ASA – Promade de Cabinda

ANGOLA : Interclube afastado da ´´final four``

O Interclube, finalista vencido da Taça dos Clubes Campeões de África (2005), ficou de fora da "final four" do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, ao perder terça-feira, em Luanda, diante do 1º de Agosto, por 77-96.
Com a derrota frente aos "militares", os "polícias" somaram nove pontos, os mesmos que o ASA e Promade de Cabinda, mas foram superados pelo desempate no confronto directo.
Deste modo, Petro de Luanda, 1º de Agosto, ASA e Promade de Cabinda qualificaram-se para a final four, onde vão constituir o grupo A e jogar no sistema de todos contra todos a quatro voltas.
O Interclube passa para o grupo B onde vai disputar do quinto ao nono posto, ao lado do Desportivo da Huíla, CDUAN, Universidade Lusíadas e Desportivo da Catumbela.

O Interclube, que terminou a prova na terceira posição na época passada, era apontado como um dos candidatos ao título. Já a presença do Promade de Cabinda, na série A, é a grande surpresa.

Eis a constituição dos grupos:

Grupo A:
Petro de Luanda
1º de Agosto
ASA
Promade de Cabinda

Grupo B
Interclube
Desportivo da Huíla
CDUAN
Universidade Lusíadas
Desportivo da Catumbela

Grupo C
Sporting de Luanda
Desportivo da Nocal
Imbondeiro de Viana
FC Vila Clotilde

ANGOLA : 1º de Agosto vence Interclube e consolida segunda posição

O 1º de Agosto classificou-se no segundo lugar da série A da segunda fase do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino com 11 pontos, ao vencer na noite de terça-feira o Interclube, por 96-77, no pavilhão do Rio Seco, em Luanda.

No encontro da sexta e última jornada, os “militares” foram superiores durante os 48 minutos, o que permitiu ao seu treinador, Luís Magalhães, utilizar, durante mais de 12 minutos, os atletas Simão João e Hermenegildo Santos, suplentes que fazem dupla na categoria de juniores. Estes converteram cinco e sete pontos, respectivamente.

Os “polícias” aguentaram até ao intervalo, altura em que perdiam por dez pontos de diferença (56-46), mas nos períodos seguintes “quebraram” fisicamente e o adversário aproveitou para ampliar a vantagem.

Com 30 pontos, Kikas Gomes (1º de Agosto) foi o melhor marcador da partida, seguido do seu companheiro Carlos Almeida com 16, ao passo que Simão Panzo e Fabrice Mokootemapa destacaram-se no Interclube com 14 e 12 pontos, respectivamente.
O 1º de Agosto venceu sem qualquer contestação, diante de um Interclube sem “chama” e com falta de motivação. O Petro de Luanda, que nesta ronda folgou por força de calendário, ocupou a primeira posição do grupo A com 12 pontos.
Os outros dois integrantes do grupo I para a terceira e última fase do campeonato, denominada "final four", sairão entre o Promade de Cabinda, ASA e Interclube, equipas que terminaram a segunda etapa empatas com nove pontos, ficando assim a federação da modalidade por homologar esta fase da prova.

Resultados gerais da sexta jornada (grupo A):

ASA – CDUAN (79-76)
1º de Agosto – Interclube (96-77)
Desportivo da Huíla – Promade de Cabinda (61-87)

13 maio 2008

CABO VERDE : Dana Barros quer jogar na Selecção Nacional de Basquetebol

O ex-jogador da equipa de basquetebol Celtic de Boston, Dana Barros, anunciou este domingo que está a considerar voltar ao quadrilátero para representar a selecção de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Barros, 41 anos, disse ao jornal Boston Globe que estuda a possibilidade de integrar a equipa nacional para disputar, de 14 a 20 de Julho, a pré-qualificação, em Atenas, Grécia.

Para chegar a Pequim, a selecção masculina de basquetebol de Cabo-Verde terá que passar o teste de Atenas onde enfrentará, na primeira fase, as formações da Alemanha e Nova Zelândia (Grupo B). Se passar, poderá jogar na segunda fase (quartos-de-final) com uma das equipas do Grupo A que inclui Grécia, Líbano e Brasil.

Dana Barros, que desempenha as funções de director do Departamento de Desenvolvimento de Atletas, dos Celtic, foi contactado por seu primo Tony Barros, ex-estrela da UMass Boston e actual jogador da equipa nacional.

Segundo o Boston Globe, um outro basquetebolista de origem cabo-verdiana, Ryan Gomes, declinou o convite para reforçar a equipa do arquipélago. Gomes revelou ao diário de Boston que seu sonho é defender as cores da selecção americana nas Olimpíadas de 2012. Ele afirmou, no entanto, que se sentia honrado com o convite.

Em Março Cabo Verde perdeu o treinador Emanuel Trovoada, que conduziu a equipa crioula no Afrobasket 2007, onde os cabo-verdianos conquistaram a Medalha de Bronze. Mané apontou então razões de saúde de um familiar para não acompanhar Cabo Verde no torneio de apuramento para os Jogos Olímpicos.

A selecção de Cabo Verde de Basquetebol qualificou-se para Atenas graças ao terceiro lugar conquistado no Afrobasket “Angola 2007”.

ANGOLA : Praticantes da modalidade na Chibia clamam por uma quadra de jogos adequada

Trinta e dois praticantes com idades compreendidas entre os 12 aos 19 anos, nos escalões de iniciados, cadetes e juniores masculinos repartidos em 12 cada categorias, movimentam a modalidade de basquetebol no município da Chibia, província da Huíla. Porém, estes jovens que mostram vontade de virem no futuro ingressar nas equipas da província e quiçá de outros pontos do país, clamam pela recuperação urgente do único campo polivalente de jogos existente naquele município pelo facto da mesma encontrar-se em estado avançado de degradação.O trabalho de recuperação efectuado pela empresa Revescor de 31 de Outubro de 2005, a 2 de Março de 2006, em nada valeu para o bem do desenvolvimento da modalidade naquela localidade que dista a 45 quilómetros a sul da cidade do Lubango. O Jornal dos Desportos que constatou “in loco” a situação, apurou que o material aplicado na ocasião pela empreitada Revescor foi de débil qualidade, o que ocasionou a caída total das duas tabelas, os arcos e rachaduras no pavimento. Essa condição, não foi precavida pela empresa fiscalizadora KLM Kolomas, numa obra em que o estado, investiu seis milhões 527 mil e 638 kwanzas, o equivalente a cerca de oitenta e sete mil dólares norte americanos.Adelina Costa, é uma treinadora residente na cidade do Lubango. Por ter sido antiga praticante da modalidade, ela diariamente percorre o troço Lubango-Chibia e vice-versa para ensinar o ABC da modalidade, sem medir os riscos de vida, atendo os constantes acidentes de viação que ocorrem naquela via.Segundo ela, é lamentável ver uma infra-estrutura em menos de dois anos desde que foi recuperada, a degradar-se sem se pedir contas a empresa encarregue na altura da obra. Para o administrador municipal em exercício, Emílio Alexandre, promete recuperar a obra num curto espaço de tempo. Para tal, apelou a colaboração dos utilizadores (atletas) a contribuir também na preservação do património.“Brevemente, uma intervenção, poderá acontecer neste campo. É uma pena são mais dinheiros que vão se gastar porque este valor, poderia ser gasto noutras áreas, mais vamos repetir intervir aqui no campo em virtude do nosso mesmo estar numa pouca-vergonha. Então contamos com a vossa consciência, colaboração na preservação deste património que vos foi entregue”, referiu.

ANGOLA : Grupo “A” do “Nacional” encerra hoje

As equipas do 1º- de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube defrontam-se logo, às 18 horas, no Pavilhão do Rio Seco, em partida de maior cartaz da última jornada da fase do grupo “A” da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Os petrolíferos da capital, líder do grupo, com 12 pontos, folgam por imperativo de calendário.Com nove pontos, a entrada da última jornada, os pupilos de Luís Magalhães, português ao serviço da equipa militar, vão procurar vergar está noite a formação dos Polícias, comandada por Manuel de Sousa “Necas”, que somam já duas derrotas nesta etapa da competição.Está manhã, a formação do 1º- de Agosto realiza o último apronto antes do prélio de mais logo, onde o técnico principal vai procurar corrigir algumas debilidades ofensivas.O extremo Olímpio Cipriano que se lesionou no derby da última terça-feira, frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, com quem perderam por 89-79, está totalmente recuperado para o embate de logo.Os militares perseguem o quinto triunfo nesta etapa da competição, onde ocupam o segundo lugar do grupo “A”, com nove pontos, contra 12 dos petrolíferos da capital que já terminaram a sua participação nesta fase.Com menor ou maior dificuldade, a turma do Rio Seco, chamará a si à conquista dos dois pontos em disputa, a julgar pela diferença dos dois planteis.Apesar de reconhecer a superioridade dos militares, Manuel de Sousa “Necas” afirmou que vão com o propósito de contrariar ao máximo os intentos do 1º- de Agosto. Ainda hoje, o Atlético Sport Aviação (ASA) recebe às 16 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan), ao passo que o Grupo Desportivo da Huíla terá a visa do Promade de Cabinda.Recorde-se que, a fase final da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos arranca na próxima sexta-feira.

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube encerram grupo ´´A`` do Nacional

As equipas do 1º- de Agosto e Interclube defrontam-se logo, às 18 horas, no Pavilhão do Rio Seco, em Luanda, na partida de cartaz da última jornada do grupo “A” do 30º Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino.
A equipa “militar” soma nove pontos no segundo lugar da prova, enquanto o Interclube tem oito, no terceiro posto da série, que é liderada pelo Petro de Luanda com 12.
Ainda hoje, o Atlético Sport Aviação (ASA) recebe às 16 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela, o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN), ao passo que o Grupo Desportivo da Huíla será visitado pelo Promade de Cabinda. O Petro de Luanda folga por força de calendário.

A terceira e última fase do campeonato arranca sexta-feira, devendo dividir-se em quatro grupos com a seguinte constituição:

Grupo I, os quatro primeiros da actual série A
Grupo II, os três últimos da actual série A
Grupo III, os três primeiros da actual série B
Grupo IV, os três últimos da actual série B

A actual série B é constituída pela Universidade Lusíada, Imbondeiro de Viana, Sporting de Luanda, Vila Clotilde, Desportivo da Nocal e União de Catumbela.

12 maio 2008

ANGOLA : Entrega de material aos núcleos marca Semana do Basquetebol na Huíla

O núcleo dinamizador de basquetebol do município da Chibia, localidade que dista a 45 quilómetros a Sul da província da Huíla, beneficiou no sábado, de um lote de material desportivo composto por 10 bolas de mini-basket de marca “Sport” e 50 pares de equipamento, entre calções e camisolas para o fomento da modalidade naquela região. A oferta da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, enquadra-se no cronograma de actividades da Semana Nacional do Basquetebol a assinalar-se no próximo dia 18 do corrente mês, em toda a extensão do território nacional.Com este acto efectivado na Chibia, a associação da modalidade local, dá assim início ao relançamento e expansão da prática do basquetebol nos 14 municípios que compõem a província da Huíla.De acordo com o presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Luís Garrido Lisboa, o alargamento da prática da modalidade, bem como a entrega de material desportivos para os demais núcleos dos municípios da província, está a ser feito por fase. Nesta primeira etapa, foram contemplados os municípios da Chibia, Humpata e Matala, este último que acolhe no próximo dia 18, o acto provincial do Dia Nacional do Basquetebol. O presidente da Associação provincial de basquetebol, aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração da governação do município da Chibia, no sentido desta persuadir a classe empresarial ligada ao sector de exploração mineira a apoiarem o desporto local. “Nós sabemos que a nível do município da Chibia, existem muitas empresas do sector de exploração mineira, que movimentam avultadas somas financeiras. Por isso, queremos aproveitar a oportunidade e na presença do senhor administrador em exercício pedir a colaboração da governação local para que possam persuadir a classe empresarial para que dentro do seu pacote de apoio social ao município, priorizem o desporto com particular incidência ao basquetebol”, aconselhou. No entanto, na província da Huíla, o programa de actividades para assinalar a semana nacional do Dia de Basquetebol teve iniciou no passado dia 10 com a romagem ao cemitério do Alto da Mitcha, onde o elenco de Luís Garrido homenageou os atletas e técnicos falecidos com a deposição de flores e culminará no dia 18 com uma partida de basquetebol entre as formações do Lubango/Matala, no município da Matala. Do mesmo programa, consta ainda a homenagem aos antigos praticantes pelo contributo dado ao desenvolvimento do basquetebol na província, com a entrega de Diplomas de Méritos.

10 maio 2008

ANGOLA : Petro e ASA centralizam atenções do grupo “A”

Atlético Petróleos de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA) defrontam- -se hoje, às 16 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em desafio de maior cartaz da VI jornada do grupo “A”. Para o mesmo grupo, o Promade de Cabinda recebe o Grupo Desportivo da Huíla, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube folga por imperativo de calendário.Os petrolíferos da capital, líderes invictos, com dez pontos, fruto de dez triunfos, apresentam-se a priori como favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.Apesar do favoritismo, o Atlético Petróleos de Luanda terá que se empenhar ao fundo, dado as boas exibições que o Atlético Sport Aviação (ASA) tem patenteado na presente temporada.Espera-se, no entanto, por uma partida bastante equilibrada, pelo que, o vencedor será certamente a equipa que cometer o menor número de erros possíveis durante os 48 minutos de jogo.Já na partida que porá frente a frente o Promade de Cabinda ao Grupo Desportivo da Huíla, a equipa nortenha comandada por José Carlos Guimarães apresenta-se como principal candidato à conquista dos dois pontos.

ANGOLA : Pré-selecção realiza hoje segundo jogo de controlo

por Melo Clemente
A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores femininos que projecta a sua participação do Torneio Pré-Olímpico de Madrid, Espanha, prova qualificativa aos Jogos Olímpicos de Pequim, a decorrer de 9 a 15 de Junho próximo, realiza esta manhã, no Pavilhão do Codenm, o seu segundo jogo de controlo, frente à formação do 1º de Agosto em cadetes masculinos.Depois de ter passado no primeiro teste, em que derrotaram na última quinta- -feira, a equipa juvenil masculina do Atlético Sport Aviação (ASA), por 52-47, as pupilas de Raul Duarte vão procurar na partida de hoje, frente aos cadetes masculinos da turma militar, obter o seu segundo triunfo.Apesar dos resultados não estarem em causa nesta etapa de preparação, o trio de treinadores constituído por Raul Duarte, Higino Garcia e Elisa Pires, têm aproveitado os jogos de controlo para fazer algumas correcções quer do ponto de vista ofensivo quer defensivo.As transições rápidas defesa ataque e lançamentos a longa e curta distâncias têm merecido atenção especial do seleccionador nacional, Raul Duarte, que pretende levar para o Torneio Pré-Olímpico de Madrid, uma selecção que seja capaz de ombrear de igual para igual com qualquer selecção. Ontem, sexta-feira, na única sessão de treinos do dia, a equipa técnica privilegiou os aspectos técnicos e tácticos das pré-seleccionadas.O embarque da pré-selecção para o Reino de Espanha, palco do estágio pré-competitivo e do evento, acontece na próxima quinta-feira, dia 16. Em Madrid, a pré-selecção vai realizar sete a oito jogos de controlo.Recorde-se que, Angola está inserida no grupo “B” do Torneio Pré-Olímpico juntamente com as selecções da Argentina, com quem se estreia a 10 de Junho, e a República Checa. No grupo “A” estão as selecções do Senegal, Japão e Letónia. O Brasil, Ilhas Fidji e Espanha vão jogar no grupo “C”, ao passo que no grupo “D” estão as selecções da Bielorússia, Taipei e Cuba.

08 maio 2008

ANGOLA : Cabinda elege dirigentes para associação provincial

A Associação Provincial de Basquetebol em Cabinda vai eleger sábado os seus novos corpos directivos para o próximo quadriénio, na sequência das orientações do Ministério da Juventude e Desportos, que consistem na revitalização das associações desportivas no país.
A Angop apurou, nesta localidade, que concorre ao "cadeirão" de basquetebol na região uma lista liderada pelo presidente cessante, Humberto Baquissi.
De acordo com o comunicado da associação local, a assembleia contará com a participação do Misto de Cabinda, Sporting de Cabinda e Futebol Clube de Cabinda.
O basquetebol constitui o segundo desporto de referência na província de Cabinda, depois do futebol.

07 maio 2008

ANGOLA : Técnico ´´Militar`` reconhece superioridade do Petro de Luanda

O treinador da equipa sénior masculina do 1º de Agosto, o português Luís Magalhães, afirmou que o Petro de Luanda foi superior a sua equipa no confronto da quarta jornada, da segunda fase, do Campeonato Nacional, em que os “tricolores” venceram por 89-79.

Em declarações à imprensa, a fonte reconheceu a superioridade adversária, mas realçou que nada está perdido e que vão continuar a trabalhar tendo em vista a conquista do título nacional.

Salientou que vão corrigir os erros e tentar ganhar os próximos desafios tendo em conta o principal objectivo. “Vamos continuar a trabalhar para melhorar, hoje (terça-feira) o Petro esteve melhor, principalmente na segunda parte, e ganhou bem”, acrescentou.

Abordado sobre o facto de averbar a primeira derrota em Angola, Luís Magalhães considerou normal perder quando se disputa provas do género.
“É a minha primeira derrota em Angola, mas não a primeira da minha carreira como treinador, já perdi varias vezes e também ganhei, por isso vou continuar a trabalhar para melhorar”, sublinhou.
Com esta derrota, o 1º de Agosto baixa para o quarto lugar da competição, com menos um jogo, atrás do Petro de Luanda, ASA e Interclube.

De 48 anos de idade, Luís Magalhães chegou ao país para devolver os títulos perdidos pelo conjunto Militar. Na presente temporada conquistou já a Taça de Angola e a Supertaça Wlademiro Romero.

ANGOLA : Resultados e classificação do grupo ´´A``

Ao vencer terça-feira, no pavilhão do Rio Seco, o 1º de Agosto por 89-79, para a quarta jornada da segunda fase, do campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, o Petro de Luanda distanciou-se na liderança do grupo A com oito pontos, fruto de quatro vitórias.

Eis os resultados da quarta jornada:

Interclube – CDUAN 91-71
ASA – Promade de Cabinda 61-60
1º de Agosto – Petro de Luanda 79-89
Folgou: Desportivo da Huíla

Classificação:

1º Petro de Luanda 04/08
2º ASA 04/06
3º Interclube 04/06
4º 1º de Agosto 03/05
5º Promade de Cabinda 03/04
6º CDUA 04/04.
7º Desportivo da Huíla 02/03.

ANGOLA : Ginguba considera especial vitória sobre o 1º de Agosto

O técnico do Petro de Luanda Alberto de Carvalho ´´Ginguba`` considerou especial a vitória sobre o 1º de Agosto, na partida da quarta jornada, da segunda fase, do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol disputada terça-feira.

Em declarações à imprensa, no final do encontro que teve lugar no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, Ginguba disse que defrontar uma equipa como o conjunto “rubro-negro” é muito difícil tendo em conta a qualidade do seu plantel que torna exclusiva uma vitória sobre o mesmo.

“Uma vitória é sempre uma vitória, mas ganhar ao 1º de Agosto tem sempre um sabor especial, não pelo facto de ser a primeira vez esta época, mas sim por se tratar de uma grande equipa do continente africano”, explicou.

Sublinhou que durante o jogo a sua formação foi superior pelo que mereceu os dois pontos. Salientou que foi fruto de muito trabalho e humildade por parte dos seus pupilos.

Da mesma opinião é o extremo da mesma agremiação Luís Costa, apontando o jogo colectivo como um dos factores na vitória diante dos “militares”. Na sua opinião as sucessivas derrotas (05) frente ao 1º de Agosto, esta época, deveu-se ao mau estado físico do conjunto.

“Não estávamos tão bem como agora, falta muito para o término do campeonato e já conseguimos atingir o nível físico desejado. Resta apenas esperar pelos outros encontros”, frisou, realçando que o objectivo é revalidar o troféu de campeão nacional.

O Petro de Luanda venceu hoje o 1º de Agosto por 89-79 e interrompeu um ciclo de cinco derrotas diante do mesmo adversário, dos quais duas para o nacional, duas para Taça de Angola e uma na Supertaça Wlademiro Romero.