Africa Basquetebol

30 junho 2008

ANGOLA: Segunda jornada do Campeonato Universitário é concluído hoje no Ine Marista

Quatro partidas encerram hoje, domingo, no Ine Marista, a segunda jornada da XII edição do Campeonato Universitário de basquetebol em seniores masculinos. Trata-se das partidas Faculdades de Letras – Jean Piaget B, às 8 h 00, Faculdade de Direito – Faculdade de Economia, às 10 h 00, Universidade Lusíada A – Faculdade de Engenharia, às 8 h 00 e Faculdade de Ciências – Isced, às 10 h 00.Ontem, na abertura da ronda número dois, a Universidade Metodista de Angola, que participa pela primeira vez na competição, derrotou a Faculdade Gregório Semedo, por 76-62.Luís Neto, da Faculdade Gregório Semedo, foi o cestinha da partida com 24 pontos, fruto de oito triplos, seguido de Francisco de Sousa, da Universidade Metodista de Angola com 21.No outro encontro, a Universidade Óscar Ribas venceu por falta de comparência a Universidade Independente, por 20-0.Aliás, as faltas de comparência neste início da XII edição do Campeonato Universitário de basquetebol em seniores masculinos têm sido frequentes. Na primeira jornada foram registadas duas faltas de comparência. O Isced derrotou o Gregório Semedo por 20-0, a Universidade Óscar Ribas perdeu com a Faculdade de Direito, por 60-75, a Universidade Catolíca ganhou por 20-0 a Faculdade de Ciências, a Universidade Jean Piaget vergou a Faculdade de Economia, por 52-42, a Faculdade de Letras bateu a Faculdade de Engenharia, por 84-38, ao passo que o Upra derrotou a Universidade Lusíada, por 72-50.Dezassete equipas participam na XII edição do Campeonato Universitário subdivididas em três séries de cinco e sete respectivamente. Na série “A” estão as equipas do Jean Piaget B, Upra, Letras, Engenharia e Lusíada A; na “B”, Economia, Jean Piaget A, Independente, Direito e Óscar Ribas; ao passo que na série “C” estão a Lusíada B, Ciências, Gregório Semedo, Isced, Católica e Metodista. A prova será disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas, apurando-se para a fase seguinte as duas primeiras de cada série, formando série única, lutando todos contra todos a uma volta, apurando-se os dois primeiros para a grande final. Recorde-se que a Faculdade de Letras é a actual campeã em título.

ANGOLA : Emanuel Neto e Divaldo Mbunga falham Jogos Olímpicos de Pequim

O poste Emanuel Neto “Nelinho” (2m e 2 centímetros) e o base extremo Divaldo Mbunga (1m 94), ambos a militarem na Liga Universitária dos Estados Unidos da América, já não farão parte da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que em Espanha realiza o seu estágio pré-competitivo, visando a sua participação nos Jogos Olímpicos, a decorrer de 9 a 24 de Agosto próximo, na República Popular da China, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. De acordo com a nossa fonte, os dois atletas alegaram razões académicas, pelo que a integração dos mesmos na pré-selecção nacional está completamente fora de hipótese. “É um dado adquirido que Emanuel Neto “Nelinho” e Divaldo Mbunga já não farão parte do grupo que projecta a participação nos Jogos Olímpicos de Pequim. Eles alegaram razões académicas…”, lamentou a nossa fonte. Questionado se o seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, já tinha conhecimento da indisponibilidade dos dois atletas convocados para os trabalhos da pré-selecção, a nossa fonte adiantou que o mesmo será informado nas próximas horas. Entretanto, o número de desistências aumentou para três, depois do base militar, Miguel Pontes Lutonda, ter se “recusado” a embarcar com o grupo para o Reino de Espanha, no último domingo. Apesar destas contrariedades, o seleccionador nacional continua a seguir à risca o seu programa de preparação, que engloba jogos de controlo na Espanha e a participação nas taças Borislav Stankovic e Diamante. Recorde-se que na Taça Diamante, a disputar-se de 29 de Julho a 1 de Agosto, o cinco nacional está enquadrado no grupo juntamente com as selecções da Austrália e China, ao passo que no grupo “B” estão as selecções da Argentina, Irão e Sérvia. A Taça Borislav Stankovic será disputada de 17 a 27 de Julho. Já em femininos, o continente africano será representado pelo Mali, actual campeão africano que figura no grupo “A” ao lado das selecções da Austrália e China. Japão, Rússia e Estados Unidos da América fazem parte do grupo “B”.

29 junho 2008

CABO VERDE : Chefe do Estado recebe Selecção Nacional de Basquetebol

O chefe de Estado, Comandante Pedro Pires recebeu hoje, sábado, pelas 12 horas, a Selecção Nacional de Basquetebol. O combinado crioulo vai-se apresentar ao PR antes de iniciar a sua viagem com destino à Grécia, onde vai representar Cabo Verde no torneio pré-olímpico, a realizar-se de 14 a 20 de Junho, em Atenas.

A partida da Selecção Nacional está marcada para o próximo dia 30 de Junho, com escala em França, onde fará um estágio para a segunda fase de preparação, partindo depois para a Grécia onde defrontará as selecções da Alemanha e da Nova Zelândia, que são as adversárias da primeira fase do torneio.

CABO VERDE : Selecção cabo-verdiana de basquetebol apresenta-se aos adeptos

A selecção nacional de basquetebol, que disputa o Torneio Pré-Olímpico em Julho, será apresentada oficialmente aos adeptos crioulos hoje, 28, no Pavilhão Vavá Duarte, a partir das 19h. A equipa comandada por Kula Monteiro e Ricó enfrenta um misto da cidade da Praia, formado por atletas do Seven Stars, Prédio e ABC.

Desde a última segunda-feira, 23, todos os convocados estão concentrados na capital e passam por duas sessões diárias de treinos. O atleta Rodrigo Mascarenhas, que actua no 1º de Agosto de Angola, está confiante no desempenho da selecção no torneio internacional. “Com os treinamentos, vamos chegar ao Pré-Olímpico com um bom nível técnico, pois estamos a dar continuidade a um trabalho que foi um sucesso no Afrobasket. Além disso, os jogadores novatos, pelo que percebi, têm muita qualidade e uma vitória nos coloca na segunda fase”, conta

A união e o colectivo dos jogadores serão a principal arma de Cabo Verde na qualificação olímpica. É o que espera Kula Monteiro, um dos treinadores da equipa. “A nossa força está no colectivo, que é baseado nos talentos individuais. A táctica se faz com a técnica e também com a vontade. É da nossa natureza transformar o nada em alguma coisa e isso foi decisivo no torneio em Angola. Estamos preparados para disputar esta importante prova”, afirma.

Os convocados para representar as ilhas no Pré-Olímpico são Rodrigo Mascarenhas, Marques Houtman, Mário Correia, Abdulay Faty, Adelvino Lima, Jeff Xavier, Tony Barros, Ivan Almeida, Félix Robalo, Avery Oliver, Joshs Gomes, Fidel Mendonça, Denis de Pina, Odair Sanches, Samir da Silva, Madjer Fernandes e Luís Fernandes.

28 junho 2008

ANGOLA : Associação da Huíla está preocupada com pouca aderência do sector feminino

O secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol na Huíla (APBH), Henriques Albano, manifestou-se preocupado com o pouco interesse que a camada feminina da cidade do Lubango, demonstra em praticar a modalidade. Para inverter esse quadro notável nos torneios de abertura que servem de antecâmara para os campeonatos provinciais, nos diversos escalões, principalmente em iniciados, cadetes e juniores em ambos os sexos, urge a necessidade de se desenvolver um trabalho árduo de mobilização por forma a que esta franja venha a aderir em massa, como afirmou Henriques Albano. “Estamos preocupados com o sector feminino, visto que, até agora continua a ser uma das categorias que não está a registar muita aderência. Contudo, nós temos feito um trabalho de sensibilização para que a classe feminina venha a participar nesses jogos de abertura, mas infelizmente, o número de aderentes ainda não é satisfatório”, lamentou. Aquele responsável referiu que, participam no referido torneio de abertura, visando a época desportiva 2008, seis equipas em iniciados masculinos, quatro formações em iniciados femininos, seis em cadetes masculinos, quatro em juniores masculinos, uma equipa em júnior feminino e igual numero em cadetes femininos. O homem forte do basquetebol na Huíla, esclareceu que antes de se dar início do torneio em curso, convocou-se todos os clubes para que fizessem parte da reunião do sorteio mas, infelizmente, muitas agremiações por razões alheias não compareceram. “Como é sabido, os torneios de abertura é para aqueles clubes que queiram participar para prepararem-se melhor tendo em conta os campeonatos provinciais. Não há um número muito grande de clubes participantes neste torneio. Acreditamos que talvez estejam ainda a preparar os seus atletas”, fundamentou. De realçar que actualmente existe na província, quatro clubes, nomeadamente o Benfica do Lubango, Ferroviário da Huíla, CDH e Sporting do Lubango, para além dos grupos de massificação como Desportivo do Tchioco, Heja Sport Clube, Desportivo da Chibia, Clube Desportivo 1º de Dezembro e GAB-Huíla. Enquanto que, a Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), controla 730 praticantes com idades compreendidas entre 12 aos 17 anos, em ambos os sexos, divididos em iniciados, cadetes, juniores e seniores.

26 junho 2008

ANGOLA : D´Agosto e “Kikas” próximos do acordo

O internacional angolano Joaquim Gomes “Kikas”, poste de dois metros dois centímetros de altura, vai renovar nos próximos dias, o seu contrato por mais dois anos com a direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, de acordo com uma fonte próxima daquele agremiação desportiva. Segundo a nossa fonte, apesar do atleta ter partido para a Espanha com a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta a sua participação nos Jogos Olímpicos, a ser disputado na República Popular da China, de 9 a 24 de Agosto do ano em curso, sem colocar “o preto no branco”, as negociações para a renovação do contrato para mais dois anos estão em fase avançada pelo que, nos próximos dias, o casamento entre Joaquim Gomes “Kikas” e o clube militar deverá ser efectuado. “Devo assegurar-lhe que as negociações com Joaquim Gomes “Kikas” estão em fase avançada e mais dias menos dias a renovação de contrato deverá acontecer. “Kikas” é um excelente jogador e pelos desafios a que nos propusemos realizar este ano, depois de termos conquistado todas às provas na época transacta, queremos mantê-lo no nosso grupo. Esta época vamos tentar repetir a proeza da edição passada onde arrebatamos tudo inclusive a Liga dos Clubes Campeões Africanos”, asseverou a nossa fonte. O melhor ressaltador da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol é pretendido igualmente pelo arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, e pelos emblemas de clubes espanhóis. “General” Miguel Lutonda renova por mais duas épocas O base Miguel Pontes Lutonda, conhecido nas lides da “bola ao cesto” como General renovou o seu vínculo contratual com a direcção do 1º de Agosto por mais duas épocas. Olímpio Ciprinao (extremo), MVP da XXX edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, e o cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas (poste) renovaram por mais um ano, e um de opção com a formação militar. Segundo a nossa fonte, a direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, tem já assegurado a continuidade de 85% do plantel.

25 junho 2008

ANGOLA : 1º de Agosto começa a projectar participação na Taça dos Campeões

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto deu início, ontem, aos trabalhos de preparação com vista a disputa da Taça dos Campeões Africanos, que ainda não têm data e local definido. Raul Duarte, técnico principal do clube militar, aproveitou a sessão de ontem para rever alguns aspectos técnicos, tendo subdividido o tempo em 45 minutos de lançamentos de triplos, 30 dedicados à defesa três por três, terminando com variáveis tácticas e lançamentos livres. “Estamos a projectar a nossa participação na Taça dos Campeões Africanos cujo calendário nos será dado a conhecer nos próximos dias pelo órgão reitor da modalidade a nível do continente. A nossa equipa mantém a sua estrutura intacta e pensamos obter a melhor classificação possível. Para tal, começámos já a aprimorar os aspectos técnicos e tácticos”, disse. Questionado sobre o quadro clínico do grupo, Raul Duarte informou que, com excepção de Cristina Correia, atleta cabo-verdiana que se queixa de dores do estômago, a equipa se encontra bem, faltando apenas aprimorar o entrosamento no seio do grupo, que ficou repartido com a chamada de parte das atletas para a selecção nacional que esteve a competir no torneio pré-olímpico da Espanha. “A nossa única preocupação era a nossa poste Cristina Correia, que parece estar com paludismo, tendo se queixado de algumas dores de estômago. Porém, hoje (ontem) apresentou-se melhor e treina de forma condicionada, aguardando pelos resultados médicos”, informou. Quanto ao grosso da equipa, Raul Duarte disse que as suas pupilas encontram-se, na sua maioria, em bom estado de forma. As atletas que fizeram parte da selecção nacional tiveram uma semana de descanso e voltaram para os trabalhos com grande ­motivação. A equipa volta a efectuar hoje, por volta das 11 horas, uma sessão de treinos no pavilhão do Rio Seco. Treina-se amanhã no mesmo horário e perspectiva fazer sábado um jogo de controlo com a equipa de cadetes.

24 junho 2008

ANGOLA : FAB mantém moldes de disputa do “Ncional

A direcção da Federação Angolana de basquetebol (FAB) vai manter o actual modelo de disputa do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, segundo Gustavo Vaz Dias da Conceição, presidente da FAB. Apesar das reclamações feitas pelos técnicos do Atlético Petróleos de Luanda e do 1º de Agosto, Alberto de Carvalho “Ginguba” e Luís Magalhães durante a competição, o número um da FAB assegurou que o seu pelouro vai continuar a apostar no actual modelo (grupos) por beneficiar todas as equipas participantes da prova, já que todas fazem o mesmo número de jogos em cada época desportiva. “Nós, direcção da federação vamos continuar a apostar no actual modelo de disputa do Campeonato Nacional por uma razão muito simples. O actual modelo beneficia todas as equipas que participam na prova ou seja, no fim do campeonato todas as equipas acabam com o mesmo número de jogos coisa que no antigo modelo não acontecia. Portanto, as equipas que disputavam os play-offs, eram as que mais jogos faziam durante a época”, disse. Aquele responsável federativo disse por outro lado, que o actual modelo foi debatido em assembleia-geral do órgão reitor da modalidade pelo que, qualquer alteração teria que ser debatido igualmente numa reunião magna da FAB.

23 junho 2008

ANGOLA : Selecção em estágio na Espanha sem Lutonda

O base Miguel Lutonda é o único ausente da pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculina que seguiu domingo para a Espanha, a fim de realizar um estágio de 20 dias, em preparação aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a ter lugar em Agosto, na China.

O atleta do 1º de Agosto, um dos 19 convocados, alega indisponibilidade em representar o cinco nacional, uma vez que já havia anunciado o abandono a selecção, segundo disse hoje à Angop o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento.

"O Miguel reiterou a sua intenção de não representar mais o país a nível de selecções, mas vamos conversar com ele e tentar juntá-lo ao grupo nos próximos dias, pois queremos que vá aos Jogos Olímpicos como atleta ou convidado da federação", explicou.

O jogador, de 37 anos de idade, anunciou em Agosto último, depois do Afrobasket-2007, o abandono a selecção por não se sentir compensado pelos títulos conquistados ao serviço desta, além de ter lesões que o impedem de dar o contributo esperado.

Além dos cinco troféus continentais com a selecção sénior, Lutonda conquistou um africano em sub-22, três Taças dos Clubes Campeões Africano e marcou presença nos mundiais de juniores e seniores (2002 e 2006) e nos Jogos Olímpicos de 2000 e 2004.

A selecção deverá disputar antes doas olimpíadas as taças Borislav Stanckovic e Diamante, ater lugar na China e Macau, respectivamente.

Viajaram os atletas: Kikas Gomes, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vlademir Ricardino, Abdel Bouckar, Eduardo Mingas, Milton Barros, Victor Muzadi, Carlos Morais, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Francisco Horácio e Idelfonso Quiteculo.

Luís Costa e Armando Costa, actualmente em Portugal, assim como Emanuel Neto e Divaldo Bunga, a estudarem nos Estados Unidos da América, juntam-se a equipa em Espanha.

22 junho 2008

CABO VERDE : FCCB penaliza Seven Stars por uso indevido de jogador e campeonato volta ao Gimno Desportivo

A Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol (FCBB) penalizou o Seven Stars com duas faltas de comparência por utilização indevida do jogador Denis Neves no primeiro jogo da 1ª mão das meias-finais do Campeonato Sénior Masculino Páginas Amarelas, segundo acórdão do Conselho Jurisdicional da FCBB.

Tomada a decisão, aguardada há cerca de um mês, o campeonato sénior masculino volta ao Gimno Desportivo este sábado, 21, às 18h30, com a partida Prédio - Seven Stars (2º jogo das meias-finais). Com esta punição, o Seven Stars passa da posição de vencedor do primeiro jogo das meias-finais à de derrotado (Prédio 20 - Seven Stars 0).

Assim, quando entrar em campo este sábado, o Prédio vai estar em vantagem na eliminatória por 1-0. Recorde-se que as meias-finais se jogam no melhor de 3 vitórias. O terceiro jogo entre Seven Stars e Prédio, que acontecerá no caso do Seven Stars empatar a eliminatória este sábado, está agendado para o dia 25, quarta-feira.

Se o Prédio alcançar o 2-0 e, consequentemente, o passaporte para a finalíssima, quarta-feira será dia do 1º jogo da Final. Os outros jogos da finalíssima ficam agendados para 28 de Junho, 2 e 5 de Julho. E se for necessário, ou seja se ao fim dos três primeiros jogos não houver uma vantagem irreversível de uma das equipas, realizam-se mais dois jogos nos dias 9 e 12 de Julho.

20 junho 2008

ANGOLA : Ex-atleta defende formação contínua de quadros

O antigo internacional angolano de basquetebol José Carlos Guimarães defendeu quinta-feira, em Luanda, a necessidade de se desenvolver um programa de formação contínua de quadros nos vários escalões da modalidade, no sentido de preservar a hegemonia angolana no continente.

Falando à Angop, à margem da cerimonia de premiação dos dez jogadores mais valiosos da temporada, José Carlos Guimarães disse ter notado nos últimos tempos um vazio em termos de qualidade de jogadores que possam vir a substituir os actuais atletas de referência na selecção nacional.
Na sua óptica, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) deve continuar a incentivar os agentes da modalidade no que concerne a formação, criando condições de trabalho e não só, uma vez que muitas pessoas ligadas a este desporto mantiveram-se firmes na condução dos destinos do basquetebol, mesmo em condições difíceis.
"Já se praticou bom basquetebol no país, mas hoje podemos fazer mais e melhor", recordou, sugerindo atenção especial a formação de formadores.
Da mesma opinião é o director técnico da federação, Nuno Teixeira, para quem a federação tem estado a cumprir com a "vertente" formação.
O responsável referiu-se ao envio por parte da federação de quatro treinadores angolanos aos Estados Unidos da América para um curso, sendo Carlos Dinis, do Atlético Sport Aviação (ASA), Aníbal Moreira (1º de Agosto), José Pontes (União da Catumbela) e Elvino Dias (quadro de FAB).

ANGOLA : Idelfonso Kiteculo define Jogos olímpicos como meta

O poste do Atlético Sport Aviação (ASA) Idelfonso Kiteculo, eleito jogador fair-play do Campeonato Nacional, afirmou quinta-feira que se sente motivado com a chamada na pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol que se prepara para os Jogos Olímpicos de Pequim (China) em Agosto próximo.

Em declarações à Angop, o basquetebolista, de 27 anos, disse que a sua inclusão nos pré-selecionados é o reconhecimento por tudo que fez durante a temporada finda, onde foi uma das revelações.
Considerou ser um prémio e garantiu que vai trabalhar para estar entre os 12 que vão disputar as olimpíadas.
"Sei que a posição dos postes, na selecção, é muito concorrida, mas também reconheço o meu potencial e sei que, com trabalho, posso conquistar um lugar entre os melhores", salientou o atleta de 2,04 metros de altura.
Quanto ao prémio de jogador fair-play considerou um incentivo e repartiu o mérito com os seus colegas e treinadores. "Foram eles que me ajudaram a conquistar este prémio, sozinho sou apenas um jogador, com eles formamos uma equipa e só assim é possível vencer jogos e conquistar títulos tanto individuais como colectivo", acrescentou o jogador, que iniciou a sua carreira no Petro de Luanda.
Idelfonso Kiteculo, que representou o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN), antes de se transferir para a formação "aviadora", apontou Eduardo Mingas como melhor poste a actuar no país.
Além do atleta "petrolífero", na selecção, foram convocados para a referida posição Abdel Bouckar, Felizardo Ambrósio, Kikas Gomes, Victor Muzadi, Divaldo Bunga e Emanuel Neto.

ANGOLA : Lutonda decide hoje integração na selecção nacional

O base do 1º de Agosto Miguel Lutonda, convocado para pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol, que vai disputar os Jogos Olímpicos de Pequim (China) em Agosto próximo, decide hoje, sexta-feira, se joga ou não pelos campeões africanos, depois de ter anunciado o seu abandono.

Em declarações à Angop, durante a gala de premiação dos melhores atletas de 2008, realizada na noite de quinta-feira pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB), o atleta informou que tomará uma decisão depois da conversa com o presidente da federação, Gustavo da Conceição, agendada para hoje.
Miguel Lutonda conquistou o troféu de melhor marcador de lances livres.
“Eu já anunciei o meu abandono à selecção nacional, mas ainda assim fui convocado. Vou falar com o presidente da FAB para saber os motivos da minha chamada e analisar quais as vantagens de voltar a representar a selecção, uma vez que até ao momento não me sinto compensado por tudo que dei pelo país”, sublinhou o atleta, duas vezes eleito melhor jogador africano.
“Não me juntei ao grupo para os habituais exames médicos porque não respondi positivamente à convocatória. O presidente da federação falou comigo ao telefone, mas precisamos conversar pessoalmente para acertar alguns pormenores”, acrescentou.
Miguel Lutonda, de 37 anos de idade, afirmou, depois do Afrobasket2007, que não iria representar mais o “cinco” nacional, alegando que as constantes lesões o impediam de dar o contributo esperado no seu clube e que não sentia o seu trabalho valorizado.
Além dos cinco troféus continentais, com a selecção sénior, conquistou um africano em sub-22, duas Taças dos Clubes Campeões e marcou presença em mundiais de juniores e seniores (2002 e 2006) e em Jogos Olímpicos (2000 e 2004).
A pré-selecção nacional segue sábado para Espanha, ao contrário de sexta-feira como estava previsto. Segundo uma fonte da FAB, a companhia área angolana Taag alterou o programa de voo.

ANGOLA : Olímpio Cipriano eleito MVP 2008

O extremo do 1º de Agosto Olímpio Cipriano foi eleito quinta-feira o Jogador Mais Valioso do Campeonato Nacional de 2008 (MVP), destronando o atleta do Petro de Luanda Carlos Morais, vencedor da edição anterior.
Além do principal troféu, o basquetebolista, de 26 anos de idade, recebeu também os prémios de melhor marcador do Campeonato Nacional e de dois pontos.
Cipriano, que não apareceu na gala de premiação, realizada no Parque Heróis de Chaves, em Luanda, por motivos de saúde, foi representado pelo seu pai.
No ano passado, o atleta perdeu o prémio por falta de comparência injustificada.

Foram ainda premiados os seguintes jogadores:

Melhor jogador da série B: Simão Panzo (Interclube)
Melhor jogador da série C: Salviano Garcia (Imbondeiro de Viana)
Atleta Fair-Play: Idelfonso Kiteculo (ASA)
Melhor Ressaltador: Kikas Gomes (1º de Agosto)
Melhor Assistente: Armando Costa (1º de Agosto)
Melhor Recuperador: Eduardo Mingas (Petro de Luanda)
Lances Livres: Miguel Lutonda (1º de Agosto)
Marcador de dois pontos: Olímpio Cipriano (1º de Agosto)
Marcador de três pontos: Luís Costa (Petro de Luanda)
Melhor Árbitro: Domingos Simão
Melhor Treinador: Luís Magalhães (1º de Agosto)

19 junho 2008

CABO VERDE : Selecção de basquetebol treina na Praia para o Pré-Olímpico

A selecção nacional de basquetebol já iniciou os treinos no Pavilhão Vavá Duarte, cidade da Praia, para o Torneio Pré-Olímpico, que tem início no dia 14 de Julho, na Grécia. A comissão técnica, liderada por Kula e Ricó, por enquanto, só conta com um terço dos jogadores convocados, já que os demais atletas devem chegar até amanhã, 20, ao país.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Kitana Cabral, espera anunciar até o final desta semana um terceiro membro para plantel técnico, mas não revela o nome. Enquanto isso, Kula e Ricó têm a missão de ministrar os treinos e as palestras aos jogadores. Eles querem dar continuidade ao trabalho do antigo treinador, Emanuel Trovoada.
Mané levou o basquetebol crioulo à medalha de bronze no último Afrobasket, em Angola, garantindo a vaga para a classificatória olímpica. A selecção vai ser apresentada ao público num mini-torneio, que contará com a participação dos combinados de Mali e Senegal, previamente marcado para o dia 28 de Junho e a ser disputado na Praia.

Na primeira fase do Pré-Olímpico, a selecção nacional, integrante do grupo B, estreia contra a Nova Zelândia no pavilhão Oaka de Atenas, a 14 de Julho, e um dia depois volta às quadras para enfrentar a Alemanha. O regulamento da Federação Internacional de Basquete (FIBA) prevê na fase inicial o confronto das 12 selecções nos seus respectivos grupos. As duas primeiras classificam-se para os quartos-de-final. Os vencedores da série vão as meias e os dois finalistas carimbam passaporte para os Jogos Olímpicos de Pequim. A última vaga fica com o combinado que conquistar o terceiro posto.

ANGOLA : 1º de Agosto pretende manter plantel para próxima época

O campeão nacional de basquetebol sénior masculino, 1º de Agosto, deverá manter na próxima temporada o plantel que recuperou o troféu este ano, informou hoje à Angop em Luanda o director para a modalidade Sílvio Lemos.

Com este plantel, o clube “rubro-negro” vai tentar alcançar os objectivos traçados para 2009, que passam pela revalidação do “Nacional”, Supertaça, Taça de Angola, Liga dos Clubes Campeões de África, e ainda o título provincial de Luanda na posse do seu principal rival, Petro Atlético da capital.

“Uma equipa como a nossa só pode pensar em vencer todas as competições em que participar; e a única cujo troféu que não está na nossa posse é o campeonato provincial, que também vamos tentar conquistar”, sublinhou.

Entretanto, explicou que o técnico apresentou uma lista com os jogadores pretendidos, sendo para as posições de base e extremo-poste. A preferência recai para o campeonato interno, admitindo no entanto recurso ao mercado exterior.

Adiantou que os reforços já estão identificados. "Estamos a efectuar os contactos e brevemente serão conhecidos”, frisou.

Quanto à renovação do contrato do poste Kikas Gomes, disse que a direcção do clube efectuou a proposta ao atleta e aguarda pela sua resposta. “Contamos com ele para a próxima temporada. Fizemos a nossa parte e agora resta ao jogador dar sequência”, referiu.
“Se não chegarmos a acordo vamos optar pelo mercado internacional uma vez que a nível local as opções são limitadas”, acrescentou, realçando que o extremo poste cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas renovou para mais um ano.
Considerou positiva a época 2008 pelos troféus conquistados e apontou a organização interna como principal motivo.
“Ficamos um ano e seis meses sem um campo para treinar e perdemos dois campeonatos. Este ano, equipamos o nosso pavilhão, demos todas as condições à equipa técnica e jogadores e o resultado foi a conquista das três competições nacionais e uma internacional”, salientou.
Esta época desportiva, depois de dois anos de jejum, o 1º de Agosto venceu todas as competições em que participou - excepção do campeonato de Luanda. Para o efeito, reforçaram-se tecnicamente com Luís Magalhães e com os atletas Francisco Jordão, Marques Houtmam e Rodrigo Mascarenhas.

18 junho 2008

CABO VERDE : Prédio culpa FCBB pela paralisação do campeonato sénior masculino

A direcção do Prédio acusou hoje, 16, em conferência, a Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol (FCBB) de ser a culpada “pela situação da modalidade na capital do país” e em particular pela paralisação do campeonato regional do escalão sénior masculino, que dura há mais de um mês, e que poderá resultar na não participação do campeão de Santiago no campeonato nacional.

Luís Leite, presidente do Prédio, iniciou a sua intervenção relatando os factos que conduziram à paralisação do campeonato sénior masculino de Santiago Sul Páginas Amarelas: “A 2 de Maio do corrente, o Prédio apresentou junto da direcção da Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul (ARBSS), um protesto alegando “qualificação irregular” de um atleta da equipa de Seven Stars, Dénis de Pina Neves, no jogo realizado a 30 de Abril, referente à última jornada da fase regular, não por este ter jogado na mesma época no Campeonato da Proliga da Federação Portuguesa, mas por dúvidas relacionadas com o seu processo de inscrição na ARBSS”.

O assunto foi tratado numa reunião que teve lugar a 5 de Maio, entre a FCB, a ARBSS e os clubes de Santiago Sul, de acordo com Luís Leite, tendo a ARBSS solicitado “o apoio da FCB no sentido de esta analisar as fichas dos jogadores inscritos na referida Associação, visando identificar situações passíveis de irregularidades, e de remeter para o seu Conselho Jurisdicional (CJ) o Protesto apresentado pela equipa Prédio alegando “falta de condições” para decidir, nomeadamente a inoperância do seu Conselho Jurisdicional e de Disciplina e a situação vivida no seio da própria Associação”.

Na ocasião, prossegue o presidente Luís Leite, “decidiu-se suspender o 1º jogo dos play-off que colocaria frente-a-frente as duas equipas, Prédio e Seven Stars, agendado para 7 de Maio, até o pronunciamento da FCB, segundo promessas (de um decisão célere) do próprio Presidente que, para o efeito, aceitou receber o dossier com as Fichas dos jogadores de todas as equipas, bem como o protesto apresentado pelo Prédio”.

Entretanto, conta o presidente do Prédio, sem ainda sem conhecerem a decisão da FCB, “as duas equipas “arriscaram” e realizaram o referido jogo, no dia 10 de Maio, na sequência do qual a Direcção do Prédio, por uma questão de coerência, voltou a apresentar um segundo protesto, no dia 12 de Maio, desta feita directamente na sede da Federação”.

“Para nosso espanto, fomos informados, quase duas semana depois, que a FCBB havia devolvido os protestos à direcção da ARBSS para a respectiva decisão, alegando legitimamente, é certo, os preceitos do Regulamento Geral que a orientam, mas esquecendo-se, no nosso entender, por um lado, das razões apresentadas pela ARBBS (e aceites pela Federação e clubes), e por outro, das implicações advenientes da sua decisão tardia, em termos da suspensão da prova e dos possíveis recursos à mesma Federação”.

Este impasse, considerou Luís Leite, “levou a que um dos membros da Direcção da ARBSS, motivado pela vontade de dar prosseguimento a um Campeonato que vinha sendo disputado de forma tranquila e com muita competitividade, procurasse ultrapassar a questão, produzindo um Acórdão, a 26 de Maio, que deliberou improcedente os Protestos apresentados pelo Prédio e homologou os dois jogos disputados (e perdidos por nós), numa decisão que nos pareceu ferida de transparência e insustentável do ponto de vista jurídico, pela omissão propositada de importantes preceitos do Regulamento de Provas da própria Associação”.

Por isso, o Prédio interpôs um Recurso ao CJ da Federação, passados 4 dias (30 de Maio), apesar, afirma Luís Leite, “de dispormos de um prazo de 8 dias para o efeito, considerando que começava a ser angustiante para os nossos atletas esse longo interregno causado por uma simples questão jurídica; sem contar com o facto do Campeão Regional de Santiago Sul - objectivo que perseguimos - vir-se privado de discutir o ceptro nacional, de que é detentor, pelo menos, há mais de uma década”.

E, “incompreensivelmente”, diz o presidente do Prédio, “ até à data, a Direcção da FCB não se dignou a pronunciar-se sobre o assunto, ultrapassados que já estão os prazos legais do seu próprio Regulamento, com o agravante de que já é do conhecimento (de uns mais de que outros) que o CJ da referida Federação produziu um Acórdão sobre o assunto, aliás confirmado à Imprensa pelo Presidente da Federação, na última sexta-feira”.

ANGOLA : “Cinco” nacional inicia preparação com realização de testes médicos

A pré-selecção nacional de basquetebol, em sénior masculino, deu início, ontem, aos testes médicos, com vista à preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, de 4 a 24 de Agosto próximo. Os dezoito atletas pré-seleccionados pelo treinador principal Alberto de Carvalho “Ginguba” compareceram ontem de manhã na Clínica Sagrada Esperança, em Luanda, divididos em grupos de nove, para efectuarem os testes médicos, que têm como finalidade avaliar o quadro clínico de cada um, antes de qualquer competição. O primeiro grupo chegou pouco antes das 9 horas àquela unidade hospitalar, acompanhado de Agostinho Matamba, médico da Selecção Nacional. Entretanto, este não pôde permanecer muito tempo na clínica, já que teve de ir atender a uma urgência no hospital Américo Boavida. De acordo com a equipa médica que efectuou os respectivos exames, o grupo teve de ser subdividido em dois, para facilitar o procedimento laboratorial. Os testes decorreram no período da manhã e da tarde. Wladmir Ricardino, um dos jovens entrevistados pelo “Jornal dos Desportos”, momentos após os testes, mostrou-se optimista quanto aos resultados dos testes porquanto se tratam de exames de rotina e todos colegas têm apresentado uma boa condição do ponto de vista clínico. “Acabamos de fazer os primeiros testes. Voltaremos amanhã para dá-los sequência e estamos certos de que os resultados serão satisfatórios, uma vez que estes testes são de rotina. Habitualmente fizemo-los para prevenir qualquer contrariedade que possa colocar em causa o nosso desempenho numa competição. De resto, vamos aguardar pelos resultados antes de partirmos para o estágio”, disse. Recordar que a selecção deve deixar o país sexta-feira para rumar para a Espanha, onde vai efectuar um estágio pré-competitivo, tendo em atenção a competição de Pequim.

ANGOLA : Cipriano, Kikas e Morais disputam troféu de MVP2008

Os atletas Olímpio Cipriano, Kikas Gomes (1º de Agosto) e Carlos Morais (Petro de Luanda) concorrem para o prémio de Jogador Mais Valioso (MVP), referente ao Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino de 2008 conquistado pela formação "militar".

A informação foi prestada hoje à Angop pelo director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, realçando que o vencedor será conhecido apenas na quinta-feira, durante a gala de premiação organizada pelo órgão reitor da modalidade no país. O extremo "petrolífero" Carlos Morais é o detentor do troféu.

Na ocasião, além do MVP serão também premiados os melhores ressaltador, assistente, recuperador, marcador da prova, dos dois e três pontos, lances livres, jogador das séries B e C, treinador, árbitro e atleta fair-play.

Eis os candidatos:

MVP: Olímpio Cipriano, Kikas Gomes (1º de Agosto), Carlos Morais (Petro de Luanda).

Melhor Ressaltador: Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Idelfonso Kiteculo (ASA).

Assistente: Armando Costa, Olímpio Cipriano (1º de Agosto), Shannon Croocks (Petro de Luanda).

Recuperador: Eduardo Mingas (Petro de Luanda), Kikas Gomes e Olímpio Cipriano.

Marcador: Olímpio Cipriano, Kikas e Idelfonso Kiteculo.

Marcador de dois pontos: Rodrigo Mascarenhas, Kikas Gomes, Olímpio Cipriano (1º de Agosto).

Marcador dos três pontos: Luís Costa (Petro de Luanda), Francisco Gonçalves (ASA) e Miguel Lutonda (1º de Agosto).

Lances Livres: Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Miguel Lutonda.

Jogador da série B: Salviano Garcia

Jogador da série C: Simão Panzo, Vicente Neto e Lifetu Selengue (Interclube).

Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba" (Petro de Luanda), Luís Magalhães (1º de Agosto) e Carlos Diniz (ASA).

Árbitro: Carlos Júlio, Domingos Simão e António Bernardo.

ANGOLA : Jogos Olímpicos: Armando Costa falha exames médicos

O base do 1º de Agosto Armando Costa, dispensado pela equipa técnica para resolver assuntos familiares, é o único ausente dos exames médicos que a selecção nacional sénior masculina de basquetebol efectua desde a manhã de hoje na clínica da Endiama, em Luanda.

Os testes médicos marcam o início dos trabalhos do "cinco" nacional que prepara a participação nos Jogos Olímpicos de Pequim (China) a decorrer de 09 a 24 de Agosto deste ano.
Os referidos exames terminam na quinta-feira. Sexta-feira o "cinco" nacional segue para Espanha onde vai efectuar um estágio de cerca de vinte dias. Naquele país europeu, segundo o seleccionador nacional Alberto de Carvalho "Ginguba", os campeões africanos, já com a integração de Armando Costa, vão realizar cinco jogos dos quais um com a congénere local.
A seguir viajam para a Ásia, concretamente na China e Macau, para participar nas taças Stanckovic e Diamante, respectivamente, antes de entrarem na Vila Olímpica de Pequim.
Para "Pequim 2008", saliente-se, Angola figura no grupo B, ao lado dos Estados Unidos da América (EUA), Espanha, China e mais dois adversários que sairão do torneio pré-olímpico.
A selecção nacional, recorde-se, foi convocada na passada quinta-feira, altura em que Ginguba foi reconduzido ao cargo de seleccionador.
Eis os convocados: Miguel Lutonda, Kikas Gomes, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Vlademir Ricardino (1º de Agosto), Abdel Bouckar, Eduardo Mingas, Milton Barros, Victor Muzadi, Luís Costa, Carlos Morais, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Francisco Horácio (Petro de Luanda), Idelfonso Quiteculo (ASA), Divaldo Bunga e Emanuel Neto (E.U.A).

ANGOLA : Internacional Kikas com futuro indefinido

O poste do 1º de Agosto e da selecção nacional sénior masculina de basquetebol Joaquim Gomes “Kikas” continua sem clube, depois de terminar o seu vinculo contratual com a formação “militar” com quem conquistou, esta época, o Campeonato Nacional, a Taça de Angola e a Supertaça Wlademiro Romero.

O atleta confirmou hoje à Angop que, apesar de não ter chegado ainda a um acordo com o clube das Forças Armadas, as negociações continuam em curso para uma possível renovação do seu vinculo contratual.
“Estou satisfeito no 1º de Agosto, tenho boas relações com a direcção e jogadores, mas falta apenas chegarmos a um acordo quanto a minha continuidade” - frisou.
O seu futuro, acrescentou, deverá ser definido antes dos Jogos Olímpicos de Pequim (China), a disputarem-se em Agosto, representando a selecção nacional (campeã africana).
Disse desconhecer o interesse do Petro-Atlético de Luanda, aos seus préstimos, mas realçou ter recebido convites de agremiações de campeonatos belgas, francês e italiano.
``Vou estudar todas propostas e optar pela melhor``, esclareceu o atleta de 27 anos de idade que iniciou a sua carreira na formação ``petrolífera`` da capital do país.
O basquetebolista na selecção nacional arrebatou quatro campeonatos africanos, ao passo que no ``Afrobasket de 2007`` foi eleito o Jogador Mais Valioso ``MVP``, da prova disputada em Angola.

16 junho 2008

ANGOLA : Notícias do 1º Agosto

Cinco atletas que militam em clubes do Campeonato Nacional poderão reforçar o plantel do Rio Seco. A informação foi prestada por Sílvio Lemos, chefe de departamento de Basquetebol do 1º de Agosto ao “Jornal dos Desportos”, durante a cerimónia de homenagem pela conquista de mais um título nacional. Questionado sobre o actual vínculo contratual dos atletas, Sílvio Lemos, disse que não existem problemas, pois a direcção do clube tem traçado um programa que afasta a hipótese de uma ruptura na estrutura do conjunto, tendo atempadamente tratado dos aspectos contratuais. Quanto aos possíveis reforços, Sílvio Lemos foi claro em dizer que existe já uma lista de atletas que poderão integrar a equipa do Rio Seco, contudo prefere manter-se no sigilo, uma vez que ainda não está nada concretizado. Entretanto adiantou que a primazia é para jogadores que actuam no Campeonato ­Nacional. “A nossa equipa não será muito diferente da que tivemos na última edição, apenas pretendemos dotá-la de maior competitividade com a inclusão de cinco atletas com os quais temos estado a negociar. Não posso adiantar nomes, na medida em que o processo ainda não está definido, mas pensamos que na devida altura daremos a conhecer à comunicação social e ao público”, disse, acrescentando que “é desejo da equipa contratar atletas nacionais, mas se este desejo não poder ser satisfeito, em função da disponibilidade dos atletas em causa, o mercado estrangeiro poderá ser uma alternativa”.

Homenageados ressaltam empenho da direcção do clube na conquista do campeonato

Palavras de muito apresso, dedicação e agradecimentos entre atletas, técnicos e dirigentes foram o mote da cerimónia de homenagem à conquista da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em sénior masculino, pela equipa do 1º de Agosto, sábado último, no complexo da Endiama. O evento, cheio de pompa e circunstância, foi brindado pela presença de várias figuras ligadas ao desporto, entre as quais membros do clube, com destaque para Raúl Hendrick, presidente de direcção, e Agostinho Nelumba Sanjar, vice-ministro da defesa. Em nome da equipa, Vladmir Ricardino agradeceu à Direcção do clube que, segundo o seu discurso, não tem poupado esforços tendentes a conquista dos mais nobres objectivos quer à nível continental como nacional. Ricardino referiu-se ainda aos adeptos, cujo apoio incondicional tem sabido empurrar a equipa para ­as vitórias. Raul Hendrick, presidente da equipa do Rio Seco, visivelmente satisfeito, retribuiu o carinho dos atletas e técnicos, dizendo que estes são os dignos vencedores porquanto a alegria vivida pelos adeptos e simpatizantes passam, necessariamente pela entrega e dedicação daquele grupo. “Faço esta breve intervenção para dizer somente três palavras que se traduzem no agradecimento a todos aqueles que deixaram os seus afazeres particulares, suas casas e festas para acompanhar a nossa equipa de basquetebol neste acto, agradecer aqueles que conquistaram mais um campeonato que significam a vitória e o anseio dos militares e aqueles que participam nas nossas glórias porque são eles os grandes vencedores”, disse. A terminar, Raúl Hendrick fez questão de recordar a importância da claque, adeptos e sócios que pagam as quotas do clube. Os discursos deram lugar ao banquete que se prolongou até as primeiras horas de ontem. HJ

ANGOLA : O seleccionador angolano de basquetebol sénior feminino, Raúl Duarte, considerou positiva a atitude demonstrada pela equipa no torneio pré-o

O seleccionador angolano de basquetebol sénior feminino, Raúl Duarte, considerou positiva a atitude demonstrada pela equipa no torneio pré-olímpico encerrado domingo em Madrid, a julgar pela diferença de potencial humano, tempo de prática, experiência internacional e competição interna de cada país que defrontou.

Em entrevista à Angop, a propósito da não qualificação aos Jogos olímpicos de Pequim-2008, o treinador minimizou o facto, explicando que o conjunto nacional se apresentou na prova com atletas novas sem rodagem competitiva a este nível, pelo que precisam ganhar experiência no continente africano e, posteriormente, em competições do género.

Argumentou que apesar dos resultados desfavoráveis a postura da equipa foi boa, excepto na partida com a Letónia (derrota por 26-84), em que o conjunto defendeu muito mal e apresentou grandes dificuldades ofensivas.

Raúl Duarte reconheceu a baixa produtividade do grupo neste encontro, por sinal o pior, a qual disse resultar, essencialmente, de uma análise feita pelo adversário.

“Em função do estudo que a Letónia fez sobre o nosso ataque e da sua envergadura, não tivemos o discernimento para ler bem o jogo, tomar decisões e transformar o pouco que criamos em pontos”, justificou.

Segundo o técnico, o torneio serviu para colher experiências que podem ser úteis ao melhoramento da prestação de Angola em África e da qualidade do basquetebol no país, se se tiver em conta a necessidade de a selecção marcar, nos próximos tempos, presença regular nos principais eventos a nível do mundo.

Acrescentou que a participação em competições como esta cria, faseadamente, condições para estabilizar a classificação entre as três melhores do continente e vencer campeonatos, para chegar a mundiais e jogos olímpicos.

“Esperamos que esta presença sirva para melhorias da qualidade das atletas, que estas jovens abram a mente e analisem que há muito trabalho por se fazer, consigam crescer e tenham capacidade de ultrapassar dificuldades”, augurou.

O técnico defendeu, por outro lado, ser altura de iniciar a preparação para o campeonato africano de 2009, a ter lugar no Mali, qualificativo ao próximo mundial da categoria.

A selecção angolana terminou, na noite de sábado, a sua participação no torneio de apuramento aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, após ter perdido diante da sua congénere do Brasil, por 58-75. A última vaga será preenchida esta noite quando se defrontarem Cuba e Brasil.

Em quatro jogos, Angola venceu um (59-58 diante da Argentina), averbou derrotas com a República Checa (54-86), Letónia (26-84) e Brasil (58-75), marcou 197 pontos e sofreu 303, nesta sua segunda tentativa “frustrada” de ir aos jogos olímpicos, depois de Singapura em 1988, para as olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul.

Representaram o país na prova de Madrid as aletas: Maria Afonso, Jaquelina Francisco, Domitila Ventura, Ângela Cardoso, Isabel Francisco, Barbara Guimarães, Irene Guerreiro, Sónia Guadalupe, Astrida Vicente, Judith Queta, Nadir Manuel e Nachissela Maurício.

O grupo regressa segunda-feira ao país.

15 junho 2008

CABO VERDE : Dana Barros não vai jogar por Cabo Verde

Ao contrário do desejo que manifestou recentemente, Dana Barros não vai poder jogar pela selecção de basquetebol de Cabo Verde no torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos 2008. O motivo alegado pelo basquetebolista de origem cabo-verdiana, de 41 anos, é a baixa forma física por que passa neste momento.

Dana Barros, que trabalha para os Boston Celtics como consultor para as relações comunitárias e desenvolvimento dos jogadores, ficou entusiasmado com a possibilidade de jogar pela selecção do pais dos seus antepassados, mas após uma análise fria e realista da sua condição física, que neste momento não é a melhor, achou melhor desistir.

“É algo em que meditei durante algum tempo, mas conclui que não estou apto para fazê-lo e aos 41 anos não consigo estar preparado em apenas duas semanas. Preciso de mais tempo”, afirmou Dana Barros à Associated Press. Se não é possível jogar pela selecção de basquetebol cabo-verdiana, Barros quer ajudar o país por outros meios.

O ex-jogador dos Celtics que nos últimos anos tem procurado conhecer mais sobre a terra dos seus ancestrais - os seus avós nasceram em Cabo Verde - quer organizar no arquipélago eventos de basquetebol como clinics, camps, torneios, e partilhar seus conhecimentos com os basquetebolistas cabo-verdianos.

ANGOLA : Presidente do 1º de Agosto realça empenho do grupo na conquista do 14º título

O Presidente do 1º de Agosto, Raul Hendrick, apontou sábado, a determinação e empenho da direcção, equipa técnica e atletas como principal motivo da conquista do 14º título nacional por parte da equipa sénior masculina de basquetebol dos "militares".

De acordo com ele, que discursava durante a homenagem efectuada a equipa de basquetebol, pela conquista do troféu, a direcção do clube criou todas as condições para recuperar o troféu, perdido em 2006 para o Petro de Luanda.
Explicou que, além da contratação de atletas, foram criadas infra-estruturas para o desenvolvimento da modalidade no clube, prestando particular atenção aos escalões de formação, acrescentando que os atletas deram o máximo para alcançar os objectivos preconizados.
"A equipa técnica empenhou-se na reconquista do título e os jogadores corresponderam", salientou.
Da mesma opinião, foi o director para o basquetebol, Sílvio Lemos que garante a manutenção da hegemonia na próxima época. Para o efeito, o 1º de Agosto deverá manter o mesmo plantel e reforçar-se com um ou dois jogadores. "Neste momento estamos a acertar as questões contratuais com alguns jogadores porque pretendemos continuar com o mesmo grupo", sublinhou.
Em nome do plantel, Vlademiro Ricardino reconheceu o esforço da direcção e dos adeptos na "brilhante" temporada realizada pelos "militares".
Este ano, o 1º de Agosto venceu a Supertaça Wlademiro Romero, Taça de Angola e o Campeonato Nacional.
O acto, realizado no complexo da Endiama, no município do Sambizanga, contou com a presença de várias individualidades desportivas e não só.
Para recuperar o troféu, os "rubro-negros" contrataram, esta temporada, os postes Francisco Jordão, Rodrigo Mascarenhas e o base Marques Houtmam.
Este foi o primeiro ano do técnico Luís Magalhães, com contrato até 2009.

Os outros títulos nacionais dos "rubro-negros" foram alcançados por Victorino Cunha (sete) e Mário Palma (seis).

ANGOLA : Ficha técnica da partida Angola-Brasil

A selecção angolana de basquetebol sénior feminina averbou na noite de sábado a terceira derrota no torneio de qualificação aos Jogos Olímpicos (58-75 diante do Brasil), que termina domingo.

Sob arbitragem de Roberto Chiari (Itália), Odhiambo Vitalis (Quénia) e Cynthia Flouty (Líbano), as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:

Angola/cinco inicial: Maria Afonso (04 pontos), Ângela Cardoso (03), Isabel Francisco (05), Nadir Manuel (00) e Nachissela Maurício (16)
Jogaram ainda: Jaquelina Francisco (04), Barbara Guimarães (04), Irene Guerreiro (10), Sónia Guadalupe (00) e Astrida Vicente (12)
Atletas não utilizadas: Domitila Ventura e Judith Queta.Treinador: Raúl Duarte

Brasil/cinco inicial: Karla Martins (09), Micaela Martins (10), Cláudia das Neves (04), Soeli Garvão (11) e Kelly da Silva (10)
Jogaram também: Natália Mares (02), Jucimara Dantas (08), Patrícia de Oliveira (09), Franciela do Nascimento (08) e Graziane de Jesus (02)
Atleta não utilizada: Iziane Castro.
Técnico: Paulo Bassul.

ANGOLA : Angola termina participação no pré-olímpico

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina terminou esta noite, sábado, a sua participação no torneio pre olímpico de Madrid, ao perder diante do Brasil, por 58-75.
Durante uma partida sem grande história, o cinco angolano encontrava-se já em desvantagem de 23 pontos (20-43) ao intervalo.
Repetiram-se as falhas anteriores na marcação, lançamentos e passes, erros que limitaram a equipa de ao menos ultrapassar o adversário no decorrer do jogo. A marcha do marcador foi (8-28), (20-43), (34-59) e (58-75).
Com 16 pontos marcados, a angonlana Nachissela Maurício foi a melhor cestinha, seguida de Astrida Vicente com 12 e pela brasileira Soeli Garvão com 11.
Depois desta vitória, o Brasil defronta domingo a selecção de Cuba, para a disputa da última vaga aos Jogos Olímpicos.
A partida entre Angola e Brasil foi realizada no pavilhão Telefónica Arena de Madrid, sob arbitragem de Roberto Chiari (Itália), Odhiambo Vitalis (Quénia) e Cynthia Flouty (Líbano).

14 junho 2008

CABO VERDE : Selecção de basquete a caminho da Grécia

A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol está perto de anunciar oficialmente a participação da selecção nacional no Torneio Pré-Olímpico, que será disputado na Grécia em Julho. A informação foi dada pelo presidente da FCBB, Kitana Cabral, ao asemanaonline. De acordo com o presidente, faltam dez mil contos para se atingir o orçamento planejado para o estágio preparatório dos atletas e a ida à Europa. Cabral também revelou que reduziu os custos do processo de 40 para 27 mil contos.

Ontem, 13, a federação assinou outro protocolo de patrocínio com uma empresa de telecomunicações no valor de 1500 contos, sendo mil destinados à seleçcão e 500 para competições e custos da entidade. “Já temos 17 mil contos, o que viabiliza muita coisa. Estamos atrás de outros patrocínios e o governo deve cooperar com mais”, diz o presidente, que garante que não medirá esforços para conseguir outros apoios.

O período de preparação começa na próxima segunda-feria, 16, quando jogadores e comissão técnica vão se concentrar num hotel na Cidade da Praia e iniciar os treinos no Pavilhão Vavá Duarte. No dia 28, os combinados do Mali e de Senegal vêm à capital e participam, junto de Cabo Verde, de um torneio internacional.

O estágio na França também está garantido e a selecção deve ir para lá para lá em Julho, para entre 05 a 10 do mês disputar uma outra pequena competição. De França os cabo-verdianos seguirão para a Grécia, para enfrentar a Nova Zelândia e a Alemanha na primeira fase do torneio de classificação para as Olimpíadas de Pequim, a partir do dia 14.

ANGOLA : 1º de Agosto homenageia hoje campeões nacionais

O plantel principal sénior masculino de basquetebol do 1º de Agosto, vencedor da XXX edição do Campeonato Nacional da categoria vai ser homenageado hoje, pelo feito durante a cerimónia, da iniciativa da direcção do clube militar, que se realiza às 20h30 no Complexo da Endiama. O gesto visa não só proporcionar aos integrantes do plantel um espaço de convívio, depois de largos dias de trabalho, mas também uma ocasião para a direcção do clube se regozijar e partilhar com os atletas a satisfação que tem pela reconquista do ceptro, depois de duas épocas de jejum. A vitória militar na prova é fruto da conjugação de esforços entre direcção, técnicos e atletas, daí o merecimento. Para conseguir o troféu, o 1º de Agosto reforçou-se no início da época com as contratações dos atletas Marques Hotmam e Rodrigo Mascarenhas, cabo-verdianos, Francisco Jordão, português e ainda com o técnico português Luís Magalhães “Papa títulos”.

ANGOLA : Angola perde com Letónia

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina perdeu esta noite frente à Letónia, por 26-84, em partida dos quartos-de-final do torneio de repescagem aos Jogos Olímpicos de Pequim2008, que decorre em Espanha.

Com esta derrota, as angolanas, que adiaram o apuramento aos Jogos de Pequim, em Agosto próximo, voltam a jogar sábado, com o vencido do Bielo-Rússia/Brasil.

ANGOLA : Convocada pré-selecção feminina de sub-16 para Jogos da CPLP

A pré-selecção nacional de basquetebol de sub-16 foi convocada quinta-feira visando os VI Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), previstos para Brasil entre 26 de Julho e 03 de Agosto, soube-se de fonte oficial.

De acordo com uma nota da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) que a Angop teve acesso, as 22 atletas começam a trabalhar a partir de segunda-feira, sob orientação técnica de João António (do Desportivo do Maculusso), coadjuvado por André Manuel (1º de Agosto).

Eis a lista das convocadas: Cristina Matiquiti, Rosária Queta, Helena Francisca, Analzira Américo, Cláudia Fortunato, Jéssica Fonseca, Lizeth Ndombele, Ismênia Daniel, Paloma de Barros (1º de Agosto), Henriqueta Eduardo, Rosa Boanzi, Esmeraldina Pedro, Ana Saraiva, Rosemira Daniel, Mavuba Meireles (Desp. Maculusso), Ana Gonçalves (Inter de Benguela), Mereciana Fernandes (FC Vila Clotilde), Pascoalina Dias, Godinha Teresa, Eva João, Elisabeth Mateus (Interclube) e Kiaku Dongala (GD Nocal).

ANGOLA : Seleccionador nacional justifica chamadas de Lutonda e Abdel

O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Alberto de Carvalho “Ginguba”, considerou o base do 1º de Agosto peça importante na selecção que vai disputar os Jogos Olímpicos de Pequim (China), no próximo mês de Agosto, e o poste Abdel Bouckar uma mais-valia.

Em declarações à imprensa hoje (quinta-feira), em Luanda, na sua apresentação oficial como técnico dos campeões africanos, o treinador disse que Lutonda é a principal referência do basquetebol angolano e que a sua presença, numa prova com a dimensão das olimpíadas, é muito importante tendo em conta a sua experiência e os objectivos traçados pela equipa técnica.

“Vamos falar com ele para nos ajudar, precisamos dele para esta empreitada e, pessoalmente, vou tentar convencé-lo”, manifestou.

Da mesma opinião é o presidente da Federação Angola de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, que aponta os jogos de Pequim como competição ideal para despedida do base, duas vezes considerado melhor jogador africano.

“Nos Jogos Olímpicos seria uma despedida digna por tudo que ele fez na selecção nacional, queremos homenageá-lo com a sua integração no grupo de selecionados e aproveitar a sua experiência em provas do género, embora a prioridade, em termos de competições, seja o Afrobasket2009 na Nigéria e não as olimpíadas”, frisou.

Lutonda afirmou, no final do Campeonato Africano, que já não iria representar a selecção nacional, alegando que as constantes lesões o impediam de dar a sua contribuição ao seu clube e que não se sentia compensado por tudo que deu aos campeões africanos com quem conquistou cinco títulos continental.

Quanto a Abdel Bouckar, sem jogar na alta competição há mais de seis meses, Ginguba explicou que a sua chamada à pré-selecção deveu-se ao facto de Angola ter muitas deficiências na posição cinco (poste) e que, mesmo sem ter jogado o Campeonato Nacional, Abdel é um atleta preponderante na selecção nacional.

Com 2.04 metros, o atleta não joga desde Dezembro devido à problemas administrativos. O jogador de origem tchadiana transferiu-se do 1º de Agosto para o Petro de Luanda, na presente temporada, mas não foi autorizado a representar o seu novo clube pelos regulamentos da FAB.

13 junho 2008

ANGOLA : Selecção feminina de Angola a um passo dos Jogos Olímpicos

A selecção angolana de basquetebol sénior feminino poderá inscrever-se, hoje (sexta-feira), na elite internacional da modalidade (neste sector), caso vença a sua similar da Letónia, nos quartos-de-final, do torneio de repescagem aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, que hoje inicia, na capital de Espanha.

O "cinco nacional" vai fazer esta tarde (às 17:15 locais, menos uma hora em Angola), no pavilhão Telefónica Arena de Madrid, aquele que se pode considerar o seu maior teste de “fogo”, nos últimos vinte anos, pois a vitória “carimba o seu passaporte” para Pequim, a fim de tomar parte no maior evento desportivo do mundo.

A equipa alcançou, terça-feira última, a primeira vitória em provas extra-África, ao superar por 59-58 e, consequentemente, afastar a Argentina do torneio, pelo que é visível no grupo a forma destemida como pretende-se encarar a Letónia, selecção com requisitos que lhe conferem certo favoritismo: maior experiência competitiva e estatura física.

O desaire diante da República Checa (derrota por 54-86) fora já digerido, devendo as atletas dar o seu máximo no intuito de dignificar o país e o continente, depois de uma modesta primeira fase, onde ocupou o segundo lugar do grupo B com uma vitória e igual número de derrota.

Embora haja vontade de entrar para a história, é preciso não perder de vista que do lado oposto estará uma das maiores potências do basquetebol feminino na Europa, cuja qualidade demonstrou na fase preliminar do torneio, onde passeou classe no grupo A com vitórias de 94-34 sobre o Senegal e Japão, por 83-69.

Maior atenção no passe, lançamentos duplos, triplos, lances livres, defesa, transição e perda de bolas, em fim, mais organização nas hostes da terceira classificada do Campeonato Africano de Dakar-2007, no Senegal, é o que se recomenda, na medida em que a possibilidade estará em aberto até ao último dia da competição (15 de Junho), data a ser encontrada a 12ª selecção integrante aos Jogos Olímpicos.

A prova reserva ainda os jogos Cuba-Espanha (12:45), República Checa-Japão (15:00) e Brasil-Bielo-Rússia (19:30). Os quatro vencedores se qualificam para as olimpíadas, enquanto os vencidos prosseguirão a luta pela última vaga.

Caso perca, Angola volta a jogar, sábado, no mesmo recinto, com o vencido do desafio entre a Bielo-Rússia e o Brasil, estando “obrigada” a ganhar para discutir, domingo, tal lugar. Se o destino assim o quiser, o conjunto nacional vai jogar com a selecção que - entre Cuba, Espanha, República Checa e Japão - perder hoje e ganhar no sábado.

Esta é a segunda participação da selecção sénior feminina num torneio de repescagem, depois de 1988 na Singapura no torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, no qual quedou-se na primeira fase.

Para além de Angola, o continente africano esteve representado neste torneio pelo Senegal, segundo classificado e organizador do Arobasket-2007.

As cinco selecções a encontrar em Madrid juntam-se as da China (anfitriã), Austrália (campeã do mundo), Mali (campeã africana), Estados Unidos da América (campeã da América), Coreia (campeã asiática), Rússia (campeã da Europa) e Nova Zelândia (campeã da Oceânia), completando doze para o torneio de basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Por: Valentim de Carvalho

ANGOLA : Seleccionador nacional justifica chamadas de Lutonda e Abdel

O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Alberto de Carvalho “Ginguba”, considerou o base do 1º de Agosto peça importante na selecção que vai disputar os Jogos Olímpicos de Pequim (China), no próximo mês de Agosto, e o poste Abdel Bouckar uma mais-valia.

Em declarações à imprensa hoje (quinta-feira), em Luanda, na sua apresentação oficial como técnico dos campeões africanos, o treinador disse que Lutonda é a principal referência do basquetebol angolano e que a sua presença, numa prova com a dimensão das olimpíadas, é muito importante tendo em conta a sua experiência e os objectivos traçados pela equipa técnica.

“Vamos falar com ele para nos ajudar, precisamos dele para esta empreitada e, pessoalmente, vou tentar convencé-lo”, manifestou.

Da mesma opinião é o presidente da Federação Angola de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, que aponta os jogos de Pequim como competição ideal para despedida do base, duas vezes considerado melhor jogador africano.

“Nos Jogos Olímpicos seria uma despedida digna por tudo que ele fez na selecção nacional, queremos homenageá-lo com a sua integração no grupo de selecionados e aproveitar a sua experiência em provas do género, embora a prioridade, em termos de competições, seja o Afrobasket2009 na Nigéria e não as olimpíadas”, frisou.

Lutonda afirmou, no final do Campeonato Africano, que já não iria representar a selecção nacional, alegando que as constantes lesões o impediam de dar a sua contribuição ao seu clube e que não se sentia compensado por tudo que deu aos campeões africanos com quem conquistou cinco títulos continental.

Quanto a Abdel Bouckar, sem jogar na alta competição há mais de seis meses, Ginguba explicou que a sua chamada à pré-selecção deveu-se ao facto de Angola ter muitas deficiências na posição cinco (poste) e que, mesmo sem ter jogado o Campeonato Nacional, Abdel é um atleta preponderante na selecção nacional.

Com 2.04 metros, o atleta não joga desde Dezembro devido à problemas administrativos. O jogador de origem tchadiana transferiu-se do 1º de Agosto para o Petro de Luanda, na presente temporada, mas não foi autorizado a representar o seu novo clube pelos regulamentos da FAB.

ANGOLA : : Ginguba quer melhorar 11º lugar alcançado em Atenas

O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol Alberto de Carvalho “Ginguba”, reconduzido hoje (quinta-feira) ao cargo, afirmou que o objectivo dos campeões africanos nos Jogos Olímpicos de Pequim (China) é melhorar o 11º posto alcançado na edição passada que teve lugar em Atenas (Grécia -2004).
Ao falar à imprensa, no acto da sua apresentação, o técnico, que orientou o “cinco” nacional no Mundial do Japão e Africano que decorreu em Angola, tendo reconquistado o título continental, apontou a melhoria da classificação anterior como propósito da equipa técnica, apesar de não ser uma exigência.
Considerou ser uma grande responsabilidade e honra orientar a selecção angolana no referido evento, tendo em conta a dimensão da prova e o historial dos campeões africanos.
“Sabemos que será difícil, tendo em conta o grupo em que estamos, mas acreditamos que com trabalho, empenho e humildade vamos levar avante esta tarefa”, salientou o treinador que conduziu Angola para a melhor classificação africana num Mundial.
Ginguba, que também orienta o Petro de Luanda, será coadjuvado pelo seu auxiliar no conjunto “petrolífero”, Artur Barros, com quem trabalhou no Mundial e Afrobasket, e pelo treinador adjunto do 1º de Agosto Aníbal Moreira, ex-selecionador nacional sénior feminino.
Aníbal Moreira ocupa a vaga deixada por José Carlos Guimarães que auxiliou Ginguba no Mundial do Japão2007 e Afrobasket2008.
Entretanto, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, explicou que José Carlos Guimarães fazia parte do projecto passado e que este trio de treinadores representam outro esboçado pela FAB, visando os Jogos Olímpicos e o Campeonato Africano (Afrobasket2009) a ter lugar na Nigéria.
“Ele (José Carlos) não faz parte desta equipa, mas continua a ser um quadro da federação, vamos acompanhá-lo porque temos outros planos para ele. Pelo estatuto que tem como ex-jogador e treinador já não pode ser adjunto, tem competência para ser o principal e estará sob nosso controlo”, sublinhou. Angop/nep/PPA Nnnn

ANGOLA : Lutonda chamado a pré-selecção para as olimpíadas

– O base do 1º de Agosto Miguel Lutonda foi convocado para os trabalhos da pré-selecção sénior masculina que vai disputar os Jogos Olímpicos de Pequim (China), em Agosto próximo, embora o mesmo tenha afirmado que não pretenda mais representar a equipa o nacional.

Por outro lado, o extremo do Petro de Luanda Victor Carvalho que capitaneou a selecção no Afrobasket 2007, onde Angola conquistou o nono título continental, não faz parte dos planos da equipa técnica para a “operação” Pequim, ao passo que os postes Idelfonso Quiteculo - revelação do recém terminado Campeonato Nacional e Abdel Bouckar que não jogou por problemas administrativos são as grandes novidades.

Eis os convocados: Miguel Lutonda, Kikas Gomes, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Vlademir Ricardino (1º de Agosto), Abdel Bouckar, Eduardo Mingas, Milton Barros, Victor Muzadi, Luís Costa, Carlos Morais, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Francisco Horácio (Petro de Luanda), Idelfonso Quiteculo (ASA), Divaldo Bunga e Emanuel Neto (E.U.A).

O atletas seguem sexta-feira para a província do Uíje, onde serão apresentados à população local. Os exames médicos estão previstos para terça-feira na clínica da Endiama.

Dia 20 viajam, apenas 16 atletas, para a Espanha onde vão efectuar um estágio de cerca de vinte dias e efectuar cinco jogos com adversários, por confirmar, e de seguida, já com 14 jogadores, vão para a Ásia disputar as Taças Stancovick e Diamante.

ANGOLA : ´´Ginguba`` reconduzido ao cargo de seleccionador nacional

O técnico Alberto de Carvalho ``Ginguba`` foi hoje reconduzido ao cargo de seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino, tendo em vista os próximos compromissos.
Este anúncio foi feito a instantes em Luanda pelo presidente da Federação Angolana da modalidade (FAB), Gustavo da Conceição, no acto da apresentação da equipa técnica composta por três elementos.
Ginguba, saliente-se, será coadjuvado por Artur Barros e Aníbal Moreira, que vão trabalhar para os jogos Olímpicos de Pequim 2008 e do Campeonato Africano das Nações, a disputar-se na Nigéria em 2009.
Alberto de Carvalho "Ginguba" levou o "cinco" angolano ao nono título continental e à melhor classificação de sempre de uma representação africana no Mundial do Japão.

ANGOLA : Lutonda reitera abandono à selecção nacional

O base do 1º de Agosto Miguel Lutonda reiterou quarta-feira a intenção de abandonar a selecção nacional sénior masculina de basquetebol e dedicar-se apenas ao seu clube, onde pretende terminar carreira.

De acordo com o atleta, que falava à Angop, o seu lugar no "cinco" nacional é para os atletas mais jovens que também precisam de oportunidades e disse que vai se concentrar aos trabalhos da formação militar, onde almeja alcançar mais títulos, depois de conquistar, na presente temporada, mais três (Campeonato Nacional, Taça e Supertaça).
"Chegou a hora de me retirar e deixar espaço para os mais novos. Dei muito pelo país e vou dedicar-me apenas ao meu clube, 1º de Agosto, onde quero terminar a minha carreira, daqui a dois ou três anos. Mesmo quando deixar de jogar, vou continuar no clube como treinador ou dirigente desportivo", referiu.
Acrescentou que as constantes lesões também estiveram na base da decisão, realçando que não se sente compensado por tudo que deu ao basquetebol angolano.
"Por tudo que dei à selecção, gostaria de receber algo em troca. Não valores financeiros como tem acontecido ao longo destes anos, mas algo simbólico para que os meus filhos possam se orgulhar", sublinhou o basquetebolista que representa a selecção há 17 anos.
Miguel Lutonda, de 37 anos de idade, foi duas vezes eleito melhor jogador africano. Para além dos cinco troféus continentais com a selecção sénior, conquistou também um africano de sub-22, duas Taças dos Clubes Campeões e marcou presenças nos Mundiais de júnior (2001), sénior (2002) e Jogos Olímpicos (2004).
A nível nacional, conquistou dois campeonatos pelo ASA, sete ao serviço dos "militares", quatro Taças de Angola e três Supertaças.
O jogador, que iniciou carreira no Desportivo da Banca, já representou também o Desportivo da Nocal.
A selecção nacional, nove vezes campeã africana, vai competir, em Agosto próximo, nos Jogos Olímpicos de Pequim (China), mas o camisola 14 pode falhar caso mantenha a decisão.
Hoje será anunciado o seleccionador para os Jogos e depois serão divulgados os convocados para a campanha.

12 junho 2008

ANGOLA : Angolanas perdem com checas mas asseguram presença nos quartos

Angola perdeu ontem diante da República Checa por 54-86, mas diante desta forte selecção europeia cumpriu um objectivo primordial que foi não perder por uma diferença acima dos cinquenta pontos, dado o desnível de estatura e técnico-táctico existente entre estas duas nações a nível do basquetebol feminino. Perdendo ao intervalo por oito pontos de diferença (30-38), foi nesta etapa da contenda (que se resumem, nos dois primeiros períodos de dez minutos cada), que Angola deu o ar da sua graça, dando, dentro daquilo que lhe foi deixado fazer, a réplica necessária ao ilustre opositor. Não estando em causa a qualificação aos quartos-de-final, porque este estatuto Angola consegui-o diante da Argentina (numa soberba vitória de 59-58), a Selecção Nacional foi, entre os dois quartos que constituem o primeiro período de jogo, realizando uma partida tranquila que se resumiu numa boa defesa e no aproveitamento, da melhor maneira, das acções de ataque que criou, tendo neste momento descanto-se no cinco nacional, Astrida Vicente e Nascissela Maurício. As angolanas chegaram mesmo a vencer de forma convincente o segundo quarto por 21-14, depois de terem perdido o primeiro por 09-21.Porém os períodos que se seguiram foram desastrosos para a equipa nacional. Mais capacitada em todas as vertentes de jogo, as checas demonstram aí por que razões ocupam o nono lugar do ranking mundial e o quarto da Europa. Sem muito se esforçarem, mas aproveitando melhor a sua vantagem morfo-fisiológica, as senhoras do Leste europeu acertaram no jogo defensivo e imprimiram maior ritmo ao seu forte desempenho ofensivo, deixando as angolanas pelas costas, que não se conseguiram aguentar fisicamente. 10- 21 e 14-27 foram os resultados verificados nos terceiro e quartos a favor das checas, que com tais proventos construíram um resultado, que, embora seja bom para equipa nacional, tendo em atenção a realidade entre ambos países no basquetebol feminino, acabou por ser de certa maneira pesado.

Pavilhão Telefónica Arena de Madrid, sob arbitragem do trio liderado por Cynthia Flouty, do Libano, que foi coadjuvada por Sasa Pukl (Eslovénia) e Jakub Zamojski (Polónia), as equipas alinharam e marcaram da forma que se segue:ANGOLA (54) – Maria Barbosa “Manú” (6), Jacquelina Francisco (3), Domitila Ventura (0), Ângela Cardoso (9), Isabel Francisco (2), Bárbara Guimarães (8), Irene Guerreiro (3) Sónia Guadalupe, Astrida Vicente (12), Judith Queta (2), Nadir Manuel (0) e Nassicela Maurício (9).Treinador: Raul DuarteRepública Checa (86) – Jana Vaselá (4), Ivana Vecerová (12), Romana Hejdová (5), Michala Hartigová (4), Michaela Uhrová (4), Hana Machová (21), Edita Sujanová (5), Romana Stehliková, Markéta Mokrosová (12), Petra Kulichová (5), Katerina Elhotová (4) e Eva Vitecková (10).Treinador: Jan Boborovsky Parciais por período: 09-24, 21-14, 10-21 e 14-27 Resultado ao Intervalo: 30-38Resultado final: 54-86

ANGOLA : Seleccionador nacional é anunciado hoje

O treinador que irá orientar a selecção nacional sénior masculina de basquetebol nos Jogos Olímpicos, a disputarem-se em Pequim, China, em Agosto, será anunciado hoje, às 16 horas, pela Federação Angolana da modalidade (FAB).
Em declarações hoje à Angop, o presidente do órgão reitor da "bola ao cesto" no país, Gustavo da Conceição, disse que todos os técnicos que dirigiram as principais equipas no Nacional são candidatos, tendo acrescentado que depois do anúncio será divulgada a lista dos pré-convocados para os Jogos Olímpicos.
Alberto de Carvalho "Ginguba", que levou o "cinco" angolano ao nono título continental e à melhor classificação de sempre de uma representação africana no Mundial do Japão, bem como o português Luís Magalhães (do 1º de Agosto) são os mais cogitados para assumirem o cargo.
Pela sua experiência à frente dos campeões africanos, o treinador do Petro de Luanda apresenta-se como grande concorrente à própria sucessão, apesar do "estatuto" do rival "militar", também designado "papa títulos", devido ao histórico de competições conquistadas na Europa e agora no 1º de Agosto.

ANGOLA : Angola apura-se para os quartos-de-final do torneio pré-olímpico

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol perdeu hoje com a similar da República Checa, por 54-86, em partida da terceira e última jornada do Grupo B da fase inicial do Torneio Pré-Olímpico, que decorre em Espanha.
Apesar da derrota, o combinado nacional passa para os quartos-de-final da competição mercê do triunfo terça-feira diante da similar da Argentina, por 59-58.
Sexta-feira para os quartos-de-final Angola joga com a Letónia, numa prova de repescagem para os Jogos Olímpicos que iniciam em Agosto próximo em Pequim (China).

11 junho 2008

ANGOLA : 1º de Agosto encerra temporada com ´chave de ouro´

O 1º de Agosto encerrou hoje no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, a sua participação no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, época 2008, com uma vitória sobre o Petro de Luanda por 105-73, em partida da última jornada da prova.
Com 19 pontos, Armando Costa foi o melhor marcador, secundado pelos seus companheiros de equipa Olímpio Cipriano e Carlos Almeida com 18 e 17 pontos respectivamente.
Carlos Morais foi o melhor cestinha do Petro, com 15 pontos.
Embora o pavilhão do Codemn seja “casa” do 1º de Agosto, os “tricolores” disputaram o desafio na condição de anfitriões, uma vez que a Cidadela, seu recinto habitual, apresenta problemas de energia eléctrica.
Com o título garantido, os "militares" entraram com objectivo de terminar a competição em "festa", enquanto os "petrolíferos", depois de falharem a conquista do título, tentaram encerrar a temporada com vitória, mas foram impotentes diante de um adversário motivado e com um plantel de nível superior.

Logo nos primeiros minutos, o 1º de Agosto começou a mostrar que a noite era de festa e Olímpio Cipriano tomou a iniciativa com uma sequência de afundanços, dos quais um espectacular, semelhante aos da Liga Norte-Americana (NBA) a mais forte do mundo.
O Petro de Luanda conseguiu equilibrar até ao intervalo, altura em que perdiam por 10 pontos de diferença (39-49).
Na segunda parte os "rubro-negros" continuaram a dominar e ampliaram a vantagem até ao final para 32 pontos (105-73).
Com esta vitória os "militares" somam 24 pontos, mais quatro que o Petro de Luanda na segunda posição, ao passo que o ASA e o Promade de Cabinda terminaram na terceira e quarta posição com 17 e 12 pontos, respectivamente.

Com arbitragem de Osvaldo Neto, Figueiredo da Cruz e Clésio Francisco as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (03), Armando Costa (19), Marques Houtmam (00), Olímpio Cipriano (18), Kikas Gomes (09), Felizardo Ambrósio (11), Vlademir Ricardino (00), Francisco Jordão (13), Carlos Almeida (17), Miguel Lutonda (09), Rodrigo Mascarenhas (04), Muamba Ilunga (02).

Treinador: Luís Magalhães

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (08), Luís Costa (03), Carlos Morais (15), Fernando Albano (03), Leonel Paulo (08), Cardoso Casimiro (01), Shannon Croocks (05), Victor Muzadi (06), Francisco Horácio (05), Domingos Bonifácio (13), Joaquim Xavier (06).

Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba".

ANGOLA : Magalhães dedica campeonato aos adeptos

O treinador da equipa de basquetebol sénior masculina do 1º de Agosto Luís Magalhães dedicou a conquista do Campeonato Nacional aos adeptos do clube que, em sua opinião, influenciaram no rendimento da equipa ao longo da temporada.
Em declarações à imprensa, O técnico português disse que os adeptos "rubro-negros" foram importantes para a reconquista do título, assim como a direcção que criou todas as condições para alcançar este objectivo.
"Encontrei uma direcção que me deu todas as condições de trabalho, inclusive um grande pavilhão para trabalhar, e o resultado foram os troféus conquistados este ano", salientou.
"Os fãs acompanharam a equipa nos bons e maus momentos, por isso também estão de parabéns", salientou.
O 1º de Agosto, já com o título garantido, venceu na noite de terça-feira o Petro de Luanda por 105-73, em partida da última jornada do nacional.

ANGOLA : Técnico Ginguba dá mérito ao 1º de Agosto

O técnico do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho "Ginguba", considerou, terça-feira, justa a vitória do 1º de Agosto sobre a sua equipa, no pavilhão do Rio Seco, na última jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, o treinador "petrolífero" parabenizou a formação "militar" e disse que os seus pupilos fizeram o possível, mas não foi suficiente para contrariar o favoritismo do adversário.
Fizemos tudo que estava ao nosso alcance, lutamos até a exaustão, mas do outro lado encontramos uma equipa muito forte que venceu muito bem porque foi superior.
"Os meus atletas foram heróis, uma vez que deram o máximo", sublinhou.
O 1º de Agosto, campeão nacional época 2008, venceu o Petro de Luanda por 105-73 e terminou o Campeonato Nacional com 24 pontos, mais quatro que os "tricolores", no segundo posto.

Além do campeonato, os pupilos de Luís Magalhães conquistaram também a Supertaça Wlademiro Romero e a Taça de Angola.

10 junho 2008

ANGOLA : Pré-Olímpico: Adversária de Angola estreia-se com derrota

A selecção da Argentina em basquetebol sénior feminino, adversária de Angola hoje no torneio de acesso aos Jogos Olímpicos de Pequim (China), em Espanha, perdeu na abertura da prova frente a sua similar da República Checa por 77-55.
Ao intervalo da partida, disputada na noite de segunda-feira, as checas venciam por 38-35.
O "cinco" nacional, que estagiou na Espanha, local da competição, estreia-se frente a Argentina (hoje) às 19h30 horas de Angola.
A selecção angolana disputa o acesso aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, mercê do terceiro lugar alcançado no Campeonato Africano das Nações Senegal-2007.
O torneio decorrerá até ao dia 15 deste mês, devendo apurar as cinco melhores selecções aos Jogos Olímpicos, as quais se juntarão a China (anfitriã), Austrália (campeã do mundo), Mali (campeã africana), Estados Unidos da América (campeã da América), Coreia (campeã asiática), Rússia (campeã Europeia) e Nova Zelândia (campeã da Oceânia).

ANGOLA : Petro de Luanda e 1º de Agosto encerram série A do Nacional

As equipas do Petro de Luanda e 1º de Agosto defrontam-se terça-feira, no pavilhão do Rio Seco, para a última jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, ganho antecipadamente pelos "militares".
Tendo em conta os problemas de energia eléctrica que se registam no pavilhão da Cidadela, os "petrolíferos" vão jogar em casa do adversário na condição de anfitriões.
O facto de o título estar decidido poderá tirar competitividade ao desafio, ficando o resultado apenas para as estatísticas. Mas, se a rivalidade entre ambos prevalecer, os "militares" tudo farão para fechar com "chave de ouro" a temporada (com champanhe, troféu e medalhas após ganhar o "arqui-rival"), uma vez que venceu o campeonato provincial, a Taça dos Clubes Campeões de África, Taça de Angola e a Supertaça Wlademiro Romero.
Por sua vez, o Petro de Luanda, com o segundo posto garantido, não tem nada a perder senão o prestígio.
Para o mesmo grupo, o Atlético Sport Aviação (ASA) defronta o Promade de Cabinda. Embora encerra o grupo A já com o título conquistado pelo 1º de Agosto, o campeonato prossegue com a disputa de desafios de acerto de calendário nas séries B e C. Classificação da série A:

1- 1º de Agosto 22 pontos (campeão)
2- Petro de Luanda 19
3- ASA 15
4- Promade de Cabinda 11

ANGOLA : Petro de Luanda vence ASA em jogo de acerto de calendário

O Petro de Luanda venceu hoje o Atlético Sport Aviação (ASA), por 85-73, em partida de acerto a segunda jornada da quarta volta da fase final do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol "final four".
A partida teve lugar apenas hoje devido ao corte de energia que se registou sexta-feira no pavilhão anexo à Cidadela, quando as equipas se encontravam empatas a 17 pontos, após nove minutos do primeiro quarto.
Esta tarde, os petrolíferos tiveram muitas dificuldades na primeira parte e foram para o intervalo com uma desvantagem de quatro pontos (40-36).
Nos dois últimos períodos veio ao de cima a superioridade dos "tricolores", que conseguiram dar a volta ao resultado.
O poste do ASA Idelfonso Quiteculo foi o melhor marcador do encontro com 20 pontos.
Para a mesma jornada, o 1º de Agosto, campeão antecipado, venceu o Promade de Cabinda por 101-66.

09 junho 2008

CABO VERDE : Basquetebol ainda à procura de apoio para ir ao Pré-Olímpico

A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol organizou ontem, 08, uma manifestação no Pavilhão Vavá Duarte a favor da participação da selecção nacional no Torneio Pré-Olímpico, que acontece de 14 a 20 de Julho na Grécia. De acordo com o presidente da entidade, Kitana Cabral, cerca de 500 pessoas compareceram ao evento.

“A manifestação foi satisfatória. Contamos com o apoio de jogadores e profissionais do basquetebol. Também organizamos um concurso de três pontos”, conta Cabral ao asemanaonline. Sobre o encontro com o primeiro-ministro, José Maria Neves, na semana passada, o presidente da FCBB revelou que JMN vai contactar empresas e “fazer de tudo para viabilizar a ida da selecção à Grécia”.

O período de preparação começa na próxima segunda-feira, 16, quando jogadores e comissão técnica vão se concentrar num hotel na Cidade da Praia e iniciar os treinamentos. No dia 28, os combinados do Mali e de Senegal vêm à capital e participam, junto de Cabo Verde, de um torneio internacional. O estágio na França também está garantido e a selecção embarca para a França em Julho, onde, entre 05 a 10 do mês, disputa uma outra pequena competição. De lá, os cabo-verdianos seguiriam para a Grécia para enfrentar a Nova Zelândia e a Alemanha na primeira fase do torneio classificatório.

O não comparecimento no Pré-Olímpico implicaria sanções para o basquetebol nacional, entre elas o pagamento de uma multa de 30 mil dólares e a suspensão de Cabo Verde das actividades organizadas pela FIBA no período de dois anos.

ANGOLA : Angola defronta Argentina no torneio pré-olímpico

A selecção nacional de basquetebol sénior feminino defronta terça-feira (às 19:30) a sua congénere da Argentina, na estreia no torneio pré-olímpico da modalidade que terá inicio hoje, em Madrid (Espanha).

As angolanas folgam na primeira jornada do grupo B, a qual opõe, esta noite, a Argentina à República Checa, no torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a decorrer em Agosto, na China.

A prova arranca no início da tarde de hoje (12 horas) com a selecção anfitriã, Espanha, a defrontar as Ilhas Fidji, para o grupo C, no pavilhão Telefónica Arena de Madrid.

Para além de Angola, o continente africano está representado pela selecção do Senegal, que na primeira ronda joga com a Letónia, a contar para a série A. Ainda hoje medem forças Taipei e Cuba, para o grupo D.

O torneio decorrerá até o dia 15 deste mês, devendo apurar as cinco selecções melhor classificadas aos Jogos Olímpicos, as quais se juntarão as já apuradas China (anfitriã), Austrália (campeã do mundo), Mali (campeã africana), Estados Unidos da América (campeã da América), Coreia (campeã asiática), Rússia (campeã Europeia) e Nova Zelândia (campeã da Oceânia).

08 junho 2008

ANGOLA : Petro de Luanda vence Promade em Cabinda

Joaquim Suami, em Cabinda

O Atlético Petróleos de Luanda derrotou ontem, em Cabinda, a formação do Promade local, por 92-50, em partida a contar para a segunda jornada da quarta e última volta da “Final Four” do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Com esta vitória, os petrolíferos da capital consolidaram a segunda posição da tabela classificativa, agora com 19 pontos. Os dois conjuntos entraram para a quadra de jogo com os mesmos objectivos, ou seja, de vencerem o desafio. Aliás, no primeiro quarto, a equipa do Eixo-viário foi superior em todos os aspectos, sem permitir que o seu adversário fizesse o seu jogo normal. Os atletas do Promade de Cabinda estiveram apagados, por causa do desgaste físico do jogo diante do 1º de Agosto, o que permitiu o Petro fazer o seu jogo normal, vencendo por 19-2. No segundo quarto, os petrolíferos da capital, entraram determinantes, dominando completamente o desafio. Nesta etapa foi notória as exibições de Francisco Horácio, Fernando Albano, Carlos Morais e Leonel Paulo. Ao intervalo o Petro vencia por 42-21.No terceiro quarto, o Promade de Cabinda entrou com outra postura. Os jogadores de Zé Carlos Guimarães estiveram bem neste período, com Henrique Bado a fazer a diferença mas, as falhas defensivas prejudicaram a equipa. O Petro de Luanda vendo o seu adversário a subir de rendimento, mudou a táctica de jogo, tendo ganho por 68-40. No último quarto, o Petro de Luanda confirmou a sua superioridade. Shannon Crocks, Fernando Albano e Francisco Horácio, foram os atletas que criaram mais constrangimento a equipa adversária e fruto da experiência dos seus jogadores, o conjunto do Eixo-Viário venceu na final por 92-50.

ANGOLA : 1º de Agosto continua imparável na “Final Four” do Nacional

O 1º de Agosto amealhou mais dois pontos no “Nacional”, ao derrotar ontem, no Pavilhão do Rio Seco, a formação do Atlético Sport Aviação (ASA) por 113-77, em desafio válido para a segunda jornada da quarta e última volta da XXX edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos. Foi uma noite em que a equipa do Rio Seco foi bastante contundente, impondo o seu jogo ofensivo à equipa adversária que não teve a oportunidade de oferecer alguma resistência que de algum tempo a esta parte vinha demonstrando nos seus jogos diante das maiores equipas. Os pupilos de Luís Magalhães foram bastante incisivos, com um ataque perpendicular a defesa que não permitia a equipa do aeroporto estruturar de forma lógica um esquema com vista a dotar o seu jogo de maior compatibilidade, sendo obrigada a correr atraz do prejuízo do princípio até ao apito final. Aproveitando-se de algumas falhas do adversário inerentes ao certo à vontade que pairava no seio dos militares, os aviadores foram amealhando alguns pontos, no entanto, viram-se impotentes na tentativa de encurtar a diferença, tendo perdido os dois primeiros períodos por 33-14, 59-38 a favor dos anfitriões. No reatamento, mesmo com a clara superioridade dos militares diante de uma equipa com um ataque quase “estéril” e uma defesa completamente vulnerável, os comandados de Luís Magalhães não deram tréguas aos aviadores, tendo-se submetido aos desejos da claque que rogava pela chapa 100. Estes não deixaram mal os seus adeptos e imprimiram maior velocidade, preenchendo o marcador pela fasquia de 80-60 e 113-77 no terceiro e quarto períodos. Armando Costa foi o cestinha do jogo com 20 pontos. O trio de arbitragem constituído por Valentim Benjami e Andrade Manuel com algumas falhas, não influenciou o resultado final.

07 junho 2008

ANGOLA : A formação do 1º de Agosto venceu ontem, em Cabinda, o Promade local, por 100-61, em jogo referente a primeira jornada da quarta e última vo

A formação do 1º de Agosto venceu ontem, em Cabinda, o Promade local, por 100-61, em jogo referente a primeira jornada da quarta e última volta da “Final Four” da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Com esta vitória, a equipa do 1º de Agosto conquistou o seu décimo quarto troféu da sua história. O 1º de Agosto entrou a dominar o primeiro quarto, sem dar grandes hipóteses ao seu adversário, que tudo fazia para neutralizar todas as acções ofensivas da equipa militar, mas a turma do rio seco soube fazer o seu jogo habitual. Os pupilos do técnico Alberto Bumbo que substitui José Carlos Guimarães suspenso pela federação, a jogarem em casa, tentaram contrariar os militares, mas sem êxito. O 1º de Agosto venceu o primeiro período por 25-13. No segundo quarto, a formação do Promade de Cabinda, entrou em campo com outra postura, tendo criado dificuldades ao poderoso 1º de Agosto, que de imediato tomou conta do jogo. Mayzer Alexandre, Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Rodrigo Mascarenhas e Marques Houtman foram os atletas que complicaram o esquema táctico da equipa de Cabinda. Os comandados do técnico Alberto Bumbo exerciam pressão sobre o 1º de Agosto para encurtar o resultado, mas a formação do rio seco foi melhor, vencendo por 55-23. No reatamento, o Promade de Cabinda entrou bem no jogo, mas as constantes falhas defensivas, prejudicou bastante a equipa, o que permitiu o 1º de Agosto a largar a margem de pontuação no placard. 79-44 foi o resultado neste período. No quarto período, os militares demonstraram uma certa decadência em campo, o que facilitou a formação do Promade de Cabinda fazer alguns lançamentos certeiros. A equipa da casa entrou bem nesta etapa, mostrando que não foi por acaso que se apurou para a “Final Four”. A vitória do 1º de Agosto por 100-61 não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que durante os 48 minutos mostrou maior maturidade competitiva. Recorde-se que, o 1º de Agosto sob liderança do português Luís Magalhães conquistou todas as competições em que esteve envolvida nomeadamente Taça de Angola, Supertaça Wladimiro Romero e o Campeonato Nacional. Hoje, sábado, a competição faz disputar a segunda jornada, com o Atlético Petróleos de Luanda a deslocar-se a Cabinda, ao passo que no Rio Seco, os militares terão pela frente o Atlético Sport Aviação (ASA). O 1º de Agosto lidera agora a competição com 20 pontos, seguido do Petro com 17.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão do Sporting Clube de Cabinda, com uma assistência razoável, para ver as equipas do Promade Misto de Cabinda e do 1º de Agosto, em partida referente a primeira jornada da quarta volta da “Final Four” do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Sob arbitragem de António Camane e Gavião Manuel, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:Promade de Cabinda: Henrique Bado (24), Domingos Neto (0), Paulo Barros (0), Edgar Mbia (4), Mário Correia (14), Gastão Nzuzi (3), Romenig Sambo(5), Luís Fernandes(0), Raimundo Barros(4), Pedro António(7), Escorcio António(0) e Paulo Pai(0). Técnico: José Carlos Guimarães. 1º de Agosto: Mayer Alexandre(14), Armando Costa(5), Marques Houtman (8), Olímpio Cipriano(6), Joaquim Gomes(18), Felizardo Ambrósio(8), Vladimir Geronimo (7), Francisco Jordão(5), Muamba Ilunga(0), Carlos Almeida(6), Miguel Lutonda(10) e Rodrigues Mascarelhas(13). Técnico: Luís Magalhães. Marcha do marcador: 25-13, 55-23, 79-44, 100-61.

Palmarés

Com a vitória de ontem sobre o Promade Misto de Cabinda, a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, conquistou o seu décimo quarto troféu do “Nacional da bola ao cesto”. Os militares lideram o ranking do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos com 14 títulos, seguido dos petrolíferos da capital com 10. Sporting de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA) têm cada dois títulos. Acompanhe a galeria de campeões.

Edição Época Campeão I........................1979...............Ferroviário de Luanda II.......................1980...............Desportivo da TAAG III......................1981...............1º de Agosto IV.......................1982..............Sporting de Luanda V........................1983..............1º de Agosto VI.......................1984..............Sporting de Luanda VII......................1985..............1º de Agosto VIII.....................1986..............1º de Agosto IX.......................1987..............1º de Agosto X........................1988..............1º de Agosto XI.......................1989...............Petro de Luanda XII......................1990...............Petro de Luanda XIII.....................1991...............1º de Agosto XIV.....................1992................Petro de Luanda XV......................1993................Petro de Luanda XVI.....................1994...............Petro de Luanda XVII....................1995...............Petro de Luanda XVIII...................1996...............Atlético Sport Aviação XIX.....................1997...............Atlético Sport Aviação XX......................1998...............Petro de Luanda XXI.....................1999...............Petro de Luanda XXII.....................2000..............1º de Agosto XXIII....................2001..............1º de Agosto XXIV....................2002..............1º de Agosto XXV.....................2003..............1º de Agosto XXVI....................2004..............1º de Agosto XXVII...................2005..............1º de Agosto XXVIII..................2006..............Petro de Luanda XXIX....................2007..............Petro de Luanda XXX.....................2008..............1º de Agosto

OPINIÃO DOS TÉCNICOS

Luís Magalhães ( 1º de Agosto)- “Fomos melhores durante a época”

O técnico principal do 1º de Agosto, Luís Magalhães, era um homem visivelmente satisfeito pela campanha que a sua formação efectuou na presente época, tendo vencido todas as competições em que esteve envolvido. “Fomos os melhores em campo. Penso que merecemos com toda a justiça sermos campeões nacionais. Para conseguirmos estes feitos foi preciso um conjunto de factores, nomeadamente, uma boa organização, boa direcção, boas condições de trabalho.

Alberto Bumba (Promade)- “O adversário foi superior”

O técnico-adjunto do Promade de Cabinda, Alberto Bumba, mostrou-se conformado com o resultado final. “Temos que dar mérito ao 1º de Agosto, pelo facto de ser a melhor equipa do país. Tentamos jogar para complicar as suas acções ofensivas, mas eles foram mais fortes em campo e acabamos por perder. Fizemos um bom jogo e temos que reconhecer o esforço que os nossos jogadores fizeram em campo e pelo trabalho que fizeram em toda a época”.

ANGOLA : Jogo entre o Petro de Luanda e o ASA remarcado para segunda-feira

A partida entre o Petro de Luanda e o Atlético Sport Aviação (ASA), referente a 1ª jornada da quarta volta do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, foi interrompida por falta de energia eléctrica no pavilhão principal da Cidadela.
De acordo com o director técnico da Federação Angolana da modalidade (FAB), Nuno Texeira, o desafio será disputado na segunda-feira, às 16 horas, no mesmo recinto.
Com o título entregue ao 1º de Agosto, a duas jornadas do final da competição, os “petrolíferos”, também candidatos ao troféu, ficam na segunda posição, independentemente dos próximos resultados, ao passo que os “aviadores” têm garantido o terceiro lugar.

Hoje, em Cabinda, os “militares” venceram o Promade local por 101-66 e reconquistaram o título perdido há dois anos para o Petro de Luanda.

ANGOLA : Técnico militar atribui título à organização interna

O técnico do 1º de Agosto, Luís Magalhães, afirmou hoje que a reconquista do título nacional sénior masculino de basquetebol deveu-se à organização interna do clube.
Em declarações à imprensa, no final do jogo com o Promade de Cabinda, que os "militares" venceram por 100-61 e garantiram a conquista do 14º troféu, o treinador português dedicou a vitória à direcção "rubro-negra", atletas e adeptos.
"Fomos a melhor equipa do campeonato e justos vencedores. Por isso, perdemos apenas um encontro", sublinhou, realçando que vai continuar a trabalhar visando as duas jornadas que faltam.
Deste modo, o 1º de Agosto reconquista o título perdido há dois anos para o Petro de Luanda, enquanto o técnico português, contratado esta época, arrebata o seu terceiro troféu depois da Taça de Angola e Supertaça Wlademiro Romero.

ANGOLA : 1º de Agosto conquista 14º título nacional

O 1º de Agosto conquistou sexta-feira o seu 14º título nacional em basquetebol sénior masculino ao vencer, no pavilhão do Tafe, em Cabinda, o Promade local, por 101-66, em jogo da primeira ronda da quarta volta.

Com este resultado, os "militares", que vão disputar ainda duas jornadas, somam 20 pontos e mesmo que percam os outros dois (ASA e Petro) não poderão ser ultrapassados pelos demais adversários.

06 junho 2008

ANGOLA : 1º de Agosto prepara festa em Cabinda

O 1º de Agosto poderá conquistar o seu 14º título nacional de basquetebol sénior masculino sexta-feira, quando defrontar o Promade de Cabinda, no pavilhão do Tafe, em desafio da primeira jornada da última volta da fase final do campeonato.

A uma vitória da reconquista do título, perdido há dois anos para o Petro de Luanda, os militares seguem para Cabinda com as faixas de campeão e o champanhe na bagagem, confiantes num bom resultado.

Para esta empreitada, o 1º de Agosto leva metade da selecção nacional, nove vezes campeã africana, diante de uma equipa que não venceu qualquer jogo na fase final do campeonato "final four" e sem argumentos para travar o poderio dos "rubro-negros".

Tendo em conta a motivação da equipa técnica e jogadores e o nível do adversário, é quase impossível travar o conjunto militar de conquistar o 14º troféu nacional, primeiro de Armando Costa, Kikas Gomes, Francisco Jordão, Marques Houtmam, Rodrigo Mascarenhas, Simão João, Hermenegildo Santos e do treinador Luís Magalhães, conhecido como papa títulos.

O novo técnico do 1º de Agosto, substituto de Jaime Covilhã, veio devolver a alegria aos adeptos, depois de ter conquistado a Taça de Angola e Supertaça na presente temporada. O último treinador com quem o 1º de Agosto ergueu a taça referente ao Campeonato Nacional foi Mário Palma em 2005, depois do mesmo tê-lo feito em 2000, 2001, 2002, 2003, 2004.

O plantel militar é de longe o mais regular esta época, terminou invicto a primeira fase da competição com 24 vitórias, em igual número de jogo, e perdeu uma única vez na segunda etapa, onde foram realizados seis jogos, frente ao Petro de Luanda.

Na ´´final four`` confirmou o seu favoritismo e venceu os nove encontros disputados até ao momento, dos quais três frente aos petrolíferos, seus principais opositores.

Além dos jogadores que constituem a selecção angolana, fazem parte do plantel Rodrigo Mascarenhas e Marques Houtmam, peças principais do cinco cabo-verdiano, terceiro classificado do Afrobasket2007, onde integraram a equipa ideal, e Francisco Jordão, ex-campeão nacional pelo Petro de Luanda (2006/07).

Os três foram os grandes reforços do 1º de Agosto para o ataque ao título, e olhando para os outros plantéis, sem reforços de vulto, a equipa orientada por Luís Magalhães começou a temporada como favorita a vencer todas as provas. As previsões estão prestes a serem consumadas e só uma hecatombe poderá mudar o rumo dos acontecimentos.

Por Nelson Pascoal

05 junho 2008

ANGOLA : Lista dos melhores marcadores é liderada por Olímpio Cipriano

A lista dos melhores marcadores da “Final Four” da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos é liderado pelo extremo base do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, Olímpio Cipriano, com 601 pontos, seguido de Joaquim Gomes “Kikas”, poste do 1º de Agosto, com 536 pontos, ao passo que o extremo poste do Atlético Sport Aviação (ASA) Idelfonso Kiteculo ocupa a terceira posição com 526 pontos. A lista é ainda integrada pelo cabo-verdiano Mário Correia, do Promade Misto de Cabinda, com 505, Carlos Almeida, 1º de Agosto, com 437, Felipe Abrão, do Atlético Sport Aviação (ASA), com 397, Henrique Bado, Promade Misto de Cabinda, com 374, Romenigue Sambo, Promade Misto de Cabinda, com 373, ao passo que o poste Eduardo Mingas, do Atlético Petróleos de Luanda ocupa a última posição com 372.Em termos de assistências, Armando Costa, Olímpio Cipriano, todos do 1º de Agosto, ocupam os três primeiros lugares, com 145, 133 e 114 assistências respectivamente. Na categoria de recuperações Eduardo Mingas, Atlético Petróleos de Luanda, Olímpio Cipriano, 1º de Agosto, e Mário Correia, Promade Misto de Cabinda ocupam as três primeira posições com 84, 81 e 78 recuperações. Leonel Paulo, Atlético Petróleos de Luanda, Joaquim Gomes “Kikas”, 1º de Agosto, e Victor Muzadi, Atlético Petróleos de Luanda são os “reis” dos tampões com 38, 32 e 31.Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, ambos do 1º de Agosto, e Idelfonso Kiteculo, do ASA, lideram a lista de ressaltos, com 304, 293 e 264 ressaltos. Francisco Gonçalves, ASA, Fernando Albano e Luís Costa, ambos do Atlético Petróleos de Luanda, ocupam os três primeiros lugares nos lançamentos dos seis metros e vinte e cinco, com 73, 61 e 56 convertidos. Felizardo Ambrósio, Felipe Abrão e Joaquim Gomes “Kikas” são os mais faltosos até a oitavo jornada da “Final Four”. MC