Africa Basquetebol

30 novembro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DO MAPUTO - Confronto ao mais alto nível

FERROVIÁRIO e Maxaquene protagonizam hoje, a partir das 19.00 horas, no pavilhão dos “tricolores”, o desafio mais apetecível da 19ª jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em seniores masculinos.

Trata-se de um jogo ao mais nível visto que estarão frente-a-frente duas equipas que ocupam os lugares cimeiros na tabela classificativa. O Ferroviário está em primeiro lugar com 33 pontos, enquanto o Maxaquene está em terceiro com 31. A diferença entre o líder e o terceiro classificado é escassa o que faz antever uma partida muito competitiva.
O Desportivo, que perdeu a liderança no fim-de-semana passado, tem uma tarefa teoricamente fácil, visto que recebe às 18.30 horas, o Aeroporto, último classificado.
Os “alvi-negros” ocupam a segunda posição com 31 pontos, mas têm dois jogos a menos em relação ao Ferroviário e Maxaquene, principais concorrentes ao título.
O Costa do Sol, quarto classificado, defronta também hoje às 20.00 horas, no pavilhão do Desportivo, A Politécnica. Os “canarinhos” estão proibidos de vacilar se se atender que têm na sua cola, a Universidade Pedagógica que mede forças, a partir das 18.30 horas, no pavilhão do Maxaquene, com a Real Sociedade.

QUEDA DAS “ÁGUIAS”
Entretanto, o Desportivo sofreu a primeira derrota ao perder, no sábado, com o Ferroviário, por 76-34, em desafio da 16ª jornada da terceira volta. As “águias” caíram por uma diferença alargada de 42 pontos e perderam também o primeiro lugar para os “locomotivas”.
Mas na sexta-feira, os “alvi-negros” tinham conseguido vencer este mesmo Ferroviário, por 74-54, no acerto da oitava jornada.
O Maxaquene bateu a Real Sociedade, por 76-49, vingando-se assim da derrota sofrida na segunda volta.
Já o Costa do Sol consolidou o quarto lugar ao bater o Aeroporto, por 89-79, numa bela partida de basquetebol.
A Politécnica e UP também protagonizaram um bom jogo com a segunda equipa a vencer, por 65-52.
Maxaquene, campeão nacional, Desportivo, vice-campeão, Ferroviário e o Costa do Sol vão representar a capital do país no Torneio Super Oito, criado no último fim-de-semana, no decurso de uma Assembleia-Geral, em que participaram as equipas que estiveram presentes na última edição da Liga Vodacom.
As outras equipas são o Ferroviário da Beira, Sporting Soprotecção de Quelimane e Matolinhas, mais uma que sairá do Campeonato da Cidade do Maputo.
O Torneio Super Oito visa encontrar o campeão nacional de modo a apurar os representantes moçambicanos às competições africanas do próximo ano.

CLASSIFICAÇÃO
Ferroviário (33)
Desportivo (31)
Maxaquene (31)
Costa do Sol (27)
UP (26)
A Politécnica (20)
Real Sociedade (20)
Aeroporto (20)

ANGOLA : Organização do FC do Porto encanta Emanuel Trovoada

O técnico de basquetebol, Emanuel Trovoada, manifestou-se impressionado com o nível de organização do Futebol Clube do Porto, onde estagiou durante cerca de 15 dias.Emanuel Trovoada referiu que o Porto é campeão por um motivo muito simples: possui uma organização excepcional. O técnico admite que se o mesmo nível de organização fosse adoptado em Angola, seria resgatada a hegemonia do basquetebol em África, cujo título foi perdido no último Afrobasket para a selecção da Tunísia.




“Hoje percebo porque é que o Futebol Clube do Porto é bom em tudo. Tem uma organização fora do normal, excepcional. Tem condições desde o aproveitamento da Caixa Dragão, nome do pavilhão, com outro tipo de conjunturas, como ginásio para musculação, tratamento de saunas, gabinete de imprensa, sala de hidromassagens, recuperação, fisioterapias, dois gabinetes técnicos, entre outros.Com essa organização toda, vem demonstrando que profissionalismo é aquilo”, exteriorizou.
De acordo com o conceituado treinador de basquetebol, no país também existem condições que permitem chegar à mesma forma de organização. Contudo, o importante é que todos os dirigentes de clubes ligados à modalidade trabalhem pelo mesmo ideal. Do seu ponto de vista, algumas agremiações angolanas possuem essas condições, nomeadamente o Petro de Luanda, Interclube, 1º de Agosto e ASA. Além disso, sublinhou ser necessário esse tipo de condições para que o próprio treinador possa avaliar e efectuar um excelente trabalho durante a época.
Quando assim é, acrescentou, existe a certeza de que se terá um basquetebol angolano mais forte em todos os escalões “e, quiçá, continuarmos a dominar no comando de selecções masculinas”. De regresso ao país, Trovoada considerou muito proveitoso o estágio efectuado, de 8 a 24 deste mês, junto da equipa principal de basquetebol do Futebol Clube do Porto, orientada pelo categorizado treinador Moncho Lopez, espanhol de nacionalidade.
Garantiu, ainda, passar a experiência e novos conceitos adquiridos ao longo do estágio em terras lusas aos demais colegas de profissão, bem como a todos aqueles que estiverem disponíveis, pois, como fez questão de sublinhar, “não devemos guardar os conhecimentos só para nós, mas passá-los aos outros”.“O estágio foi de facto espectacular. Desde que cheguei, logo na forma como fui recebido pela direcção do Futebol Clube do Porto, pela comissão técnica liderada pelo professor Moncho Lopez e também pelos atletas.Pessoalmente, conhecia alguns atletas, sobretudo o Carlos Andrade e o João Santos, por terem sido meus atletas na formação, mas fomos bem recebidos”, enalteceu.
No tocante à matéria, Emanuel Trovoada sustentou que “a bagagem veio cheia”. Avançou que os conceitos que o professor Moncho Lopez utiliza podem ser utilizados em Angola, porquanto é um jogo contínuo com muita velocidade e fundamento, sendo preciso que todos trabalhem em prol da mesma causa, que é o clube e a modalidade.
   “Vimos novas formas de trabalho, nas quais o plano de treino, principalmente o físico, é inserido ao mesmo tempo que estão a ser feitos os movimentos de fundamento, lançamentos, entre outros. Mas, antigamente, tínhamos o conceito de utilizar na primeira parte o físico. Porém, ele conseguiu, de certa forma, com este trabalho que está a ser feito, que os preparadores físicos saibam os conceitos de que o treinador precisa, o que necessita daquele jogador, as áreas que vai trabalhar. Essa actividade está a ser contínua com a componente de jogos e sistemas tácticos”, comentou.



29 novembro 2011

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Básquete Sénior Feminino: Liga imparável

A LIGA Muçulmana vai de vento em popa no Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em seniores femininos. No último fim-de-semana, a vítima foi A Politécnica B, que perdeu, por 100-36, em desafio da 11ª jornada. As “muçulmanas” seguem imparáveis rumo à conquista do título.Maputo, Terça-Feira, 29 de Novembro de 2011:: Notícias

No grande jogo da ronda, A Politécnica A bateu o Maxaquene, por 75-59. As “tricolores” que vinham de uma vitória moralizadora frente ao Ferroviário regressaram às derrotas.
Já o Ferroviário voltou à onda das vitórias após superar o Desportivo, por 76-36.

ANGOLA : FAB projecta torneio “M”

Sorteio do quadrangular acontece no dia 1 de Dezembro,A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol esmera-se na criação de condições para fazer disputar nos dias 2 e 3 de Dezembro próximo, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, o torneio “M”, prova que visa saudar os 55 anos de existência do MPLA, que se assinalam a 10 de Dezembro.A competição estava inicialmente agendada para a cidade do Huambo mas, devido à falta de condições técnicas e administrativas, foi transferida para a capital do país, Luanda, segundo informou José Quizola, um dos membros da direcção técnica da FAB.

“Definitivamente, a província do Huambo perdeu a oportunidade de acolher mais um torneio de luxo. Técnica e administrativamente a cidade não está preparada daí que, decidimos fazer disputar a prova aqui em Luanda”, assegurou José Quizola.Para o quadrangular que visa saudar o aniversário do partido, foram convidadas as formações do Petro de Luanda, campeão nacional em título, 1º de Agosto, campeão africano em título, Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, vencedor da Taça de Angola e da Supertaça Wlademiro Romero, e Interclube, terceiro classificado da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI Basket) da época passada.
O sorteio do torneio “M” realiza-se no dia 1 de Dezembro, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.Depois de terem competido no BAI Basket no sábado, as equipas convidadas para o certame ultimam a preparação.Os vencedores da ronda um, disputam a final no dia 3 de Dezembro, ao passo que perdedores vão lutar para as classificativas do terceiro e quarto lugares respectivamente.



28 novembro 2011

ANGOLA : BAI Basket acerta calendário

A 34ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, vai acertar o seu calendário na primeira quinzena de Janeiro de 2012. A competição arrancou sexta-feira última aos soluços.Das seis partidas agendadas para sexta-feira última, referente a primeira jornada apenas uma foi jogada, concretamente o ASA-Vila Estoril, com o triunfo a sorrir para os aviadores, por expressivos 103-57.

Já no sábado, a jornada número dois viu adiado o confronto que iria colocar frente a frente Sponting de Cabinda e Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto (Cduan). Deste modo, a primeira quinzena do mês de Janeiro servirá para o acerto de calendário quer da primeira jornada, quer da segunda.
Para o dia seis de Janeiro estão previstos três jogos, designadamente Sporting de Cabinda-Sporting de Luanda, Clube Amigos de Viana-Recreativo do Libolo e Petro de Luanda-Cduan, referente à primeira jornada.Ainda para o acerto da primeira jornada, a formação do 1º de Agosto que a par do Petro de Luanda e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, serão os embaixadores do país na Liga dos Clubes Campeões Africanos, recebe no dia 13 de Janeiro, no seu reduto, a equipa do Interclube.
A partida entre as formações do Sporting de Cabinda e Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto (Cduan), referente à segunda jornada será jogada no dia sete de Janeiro.A Universidade Lusíada poderá perder os primeiros pontos na secretaria, em virtude de não ter jogado sexta-feira, diante do Futebol Clube Vila Clotilde. O jogo estava agendado para às 15h30 minutos mas, até aquela hora, o portão do Pavilhão 28 de Fevereiro estava encerrado.1º de Agosto, Petro de Luanda, actual campeão nacional em título, Recreativo do Libolo e Interclube, equipas que vão lutar pelo ceptro nacional começaram com vitória a 34ª edição do BAI Basket.

Governo do Bié viabiliza realização dos “Nacionais”
O governo da província do Bié na pessoa do seu governador, Álvaro de Boavida Neto, deu o aval para a realização dos campeonatos nacionais de basquetebol em cadetes masculinos e femininos marcados para o mês de Dezembro, na cidade do Kuito.Depois do impasse que levou o presidente da Associação Provincial de Basquetebol do Bié, Carlos Reis, a lamentar a falta de apoios, na última quarta-feira, os membros da Associação estiveram reunidos com o governador da província e receberam a promessa de apoios.
“Estivemos reunidos essa semana com o senhor governador da província e recebemos o aval para realizarmos os campeonatos nacionais aqui na cidade do Kuito. O senhor governador está empenhado pessoalmente para que a prova seja um êxito aqui na nossa província”, disse Carlos Reis presidente da Associação de basquetebol do Bié.
“Nós queremos realizar um campeonato com um número recorde de equipas. Por isso, já temos condições de alojamento das equipas, transporte interno para reduzirmos os custos dos clubes visitantes”, afirmou.Segundo o dirigente agora só falta criar as diversas comissões que vão trabalhar para o êxito da prova na província. A principio o pavilhão polidesportivo do Sporting Clube do Bié é a local escolhido para a disputa dos jogos.
Carlos Reis, disse ainda que agora a associação espera pela chegada do vice-presidente da federação angolana da modalidade, Jean Jacques para em conjunto com a direcção do governo reverem alguns encargos e definirem a data do início da competição.“A principio estávamos a espera do secretário-geral da federação, mas por indisponibilidade do mesmo estamos a aguardar pela chegada do vice-presidente Jean Jacques da Conceição”, disse, acrescentando que a província do Bié irá participar nos nacionais de cadetes com duas equipas masculinas e uma feminina.
João Constantino, Kuito



26 novembro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO - “Tricolores” motivadas procuram manter o nível

O MAXAQUENE defronta hoje, a partir das 15.30 horas, no seu pavilhão, a A Politécnica A, em partida da 11ª jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo de seniores femininos.

As “tricolores” estão altamente motivadas depois de na ronda anterior terem ganho o Ferroviário. Esta tarde terão um adversário com elevadas qualidades e tudo fará para vencer, até porque é teoricamente o mais forte. No entanto, a moral que paira na equipa “tricolor” pode suplantar a qualidade do plantel da A Politécnica.
A anteceder a este jogo, a Liga Muçulmana medirá forças com A Politécnica B no mesmo recinto.
A Liga ocupa o primeiro lugar com um invejável percurso de dez vitórias em igual número de jogos realizados.

ANGOLA : Técnico do Vila Estoril destaca superioridade do ASA

O treinador principal do Desportivo Vila Estoril, Cláudio Dikani, afirmou nesta sexta-feira, em Luanda, que o Atlético Sport Aviação (ASA) durante toda a partida mostrou-se superior à sua equipa, fruto da experiência que esta tem de campeonatos nacionais.

Em declarações à Angop, o técnico disse que o ASA já tem muitas participações em nacionais e apresenta-se com um super plantel.
Acrescentou que esta é a segunda participação da sua equipa que ainda está a procurar acertar o plantel dentro das inúmeras dificuldades.
    "Procuramos jogar de igual com o adversário, mas a disparidade de altura dos nossos atletas e a inexperiência fez com que perdêssemos por uma margem de muitos pontos 57-103".
Segundo o técnico, o Vila Estoril já tem 16 jogadores inscritos na federação angolana de basquetebol (FAB), mas que a direcção pretende reforçar o plantel na defesa e ataque, porque a equipa apresenta-se ainda muito fraca nestes sectores e precisa-se trabalhar mais.
O Desportivo Vila Estoril e ASA abriram hoje o campeonato nacional sénior masculino de basquetebol (BAI BASKET2011/2012), em Luanda, no Pavilhão anexo II à Cidadela Desportiva.











ANGOLA : ASA quer melhorar posição no nacional

O técnico-adjunto do Atlético Sport Aviação (ASA), Cesaltino dos Reis, afirmou nesta sexta-feira, em Luanda, que a sua equipa está a trabalhar para melhorar a posição anterior no campeonato nacional de basquetebol, que arrancou esta tarde na província de Luanda e Cabinda.

Em declarações à Angop, no final da partida em que o ASA venceu o Vila Estoril por 103-57, no pavilhão II anexo à Cidadela desportiva, disse que o seu plantel vai procurar na fase regular não perder com as equipas pequenas e com as candidatas ao título lutar até os últimos minutos.
   "O ASA esta época não vai mudar os seus objectivos de chegar entre os seis e depois brigar pelo título. Melhoramos o nosso plantel com atletas altos", explicou.
Cesaltino dos Reis avançou que o seu clube já está completo e estão escritos na Federação Angolana de Basquetebol (FAB) 16 jogadores, mas que na segunda volta, segundo o regulamento da FAB, em que cada equipa poderá reforçar com mais dois, vão procurar um jogador para ajudar o plantel.



ANGOLA : FIBA-Africa quer D´Agosto na Liga dos Clubes Campeões

A Comissão Técnica da Fiba-África quer que a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, hexacampeão africano, defenda o seu título na fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, prova a disputar-se de 12 a 22 de Dezembro, em Marrocos, informou o vice-presidente para o basquetebol do grémio militar, José Moniz. A formação militar, agora liderada pelo luso-guineense Mário Palma, falhou a qualificação directa no zonal VI de apuramento, competição que decorreu de 14 a 21 do mês em curso, em Joanesburgo, África do Sul, ao ocupar o terceiro lugar, atrás do Petro de Luanda e Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, formações que asseguraram o visto para a fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Deste modo, a equipa rubro e negra, que tinha virado as baterias para as competições domésticas, designadamente, o Campeonato Nacional (BAI Basket) e a Taça de Angola, para além da terceira edição da Supertaça Compal, que em 2012 é disputada em duas cidades do país (Benguela e Luanda), vai aproveitar as próximas duas semanas para aprimorar os aspectos técnicos e tácticos com vista à fase final da Liga Africana. Em declarações ao Jornal dos Desportos, José Moniz mostrou-se regozijado pelo convite formulado pelo organismo que tutela a modalidade no continente africano.
   “De facto, o convite foi formulado e, desde já, gostava de agradecer o gesto da Fiba-África que tenciona ver a nossa equipa a defender o título africano. Restam poucos dias para o arranque da competição, por isso, a equipa técnica vai tentar preparar o grupo de maneira a defender com brio o título conquistado no ano passado no Benin”, finalizou o responsável máximo para o basquetebol da equipa do Rio Seco. A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) já foi notificada pela Fiba-África do convite formulado ao 1º de Agosto, de acordo com Tony Sofrimento, chefe do gabinete técnico e de formação do organismo que tutela a modalidade no país.
Assim, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e o 1º de Agosto são os embaixadores do país na fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos. Os militares lideram o ranking da Liga Africana, com seis títulos conquistados, seguem-se o Asfa do Senegal, com três, Hit Trésor da República Centro Africana, Asec Mimosas da Costa do Marfim e Gezire Sc do Egipto, todos com dois campeonatos africanos ganhos. Com um título arrebatado estão as formações do Res Starde da RCA, As Police do Senegal, Maxaquene de Maputo, Ittihad do Egipto, Jeanne do Senegal, Zamalek do Egipto, Mes de Marrocos, Al Ahly do Egipto, ABC da Costa do Marfim e Petro de Luanda (Angola).

Interclube fragilizado recebe o Vila Estoril
Desprovido das suas principais estrelas, que reclamam salários em atraso, a formação do Interclube estreia-se hoje na 34ª edição do BAI Basket, quando receber, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a modesta equipa do Clube Vila Estoril, em partida referente à segunda jornada da competição. Apesar destas contrariedades, o técnico José Carlos Guimarães assumiu o favoritismo, já que tem pela frente um adversário que é de longe inferior ao conjunto da Polícia. A jogar no seu reduto, a equipa do Interclube não vai ter dificuldades em chamar a si o triunfo, ante um adversário que pelo segundo ano consecutivo disputa o BAI Basket.
Na partida de destaque, o ASA recebe às 18h00, no Pavilhão Anexo número dois, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, num prélio difícil para os dois contendores. Moralizados com o apuramento para a fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul apresenta-se como favorito à conquista da vitória. Ainda assim, os aviadores, que contam com os préstimos do internacional cabo-verdiano Rodrigues Mascarenhas, podem surpreender os libolenses.
Ontem, na abertura do BAI Basket, a formação do ASA recebeu e venceu a equipa do Vila Estoril, por expressivos 103-57. Ao contrário do previsto, a Universidade Lusíada não defrontou o Futebol Clube Vila Clotilde, em virtude de não ter criado as condições necessárias para a realização do jogo. Em face disso, os universitários podem perder por falta de comparência.

Melo Clemente



25 novembro 2011

CABO VERDE : ESTE SÁBADO A 3ª JORNADA DO TORNEIO SUB 18

Porto Novo Basket prepara mais uma jornada – a 3ª, do torneio inter-zonas sub-18, que tem lugar este sábado, dia 26 do corrente, no polivalente Tinin, a partir das 17h30, cinco da tarde, com os jogos Alto Peixinho/Chã Camoca e Bairro/Abufadouro.Tem sido uma excelente propaganda para o basquete juvenil em Santo Antão, protagonizada por jovens talentosos que têm brindado o publico com excelentes momentos do basquetebol. É prova viva de que o projecto de formação do nosso clube está a dar frutos.


Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETE DA CIDADE DO MAPUTO - Dose dupla de duelo de titãs

HOJE e amanhã os adeptos da bola-ao-cesto têm motivos mais do que suficientes para se deslocarem ao Pavilhão do Maxaquene. É que duas das melhores equipas nacionais: Desportivo e Ferroviário vão travar um duplo confronto que se antevê espectacular.


O desafio de hoje está marcado para as 18.00 horas e conta para o acerto da oitava jornada. Já amanhã, o início do jogo está previsto para as 17.00 horas e conta para 16ª jornada.
Os “alvi-negros” têm um teste de fogo à sua liderança e sobretudo a sua invencibilidade perante um adversário que atravessa um bom momento de forma.
O certo é que uma dupla vitória do Desportivo pode significar a decisão do título a seu favor, enquanto um desfecho contrário colocará o Ferroviário a morder os calcanhares das “águias”.
Ainda hoje, o Maxaquene tem teoricamente a missão facilitada visto que joga, no seu pavilhão, a partir das 20.00 horas, com a Real Sociedade. Mas os “tricolores” estão avisados sobre o aspecto concentração se se atender que já foram surpreendidos por este mesmo opositor na primeira volta.
O Costa do Sol e o Aeroporto batem-se no pavilhão do Desportivo às 18.30 horas. A seguir será a vez de A Politécnica e UP defrontarem-se.
Refira-se que estão apurados para a Taça da Liga, prova que este ano substitui a Liga Vodacom, o Desportivo, Ferroviário e Maxaquene. É bem provável que o Costa do Sol seja o outro representante da capital do país na prova visto que ocupa, actualmente, o quarto lugar.
O Ferroviário da Beira, Matolinhas e Sporting Soprotecção de Quelimane são outras equipas que também já garantiram presença.

ANGOLA : Corrida a três

A formação do Atlético Sport Aviação (ASA) recebe hoje, a partir das 15h30, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, a equipa do Vila Estoril, em partida a contar para a primeira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), ronda que fica marcada por quatro adiamentos. Deste modo, apenas duas partidas vão marcar hoje o início do BAI Basket, que tem o Petro de Luanda como detentor do ceptro nacional. A Universidade Lusíada tem pela frente o Futebol Clube Vila Clotilde, partida agendada para as 15h30, no Pavilhão 28 de Fevereiro.


O Atlético Sport Aviação (ASA), que conta nesta altura com os préstimos do internacional cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas, atleta que durante vários anos militou no 1º de Agosto, sendo por isso a mais recente aquisição da turma do Aeroporto, é sem dúvida o favorito à conquista dos dois pontos. Apesar de ter perdido alguns jogadores, Carlos Diniz, técnico principal do ASA, conseguiu manter a estrutura base da sua equipa, ao contrário das épocas anteriores em que perdia sistematicamente o seu esqueleto nuclear. Depois de terem participado no campeonato provincial, ASA e Vila Estoril são “obrigados” a brindar hoje os amantes da “bola ao cesto” com uma boa partida de basquetebol.
O Vila Estoril, que pelo segundo ano consecutivo disputa o BAI Basket, vai seguramente tentar dificultar ao máximo a formação aviadora. Na outra partida do dia, a Universidade Lusíada, orientada tecnicamente por Elvino Dias, vai medir forças com a sempre aguerrida equipa do Futebol Clube Vila Clotilde. Os universitários apresentam-se, a priori, como favoritos à vitória, a julgar pela qualidade dos seus executantes que são, de longe, superiores ao do seu opositor.
A partida entre militares e polícias foi adiada para o dia 13 de Janeiro de 2012, ao passo que as restantes são jogadas a 6 do mesmo mês. Trata-se do Sporting de Cabinda-Sporting de Luanda, Clube Amigos de Viana-Recreativo do Libolo e Petro de Luanda-Cduan. Amanhã, a competição prossegue com a disputa da segunda jornada, que compreende as seguintes partidas: 1º de Agosto-Vila Clotilde, Interclube-Vila Estoril, Lusíada-Sporting de Luanda, ASA-Recreativo do Libolo e Clube Amigos de Viana-Petro de Luanda.

Benfica do Lubango intensifica preparação
A formação de basquetebol do Benfica Petróleos do Lubango em cadetes femininos intensificou a preparação, tendo em vista a participação no Campeonato Nacional da modalidade, agendado para o próximo mês de Dezembro, na província do Bié. Com três títulos já conquistados nesta categoria, a equipa encarnada das terras altas da Chela almeja erguer a taça de campeão nacional, depois de o ter perdido há dois anos. Nesta perspectiva, as meninas orientadas tecnicamente por António Severino trabalham, neste primeiro microciclo de preparação, os aspectos individuais, defesa contra zona e contra-ataque.
António Severino assegurou na quarta-feira ao Jornal dos Desportos que a preparação decorre sem sobressaltos, tendo acrescentado que para o segundo microciclo, com início previsto para a próxima semana, vai privilegiar os aspectos técnicos e tácticos, entre outros pormenores, para permitir à equipa ganhar perfeição, rumo à conquista do troféu. “A preparação decorre a bom ritmo. Acredito que as atletas estão empenhadas ao máximo. Este ano, almejamos ter o primeiro lugar. Pelo trabalho que estamos a efectuar e a entrega das atletas, a Huíla pode contar com o título e assim voltarmos às conquistas depois de dois anos de jejum”, disse.
A falta de mais equipas neste escalão para competições internas e dotar as atletas de mais rodagem competitiva tem criado, do seu ponto de vista, enormes dificuldades. António Severino, referiu que o Benfica Petróleos do Lubango é uma formação que não tem adversários para realizar jogos no sector feminino a nível local. Para colmatar esse vazio, às vezes são obrigados a efectuar jogos de controlo com equipas masculinas. As competições realizadas com essas equipas dotaram as atletas de performances que vão possibilitar dar boa réplica no campeonato nacional.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango
Rosa Gala fala em motivação
A capitã da equipa do Benfica Petróleos do Lubango em cadetes femininos, Rosa Gala, afirmou que o conjunto está motivado para reconquistar o título nacional perdido há dois anos. Para a internacional angolana e melhor cestinha do último Campeonato Africano da categoria, o moral no seio do grupo é grande. O objectivo de qualquer equipa nestas competições, referiu a atleta, é chegar à final e, consequentemente, a conquista do tão almejado troféu. Munida de vasta experiência em competições internacionais, Rosa Gala afirmou que a equipa está a dar primazia aos aspectos defensivos, por se tratar do segredo da vitória. “Moralmente, a equipa está boa. Por isso, estamos conscientes do que vamos fazer nesta competição. Primamos mais no trabalho do sector defensivo, visto ser a arma da vitória”, alertou a jogadora. G.H





24 novembro 2011

MOÇAMBIQUE : “Tricolores” superiores no “clássico” da jornada

A DÉCIMA primeira jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em seniores femininos foi de celebração para o Maxaquene que venceu o Ferroviário, por 50-44, no “clássico” da ronda.

A partida entre as “tricolores” e as “locomotivas” era a mais apetecível da jornada pelos emblemas que estavam em jogo, visto que as últimos exibições de ambos os colectivos deixavam muito a desejar. Mas num confronto entre formações com história na bola-ao-cesto era de esperar um bom espectáculo e foi o que se viu: muita emoção e equilíbrio a manterem-se até ao apito final.
A Liga, líder da prova, não teve mãos a medir e aniquilou o Desportivo, por 116-26, uma diferença de 90 pontos que não deixa quaisquer dúvidas da superioridade das comandadas de Nazir Salé que seguem imparáveis rumo à conquista do título.
No embate entre A Politécnicas, a A venceu a B, por 54-32.

ANGOLA : FAB aprova quadras para o BAI Basket

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol aprovou as cinco quadras para os jogos do Campeonato Nacional 2011/2012, cuja primeira jornada se disputa amanhã.Trata-se do Pavilhão do Codenm, Pavilhão Principal da Cidadela, Pavilhão Anexo número 2 à Cidadela, Pavilhão 28 de Fevereiro e o Pavilhão do Sporting de Cabinda.
Foram excluídas as quadras do Sporting de Luanda e do Futebol Clube Vila Clotilde.José Kizola, membro da direcção técnica da FAB, assegurou ao Jornal dos Desportos que as inspecções feitas às cinco quadras obedeceram aos requisitos exigidos pela Fiba-Mundo.“Nos últimos tempos, temos feito inspecções aos pavilhões no início de cada temporada e, este ano, cumprimos mais uma vez as exigências do organismo que tutela a modalidade no mundo.
Os nossos técnicos aprovaram cinco campos para a presente época desportiva”, asseverou José Kizola.O Pavilhão do Codenm é o quartel-general do 1º de Agosto, o Interclube faz os seus jogos na condição de visitado no Pavilhão 28 de Fevereiro, ao passo que o Recreativo do Libolo, Futebol Clube Vila Clotilde, Clube Desportivo Universidade Lusíada, Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan), Sporting de Luanda, ASA e Clube Desportivo da Vila Estoril utilizam o Pavilhão Principal da Cidadela, 28 de Fevereiro e o Anexo número dois.
A XXXIV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol, denominado BAI-Basket, começa amanhã, com a disputa da primeira jornada.Dos cinco jogos previstos, disputam-se apenas o Cduan-Vila Estoril, às 18h00, no Anexo, Interclube-ASA, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, e Vila Clotilde-Sporting de Luanda, às 16h00, no Anexo.
Ficam adiadas as partidas Recreativo do Libolo-Petro de Luanda e Lusíadas-1º de Agosto. Libolenses e petrolíferos da capital defrontam-se a 13 de Janeiro de 2012, ao passo que os militares vão medir forças com os universitários a 6 de Janeiro.
O Petro de Luanda é o actual detentor do ceptro.


Interclube prepara duelo com ASA
A formação do Interclube realiza hoje o treino derradeiro, antes do embate de amanhã, frente ao ASA, em partida a contar para a primeira jornada do Campeonato Nacional de basquetebol.Para hoje, o técnico principal José Carlos Guimarães agendou duas sessões de treinos, uma de manhã e outra à tarde.
A equipa da Polícia continua a treinar sem as suas principais unidades, casos de Simão Panzo, Euclides Camacho e José Nascimento. Os atletas, que foram fundamentais na conquista do terceiro lugar da edição passada, reclamam os seus ordenados em atraso.Apesar destas contrariedades, José Carlos Guimarães disse ao Jornal dos Desportos que vai fazer de tudo para conquistar os primeiros dois pontos da competição.
“Estamos com muitos problemas. Refiro-me aos três atletas que continuam sem dar informações, mas, ainda assim, vamos lutar pela vitória, até porque vamos jogar em nossa casa. Reconheço que teremos pela frente uma grande equipa, mas a nossa meta é os dois pontos”, disse o comandante da equipa da Polícia.No sábado, já para a segunda jornada, o Interclube recebe no seu reduto, a partir das 18h00, o 1º de Agosto, quarto classificado da época passada.



23 novembro 2011

ANGOLA : Polícias e aviadores no arranque do Campeonato Nacional

O Interclube e Atlético Sport Aviação (ASA) protagonizam o destaque da jornada inaugural do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino (BAI-Basket), a disputar-se sexta-feira, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda.


Aguardado com expectativa pelos adeptos e amantes da modalidade, o encontro de resultado imprevisível vai opor o terceiro ao sexto classificado da edição (2010-2011) anterior. Na partida, os comandados do treinador José Carlos Guimarães deverão aproveitar o factor casa para iniciar bem a época, mas contando com a réplica dos pupilos de Carlos Dinis.
A ronda prossegue, no mesmo dia, com os confrontos entre o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto–Vila do Estoril e Vila Clotilde-Sporting Clube de Luanda, às 16 e 18 horas, no anexo à Cidadela Desportiva.
O jogo da primeira ronda entre o campeão em título, Petro de Luanda, e o detentor da Taça de Angola, Recreativo do Libolo, apenas acontece a 13 de Janeiro, uma vez que o calendário foi elaborado tendo em conta o envolvimento destas equipas nas preliminares de acesso à Liga dos Clubes Campeões Africanos, terminada recentemente na África do Sul.
Após o adiamento, verificado no passado dia 18, o director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, garantiu à Angop estarem criadas as condições para o início do campeonato nesta sexta-feira.
“Após a negociação com os árbitros e resolução de questões que levaram o adiamento da prova, estamos em condições de dar início ao campeonato. O resto estará em função do levantamento em curso com os referidos agentes dos jogos”, disse.
Os árbitros haviam solicitado o adiamento, por uma semana, por forma a resolver os problemas técnicos apresentados em alguns pavilhões. A decisão resultou de um encontro, quarta-feira transacta, entre a direcção da FAB e a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA).



ANGOLA : Interclube apurado para o BAI Basket

A dois dias do arranque do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, o Interclube continua a trabalhar sem as suas principais unidades, facto que preocupa o técnico José Carlos Guimarães, que apontou como meta a atingir, na presente edição da prova, a melhoria do terceiro lugar alcançado em 2011.

Depois de ter perdido o internacional angolano Luís Costa, extremo base, a favor do Recreativo do Libolo, a formação adstrita à Polícia Nacional pode perder mais três influentes jogadores, que na temporada passada ajudaram a sua equipa a conquistar o honroso terceiro lugar, relegando inclusive, o todo-poderoso 1º de Agosto para o quarto posto.
Trata-se de Simão Panzo (base), Euclides Camacho (extremo base) e José Nascimento (extremo). Panzo foi considerado um dos melhores bases do campeonato passado, ao passo que Euclides Camacho e José Nascimento estiveram entre os três melhores triplistas.Apesar de estarem ligados por contrato ao grémio da Polícia, os atletas acima referenciados continuam “foragidos” do clube, em virtude da direcção, agora Comissão de Gestão, não ter pago os salários em atraso, segundo apurou o Jornal dos Desportos.
O JD acompanhou a sessão de treinos do Interclube na última segunda-feira, realizada no Pavilhão 28 de Fevereiro, e era visível a tristeza no seio dos jogadores.Questionado sobre a ausência dos três atletas, José Carlos Guimarães afirmou que “as questões administrativas são do fórum exclusivo da direcção, pelo que, a missão da equipa técnica é apenas preparar a equipa para jogar bem”.
“O que lhe posso dizer é que os três atletas a que se referiu ainda têm contracto com o clube, mas a verdade é que eles andam desaparecidos”, desabafou.Apesar destes constrangimentos, José Carlos Guimarães apontou como meta a melhoria do terceiro lugar da edição passada.
“A saída de alguns às vezes torna a equipa mais forte. Independentemente destes problemas, vamos tentar formar um grupo que seja capaz de lutar pela melhoria do terceiro lugar. Simão Panzo, Euclides Camacho e José Nascimento são atletas cuja qualidade é inquestionável, mas, infelizmente, não estamos a contar com eles neste início de temporada”.
O extremo Cristóvão de Oliveira (ex-ASA) é a mais recente contratação do grémio da Polícia. José Carlos Guimarães aplaudiu, por outro lado, a iniciativa da direcção da Federação Angolana de Basquetebol, que alargou o período de inscrição para atletas estrangeiros. As inscrições começam agora a 15 de Agosto e vão até Janeiro, contra o período de 15 de Agosto a 15 de Setembro nos anos anteriores.
“Tudo o que se faz a pensar na melhoria da modalidade é sempre bem-vindo. O período vai permitir que os clubes possam cumprir todos os aspectos administrativos por altura das inscrições”.O Interclube defronta o ASA na sexta-feira e no sábado recebe o 1º de Agosto

Assembleia Nacional homenageia Selecção
A Comissão Permanente da Assembleia Nacional homenageia hoje, às 18h00, no Palácio dos Congressos, a Selecção Nacional sénior feminina pela conquista do Campeonato Africano das Nações de 2011, disputado em Bamako, Mali.A cerimónia de homenagem estava marcada para ontem, dia 22, mas, devido a problemas operacionais foi remarcada para hoje.



22 novembro 2011

Taça dos Campeões Africanos de Basquetebol: Desportivo falha qualificação

O DESPORTIVO não conseguiu qualificar-se para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol seniores masculinos. O máximo que os vice- campeões nacionais conseguiram foi um quinto lugar quando o primeiro e o segundo é que davam direito a estar entre a elite do básquete do continente.
As equipas angolanas do Petro de Luanda e Recreativo de Libolo conquistaram o primeiro e o segundo lugares e vão assim representar a zona VI na fase final.
Voltando para a prestação dos “alvi-negros”, o sonho de transitar às meias-finais ficou por terra, na sexta-feira, depois de perder com o Pacers da Zâmbia, por 76-59, na quarta e última jornada do Grupo “A”.
Diga-se que os comandados de Horácio Martins foram surpreendidos pelo vice-campeão zambiano visto que eram favoritos. Já no jogo de atribuição do quinto lugar, o Desportivo bateu o APN Gunslingers da África do Sul, por 95-53.

MOÇAMBIQUE : Basquetebol sénior masculino: Favoritos não vacilam

O MAXAQUENE e o Ferroviário, crónicos candidatos à conquista do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em seniores masculinos, saíram vitoriosos na dupla jornada (17ª e 18 ª) disputada na sexta-feira e sábado.
No prato forte de sexta-feira, o Maxaquene venceu o Costa do Sol por uma diferença de dez pontos (59-49). O Ferroviário foi ainda mais arrojado ao bater o Aeroporto com uma vantagem de 50 pontos (79-29).
Já no sábado, o Maxaquene venceu A Politécnica (57-42), enquanto o Ferroviário superou a Real Sociedade (78-42).
Com estes triunfos, “locomotivas” e “tricolores” consolidaram a segunda e terceira posições, respectivamente.
Noutro jogo, nota para a vitória, no sábado, da UP sobre o Aeroporto, por 68-32.
No entanto, a chuva que caiu na sexta-feira levou a que a partida entre A Politécnica e Real Sociedade fosse interrompida. O encontro será remarcado para uma data ainda por anunciar.
O Desportivo lidera a prova e à semelhança do Ferroviário e o Maxaquene, já está apurado para o Campeonato Nacional.
Seguem directamente para o “Nacional” os quatro primeiros classificados pelo que ainda falta conhecer entre Costa do Sol e UP quem será o outro representante da cidade do Maputo.

ANGOLA : Libolo surpreende pela positiva

Apesar da sangria que sofreu, a formação do Recreativo do Libolo apurou-se para a fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer em Dezembro próximo, em Marrocos, depois de ocupar o segundo lugar da fase preliminar, que decorreu de 14 a 21 do mês em curso, em Joanesburgo, África do Sul.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Nelson Oliveira, director-geral desportivo do grémio do Kwanza-Sul, afirmou que o apuramento do seu emblema à fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos acabou por surpreendê-lo, dado que a equipa perdeu sete jogadores influentes.
“Confesso que estamos surpreendidos com o apuramento da nossa equipa para a fase final da Liga dos Campeões. Estamos, praticamente, a formar uma nova equipa, muito em função da sangria que sofremos. Por isso, gostaria de dar os parabéns aos jogadores e à equipa técnica por terem alcançado este feito inédito para o nosso clube”.
Nelson Oliveira disse, por outro lado, que o sucesso da equipa se deve ao excelente trabalho desenvolvido pela direcção do clube, liderada por Rui Campos, que não tem poupado esforços para dar as melhores condições de trabalho ao grupo liderado pelo professor Raul Duarte. Questionado sobre os propósitos da equipa na fase final, a decorrer em Dezembro próximo, em Marrocos, Nelson Oliveira disse que “o futuro a Deus pertence”.
“Sem querer ser futurologista, o que lhe posso dizer é que vamos realizar uma boa preparação para representarmos condignamente o país e as cores do nosso clube”. A conquista do título africano não foi colocada de parte por Nelson Oliveira. “Em todas as competições em que o Libolo entra, é sempre com o propósito de arrebatar o ceptro”, asseverou o director-geral desportivo do Recreativo do Libolo.
Nelson Oliveira anunciou a contratação, nos próximos dias, de um norte-americano para reforçar o grupo liderado pelo técnico Raul Duarte. A fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões Africanos, que decorreu em Joanesburgo, foi ganha pelo Petro de Luanda.

1º de Agosto falha defesa do título
A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto terminou domingo, na África do Sul, a fase preliminar de acesso à Taça dos Clubes Campeões de África na terceira posição e perdeu a oportunidade de defender o título continental, em sua posse há três edições.
Com um plantel recheado de “estrelas”, como Miguel Lutonda, Kikas Gomes, Reggie Moore, Leonel Paulo, Felizardo Ambrósio e Armando Costa, a equipa não conseguiu superar os compatriotas do Petro de Luanda (1º classificado) e Libolo (2º) no torneio da Zona VI.
Os “militares” foram os que mais se reforçaram para a temporada 2011/2012, mas o investimento ainda não deu frutos e falham um dos três objectivos traçados para a presente temporada. Restam o Campeonato Nacional e a Taça de Angola. Por sua vez, os “petrolíferos”, com maior parte dos atletas que conquistaram o Nacional, mostraram-se compactos e nem a derrota na Supertaça Vlademiro Romero, frente ao Libolo, por 63-67, afectou o rendimento do grupo.
No torneio, o Recreativo do Libolo, que este ano perdeu muitos jogadores influentes, demonstrou coesão e confiança, tendo no comando Olímpio Cipriano, Mayzer Alexandre e Vlademiro Ricardino. A fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos é disputada em Dezembro, em Marrocos, e Angola vai ser representada pelo Petro de Luanda e Recreativo do Libolo.

Capital do Bié pode perder organização dos Nacionais
A província do Bié pode perder a organização dos campeonatos nacionais de basquetebol em cadetes masculinos e femininos, marcado para Dezembro próximo. A informação foi avançada pelo presidente da Associação de Basquetebol do Bié. Nelito dos Reis afirmou que a falta de condições para alojar as equipas está na base da possível desistência, já que até à última sexta-feira não tinham disponível o dinheiro para a compra de colchões para apetrechar as escolas e lares onde ficariam hospedadas as equipas.
“Queremos realizar um campeonato com um número record de equipas. Por isso, queríamos assumir o alojamento das equipas e assim reduzir os custos dos clubes visitantes. Mas até ao momento não temos verbas, pois, fizemos a solicitação à Direcção Provincial da Juventude e Desportos, mas até agora não obtivemos resposta”, disse. Nelito dos Reis lamentou ainda o facto de a província não ter realizado os campeonatos provinciais nas diversas categorias e adiantou que a realização dos campeonatos nacionais de cadetes poderia servir de tónico para motivar os atletas que trabalharam durante o ano.
“Ainda não desistimos, mas, como as coisas estão, não temos muitas esperanças. Não queremos realizar um campeonato com meia dúzia de equipas. Pretendemos realizar um campeonato com o maior número de equipas. Estamos à espera da vinda do secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, para analisarmos a situação. Se não tiver solução, vamos desistir da organização da prova”, disse Nelito dos Reis. João Constantino, no Kuito





21 novembro 2011

CABO VERDE : TORNEIO INTER-ZONAS SUB-18

O fim-de-semana em Porto Novo, Santo Antão, voltou ser marcado por uma grande movimentação desportiva protagonizada pelo Porto Novo Basket, com a realização de mais uma jornada – a 2ª – do Torneio inter-zonas sub-18. As equipas de Berlim, Abufadouro, Chã de Camoca e Alto Peixinho protagonizaram um grande espectáculo que levou muitas pessoas ao polivalente Tinin, na Cidade do Porto Novo. Os resultados: Abufadouro 34-7 Alto Peixinho. Berlim 12-7 Chã Camoca. Na próxima jornada, a terceira (sábado, a partir das 5h30 da tarde), vão medir forças as equipas do Alto Peixinho/Chã Camoca e Barro/Abufadouro. Abufadoruo (foto) é líder com seis pontos.

Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : InícioBasquetebol

A cinco dias do arranque da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, a direcção da federação angolana da modalidade continua em falta com os árbitros, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte próxima da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA). Apesar do órgão reitor da modalidade ter anunciado na sexta-feira o pagamento total dos subsídios referente à época passada, a verdade é que existem árbitros que não receberam o valor global da dívida.

De acordo com a nossa fonte, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo Vaz da Conceição, prometeu solucionar a dívida na totalidade até quarta-feira próxima. No entanto, a o campeonato de seniores masculinos vai mesmo arrancar na sexta-feira, independentemente do pagamento ou não da totalidade da dívida. “Depois do encontro que mantivemos com a direcção da FAB e representantes dos clubes, ficou acordado que o Campeonato Nacional vai mesmo começar na sexta-feira”, garantiu a nossa fonte.
Caso a FAB não cumpra a promessa de liquidar a dívida nos próximos dias, os árbitros vêm-se na obrigação de paralisar a sua actividade. “Aprendemos a confiar nas palavras dos nossos dirigentes, por isso decidimos começar o campeonato. Mas, se até aos próximos dias, não são resolvidos os nossos problemas, somos forçados a paralisar a nossa actividade”, finalizou a nossa fonte. Ao contrário do que tinha anunciado a direcção técnica da FAB, o BAI Basket 2011/2012 é disputada por 11 equipas, uma vez que o Sporting de Cabinda, formação que tinha sido afastado da prova por não ter confirmado a sua presença no certame, foi reintegrado à última da hora.
Assim, a 34ª edição do BAI Basket conta com a participação do Petro de Luanda, campeão nacional em título, Libolo, vice-campeão nacional, 1º de Agosto, Interclube, ASA, Cduan, Vila Estoril, Universidade Lusíada, Sporting de Luanda, Vila Clotilde e Sporting de Cabinda. O arranque da competição estava inicialmente marcado para a passada sexta-feira.



19 novembro 2011

MOÇAMBIQUE : BASQUETEBOL FEMININO - Gigantes adormecidos digladiam-se esta tarde

NOUTROS tempos o confronto da tarde de hoje entre o Ferroviário e o Maxaquene teria outros motivos de interesse. Infelizmente nos tempos que correm não passam de gigantes que atravessam uma aguda crise de sonolência.

O destino quis que estas equipas se encontrassem numa altura em que passam por uma péssima fase, sendo que a partir das 17.00 horas ver-se-á quem se sairá melhor neste duelo a contar para a 11ª jornada. O desafio terá lugar no pavilhão do Desportivo.
A Liga Muçulmana defronta, a partir das 14.00 horas, no pavilhão do Maxaquene, o Desportivo. Este será um embate entre extremos: Liga, líder isolado, e o Desportivo, último classificado.
Noutro despique, A Politécnica A e a B medem forças às 15.30 horas no pavilhão do Desportivo. Um confronto interessante a seguir atendendo que esgrimem forças equipas da mesma génese.

ANGOLA : CAMPEONATO DE BÁSQUETE DA CIDADE DO MAPUTO - Ferroviário testado pela Real Sociedade

ESTA tarde, a partir das 16.00 horas, Ferroviário e Real Sociedade protagonizam, no pavilhão dos “tricolores”, o desafio mais aliciante da 18ª jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em seniores masculinos.Maputo, Sábado, 19 de Novembro de 2011:: Notícias

O Ferroviário, segundo classificado, jogará tendo em vista a consolidação do segundo lugar, sabendo que tem na sua cola o Maxaquene que vem subindo de forma após um período conturbado.
Logo a seguir ao jogo, o Maxaquene recebe a A Politécnica. As expectativas são grandes à volta deste encontro na medida em que permanecem reservas quanto à capacidade dos “tricolores” manterem a regularidade exibicional depois de terem sofrido algumas derrotas inesperadas, um período sombrio, que no entanto parece estar ultrapassado. Curiosamente foi frente a A Politécnica que os “tricolores” começaram a renascer ao encontrarem-se com as vitórias depois de derrotas diante do Costa do Sol e Real Sociedade ainda na segunda volta.
O Maxaquene ocupa nesta altura o terceiro lugar e o Costa do Sol é o quarto classificado. No último embate entre ambos, realizado em Outubro passado, os “tricolores” saíram vitoriosos.
Logo a seguir ao jogo entre “tricolores” e “canarinhos”, o Ferroviário defronta, às 20.00 horas, no mesmo recinto, o Aeroporto. Os “locomotivas”, segundos classificados, são os favoritos à vitória.
Ainda hoje, UP e Aeroporto medem forças, a partir das 18.30 horas, no pavilhão do Desportivo.
O Desportivo, líder da prova, ficará de fora nesta ronda por estar a disputar as eliminatórias de qualificação para a fase final da Taça dos Campeões Africanos.

ANGOLA : Sporting de Cabinda confirma presença no BAI-Basket2011

Luanda – O Sporting de Cabinda confirmou hoje a presença no campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, com início marcado para 25 de Novembro e término em 17 de Fevereiro de 2012.

Os “leões” de Cabinda quase desistiram e deverão adiar as primeiras duas jornadas, por motivos de organização de outros adversários. Entrará em cena na terceira ronda, explicou o director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, depois de uma reunião com os clubes.
Referiu que a formação de Cabinda irá competir de forma regular no BAI-Basket, com objectivo de procurar afirmar-se na prova.
Nuno Teixeira sublinhou que a integração tardia do Sporting de Cabinda em nada impedirá que a equipa de inspectores da FAB avalie as condições do campo e dos meios utilizados.
Responsáveis da Universidade Lusíadas de Angola, Petro de Luanda, Vila Clotilde, Vila Estoril, ASA e Sporting de Luanda estiveram presentes na reunião, enquanto 1º de Agosto e Libolo foram os ausentes.











ANGOLA : Angola pode perder prata do Afrobasket/2011

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol pode perder a medalha de prata, conquistada no Afrobasket/2011, disputado em Agosto último, em Antananarivo, (Madagáscar) devido a má inscrição do jogador Jorge Tati. De acordo com o site Trumuno. com, que passou a informação citando uma fonte da Fiba-África, antes do início do Afrobasket foi solicitado à Federação Angolana de Basquetebol (FAB) o assento de nascimento de todos os jogadores, mas esta não chegou a fazer a entrega do comprovativo de nascimento de Jorge Tati, com argumento de que “o extremo nasceu numa aldeia que foi queimada durante a guerra”. Por este motivo, a inscrição do atleta foi feita de forma condicionada. Outro jogador que esteve na mesma situação foi Leonel Paulo, segundo o mesmo jornal online, só que neste caso a FAB foi mais feliz ao fazer a entrega do assento de nascimento, a posterior.

Tony Sofrimento desmente
O Jornal dos Desportos ouviu o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, e este desmentiu as informações postas a circular pelo site Trumuno, dizendo que são infundadas. Questionado sobre a entrega ou não do assento de nascimento do extremo do Interclube, Tony Sofrimento disse que a Federação já enviou a Fiba-África. Jorge Tati é jogador do Interclube, descendente da RD do Congo, tem 1,95 metros e estreou-se pelos Decacampeões em Antananarivo.



18 novembro 2011

QUALIFICAÇÃO PARA TAÇA DOS CAMPEÕES DE BÁSQUETE - “Alvi-negros” batem Soweto

O DESPORTIVO redimiu-se da derrota com o Petro de Luanda, no jogo de estreia, vencendo, na segunda jornada, a equipa sul-africana do Soweto Wild Cats, por 88-73. Os “alvi-negros”, envolvidos no Grupo B, vêem assim rejuvenescidas as esperanças de continuarem a lutar para a qualificação para a fase final da Taça dos Campeões Africanos de Basquetebol Sénior Masculino.



A jogar em casa do adversário, a equipa moçambicana foi demolidora nos dois primeiros períodos. Nos primeiros dez minutos, os comandados de Horácio Martins venciam, por 22-18. Mas foi no segundo período que decidiram o jogo a seu favor com 29 pontos marcados contra sete, uma diferença de 22 pontos que acabou sendo fundamental para o resto do encontro. Ao intervalo o Desportivo ganhava, por 51-25.
Na segunda parte, as “águias” entraram com objectivo de gerir a preciosa vantagem e abriram espaços para o atrevimento dos sul-africanos que foram superiores no terceiro e quarto períodos mas insuficiente para evitarem a derrota de 88-73.
O “alvi-negro”, David Canivete, foi o melhor marcador com 22 pontos.
Hoje, o Desportivo volta a entrar em acção para medir forças com o Pacers da Zâmbia.

No Grupo B o 1° de Agosto voltou a atingir a fasquia dos 100 pontos, desta vez a vítima foi o Matero Magic que perdeu, por 101-58. Na primeira jornada, os “militares” venceram o APN Gunslingers, por 105-51.
Os dois primeiros classificados dos grupos A e B transitam para as meias-finais. Os finalistas apuram-se automaticamente para a fase final. As equipas angolanas do 1° de Agosto, Petro de Luanda e Recreativo de Libolo são os potenciais candidatos a ocuparem as duas vagas em aberto.

ANGOLA : FAB convoca clubes para esclarecimentos do início do nacional

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) convocou os clubes que participarão no campeonato nacional sénior masculino da modalidade para uma reunião de esclarecimentos, na sexta-feira, sobre o adiamento da competição, soube-se hoje.

De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso hoje, dois pontos estarão sobre a mesa. Trata-se dos campos inspeccionados e esclarecimentos sobre o arranque do campeonato, marcado para 25 deste mês.
O arranque da prova estava prevista para esta sexta-feira, 18, mas foi adiada por razões técnicas.





ANGOLA : Adiado início do nacional sénior masculinos

O Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, com início previsto para sexta-feira, foi adiado por razões técnicas, informou hoje à Angop o director do gabinete de organização e competição da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Yuri Simão.

De acordo com a fonte, os árbitros solicitaram o adiamento, por uma semana, por forma a resolver os problemas técnicos apresentados em alguns pavilhões. A decisão resultou de um encontro, quarta-feira, entre a direcção da FAB e a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA).
Por sua vez, António Camana, porta-voz da ANJBA, disse que comparativamente às temporadas anteriores o formato da área restritiva deve ser alterado com base nas novas regras da FIBA. Por outro lado, explicou que os árbitros exigiram também equipamento adequado para marcação dos 24 segundos.
   “O equipamento que usamos na temporada passada está desactualizado, por isso a federação tem que exigir aos clubes aparelhos modernizados para o exercício da nossa função”, referiu, salientando que a FAB garantiu já ter feito o depósito dos prémios referentes à época transacta.











17 novembro 2011

CABO VERDE : 1ª JORNADA DO TORNEIO SUB-18 FOI UM SUCESSO

A 1ª jornada do torneio inter-zonas de basquetebol sub-18 aconteceu no sábado passado. Foi um excelente arranque, com muita gente no polivalente Tinin a assistir aos jogos. Mesmo sem som, foi possível levar muitas pessoas ao polivalente Tinin. De facto, os miúdos deram espectáculo. Na jornada inaugural, Abufadouro ganhou à equipa de Berlim por 19-14 e Bairro venceu Alto Peixinho por 39-2. A equipa de Chã Camoca ficou de fora. O Bairro e Abufadouro lideram, ambos com três pontos. Na 2ª jornada, este sábado, dia 19, Abufadouro joga com Alto Peixinho e Berlim defronta Chã Camoca. Fica de fora, o Bairro.

Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

QUALIFICAÇÃO PARA AFRICANO DE CLUBES EM BASQUETEBOL - Desportivo derrotado pelo Petro de Luanda

O DESPORTIVO não se estreou da melhor forma nas eliminatórias da zona VI de qualificação para a Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova que decorre em Joanesburgo, África do Sul. Os “alvi-negros” não resistiram à superioridade de uma das melhores equipas em prova, o Petro de Luanda, e foram derrotados por 89-69, em partida do Grupo A.
No entanto, os vice-campeões nacionais, que apresentam uma equipa cem porcento moçambicana, ou sem nenhum reforço vindo de outro país, mantiveram algum equilíbrio nos quatro períodos. O primeiro período acabou sendo o menos conseguido pelos comandados de Horácio Martins, tendo perdido por uma margem de oito pontos, 32-24. No segundo período a equipa moçambicana melhorou a sua prestação reduzindo a desvantagem, comparativamente aos primeiros 10 minutos. Perdeu por apenas dois pontos, 18-16. Os prolíferos saíram para o intervalo com uma vantagem de dez pontos, 50-40.
Na segunda parte e por jogar os dois períodos complementares, a equipa angolana continuou na frente do marcador, embora os “alvi-negros” tentassem equilibrar a balança. David Canivete bem que tentou. Esteve de pontaria afinada mas foi insuficiente para dar a volta ao rumo dos acontecimentos. Com 20 pontos, o poste foi o melhor marcador do encontro.
No terceiro período, a equipa moçambicana conseguiu converter 17 pontos, menos cinco que o “team” angolano, enquanto o quarto, o menos produtivo, foram apontados 17 contra 12, a maior para os adversários, que assim fizeram valer o estatuto de candidatos a seguirem para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
O Desportivo terá ainda como adversários, o Soweto Wild Cats (África do Sul), Heat Basketball Club (Zimbabwe) e Pacers (Zâmbia).
Na ronda inaugural, em que as “águias” ficaram de fora devido ao número impar de equipas, o Petro de Luanda deu “chapa” 100 ao Pacers, 111-63, enquanto o Soweto venceu o Heat Club, por 95-73.

No Grupo B estão o 1° de Agosto (Angola), Recreativo de Libolo (Angola), Matero Magic (África do Sul) e APN Gunslingers (Africa do Sul).
O 1° de Agosto aplicou também chapa cem desta feita ao APN, por 105-51. As equipas angolanas estiveram em grande na ronda inicial atendendo que o Libolo superou o Matero Club, por 99-65.

ANGOLA : Angola cancela candidatura para pré-olímpico

A candidatura de Angola para albergar o torneio pré-olímpico em basquetebol sénior masculinos foi abortada, tendo em vista a intenção do país em albergar uma prova mundial entre 2015 a 2018, informou hoje o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição.

Em declarações à Angop, o responsável explicou que Angola efectuou apenas uma pré-candidatura após o Afrobasket2011, mas que serviu apenas para manter o nome do país entre os candidatos a grandes eventos mundiais, uma vez que o objectivo da federação é a realização de outro evento.
“A nossa candidatura foi uma política de marketing tendo em vista a nossa intenção de albergar um mundial, provavelmente de juniores, entre 2015 a 2018. É importante o nome de Angola estar entre os potenciais organizadores desde tipo de evento visando os compromissos futuros”, frisou, realçando que o país não dará sequência a candidatura para o pré-olímpico.
A FIBA, no seu site, havia anunciado Angola entre as candidatas a albergar a prova, assim como a Macedónia, Lituânia e Venezuela. O país sede deverá ser indicado entre os dias 10 e 11 de Dezembro na reunião do órgão em Madrid (Espanha).













16 novembro 2011

ANGOLA : Sporting pode falhar o Nacional

A formação sénior masculina de basquetebol do Sporting de Cabinda pode falhar a XXXIV edição do Campeonato Nacional da modalidade por falta de condições financeiras e de material desportivo, disse ontem ao Jornal dos Desportos uma fonte afecta à Secretaria Provincial da Juventude e Desportos.

De acordo com a fonte, o Governo Provincial de Cabinda, como patrocinador oficial dos “leões” do Norte, ainda não se pronunciou acerca da participação da agremiação no “Nacional”, pelo que tudo indica que se vai consumar a ausência do representante da província de Cabinda.A mesma fonte referiu que o executivo liderado por Mawete João Baptista ainda não pagou os salários em atraso dos atletas, equipa técnica e trabalhadores administrativos.
Apesar desta situação, Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico principal do Sporting de Cabinda, assegurou ao Jornal dos Desportos que os seus pupilos têm trabalhado de forma árdua visando o BAI Basket, prova que arranca a 18 do mês em curso.Acrescentou que tudo está a ser feito no sentido de se resolver todos os problemas que enfermam a agremiação, de modo a ter uma participação positiva no “Nacional”, também denominado BAI- Basket.
O coordenador adjunto da Comissão de Gestão do Sporting de Cabinda, Sancara José, referiu que os responsáveis do clube remeteram, na semana passada ,ao gabinete da vice-governadora para área social e política, Aldina Barros da Lomba, a documentação necessária para a participação do clube no Campeonato Nacional.
“Não temos uma resposta contrária da participação do Sporting de Cabinda no Campeonato Nacional. Estamos à espera do pronunciamento do Governo da província, através da Secretaria Provincial da Juventude e Desportos sobre a nossa presença na prova.Da parte técnica, não existem problemas, aliás, o professor Ginguba está a trabalhar e aguardamos das autoridades competentes a confirmação”, finalizou.

“Nacional”começa sem os colossos
As emoções do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos começam esta sexta-feira, dia 18, com a disputa da primeira jornada, sem as chamadas equipas grandes.Petro de Luanda, campeão nacional em título, Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, vice-campeão, e 1º de Agosto, quarto classificado da edição passada do BAI Basket, disputam, em Joanesburgo, África do Sul, a fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões Africanos.
Entretanto, até ontem, Sporting de Cabinda e Santos FC não tinham confirmado ainda, junto da direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol, as respectivas participações na prova.Deste modo, a XXXIV edição do “Nacional” de basquetebol pode ser jogada com apenas 10 equipas, ao contrário das 12 da edição passada.
A jornada inaugural reserva o aliciante Interclube-ASA. O Vila Clotilde mede forças com a formação do Sporting de Luanda.Já o Vila Estoril tem pela frente o Cduan. O BAI-Basket termina na primeira quinzena de Maio de 2012.A abertura da época desportiva 2011/2012 arrancou a 11 do mês em curso, com a disputa da final da Supertaça Wlademiro Romero, em que o Recreativo do Libolo derrotou o Petro de Luanda, por 67-63.

15 novembro 2011

ANGOLA : Moçambique estreia-se na Supertaça Compal

A equipa do Maxaquene, campeã moçambicana de basquetebol, será a principal novidade da terceira edição da Supertaça Compal, a ter lugar de 7 a 12 de Fevereiro de 2012 em Benguela e Luanda (Angola).

De acordo com Mário Saldanha, a intenção, com a inclusão da formação moçambicana, é alargar o torneio para outros países lusófonos. Explicou que a escolha recaiu para o campeão daquele país pelo facto de, comparativamente aos outros, possuir um campeonato mais competitivo.
Deste modo, a terceira edição da Supertaça Compal será disputada por seis equipas, designadamente o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo (Angola), FC Porto, CAB Madeira (Portugal) e Maxaquene (Moçambique). Neste novo molde de disputa, a formação "militar" entra na qualidade de detentora do troféu.
Angola e Portugal estarão também representadas por três árbitros cada, ao passo que Moçambique por um.
A primeira edição decorreu em Luanda e contou com as equipas do Sport Lisboa e Benfica (campeão), Ovarense, 1º de Agosto e Petro de Luanda. A segunda, ganha pelo 1º de Agosto, teve lugar em Lisboa e jogaram também o Libolo, FC Porto e Benfica.
A quarta edição (2013), segundo Mário Saldanha, deverá ser disputada em Moçambique.

















ANGOLA : Angola é candidata à organização do Pré-Olímpismo em masculinos

A Fiba-Afrique confirmou através do seu site, a candidatura de Angola para organizar, de 2 a 8 de Julho de 2012, o Torneio Pré-Olímpico de basquetebol masculino, prova que vai apurar a última selecção para os Jogos Olímpicos de Londres. De acordo com o organismo que tutela o basquetebol no continente africano, além de Angola, apresentaram candidaturas para albergar o referido certame, países como a Macedónia, Lituânia e Venezuela.


Entretanto, o Bureau Central da Fiba-Mundo reúne-se, de 10 a 11 de Dezembro próximo, em Madrid, Espanha, para decidir entre os quatro, o país que vai albergar o Torneio Pré-Olímpico. A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol falhou o apuramento directo aos Jogos Olímpicos de Londres, depois de ter baqueado frente ao seleccionado da Tunísia, com quem perdeu por 56-67, na final da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova disputada em Antananarivo, capital do Madagáscar.
Os decacampeões africanos que tiveram a sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, em 1992, em Barcelona, Espanha, procuram a sua sexta participação consecutiva. Depois de Barcelona/1992, o “cinco” Nacional esteve em Atlanta (Estados Unidos da América)/1996, Austrália/2000, Atenas (Grécia)/2004 e Pequim (República Popular da China)/2008. Já para o sector feminino, Argentina, República Checa e Turquia são os países que se candidataram para acolher o Torneio Pré-Olímpico, a ser disputado de 25 de Junho a 1 de Julho de 2012.
A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol teve apuramento directo para os Jogos Olímpicos de Londres, depois de ter conquistado, pela primeira vez, o Campeonato Africano das Nações, prova disputada em Bamako, Mali. O Jornal do Desportos contactou o chefe do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, para fornecer mais subsídios em relação à candidatura de Angola para organizar o Torneio Pré-Olímpico de basquetebol masculino, mas aquele responsável afirmou que não dominava o dossier.

Supertaça Compal em Luanda e Benguela
As províncias de Luanda e Benguela acolhem, de 7 a 12 de Fevereiro de 2012, a terceira edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. O facto foi dado a conhecer ontem, em conferência de imprensa, realizada no Hotel Trópico, por Filipe Barros, representante da Sumol-Compal em Angola.
Ao contrário das duas primeiras edições, em que participaram quatro equipas, no caso, os campeões nacionais e os vencedores das taças de Angola e Portugal, para o próximo ano, a organização decidiu alargar o leque de equipas de quatro para seis formações, sendo por isso, a grande novidade da edição número três da Supertaça Compal.
A organização atribuiu Wild Cards (convites) ao 1º de Agosto, vencedor da segunda, e ao Maxaquene de Maputo, campeão moçambicano. A prova, que é resultado de um protocolo entre a Federação Angolana de Basquetebol e a sua congénere de Portugal, pode ser jogada, no futuro, em Moçambique, segundo a organização. As equipas vão ser agrupadas em duas séries de três, e a primeira fase é jogada na cidade das Acácias Rubras, Benguela, ao passo que a capital do país, Luanda vai acolher a fase final.
Os primeiros classificados de cada série vão disputar a final, em princípio, no dia 12 de Fevereiro. Os terceiros classificados decidem o quinto e o sexto lugares, ao passo que os segundos lutam para o terceiro e quarto lugares. Entretanto, a data da terceira edição da Supertaça Compal pode sofrer uma alteração, em virtude de, neste período, estarem marcados jogos do Campeonato Africano das Nações de Futebol.
De acordo com Mário Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, a organização está a estudar a possibilidade de fazer disputar a terceira edição da Supertaça Compal no período compreendido de 17 a 19 de Fevereiro. Petro de Luanda, campeão nacional, Libolo, vencedor da Taça de Angola, e CAB da Madeira de Portugal figuram na série A, enquanto o FC do Porto, 1º de Agosto e Maxaquene fazem parte da série B.
O Sport Lisboa e Benfica, que falha a terceira edição da Supertaça Compal, foi o vencedor da primeira edição, enquanto o 1º de Agosto conquistou a edição número dois. As seis equipas participantes têm os prémios assegurados. O vencedor da segunda edição encaixou 10 mil euros. MC



14 novembro 2011

ANGOLA : Faustino Muteka quer revitalização da modalidade no Huambo

Huambo - O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, defendeu neste fim-de-semana a necessidade de revitalização do basquetebol na região do planalto central de Angola.

Como incentivo, disse que o governo compromete-se a apoiar os clubes na concretização dos seus projectos de massificação da modalidade, assim como ajudar a associação local de basquetebol na realização de campeonatos, sobretudo nas camadas de formação.
"Temos potencial humano e infra-estruturas necessárias para revitalizarmos o basquetebol e contribuirmos, assim, para o desenvolvimento desta modalidade no país", justificou o governante à imprensa, no término da disputa do jogo da supertaça "Vladimiro Romero".
Faustino Muteka, que presenciou a disputa da supertaça, entre as formações do Recreativo do Libolo e do Petro de Luanda, disse ter gostado do nível competitivo demonstrado pelas duas formações ao longo do desafio.
O governante felicitou, desta feita, a Federação Angolana de Basquetebol por ter escolhido a província do Huambo para acolher a 19ª edição da supertaça.
O Recreativo do Libolo conquistou a supertaça, prova que marca a abertura da época basquetebolista no país, ao vencer, nos minutos finais, o Petro de Luanda por 67/63, quando ao intervalo perdia por claros nove pontos de diferença, 35-26.

ANGOLA : Supertaça Compal abre em Benguela

A cidade de Benguela pode acolher, nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2012, a primeira fase da terceira edição da Supertaça Compal, competição que reúne os campeões e vencedores das taças de Angola e de Portugal, disse à Angop o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha. O dirigente luso admitiu a possibilidade de alargar o número de equipas participantes no torneio quadrangular de basquetebol sénior masculino, cuja final está agendada para o dia 9 no pavilhão principal da Cidadela

Desportiva, após avaliar as condições do pavilhão multiusos Acácias Rubras, palco previsto para os jogos. Mário Saldanha disse que está a ponderar a participação da equipa campeã de Moçambique e mais uma angolana, cujos nomes se escusou a revelar. A realização da primeira fase do torneio em Benguela, de acordo com Saldanha, vai servir de incentivo para levar os dirigentes desportivos locais a trabalhar para ter uma equipa no Campeonato Nacional de Basquetebol o mais depressa possível.
“Angola é uma selecção habituada a estar em campeonatos mundiais e Portugal esteve na final do Campeonato da Europa este ano”, frisou. O dirigente desportivo português garantiu haver boa vontade da Federação Portuguesa de Basquetebol e da sua homóloga angolana para, em conjunto, levar a Benguela o melhor basquetebol de ambos os países, para a alegria dos aficionados da bola ao cesto, e agradeceu a disponibilidade do governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, de modo a concretizar esse objectivo.
O pavilhão Acácias Rubras tem uma capacidade de albergar 2.250 espectadores e vai testemunhar o desfile, na terceira edição da Supertaça Compal, das equipas do FC Porto, CAB da Madeira (Portugal), Petro de Luanda e Recreativo do Libolo (Angola), para além de outras duas ainda por confirmar. O Sport Lisboa e Benfica venceu a primeira Supertaça Compal, que decorreu em Luanda, enquanto, em 2010, o 1º de Agosto sagrou-se campeão da segunda edição, em Portugal.



12 novembro 2011

ANGOLA : Libolo conquista Supertaça Wlademiro Romero

A equipa do Recreativo do Libolo conquistou ontem o seu primeiro troféu da época desportiva 2011/2012, ao derrotar no Pavilhão Multi-Uso Osvaldo Serra Van-dúnem, no Huambo, a formação do Petro de Luanda, por 67-63, em partida a contar para a final da XIX edição da Supertaça Wlademiro Romero. Com esta conquista a equipa do Libolo inscreveu o seu nome pela primeira vez na galeria de vencedores da Supertaça. Longe de uma grande partida, valeu a determinação da formação da vila de Calulo, fundamentalmente, na etapa derradeira, onde conseguiu anular o jogo ofensivo dos petrolíferos da capital, que só se podem queixar de si mesmo pelo desaire sofrido, já que lideram o placar durante 46 minutos.

O equilíbrio dominou os primeiros cinco minutos do quarto inicial, altura em que os pupilos de Alberto Babo mostravam maior clareza quer a defender, quer a atacar. Liderados pelo norte-americano Roderick Nealy, os petrolíferos da capital terminaram o quarto inicial com uma vantagem de cinco pontos (20-15). Com o internacional angolano, Olímpio Cipriano, em sub-rendimento, a equipa tricolor que não contou com os préstimos do poste Miguel Kiala, por lesão, anotou quinze pontos no segundo período, contra apenas nove do seu opositor, o que perfez 35-24, ao cabo dos primeiros 24 minutos.
Bem apoiados pelo presidente de direcção, Rui Campos, ele que esteve sentado no banco, a equipa do Recreativo do Libolo conseguiu em algumas etapas do terceiro período equilibrar o rumo dos acontecimentos, fruto do maior rigor defensivo. Os libolenses venceram por um parcial de 19-18. Nesta etapa, o norte-americano Roderick Nealy destacou-se nos lançamentos a longa distância. No período derradeiro, os petrolíferos da capital passaram a circular mais a bola em todas as áreas de jogo, ao contrário do Recreativo do Libolo que optava em jogadas individuais, sem no entanto, o sucesso desejado para a tristeza dos adeptos da vila de Calulo que estiveram em número reduzido no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, que esteve completamente lotado.
O irreverente Francisco de Sousa, com um lançamento a longa distância conseguiu reduzir para três pontos (60-57), quando restavam pouco menos de três minutos para o termo da partida. Edson Ndoniema, num gesto técnico assinalável reduziu para um ponto (60-59), para o gáudio dos adeptos do Libolo. E para não variar Francisco de Sousa, ele que até então tinha passado despercebido na partida, conseguiu colocar a sua equipa a frente do marcador (63-64), com um lançamento a longa distância. 67-63 foi o resultado final, uma vitória bastante festejada pelo técnico Raul Duarte.
Vlademiro Ricardino, a nova aquisição do Libolo, foi o cestinha da partida, com 23 pontos e teve como valorização 22. Do lado petrolífero, Roderick Nealy, destacou-se entre os demais, ao anotar 22 pontos. O norte-americano Nealy teve de valorização 23. O tro de arbitragem liderado por Carlos Júlio, ele que foi coadjuvado por Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo não tiveram influência no resultado final. Zana Romero, filha do malogrado Wlademiro Romero, recebeu o troféu das mãos do governador, Fautino Muteka, e entregou ao capitão da formação do Libolo, no caso, Abdel Bouckar.

Opinião dos técnicos

Alberto Babo l Petro“A Vitória do Libolo foi justa”
Por seu lado, Alberto Babo, técnico principal do Petro de Luanda, considerou de justa a vitória do Libolo que na ponta final mostrou maior eficácia na posse de bola. “Cometemos alguns erros na ponta final e acabou por ser fatal para nós. Penso que a vitória do Libolo acaba por ser justa, porque os seus jogadores mostraram frieza nos momentos cruciais da partida. Temos que continuar a trabalhar no sentido conseguirmos novos triunfos no futuro”, prognosticou o técnico luso.

Raul Duarte Libolo“Parabéns aos meus jogadores”
Visivelmente emocionado, Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, dedicou o triunfo aos seus atletas que souberam superar as adversidades que tiveram ao longa da partida. “Os meus atletas estão de parabéns. Este grupo tem sido assolado por várias lesões e hoje por exemplo o Olímpio Cipriano jogou de forma limitada por conta de uma lesão no polegar mas graças a Deus conseguimos na ponta final superar todos estes problemas”, finalizou.

Palmarés
Edição Ano Vencedor

I 1993 Petro de Luanda
II 1994 Petro de Luanda
III 1995 Petro de Luanda
IV 1996 Petro de Luanda
V 1997 ASA
VI 1998 ASA
VII 1999 ASA
VIII 2000 1º de Agosto
XIX 2001 1º de Agosto
X 2002 1º de Agosto
XI 2003 1º de Agosto
XII 2004 1º de Agosto
XIII 2005 1º de Agosto
XIV 2006 Petro de Luanda
XV 2007 1º de Agosto
XVI 2008 1º de Agosto
XVII 2009 1º de Agosto
XVIII 2010 1º de Agosto
XIX 2011 R. do Libolo