Africa Basquetebol

31 março 2010

ANGOLA : Selecção feminina de sub-17 projecta Jogos da Juventude

A pré-Selecção Nacional feminina de basquetebol em sub-17 concentra-se hoje, às 16h00, nas instalações da Federação da modalidade, no Complexo da Cidadela Desportiva. A selecção, convocada na segunda-feira, vai dar início à sua preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, a disputarem-se em Agosto próximo, em Singapura.

Hoje, o grupo das convocadas de Elisa Pires, seleccionadora nacional, vão tomar conhecimento do programa de preparação para os Jogos. O 1º de Agosto, com quatro convocadas, foi a formação que forneceu o maior número de atletas à pré-selecção, seguido do Juventude de Viana e do Núcleo Inter de Benguela, com duas atletas cada. Das dez atletas convocadas pela seleccionadora nacional, destaque para Artémis Afonso, da Associação Desportiva de Vagos de Portugal.

Eis a lista completa das pré-sleccionadas para "operação" Singapura: Maira Manuel, Ana Cláudia Gonçalves, ambas do Núcleo Inter de Benguela, Artémis Afonso (Associação Desportiva de Vagos de Portugal), Elizabeth Mateus, do Grupo Desportivo Interclube, Madalena Valentim e Irina Gabriel, ambas do Grupo Desportivo Juventude de Viana, Lizeth Dombele, Luyana Patrícia Filipe, Victória da Cruz e Helena Francisco, todas do 1º de Agosto.

Promade de Cabinda
cilindra Imbondeiro

Sem seis dos seus principais jogadores, uns por lesão, outros por doença, a formação do Promade Misto de Cabinda cilindrou ontem, no Pavilhão do Codenm, o Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana por 112-59, em parte de acerto a oitava jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Depois de ter batido copiosamente o Futebol Clube Vila Clotilde por expressivos 88-48, na última segunda-feira, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, ontem foi a vez do Imbondeiro de Viana, que foi impotente para travar a fúria dos pupilos de José Carlos Guimarães que apesar de enfrentarem problemas salariais continuam a dignificar o nome da província mais ao norte do país, Cabinda.

O Promade regressa esta semana para Cabinda, onde a partir da próxima semana começa a projectar o jogo dos quartos-de-final da Taça de Angola, frente ao Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo. José Carlos Guimarães voltou a enaltecer o esforço do governo de Cabinda que tudo tem feito para que a equipa continue a competir no Campeonato Nacional da "bola ao cesto". MC

Eleitos os melhores
para jogo das estrelas

Os jogadores para o Jogo das Estrelas de basquetebol, denominado "Movicel All Star Game", foram convocados pela Federação Angolana de Basquetebol, com as duas principais equipas (Petro de Luanda e 1º de Agosto) a fornecerem nove atletas cada.

A actividade, a ser realizada nos dias 9 e 10 de Abril, em Luanda, vai contar, ainda, com um jogo entre os antigos atletas dos dois clubes, em homenagem aos 30 anos dos confrontos entre ambos, além dos concursos de smashes e triplos. Desse modo, no dia 9 disputa-se o encontro entre veteranos do 1º de Agosto e Petro de Luanda, além da primeira fase dos concursos, e dia 10 o jogo entre os melhores da presente edição do Campeonato Nacional (BAI BASKET) e a final dos concursos.
Eis os convocados para o Jogo das Estrelas:

Eduardo Mingas, Divaldo Mbunga, Curtis Terry, Idelfonso Kiteculo, Mário Porter, Miguel Kiala, Roberto Fortes, Paulo Santana, Victor de Carvalho (Petro de Luanda), Kikas Gomes, Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Vlademir Ricardino, Mário Correia, Armando Costa, Francisco Jordão, Rodrigo Mascarenhas, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto). Foram ainda chamados Reggie Moore, Leonel Paulo, Luís Costa, Milton Barros, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio (Libolo), Euclides Camacho, Frederick Gentry (Interclube), Simão Santos, José Nascimento (ASA), Wilson Manuel (lusíadas).

Para os desafios entre as várias gerações de "militares" e "petrolíferos2 foram convocados: 1º de Agosto: Jean Jacques da Conceição, Adriano Baião, Gustavo da Conceição, Eurico Araújo "Boneco", Sidrack da Conceição, Paulo Macedo, Herlander Coimbra, Manuel Júnior "Nejó", Garcia Domingos, Afonso Silva. Completam a lista "militar" Varezes, Ivo Alfredo, Sílvio Lemos, Fernando Barbosa, Manuel Avelino "Pipas", Ângelo Victoriano, Manuel Narciso, Manuel de Sousa "Necas", Ventura Júnior "Tó Ventura2 e Miguel Lutonda.

Petro de Luanda: Benjamim Romano, Carlos Silva, Benjamim Avó, Mário Belarmino, Gerson Betel, José Neto, Justino Victoriano "Puna", Edmar Victoriano "Baduna", Manuel Silva, Diogo João, Honorato Trosso, Victor de Carvalho e António Cristo. O base Miguel Lutonda (1º de Agosto) e o extremo Victor de Carvalho (Petro de Luanda) são os únicos atletas no activo a fazerem parte das listas tanto dos veteranos como dos jogadores no activo. De acordo com os representantes dos clubes, a excepção deve-se ao facto de terem jogado com a maioria dos convocados.

Primeira ronda da Supertaça Compal
reserva escaldcante D´Agosto-Petro

As formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda batem-se sexta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, às 19h00, no encerramento da primeira jornada da 1ª edição da Supertaça Compal. Na abertura da prova, às 17h00, o Sport Lisboa e Benfica mede forças com o Ovarense de Portugal.

O certame vai disputar-se no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se campeão a equipa que somar o maior número de pontos. O vencedor embolsa dez mil euros, o segundo cinco, quatro mil para o terceiro classificado, ao passo que o último recebe três mil euros. MC

30 março 2010

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro preparam jogos com Benfica e Ovarense

As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda preparam forma afincada a sua participação na primeira edição da Supertaça Compal, a decorrer de 2 a 4 de Abril, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.Após ter conquistado a fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas prepara, com todos os cuidados, a primeira jornada da prova, em que vai defrontar o Petro de Luanda.

Sem o cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas, lesionado, o português Luís Magalhães, que orienta os militares do Rio Seco, tem o resto do grupo em prontidão.Apesar de não concordar com a disputa do referido torneio internacional, porque, no seu entender, é uma competição que veio estrangular toda a sua programação da época, o timoneiro principal do 1º de Agosto tenciona aparecer em grande no certame, a fim de vencer a primeira edição da Supertaça Compal.

Hoje, os militares realizam mais uma sessão de treinos, no Pavilhão do Codenm. As transições rápidas defesa-ataque e maior circulação da bola têm dominado os treinos dos actuais campeões nacionais.Já o Petro de Luanda, vice-campeão nacional, está fortemente engajado para levar a Supertaça Compal para a sua galeria.Com a equipa a respirar boa saúde, Alberto Babo, português ao serviço da equipa do Eixo-Viário, prepara os melhores argumentos para ultrapassar o 1º de Agosto, na ronda inaugural da prova, marcada para sexta-feira, às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela.

À semelhança do 1º de Agosto, o Petro também realiza hoje mais uma sessão de treinos, no seu reduto. No fecho da primeira jornada, o Sport Lisboa e Benfica defronta o Ovarense de Portugal, em partida marcada para as 20h00 de sexta-feira.Os ingressos vão custar 1500.00 kwanzas, segundo apurou o Jornal dos Desportos.


Trio de internacionais apitam torneio

Carlos Júlio, Domingos Simão e Fernando Pacheco "Baganha", todos de categoria internacional, foram os juízes escolhidos pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol para apitar na primeira edição da Supertaça Compal.

O árbitro Carlos Júlio, que também foi indicado pela FIBA para ajuizar no Campeonato do Mundo, a decorrer na Turquia, de 28 de Agosto a 12 de Setembro, vai aproveitar a Supertaça Compal para rever as alterações que as regras da modalidade sofreram nos últimos tempos.Aos três árbitros angolanos vão juntar-se outros três portugueses. MC

FAB assegura condições técnicas

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tem asseguradas as condições técnicas para a disputa, de 2 a 4 de Abril, em Luanda, da primeira edição da Supertaça Compal, disse António Manuel “Tungo”, chefe do gabinete técnico."De um tempo a esta parte, temos estado a trabalhar e nesta altura estão criadas as condições técnicas para que o certame se realize sem grandes sobressaltos", afirmou o executivo da FAB.

O Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva está a receber obras de beneficiação para receber essa competição.A Supertaça Compal, que vai ter uma periodicidade anual, disputa-se este ano no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, com a participação dos campeões nacionais e vencedores das taças de Angola e Portugal. MC

Promade e Imbondeiro acertam contas

Depois de ter ultrapassado ontem a formação do Futebol Clube Vila Clotilde, por 88-48, em partida de acerto a sétima jornada da trigésima segunda edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, o Promade Misto de Cabinda defronta hoje, a partir das 15h30 minutos, no Codenm, o Imbondeiro de Viana, em partida de acerto a oitava jornada.

Apesar das dificuldades financeiras, o representante da província mais ao norte do país, Cabinda, com maior ou menor dificuldade vai seguramente vencer o prélio de mais logo.

Benfica e Ovarense
escalam Luanda amanhã


As formações do Sport Lisboa e Benfica e Ovarense de Portugal escalam amanhã, às primeiras horas do dia, Luanda, para participarem na primeira edição da Supertaça Compal, que arranca esta sexta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
As duas equipas ficam hospedadas no Hotel Skyna, de acordo com António Manuel "Tungo".

A transportação, alimentação e hospedagem é da responsabilidade da Compal, patrocinadora da Supertaça, cuja segunda edição se vai disputar em Lisboa.Além do Sport Lisboa e Benfica e Ovarense, a competição tem ainda com a participação do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda.

ANGOLA : Eleitos os melhores do país para o Jogo das estrelas

Os jogadores para o Jogo das Estrelas em basquetebol, denominado "Movicel All Star Game", foram hoje convocados pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB), com as duas principais equipas (Petro de Luanda e 1º de Agosto) a fornecerem nove atletas cada.

A actividade, a ser realizada nos dias 9 e 10 de Abril em Luanda, contará ainda com um jogo entre os antigos atletas dos dois clubes, em homenagem aos 30 anos dos confrontos entre ambos, além dos concursos de smashes e triplos.

Deste modo, dia 9 disputa-se o encontro entre veteranos do 1º de Agosto e Petro de Luanda, além da primeira fase dos concursos, e dia 10 o jogo entre os melhores da presente edição do Campeonato Nacional (BAI Basket) e a final dos concursos.

Eis os convocados para o Jogo das Estrelas:

Eduardo Mingas, Divaldo Mbunga, Curtis Terry, Idelfonso Kiteculo, Mário Porter, Miguel Kiala, Roberto Fortes, Paulo Santana, Victor de Caravalho (Petro de Luanda), Kikas Gomes, Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Vlademir Ricardino, Mário Correia, Armando Costa, Francisco Jordão, Rodrigo Mascarenhas, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto).

Foram ainda chamados Reggie Moore, Leonel Paulo, Luís Costa, Milton Barros, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio (Libolo), Euclides Camacho, Frederick Gentry (Interclube), Simão Santos, José Nascimento (ASA), Wilson Manuel (lusíadas).

Para os desafio entre as várias gerações de "militares" e "petrolíferos" foram convocados:

1º de Agosto: Jean Jacques da Conceição, Adriano Baião, Gustavo da Conceição, Eurico Araújo "Boneco", Sidrack da Conceição, Paulo Macedo, Herlander Coimbra, Manuel Júnior "Nejó", Garcia Domingos, Afonso Silva.

Completam a lista "militar" Varezes, Ivo Alfredo, Sílvio Lemos, Fernando Barbosa, Manuel Avelino "Pipas", Ângelo Victoriano, Manuel Narciso, Manuel de Sousa "Necas", Ventura Júnior "Tó Ventura" e Miguel Lutonda.

Petro de Luanda: Benjamim Romano, Carlos Silva, Benjamim Avó, Mário Belarmino, Gerson Betel, José Neto, Justino Victoriano “Puna”, Edmar Victoriano “Baduna”, Manuel Silva, Diogo João, Honorato Trosso, Victor de Carvalho e António Cristo.

O base Miguel Lutonda (1º de Agosto) e o extremo Victor de Carvalho (Petro de Luanda) são os únicos atletas no activo a fazerem parte das listas tanto dos veteranos como dos jogadores no activo. De acordo com os representantes dos clubes, a excepção deve-se ao facto de terem jogado com a maioria dos convocados.

ANGOLA : Jogo das estrelas comemora trinta anos de 1º de Agosto/Petro

Luanda - O jogo das "estrelas" em basquetebol, a decorrer nos dias 9 e 10 de Abril em Luanda, será denominado Movicel All Star Game e vai comemorar os 30 anos de duelos entre as equipas do 1º de Agosto e Petro de Luanda, duas das melhores de África.


A informação foi prestada hoje à Angop pelo membro do departamento de organização de competições da Federação Angolana da modalidade (FAB), Yuri Simão, explicando que a empresa de telefonia móvel será a patrocinadora oficial da prova, que juntará os melhores do basquetebol nacional.


O ponto alto da actividade será o jogo entre as várias gerações de jogadores que representaram o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, nos últimos 30 anos, por forma a homenagear aquele que tem sido o clássico da "bola ao cesto" em Angola.


O encontro entre as antigas figuras do basquetebol angolano será disputado sexta-feira (dia 9), no pavilhão da Cidadela, depois dos concursos de smashes e triplos, para no sábado (dia 10) encerrar a actividade com a realização do desafio entre melhores da actualidade.


Com 15 títulos nacionais conquistados, o 1º de Agosto lidera o ranking da modalidade no país, seguido do seu arqui-rival Petro de Luanda, com menos cinco (10).


Em termos numéricos, o clube “militar” destaca-se também por ser a formação que mais provas consecutivas venceu, com seis (2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005), na altura orientado por Mário Palma.


Para esta proeza contribuiu uma "legião" de nomes já retirados das quadras, como, entre os vários nomes, David Dias, Ângelo Victoriano, Herlander Coimbra, Manuel de Sousa “Necas” e Edmar Victoriano “Baduna”, além dos ainda praticantes Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Vlademir Ricardino.


Deste modo, destacam-se nas convocatórias dos ex-praticantes, além dos antigos praticantes referenciados, nomes como Jean Jacques da Conceição, Gustavo da Conceição (1º de Agosto), Benjamim Romano e Honorato Trosso (Petro de Luanda).


Eis os atletas convocados:


1º de Agosto: Jean Jacques da Conceição, Adriano Baião, Gustavo da Conceição, Eurico Araújo "Boneco", Sidrack da Conceição, Paulo Macedo, Herlander Coimbra, Manuel Júnior "Nejó", Garcia Domingos, Afonso Silva.

Completam a lista "militar" Varezes, Ivo Alfredo, Sílvio Lemos, Fernando Barbosa, Manuel Avelino "Pipas", Ângelo Victoriano, Manuel Narciso, Manuel de Sousa "Necas", Ventura Júnior "Tó Ventura" e Miguel Lutonda.

Petro de Luanda: Benjamim Romano, Carlos Silva, Benjamim Avó, Mário Belarmino, Gerson Betel, José Neto, Justino Victoriano “Puna”, Edmar Victoriano “Baduna”, Manuel Silva, Diogo João, Honorato Trosso, Victor de Carvalho e António Cristo.

O base Miguel Lutonda (1º de Agosto) e o extremo Victor de Carvalho (Petro de Luanda) são os únicos atletas no activo a fazerem parte das listas. De acordo com os representantes dos clubes, a excepção deve-se ao facto de terem jogado com a maioria dos convocados.

29 março 2010

ANGOLA : Técnico do Promade quer chegar à final da Taça de Angola

Depois de estar entre os seis primeiros classificados da fase regular da trigésima segunda edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, o Promade Misto de Cabinda tenciona alcançar as meias-finais da XXXII edição da Taça de Angola e posteriormente lutar pelo passe de acesso à fase final da referida competição, segundo fez saber José Carlos Guimarães, timoneiro principal da formação nortenha.

Apesar de reconhecer as potencialidades do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, seu adversário nos quartos-de-final da trigésima segunda edição da Taça de Angola, José Carlos Guimarães afirmou que vão lutar de igual para igual com o propósito de ultrapassar o representante da vila de Calulo.

"O Recreativo do Libolo do Kwanza Sul é sem sombras de dúvidas uma equipa superior a nós quer em termos de valores individuais quer em termos colectivos. Eu particularmente considero o Libolo como sendo uma das melhores equipas do nosso campeonato, para além de ter um corpo técnico competente. Mas, dentro da nossa humildade, vamos tentar ultrapassa-los porque a nossa meta é em primeira instância atingir às meias-finais e posteriormente lutar pelo passe de acesso à final da Taça de Angola", prognosticou José Carlos Guimarães.

Questionado sobre o facto de ter derrotado a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul na presente edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto" por duas ocasiões, O ex-seleccionador adjunto dos Deca-campeões africanos afirmou que não existem jogos iguais.

"Penso que as duas vitórias que nós conseguimos frente ao Libolo no Campeonato Nacional fazem parte do passado. Vamos agora defrontar o Libolo para a Taça de Angola e daremos o nosso melhor para passar esta eliminatória mas ciente das dificuldades que encontraremos porque sabemos as nossas limitações", asseverou o homem forte do Promade Misto de Cabinda.

Recorde-se que a primeira-mão dos quartos-de-final da Taça de Angola disputa-se a 13 de Abril próximo e compreende o seguinte cartaz: 1º de Agosto-Desportivo da Huíla, Promade Misto de Cabinda- Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, Atlético Petróleos de Luanda-Grupo Desportivo Interclube e Universidade Lusíadas-Atlético Sport Aviação (ASA). A segunda mão disputa-se a 16 do mesmo mês.

Misto e Vila acertam calendário

A formação do Promade Misto de Cabinda defronta logo, a partir das 15h30 minutos, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a equipa do Futebol Clube Vila Clotilde, em partida de acerto a VII jornada da trigésima segunda edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI BASKET.

Apesar de jogar fora do seu reduto, o representante da província mais ao norte do país, Cabinda, apresenta-se como favorito à conquista da vitória.Amanhã, terça-feira, os pupilos de José Carlos Guimarães vão medir forças com a modesta formação do Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana, no Pavilhão do Codenm, partida agendada para às 15h30 minutos. Entretanto, a equipa do Promade Misto de Cabinda que teve de recorrer a um empréstimo para se deslocar a capital do país, Luanda, continua à espera do apoio prometido pelo executivo de Mawete João Baptista. MC

28 março 2010

ANGOLA : Libolo interrompe ciclo de vitórias do Petro no Nacional de Basquetebol

A formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul interrompeu o ciclo de vitórias do atlético Petróleos de Luanda, ao derrota-lo ontem, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, por 100-92, após prolongamento, em partida referente a décima jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI BASKET. Ao cabo dos 48 minutos as equipas encontravam-se igualadas a 88 pontos.

Apesar da derrota, os petrolíferos da capital, asseguraram o segundo luar da fase regular da trigésima segunda edição da "bola ao cesto", que foi ganha pela formação do 1º de Agosto que amealhou 43 pontos, fruto de 21 vitórias e uma derrota. A turma do Eixo-viário que ontem fez o seu trigésimo nono ponto no "Nacional", vai terminar a fase regular no dia sete de Abril próximo, quando receber no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Cduan, em partida de acerto a sétima jornada.

Contrariamente aos jogos anteriores, ontem, as estrelas da formação do Recreativo do Libolo cintilaram, com destaque para os internacionais angolanos Olímpio Cipriano e Carlos Morais que marcaram cada 25 pontos. A vitória do Recreativo do Libolo não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que nos momentos de “crise”, soube manter a serenidade, contrariamente ao Atlético Petróleos de Luanda que depois de estar em vantagem no placar (80-74) denotou falta de liderança, ao atribuir a condução do jogo ofensivo ao poste angolano Eduardo Mingas.

O Recreativo do Libolo dominou os dos primeiros períodos, tendo vergado o seu adversário por 29-19 e 47-38. Os petrolíferos da capital que até então só coleccionavam vitórias atrás de vitórias nesta segunda etapa da competição, deram a cambalhota no resultado no terceiro período, vencendo por 68-62. O equilíbrio marcou o último quarto tendo as equipas terminadas igualadas a 88 pontos. Carlos Morais foi o responsável pela igualdade ao converter um lançamentos dos seis metros e vinte cinco a um segundo do fim, para a alegria dos adeptos da vila de Calulo que andavam desgostosos, face naturalmente aos resultados negativos da equipa nas jornadas anteriores.

O jovem Miguel Kiala, do Petro de Luanda, foi o rei dos ressaltos com 14, sendo dez defensivos e quatro ofensivos, ao passo que o norte-americano Omari Peterkin destacou-se do lado do Libolo com 11 ressaltos (8-3). A dupla de arbitragem constituída por Domingos Simão e David Manuel, com um ou outro erro não teve influência no resultado final.

Estrelas do Libolo começam a cintilar

Os internacionais angolanos, Olímpio Cipriano e Carlos Morais, foram sem sombras de dúvidas, os principais responsáveis pela vitória da sua equipa ontem, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, a quem venceram por 100-92, após prolongamento, numa partida vivida do primeiro ao último minuto. Em 44 minutos de jogo, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, atletas que abandonaram o Petro e 1º de Agosto respectivamente, marcaram cada 25 pontos e, reaparecem em grande pela primeira vez na presente temporada.

Carlos Morais destacou-se nos lançamentos dos seis metros e vinte e cinco, tendo marcado quinze pontos. O poste norte-americano Reggie Moore (Libolo) também esteve em grande, ao marcar 22 pontos. Do lado petrolífero o americano Curtis e o angolano Eduardo Mingas marcaram 23 e 19 pontos respectivamente.
MC

Declarações dos técnicos
Raul Duarte (Libolo)
"Foi uma partida muito difícil"

No final da partida, Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo era um homem visivelmente feliz pela vitória conseguida frente ao Atlético Petróleos de Luanda. "Foi uma partida bastante difícil, nós estivemos bem quer a defender quer a atacar nos dois primeiros períodos. No terceiro e último quarto não estivemos muito bem mas o importante é que conseguimos vencer o desafio", desabafou o técnico libolense.

Alberto Babo (Petro)
"Estamos de parabéns"

Apesar da derrota, Alberto Babo, timoneiro dos petrolíferos da capital mostrou-se satisfeito com o desempenho da sua rapaziada. "As equipas bateram-se bem, e foi feliz o Recreativo que conseguiu quebrar o nosso ciclos de vitórias. Penso que os meus atletas estão de parabéns pelo desempenho que tiveram".

Ficha técnica

Pavilhão Principal da Cidadela, com uma assistência razoável para ver jogar as equipas do Grupo Desportivo Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e Atlético Petróleos de Luanda, partida referente a décima jornada da segunda volta da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI BASKET)

Sob arbitragem de Domingos Simão, de categoria internacional, e David Manuel (nacional) as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:
Recreativo do Libolo:Domingos Bonifácio ( 7), Olímpio Cipriano (25), Carlos Morais ( 25, Gerson Monteiro (3), José de Carvalho (0), Adilson Câmara (0), Leonel Paulo (10, Abdel Gomes (0), Omari Peterkin (0 ), Reggie Moore (22), Felciano Camacho ( 0), Milton Barros (6).
Treinador: Raul Duarte.
Atlético Petróleos de Luanda: Eduardo Mingas (19), Braúlio Morais (0), Curtis Terry (23), Fernando Albano (5), Roberto Fortes (2), Afonso Rodrigues (0), Paulo Santana (7), Miguel Kiala (10), Francisco Horácio (0), Mário Porter (8), Hermenegildo Mbunga (18) Idelfonso Kiteculo ( 0).
Treinador: Alberto Babo.
Marcha do marcador: 29-19, 47-38, 62-68, 88-88, 100-92

27 março 2010

ANGOLA : Libolo e Petro esquentam Cidadela

Apesar de não justificar até aqui as contratações de luxo que efectuou para a presente temporada, a formação do Recreativo do Libolo recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda, com a missão de pôr termo à invencibilidade da turmo do Eixo Viário neste segundo turno da competição.

A partida, válida para 10ª jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vai definir, igualmente, o segundo classificado da fase regular da referida prova. A formação da vila de Calulo, que nesta altura detém as melhores unidades a actuarem nas posições um e dois, casos de Milton Barros, Domingos Bonifácio, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, ainda não conseguiu vencer os chamados grandes do "Nacional" da bola ao cesto, 1º de Agosto e Petro de Luanda.

Refeitos do desaire frente ao Promade Misto de Cabinda, com quem perderam por 73-67, e ao 1º de Agosto (85-81), os pupilos de Raul Duarte vêem-se na obrigação de derrotar, logo mais, os petrolíferos da capital, que continuam embalados rumo à conquista do título nacional deste ano. Olímpio Cipriano deve ser uma das unidades em que o técnico do Libolo vai apostar para o cinco inicial.

O internacional angolano, que apenas começou a disputar o "Nacional" a partir da segunda volta por porblemas administrativos, tem vindo a melhorar significativamente as suas performances. Com os plantéis praticamente equiparados, em termos de valores individuais, espera-se uma partida equilibrada.

Ainda hoje, o líder 1º de Agosto, com 41 pontos, mede forças com a jovem equipa do Promade Misto de Cabinda, às 18h00, no Codenm, e o Interclube recebe no 28 de Fevereiro, à mesma hora, o Desportivo da Huíla. O CDUAN defronta o ASA no anexo, ao passo que o Imbondeiro tem pela frente a formação da Lusíadas, às 15h00, no 28 de Fevereiro.

Petrolíferos batem polícias

O Petro de Luanda derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, por 91-76, em partida de destaque da nona jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores. Já os militares, líderes da competição, agora com 41 pontos, receberam e bateram a modesta formação do Imbondeiro de Viana, por173-54. Ainda ontem para a nona ronda, o Recreativo do Libolo vergou a Lusíadas, por 121-59, ao passo que o ASA vergou dificilmente o Promade Misto de Cabinda, por 74-70. MC

26 março 2010

ANGOLA : Petro e Inter em destaque no "Nacional"

As formações do Petro de Luanda e Interclube centralizam hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão principal da Cidadela Desportiva, as atenções da jornada número nove da 32ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). O vencedor da fase regular, 1º de Agosto, recebe à mesma hora, no Pavilhão do Codenm, o Imbondeiro de Viana.

Com o favoritismo a recair para os petrolíferos da capital, que têm praticamente assegurado o segundo lugar do Nacional da bola ao cesto, os pupilos de Alberto Babo, português ao serviço da equipa do Eixo-viário, vão procurar ultrapassar a formação do Interclube, que luta para se manter no quinto posto.

A brilhante campanha que os vice-campeões nacionais têm realizado, fundamentalmente nesta segunda volta da prova, onde só somaram vitórias atrás de vitórias, sendo a única equipa invicta, permite prognosticar mais um triunfo da equipa do Eixo-Viário.
Apesar do favoritismo recair para a formação petrolífera, os comandados de João Oliveira, português ao serviço do Interclube, vão tentar dificultar ao máximo as pretensões do Petro, que está fortemente engajada em reconquistar o ceptro nacional. Espera-se, por isso, uma partida bastante equilibrada.

Ainda para nona jornada, o 1º de Agosto, líder com 39 pontos, recebe no seu reduto, às 18h00, a modesta formação do Imbondeio de Viana, último classificado da prova com 16 pontos, num prélio onde os militares são claramente os principais favoritos à conquista dos dois pontos.O Recreativo do Libolo, que procura refazer-se dos desaires das últimas jornadas, defronta no Pavilhão 28 de Fevereiro, a Universidade Lusíadas, às 16h00.

O Sporting de Luanda recebe no anexo, o Desportivo da Huíla, às 18H30 minutos, o Vila defronta, às 15h00, o CDUAN, ao passo que o ASA recebe, às 18h00, no anexo, o sempre imprevisível Promade de Cabinda, de José Carlos Guimarães. Amanhã, a competição prossegue com a disputa da penúltima jornada da segunda volta, que compreende o seguinte cartaz: 1º de Agosto-Promade, Imbondeiro-Lusíadas, Recreativo do Libolo-Petro de Luanda, no destaque da ronda, Interclube-Desportivo da Huíla, Sporting de Luanda-Vila e CUAN-ASA. O 1º de Agosto continua no comando da prova, com 39 pontos, seguido do Petro, com 38, e Libolo, com 36 pontos.

Promade está em Luanda
para disputar dupla ronda

A equipa sénior masculina de basquetebol do Promade Misto de Cabinda está desde ontem em Luanda, para disputar a dupla jornada do Campeonato Nacional. Ainda sem os apoios prometidos pelo executivo de Cabinda, a formação da província mais ao Norte do país teve, mais uma vez, de recorrer a um empréstimo para se deslocar à capital do país, segundo apurou o Jornal dos Desportos.

Interpelado pela nossa reportagem, José Carlos Guimarães, treinador principal do Promade Misto de Cabinda, recusou-se a prestar qualquer esclarecimento sobre o momento actual da equipa, tendo assegurado apenas que têm garantias do governo da província de que a crise financeira vai ser resolvida em breve. Hoje, a formação do Promade mede forças com o ASA, às 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela e, amanhã, defronta o todo poderoso 1º de Agosto, líder da competição. MC

ANGOLA : Petro e Inter em destaque no "Nacional"

As formações do Petro de Luanda e Interclube centralizam hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão principal da Cidadela Desportiva, as atenções da jornada número nove da 32ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). O vencedor da fase regular, 1º de Agosto, recebe à mesma hora, no Pavilhão do Codenm, o Imbondeiro de Viana.

Com o favoritismo a recair para os petrolíferos da capital, que têm praticamente assegurado o segundo lugar do Nacional da bola ao cesto, os pupilos de Alberto Babo, português ao serviço da equipa do Eixo-viário, vão procurar ultrapassar a formação do Interclube, que luta para se manter no quinto posto.

A brilhante campanha que os vice-campeões nacionais têm realizado, fundamentalmente nesta segunda volta da prova, onde só somaram vitórias atrás de vitórias, sendo a única equipa invicta, permite prognosticar mais um triunfo da equipa do Eixo-Viário.
Apesar do favoritismo recair para a formação petrolífera, os comandados de João Oliveira, português ao serviço do Interclube, vão tentar dificultar ao máximo as pretensões do Petro, que está fortemente engajada em reconquistar o ceptro nacional. Espera-se, por isso, uma partida bastante equilibrada.

Ainda para nona jornada, o 1º de Agosto, líder com 39 pontos, recebe no seu reduto, às 18h00, a modesta formação do Imbondeio de Viana, último classificado da prova com 16 pontos, num prélio onde os militares são claramente os principais favoritos à conquista dos dois pontos.O Recreativo do Libolo, que procura refazer-se dos desaires das últimas jornadas, defronta no Pavilhão 28 de Fevereiro, a Universidade Lusíadas, às 16h00.

O Sporting de Luanda recebe no anexo, o Desportivo da Huíla, às 18H30 minutos, o Vila defronta, às 15h00, o CDUAN, ao passo que o ASA recebe, às 18h00, no anexo, o sempre imprevisível Promade de Cabinda, de José Carlos Guimarães. Amanhã, a competição prossegue com a disputa da penúltima jornada da segunda volta, que compreende o seguinte cartaz: 1º de Agosto-Promade, Imbondeiro-Lusíadas, Recreativo do Libolo-Petro de Luanda, no destaque da ronda, Interclube-Desportivo da Huíla, Sporting de Luanda-Vila e CUAN-ASA. O 1º de Agosto continua no comando da prova, com 39 pontos, seguido do Petro, com 38, e Libolo, com 36 pontos.

Promade está em Luanda
para disputar dupla ronda

A equipa sénior masculina de basquetebol do Promade Misto de Cabinda está desde ontem em Luanda, para disputar a dupla jornada do Campeonato Nacional. Ainda sem os apoios prometidos pelo executivo de Cabinda, a formação da província mais ao Norte do país teve, mais uma vez, de recorrer a um empréstimo para se deslocar à capital do país, segundo apurou o Jornal dos Desportos.

Interpelado pela nossa reportagem, José Carlos Guimarães, treinador principal do Promade Misto de Cabinda, recusou-se a prestar qualquer esclarecimento sobre o momento actual da equipa, tendo assegurado apenas que têm garantias do governo da província de que a crise financeira vai ser resolvida em breve. Hoje, a formação do Promade mede forças com o ASA, às 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela e, amanhã, defronta o todo poderoso 1º de Agosto, líder da competição. MC

CABO VERDE : Atraso na colocação do piso no Vává Duarte poderá inviabilizar realização de torneio da Zona II de basquetebol

A fase de qualificação da Zona 2 para o AFROBASKET 2011 corre o risco de não ser realizada em Cabo Verde, como era a intenção da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, que ainda não entregou dossier de candidatura, devido ao atraso na colocação do novo piso no Pavilhão Desportivo Vává Duarte.

O prazo para apresentação da candidatura para a realização da competição expira no fim deste mês, mas segundo o vice-presidente da FIBA / África, Henry Gomes, esta candidatura não poderá ser formalizada sem a garantia da colocação de um novo piso no Pavilhão Desportivo Vává Duarte.

Henry Gomes diz no entanto, que como alternativa está-se a estudar a possibilidade de se transferir a competição para o Polidesportivo de Nhagar, em Santa Catarina de Santiago, que deverá ser inaugurado no dia 13 de Maio.

Entretanto, ontem foi confirmada a Costa do Marfim como sede do AFROBASKET 2011. Está confirmação está no entanto condicionada ao arranque das obras de construção de um novo pavilhão desportivo em Abidjam. Se as obras não forem iniciadas até finais de Julho a sede do AFROBASKET será transferida para Madagáscar.

24 março 2010

ANGOLA : Equipas definem posições na fase regular do "Nacional"

Com o primeiro lugar assegurado pelo 1º de Agosto, fruto da vitória alcançada no último fim-de-semana, frente ao Recreativo do Libolo, a quem venceu por 85-81, as demais equipas começam, a partir desta semana, a definir os respectivos lugares de acesso à fase de grupos do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

Apesar de restarem três jornadas para terminar a fase regular da 32ª edição do "Nacional" da bola ao cesto, a formação militar do Rio Seco, que soma agora 37 pontos, assegurou já o primeiro lugar da fase regular e a conquista dos 10 mil dólares norte-americanos.

Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana, Promade Misto de Cabinda e Lusíadas, nessa ordem, são os próximos adversários dos campeões nacionais, que lutam pela revalidação do título nacional. As equipas acima referenciadas são teoricamente inferiores ao clube central das Forças Armadas Angolanas, pelo que, com maior ou menor dificuldade, os militares devem derrotar os seus adversários, totalizando 43 pontos.

Se a questão do primeiro lugar está praticamente resolvida, o mesmo já não se pode dizer do segundo lugar, onde se regista uma luta titânica entre as formações do Petro de Luanda e Recreativo do Libolo. Depois de ter averbado duas derrotas, uma frente ao Promade de Cabinda, outra diante do 1º de Agosto, o representante da vila de Calulo vê-se na obrigação de vergar, sábado, os petrolíferos da capital, para assegurar a segunda posição do Campeonato.

Do quarto ao oitavo lugar, ASA, Interclube, Promade, Lusíadas e CDUAN lutam por uma melhor classificação. Sporting de Luanda, Vila Clotilde e Imbondeiro de Viana estão já condenados a ocupar os últimos três lugares da prova.

Quatros-de-final
com jogos aliciantes

Promade Misto de Cabinda-Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e Atlético Petróleos de Luanda-Grupo Desportivo Interclube são as partidas de destaque dos quartos-de-final da trigésima segunda edição da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos, de acordo com o sorteio realizado ontem, nas instalações da federação angolana da modalidade. As partidas da primeira-mão" disputam-se a 13 de Abril próximo, ao passo que os jogos da segunda "mão" estão aprazados para o dia 16.

A formação do Promade recebe em Cabinda no dia 13, a equipa do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, num partida que servirá para ajuste de contas, dado que o representante de Cabinda venceu por duas ocasiões os libolenses, isto para o Campeonato Nacional.

Já os petrolíferos da capital defrontam no Pavilhão principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, às 18h00. Nas outras partidas, os militares do Rio Seco, actuais detentores da Taça de Angola, recebem no Codenm o confrade da Huíla (Desportivo), às 18h00, ao passo que a Lusíada defronta no Pavilhão 28 de Fevereiro o Atlético Sport Aviação (ASA).

ANGOLA : Libolo e Petro lutam pelo segundo lugar do nacional

Luanda - As equipas do Recreativo do Libolo e do Petro de Luanda, separadas por dois pontos, disputam sábado, no pavilhão da Cidadela, o segundo lugar da primeira fase do Campeonato Nacional de basquetebol (BAI Basket).
Em caso de vitória, os "tricolores" poderão garantir praticamente o segundo lugar nesta fase da prova, ao passo que uma derrota deixa o seu adversário apenas a um ponto e menos um jogo, uma vez que o Petro de Luanda disputou antecipadamente o desafio da última jornada frente ao Imbondeiro de Viana devido à Taça Compal.

O encontro entre o segundo classificado com 36 pontos (Petro de Luanda) e o terceiro com 34 (Libolo) marca também o reencontro de Carlos Morais e Milton Barros com o Petro de Luanda onde conquistaram vários troféus. O primeiro já defrontou o seu antigo clube, na primeira volta, ao passo que para o segundo será a primeira vez.

Além dos dois atletas, o encontro parece ser entre duas formações petrolíferas, tendo em conta o facto de os principais jogadores da formação do Kwanza Sul terem sido campeões nacionais pelo Petro, nomeadamente Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Luís Costa.

A este lote junta-se Olímpio Cipriano, detentor do prémio de Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada 2008 (2009 não ouve eleição), e os norte-americanos Reggie Moore e Omar Peterkins, que compõe o lote de jogadores utilizados nos encontros de destaque do Libolo.
Apesar de ambas estarem ainda em condições de terminar a primeira fase na liderança, as probabilidades são poucas, uma vez que os militares, lideres com 39 pontos, vão defrontar adversários teoricamente inferiores (Imbondeiro de Viana, Promade de Cabinda) e dificilmente perderão.

O desafio entre Libolo e Petro de Luanda é aguardado com muita expectativa por tratar-se de uma partida de resultado imprevisível entre duas formações do mesmo nível técnico, com plantéis que se equiparam e candidatas ao título, embora a direcção da formação do Kwanza Sul aponta apenas o pódio como objectivo.

Sexta-feira, antes do desafio entre si, as duas equipas vão disputar os encontros da nona ronda do nacional. O Petro de Luanda recebe o Interclube no pavilhão da Cidadela e o Libolo desloca-se ao 28 de Fevereiro para enfrentar a Universidade Lusíadas.

Cartaz completo da dupla ronda do final de semana:

Sexta-feira:
1º de Agosto – Imbondeiro de Viana
Lusíadas – Recreativo do Libolo
Petro de Luanda – Interclube
Sporting de Luanda – Desportivo da Huíla
Vila Clotilde – CDUAN
ASA – Promade de Cabinda

Sábado:
1º de Agosto – Promade de Cabinda
Imbondeiro de Viana – Universidade Lusíadas
Libolo – Petro de Luanda
Interclube – Desportivo da Huíla
Sporting de Luanda – Vila Clotilde
CDUAN – ASA

23 março 2010

ANGOLA : Promade e Libolo no destaque dos quartos de final da Taça de Angola

O jogo entre o Promade de Cabinda e o Recreativo do Libolo, para os quartos de final da Taça de Angola em basquetebol, é o destaque da fase nacional da competição a ser disputada nos dias 13 (1ª mão) e 16 (2ª mão) de Abril.

De acordo com o sorteio realizado hoje na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), A formação de Cabinda joga primeira mão em casa no pavilhão do Sporting local às 18 horas.

O encontro entre ambas passou a ser destaque no basquetebol angolano pelo facto do Libolo, equipa que mais se reforçou nos últimos dois anos e candidata ao título, ter perdido no Campeonato Nacional diante da equipa orientada por José Carlos Guimarães.

Nas duas mãos da presente edição do nacional (BAI Basket) o Libolo averbou duas derrotas frente a um adversário teoricamente inferior.

O 1º de Agosto, detentor do troféu, recebe na primeira mão o Desportivo da Huíla, o Petro de Luanda defronta o Interclube e a Lusiadas o Atlético Sport Aviação (ASA).

Cartaz completo dos quartos de final:

Petro de Luanda - Interclube
1º de Agosto - Desportivo da Huíla
Universidade Lusiadas - ASA
Promade de Cabinda - Recreativo do Libolo

22 março 2010

ANGOLA : Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player. Get Adobe Flash player Segunda, 22 de Março 2010 21:01 Director:

As equipas nacionais regressam hoje às suas oficinas com vista a preparação da nona e antepenúltima jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino (Bai Basket), cujo destaque recai para o duelo entre o Atlético Petróleos de Luanda e o Interclube, a ser disputado sexta-feira, a partir das 18 horas no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.
A partida é encarada com elevado grau de seriedade por ambas formações numa altura em que o desperdício de pontos é fatal para quem pretende terminar a segunda etapa da fase regular num lugar mais confortável da tabela classificativa.

O 1º de Agosto, campeão em título, confirmou o 1º lugar da fase regular do "Nacional". Alberto Babo, técnico português ao serviço da formação tricolor e o seu compatriota João Oliveira vão procurar justificar os fins que levaram as direcções dos dois proeminentes emblemas do basquetebol doméstico, a recorrerem a prestação dos seus serviços, daí que se adivinha uma partida cheia de emoções.

Por seu lado, o 1º de Agosto, depois de ter se adiantado na corrida ao título da maior prova da "bola ao cesto" ao nível nacional, mercê da vitória de sábado frente ao poderoso Desportivo e Recreativo do Libolo por quatro pontos (85-81), tem agora a tarefa facilitada, pois o confronto frente a modesta formação do Imbondeiro de Viana permite que o plantel, às ordens de Luís Magalhães, tenha uma semana de relativa tranquilidade para começar já a pensar na fase de grupos, tendo em conta que nas duas jornadas finais também verá a sua tarefa facilitada.

Raul Duarte, técnico principal das formação da Vila de Calulo, está ciente de que o seu sonho de terminar a fase regular no topo da tabela classificativa só poderá se tornar uma realidade caso a turma do Rio Seco sofra um desaire. A hipótese é remota mas a equipa do Libolo não têm esforços a medir e procura afinar a sua máquina a partir desta manhã no Pavilhão anexo da Cidadela Desportiva.

21 março 2010

ANGOLA : Kikas desequilibra na vitória do 1º de Agosto sobre o Libolo

Luanda - O 1º de Agosto conquistou sábado uma importante vitória no Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos (BAI Basket), ao vencer, no pavilhão da Cidadela, o Recreativo do Libolo por 85-81, com 23 pontos de Kikas Gomes.

O poste de 2,02 metros foi fundamental na vitória dos “militares” sobre um adversário recheado de “estrelas” e que se tornou num dos candidatos a conquista do título nacional.

O MVP das duas últimas edições do Campeonato Africano (Afrobasket), 2007 e 2009, esteve imparável na “luta” em baixo da tabela tanto a defender como a atacar.
Anulou os norte-americanos Reggie Moore e Omar Peterkins, postes da formação do Kwanza Sul, que diversas vezes alternaram a sua marcação, mas sem sucesso.
Com 36 minutos, Kikas foi o jogador mais utilizado dos “rubro-negros” e também o melhor ressaltador da sua equipa com sete, sendo cinco defensivos e dois ofensivos.
Olímpio Cipriano, que esta temporada trocou o 1º de Agosto pelo Libolo, foi o melhor marcador da formação orientada por Raúl Duarte, com 17 pontos, e apenas no último período conseguiu se impor, depois de três quartos sem “brilho”.

Deste modo, o 1º de Agosto soma 37 pontos na primeira posição e fica próximo de terminar a primeira fase do campeonato na primeira posição a três rondas do final. O Libolo, com 34 pontos, está na terceira posição com os mesmos pontos que o Petro de Luanda no segundo posto.

O encontro, referente a oitava jornada do BAI Basket, correspondeu as expectativas apenas na ponta final, uma vez que os “militares” dominaram os três primeiros períodos e quase sempre com uma vantagem de 15 pontos. Além de Kikas, Miguel Lutonda (16 pontos) foi outro dos destaques da partida ao exibir-se com lançamentos longe dos habituais 6.25 metros.

No último quarto o Libolo despertou e foi “buscar” uma desvantagem de 15 pontos, tendo inclusive empatado a partida a 43 segundos do fim (81-81). Cipriano, que havia marcado apenas dois pontos no primeiro período e quatro no terceiro, apontou 11 no último.
Mas os “militares” conseguiram gerir melhor o tempo de posse de bola e foram mais eficazes, tendo concretizado os dois ataques seguintes, ao contrário do adversário que não teve calma suficiente para fazê-lo, deixando o resultado final em 85-81 para os campeões nacionais.

As equipas alinharam da seguinte forma:

Libolo: Domingos Bonifácio (11), Olímpio Cipriano (17), Luís Costa (00), Carlos Morais (15), Walter Monteiro (02), José Carvalho (00), Adilson Câmara (00), Leonel Paulo (02), Omar Peterkins (11), Reggie Moore (14), Feliciano Camacho (00), Milton Barros (09).
Treinador: Raul Duarte

1º de Agosto: Filipe Abraão (05), Armando Costa (08), Adilson Baza (00), Mário Correia (10), KIkas Gomes (23), Felizardo Ambrósio (10), Vlademir Ricardino (06), Francisco Jordão (05), Adolfo Quimbamba (02), Carlos Almeida (00), Miguel Lutonda (16), Islando Manuel (00).
Treinador: Luís Magalhães

Resultados parciais: 17-27, 31-49 (intervalo), 51-63, 81-85 (final).

20 março 2010

ANGOLA : D´Agosto pode confirmar primeiro lugar da fase regular

Já com a integração do base, Miguel Timóteo Pontes Lutonda, depois de ter cumprido castigo federativo, a formação do 1º de Agosto defronta logo mais, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, em partida de destaque da oitava jornada da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI BASKET).

Em caso de triunfo militar, os actuais campeões nacionais vão assegurar já o primeiro lugar da fase regular da referida competição. Depois de terem ultrapassado ontem, no Pavilhão do Rio Seco, a formação do Grupo Desportivo Interclube (ver peça a parte), os militares voltam a ter hoje mais um teste difícil, desta frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza Sul que escorregou na dupla ronda passada diante do Promade Misto de Cabinda, com quem perdeu por 73-67.

Sem o cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas que terá dito já adeus a trigésima segunda edição do Campeonato Nacional, agora denominado BAI BASKET, em face da lesão que contraiu no menisco, a quando da disputa do clássico dos clubes, os internacionais angolanos Joaquim Gomes "Kikas" e Felizardo Ambrósio "Miller" serão chamados a assumir o jogo interior do Clube Central das Forças Armadas Angolanas e consequentemente anular as investidas do poste norte-americano Moore, que lidera a lista dos melhores marcadores com 329 pontos.

A partida ficará ainda marcada pelo reencontro entre Olímpio Cipriano e os seus antigos companheiros de equipa. O internacional angolano que "abandonou" a formação militar no fim da época passada apenas começou a competir no “Nacional” no início da segunda volta por questões administrativas.

Caso a equipa militar vergue logo mais o representante da vila de Calulo, vai assegurar o primeiro lugar da fase regular da trigésima segundo edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, uma vez que nas jornadas subsequentes enfrentará adversários teoricamente inferiores. Já refeitos da desaire sofrido em Cabinda, o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul que a par do Atlético Petróleos de Luanda lutam para destronar o 1º de Agosto, vai tentar bater os militares que neste segundo turno da prova já averbaram um derrota desta, frente ao arqui-rival (Petro).

Os amantes da "bola ao cesto" vão seguramente lotar o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, já que estarão em quadra duas equipas recheadas de valores individuais. Domingos Simão, árbitro de categoria internacional, e Iracelmo Pinto (nacional) foram os juízes escolhidos para apitarem a partida mais importante da ronda oito.

Ainda para a jornada oito, o Interclube recebe, às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, Lusíadas, o Sporting de Luanda defronta no anexo, o Atlético Petróleos de Luanda, o Desportivo da Huíla jogo diante do Cduan, ao passo que o ASA defronta às 18h00, no anexo, o Vila Clotilde. A partida Imbondeiro-Promade Misto de Cabinda fica adiado sine-die. 1º de Agosto lidera a competição com 35 pontos, seguido do Libolo e Petro com 33 e 32 pontos respectivamente.

Militares
derrubam polícias

A formação sénior masculina do 1º de Agosto derrotou ontem, no Pavilhão do Codenm, o Grupo Desportivo Interclube, por expressivos 122-70, em partida referente a sétima jornada da XXXII edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto".
Apesar de jogar sem Rodrigo Mascarenhas, lesionado, os actuais campeões nacionais não tiveram dificuldade em derrubar a formação comandada pelo português João Oliveira.

Já a partida entre Atlético Petróleos de Luanda e Cduan não se realizou por falta de comunicação. O jogo estava inicialmente marcado para às 18h00, mas os petrolíferos solicitaram a FAB que remarcasse para às 15h00, ao passo que o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul vergou o Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana, por 132-42. A Lusíada venceu o Sporting de Luanda por 86-66. A partida Vila Clotilde-Promade Misto de Cabinda ficou adiada sine-die.
MC

Moore continua imbatível

O norte-americano Reggie Moore (poste), do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, continua de pedra e cal no comando da lista dos melhores marcadores, agora com 329 pontos. Carlos Almeida, 1º de Agosto, ocupa a segunda posição com 284, ao passo que Victor Santana, do Vila ocupa o terceiro posto com 239 pontos.

José Santos, ASA, Eduardo Mingas, Atlético Petróleos de Luanda, Vladimir Ricardinho, 1º de Agosto, Joaquim Gomes "Kikas", 1º de Agosto, Leonel Paulo, Libolo, Euclides Camancho, Interclube, e Miguel Timóteo Pontes Lutonda, 1º de Agosto, ocupam as posições imediatas com 235, 235, 224, 218, 214, 210 e 209 pontos respectivamente.

Miguel Kiala (Petro), Leonel Paulo (Libolo) e Joaquim Gomes "Kikas" (1º de Agosto) lidera a lista dos tampões, com 23, 22 e 18 tampões. Já o norte-americano, do Atlético Petróleos de Luanda, continua a liderar a lista dos melhores assistentes, com 93 assiste. O internacional angolano, Armando Costa, do 1º de Agosto, ocupa a segundo lugar, com 74 assistências, seguido de Yuri Swingui, Desportivo, com 69.

Simão Panzo, Interclube, Eduardo Mingas, Petro, Adilson Baza, 1º de Agosto, Luís Costa, Libolo, Paulo Santana, Petro, Edson Ferreira, Interclube e Romenig Sambo, Promade Misto de Cabinda, ocupam as posições imediatas com 65, 59, 58, 54, 53, 52, 43 assistências respectivamente. Vladimir Ricardino foi eleito jogador da semana com 83 na valorização.

Henry Baptista, Vila, Ramalho Lemos, Sporting, Wilson Manuel, Lusíadas, Simão Panzo, Interclube, Manuel Tandala, Lusíadas, Fernando Enzique, Imbondeiro, Leonel Paulo, Libolo, Flávio Lutonda, Vila e Longonda Rock nesta ordem lideram a lista dos mais faltosos com 77, 63, 60, 60, 57, 52, 51, 51, 51 e 50 faltas respectivamente. Em termos de perda, Yuri Swingui, Desportivo, Ângelo Almeida, Imbondeiro, e Agostinho Coelho, Cduan, ocupam os três primeiros lugares da lista com 88, 81 e 66 perdas respectivamente.

Reggie Moore e Vladimir Ricardino e Leonel Paulo são os jogadores que mais faltas sofreram, com 86, 79 e 76 faltas. Nos lançamentos dos três pontos, Lutonda destaca-se entre os demais atletas. Dos 85 tentados, o “General” converteu 45, obtendo 52,9 %. Euclides Camacho está em segundo lugar (36-79) (45, 6 %, seguido de Hélder Gonçalves (26-58) – 44, 8 %. MC

19 março 2010

ANGOLA : D´Agosto mede forças com o Interclube

Sem o base Miguel Lutonta a cumprir castigo federativo, e Rodrigues Mascarenhas, extremo poste, entregue ao departamento médico, a formação do 1º de Agosto recebe hoje, às 18h00, no Pavilhão do Codenm, o Interclube, em partida de destaque da sétima jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Líderes da prova, com 33 pontos, os pupilos do português Luís Magalhães, que pretendem alcançar o primeiro lugar da fase regular, têm hoje, no seu reduto, mais um teste difícil frente ao Interclube, na antecâmara do grande confronto de amanhã, diante do Recreativo do Libolo, pontuável para a oitava jornada, partida que vai, igualmente, marcar o reencontro de Olímpio Cipriano com os seus antigos companheiros.

Apesar destas duas contrariedades (Lutonda e Mascarenhas), Luís Magalhães só pensa na conquista dos dois pontos e na liderança da 32ª edição do Nacional da bola ao cesto.
Com a ausências desses dois jogadores influentes, a organização do jogo ofensivo da equipa militar vai ser entregue ao internacional angolano Armando Costa, auxiliado por Carlos Almeida, capitão dos decacampeões africanos, e Adilson Baza. Já no interior da tabela, Felizardo Ambrósio “Miller” vai ajudar o poste Joaquim Gomes "Kikas" a segurar aquela zona. Em caso de vitória, o 1º de Agosto, campeão nacional em título, fica mais próximo de garantir o primeiro lugar da fase regular da competição, designada BAI BASKET.

Com apenas uma derrota, averbada diante do Petro de Luanda, no arranque da segunda volta, com quem perderam por 108-103, os rubro-negros são claramente favoritos na partida de mais logo frente ao Interclube, que se desloca ao reduto do seu adversário com o propósito de contrariar ao máximo o favoritismo dos campeões nacionais em título. O 1º de Agosto continua no comando da prova, com 33 pontos, seguido do Atlético Petróleos de Luanda, com 32, ao passo que o Recreativo do Libolo ocupa o terceiro posto, com 31 pontos.

Petro com tarefa facilitada

Segundos classificados com 32 pontos, os petrolíferos da capital têm hoje uma tarefa fácil frente ao CDUAN, em partida marcada para as 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, para a sétima jornada do BAI BASKET.
Com maior ou menor dificuldade, o Petro de Luanda, que tenciona destronar o arqui-rival 1º de Agosto do título nacional, vai seguramente conquistar os dois pontos em disputa e cimentar, ainda mais, o segundo lugar da prova.

O Recreativo do Libolo, já refeito do desaire que sofreu em Cabinda, frente ao Promade local, com quem perdeu por 73-67, mede forças com o Imbondeiro de Viana, formação que no início da semana anunciou a sua desistência da competição por dificuldades financeiras. A vitória não deve escapar aos pupilos de Raul Duarte, que continuam na luta pelo título nacional.
O ASA viaja para o Lubango, ao encontro do Desportivo local. A formação da Lusíadas tem pela frente o Sporting de Luanda, a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro. MC

Promade pede adiamento
dos jogos do fim-de-semana

A equipa sénior masculina do Promade Misto de Cabinda solicitou o adiamento dos seus jogos referentes à sétima e oitava jornada, apurou o Jornal dos Desportos.A equipa do Promade Misto de Cabinda solicitou o adiamento dos jogos, por não dispor de dinheiro para custear as despesas de deslocação, alimentação e hospedagem.

O Governo de Cabinda, através do director da juventude e Desportos local, Inocêncio Tomás Júnior assegurou, no início desta semana, o apoio incondicional da equipa até ao fim da época 2010. Desse modo, Federação Angolana de Basquetebol vai remarcar, nos próximos dias, as partidas que ficam adiadas sine-die. MC

CABO VERDE : Luso-caboverdiano Elvis Évora renova pelo Benfica

O luso-caboverdiano Elvis Évora, poste da equipa de basquetebol do Benfica, renovou o contrato por mais um ano com o clube da Luz.
Luso-caboverdiano Elvis Évora renova pelo Benfica

O cabo-verdiano naturalizado português foi uma peça-chave na época passada do Benfica - que conquistou o campeonato - mas este ano não está no mesmo momento de forma de 2009. Ainda assim, as águias acreditam no potencial deste jovem e assinaram por mais uma época.

Elvis Évora regista as médias de 7,0 pontos e 4,7 ressaltos nos 15 jogos realizados para a Liga, o que confirma que o atleta ainda está longe do "brilharete" da época passada. O atleta luso-caboverdiano foi o jogador benfiquista em maior destaque, com os registos de 15,8 pontos e 7,3 ressaltos nos quatro encontros realizados perante a Ovarense.

ANGOLA : "Militares" e "Polícias" medem forças no Rio Seco

A formação do 1º de Agosto, líder do campeonato nacional de basquetebol (BAI BASKET), com 33 pontos, defronta esta noite, no pavilhão do Rio Seco, em Lunada, o Interclube, no jogo de cartaz da sétima ronda.

Ainda hoje jogam: Imbondeiro de Viana-Libolo (Rio Seco/15:30), Universidade Lusíadas-Sporting de Luanda (28 de Fevereiro/16h), Petro de Luanda-CDUAN (Anexo à Cidadela/18h), Desportivo da Huíla-ASA (Pavilhão Sr.ª do Monte/18h) e Vila Clotilde-Promade de Cabinda (pavilhão anexo à Cidadela/15:30).
No entanto, o jogo grande da dupla ronde do final-de-semana acontece sábado, no pavilhão principal da Cidadela, quando se defrontarem Recreativo do Libolo e 1º de Agosto, para a nona jornada.

Para sábado está também reservado os encontros Imbondeiro de Viana-Promade de Cabinda (Rio Seco/15:30), Interclube-Universidade Lusíadas (28 de Fevereiro/16h), Sporting de Luanda-Petro de Luanda (anexo à Cidadela/15:30), Desportivo da Huíla-CDUAN (Sr.ª do Monte/18h), ASA-Vila Clotilde (pavilhão anexo à Cidadela/15:30).

O Petro de Luanda ocupa o segundo posto do campeonato com 32 pontos, seguido do Libolo com menos um, enquanto o Imbondeiro de Viana é o último classificado com 16 pontos.

ANGOLA : Desportivo do Maculusso conquista troféu Março Mulher

A equipa de basquetebol feminino do Grupo Desportivo do Maculusso conquistou quinta-feira a terceira edição do torneio “Março Mulher”, ao derrotar o Juventude de Viana, por 80-60, em partida disputada no pavilhão anexo à Cidadela.
Ao intervalo as “senhoras” do Maculusso venciam já por 45-27 e durante os restantes dois períodos não deram hipóteses as adversárias, embora as “vianenses” tentavam reduzir ao máximo a desvantagem.
A extremo do Maculusso Joana Baptista foi a melhor cestinha do jogo com 23 pontos, seguida da sua colega Marisa Nsiami com 18.

A prova enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 do corrente mês.

O Interclube ficou na última posição desta prova em que participaram três equipas.

ANGOLA : Falta de incentivo influencia desempenho do Juventude de Viana

O técnico adjunto do Grupo Desportivo Juventude de Vaina, Jorge Pereira, apontou quinta-feira em Luanda, a falta de incentivo como a causa dos maus resultados obtidos pelas suas atletas no no torneio " Março Mulher".

Falando à imprensa no final do jogo em que perdeu por 60 - 80, diante do Grupo Desportivo do Maculusso, equipa vencedora do torneio, Jorge Pereira disse não ter sido fácil trabalhar com um grupo de atletas sem qualquer motivação e recompensa no fim de tudo.

"Participamos nas competições porque gostamos do basquetebol e vamos continuar a lutar por dias melhores", frisou.

Para o técnico a vitória do Maculusso foi merecida pois demonstrou ser a equipa mais organizada ao longo do evento.
O torneio Março Mulher foi disputado 15 a 18 deste mês pavilhão anexo à Cidadela Desportiva.

18 março 2010

ANGOLA : Bilhetes para jogo Libolo/1º de Agosto custam mil kwanzas

Os ingressos para o jogo da oitava jornada do campeonato nacional de basquetebol entre o Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto, a ter lugar sábado, no pavilhão principal da Cidadela, custarão mil kwanzas, para a bancada geral, e dois mil para a área VIP, e serão vendidos apenas no dia do desafio.

Numa nota enviada hoje à Angop, a empresa Nova Energia, organizadora do encontro, explica que os bilhetes serão postos à disposição do público a partir das 8 horas, na bilheteira da Cidadela Desportiva.

O encontro entre “libolenses” e “militares” está a ser aguardado com muita expectativa pelos aficionados do basquetebol, uma vez que marca o reencontro entre Olímpio Cipriano e os ex-companheiros, assim como opõe 11 dos 12 jogadores que conquistaram o Afrobasket2009, na Líbia.

A formação do Kwanza Sul tem no seu plantel, além de Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Luís Costa e Carlos Morais, ao passo que os "rubro-negro" têm Carlos Almeida, Kikas Gomes, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Adolfo Kimbamba e Filipe Abraão. Apenas Eduardo Mingas, do Petro de Luanda, fica de fora deste “duelo” entre campeões continental.

17 março 2010

ANGOLA : Promade de Cabinda vai mudar de nome

O Governo de Cabinda está a estudar a melhor forma de solucionar a crise financeira que afecta actual equipa sénior masculina de basquetebol do Promade, para continuar a competir no Campeonato Nacional. A garantia foi dada ontem pelo secretário provincial da juventude e desportos, Inocêncio Tomas Júnior.

Falando em conferência de imprensa sobre a possível desistência do Promade de Cabinda no Campeonato Nacional de Basquetebol por falta de apoios financeiros, Inocêncio Tomas Júnior referiu que o governo local aguarda da cabimentação de verbas para se encontrar a melhor maneira de solucionar o problema para a continuidade da equipa na prova.

"Temos de ter calma e paciência, porque estamos à espera da cabimentação de verbas e a nível do Governo estamos a estudar a melhor maneira de solucionar o problema para a continuidade da equipa no Campeonato Nacional de Basquetebol. O que é verdade é que o basquetebol não vai morrer em Cabinda, aliás, antes da existência do Projecto Promade, já existia a prática desta modalidade e o programa de massificação desportiva foi uma mais valia, o que permitiu elevar a prática da modalidade no seio da juventude da região", disse.

Revelou, no entanto, que para haver apoios financeiros na equipa de basquetebol de Cabinda, a designação do Promade deve ser alterada, tendo referido, que este é um projecto de massificação desportiva e não uma equipa ou clube. "Este Promade já foi Sporting Clube Petróleos e Banca de Cabinda e creio que os dirigentes e amantes da modalidade estão recordados disso.

E o mais correcto seria manter a designação do Sporting ou FC de Cabinda, ao invés de Promade, porque é um projecto de formação", esclareceu, acrescentando que "houve pessoas ou alguém que assim o quis e pensamos que pensou mal, porque é mais fácil os apoios aparecerem por intermédio de um clube".

De acordo com o secretário provincial da Juventude e Desportos, os atletas do Promade de Cabinda devem ser transferidos para uma equipa ou separá-los para os clubes locais, porque a agremiação não pode continuar a ser designada por Promade e o Governo vai contactar o órgão reitor da modalidade para manter o actual nome da equipa por uma questão de inscrição até ao final da temporada.

Projecto já consumiu 14 milhões de dólares

O Governo da província de Cabinda, através da secretaria provincial da juventude e desportos, está a trabalhar no sentido de requalificar o programa de massaficação desportiva denominado "Promade", que durante 11 anos da sua existência já consumiu cerca de 14 milhões de dólares americanos.De acordo com o Inocêncio Tomas Júnior, internamente, o Governo local está a estudar a melhor maneira por formas a dar sequencia ao projecto de basquetebol no seio dos jovens locais.

Frisou que, desta vez, a prioridade vai para as escolas e os clubes. Referiu que, no âmbito da reformulação do projecto Promade, caso o técnico José Carlos Guimarães não queira continuar, o Governo poderá contactar outros técnicos. JS

ANGOL A : Miguel Lutonda punido com jogo de suspensão

O jogador da equipa de Basquetebol sénior masculina do 1º de Agosto Miguel Lutonda foi punido com jogo de suspensão, por ter sido desqualificado da partida frente ao Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto, referente ao Campeonato Nacional.

De acordo com um comunicado da Federação Angolana de Basquetebol chegado hoje, quarta-feira, à Angop, o atleta deverá pagar uma malta equivalente em kwanzas a 60 dólares.

O documento refere que foi igualmente punido o oficial de mesa Manuel Almeida com oito dias de suspensão por ter faltado ao jogo Universidade Lusíada/Atlético Sport Aviação (Asa).

ANGOLA : Maculusso e Juventude de Viana disputam final "Março Mulher"

O Grupo Desportivo do Maculusso apurou-se hoje (quarta-feira), em Luanda, para a final do torneio “Março Mulher” em basquetebol feminino, ao vencer o Inter clube por 65-44, em partida disputada no pavilhão anexo à Cidadela Desportiva.

As polícias, que no jogo de abertura averbaram uma derrota diante do Juventude de Viana, ao intervalo já perdiam por 19-37, mesmo com o apoio das quatro atletas sénior da equipa principal, visto que começou com o plantel de juniores na competição.

As jovens do Maculusso que vieram dum período longo de pausa, sem participações nas três competições da época (Nacional, Super-taça e Taça de Angola), mostroaram às campeãs em título que não se desvaloriza o adversário.

A base do Desportivo do Maculusso Marisa Nsiami foi a melhor cestinha do jogo com 16 pontos.

Deste modo, quinta-feira, às 16h00, no mesmo recinto, o Grupo Desportivo do Maculusso e o Juventude de Viana disputam a final do torneio, enquadrado na comemorações do Março Mulher.

ANGOLA : Cipriano reencontra 1º de Agosto no Nacional

O Recreativo do Libolo recebe sábado, no pavilhão principal da Cidadela, o 1º de Agosto, em partida da oitava jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI Basket), com destaque para o reencontro de Olímpio Cipriano com os seus antigos companheiros.

Depois de cerca de oito anos ao serviço do 1º de Agosto, onde conquistou, entre vários títulos, duas Taças dos Clubes Campeões de África, o extremo Olímpio Cipriano transferiu-se para a formação do Kwanza Sul que esta temporada almeja o pódio, depois de ter falhado no ano passado, época em que se classificou na quarta posição.

Cipriano, que não jogou na primeira volta por problemas burocráticos (o Libolo perdeu 87-90), é uma das principais referências do basquetebol angolano, tendo conquistado já dois títulos de jogador mais valioso do campeonato nacional (MVP).

Os “militares”, líderes do campeonato com 33 pontos, perderam apenas um jogo na presente edição, ao passo que o Libolo, terceiro com 31 pontos, já averbou três derrotas, sendo a mais recente no último fim-de-semana frente ao Promade de Cabinda, por 67-73.
Tendo em conta os reforços, Milton Barros e Carlos Morais que, além de Olímpio Cipriano, se juntaram a Leonel Paulo, Luís Costa e Domingos Bonifácio, todos campeões africanos pela selecção, o Libolo, no qual integra ainda o norte-americano Omar Peterkins, é apontado como um potencial candidato à conquista do titulo nacional.

No entanto, a equipa, que efectuou um estágio em Tenerife (Espanha), ainda não está a produzir o esperado, pois as exibições das suas "estrelas" ainda não corresponderam as expectativas, embora um ou outro esteja a se destacar.

Por sua vez, o 1º de Agosto, além de Cipriano, perdeu o base-extremo Mayzer Alexandre, emprestado ao ASA, mas reforçou-se com o extremo cabo-verdiano Mário Correia (ex-Promade de Cabinda). De resto, o plantel é quase o mesmo dos anos anteriores, onde despontam os experientes Miguel Lutonda, Kikas Gomes e Carlos Almeida.

Para este encontro os "rubro-negros" não vão contar com o extremo-poste Rodrigo Mascarenhas, lesionado, mas ainda assim são favoritos pelo facto de possuírem mais argumentos tácticos e técnicos que o seu adversário.
Antes, sexta-feira para a sétima ronda, o 1º de Agosto defronta o Interclube no pavilhão do Rio Seco, ao passo que o Libolo visita o Imbondeiro de Viana, no pavilhão anexo à Cidadela.

ANGOLA : Maculusso vence Juventude de Viana no torneio "Março Mulher"

O Grupo Desportivo do Maculusso venceu hoje (terça-feira), na capital do país, o Juventude de Viana por 52- 42, na segunda partida do torneio “Março mulher” em basquetebol sénior feminino.

A prova disputou-se no pavilhão anexo à cidadela desportiva e é alusiva as comemorações do dia internacional da mulher, assinalado a 8 do corrente mês.
Disputam o torneio três equipas, incluindo o Interclube, campeão nacional em título que perdeu no jogo de abertura diante do Juventude de Viana por 35-37.
As equipas estão a jogar no sistema de todos contra todos a uma volta, em que os dois primeiros defrontam a final.
Quarta-feira, aguarda-se o jogo entre o Interclube e o grupo desportivo do Maculusso.
Na edição passada o 1º de Agosto conquistou o troféu diante do Desportivo do Maculusso.

16 março 2010

ANGOLA : 1º De Agosto com missão difícil no fim-de-semana

Com duas iminentes desistências nomeadamente a do Promade Misto de Cabinda e do Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana, equipas que clamam por apoios financeiros, o 1º de Agosto, líder da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI BASKET, com 33 pontos, terá uma missão difícil na dupla ronda do final-de-semana, em que vai defrontar o Interclube, na sexta, para sábado medir forças com o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul.

Em caso de vitória na dupla jornada do fim-de-semana, a formação do 1º de Agosto, campeão nacional em título, poderá já definir o primeiro lugar da fase regular da trigésima segunda edição da "bola ao cesto", uma vez que na jornadas subsequentes enfrentará adversários teoricamente inferiores. É com este pensamento que os pupilos do português Luís Magalhães têm estado a arquitectar os dois confrontos desta semana.

Os militares que até aqui averbaram uma única derrota desta, frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, por 108-103, no arranque do segundo turno da competição, estão proibidos de perder qualquer jogo, sob pena de verem assaltado o primeiro lugar da fase regular pelos seus mais directos adversários (Petro e Libolo).

Depois de ter feito o pleno na dupla jornada passada, em que conseguiu duas vitórias frente ao Cduan e Sporting de Luanda, os campeões nacionais vão tentar repetir a proeza, ou seja, derrotar o Grupo Desportivo Interclube na sexta-feira, e na sábado, vergar a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, que voltou a perder frente ao Promade Misto de Cabinda, na jornada anterior por 73-67, depois de ter sido derrotada na primeira volta do "Nacional" pela formação nortenha, por 72-69.

A turma do Rio Seco vai aproveitar o factor casa para "despachar" a equipa da polícia que tem alternado as boas com más exibições.
E no sábado, frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza Sul que ainda se recente do desaire sofrido em Cabinda, os campeões nacionais vão procurar ultrapassar mais uma vez o representante da vila de Calulo.

Jogos das estrelas
acontece em Abril

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) fará disputar de nove a dez de Abril próximo, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, o Jogo das Estrelas, segundo apurou o Jornal dos Desportos. De acordo com a nossa fonte, a FAB vai aproveitar o interregno da segunda volta da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, para fazer disputar a aludida competição. Depois do Jogos das Estrelas, far-se-á disputar a fase de Grupos do "Nacional". MC

15 março 2010

ANGOLA : Árbitros angolanos indicados para apitar na Supertaça Compal

Os árbitros Carlos Júlio, Domingos Simão e Fernando Pacheco "Baganha", todos de categoria internacional, vão ajuizar as partidas da primeira edição da Supertaça "Compal", competição que será disputada de dois a quatro de Abril próximo na capital angolana, Luanda, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Aos três árbitros angolanos, juntar-se-ão três juízes portugueses que terão a missão de apitarem os jogos da Supertaça "Compal", que contará com a participação das equipas do 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Sport Lisboa e Benfica e Ovarense de Portugal.

De acordo com o sorteio realizado recentemente nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, o 1º de Agosto medirá forças na jornada inaugural do certame diante do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, ao passo que o Sport Lisboa e Benfica terá pela frente o Ovarense. A prova é destinada aos campeões nacionais e vencedores da taça de Angola e Portugal.

Norte-americano Moore
continua a liderar no "Nacional"

Disputadas que estão seis jornadas da trigésima segunda edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI BASKET), o norte-americano Regge Moore (extremo poste), do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, continua a liderar a lista dos melhores marcadores, agora com 294 pontos, seguido de Carlos Almeida (255) e Miguel Timóteo Pontes Lutonda (209), ambos angolanos, que se encontram ao serviço do 1º de Agosto.

Constam ainda da lista dos melhores marcadores do "Nacional da bola ao cesto", José Santos, do Atlético Sport Aviação (ASA), com 202 pontos, Victor Santana, do Vila, com 196, Eduardo Mingas, Atlético Petróleos de Luanda, com 195, Leonel Paulo, do Recreativo do Libolo, Mário Correia, 1º de Agosto, e Euclides Camacho, Interclube, todos com 193 pontos. Joaquim Gomes "Kikas", do 1º de Agosto, ocupa o último lugar da lista dos melhores marcadores com 192 pontos.

O jovem Yuri Swingui, do Grupo Desportivo da Huíla, lidera a lista dos melhores recuperadores, com 53 recuperações, seguido do Wilson Manuel, Lusíadas, Curtys Terry, Atlético Petróleos de Luanda, Emanuel António, do Promade Misto de Cabinda, com 46, 35, 33 recuperações respectivamente. O norte-americano Curtys, ao serviço da equipa do Eixo-viário, é o rei das assistências, com 77 assistes.
O internacional angolano, Armando Costa, do 1º de Agosto, ocupa a segunda posição, com 61, seguido do Yuri Swingui, Desportivo, e Adilson Baza, 1º de Agosto, com 59, 56 assistências. Eduardo Mingas, do Atlético Petróleos de Luanda, está na quinta posição com 52 assistências. Yuri Swingui (Desportivo), Ângelo Almeida (Imbondeiro) e Crtys Terry (Petro) são os jogadores com mais perdas de bola, com 76, 66 e 60 perdas respectivamente.

Henry Baptista (Vila), Ramalho Lemos (Sporting), Wilson Manuel (Lusíadas), Simão Panzo (Interclube) são os atletas mais faltosos do Campeonato Nacional, com 69, 56, 52, 52 faltas respectivamente. Os internacionais angolanos Eduardo Mingas (Petro) e Joaquim Gomes "Kikas" (1º de Agosto) lideram a lista dos ressaltadores, com 114 e 108 ressaltos. Leonel Paulo e Joaquim Gomes "kikas" são os reis dos tampões, com 21 e 18 tampões.
Melo Clemente

13 março 2010

ANGOLA : Aviadores e petrolíferos centralizam as atenções

Depois de terem ultrapassado ontem os seus adversários, na jornada número cinco, o Atlético Sport Aviação (ASA) e Atlético Petróleos de Luanda centralizam logo mais, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, as atenções da ronda seis da 32ª jornada do Campeonato Nacional da "bola ao cesto" em seniores masculinos. Os aviadores, que ontem bateram a formação da Universidade Lusíada, vão procurar hoje, frente aos petrolíferos da capital, dificultar ao máximo os intentos da equipa do Eixo-viário, que mantém a perseguição ao líder da prova, 1º de Agosto.

Com transições rápidas defesa-ataque e uma defesa pressionante, os pupilos de Carlos Dinis pretendem deixar cair, esta época, um dos grandes candidatos ao título nacional. Aliás, o treinador principal do ASA definiu a melhoria do terceiro lugar como prioridade na presente temporada. Já o Atlético Petróleos de Luanda, que derrotou o arqui-rival, 1º de Agosto, no arranque da segunda volta do "Nacional", colocando fim ao ciclo de vitórias dos militares, continua a somar triunfos atrás de triunfos e hoje, frente ao ASA, os vice-campeões nacionais vão tentar obter mais uma vitória para a consumação dos objectivos, que passam pela reconquista do ceptro nacional.

Melhor servido em termos de valores individuais, os petrolíferos da capital vão procurar vergar o seu adversário de mais logo, que se tem valido pelo seu jogo colectivo para derrubar os seus adversários. Com 31 pontos, o líder 1º de Agosto, com maior ou menor dificuldade, vai derrotar a modesta formação do Sporting de Luanda, partida marcada para as 16h00 no 28 de Fevereiro. O mesmo se pode dizer do Grupo Desportivo Interclube que defronta o Imbondeiro de Viana, às 18h00, no seu reduto. O Cduan mede forças, às 15h00, no anexo, com a Lusíada, e o Vila recebe o Desportivo da Huíla, às 16h00 no Codenm. Em Cabinda, o Promade Misto local recebe às 18h00, no Sporting, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul.

Libolo verga Interclube
O Recreativo do Libolo derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportivo Interclube, por 95-79, em partida de maior cartaz da quinta jornada da trigésima segunda edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Com um plantel recheados de valores individuais, os representantes da vila de Calulo não tiveram dificuldades em derrubar os polícias, comandados por João Oliveira (português) que definiu como meta a luta pelo título.

Ainda ontem, o 1º de Agosto bateu o Cduan, por 124-54, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda derrotou a formação Vila, por 99-54. O ASA bateu a Lusíadas por 77-72 e Sporting de Luanda ultrapassou o Imbondeiro de Viana, por 106-73. Quinta-feira, na abertura da ronda cinco, o Promade de Cabinda derrotou o Desportivo da Huíla, por 96-51.

Árbitros realizam testes físicos

Os árbitros de basquetebol que falharam o teste físico promovido pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB) na última quinzena de Fevereiro último, são hoje testados, às 10h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda. A direcção da FAB decidiu afastar os juízes que não realizaram os testes físicos em Fevereiro último, com particular realce para os árbitros internacionais Domingos Simão e Carlos Júlio, este último que foi escolhido pela Fiba-Mundo para apitar no Campeonato do Mundo, a disputar-se na Turquia, de 28 de Agosto a 12 de Setembro deste ano. Os juízes que fizerem os testes físicos vão estar automaticamente apurados a apitar na XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI BASKET. MC

ANGOLA : Estrelas do Libolo "vergam" Inter no nacional

Luanda - O Recreativo do Libolo precisou da inspiração dos seus principais jogadores para vencer hoje, no pavilhão principal da Cidadela, o Inter por 95-79, em partida da quinta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI Basket).

Milton Barros (19 pontos), Olímpio Cipriano (18), Carlos Morais (13), que este ano reforçaram a formação do Kwanza Sul, foram os principais intervenientes na vitória sobre os “polícias”, que quase surpreendiam o conjunto orientado por Raul Duarte.

Teoricamente favorito, o Recreativo do Libolo começou a demonstrar a sua superioridade no início do jogo e, passados sete minutos, já vencia por 16-04. Até ao término do primeiro quarto o Inter reduziu a diferença para oito pontos, fixando o resultado até ao final do período em 25 -17.

Nos dois quartos seguintes, diante de um adversário sem reacção, o Libolo dominou a partida e só não alcançou uma vantagem de cerca de 30 pontos porque os seus atletas também não aproveitavam as falhas cometidas pelo Interclube, desperdiçando vários ataques. Ainda assim, venciam por 66-46 no final do terceiro período.

No último quarto, o Interclube transfigurou-se completamente e, com Camacho (18 pontos), Gentry (16) e Muzadi (13) em grande plano, reduziu a desvantagem para sete pontos a seis minutos do final do encontro ameaçando dar a volta ao resultado.

No entanto, Cipriano e Milton Barros, bem coadjuvados por Reggie Moore, contrariam os intentos dos polícias com o primeiro a destacar-se nos lançamentos a longa distância e o base nas assistências, tendo o Libolo vencido por 95-79.

Com este resultado o Libolo mantém-se na segunda posição, agora com 30 pontos, ao passo que o Interclube, com 21, ocupa o oitavo posto. O 1º de Agosto, que hoje venceu o CDUAN por 124-54, lidera a prova com 31 pontos.

Resultados gerais:

1º de Agosto CDUAN 124 – 54
Petro de Luanda Vila Clotilde 99 – 54
Sporting de Luanda Imbondeiro de Viana 106 – 73
ASA Universidade Lusíadas 77 – 72
Promade de Cabinda Desportivo da Huíla 96 – 51
Recreativo do Libolo Interclube 95 – 79

12 março 2010

ANGOLA : Interclube procura quebrar ascendência do Recreativo do Libolo

Os amantes da "bola ao cesto" têm hoje um dia cheio de emoções, sento o encontro entre o Interclube e o Recreativo do Libolo, às 18 horas no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a partida que maior atenção vai merecer na quinta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket). O duelo entre duas equipas que fazem parte do mais fino crivo da maior competição nacional, depois de terem reforçado os seus planteis, desde antever uma partida pouco aconselhável a pessoas hipertensas.

Por um lado estará a rapaziada das "terras do Rio Keve", às ordens do experiente técnico Raul Duarte, um plantel que, apenas no seu segundo ano desde a sua estreia na mais alta roda da modalidade já se afirma como um dos candidatos ao título. Do outro estará a aguerrida formação da Polícia Nacional que, além do forte investimento em termos de atletas, conta com os préstimos do técnico português João Oliveira, um verdadeiro expert na matéria, motivo pelo qual os dois técnicos procuraram, ao longo da dupla jornada anterior, acompanharem os seus jogos, por forma a moldarem a estratégia que mais se adapte ao sistema de jogo contrário.

Actualmente a ocupar o segundo lugar da tabela classificativa, com 28 pontos, os Libolo esteve ontem de manhã, no pavilhão anexo número dois da catedral desportiva, a limar as arestas para o prélio de logo mais, durante uma sessão em que os aspectos tácticos mereceram maior atenção por parte de Raul Duarte, à par dos lançamentos livres. Por seu turno, os polícias realizaram duas sessões de treinos no "pavilhão dos Bombeiros", sendo a sessão matinal dedicada a preparação física e a da tarde à correcção das faltas defensivas, sem desprimor para o rigor na finalização.

De resto, trata-se de um dia com muito basquetebol. Serão disputados ainda os encontros Imbondeiro de Viana - Sporting de Luanda, às 18h00, no pavilhão do Rio Seco, Universidade Lusíada - ASA, às 16h00, no 28 de Fevereiro, à mesma hora que o Petro mede forças com oVila Clotilde, no anexo 2.

11 março 2010

ANGOLA : Promade e Desportivo abrem hoje ronda cinco

Com os índices motivacionais completamente baixos, face ao não pagamento dos salários, a formação do Promade Misto de Cabinda recebe hoje, quinta-feira, às 18h00, no Pavilhão do Sporting, em Cabinda, o Grupo Desportivo da Huíla, em partida de antecipação a quinta jornada da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI BASKET.
Sem receber os seus ordenados desde Outubro do ano transacto, os pupilos de José Carlos Guimarães vão tentar obter logo mais um triunfo, frente a formação militar da região sul, naquela que poderá ser a penúltima partida do Promade Misto de Cabinda na presente temporada da "bola ao cesto".

A formação do Grupo Desportivo da Huíla, comandada por Emanuel Trovoada, que vem de duas derrotas, poderá aproveitar da situação que a equipa da província mais ao norte do país, Cabinda, está a atravessar para arrancar uma vitória. Entretanto, José Carlos Guimarães que ontem mesmo escalou a capital do país, proveniente da Inglaterra, onde esteve a tratar de assuntos pessoais, vai orientar a formação do Promade Misto de Cabinda. Apesar dos índices motivacionais estarem completamente baixos quer dos jogadores quer da equipa técnica, José Carlos Guimarães não escondeu o desejo de conseguir mais um triunfo frente ao representante da província do conhecimento (Huíla).

"Apesar dos problemas internos que estamos a viver, com incumprimentos salarias, vamos tentar ganhar a partida de logo", prognosticou o técnico. Questionado sobre o futuro da equipa na presente edição da trigésima edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto", o ex-seleccionador adjunto dos deca-campeões afirmou que tudo vai depender do encontro que manterá com o executivo de Mawete João Baptista. "A equipa não goza de saúde financeira e se as coisas se mantiverem comos estão vamos desistir do "Nacional", assegurou José Carlos Guimarães.

A ronda cinco será concluída amanhã, sexta-feira, com as seguintes partidas: Recreativo do Libolo-Interclube, às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, Imbondeiro-Sporting de Luanda, às 18h00, no anexo, 1º de Agosto-Cduan, às 18h00, no Rio Seco, Lusíadas-ASA, às 16h00, no 28 de Fevereiro e Atlético Petróleos de Luanda-Vila Clotilde, às 16h00, no anexo. A formação do 1º de Agosto continua a liderar a competição, com 29 pontos, seguido do Recreativo do Libolo e Atlético Petróleos de Luanda, ambos com 28 pontos.

10 março 2010

ANGOLA : Zé Carlos pode abandonar Promade Misto de Cabinda

A equipa sénior masculina de basquetebol do Promade Misto de Cabinda poderá anunciar no princípio da próxima semana, a sua desistência da XXXII edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto", caso o governo provincial de Cabinda não efectue o pagamento dos salários em atraso, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte ligada a equipa técnica. O Promade que já se encontra em Cabinda, onde projecta a dupla jornada do fim-de-semana, em que terá pela frente as formações do Grupo Desportivo da Huíla e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul respectivamente, continua a treinar-se sem o seu comandante principal, José Carlos Guimarães, que hoje deve escalar a capital do país, Luanda.

"Nós estamos completamente desmotivados e os atletas não têm moral para continuar a competir. Estamos a preparar a dupla jornada deste fim-de-semana depois disso e se as coisas continuarem inalteráveis, vamos anunciar a nossa desistência", assegurou a nossa fonte. Jogadores e equipa técnica estão desde Outubro do ano passado sem receber os seus ordenados, factor que tem se reflectido no desempenho da equipa liderado por José Carlos Guimarães. Ainda de acordo com a nossa fonte, o técnico José Carlos Guimarães, mentor do "Projecto Promade" vai reunir-se nos próximos dias com o elenco de Mawete João Baptista, governador de Cabinda, para definir sobre a continuidade ou não da equipa sénior masculina de basquetebol na trigésima segunda edição do "Nacional da bola ao cesto".

Segundo a fonte que vimos citando, os jogadores e a equipa técnica estão cansados com as promessas feitas pelo elenco de Mawete João Baptista."Nós se estamos a competir ainda é porque o técnico José Carlos Guimarães assumiu as despesas da equipa desde Outubro do ano passado. Temos recebido promessas por parte do governo provincial de que a situação iria se resolver mas a verdade é que continuamos sem receber os nossos salários".

09 março 2010

ANGOLA : Técnico do Interclube tenciona atingir o pódio na competição africana

O técnico da equipa principal de basquetebol sénior feminina do Interclube, Apolinário Paquete, disse que o objectivo da sua formação está agora centralizado na competição africana, depois de ter conquistado esta temporada as três provas nacionais.

Em declarações à imprensa, no final do segundo jogo da taça de Angola disputado na noite de segunda-feira, em Luanda, em que o seu conjunto venceu o 1º de Agosto por 56-53, indicou que a direcção do clube aposta no relançamento do basquetebol feminino, que tem sido dominado nos últimos tempos pela formação ''militar''.

"Vamos com todo cuidado trabalhar para melhorarmos o nosso posicionamento no terreno, sobretudo no sector ofensivo que tem sido o grande obstáculo na manobra da equipa. Estamos bem encaminhados na defesa, mas precisamos melhorar mais para tornarmos uma equipa bastante coesa" - reconheceu.

O Interclube levou vantagem sobre o seu adversário nos dois confrontos que enfrentou, por 50-46 e 56-53, respectivamente.

Esta temporada, a equipa da polícia conquistou o campeonato nacional, supertaça e a taça de Angola.

ANGOLA : Interclube conquista Taça de Angola em feminino

A equipa do Interclube conquistou esta noite a vigésima quinta edição da Taça de Angola em Basquetebol feminino, ao derrotar, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, o 1º de Agosto, por 56-53, no segundo encontro a melhor de três jogos.

Ao intervalo as polícias venciam já por 32-22.

No primeiro confronto, o Interclube triunfou no terreno adverso, por uma diferença de cinco pontos (50-46).

Este é o terceiro troféu alcançado esta temporada pela formação da polícia, depois de ter já ganho o campeonato nacional e a supertaça.
A partida, disputada no pavilhão 28 de Fevereir, foi dirigida pela dupla de árbitros Osvaldo Neto e Zé Carlos.

Equipas:

Interclube - Catarina Camufal (00 ), Felizarda Jorge (2 pontos), Neusa Afonso (3), Indira José (00), Mangongo Nelly (00), Irene Guerreiro (0 ), Nadir Manuel (7), Angelina Gomes (0), Ngendula Filipe (16), Mavuba Mireilli (0) Ângela Cardoso(3) e Danielle Ernestine (25).

Jogadoras não utilizadas: Mavuba Mireilli e Mangongo Nelly.
Treinador: Apolinário Paquete.

1º de Agosto: Fineza Eusébio (3 pontos), Cláudia Dundão (0p), Isabel Francisco (2), Madalena Félix (0), Sónia Guadalupe (9), Luísa Mascuto (7), Astrida Vicente (13), Nacissela Maurício (16), Ernestina Neto (0), Sofia Capinga (1), Mpinda Joana (0) e Bokomba Masela (2).

Jogadoras não utilizadas: Cláudia Dundão, Madalena Félix e Mpinda Joana.
Treinador principal: Higino Garcia.

08 março 2010

ANGOLA : Notícias

Depois de ter perdido no seu reduto, frente ao Grupo Desportivo Interclube, por 46-50, a equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto vê-se hoje, segunda-feira, na obrigação de vergar as polícias, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, na segunda partida dos play-off da XXV edição da Taça de Angola, a fim de forçar uma finalíssima para a decisão ceptro. Em pleno feriado, o Pavilhão 28 de Fevereiro vai seguramente registar uma enchente, já que estarão na quadra as duas melhores equipas da "bola ao cesto" na actualidade.

Já com dois troféus conquistados na presente temporada designadamente, a Supertaça e o Campeonato Nacional, as pupilas de Apolinário Paquete querem arrebatar mais um ceptro, fazendo deste modo, o pleno na temporada 2009/2010. Moralizadas com os troféus acima referenciados aliada a vitoria obtida na primeira partida dos play-off, disputada no Pavilhão do Codenm, a formação do Grupo Desportivo Interclube que este ano reforçou a posição um e cinco, leva consigo um ligeiro favoritismo para o prélio de mais logo que se espera bastante disputado. Esta manhã, a equipa da polícia realiza uma sessão de treino, onde o técnico Apolinário Paquete vai aproveitar para corrigir as últimas arestas para o embate de logo.

No seio da equipa militar, comandada por Higino Garcia, o discurso tem sido o de vitória. A extremo poste Nacissela Maurício, uma das atletas mais influente da manobra da equipa Rubro e Negra, afirmou que vão ao reduto das polícias com o propósito de alcançar um triunfo. "Temos consciência das dificuldades que vamos encontrar na partida de logo mais. O Interclube tem nesta um conjunto bastante coeso e com jogadores experientes mas ainda assim, tudo faremos para venceremos o jogo para no dia onze do mês em curso disputarmos uma finalíssima”, prognosticou a internacional angolana.

Jean Jacques destaca importância
da realização da Supertaça "Compal"

A primeira edição do torneio Internacional de basquetebol, denominado Supertaça "Compal", a disputar-se de dois a quatro de Abril, em Luanda, com formações angolanas e portuguesas, vai enriquecer a modalidade, disse o vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Jean Jacques da Conceição. O dirigente falava após a assinatura de um acordo com a Federação Portuguesa de Basquetebol, tendo acrescentado que o torneio, ao constar do calendário de competições, passa a ser uma mais valia porque será disputado por formações de grande nível técnico que são os campeões e vencedores da taça dos respectivos países.

"Temos que nos dar por felizes com mais esta prova que vai fazer parte do nosso calendário e também é mais uma forma de fazer com que o basquetebol nacional se torne cada vez mais internacional", disse. Questionado sobre a realização da prova na capital e não numa outra província, Jacques disse que fica para as próximas edições uma vez que Luanda ainda é das cidades que mais condições tem para uma prova do género. A primeira jornada vai opor as equipas do 1º de Agosto, campeão angolano, e Petro de Luanda, finalista vencido da Taça, no Pavilhão Principal da Cidadela, e Benfica, campeão nacional português, e Ovarense, vencedor da taça, no mesmo recinto.

Árbitros faltosos efectuam testes

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) abriu uma excepção, e vai realizar este final-de-semana testes físicos para permitir que os árbitros que falharam a primeira sessão possam então faze-lo agora, a fim de prosseguirem com as suas actividades. Recorde-se que os árbitros que efectuam os testes físicos na última quinzena de Fevereiro foram afastados do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
MC

07 março 2010

ANGOLA : Associação do Bié aposta na massificação

A Associação Provincial de Basquetebol do Bié está apostada na massificação e expansão da modalidade na província, através da implementação de um projecto de desenvolvimento, formação e acompanhamento de novos praticantes.
O projecto beneficia mais de 70 praticantes, nos escalões de iniciados em ambos os sexos.

Enquadrado no programa de acção para o quadriénio 2009/2012 da Associação do Bié, o projecto vai transformar a província num pólo de desenvolvimento e prática do basquetebol, segundo Carlos Manuel Dias dos Reis, presidente da Associação local de basquetebol.
Carlos Manuel disse ao "Jornal dos Desportos" que a concretização do programa tem englobado, dentre outras acções, na formação de novos praticantes.

Para se atingir os resultados positivos que se pretendem, a fonte assegurou que a Associação conta com a parceria do Sporting Clube Petróleos do Bié, Vitória Atlético Clube, Benfica do Kunje e algumas escolas públicas que se dedicam à modalidade.O responsável da Associação local da "bola ao cesto" disse que conta com o apoio do Governo Provincial no âmbito do movimento da massificação desportiva. Com essa aposta, a Associação do Bié pretende também garantir uma base sustentabilidade para o futuro da modalidade na região. "A massificação e expansão é a nossa maior aposta.

Esse plano, que já se observa há algum tempo, garante do futuro da modalidade na província, sendo que, para o efeito, contamos com a parceria de clubes, escolas e Governo", disse. A Associação local pretende formar nos próximos quatro anos cerca de 400 basquetebolistas em ambos os sexos, uma média de 100 atletas por ano.O Bié já foi considerado o “celeiro” do basquetebol na zona Centro-Sul do país na classe feminina, nos longínquos anos 70, 80 até princípios de 90.

ANGOLA : 1º de Agosto vence Asa e mantém-se na liderança do BAI Basket

O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão anexo da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (ASA) por 101-91 e mantém-se na liderança do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos (BAI Basket).

Surpreendentemente os “aviadores” obrigaram os “militares”, campeões africanos e nacionais, a festejar a vitória apenas na ponta final do encontro, depois de estarem a perder ao intervalo por 40-55.

Na primeira parte o ASA, que não contou com o seu técnico principal Carlos Diniz, por problemas familiares, esforçou-se para não deixar o adversário distanciar-se no marcador, mantendo-se sempre entre 15 a 10 pontos de diferença.

Com uma boa defesa, a equipa do aeroporto, apesar da inferioridade técnica, conseguiu terminar o primeiro quarto a perder apenas por nove pontos de diferença (21-30). No período seguinte os “rubro-negro” melhoraram a linha ofensiva e imprimiram outra dinâmica no encontro, fruto disto ampliaram para 15 a vantagem pontual até ao intervalo (40-55).

Na segunda parte o jogo teve muitas paragens com as duas equipais a cometerem muitas faltas. No entanto, a história do jogo manteve-se com o 1º de Agosto a gerir a vantagem e o ASA a procurar reduzir. Foi um período onde ambas não apresentaram bom basquetebol, pelo que alguns dos adeptos presentes reclamavam pela falta de qualidade.

No último quarto os “aviadores”, sem nada a perder, tornaram-se mais ousados e obrigaram os “militares” a esforçarem-se para conquistar os dois pontos. A um minuto e 10 segundos do fim do desafio o ASA perdia apenas por sete pontos (89-96).

Mas a experiência da equipa treinada por Luís Magalhães foi determinante para terminarem o jogo na frente, com o resultado em 101-91 a seu favor e manterem-se na liderança do campeonato com 29 pontos.

Com 24 pontos, Nascimento foi o melhor marcador, seguido por Kikas e Ricardino com 21 cada.

As equipas alinharam da seguinte forma:

ASA: Hélder Ortet (00), Rui Diniz (03), Carlos Quibato (05), Mayzer Alexandre (12), Celio Selengue (10), José Nascimento (24), Wilson de Carvalho (03), Nivaldo Nsumbo (04), Faustino Santos (00), Simão Santos (19), Francisco Gonçalves (00), Cristóvão Oliveira (11).

1º de Agosto: Filipe Abraão (04), Armando Costa (06), Adilson Baza (02), Mário Correia (07), Kikas Gomes (21), Felizardo Ambrósio (06), Vlademir Ricardino (21), Francisco Jordão (08), Adolfo Quimbamba (06), Carlos Almeida (18), Miguel Lutonda (02), Islando Manuel (00).

06 março 2010

ANGOLA : Interclube acerta contas com Promade de Cabinda

Depois de ter perdido na primeira volta por apenas um ponto (94-93), a formação do Grupo Desportivo Interclube vai procurar ajustar as contas logo mais, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, com a equipa do Promade Misto de Cabinda, em partida referente a quarta jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI BASKET.
Os polícias que ontem ultrapassaram a formação do Sporting de Luanda, para a ronda três da “Nacional”, vão tentar obter o segundo triunfo desta frente a formação da província mais ao norte do país, Cabinda.

A jogar no seu reduto, o Grupo Desportivo Interclube apresenta-se a priori como o principal favorito à conquista da vitória. Mais para tal, terão que apresentar em campo os melhores argumentos para ultrapassarem a sempre aguerrida formação do Promade Misto de Cabinda, comandado por José Carlos Guimarães. Afectados ainda com a falta de pagamento dos seus ordenados, os pupilos de José Carlos Guimarães estão dispostos a contrariar o favoritismo da turma da polícia que tenciona desforrar-se da derrota sofrida em Cabinda, durante a primeira volta da trigésima segunda edição do "Nacional da bola ao cesto".

Na outra partida de destaque da jornada número quatro, o Atlético Sport Aviação (ASA), recebe no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, às 18h00, o 1º de Agosto, líder da prova com 27 pontos. Com maior ou menor dificuldade os militares vão seguramente conquistar os dois pontos. O Recreativo do Libolo, outro candidato ao título, medirá forças com a formação do Sporting de Luanda, no anexo, isto às 15h00, num prélio em que os libolenses são claramente favoritos à conquista do triunfo. Já o Petro de Luanda desloca-se ao Lubango, ao encontro do Desportivo da Huíla.

A jornada quatro compreende ainda as partidas Cduan-Imbondeiro e Vila-Lusíadas. Ontem na abertura da terceira jornada, os petrolíferos da capital derrotaram o Promade Misto de Cabinda por 86-59. Apesar da derrota o Promade de Cabinda dificultou os petrolífeeros da capital, fundamentalmente no primeiro quarto, em que perderam apenas por dois pontos (22-20). José Carlos Guimarães foi o grande ausente, tendo a equipa sido orientada pelo seu adjunto.

Dirigente defende intervenção
da federação no escalão feminino

O secretário da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Henriques Albano, defendeu, no Lubango, a necessidade da Federação Angolana da modalidade apostar seriamente na classe feminina, para evitar que a prática deste desporto desapareça. Em declarações à Angop, o responsável, afirmou ser necessário que os responsáveis da federação velem mais para o basquetebol feminino, visto que nos últimos tempos a prática da modalidade nesta classe tem registado alguma apatia quer no capítulo de formação e de competição.

Henriques Albano disse que a maior parte das equipas encontram-se em Luanda e é na capital do país onde as mesmas realizam jogos de controlo, enquanto que nas outras províncias apenas aguardam pela realização do campeonato atendendo à falta de formações locais.O secretário considerou importante que a federação preste uma atenção especial ao interior do país, visto que depois de Luanda, só a Huíla e Benguela têm equipas que participam nas competições nacionais de basquetebol feminino."Realizou-se recentemente o campeonato nacional sénior feminino de basquetebol na província da Huíla, assistiu-se a uma fraca participação, pois apenas estiveram três equipas das quais duas de Luanda e outra do Lubango.

Reggie Moore lidera lista
dos melhores marcadores

Com 267 pontos, em 13 jogos, o poste norte-americano do Recreativo do Libolo, Reggie Moore, é o melhor marcador do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.De acordo com dados fornecidos pela federação angolana da modalidade, o base extremo do 1º de Agosto, Carlos Almeida, está na segunda posição com 218, seguido dos seus companheiros de equipa Miguel Lutonda (base) e Mário Correia (extremo base) com 201 e 178 respectivamente.

Curtis Terry, norte-americano, do Atlético Petróleos de Luanda, é o melhor nas assistências com 57, mais sete que Yuri Swing(Desportivo da Huíla), Armando Costa (1º de Agosto) com 46, Paulo Santana (44) e Eduardo Mingas 43. Os dois últimos são da formação petrolífera.