A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro Atlético de Luanda conquistou esta noite, no pavilhão da Cidadela, em Luanda, a 12ª edição da Supertaça "Vladmiro Romero", ao derrotar o seu "arqui-rival", 1º de Agosto, por 97-89.
Liderados pelo jovem Carlos Morais, melhor marcador da sua equipa com 23 pontos, os petrolíferos estiveram bem no jogo, cuja tónica dominante foi o equilíbrio, sobretudo nos três primeiros quartos com as equipas a alternarem o marcador com sucessivos lançamentos da linha dos seis metros e vinte e cinco.
O poste do Petro Francisco Jordão (21 pontos, dos quais dois triplos) destacou-se igualmente na vitória, durante um encontro em que a excelente prestação de Carlos Almeida, melhor marcador do jogo com 26 pontos, não foi suficiente para evitar a derrota dos "militares".
O 1º de Agosto terminou os primeiros doze minutos do jogo com uma vantagem de dois pontos (29-27), mas o Petro inverteu a marcha nos períodos seguinte: (53-52); (73-70) e (97-89).
No final do encontro, o técnico da formação do "Rio Seco", Mário Palma, reconheceu o potencial do adversário, afirmando que a sua equipa esteve mal.
"Foi um bom jogo, o 1º de Agosto jogou mal e o Petro mereceu ganhar", disse, sem, com tudo, deixar de se referir a dupla de arbitragem, a qual considerou apresentar-se mal em determinados momentos do jogo que a sua progredia.
Por seu turno, Alberto de Carvalho "Ginguba", treinador do Petro, sublinhou que tal vitória deveu-se ao bom momento de forma em que se encontra a equipa, maioritariamente constituída por jovens.
Defendeu maior trabalho e apelou para a necessidade de os seus atletas respeitarem o adversário, por forma a que outras conquistas possam surgir.
Esta é a primeira vez que o Petro de Luanda conquista a Supertaça "Vladmiro Romero", desde que foi instituída, a seis anos, pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB), em homenagem ao falecido treinador nacional.
As primeiras seis edições da Supertaça de Angola não tinham ainda a denominação de Vlademiro Romero. Após tal denominação, o 1º de Agosto venceu cinco trofeus consecutivos.
Vlademiro Romero treinou o Petro de Luanda e a selecção angolana. Ao serviço do "cinco" nacional conquistou o Afrobasket de 1995, na Argélia, e obteve o terceiro lugar em 1997, em Dakar, Senegal.