Africa Basquetebol

30 junho 2009

ANGOLA : Afrobasket2009 Vlademiro Ricardino impedido de treinar devido a uma contractura

O extremo poste do 1º de Agosto Vlademir Ricardino, um dos integrantes da pré-selecção nacional que prepara a presença no "Afrobasket2009", de 5 a 15 de Agosto na Líbia, está impedido de treinar devido a uma contractura na região lombal, apurou segunda-feira a Angop, em Luanda.

Segundo o massagista dos campeões africanos, António de Sousa, o jogador só voltará aos treinos após o resultado da avaliação médica feita segunda-feira
No final do segundo treino do dia, realizado no pavilhão do "Rio Seco", explicou que Vlademir Ricardino sentiu dores no período da manhã e que na primeira análise foi diagnosticada uma contractura na região lombal.
Segunda-feira, com duas sessões (manhã e noite), os campeões africanos trabalharam os aspectos tácticos e físicos.
No treino vespertino, Luís Magalhães repartiu o grupo em dois para um jogo que terminou com vitória de 31-15 favoráveis aos atletas de coletes vermelhos diante dos que evoluíram de coletes pretos.
Jogaram de vermelho: Armando Costa, Carlos Morais, Kikas Gomes, Eduardo Mingas, Olímpio Cipriano e Wilson Da Mata.
De preto: Filipe Abraão, Domingos Bonifácio, Luís Costa, Leonel Paulo, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio e Adolfo Quimbamba.
Quinta-feira, os campeões africanos viajam para Portugal, onde vão disputar o torneio de Almada e os Jogos da Lusofonia.
Na prova da Líbia, Angola íntegra o grupo B com o Egipto, Malí e Moçambique.

ANGOLA : Afrobasket2009 - Divaldo Bunga afastado da selecção nacional

O poste Divaldo Bunga, que evolui na Universidade de Montana (Estados Unidos da América), foi hoje afastado da pré-selecção nacional de basquetebol que prepara a participação no Campeonato Africano (Afrobasket2009) por razões académicas.
O evento continental vai decorrer de 5 a 15 de Julho.
Em declarações à Angop, após mais uma sessão de treino do combinado nacional, no pavilhão do “Rio Seco”, em Luanda, o coordenador da selecção Eurico Araújo “Boneco” explicou que o jogador mostrou-se indisponível em juntar-se ao grupo dia 2 de Julho em Portugal, tendo sido afastado pela equipa técnica.
O atleta, de 1.98 metros, iniciou a sua carreira no Petro Atlético de Luanda.
Dos 18 pré-convocados, a equipa técnica, liderada por Luís Magalhães, afastou igualmente os bases Paulo Santana (Petro de Luanda) e Edmundo Ventura (ASA) e o extremo José Nascimento (ASA).
O combinado nacional segue quinta-feira para Portugal, onde vai competir no torneio internacional de Almada e nos Jogos da Lusofonia.
A última etapa da preparação visando o Afrobasket2009 será realizada na Itália.

29 junho 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Final de cinco estrelas?

DO lado do Desportivo, está tudo a postos para enfrentar a derradeira mas extremamente complicada barreira rumo ao título. Pela banda do Ferroviário, os artistas já se encontram aprimorados com vista a este duelo de titãs. Um duelo que os amantes da bola-ao-cesto da capital do país auguram de cinco estrelas, a avaliar pela inquestionável qualidade da nomenclatura que estará envolvida na grande final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos. Trata-se de uma final que, face à inovação introduzida esta temporada pela Associação, será disputada à melhor de três embates, o primeiro dos quais já amanhã à noite, a partir das 20.30 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha.

Embora se trate de duas formações que dispensam qualquer tipo de apresentação, nunca é demais recordar o facto de podermos ter o privilégio de viver três noites, caso se vá “à negra”, ou então duas, se um dos contendores vencer imediatamente os dois primeiros desafios, de basquetebol muitíssimo bem elaborado e com todos os condimentos para que o novo campeão o seja de facto meritoriamente. Para os “alvi-negros”, será o regresso ao estatuto de rei após alguns anos de pasmaceira, iniciando bem o campeonato para depois, inexplicavelmente, decair, enquanto para os “locomotivas”, se triunfarem, constituirá a renovação do título.

O técnico Carlos Ferro procura devolver o histórico Desportivo ao pódio, contando para o efeito com um esquadrão de luxo, casos de Ivan Macome, uma das grandes revelações dos últimos anos, as conquistas de sonho Custódio Muchate e Sete Muianga, David Canivete Júnior e Pio Matos. Por sua vez, Carlos Alberto Niquice, apesar de inicialmente se ter ressentido da saída de Custódio, conseguiu superar a situação, retornando o Ferroviário à sua estabilidade, tendo para o efeito contribuído a acção das suas pedras Gerson Novela, Jerónimo Bispo, outro dos maiores destaques das últimas temporadas, Octávio Magoliço, entre outros.

Depois de as meias-finais terem sido disputadas sob o mesmo figurino, isto é, “play-off” a melhor de três, o primeiro embate realiza-se amanhã e o segundo na sexta-feira. Caso haja necessidade de desempate, isto se o Desportivo ganhar um jogo e Ferroviário o outro, então teremos o campeão da cidade de Maputo no sábado.
Entretanto, para atingirem a final, Desportivo e Ferroviário passaram por dois grandes adversários, Costa do Sol e Maxaquene, respectivamente, ao cabo de quatro partidas verdadeiramente de sonho e em que os vencidos também mereciam seguir em frente. Perante os “canarinhos”, os “alvi-negros” ganharam por 80-61 e 98-85, enquanto os “locomotivas”, diante dos “tricolores”, venceram pela marca de 64-63 e 71-64.

Maxaquene e Costa do Sol enfrentar-se-ão na sexta-feira, para a atribuição do terceiro e quarto lugares. Para a quinta e sexta posições jogam amanhã, às 18.45 horas, também no pavilhão do Estrela Vermelha, Académica e Real Sociedade.

Enquanto isso, terminou sábado, em Nampula, o torneio de mini-básquete organizado pelo Clube Ferroviário de Maputo em parceria com o Millennium bim e Santal. Tomaram parte no evento 16 equipas, sendo oito de masculinos e outras tantas de femininos.

Na cerimónia de encerramento, que contou com a presença de diversas entidades desportivas locais e dos patrocinadores, foi oferecido material desportivo à miudagem, como forma de incentivo para a sua continuação na prática da modalidade.

No próximo sábado, será a vez do epílogo em Quelimane, onde o Millennium bim procedeu à reabilitação total do pavilhão do Sporting, local que acolheu o torneio. Em Maputo e na Beira, o encerramento será no dia 18 de Julho.

CABO VERDE : Stars africanos batem misto de Santiago Sul

A equipa de Stars africanos que jogam em clubes europeus (Giving Back) venceu, por 86-60, o misto de Santiago Sul reforçado com jogadores da Selecção Nacional de Basquetebol.

O misto de Santiago Sul contou com a presença dos internacionais cabo-verdianos Rodrigo Mascarenhas (1º de Agosto de Angola), Marito (Desportivo de Cabinda), Mário Jorge (Cabo Madeira - Portugal) e Abdulai Faty (Desportivo de Huíla). Além destes, jogaram Dá, Patrick, Sekou Bá, Joel e Ivan (Seven Stars) e Ricardo, Betinho e Ady (ABC).

Actuaram na equipa do Giving Back Niakité Rodibo, Periac Fabrice, Karin Ouattara, Diaene Mamadou, Yohan Singare e Derrick Craven.

As receitas deste amistoso, disputado no passado sábado no Pavilhão Desportivo "Vává Duarte", serão destinadas a crianças desfavorecidas em Cabo Verde.

27 junho 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - De volta os duelos de gigantes!

AS projecções confirmaram-se! Os quatro gigantes da bola-ao-cesto nacional voltam a encontrar-se na fase final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos. Desta vez, no entanto, há uma diferença considerável: não se trata do sistema de todos contra todos, mas sim de duas partidas obedecendo o figurino de “play-off”, à melhor de três, começando já esta tarde com os embates Desportivo-Costa do Sol (16.30 horas) e Ferroviário-Maxaquene (18.30), no pavilhão do Estrela Vermelha. Entretanto, como não há bela sem senão, esta etapa decisiva da prova foi manchada pelas faltas de comparência da Universidade Pedagógica e do Aeroporto, alegando a necessidade do acerto da classificação final da Série B.

No regresso aos grandes embates, dificilmente se pode prognosticar os prováveis vencedores, embora o andamento dos quatro times, ao longo da etapa inicial, possa servir de referência. Partindo desse pressuposto, é inegável afirmar que os “alvi-negros” são os que se apresentam em melhores condições, dado que ganharam todos os seus jogos e revelaram-se como a equipa mais equilibrada e melhor estruturada do ponto de vista competitivo.

É verdade que, do mesmo modo que não há jogos iguais, também não existem fases iguais. O Desportivo enfrenta um Costa do Sol que procurará se redimir das derrotas sofridas diante deste seu adversário, na perspectiva de transitar para a final do campeonato. Será uma partida em que teremos um pouco de tudo: emoção e lances que realmente espelhem o facto se encontrarem duas das melhores formações do país.

Nos jogos de quarta-feira, enquanto os “alvi-negros” beneficiaram da falta de comparência do Aeroporto, os “canarinhos” derrotaram a Real Sociedade por uma diferença de 10 pontos – 85-75.

No segundo desafio de hoje, Ferroviário e Maxaquene protagonizam o embate entre o campeão e o vice-campeão nacional. Ou melhor, o frente-a-frente entre os conjuntos que nos últimos cinco anos se digladiam nas finais dos campeonatos nacionais. Será também uma grande partida de basquetebol, com atletas de qualidade invejável.
Para atingirem esta fase, Ferroviário não jogou devido à falta de comparência da Universidade Pedagógica e Maxaquene venceu Académica por 71-66.

Recorde-se que os “play-off” têm jogos marcados para hoje, amanhã, realizando-se o terceiro jogo, caso seja necessário o desempate, no dia 1 de Julho.

CABO VERDE : Given Back traz stars à cidade da Praia

Babacar Sy, director da ADIDAS para África, promove hoje, no Pavilhão Desportivo "Vává Duarte" na cidade da Praia, um jogo de exibição entre basquetebolistas africanos que evoluem na Europa e um misto de Santiago Sul reforçado com alguns jogadores da Selecção Nacional de Basquetebol, no âmbito do projecto Given Back.

De acordo com o promotor da iniciativa, Babacar Si as receitas arrecadadas no âmbito do projecto serão revertidas a favor de crianças desfavorecidas, "está tournée nos leva para além de Cabo Verde, a Senegal, Mali, Burkina Faso e Níger. São esses cinco países onde os fundos serão revertidos aos orfanatos, que é uma maneira dos satrs de origem africana que jogam na Europa de poderem ajudar o basket africano" frisou Babacar Sy.

Esta actividade conta com a parceria da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, que aproveita a oportunidade para proporcionar a selecção nacional uma "excelente" oportunidade para fazer um jogo treino, no quadro da preparação com vista ao AFROBASKET, que acontece no mês de Agosto na Líbia.

ANGOLA : Luís Magalhães afasta dois bases e um extremo

O seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino, Luís Magalhães, dispensou os bases Paulo Santana (Petro de Luanda), Edmundo Ventura (ASA) e o extremo José Nascimento (ASA) dos trabalhos da selecção que prepara o Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket2009) a ter lugar na Líbia de 05 a 15 de Agosto.

A informação foi prestada hoje à Angop pelo coordenador da selecção, que regressou esta noite a Luanda, proveniente de Benguela, onde cumpriu um curto estágio.

Deste modo, os restantes 14 seguem no dia 02 de Julho para Portugal, e não na segunda-feira como estava marcado, onde vão competir no torneio internacional de Almada e nos Jogos da Lusofonia.
Antes da viajem para Europa, os campeões africanos vão treinar no pavilhão do Rio Seco, a partir de segunda-feira, até o dia da partida. Em Portugal, onde o poste Divaldo Bunga se juntará ao grupo, o técnico português deverá reduzir o plantel atletas antes de seguir para Itália para dar sequência a preparação.

Trabalham com Luís Magalhães os seguintes jogadores: Domingos Bonifácio, Armando Costa, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Adolfo Quimbamba, Filipe Abraão, Wilson da Mata, Carlos Almeida, Vlademiro Ricardino, Kikas Gomes, Eduardo Mingas, Leonel Paulo, Luís Costa e Felizardo Ambrósio

Afrobasket2009 : Angola disputa primeira fase com Mali, Egipto e Mocambique

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol defronta, na primeira fase do campeonato Africano das Nações (Afrobasket2009), a ter lugar na Líbia de 05 a 15 de Agosto, as suas congéneres do Mali, Egipto e Moçambique.

De acordo com o sorteio, efectuado sexta-feira na cidade líbia de Subrata, os angolanos, campeões africanos, estão no grupo B onde são cabeça de série.
A fase inicial da competição será disputada de 05 a 07 de Agosto, ao passo que a etapa final de 09 a 15 do mesmo mês.
O Afrobasket vai decorrer nas cidades de Benghazi e Tripoli e qualifica os três melhores classificados para o Mundial da Turquia em 2010.

Eis a composição dos grupos:

Grupo A: Líbia, Nigéria, Cote D'Ivoire e África do Sul
Grupo B: Angola, Moçambique, Egipto e Mali
Grupo C: Camarões, Senegal, Congo e Republica Centro Africana
Grupo D: Cabo Verde, Marrocos, Rwanda e Tunísia

26 junho 2009

ANGOLA : Missão diplomática representa FAB no sorteio sexta-feira

A selecção nacional de basquetebol vai conhecer sexta-feira os seus adversários da primeira fase do Afrobasket2009, a ser disputado na Líbia de 05 a 15 de Agosto, durante o sorteio que terá lugar naquele país na cidade de Subrata.

Os campeões africanos estarão representados pelo ministro conselheiro da Embaixada de Angola na Argélia, João António, soube a Angop de fonte oficial.

O acto deve contar com representantes das 16 selecções qualificadas para o campeonato africano que apurará os três melhores classificados para o Mundial de 2010 na Turquia.

Além do país organizador (Líbia), campeão continental (Angola), vice (Camarões) e o terceiro classificado de 2007 (Cabo Verde), completam o lote de selecções a Tunísia, Marrocos, Mali, Nigéria, Cote d'Ivoire, República Centro-Africana, Congo, Egipto, Rwanda, Moçambique, Senegal e África do Sul, sendo os dois últimos repescados na condição de melhores segundos classificados na fase de apuramento.

A selecção nacional, nove vezes campeã continental, prepara-se neste momento na província de Benguela, depois de já ter estado em Cabinda. A primeira fase da preparação termina no dia 27, data prevista para o regresso a Luanda onde serão afastados quatro dois 18 pré-convocados.

De seguida, os pupilos de Luís Magalhães viajam para Portugal onde vão disputar o torneio internacional de Almada e os Jogos da Lusofonia. A última fase do apronto acontece na Itália, palco de alguns jogos com adversários a indicar, antes de seguirem para Líbia.

25 junho 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Surpresas à vista na fase final?

O CAMPEONATO de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos entra, hoje, Feriado Nacional, na sua etapa crucial. Trata-se de uma fase que coloca, de um lado, os quatro grandes da bola-ao-cesto da capital do país e que estiveram a disputar a Série A, e, do outro, o quarteto que também com equilíbrio e muita emoção se digladiou na Série B. Nas partidas marcadas para a jornada inaugural, antevêem-se algumas surpresas, mas, caso estas não aconteçam, os habituais Desportivo, Ferroviário, Maxaquene e Costa do Sol seguirão em frente na discussão do título.

Realizando-se sob o patrocínio da mcel, a prova citadina de basquetebol compreenderá, agora, três sequências: os quartos-de-final, com jogos no figurino normal de uma única partida entre os intervenientes; meias-finais no sistema de “play-off” à melhor de três, no sábado e no domingo, estando reservado o dia 1 de Julho para o desempate, caso haja necessidade; e finais, igualmente à melhor de três encontros, a 3 e 4 de Julho, com o dia 5 como reserva.

Na primeira etapa do campeonato, todos os quatro da Série A apuraram-se, designadamente Desportivo, Ferroviário, Maxaquene e Costa do Sol, por esta ordem de classificação. Já pela “B” a qualificação coube à Real Sociedade, Académica, Universidade Pedagógica e Aeroporto.

A Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, em face deste novo figurino, integrado no seu lema “Fazer Basket”, efectuou já a combinação dos jogos, estando marcados para esta tarde os embates Ferroviário-Universidade Pedagógica (14.30 horas) e Desportivo-Aeroporto (16.30), no pavilhão dos “alvi-negros”. Não resta a menor dúvida que o favoritismo vai inteiramente para os conjuntos treinados por Carlos Alberto Niquice e Carlos Ferro, só que, em relação aos “locomotivas”, é importante chamar a atenção sobre a resistência que certamente enfrentará da UP.

No pavilhão do Estrela Vermelha, Maxaquene joga com Académica, a partir das 16.00 horas, e Costa do Sol terá pela frente Real Sociedade, às 18.00. A intranquilidade vivida por “tricolores” e “canarinhos” leva-nos a calcular que terão algumas dificuldades para triunfar.

Entretanto, em femininos, a jornada do pretérito fim-de-semana foi de verdadeira acalmia para os três candidatos ao título, que fizeram questão de ganhar tranquilamente. A começar pela A Politécnica A, que bateu a Académica por 103-28 – uma margem de 75 pontos que uma vez mais deixou bem vincadas as diferenças competitivas entre os dois conjuntos. Por seu turno, Desportivo derrotou Maxaquene por 71-21 e Ferroviário venceu A Politécnica “B” pela marca de 77-47.

Amanhã, as antenas estarão viradas para o grande confronto entre Ferroviário e A Politécnica A, referente à primeira jornada em atraso. O jogo terá como palco o campo das “locomotivas”, iniciando-se às 19.00 horas.
Na classificação, Desportivo e A Politécnica seguem à frente com 17 pontos cada, mais dois que o Ferroviário.

ANGOLA : Selecção nacional aprimora aspecto táctico

A pré-selecção selecção nacional masculina de basquetebol prosseguiu hoje, no pavilhão multi-uso "Acácias Rubras" em Benguela, a sua segunda sessão de treinamentos, com um jogo de recreação, para se aprimorar os aspectos tácticos.

Durante o treino, a equipa efectuou lançamento de lances livres, de curta e longa distância, assim como a marcação de um contra um.

Para Vladimir Ricardino, que falava no final de mais uma sessão de treinos, os trabalhos estão a decorrer dentro da normalidade, visto que a equipa está empenhada para garantir um lugar que é salutar.

O extremo de 1.96 de altura e 98 kg disse ainda que o grupo está muito equilibrado de modo a dificultar ao máximo a escolha do treinador, porque são vários jogadores para diversas posições e acredita que sairão os melhores.

Entretanto, o médico da selecção Agostinho Matamba afirmou que o estado clínico da equipa é positivo, não havendo de momento problemas de ordem clínica, nem de lesão e estão a reagir de uma forma satisfatória.
"A selecção está com muita saúde e se continuarmos assim posso dizer que estamos num bom caminho", afirmou.

A selecção efectua duas sessões de treinos por dia, sendo um de manhã e outra no período da tarde, com vista a dar sequência ao seu programa de preparação para o campeonato Africano das Nações (Afrobasket2009), a disputar-se na Líbia de 05 a 15 de Agosto.

23 junho 2009

MOÇAMBIQUE : Lançada terceira edição: “Básquete Show” já corre nas veias

É COMO o sangue que corre nas veias. É assim o Básquete Show/Mcel; apossa-se do corpo e da alma de quem assiste e repentinamente a pessoa se vê envolvida e contagiada pelo espectáculo brioso e emocionante, só ao alcance de grandiosos eventos.

Quem acorreu na tarde de sábado ao pavilhão do Maxaquene para assistir ao arranque da terceira edição do mega-evento juvenil da bola ao cesto terá, certamente, sentido na pele esses momentos de puro êxtase. Apesar de se tratar do lançamento da sensacional prova, não havia espaço para uma “agulha” sequer. A um ritmo supersónico, as pessoas, na sua maioria crianças, foram preenchendo as bancadas do “Maxaquene” deixando-as a rebentar pelas costuras.

O evento começou com o desfile das 12 escolas participantes, nomeadamente Matola, Polana, Estrela Vermelha, Josina Machel, Noroeste 1, Francisco Manyanga, Zedequias Manganhela, Eduardo Mondlane, Laulane, Sul-Africana, Zona Verde e Quisse Mavota.

Um dos momentos mais altos aconteceu quando Sidzaquiel Matlombe, a jovem cantora dos Kapa Dêch, entoou o “Pátria Amada”, o Hino da República de Moçambique. Houve ainda espaço para a apresentação da Dama do Bling, mestre de cerimónia, e Denny Og e MozDance, que levaram os espectadores à “loucura”.


NEM A FEIJÕES FACILITAM

Como não podia deixar de ser, houve lugar a espectáculo dentro do rectângulo do jogo. Afinal este é o principal motivo de todo este movimento. Estavam agendados dois jogos entre as quatro primeiras classificadas da edição passada.

A Escola Secundária da Matola (vencedora de 2008) defrontou a Francisco Manyanga, enquanto a Noroeste 1 mediu forças com a Polana. Estas partidas serviram sobretudo para aguçar o apetite dos fãs do “Básquete Show”, já que arranca a sério no sábado.

Mas mesmo a feijões notou-se uma Matola muito forte que não facilitou e triunfou com toda a naturalidade, por 39-21.

CABO VERDE : Seven Stars é o novo campeão nacional de basquetebol

O Seven Stars é o novo campeão nacional de basquetebol época 2008/2009. A equipa da Praia derrotou o Pantera Negra por 61-49, no jogo da final realizado ontem no Sal.

Foi uma final emotiva entre duas formações experientes. A equipa de Santiago começou forte e aos três minutos já vencia por 10-0. O Pantera Negra equilibrou o jogo e no final dos primeiros dez minutos o resultado era de 20-12 favorável ao Seven Stars.

No segundo período, o equilíbrio continuou a ser a nota dominante. O Pantera Negra mostrava-se mais forte no jogo das tabelas, enquanto a equipa do Seven preferia os lançamentos triplos e as entradas no garrafão. Ao intervalo o Seven Stars vencia por 31-23.

O terceiro tempo foi aquele mais emotivo pois a equipa da casa, apoiada fortemente pelo seu público, conseguiu aproximar-se dos campeões regionais de Santiago e reduzir a diferença para um ponto. No entanto, os “azuis” de Santiago reagiram bem, com Dá e Patrick a contribuírem para recolocar a vantagem em oito pontos.

A equipa do Seven Stars manteve o controlo do jogo nos últimos dez minutos e terminou a partida com uma vantagem de 12 pontos. Destaque para as exibições de Dá e Patrick (Seven Stars) e do veterano Zola (Pantera Negra).

O Seven Stars conquistou assim o título nacional, dez anos depois de ter batido na final os Cruzeiros do Norte.

Sub-18: ABC ficou com o título nacional numa final frenética

No escalão sub-18, o ABC (Santiago) conquistou o título de campeão nacional ao derrotar a equipa da Académica do Mindelo por 69-68, num jogo intenso e disputado até ao final.

A equipa praiense entrou muito mal no jogo e começou a perder por 15-0. A superioridade da equipa mindelense era de tal forma avassaladora que poucos acreditaram que a equipa da Micá não conquistaria o título.

Ao intervalo, a vantagem era de 20 pontos (42-22) e a equipa de Kula dominava sobre todos os capítulos de jogo, com boas jogadas de ataque e uma técnica de jogo apuradíssima.

No terceiro tempo, começou a operar-se a reviravolta no encontro. A equipa do ABC aproveitou o cansaço físico da adversária do Mindelo e conseguiu empatar o jogo em 42-42.

No quarto e último período a toada de jogo manteve-se equilibrada, com o ABC psicologicamente mais forte e a Micá a delinear jogadas de belo efeito. A poucos segundos do fim a Micá sofreu o lance livre que acabou por ditar o desfecho do jogo. Vitória do ABC por 69-68 num jogo muito sofrido e que conheceu duas partes distintas.

ANGOLA : Afrobasket2009 Eduardo Mingas enaltece empenho de governantes

Lobito - Eduardo Mingas, poste da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, disse hoje que são visíveis os esforços de governantes e de responsáveis ligados ao desporto no país no que tange a criação de condições dignas para uma boa preparação do combinado angolano. Em declarações à Angop segunda-feira no aeroporto da Catumbela, província de

Benguela, enaltece os governos de Cabinda e Benguela ao terem acolhido a selecção nacional nesta fase de preparação para a "operação" da Líbia em que, de acordo com o poste, as condições criadas favorece o combinado angolano.

Para si as recepções que o combinado angolano tem sido alvo por parte de governantes, dirigentes desportivos e da sociedade civil elevam o moral dos atletas uma componente que Mingas considera determinante para se obter sucesso.

Por outro lado, disse que os treinos que a selecção nacional está a realizar nas províncias de Cabinda e de Benguela podem servir de incentivo da massa juvenil destas regiões a aderir ao basquetebol o que pode engrandecer a modalidade.

Quanto ao Campeonato Africano da Libia, Eduardo Mingas disse que o objectivo é único que é o de revalidar o título e para tal de acordo o atleta passa pela boa preparação.

A selecção nacional de basquetebol encontra-se desde as 15 horas desta segunda-feira na cidade de Benguela, onde cumpre o terceiro ciclo de preparação para o campeonato da Líbia.

Armando Costa, Joaquim Gomes, Paulo Santana, Felizardo Ambrósio, José Nascimento, Carlos Morais, Vladmiro Jerónimo, Wilson da Mata, Carlos Almeida, Ângelo Victoriano, Domingos Bonefácio, Eduardo Mingas Edmundo Ventura, Adolfo Quimbamba, Luís Costa, Olímpio Cipriano Leonel Paulo, Filipe Abraão são, de acordo com a lista a que Angop teve acesso, os jogadores que a partir desta terça-feira, cumprem a preparação "operação" Líbia na província de Benguela.

O combinado nacional comandado pelo técnico português Luís Magalhães foi recebida com danças na presença do governador da província, Armando da Cruz Neto, e responsáveis do desporto.

ANGOLA : Selecção nacional realiza primeiro treino em Benguela

A selecção nacional masculina de basquetebol realizou hoje em Benguela, o primeiro treino de preparação para o campeonato Africano das Nações (Afrobasket2009), a disputar-se na Líbia de 05 a 15 de Agosto.

O primeiro treino decorreu no pavilhão Acácias Rubra, com sessão de exercícios físicos e sistemas tácticos, circulação da bola e finalização. Depois, o grupo dividiu-se em dois para um jogo de descontracção com constantes paralisações e correcção.
Falando à imprensa no final do treino, o técnico-adjunto da selecção Ângelo Vitoriano disse que o estado anímico dos atletas é bom.
Avançou que o grupo neste momento encontra-se numa fase de avaliação, só depois se poderá dar garantias sobre o alcance dos seus objectivos.
Segundo o técnico, o carinho do público está a corresponder com a expectativa, visto que a modalidade tem dado muita alegria ao povo angolano em particular de Benguela.

A selecção, que permanecerá na província durante sete dias, voltará aos treinos esta tarde.

22 junho 2009

CABO VERDE : Seven Stars Campeão Nacional em seniores masculinos

A equipa do Seven Satrs conquistou o título de Campeão Nacional de Basquetebol, em seniores masculinos ao vencer a formação do Pantera Negra do Sal, por 61-49, no jogo da final disputado ontem à noite, no Polidesportivo Municipal da ilha do Sal.

Na categoria de juniores, o ABC da Praia sagrou-se campeão nacional ao derrotar a Académica do Mindelo por 69-68, na última jornada da prova nacional, que contou também com a participação da equipa do Ami Fogo, que averbou duas derrotas na competição.

CABO VERDE : Pantera Negra e Seven Stars disputam título nacional

O Pantera Negra do Sal e o Seven Stars jogam esta noite para a final do Campeonato Nacional de Basquetebol que acontece na ilha do Sal. Ontem na última jornada da fase de grupos, Pantera venceu a equipa do Atlético de São Vicente por 81-69 e o Seven Stars bateu a formação do Cutelinho do Fogo por 79-44.

Antes, da final em seniores masculinos, o ABC da Praia joga com a Académica do Mindelo para a disputa do primeiro lugar do Campeonato Nacional de Basquetebol na categoria de juniores. As duas equipas venceram a formação do Ami Fogo, nas duas primeiras jornadas da competição.

20 junho 2009

ANGOLA : Carlos Almeida falha treino por problemas no tendão

Uma inflamação no tendão do pé esquerdo impossibilitou o extremo Carlos Almeida de marcar presença hoje, no pavilhão do Rio Seco, nos treinos da selecção nacional que prepara a defesa do título africano, em Agosto, na Líbia.

Esta noite, o “cinco” nacional efectuou, a porta fechada, a segunda sessão do dia e a Angop apurou que o grupo, ao qual se juntou já Olímpio Cipriano, trabalhou passes e lançamentos, para além da componente física.

Carlos Almeida foi o único ausente, mas o massagista da selecção, António de Sousa, explicou não ser grave a sua lesão, pelo deve regressar sábado na penúltima sessão de treino em Luanda, antes do grupo seguir para Benguela em estágio.

ANGOLA : Angola conhece adversários no Afrobasket2009

A selecção nacional de basquetebol vai conhecer, a 26 deste mês, os seus adversários da primeira fase do Afrobasket2009 durante o sorteio que terá lugar na cidade líbia de Subrata.

O acto deve contar com representantes das 16 selecções qualificadas para o campeonato africano da Líbia, de 5 a 15 de Agosto.

Além do país organizador (Líbia), campeão continental (Angola), vice (Camarões) e o terceiro classificado da edição de 2007 (Cabo Verde), completaram o lote de selecções a Tunísia, Marrocos, Mali, Nigéria, Cote d'Ivoire, República Centro Africana, Congo, Egipto, Rwanda, Moçambique, Senegal e África do Sul, sendo os dois últimos repescados na condição de melhores segundos classificados na fase de apuramento.

Os três primeiros do Afrobasket representam o continente no mundial de 2010, na Turquia.

19 junho 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Jornada calma para candidatas ao título

O TRIUNVIRATO Desportivo-A Politécnica A-Ferroviário, que se vem digladiando pela conquista do título de basquetebol da cidade de Maputo em seniores femininos, enfrenta esta noite uma jornada bastante calma, contando “a priori” com triunfos sem sobressaltos e consequente manutenção na liderança: “alvi-negras” e “universitárias” nas duas primeiras posições e “locomotivas” na terceira.

No pavilhão do Desportivo, a partir das 20.00 horas, realiza-se uma partida que noutros tempos seria o de maior cartel da ronda, dada a rivalidade entre os dois clubes, mas que, hoje por hoje, um se agigantou que nem uma flecha, inclusive a nível continental, enquanto o outro definhou. Trata-se do Desportivo-Maxaquene, no qual a formação treinada por Nazir Salé estará de certo modo descansada.
Os outros dois desafios da presente nona jornada realizam-se no pavilhão do Estrela Vermelha. Às 18.45 horas estarão em campo A Politécnica A e Académica, num diálogo “intelectual” que tem na turma de Mário da Conceição um vencedor antecipado. Por seu turno, o Ferroviário, a partir das 20.00 horas, terá pela frente A Politécnica B, uma espécie de laboratório que o clube universitário criou este ano, mas, como é óbvio, ainda sem o pedal necessário para ombrear com as meninas de Hassane Adamo.

CABO VERDE : Nacional de Basquetebol- Cutelinho e Pantera Negra começam bem

O campeonato nacional de basquetebol arrancou esta sexta-feira na ilha do Sal sob o signo do fair-play. No primeiro jogo o campeão regional do Fogo, o Cutelinho, venceu a formação do Sporting da Boa Vista por vinte pontos de diferença (65-45).

A supremacia dos foguenses foi total e só a espaços os boavistenses conseguiram dar alguma luta.

Na segunda partida, o anfitrião Pantera Negra não teve problemas para vencer a Fiorentina do Porto Novo com um concludente 97-54.

Para hoje está agendado o início do campeonato em sub-18 com jogo entre a Académica do Mindelo e o Ami-Fogo. Haverá também a partida sénior entre o Sporting da Boa Vista e a equipa do Seven Stars, da Praia. A jornada de hoje termina com o encontro Atlético de S. Vicente x Fiorentina do Porto Novo.

ANGOLA : Carlos Morais inicia recuperação para Afrobasket2009

O extremo Carlos Morais começou hoje a fazer treinos de recuperação na selecção nacional de basquetebol, visando o seu entrosamento na equipa, depois da paragem de sete dias originada por um acidente de viação sofrido em Cabinda.

Por ser um dos mais afectados no acidente, Carlos Morais apenas esta noite treinou-se, sendo submetido a regime aeróbico e sessões de driblo, passe e lançamentos durante cerca de uma hora.

Olímpio Cipriano, que faria igual trabalho, não compareceu, mas o técnico disse ser compreensível a sua ausência, uma vez que se deveu a informação contrária que obteve sobre o treino.

“O jogador não está presente porque recebeu dos colegas informação que não haveria treinos”, explicou o técnico Luís Magalhães que dispensou os restantes atletas.

Segundo o seleccionador, Carlos Morais está totalmente recuperado e deverá, com Cipriano, juntar-se ao grupo nas sessões bi-diárias de sexta-feira.

Por sua vez, Carlos Morais considerou benéfico os treinos no país, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos em que o “cinco” nacional efectuou toda preparação no exterior.
“É bom estar mais tempo próximo da família e dos adeptos antes de uma prova como o Afrobasket”, disse o jogador de 23 anos de idade, acrescentando estar recuperado da fractura craniana.

A selecção nacional regressou hoje a Luanda, proveniente de Cabinda, e segunda-feira segue para Benguela, onde dará sequência a sua preparação para defesa do título continental de 5 a 15 de Agosto.

ANGOLA : Empossados membros da associação provincial na Huíla

O novo corpo directivo da Associação Provincial de Basquetebol na Huíla, liderado por Luís Garrido Lisboa, tomou posse esta noite para dirigir os destinos da modalidade nos próximos quatro anos, no Lubango, em cerimónia presenciada pelo governador local, Isaac dos Anjos.

Foram empossados Salvador Rodrigues, no cargo de presidente da mesa da assembleia-geral, Henriques Albano (secretário-geral), Edgar Mateus (conselho jurisdicional), Dina Salvador (conselho fiscal) e Amélia Moisés para responsável pelo conselho técnico.

Dirigindo-se aos presentes, o presidente da associação reiterou a necessidade de se efectivar o programa de massificação que numa primeira fase abrangerá 200 crianças dos municípios de Chibia e Lubango, devendo estender-se a Humpata e Matala.

Prometeu consolidar e aumentar o trabalho desenvolvido pela direcção anterior no que concerne a formação de técnicos e oficiais de jogo, assim como no basquetebol feminino.

Por sua vez, o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, que assistiu ao acto, exortou os membros a colaborarem no cumprimento de programas em prol da modalidade.

Estiveram presentes, entre outras individualidades, o director técnico da FAB, Nuno Teixeira, e membros do governo local.

18 junho 2009

CABO VERDE : Ilha do Sal palco do Campeonato Nacional

O Campeonato Nacional de Basquetebol, nas categorias de sub 18 e seniores masculinos arranca hoje na ilha do Sal.

No quadro sénior masculinos as equipas do Pantera Negra do Sal, Seven Stars da Praia, Atlético de São Vicente, Sporting da Boavista, Cutelinho do Fogo e Fiorentina de Santo Antão disputam o título nacional. As seis equipas serão divididas em duas poules, no sistema de todos contra todos a uma volta e os primeiros classificados de cada grupo jogarão uma finalíssima.

No escalão sub 18 a prova nacional contará apensa com a participação de 3 equipas: ABC da Praia, Académica de São Vicente e Ami Fogo. As três equipas jogarão entre si a uma volta e o primeiro e o segundo classificado disputarão uma finalíssima.

Filomeno Costa, secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol garante que estão criadas todas as condições para uma prova de "qualidade".

A DELL eventos vai assegurar a organização do Campeonato Nacional de Basquetebol, que conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal do Sal.

CABO VERDE : Seven Stars campeão de Santiago Sul em seniores masculinos

O Seven Stars conquistou o título de campeão regional de basquetebol de Santiago Sul, em seniores masculinos, ao vencer a equipa do Bairro por 81-70, no terceiro jogo da final do play off disputado ontem à noite, no Pavilhão Desportivo Vává Duarte.

Com uma vantagem de 2-0 no play off, o Seven Stars entrou para o terceiro encontro da final de forma tranquila circulando a bola para depois escolher o momento certo para lançar, quer do jogo exterior, assim como debaixo da tabela, perante a equipa do Bairro, que tinha alguma dificuldade em criar situações para marcar. O Seven fechou o primeiro período a vencer por 28-11.

No segundo tempo, com alguma rotação na equipa base, o Seven Stars conseguiu manter o mesmo nível de jogo dilatando a vantagem para 22 pontos, com o resultado a fixar-se em 47-25, ao intervalo.

O Seven entrou para a segunda parte determinado em demonstrar a sua qualidade e a condição de melhor equipa no regional de basaquetebol de Santiago Sul e com um bom jogo debaixo da tabela finalizdo com sucessivos afundanços fechava o terceiro período a vencer por 70-48.

No quarto e último período com um conjunto formado por jogadores menos utilizados, o Seven limitou-se em gerir o marcador para depois fechar o terceiro jogo da final do play off com uma vitória confortável de 81-70, para depois fazer a festa de campeão regional de basquetebol de Santiago época 2008/2009.

O Sven Stars desloca-se amanhã à ilha do Sal, para participar no Campeonato Nacional de Basquetebol, juntamente com as equipas do Sporting da Boavista, Cutelinho do Fogo, Fiorentina de Santo Antão, Atlético de São Vicente e Pantera Negra do Sal.

ANGOLA : Seleccionador nacional considera positivo estágio

O técnico principal da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino, Luís Magalhães, considerou nesta
quarta-feira positivo o estágio efectuado na província de Cabinda, onde os campeões africanos aprimoraram a componente técnica e atlética, tendo vista o Campeonato Africano da Líbia.

Falando à imprensa, no final do treino de despedida em que a equipa de preto perdeu diante da formação de amarelo, por 100-68, o treinador disse terem atingido os objectivos programados para esta altura, particularmente a implementação de regras e princípios "que já começam a ter frutos".

A equipa de amarelo, orientada pelo também chamado "Papa Títulos", jogou com Edmundo Ventura, Leonel Paulo, Filipe Abraão, Armando Costa, Luís Costa, Eduardo Mingas, Wilson Damata e Vlademiro Ricardino.
Já a equipa de preto, orientada pelo adjunto Ângelo Vitoriano, alinhou com Domingos Bonifácio, José Nascimento, Kikas Gomes, Adolfo Kimbamba, Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida e Paulo Santana.
Ao intervalo, o resultado era de 47-34, a favor da equipa de amarelo.
Luís Magalhães referiu que os atletas corresponderam nos treinos, quer em termos defensivos, quer ofensivos, procurando sempre as melhores soluções e actuando como um verdadeiro colectivo.
Nesse estágio, explicou, trabalharam a questão da resistência, quer em termos de corridas, quer de forca, tendo assegurou que “os jogadores estão todos disponíveis e vão sair de Cabinda com saudades, para continuar a trabalhar noutros cantos do país”.

Prometeu voltar a Cabinda se conseguir conquistar mais um título para o país, no Afrobasket da Líbia, a decorrer de 5 a 15 de Agosto.

ANGOLA : Emanuel Neto pode reforçar Petro de Luanda

O poste angolano Emanuel Neto, proveniente dos Estados Unidos da América onde esteve a estudar, poderá assinar, nos próximos dias, acordo válido por uma época com a formação sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, informou hoje o atleta à Angop.

De acordo com o jogador de 24 anos de idade, o seu agente já chegou acordo com a equipa "petrolífera", faltando apenas a assinatura do contrato, o que pode acontecer em breve.
Com 2,06 metros de altura, Emanuel Neto, formado nas escolas do Petro de Luanda, disse quer se impor no basquetebol nacional.
"É um clube onde fiz a minha formação e tem um bom balneário, não terei problemas em me adaptar", salientou, informando que, além do Petro, recebeu convite do Recreativo do Libolo, o qual declinou.
Formado em sociologia na Universidade de Stony Brook, em Nova Iorque, pela qual jogou, Emanuel Neto representou a selecção nacional sénior no Mundial do Japão, em 2006.

17 junho 2009

CABO VERDE : Seven Stars campeão regional de Santiago Sul

A equipa do Seven Stars conquistou o título de campeão regional de basquetebol de Santiago Sul em seniores masculinos ao derrotar o Bairro no terceiro e último jogo da final por 81-70.

O último jogo da final acabou por ser uma cópia dos primeiros encontros em que a vitória já tinha sorrido à equipa azul. Os pupilos de António Tavares (Tó) entraram fortes na quadra e aos dez minutos de jogo já venciam o Bairro por 28-14 graças ao bom desempenho de Ivan, no ataque, de Sékou, nas tabelas bem secundados, e Joel, nos lançamentos triplos.

Nos segundos dez minutos a toada de jogo não se alterou e o Bairro teve em Lamine o seu melhor elemento com um bom domínio da tabela ofensiva e a marcação de vários pontos em jogadas de um contra um. Ao intervalo o placard registava 48-26.

No segundo tempo, ambos os técnicos procederam a várias mexidas nas suas equipas mas a qualidade do jogo não se alterou. O Bairro lançou algumas novas promessas que secundadas por Pedro, Lamine e Admir acabaram por ter uma prestação positiva. Na equipa do Seven Stars foi a vez de Joel destacar-se com os seus triplos certeiros enquanto o poste Sékou continuava a fazer um jogo exuberante quer a atacar quer a defender. No último intervalo o resultado estava em 64-44, vinte pontos de diferença que retratavam o que se passava dentro das quatro linhas.

O jogo perdeu qualidade no último período e o apito do árbitro chegou com o resultado final de 81-70. Destaque para as boas exibições dos irmãos Almeida, Ivan e Joel, do lado do Seven Stars e para Lamine (Bairro). No entanto, o melhor jogador em campo foi sem dúvida nenhuma Sékou Ba que marcou 41 pontos e realizou a sua melhor exibição ao serviço dos campeões regionais.

ANGOLA : Selecção nacional volta a trabalhar em Luanda

A selecção sénior masculina de basquetebol regressa quinta-feira a Luanda, proveniente de Cabinda, devendo efectuar duas sessões de treinos na capital do país (sexta e sábado) antes de se deslocar para a província de Benguela, onde cumprirá a última fase da sua preparação no território angolano.

Posteriormente, o conjunto, em preparação para a defesa do título continental de 05 a 15 de Agosto, na Líbia, ruma a Portugal para participar no torneio internacional de Lisboa (10 a 12 de Julho) e nos Jogos Lusófonos, de 11 a 19 do mesmo mês.

Ao confirmar hoje à Angop o regresso da equipa de Cabinda, o coordenador da selecção nacional, Eurico Araújo “Boneco”, explicou que os comandados de Luís Magalhães efectuarão na tarde de quinta-feira uma sessão de treino, no pavilhão do Rio Seco.

A etapa final da preparação terá lugar na Itália, onde o “cinco” nacional efectua dois jogos, com equipas ainda por indicar.

Neste momento, trabalham ao serviço da selecção os atletas Armando Costa, Carlos Almeida, Vlademir Ricardino, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Edmundo Ventura, Filipe Abraão, José Nascimento, Adolfo Quimbamba, Wilson da Mata, Domingos Bonifácio, Luís Costa, Leonel Paulo, Paulo Santana e Eduardo Mingas. Olímpio Cipriano e Carlos Morais estão em Luanda a recuperar das fracturas cranianas contraídas no acidente de viação em Cabinda.

Dos 18 jogadores, somente 12 vão disputar o Afrobasket, devendo a primeira “triagem”, onde serão afastados quatro atletas, acontecer depois do estágio em Benguela.

16 junho 2009

MOÇAMBIQUE : A ter lugar em Madagáscar: Afrobásquete adiado para Outubro

O CAMPEONATO Africano de Basquetebol de Seniores Femininos, a ter lugar em Madagáscar, acaba de sofrer um adiamento, ao transitar de Setembro para Outubro. Este facto, segundo deu a conhecer a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África), tem a ver com questões organizativas apresentadas pelo país anfitrião, sabido que os malgaxes vivem uma certa instabilidade política, após a insurreição que levou ao derrube do presidente Marc Ravalomanana e a subida ao poder do jovem Andry Rajoelina, antigo edil da Câmara de Antananarivo, a capital.

Inicialmente marcado para decorrer de 5 a 15 de Setembro, o Afrobásquete de femininos devia suceder logo a seguir o de masculinos, a realizar-se entre 5 e 15 de Agosto, na Líbia. Embora tenha aceite o adiamento para Outubro, a FIBA-África viu-se de certo modo desconfortada, pois tem também os seus prazos para a entrega dos nomes dos representantes do continente no Campeonato do Mundo.

Entretanto, apesar desta situação, de modo algum a Selecção Nacional irá abrandar o ritmo da sua preparação. Aliás, antes pelo contrário, o volume de treinos vai aumentar, segundo revelou o técnico Nazir Salé, isto porque a equipa tem também em vista a participação na II edição dos Jogos da Lusofonia, marcados para Julho próximo, em Lisboa.

Com duas sessões matinais por semana, à segunda e terça-feira, a selecção tem vindo a treinar com as seguintes unidades: Ana Flávia Azinheira, Amélia Macamo, Cecília Henrique, Aleia Rachide, Tânia Wachene (A Politécnica), Anabela Cossa, Kátia Halar, Ondina Nhampossa, Nádia Rodrigues, Valerdina Manhonga, Leia Dongue (Desportivo), Deolinda Gimo, Zinóbia Machanguana, Nádia Zucule e Rute Muianga (Ferroviário) e Esmeralda Casimiro (Maxaquene).

CENTENA “ALVI-NEGRA”

Com os masculinos à espera dos quartos-de-final, o Campeonato de Basquetebol de Seniores da Cidade de Maputo conheceu apenas a efectivação de partidas na categoria de femininos. E o Desportivo, na sua senda goleadora, chegou novamente à centena de pontos, ao derrotar o Eagles pela marca de 153-7, um resultado que espelha claramente o grande desnível entre os dois contendores.

Nos outros desafios em que estiveram envolvidos os também candidatos ao título Ferroviário e A Politécnica A, as “locomotivas” bateram Académica por 81-42 e as “universitárias” venceram Maxaquene (77-35) e Eagles (182-11). Ainda a contar para esta jornada dupla, “tricolores” derrotaram A Politécnica B por 68-56, depois destas terem batido Académica pela marca de 68-43.
Na classificação, Desportivo e A Politécnica A estão empatados na liderança com 15 pontos, seguidos do Ferroviário com 13.

CABO VERDE : Seven a uma vitória de se sagrar bicampeão de Santiago Sul

A equipa do Seven Stars venceu o Bairro por 80-70 no segundo jogo da final e está a uma vitória de se sagrar bicampeão regional de basquetebol de Santiago Sul. É que o Seven já soma duas vitórias numa série de cinco jogos.

O jogo deste domingo a supremacia do Seven Stars nunca foi posta em causa ao longo dos 40 minutos. Nos primeiros dez minutos, os pupilos de António Tavares já venciam por 21-8 e o intervalo chegou com o marcador em 41-26.

Mas contrariamente ao jogo de sábado, a equipa azul teve uma percentagem baixa no aproveitamento dos lançamentos de três pontos por parte de Joel e do seu irmão Ivan. Só a base Dá mostrava ter a “mão quente”. Por isso, o Seven baseou o seu jogo nas tabelas onde, mais uma vez, Sékou fez a diferença. Do lado do Bairro, vários jogadores, em especial Admir e “Moleque”, acertavam nos lançamentos triplos e não deixaram o Seven disparar na frente.

A segunda parte foi uma cópia da primeira. O Seven Stars fez 50-30 e a partir daí geriu a diferença de 20 pontos a seu bel-prazer com algumas reacções tímidas da equipa”canarinha”. No final o resultado fixou-se em 80-70 numa vitória que nunca sofreu contestação.

O terceiro desta série acontece amanhã, terça-feira, e se o Seven vencer fica com o título.

Entretanto, no escalão sub-18 o ABC sagrou-se campeão regional de Santiago Sul ao derrotar o Bairro no segundo jogo da final por 58-44. Com esta vitória, o ABC sucede ao Bairro que tinha sido o campeão regional e nacional nesse escalão na época 2008/2009.

15 junho 2009

CABO VERDE : Cutelinho campeão regional do Fogo

A formação desportiva de Cutelinho dos Mosteiros conquistou neste domingo, 14, no pavilhão “Simão Mendes” em São Filipe, o título de campeão regional de basquetebol do Fogo ao derrotar no terceiro e último jogo do playoff com os Vulcânicos.

No primeiro jogo do playoff, o Cutelinho bateu os Vulcânicos por 70 -67. Na segunda partida, que aconteceu nos Mosteiros, os Vulcânicos venceram o Cutelinho por 78/80 e assim as equipas tiveram de disputar um terceiro encontro.

Ontem, domingo, o Cutelinho voltou a vencer por 68/65 e vai representar o Fogo no campeonato nacional, a acontecer na ilha do Sal.

Na fase regular do campeonato regional do Fogo contou com a participação de três equipas: Spartak, Cutelinho e Vulcânicos. Na primeira partida, os Vulcânicos bateram o Spartak por 68-65. A equipa do Spartak derrotou o Cutelinho por 72-60 e na última jornada Cutelinho venceu os Vulcânicos por 80-76.

14 junho 2009

ANGOLA : Recreativo do Tala-Hady vence Vila Estoril

A equipa de basquetebol de rua do Recreativo do Tala-Hay (Cazenga) venceu hoje, sábado, a formação da Vila Estoril, por 36-23, com 21-15 ao intervalo, na abertura da 1ª fase do torneio inter-municipal da modalidade.

A prova é uma organização conjunta da Associação de Basquetebol de Rua (ABRUA) e a Kulenga Produções e envolve todos os municípios de Luanda, visando a massificação da modalidade.

No segundo e último jogo do dia, a Estalagem (Viana) perdeu diante da EPAL (Cacuaco) por 29-24.

As partidas foram realizadas no campo do Marco Histórico 4 de Fevereiro, no município do Cazenga.

A jornada prossegue no próximo fim-de-semana, com os jogos Kulenga1 - Ingombota e Rangel 2- Sambizanga 2, em campos a indicar terça-feira durante uma reunião técnica.

13 junho 2009

CABO VERDE : Cutelinho vence Vulcânicos e sai na frente no playoff do regional do Fogo

O Cutelinho bateu os Vulcânicos por 70 -67 esta quarta-feira, no polidesportivo Simão Mendes, e está a uma vitória de se tornar campeão regional do Fogo.

Os dois times voltam a jogar neste sábado nos Mosteiros. Em caso da vitória da equipa mosteirense, Cutelinho sagra-se campeã regional do Fogo.

A fase regular do campeonato regional do Fogo contou com a participação de três equipas: Spartak, Cutelinho e Vulcânicos. Na primeira partida, os Vulcânicos bateram o Spartak por 68-65. A equipa do Spartak derrotou o Cutelinho por 72-60 e na última jornada Cutelinho venceu os Vulcânicos por 80-76.

No cruzamento desses resultados, os Vulcânicos e o Cutelinho apuraram-se para o playoff. As duas equipas deixaram o Spartak, campeão regional e nacional em título, fora da final.

NMC

12 junho 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Supremacia “alvi-negra” na renhida primeira fase

OS prognósticos e conjecturas acabaram por se confirmar: após a disputadíssima primeira fase, a supremacia “alvi-negra” não chegou a ser posta em causa no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos.

Com uma caminhada cem por cento vitoriosa, no conjunto de seis partidas que disputou na renhida Série A, o Desportivo concluiu esta etapa com um triunfo sobre o Costa do Sol por 80-74. Agora, enquanto não começam os quartos-de-final, a prova conhece este fim-de-semana uma interrupção, rodando-se apenas a competição feminina, que também não contempla desafios de grande vulto.

A temporada 2009 tem sido uma maravilha para o Desportivo. Depois de ter conquistado o Torneio de Abertura, o campeonato está a correr-lhe perfeitamente. Numa série em que teve pela frente os também candidatos ao título Ferroviário, Maxaquene e Costa do Sol, não ofereceu chance a nenhum deles, derrotando-os sem quaisquer contemplações e assumindo-se como potencial concorrente a novo rei da bola-ao-cesto maputense.

Tendo em conta os desfechos da derradeira jornada, na qual “alvi-negros” bateram “canarinhos” pela marca de 80-74 e “tricolores” se vingaram dos “locomotivas” ganhando por 66-64, o Desportivo ocupou a primeira posição, seguido do Ferroviário, Maxaquene e Costa do Sol.

Nos quartos-de-final, que devem iniciar este fim-de-semana, mas adiados pelo facto de a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo ainda se encontrar a verificar alguns processos disciplinares, Costa do Sol defrontará o quarto classificado da Série B, Ferroviário jogará com o terceiro, Maxaquene terá pela frente o segundo e Costa do Sol o primeiro.

Enquanto isso, o campeonato de seniores femininos continua em curso, com os seguintes jogos:

HOJE

Pavilhão do Desportivo
20.00 – Eagles-Desportivo

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.45 – Académica-APolitécnica B
20.00 – Maxaquene-APolitécnica A

AMANHÃ

Pavilhão do Estrela Vermelha
19.15 – APolitécnica A-Eagles

Pavilhão do Desportivo
18.30 – Maxaquene-APolitécnica B

Campo do Ferroviário
17.00 – Ferroviário-Académica

ANGOLA : Atletas aprimoram lançamentos

Aspectos ligados ao posicionamento dos atletas debaixo do cesto e lançamentos livre, de campo e triplos marcaram os trabalhos da manhã de hoje da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, em Cabinda.

Para o final da tarde está reservada uma sessão de musculação no ginásio do Sporting local.

Os extremos Carlos Morais e Olímpio Cipriano, que quinta-feira seguiram para Luanda a fim de realizarem exames médicos, são as únicas ausências do grupo que prepara a defesa do título continental em Agosto na Líbia.

11 junho 2009

MOÇAMBIQUE : Torneio de Mini-Básquete na Beira: Apurados finalistas

O III TORNEIO de mini-básquete envolvendo crianças dos oito aos 12 anos em ambos os sexos e que vem decorrendo todos os fins-de-semana no pavilhão do Ferroviário, na Beira, já apurou um total de oito equipas, sendo quatro em femininos (Púngue, Maputo, Save e Umbeluzi) e tantas outras em masculinos (Licungo, Ligonha, Limpopo e Lugela), as quais deverão a partir desta semana disputar o acesso à terceira fase cruzando-se num sistema de todos contra todos em três fins-de-semana e numa única volta de modo a se apurar no fim da prova os dois primeiros que seguirão a fase final.

O evento, que é o III do género na cidade da Beira, conta com o apoio do Millennium bim e visa não só recrear as crianças mas, essencialmente, a busca de valores para potenciar as equipas federadas locais com particular destaque para as do clube promotor.

Carlos Crispim, vice-presidente dos “locomotivas” da capital de Sofala, explicou que a prova movimentou na primeira fase cerca de 200 petizes dos 250 que o clube possui nas suas escolas de formação.

Em femininos passaram para a fase seguinte as formações de Púngue e Maputo, em primeiro e segundo lugar, respectivamente na série “A”, enquanto na “B” e pela mesma ordem ficaram Save e Umbelúzi. Já em masculinos, as equipas de Licungo e Limpopo venceram as séries “A” e “B”, deixando os lugares imediatos para Ligonha e Lugela, respectivamente.
“Temos monitores que acompanham as crianças de modo a que os valores que se vão revelando sejam imediatamente acompanhados até serem integrados nas nossas equipas federadas” – disse.

No próximo sábado, segundo o sorteio realizado, às 8.00 horas deverão jogar as equipas masculinas de Umbelúzi e Maputo, seguindo-se as partidas Ligonha/Lugela (femininos), Púngùe/Save (masculinos) e Licungo/Limpopo (femininos).
Para além destes desafios, os organizadores também marcaram mais quatro jogos, sendo dois em femininos e tantos outros em masculinos para o apuramento das restantes posições, nomeadamente Matola/Lúrio (femininos), Incomáti/Rovuma (masculinos), Tembe/Zambeze (femininos) e Bons Sinais/Lugenda (masculinos).

CABO VERDE : Bairro vence ABC e vai à final

Já está encontrado o outro finalista do campeonato regional de Santiago Sul em basquetebol. É o Bairro Craveiro Lopes que ontem derrotou o ABC por 60-51. Esta equipa vai defrontar o Seven-Stars na final que começa este fim-de-semana.

No jogo de ontem, o Bairro fez uma ponta final segura e conseguiu e vencer. Foi, no entanto, o mais fraco dos três jogos desta semifinal em termos de qualidade. A primeira parte foi muito mal jogada com vários passes errados e o resultado nos primeiros dez minutos cifrava-se em 17-12 favorável ao ABC. Ao intervalo, o ABC continuava na frente por 28-24.

No terceiro tempo o nível técnico e táctico de ambas as equipas esteve alguns furos acima do primeiro tempo e a qualidade do jogo melhorou. No último intervalo registava-se um empate a 39 pontos. As equipas entraram para os derradeiros dez minutos dispostas a resolver a contenda e nesse campo o Bairro esteve bem melhor.

O ABC falhou muitos lances debaixo da tabela e o Bairro pouco a pouco começou a ganhar vantagem, fruto do bom desempenho de Admir no ataque e do bom jogo nas tabelas de Lamine e Zeca. As pedras-chave do ABC não funcionaram. Vitocas, Ady e Zico tiveram uma noite para esquecer e os reforços Hélio e Djoy passaram despercebidos. A dois minutos do final, o Bairro já tinha a vantagem de sete pontos consolidada e soube gerir o jogo até ao apito final. Vitória justa da equipa que menos erros cometeu e destaque para a boa exibição do extremo Admir.

No sábado, o Bairro e o Seven-Stars voltam a encontrar-se numa final, dez anos depois da última. Nessa altura a vitória pertenceu aos “canarinhos” que viriam depois a vencer o campeonato nacional frente ao Cruzeiros do Norte. Estarão em campo as duas equipas que menos derrotas sofreram esta época. O Bairro já disputou 15 jogos e sofreu quatro derrotas. O Seven Stars tem o registo de 14 jogos e 14 vitórias.

ANGOLA : Convocada pré-selecção para Afrobasket de sub-16 em Moçambique

O Petro de Luanda, com sete atletas, domina a lista de 20 convocados para os trabalhos da pré-selecção nacional de basquetebol masculino em sub-16, visando a participação de Angola na primeira edição do campeonato africano da categoria “Afrobasket”, a disputar-se de 16 a 25 de Julho, na República de Moçambique.

Numa nota distribuída hoje a Angop, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) indica que foram seleccionados os atletas Erickson da Silva, Adilson Paulo, Kavungo Mambuini, João Paulo, Ângelo Fudiela, Tomi Castelo e Miguel Maconda, do Petro.
Foram ainda convocados, Joel Domingos, Ivanário Menezes, Délvio Lima, Joaquim Xaussuale e Teotónio Pires (1º de Agosto), Paulo Sopite e Bem-vindo Quimbamba (ASA), Godalfim Freitas e Arsénio Zola (Interclube), Pedro Bastos e Paka Ganga (Vila Clotilde), Tary Conceição e Júlio André (CDUAN).

A equipa técnica é dirigida por Apolinário Paquete (Interclube), integrando os adjuntos Joaquim Pinto (1º de Agosto) e Gersione Betel (Petro de Luanda).
André Gonçalves, do Recreativo do Libolo, e Daniel Neto, do Interclube, ocupam os cargos de fisioterapeuta e estatístico, respectivamente.

ANGOLA : Carlos Almeida e Adolfo Quimbamba juntam-se à selecção

Cabinda - Os basquetebolistas Carlos Almeida e Adolfo Quimbamba, feridos terça-feira no acidente de viação que a selecção nacional sofreu, juntaram-se hoje ao grupo na sessão matinal de trabalhos, no pavilhão do Sporting de Cabinda.

Durante cerca de duas horas, a selecção nacional treinou aspectos tácticos e técnicos por forma a manter o nível competitivo, visando reconquistar o título africano no campeonato que terá lugar de 05 a 15 de Agosto, na Líbia.

Joaquim Gomes “Kikas” integrou o plantel quarta-feira, mas o técnico Luís Magalhães ainda não pode contar com Olímpio Cipriano, Carlos Morais e Filipe Abrão que também ficaram feridos no acidente e estão em repouso médico.

Além dos jogadores acima referenciados, trabalham, em Cabinda, ao serviço da selecção Edmundo Ventura, Leonel Paulo, Armando Costa, Wilson da Mata, Vladimir Ricardino, Luís Costa, José Nascimento, Felizardo Ambrósio, Paulo Santana, Eduardo Mingas e Domingos Bonifácio.

10 junho 2009

CABO VERDE : ABC empata a meia-final do playoff

O ABC empatou a meia-final do playoff do regional de basquetebol de Santiago Sul ao derrotar o Bairro no segundo jogo por 68-64.

O jogo valeu pela emoção, uma vez que, apesar de o ABC ter estado na frente durante grande parte do encontro, essa vantagem nunca foi superior a 5 pontos. Ao intervalo a vantagem do ABC era de 37-32. A segunda parte foi uma cópia da primeira. O ABC chegou a ter uma vantagem de 10 pontos, mas o Bairro recuperou e passou para a frente (63-61) a menos de quatro minutos do fim.

Nos minutos finais, alguma inexperiência do Bairro fez com que os seus jogadores tentassem lançamentos triplos que não foram concretizados e permitiram o rápido contra-ataque do ABC. A equipa encarnada venceu por 68-64. Nesta quarta-feira joga-se o desempate para saber quem vai disputar a final contra o Seven Stars.

Os azuis da capital venceram a equipa do Tarrafal por 144-36 e classificaram-se para a final com 2-0.

CABO VERDE : Vulcânicos e Cutelinho discutem regional do Fogo

As equipas dos Vulcânicos (São Filipe) e Cutelinho (dos Mosteiros) discutem o título regional do Fogo em basquetebol. O primeiro embate acontece esta quarta feira, 10, no Polidesportivo Simão Mendes (São Filipe).

A fase regular do campeonato regional do Fogo contou com a participação de três equipas: Spartak, Cutelinho e Vulcânicos. Na primeira partida, os Vulcânicos bateram o Spartak por 68-65. A equipa do Spartak derrotou o Cutelinho por 72-60 e na última jornada Cutelinho venceu os Vulcânicos por 80-76.

No cruzamento desses resultados, os Vulcânicos e o Cutelinho apuraram-se para o playoff. As duas equipas deixaram o Spartak, campeão regional e nacional em título, fora da final.

Vulcânicos e Cutelinho jogam hoje em São Filipe e no sabádo enfrentam-se nos Mosteiros. Sem nenhuma das equipas conseguir duas vitórias seguidas, jogarão uma terceira partida no domingo.

ANGOLA : Jogadores da selecção estão já na Vila Olímpica

Os jogadores da selecção nacional sénior masculina de basquetebol que por volta das 9 horas de hoje tiveram um acidente de viação, nesta cidade, quando seguiam para o local de treinos, no Pavilhão de Jogos do Sporting de Cabinda, já regressaram à Vila Olímpica, após receberem alta ao princípio da tarde do Hospital Militar.

Na manhã de hoje após o acidente, a Angop contactou o seleccionador nacional, Luís Magalhães, que se mostrou tranquilo e sereno, tendo avançado que todos os atletas estão unidos e solidários num espírito de encorajamento aos colegas que mais sofreram durante o acidente.
O selecionador nacional falou à Angop no pavilhão de Jogos do Sporting de Cabinda, quando aguardava o decorrer do tratamento no hospital militar dos cinco atletas que mais sofreram escoriações devido ao embate do mini-autocarro no muro da piscina do BNA, com destaque para Olímpio Cipriano que teve uma ligeira abertura na testa.
No entanto, a calma reina no seio dos atletas bem como das autoridades locais que providenciaram medidas mais seguras que visam os cuidados a ter durante a transportação dos atletas da Vila Olímpica para o local de treinos o pavilhão de jogos do Sporting de Cabinda e vice-versa.
A Vila Olímpica de Cabassango dista cerca de 15 quilómetros a norte da cidade onde está o "quartel general" da selecção nacional. O local escolhido para as sessões de treino durante a estada em Cabinda dos campeões africanos é o pavilhão de jogos do Sporting de Cabinda (centro da cidade) que oferece boa qualidade do tapete bem como do próprio recinto de jogos.
Os cincos atletas que sofreram ferimentos foram o Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Eduardo Ventura, Adolfo Quimbamba e Joaquim Gomes “Kikas”.

ANGOLA : MJD manifesta "profunda solidariedade" à selecção nacional

O Ministério da Juventude e Desportos manifestou a sua “mais profunda solidariedade” aos atletas da selecção nacional de basquetebol, que esta manha sofreram um acidente de viação em Cabinda, onde cumpre preparação para o Afrobasket2009.

Uma mensagem endereçada esta noite à Angop, em Luanda, o Ministério dos Desportos faz votos de uma célere recuperação e integração dos sinistrados nos trabalhos de preparação da Selecção Nacional, visando a conquista de mais um ceptro africano "para orgulho de todos os angolanos de Cabinda ao Cunene".
Acrescenta que o Ministério continuará a acompanhar "atentamente" a evolução do estado clínico dos atletas, reiterando a sua "integral disponibilidade" de apoiar a Federação Angolana de Basquetebol nas acções que permitam assegurar-lhes um ambiente de rápida recuperação, ao mesmo tempo que apela as respectivas famílias a manterem a calma e serenidade.
De acordo com a nota, o MJD agradece a pronta intervenção das autoridades governamentais e do corpo clínico da província de Cabinda que tem prestado todo apoio e carinho a Selecção Nacional.
Por fim encoraja os dirigentes, a equipa técnica e todos atletas da Selecção Nacional a prosseguirem com entusiasmo, dedicação e unidade todo o trabalho planificado de preparação com vista a cumprir com sucesso os nossos propósit

09 junho 2009

CABO VERDE : Seven Stars ganha inter-ilhas de basquetebol feminino no Sal

O Seven Stars é o vencedor do torneio de basquetebol feminino que aconteceu no último fim-de-semana na ilha do Sal. A competição, organizada pela equipa Pantera Negra, também distinguiu Santiago Norte com o Troféu Fair Play e Lorreta Rocha (da selecção do Sal) como Melhor Jogadora.

No primeiro dia do torneio, sexta-feira, 5, a selecção do Sal defrontou e derrotou a congénere de Santiago Norte por 105 – 17. Sábado, o combinado de Santiago Norte sofreu a sua segunda derrota, desta vez contra o Seven Stars da Praia e por margem ainda maior, 27 – 123.

Domingo, 7, derradeiro dia do torneio, o Seven Stars conseguiu a segunda vitória contra a selecção do Sal (56 – 44) e sagrou-se campeã. Classificação Final: 1º Lugar - Seven Stars (Praia); 2º Lugar - Selecção do Sal; 3º Lugar - Santiago Norte).

A basquetebolista internacional Tininha, madrinha do Projecto "Juntos pelo Basquetebol Feminino”, que inclui o torneio, foi agraciada pelo Pantera Negra com um Certificado de Reconhecimento pelo seu empenho, amor e dedicação em prol do basquetebol feminino.

08 junho 2009

ANGOLA : Seleccionador considera proveitosa primeira fase de preparação

O treinador da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, o português Luís Magalhães, considerou satisfatório o primeiro micro-ciclo de preparação na cidade de Luanda, no qual espera aumentar os níveis desejados dos jogadores durante as próximas etapas.
A selecção nacional (campeã africana) trabalha para o campeonato africano "Afrobasket2009", a disputar-se de 5 a 15 de Agosto próximo na Líbia.
De acordo com o técnico, apesar de não ter efectuado mais três sessões de trabalhos na capital do país devido aos exames médicos, o "cinco" nacional deverá atingir os objectivos desejados com o engajamento de todo grupo.

A segunda fase de preparação inicia esta terça-feira, em Cabinda, onde a selecção se encontra desde hoje. Naquela região, Luís Magalhães espera a aproximação do público, embora os treinos estejam programados à porta fechada.

Depois de Cabinda, os campeões africanos vão deslocar-se a Benguela no decorrer deste mês, seguindo no dia 30 para Portugal, na última etapa do programa de preparação do Afrobasket2009.

ANGOLA : Falta de infra-estrutura impede crescimento da modalidade na Lunda Sul

O secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol, Dinis Armando, manifestou-se hoje preocupado com a falta de infra-estruturas para a prática da modalidade na província, o que dificulta o desenvolvimento deste desporto na região.

Em declarações à Angop, o responsável disse ser insuficiente o campo da cidade de Saurimo, explicando que o piso e as tabelas do mesmo não têm condições mínimas para se praticar basquetebol.
Acrescentou que a instituição tem em falta bolas e equipamento e apelou a classe empresarial para apoiar a associação na massificação, uma vez que há muitas pessoas interessadas na modalidade.
Face a esta situação, Dinis Armando considera imperioso que se construam campos multiuso, inclusive nas escolas.

07 junho 2009

CABO VERDE : Seven Stars campeão de Santiago Sul sub 20 masculino

O Seven Stars conquistou o título de campeão regional de basquetebol de Santiago Sul, na categoria de sub 20 masculino, ao vencer a equipa do ABC por 77-73, no segundo jogo da final do play off disputado ontem à noite, no Pavilhão Desportivo Vává Duarte, na cidade da Praia.

Num jogo muito equilibrado foi necessário o recurso a prolongamento para se apurar o campeão, já que no final do tempo regulamentar as duas equipas estavam empatadas a 69 pontos.

O Seven Stars tinha vencido o primeiro jogo da final do play off por 75-73, também com recurso a prolongamento.

No outro jogo disputado ontem, mas desta feita para as meias-finais do campeonato sénior masculino, o Seven Stars bateu a Equipa do Tarrafal por 98-51.

ANGOLA : Empresa Kulenga promove basquetebol de rua no Cazenga

Uma exibição de basquetebol de rua teve lugar na tarde de hoje, no pátio do Marco Histórico do 4 de Fevereiro, sito no município do Cazenga, em Luanda.

Na actividade, promovida pela empresa Kulenga, Produções e Filmes, participaram atletas dos municípios do Cazenga, do Kilamba Kiaxi, do Sambizanga, da Maianga e de Cacuaco, que proporcionaram aos presentes uma partida de basquetebol demonstrativa.
Ao falar à Angop, o director geral da Kulenga, Produções e Filmes, Henry Christopher, de nacionalidade nigeriana, fez saber que a intenção é promover o basquetebol de rua nos nove municípios da província de Luanda.
Adiantou que a actividade hoje desenvolvida foi filmada e será apresentada na TV Zimbo, no próximo sábado, às 12 horas, para que a opinião pública possa tomar conhecimento do trabalho da sua empresa em prol do basquetebol de rua.
Segundo o responsável, a verdadeira competição irá acontecer nos próximos oito dias e será desenvolvida em 12 semanas com a participação de vinte equipas, que jogarão todos contra todos, numa eliminatória de um único desafio.
Henry Christopher indicou que o estilo da competição compreende cinco fases. Na primeira vão participar 20 equipas, com dez jogos, ao que se seguirá a primeira eliminatória.
Na segunda fase vão competir 12 equipas, com seis jogos e, sequencialmente, a segunda eliminatória. Seis equipas vão jogar na terceira fase, com três partidas (terceira eliminatória).
Quatro equipas, com dois jogos, ditarão a semi-final na quarta fase, enquanto na final estarão quatro formações, com dois jogos mais um, ou seja play off final.
De acordo com Henry Christopher, a primeira classificada vai receber seis mil dólares, a segunda três mil dólares, enquanto, individualmente, o rei do "show off", com troféu, terá direito a mil dólares.
A actividade no Marco Histórico "4 de Fevereiro" teve o patrocínio da Red Coca, um produto da Refriango, e a colaboração da Associação de Basquetebol de Rua (ABRUA).
A empresa Tondinha e Irmãos também se fez presente com um pequeno carrossel, que permitiu a crianças que compareceram momentos de distracção e alegria.

05 junho 2009

GUINÉ-BISSAU : Guiné-Bissau com técnico português

José Abrantes aceitou o convite da federação guineense para orientar a sua selecção, tendo como objectivo principal a reconstrução do Basquetebol deste país africano.


O treinador Português vai contar na sua equipa técnica com a colaboração do Prof. Tiago Martins e de Florentino Rodrigues, como adjuntos, Ernesto Gonçalves como seccionista, André Abrantes será responsável pelo Áudio Visual e Rui Ferrage assumirá as funções de delegado da Selecção.

"Fui convidado para abraçar a liderança da Selecção da Guiné (seniores) e a reconstrução do Basquetebol deste país, a qual aceitei." Quanto aos objectivos competitivos a curto prazo: "Os objectivos imediatos serão a Lusofonia 2009 e os jogos de apuramento para a zona 2 do Africa Basket."

José Abrantes aproveitou ainda para divulgar a lista de jogadores pré-seleccionados:
Bá Mustfá, Danilson Vieira, Inácio Fernandes, Amadú Turé, Franklim Furtado, Moamed Camará, Anastacio Sami, Seco Camará, Francisco Rodrigues, Romualdo Vieira, Walkid Furtado, Samuel Alves, Karim Ferrage, Djimy Fonseca, Luís Pinhel, Abdel Viegas, Josimar Cardoso, entre outros que virão brevemente da Guné.

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - “Locomotivas” no centro do furacão

EPOIS do Desportivo, semana transacta, agora é a vez do Ferroviário. A vez de os “locomotivas” estarem no centro do furacão, face à amplitude dos seus compromissos e também do cada vez mais crescente interesse em redor do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo. Em Masculinos, onde vai torcendo por um percalço dos animados e confortáveis “alvi-negros”, o Ferroviário enfrenta amanhã um Maxaquene à beira de deixar os seus adeptos num verdadeiro ataque de nervos, tendo em conta a pálida imagem que vai apresentando. Já no que diz respeito aos femininos, a partida com A Politécnica assume uma importância transcendental, pois à entrada para a segunda volta o comando da prova pertence a um triunvirato, prometendo desafios bastante renhidos entre si.

A cavalgada do Desportivo é uma realidade inquestionável. Para além de ser a única formação invicta, poucas chances oferece aos adversários para se pensar numa hipotética escorregadela. Na sexta jornada do Grupo A, a turma de Carlos Ferro, esta noite, a partir das 20.00 horas, no seu pavilhão, tem pela frente o Costa do Sol, certamente transfigurado após a brilhante vitória sobre o Maxaquene e na sua primeira centena da temporada. É conhecida a forma aguerrida que caracteriza a actuação destes dois conjuntos, daí ser lícito perspectivar uma grande partida de basquetebol.

“A priori”, o favoritismo pende para o Desportivo, até porque a sequência de vitórias claras que vem registando galvanizam sobremaneira os jogadores, que, se não se envaidecerem pelo sucesso, a chave do título da capital do país não lhes fugirá, incluindo, já numa equação futurista, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Os “canarinhos”, no entanto, saberão dar a resposta devida.

Todavia, é no frente-a-frente entre o vice e o campeão que as atenções dos amantes da bola-ao-cesto irão convergir. Maxaquene e Ferroviário enfrentam-se numa altura em que os “locomotivas” procuram a todo o custo superar a actual onda “alvi-negra”, pelo que entrarão para o pavilhão do Estrela Vermelha, amanhã, às 17.30 horas, pensando somente no triunfo. Um triunfo que lhes permitiria manter acesa a sua luz e motivar os jogadores em relação aos compromissos que se seguem.

Os “tricolores”, por seu turno, não estão a aparecer neste campeonato. Estão apagados. Completamente inexistentes, facto que deixa os seus adeptos desencantados, pois a equipa de Horácio Martins coloca-se fora do centro de decisão, pressupondo que o título está praticamente fora de conjecturas.
Em femininos, com o Desportivo a iniciar a segunda volta folgado, defrontando a Académica, o desafio entre Ferroviário e A Politécnica prende as atenções de tudo e todos. Será um verdadeiro duelo de gigantes, amanhã, no recinto das “locomotivas”, a partir das 17.00 horas. Naturalmente animado com a vitória perante as campeãs nacionais, Hassane Adamo vê neste desafio uma oportunidade para abrir novos horizontes, só que também sabe que as estrelas “universitárias” quando cintilam ninguém lhes agarra.

O calendário completo do fim-de-semana é o seguinte:

HOJE

Pavilhão do Estrela Vermelh
18.45h – Maxaquene-Eagles (Sen. Fem.)
20.00h – UP-Eagles (Sen. Masc.)

Campo do Ferroviário
20.00h – Aeroporto-Real Sociedade (Sen. Masc.)Pavilhão do Desportivo
18.45h – Académica-Desportivo (Sen. Fem.)
20.00h – Desportivo-Costa do Sol (Sen. Masc.)

AMANHÃ

Pavilhão do Estrela Vermelha
17.30h – Maxaquene-Ferroviário (Sen. Masc.)

Campo do Ferroviário
17.00h – Ferroviário-A Politécnica A (Sen. Fem.)

CABO VERDE : Basquetebol feminino é tema de fórum e torneio na ilha do Sal

A ilha do Sal é palco de um fórum e de um torneio inter-ilhas de basquetebol feminino a partir desta sexta-feira, 5. Apadrinhada pela basquetebolista internacional Tininha, a iniciativa é do clube local Pantera Negra e reunirá atletas das ilhas do Sal e Santiago.

O primeiro jogo do torneio inter-ilhas é esta sexta-feira, às 19h30, e oporá as selecções do Sal e de Santiago Norte. Sábado, 6, às 20h00, jogam Santiago Norte x Santiago Sul. E domingo, 7, Sal e Santiago Sul defrontam-se, às 18h30. A seleccão de S. Vicente desistiu à última hora.

Haverá troféus para o primeiro, segundo e terceiro classificado (o torneio inter-ilhas é disputado segundo o sistema todos contra todos) e prémios para a equipa fair play e a melhora jogadora.

O jogo de sábado é antecedido do Fórum “Estratégias de acção para o desenvolvimento do basquetebol feminino”, que se realizará ou na biblioteca ou no auditório municipal. Pedro Miranda (Pantera Negra), Vital Santos (Associação Regional de Basquetebol do Sal), Gilson Lima (vereador de Desporto da CMS) e Tininha são os principais oradores.

A ideia de realizar este fórum, que é parte da segunda edição do projecto “Juntos pelo Basquetebol Feminino”, é fruto, segundo Pedro Miranda (presidente do Pantera Negra), da constatação de que “no terreno, as coisas não correm bem ao basquetebol feminino”. A prova mais recente desta asserção é que a selecção feminina de S. Vicente, que já havia assegurado a sua participação no torneio inter-ilhas desistiu na véspera.

Mais, o Sal é a única ilha que actualmente realiza campeonato (com quatro equipas). S. Vicente e Santiago só têm duas equipas e nem todas efectuam treinos com regularidade. Por isso, alega Pedro Miranda, “é preciso debater e encontrar soluções para os problemas que estrangulam o basquetebol feminino”.

ANGOLA : Afrobasket - "Operação" Líbia preparada à porta fechada

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol começou hoje a preparar, tecnicamente, a presença no Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket2009), a ter lugar na Líbia de 5 a 15 de Agosto.

O primeiro treino, sob ordens do português Luís Magalhães, foi realizado esta noite no pavilhão do Rio Seco à porta fechada. No entanto, nos primeiros 15 minutos foi permitida a presença da imprensa.

Com excepção de Divaldo Bunga, que se junta ao grupo em Portugal, 17 dos 18 pré-convocados marcaram presença, com destaque para Armando Costa, ausente da concentração na quarta-feira.

Na manhã de hoje, o grupo efectuou exames médicos que serão concluídos na sexta-feira. No mesmo dia regressam ao Rio Seco para o segundo treino.

O programa de preparação da selecção nacional divide-se em três fases. A primeira decorrerá no país e as outras duas na Europa (Portugal e Itália).

O "cinco" nacional, nove vezes campeão africano, prepara-se para defender o título continental.

Eis os pré-convocados: Armando Costa, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Vlademir Ricardino, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Edmundo Ventura, Filipe Abraão, José Nascimento, Adolfo Quimbamba e Wilson da Mata (ASA), Domingos Bonifácio, Luís Costa, Leonel Paulo (Libolo), Paulo Santana, Carlos Morais e Eduardo Mingas (Petro de Luanda), Divaldo Bunga (EUA).

04 junho 2009

CABO VERDE : Bairro vence ABC no playoff

O Bairro venceu o ABC por 63-60 no primeiro jogo das meias-finais do campeonato regional de seniores masculinos e parte em vantagem para o segundo encontro, agendado para a próxima segunda-feira.

No jogo desta quarta-feira, e perante a batucada dos adeptos do ABC, o Bairro entrou na quadra com a lição bem estudada e apenas esteve a perder nos primeiros dez minutos (18-16). Os “canarinhos” impuseram o ritmo muito forte nos segundos dez minutos, com Pedro e Admir em plano de evidência. A cinco minutos do intervalo o Bairro já vencia por 28-22.

No entanto, o ABC teve uma ponta final melhor e conseguiu empatar a partida em cima do apito para o intervalo (31-31). Nos terceiros dez minutos o jogo continuou sempre equilibrado, mas o Bairro dominava o jogo das tabelas através de Lamine e Pedro e partia rápido para os contra-ataques. Do lado do ABC, a aposta nos veteranos Aquiles, Vitocas e Ady não surtiu os efeitos desejados e só Bilicu conseguia remar contra a maré. No último intervalo, o Bairro tinha a vantagem de um ponto (48-47).

Os últimos dez minutos foram impróprios para cardíacos. O Bairro nunca aumentou a vantagem de cinco os 5-6 pontos e o público afecto ao ABC esperava a reviravolta a qualquer momento. A equipa do Bairro soube controlar o jogo até ao final e ainda falhou seis lances livres nos últimos três minutos da partida. Vitória difícil mas merecida dos canarinhos. Destaque para as exibições de Lamine, Pedro e Ademir (Bairro) e Bilicu (ABC).

CABO VERDE : Sub-20 - Seven vence ABC no último segundo da partida

O Seven Stars venceu o ABC por 78-76 no primeiro jogo da primeira mão da final do campeonato sub-20 em masculino.

Foi um jogo muito bem disputado do princípio ao fim. O equilíbrio reinou e ao intervalo o resultado era 31-30 a favor do Seven. No início do segundo tempo, ambas as equipas continuaram na toada de parada e resposta. A 12 segundos do fim do tempo regulamentar, a equipa azul vencia por dois pontos, mas Ricardo (ABC) fez um cesto quase impossível, empatou a partida e enviou o encontro para o prolongamento.

A emoção já tinha tomado conta da bancada do Pavilhão Vavá Duarte. O ABC começou melhor o tempo extra e fez 8-0 nos primeiros três minutos. O Seven Stars procurou contudo manter o equilíbrio no encontro. A 30 segundos do final, Ivan (Seven) com um triplo empatou a partida em 76-76. O ABC falhou o ataque seguinte e o Seven dispôs de 19 segundos para delinear um último lance que foi concretizado por Sékou mesmo em cima do apito final. Vitória da equipa do Seven Stars num jogo equilibrado, no qual o vencedor poderia ser qualquer uma das equipas. No próximo sábado joga-se a segunda mão da final.

CABO VERDE : Campeonato Basquetebol Santiago Sul: Arranque dos play-off

O Campeonato Regional de Basquetebol de Santiago Sul regressa hoje ao Pavilhão Desportivo Vává Duarte, com a realização de jogos da final em sub-20 masculino e meias-finais em seniores masculinos.

As formações do Seven Stars e ABC defrontam-se por volta das 19 horas, no primeiro jogo do play off da final em sub 20 masculinos e às 21 horas será a vez do ABC jogar com o Bairro no primeiro jogo do play off das meias finais em seniores masculinos.

O outro embate das meias-finais em seniores masculinos, entre as formações do Seven Stars e Tarrafal está marcado para sábado, no Pavilhão Desportivo Vává Duarte, na cidade da Praia.

ANGOLA : Rio Seco alberga primeiro treino da era Luís Magalhães

O primeiro treino da selecção nacional, dirigida tecnicamente pelo português Luís Magalhães, realiza-se hoje (quinta-feira), no pavilhão do Rio Seco, informou o seleccionador.

Durante a apresentação dos pré-convocados com vista a defesa do título africano na Líbia, o técnico disse que depois dos exames médicos, previstos para o período da manhã, os atletas efectuarão, a partir das 18 horas, o primeiro treino.

A preparação passa ainda pelas províncias de Cabinda e Benguela (Angola), Portugal e Itália onde deverão ser realizados de oito a 11 jogos.

Luís Magalhães, actual treinador da equipa do 1º de Agosto, substituiu Alberto de Carvalho "Ginguba" que, ao serviço da selecção nacional. conquistou o nono título continental, além da Taça Borislav Stanckovic e alcançar a melhor classificação africana num mundial (9º).

ANGOLA : Afrobasket2009 - Armando Costa e Divaldo Bunga ausentes da concentração da selecção

O base Armando Costa (1º de Agosto) e o poste Divaldo Bunga (EUA) foram os únicos ausentes hoje (quarta-feira) na concentração da selecção nacional sénior masculina de basquetebol que prepara a sua presença no Campeonato Africano (Afrobasket2009) a ser disputado de 5 a 15 de Agosto, na Líbia.

Falando à imprensa durante o primeiro encontro com os atletas, o seleccionador Luís Magalhães explicou que o jogador do 1º de Agosto foi dispensado para resolver assuntos pessoais, enquanto que o outro está indisponível por razões académicas, devendo juntar-se ao grupo apenas em Portugal no próximo mês.

A ocasião serviu para apresentação do programa de preparação dos campeões africanos com destaque para a primeira fase a decorrer em três províncias do país (Luanda, Cabinda e Benguela). A segunda e terceira fase terão lugar na Europa em
Portugal e na Itália, respectivamente.

Quinta-feira, no período da manhã, os pré-seleccionados efectuarão exames médicos e no final da tarde, no pavilhão do Rio Seco, terão o primeiro contacto técnico com o seleccionador.

Eis a lista dos pré-convocados:

Armando Costa, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Vlademir Ricardino, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Edmundo Ventura, Filipe Abraão, José Nascimento, Adolfo Quimbamba e Wilson da Mata (ASA), Domingos Bonifácio, Luís Costa, Leonel Paulo (Libolo), Paulo Santana, Carlos Morais e Eduardo Mingas (Petro de Luanda), Divaldo Bunga (EUA).

ANGOLA : Afrobasket2009 - Preparação da selecção de basquetebol dividida em três fases

A preparação da selecção nacional de basquetebol sénior masculina para o Afrobasket2009, na Líbia, inicia no país, passa por Portugal e termina em Itália, informou hoje o seleccionador nacional Luís Magalhães.

De acordo com o técnico, que falava à imprensa, a primeira fase começa a ser preparada em Luanda na quinta-feira, com testes médicos no período da manhã e treino de campo a tarde. Segunda-feira seguem para Cabinda onde permanecerão até ao dia 18 deste mês.

Em seguida, regressam a capital do país e três dias depois viajam para Benguela onde ficam até o dia 27. Neste período, o seleccionador afastará quatro dos 18 atletas convocados.

A segunda fase começa em Portugal, para onde viajam no dia 30 para preparar o Torneio Internacional de Lisboa (de 10 a 12 de Julho) e os Jogos Lusófonos (11 a 19 de Julho), e deverá contar com o poste Divaldo Bunga, a estudar e jogar nos EUA.

A etapa final da preparação terá lugar na Itália onde o “cinco” nacional efectuará dois jogos antes de partir para o local da competição (Tripoli – Líbia). Segundo Luís Magalhães os campeões africanos deverão realizar, no total, de oito a 11 jogos.

Eis os pré-convocados:

Armando Costa, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Vlademir Ricardino, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Edmundo Ventura, Filipe Abraão, José Nascimento, Adolfo Quimbamba e Wilson da Mata (ASA), Domingos Bonifácio, Luís Costa, Leonel Paulo (Libolo), Paulo Santana, Carlos Morais e Eduardo Mingas (Petro de Luanda), Divaldo Bunga (EUA).

03 junho 2009

MAROC : Éliminatoires CAN-2009 du Basket-ball Qualification du Maroc et de la Tunisie

Les équipes marocaine et tunisienne se sont qualifiées pour le 25e Championnat d'Afrique des Nations seniors hommes de basket-ball (CAN-2009), prévu en Libye du 5 au 14 août, après la victoire des Tunisiens devant la sélection algérienne par 69 points à 54, jeudi à la salle Fathallah El Bouâzzaoui à Salé, lors de la cinquième journée des éliminatoires.

Ce tournoi s'est disputé sous forme de championnat en rencontres aller-retour. Les deux premières équipes au classement final iront aux phases finales de la CAN-2009.

Par LE MATIN

CABO VERDE : Given Back traz stars à cidade da Praia

Babacar Sy, director da ADIDAS para África, está em Cabo Verde para preparar um jogo de exibição entre jogadores africanos que evoluem na Europa e a Selecção Nacional de Basquetebol, no âmbito do projecto Given Back.

O evento que acontece no dia 26 deste mês consiste na realização de um jogo de exibição de uma selecção de jogadores "stars" europeu de basket, que vão jogar contra a Selecção Nacional de Basquetebol, onde os fundos arrecadados serão oferecidos aos orfanatos.

"Está tournée nos leva para além de Cabo Verde, a Senegal, Mali, Burkina Faso e Níger. São esses cinco países onde os fundos serão revertidos aos orfanatos, que é uma maneira dos stars de origem africana que jogam na Europa de poderem ajudar o basket africano" frisou Babacar Sy.

Esta actividade conta com a parceria da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, que aproveita a oportunidade para proporcionar a selecção nacional uma "excelente" oportunidade para fazer um jogo treino, no quadro da preparação com vista ao AFROBASKET, que acontece no mês de Agosto na Líbia.

ANGOLA : Campeões africanos começam a preparar defesa do título

A selecção nacional sénior masculina concentra-se hoje, quarta-feira, as 17 horas no complexo desportivo da Cidadela, em Luanda, para dar início a preparação da defesa do título africano de basquetebol sénior masculino.
O "cinco" angolano, agora sob orientação de Luís Magalhães em substituição de Alberto de Carvalho "Ginguba", vai disputar o Afrobasket2009 a ter lugar na Líbia entre 5 e 15 de Agosto.
No entanto, a primeira fase dos trabalhos decorrerá no país, nas províncias da Huíla, Cabinda e Benguela, sendo a segunda na Europa com destaque para disputa do torneio internacional em Portugal com as selecções do Brasil, Finlândia e a anfitriã.
Angola é nove vezes campeã africana. A prova da Líbia qualifica os três priemiros classificados para o Campeonato do Mundo de 2010 na Turquia.

02 junho 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - O bem e o mal “alvi-negro”!

FORAM duas faces! Duas faces distintas do mesmo emblema. O emblema “alvi-negro”, que na jornada basquetebolística do fim-de-semana, na capital do país, pautou-se pelo bem e pelo mal. O bem personificado por mais uma estupenda vitória, pela marca de 61-47, frente a um Ferroviário que, a despeito de ainda se manter em pé, acreditando na sua auto-superação e consequentemente na superação de um adversário cada vez mais galvanizado, reconhece, por outro lado, que o Desportivo é a formação irrefutavelmente melhor colocada para arrebatar o título. Em femininos, foi onde residiu o mal do clube da águia, que viu o ímpeto do seu voo travado por uma locomotiva disposta a resgatar a sua supremacia, arrancando um triunfo por 64-56.

Com claras mostras de a bola-ao-cesto da cidade de Maputo mudar de rei, face à caminhada vitoriosa da turma de Carlos Ferro, a luta centra-se também no apuramento para a fase regional da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. E, para animar ainda mais este sensacional campeonato, vejamos estes dois resultados: o primeiro triunfo do Costa do Sol, frente ao Maxaquene, por números bastante expressivos para a natureza do adversário (113-64); e a vitória da Real Sociedade sobre Académica por convincentes 15 pontos (96-81), atiçando ainda mais a titânica luta entre os dois conjuntos pela qualificação para o “Nacional”.

Enfim, são dados que uma vez mais vincam a competitividade, o interesse e o suspense que vêm caracterizando a prova, facto igualmente testemunhado pela espectacular aderência do público nos recintos onde decorrem os jogos. O Desportivo está muitíssimo bem lançado na liderança com 10 pontos; o Ferroviário procura, debalde, derrubar este seu oponente; o Maxaquene está irreconhecível, com apenas uma vitória sobre o Costa do Sol, na primeira volta, tendo este, agora, se vingado extraordinariamente.

No Grupo B, Real Sociedade consolidou o comando, face à sua segunda vitória sobre a rival Académica, que, entretanto, protestou o jogo, alegadamente devido à má inscrição dos dois sul-africanos que actuam pelos “estudantes”, designadamente Sedrecki e Lake. Não longe do “conflito” estão Universidade Pedagógica e Aeroporto, dois conjuntos a encaixarem-se perfeitamente no campeonato e a revelarem que, caso houvesse possibilidade de disputarem a etapa regional sul da Liga Vodacom, bem poderiam trilhar pelo sucesso.

QUANDO DEOLINDA QUER…

Momentaneamente, face ao gigantismo do Desportivo, acompanhado pelo reluzir das suas estrelas, Anabela Cossa, Valerdina Manhonga, Cátia Halar e companhia, esquecemo-nos de nomes muito bem sonantes como os de Deolinda Gimo e Rute Muianga, duas referências incontornáveis da nossa bola-ao-cesto. Pois, diante das bicampeãs africanas, as “locomotivas” quiseram, e muito bem conseguiram, descarregar toda a vingança acumulada doutras competições, acabando por vencer sem quaisquer reticências por 64-56, com 36-27 ao intervalo.

Deolinda Gimo desta vez quis e conseguiu: foi verdadeiramente o esteio do triunfo da sua equipa, não somente pelos 30 pontos conseguidos como também pela forma como se exibiu, terminando com uma intervenção de se lhe tirar o chapéu. Rute Muianga ficou-se pelos 11 pontos, no entanto, a sua contribuição na contenda foi magnífica, silenciando o galanteio das “alvi-negras”, incapazes de travar o vendaval da turma de Carlos Aik. Mais: Nádia Zucule e Janete Monteiro foram de uma preciosidade fora de série, justificando-se perfeitamente a vitória construída brilhantemente.
Pelo seu figurino, acreditamos que este campeonato ainda vai continuar a prender a atenção dos amantes da modalidade. É que, nesta fase, talvez seja menos importante terminar na primeira posição, pois seguir-se-á a etapa dos “play-off”, altura em que o triunvirato Ferroviário, Desportivo e APolitécnica, neste momento com 11 pontos cada, decidirá efectivamente quem é quem.

QUADRO DE RESULTADOS

Seniores Masculinos
Eagles-Académica (35-77)
Aeroporto-UP (64-96)
Ferroviário-Desportivo (47-61)
Maxaquene-Costa do Sol (64-113)
Académica-Real Sociedade (81-96)
Eagles-Aeroporto (49-52)

Seniores Femininos
Ferroviário-Desportivo (64-56)
A Politécnica A-A Politécnica B (88-54)
Eagles-Académica (19-70)

01 junho 2009

CABO VERDE : APRESENTADA ESCOLINHA DE MINI-BASKET “ OS PRETORINHAS

A Direcção do grupo desportivo, recreativo e cultural, da ilha do Sal “Pretória” apresenta, de 30 de Maio a 1 de Junho, no âmbito das comemorações do dia da criança, a sua escolinha de mini-basket “os pretorinhas”. Do programa de apresentação consta um leque diversificado de actividades recreativas, pedagógicas, desportivas e culturais

Espargos, 26 Maio-A Direcção do grupo desportivo, recreativo e cultural, da ilha do Sal “Pretória” apresenta, de 30 de Maio a 1 de Junho, no âmbito das comemorações do dia da criança, a sua escolinha de mini-basket “os pretorinhas”.

Do programa de apresentação consta um leque diversificado de actividades recreativas, pedagógicas, desportivas e culturais.

Para além dos jogos e brincadeiras, haverá no dia 1 de Junho, um desfile das crianças da escola, nas ruas da vila dos Espargos e um lanche/convívio, envolvendo pais e encarregados de educação, amigos e sócios do clube.

A Escolinha “Os Pretorinhas” vem na linha de continuidade de um projecto anterior a “Escolinha EMBASAL” e da preocupação de melhorar e cimentar a imagem do GDRCP como clube formador.

Representa, na óptica da sua direcção, “o culminar de um sonho antigo dos fundadores. o facto de a sua apresentação acontecer no dia internacional das crianças è “um sinal forte do comprometimento deste grupo com a causa social e em especial com a defesa dos direitos dos meninos.

JLC