Africa Basquetebol

30 junho 2012

MOÇAMBIQUE : Termina Torneio de Mini-Básquete

CAI esta manhã pano sobre o sétimo torneio infantil de basquetebol, mais conhecido por Mini-Basquetebol-Millenium bim 2012, prova que tem por objectivo a massificação da modalidade e descoberta de novos talentos.
O certame iniciou-se a 12 de Maio, envolvendo 28 equipas, 14 por cada sexo, provenientes dos bairros, clubes, escolas e núcleos de praticantes de basquetebol.
A prova foi disputada num sistema clássico de todos contra todos, numa primeira fase, qualificando para a etapa seguinte os quatro melhor posicionados que entre si disputaram acesso à final.
O torneio esteve dividido em dois escalões, o primeiro envolveu crianças dos seis aos oitos anos de idade e no segundo tomaram parte petizes de faixas etárias compreendidas entre nove e 12 anos.
Para as finais que hoje têm lugar estão agendados os seguintes embates: Andorinhas-Gazelinhas, em femininos, e Tigrezinhos-Golfinhos, em masculinos, isto para o primeiro escalão.
Para o segundo escalão temos Panteras-Avestruzes e Rolas-Vespas, respectivamente em femininos e masculinos. Após estes jogos haverá espaço para a premiação dos vencedores e dos atletas que mais se destacaram.

CABO VERDE : Torneio internacional quebra marasmo do basquetebol feminino


Torneio internacional quebra marasmo do basquetebol feminino

O basquetebol feminino começa esta sexta-feira a ser a grande atracção no gimnodesportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia. Em cartaz vai estar o torneio internacional da modalidade, que conta com a participação da equipa sénior da Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense – SIMECQ (Portugal) – e das selecções de Santiago Sul, Santiago Norte e Sal. A Comissão Organizadora diz que o torneio tem por objectivo quebrar o marasmo e devolver a auto-estima à modalidade da bola ao cesto na capital.

Além de desafiar o nível técnico e táctico das atletas nacionais, Denise Fonseca, basquetebolista e membro da Comissão Organizadora, realça que o torneio tem por objectivo quebrar o marasmo e devolver a auto-estima à modalidade da bola ao cesto na capital. Mais: é um grande palco para as nossas basquetebolistas mostrarem a sua qualidade e provarem que o basquete ainda tem solução na maior região desportiva do país.
“Queríamos apenas fazer um jogo com a equipa portuguesa, mas as selecções do Sal e de São Vicente souberam da iniciativa e manifestaram logo a sua vontade em participar. Assim, o torneio terá outro nível, mais interesse e emoção”, comenta a responsável.
Ainda assim, Denise Fonseca constata que só esse passo não chega. Pede “colaboração e mais interesse” de todos os amantes e simpatizantes para levantar esta modalidade que já carregou multidões e já deu muitas alegrias aos cabo-verdianos.
O torneio, que termina no próximo dia 2 de Julho com a entrega dos troféus, é organizado por um grupo de basquetebolistas da Praia, é patrocinado pela Câmara Municipal da Praia e acontece no âmbito das festividades da independência nacional, que se realizam no dia 5 de Julho.

ANGOLA : Angola derrota Jordânia na despedida

José Carlos Guimarães define plantel para abordar o torneio qualificativo na capital da Venezuela e deixa de fora Roberto Fortes

Fotografia: Mota Ambrósio
A Selecção Nacional de Angola conquistou a medalha de bronze do torneio internacional de basquetebol Super 4 Israel Sarmiento, que fez disputar o troféu Governador Tarek William Saab, mercê do terceiro lugar na prova de antecâmara para a repescagem para os Jogos Olímpicos, que começa na segunda-feira, em Caracas.
Angola, que na última ronda venceu a Jordânia por expressivos 90-73, terminou com sete pontos, os mesmos que a Venezuela e a República Dominicana, primeiro e segundo classificados, respectivamente, enquanto a Jordânia foi última, com apenas três pontos.
A equipa anfitriã perdeu diante da República Dominicana, por 84-88, resultado encontrado após prolongamento, já que no final do tempo regulamentar registava uma igualdade a 76 pontos.
Contrariamente ao preceituado nos regulamentos da FIBA Mundo, a que acresce uma falta gritante de conhecimento ou de atenção por parte da coordenação da equipa nacional, Angola foi relegada para o terceiro lugar, quando na verdade a posição correcta é o segundo.
Contas feitas, divisão dos pontos marcados pelos sofridos, como recomenda a FIBA Mundo, atribui o primeiro lugar à Venezuela, com um coeficiente de 1,01 (174 pontos marcados e 171 sofridos), 1 para Angola (155/155) e 0,98 para a República Dominicana (153/156), percentagem que, por ordem decrescente, determina a classificação final.
Infelizmente e para nosso espanto, e também da delegação da República Dominicana, ninguém na hora certa apresentou uma reclamação junto da organização, que numa clara violação dos regulamentos deu por validada a classificação.
No que à equipa nacional angolana diz respeito, o terceiro lugar não está em causa, até porque a participação neste torneio teve por objectivo melhorar os seus diagramas ofensivos e defensivos, um melhor raciocínio táctico, elevação da condição físico-atlética e de técnica individual, além de dar mais maturidade e competitividade ao conjunto.É urgente uma readaptação ao facto de jogarmos no campeonato nacional 12 minutos (sistema americano e seis faltas), quando o que se joga internacionalmente são dez minutos e cinco faltas, o que faz com os atletas e treinadores se readaptem à intensidade do jogo e inclusive dêem mais atenção ao número de faltas cometidas.

ANGOLA : Selecção privilegia hoje os trabalhos de campo


Condição física atarefa grupo de trabalho
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de ter dedicado o dia de ontem a exercícios físicos, no ginásio da Sistec, a selecção nacional masculina de basquetebol em Sub-18 que projecta a sua participação no Campeonato Africano das Nações da categoria, a disputar-se de 16 a 25 de Agosto, em Maputo, privilegia hoje, na única sessão de treino do dia, aos trabalhos de campo que são realizados no Pavilhão Principal de Cidadela Desportiva. Ao contrário do que inicialmente estava previsto, o combinado nacional apenas ontem começou a realizar a bateria dos exercícios físicos no ginásio da Sistec, depois da direcção da Federação Angolana de Basquetebol ter feito o pagamento do aluguer do local escolhido pelo seleccionador nacional, Elvino Dias.

Em face do constrangimento que o grupo sofreu na primeira semana de preparação com ausência de ginásio, os comandados de Elvino Dias perderam nada menos, nada mais do que 16 horas de treinos, correspondente a quatro sessões. Apesar desta situação, o seleccionador nacional assegurou que vai trabalhar no sentido de recuperar o tempo perdido, refazendo o seu plano preparatório. “A condição física é extremamente importante, dado o nível de exigência de um Campeonato Africano das Nações. Infelizmente, perdemos quatro sessões de treino mas, o impasse foi resolvido e vamos procurar reformular a nossa programação de forma a recuperarmos o tempo perdido”, asseverou Elvino Dias.
Depois de terem representado os seus clubes, na terça, quarta e quinta-feira, os seleccionados para o Afrobasket de Maputo divididos em dois grupos estiveram presentes no ginásio da Sistec, onde puseram à “prova” as suas aptidões físicas. Transições rápidas defesa ataque, circulação da bola em todas as áreas de jogo, lançamentos a curta e longa distância, entre outros, vão seguramente dominar a sessão de treino desta manhã, com palco no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. A partir de segunda-feira, a selecção nacional entra na preparação específica, com a condição física a merecer atenção especial da equipa técnica nacional, liderada por Elvino Dias.

No Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket de Maputo, , Angola vai à procura do passe de acesso ao Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se no Canadá, em 2013. Apesar da missão ser bastante difícil, Elvino Dias não esconde o desejo de qualificar o cinco nacional no Campeonato do Mundo. No total, 18 basquetebolistas trabalham às ordens do seleccionador nacional.

Pré-olímpico

Angolanos em concentração máxima


Depois ter participado no Torneio Super 4 Israel Sarmiento, prova que antecede o Torneio Pré-olímpico, a Selecção Nacional está totalmente concentrada, tendo em atenção a sua estreia segunda-feira, diante da similar da Macedónia, em partida referente à primeira jornada do Grupo D.Cumprida que está a digressão que começou em Espanha, passando pelo Brasil e culminando com a participação do cinco nacional no Torneio Super 4 Israel Sarmiento, os comandados de José Carlos Guimarães aguardam agora pela estreia na competição que apura os últimos representantes nos Jogos Olímpicos de Londres.
Os angolanos traçaram como meta a atingir a ida aos Jogos de Londres, mas, para tal, vai ter de se posicionar entre as três melhores, num universo de 12 selecções. Em Espanha, o cinco nacional realizou dois jogos de controlo, tendo vencido o Baloncesto de Leon, por 108-44, Fuenlabrada, por 71-70, ao passo que no Brasil vergou o São Bernardo da primeira divisão de São Paulo, por 95-73. Posteriormente, seguiram-se as três partidas no Torneio Super 4 já no palco da competição.

Angola, República Dominicana, Macedónia, Grécia, Jordânia, Coreia, Lituânia, Nova Zelândia, Nigéria, Porto Rico, Rússia e Venezuela são as formações que vão lutar pelos três passes de acesso aos Jogos Olímpicos de Londres. Os vice-campeões africanos procuram a sexta participação consecutiva nos Jogos Olímpicos, depois de Barcelona’92 (Espanha), Atlanta’96 (Estados Unidos), Sidney’2000 (Austrália), Atenas’2004 (Grécia), Pequim’2008 (China).

29 junho 2012

MOÇAMBIQUE : BÁSQUETE TORNEIO DE ABERTURA - Maxaquene–Ferroviário: clássico sempre apetecível




MAXAQUENE e Ferroviário protagonizam o jogo mais importante da ronda de hoje do Torneio de Abertura de Basquetebol em seniores masculinos. O encontro terá lugar no Pavilhão do Desportivo, a partir das 18:30 horas, e conta para o acerto da quarta jornada, prometendo uma agradável propaganda da bola-ao-cesto.
 
Trata-se de formações que sempre que entram numa competição o fazem com o intuito de ganhar, ou não seriam duas das melhores colectividades nacionais. Em 2008 e 2009 estiveram inclusive na final da Liga Nacional, tendo os “locomotivas” ganhado no primeiro ano e depois os “tricolores” no segundo.
Noutro desafio marcado para esta noite, o Costa do Sol bate-se no campo do Ferroviário, a partir das 20:00 horas, com A Politécnica. Os “canarinhos” atravessam um bom momento de forma e são favoritos a conquistar os dois pontos.
Já amanhã, será a vez do Desportivo, líder isolado, entrar em acção para defrontar, às 16:00 horas, no seu campo, a formação de Matolinhas.
Na partida mais apetecível da sétima jornada, Maxaquene e UP esgrimem forças a partir das 18:30 horas no mesmo recinto.
Os “tricolores” terão dois jogos em dois dias seguidos e frente a dois adversários de grande categoria. Será uma prova de fogo à homogeneidade deste colosso do básquete nacional. Aliás, estão proibidos de vacilar sob o risco de ver os vizinhos “alvi-negros” festejarem a conquista do troféu.
O Desportivo lidera com 12 pontos, seguido de perto pelo Costa do Sol com menos dois.

ANGOLA : Pré-selecção trabalha no ginásio

Exercícios físicos dominam a sessão de hoje
Fotografia: Jornal dos desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol masculina de sub-18, que prepara a sua participação no Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 16 a 25 de Agosto próximo, em Maputo, começa a partir de hoje a trabalhar a condição física no ginásio da Sistec, depois da direcção da FAB ter pago o aluguer do recinto. Depois de terem sido dispensados para os respectivos clubes na terça e quarta-feira, os pré-seleccionados retomam a preparação apenas hoje, em função da equipa do Petro de Luanda ter realizado o seu jogo ontem. Exercícios físicos vão dominar as duas sessões de treino previstas para o dia de hoje.

No período matinal, a pré-selecção nacional vai trabalhar das 8h00 às 10h00, e no da tarde a sessão começa às 14h00 e termina às 16h00. Amanhã, os comandados de Elvino Dias realizam o trabalho de campo, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a partir das 8h00, em sessão única do dia. De acordo com o plano de trabalho a que o Jornal dos Desportos teve acesso, as duas primeiras semanas são dominadas por preparação geral, sendo que a preparação específica começa na terceira semana, ou seja, no dia 2 de Julho e termina a 21 do mesmo mês. O trabalho de recuperação começa na sexta semana, sendo que o microciclo de controlo está previsto para a sétima semana.
Antes de embarcar para o palco da competição, a Selecção Nacional vai realizar um estágio pré-competitivo em Joanesburgo. No Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, o cinco nacional procura o apuramento ao Campeonato do Mundo, competição a disputar-se em 2013, no Canadá. Para concretizar o sonho, a selecção nacional tem que se posicionar nos dois primeiros lugares. Em declarações ao Jornal dos Desportos, Elvino Dias reconheceu que a tarefa não se afigura fácil, mas tudo vão fazer para que o sonho se torne realidade.

“Temos consciência das dificuldades que vamos enfrentar no Afrobasket de Maputo, dado o potencial das demais selecções. Mas devo assegurar que vamos dar o nosso melhor porque queremos qualificar-nos para o mundial”, disse. Angola vai competir ao lado das selecções do Egipto, Tunísia, Argélia, Moçambique, Mali, Senegal, Nigéria, Costa do Marfim, entre outras. Para o Afrobasket de Maputo foram convocados 18 atletas, de onde saem os 12 que vão representar as cores do país no certame.

Desporto Universitário
Semi-finalistas são conhecidos amanhã

Os semi-finalistas do torneio de basquetebol sénior masculino universitário são conhecidos amanhã, após a disputa da terceira partida dos quartos-de-final da competição. A Faculdade de Ciências recebe amanhã, a partir das 15h00, no campo de São Domingos, a Universidade Privada de Angola, e duas horas mais tarde, no mesmo recinto, o Isced mede forças com a Universidade Lusíada. No campo do Vila Clotilde, a Faculdade de Medicina vai receber a Universidade Independente de Angola (Unia). Para as meias-finais do torneio passam as duas primeiras equipas de cada série.

No torneio de voleibol feminino, a Universidade Privada de Angola (Upra) defronta na segunda-feira, a Universidade Independente de Angola, ao passo que a Universidade Jean Piaget defronta a Universidade Lusíada. As duas partidas são disputadas no campo de São Domingos. David Adão, da Universidade Independente de Angola, lidera o torneio de xadrez, com 4,5 pontos, seguido de Carlos Fernandes, da Universidade Gregório Semedo, com quatro, e Erison Soares, da Universidade Independente de Angola, com 3,5. Catarino Domingos, um dos consagrados atletas de xadrez do país, a representar a Faculdade de Letras, ocupa o quarto posto, com três pontos. MC

28 junho 2012

MOÇAMBIQUE : BÁSQUETE TORNEIO DE ABERTURA - Maxaquene surpreende A Politécnica A



O MAXAQUENE esteve em bom plano na sétima jornada do Torneio de Abertura de basquetebol em seniores femininos depois de ter vencido A Politécnica “A”, uma das principais candidatas a conquistar o troféu, por 45-42.
 
As “tricolores” protagonizaram desta forma a surpresa da ronda até porque não vinham tendo bons resultados pelo que o desfecho deixou estupefactos os adeptos da modalidade em particular.
Mas importa salientar que se tratou de um embate super-renhido. Aliás, o “score” final de apenas três pontos de vantagem favorável ao Maxaquene reflecte por si o quão este encontro foi emocionante. Numa dupla jornada, a equipa “tricolor” já não esteve tão bem frente A Politécnica B se se atender que perdeu, por 52-38.
Outro jogo empolgante da ronda foi o que colocou frente-a-frente o Costa do Sol e o Ferroviário com os quatro períodos a serem disputados taco-a-taco. No final venceu a equipa que menos errou no momento de atirar o cesto, no caso a turma “locomotiva”.
As “canarinhas” foram mais felizes no despique com as “alvi-negras” tendo ganho, por 67-42.
Em seniores masculinos, o Desportivo somou a sexta vitória em igual número de jogos disputados ao destroçar a formação do Aeroporto, por 94-51. Os “alvi-negros” que surgem em grande forma neste início de época estão bem lançados para arrecadar o título.
O Maxaquene, outro sério concorrente a conquistar o primeiro troféu da época, venceu A Politécnica, por 59-50. Se os “tricolores” enfrentaram algumas dificuldades para vencer, o mesmo não se pode dizer do Costa do Sol que esmagou a turma de Matolinhas, por 81-39.
Os “canarinhos” continuam a rubricar uma boa prova e apesar de não terem muitas possibilidades de chegar ao primeiro lugar vão deixando assente que em próximas competições terão uma palavra a dizer.

ANGOLA : Angola perde com Venezuela

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina perdeu na madrugada de hoje, em Caracas, frente a sua congénere da Venezuela por 90-83, na segunda jornada do torneio das quatro nações.
 Ao intervalo, os venezuelanos, que jogaram em casa, venciam por 59-38.
A competição serve de preparação para o torneio pré-olímpico, qualificativo aos Jogos de Londres2012.
Competem na prova a República Dominicana, que perdeu com Angola na ronda inaugural por 72-67, Venezuela e Jordânia, esta última adversária da selecção nacional na madrugada de sexta-feira.

ANGOLA : Interclube já prepara época sob o comando de Ginguba

Novo comandante anuncia revoluções no plantel
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com o técnico Alberto de Carvalho “Ginguba” na liderança, a formação do Grupo Desportivo Interclube começa, a partir de segunda-feira próxima, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a preparar a época desportiva 2012/2013, para a qual a prioridade passa pelo rejuvenescimento da turma da Polícia.Contratado para duas temporadas com mais uma de opção, Alberto de Carvalho “Ginguba”, que ao serviço da Selecção Nacional conquistou em 2006 o nono lugar no Campeonato do Mundo, tem a missão de reestruturar a equipa adstrita à Polícia Nacional.
De acordo com o novo técnico do Interclube, a Comissão de Gestão, liderada por Alves Simões pediu à dupla técnica constituída por Alberto de Carvalho “Ginguba” e Manuel de Sousa “Necas” para formar uma equipa rejuvenescida, para posteriormente a tornar altamente competitiva.“Gostava de reiterar os meus agradecimentos à Comissão de Gestão do Interclube pelo convite que me formulou para dirigir a equipa principal de basquetebol.Aceitei abraçar o desafio que, numa primeira fase, passa pelo rejuvenescimento da equipa e nós, técnicos, vamos seguramente cumprir essa orientação”.

Questionado sobre a luta pelo título do Campeonato Nacional, o ex-seleccionador nacional afirmou “que não é prioridade neste seu primeiro ano”.“A Comissão de Gestão pediu-me apenas para rejuvenescer a equipa e torná-la altamente competitiva. Se vamos rejuvenescer o plantel é prematuro pensarmos na luta pelo título nacional. Portanto, se conseguirmos aliar esses dois binómios (rejuvenescimento/título) é ouro sobre azul”, finalizou o campeão africano pela Selecção Nacional.

Alberto de Carvalho vai começar, a partir de segunda-feira, a observar os jogadores juniores com potencialidades para integrar o plantel principal da equipa.A formação do Interclube pode realizar um estágio no estrangeiro, segundo fez saber o novo timoneiro da turma da Polícia que substituiu no cargo José Carlos Guimarães.

Novos estrangeiros vão reforçar a equipaA Comissão de Gestão do Grupo Desportivo Interclube vai contratar nos próximos meses dois atletas estrangeiros para reforçar a equipa, tem em vista a nova temporada basquetebolista, adiantou Alberto de Carvalho “Ginguba”.“Nós precisamos de reforçar a nossa equipa com dois atletas estrangeiros e a Comissão de Gestão mostrou-se receptiva ao nosso pedido”, disse.Os norte-americanos Matth, poste, e Kevin, base, foram dispensados do grupo.

BASQUETEBOL
Angola abre com vitória em Caracas

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina venceu ontem, em Caracas (Venezuela), a República Dominicana, por 72-67, em partida da primeira jornada do torneio das Quatro Nações.A competição serve de preparação para o torneio pré-olímpico, qualificativo para os Jogos Olímpicos de Londres’2012. Noutra partida, a selecção anfitriã derrotou a Jordânia, por 81-42. Angola defrontou na madrugada de hoje a Venezuela, para a segunda jornada, ao passo que a República Dominicana mediu forças com a Jordânia.

Operação Maputo
Sub-18 regressam aos trabalhos


Depois de terem sido dispensados por dois dias para os respectivos clubes, os pupilos de Elvino Dias regressam hoje aos trabalhos da selecção nacional de Sub-18, que agendou para os dias de hoje e amanhã os exercícios físicos no ginásio da Sistec.Segundo apurou o Jornal dos Desportos junto do chefe de Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, o órgão que supervisiona a modalidade no país já efectuou o pagamento para a utilização do ginásio da Sistec.

Exercícios de musculação vão dominar as duas horas de treinos, isto das 8h00 às 10h00. No período vespertino, isto é das 14h00 às 16h00, os pupilos de Elvino Dias voltam a aprimorar a componente física.Amanhã, a selecção nacional, que projecta a sua participação no Campeonato Africano das Nações da categoria, prova a decorrer de 16 a 25 de Agosto, em Maputo, volta a trabalhar a vertente física.Sábado, no Pavilhão principal da Cidadela Desportiva realiza os trabalhos de campo, numa única sessão. O combinado nacional vai à procura do passe de acesso ao Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se em 2013, no Canadá MC

27 junho 2012

MOÇAMBIQUE : Envolvendo escolas secundária da cidade e província de Maputo: Emoções de básquete “show” de regresso

O TORNEIO interescolar mais conhecido por basquete show regressa no próximo sábado com o envolvimento de 16 equipas da província e cidade de Maputo.
 
Com efeito, durante a semana passada decorreu o clinic, uma palestra coordenada pelos organizadores da prova com vista a actualizar os técnicos as novas regras de basquetebol.
Este ano e pela primeira vez na história, haverá torneio feminino, o qual será disputado por apenas quatro equipas, nomeadamente Escolas Secundárias da Polana, da Matola, do Estrela Vermelha e da Avenida Eduardo Mondlane.
Já em masculinos, os participantes serão as Escolas Secundárias Eduardo Mondlane, Estrela Vermelha, Noroeste um e dois, Avenida Eduardo Mondlane, Colégio Kitabu, Polana, Josina Machel, Francisco Manyanga, Malhazine, Zona Verde e Matola, estas duas últimas da província de Maputo.
O torneio masculino arranca no dia 30, enquanto o feminino arranca no dia 28 de Julho. O encerramento está marcado para o dia 25 de Agosto.
Na edição deste ano, apenas os atletas nascidos entre 1996 e 1997 é que deverão tomar parte do evento, ou seja 16 anos é a idade limite.
O Basquete show foi instituído em 2007, ano em que a Escola Secundária Estrela Vermelha sagrou-se vencedora do torneio. Nas edições de 2008 e 2009, a Escola Secundária da Matola ganhou o evento, e em 2010 a Josina Machel é que cometeu a proeza, para em 2011, a Matola recuperar o título.
O torneio é organizado pelo Ministério da Educação em coordenação com as direcções provinciais de educação da cidade e província de Maputo

ANGOLA : Campeãs africanas regressam a Angola

Luanda - A selecção nacional sénior feminina de basquetebol chegou esta terça-feira, a Luanda, depois de ter cumprido estágio de 21 dias na China, onde disputou o torneio das quatro nações, preparatório para os Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra) de 27 de Julho a 12 de Agosto próximos. Na Ásia, as campeãs africanas realizaram seis jogos, defrontando a China (53-71, 59-68), Austrália (60-74, 46-66) e Nova Zelândia (76-64, 58-68), em prova disputada a duas voltas. Venceram apenas um desafio.
A equipa nacional prepara-se para a primeira presença em Jogos Olímpicos. Conseguiu apuramento directo mercê da conquista do título continental no Afrobasket de Bamako (Mali), emSetembro de 2011.

ANGOLA : Angola estreia-se com vitória no torneio das Nações

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina venceu esta madrugada, em Caracas (Venezuela), a República Dominicana, por 72-67, em partida da primeira jornada do torneio das quatro nações.
 A competição serve de preparação para o torneio pré-olímpico, qualificativo aos Jogos Olímpicos de Londres2012.
Noutra partida, a selecção anfitriã derrotou a Jordânia, por 81-42.
Angola defronta esta noite a Venezuela, para a segunda jornada, ao passo que a República Dominicana mede forças com a Jordânia.

ANGOLA : Dificuldades marcam início dos trabalhos da Selecção

Primeira semana de trabalhos foi improdutiva para a pré-selecção nacional que projecta o Afrobasket de Maputo
Fotografia: Jornal dos Desportos
A falta de ginásio para aferir a condição física da pré-selecção nacional de basquetebol masculino de sub-18 que projecta a sua participação no Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, a disputar de 16 a 25 de Agosto próximo, em Maputo, tem dificultado o início dos trabalhos do combinado nacional, de acordo com o seleccionador nacional, Elvino Dias.

Esta situação forçou a equipa técnica nacional a alterar o plano de preparação previamente elaborado que privilegiava a componente física na primeira semana de preparação. Elvino Dias, seleccionador nacional, diz que caso a situação não seja resolvida nas próximas horas, pode estrangular todo um programa com consequências negativas da participação da Selecção Nacional que busca o apuramento ao Campeonato do Mundo do Canadá, a disputar-se em 2013.
“Infelizmente, das quatro sessões de ginásio que marcámos para a primeira semana de preparação, não realizámos nenhuma e estamos a correr o risco de esta semana falharmos novamente os exercícios físicos. Começa a ser preocupante já que temos na competição adversários que em termos de peso e altura são superiores a nós e daí que é importante nos prepararmos fisicamente bem”, alertou o seleccionador nacional. Os 18 pré-seleccionados para a “operação” Maputo foram dispensados ontem para os seus clubes, estando o regresso aos trabalhos de preparação do combinado nacional marcado para amanhã.

Amanhã e sexta-feira estão marcados quatro sessões no ginásio, sendo que no sábado o cinco nacional efectua o segundo treino de campo, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. O plano de preparação a que o Jornal dos Desportos teve acesso, mostra que as duas primeiras semanas de trabalho ficaram marcadas por preparação geral, ao passo que o trabalho específico arranca na terceira semana, isto é, a 2 de Julho próximo.
A pré-selecção nacional tem agendado um estágio pré-competitivo de 12 dias em Joanesburgo, antes de rumar via terrestre para o palco da competição.
Para o Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto” o seleccionador nacional convocou os seguintes basquetebolistas: Ivanádio Menezes, Mieze Francisco, José Kipanda, Joel Domingos, Reginaldo Kanza, Fernando Kambuando, Carlos Cabral, Joel Fernandes, André João, Teotónio Dó, Yanick Quimuanga, Joaquim Pedro, Joel Francisco, Leonildo Tchokhopa, Moussa Kaba, Sílvio Manuel, Valter dos Santos e N`gombo Rogério.

Londres/2012
Senhoras retemperam energias


A pré-selecção nacional sénior feminina de basquetebol retempera as energias no país, depois de ter regressado ontem ao país, vinda da China, onde cumpriu um estágio pré-competitivo visando os Jogos Olímpicos de Londres, competição que arranca a 27 de Julho próximo. As comandadas de Aníbal Moreira seguem viagem para Lisboa no dia 5 de Julho próximo, em trânsito para Londres, palco dos Jogos Olímpicos. Nas terras asiáticas, o cinco nacional, que vai marcar a sua estreia na maior cimeira desportiva do mundo, realizou cinco jogos de controlo, tendo ganho um e perdido quatro. Angola vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres ao lado das selecções dos Estados Unidos, campeã olímpica em título, China, ao passo que as outras três selecções saíram do torneio pré-olímpico da Turquia. MC
Falta de ginásio
Federação promete solucionar o caso


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol está a envidar esforços para colocar a pré-selecção nacional de basquetebol masculino em sub-18 a treinar no ginásio da Sistec, local escolhido pelo seleccionador nacional, Elvino Dias, para a realização dos exercícios físicos. Ontem, em declarações ao Jornal dos Desportos, o chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, assegurou que a sua instituição vai esta semana solucionar o problema que a pré-selecção está a encontrar para utilizar o ginásio da Sistec. “Acabei de reunir (ontem) com o nosso financeiro para tratar da questão do aluguer do ginásio da Sistec. Tivemos alguns problemas para desbloquear as verbas e esta situação fez com que a pré-selecção nacional falhasse as quatro sessões de treino que tinha agendado no ginásio da Sistec. Penso que é uma questão de horas”, garantiu o executivo do órgão reitor da modalidade. Amanhã e sexta-feira estão agendados mais quatro sessões de treino no ginásio da Sistec.

ANGOLA : Lusíada e Ciências próximos das meias

Universidade Lusíada e a Faculdade de Ciências estão próximos de se qualificarem para as meias-finais do Campeonato
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Universidade Lusíada e a Faculdade de Ciências estão próximos de se qualificarem para as meias-finais do Campeonato Universitário de basquetebol sénior masculino, depois de terem ultrapassado os seus adversários no último fim-de-semana, para os quartos-de-final. Para a série A, a Faculdade de Ciências cilindrou a Universidade Jean Piaget, por 61-33, ao passo que a Universidade Privada de Angola (Upra) vergou a Piaget, por expressivos, 84-50. A série e formada por três equipas cada.

Na série B, a Universidade Lusíada bateu dificilmente a Faculdade de Ciências Sociais, por 56-53. Já na segunda jornada, a Faculdade de Ciências Sociais perdeu frente ao Isced, por 66-68. No torneio feminino de voleibol, a Universidade Independente de Angola derrotou a Universidade Jean Piaget, por 2-1, com os parciais de 19-25, 25-20 e 15-8. A Faculdade de Medicina perdeu com a Universidade Lusíada, por 0-2, com os parciais de 11-25 e 12-25. Para a quinta jornada, a Faculdade de Medicina voltou a perder desta frente a Universidade Jean Piaget, por 1-2, com os parecias de 14-25 e 17-25. Já em masculinos, a Universidade Jean Piaget derrotou a Faculdade de Medicina, por 2-1, com os parciais de 25-21, 24-26 e 15-9. A Piaget perdeu frente a Universidade Independente de Angola, por 0-2, com os parciais de 12-25 e 16-25. A Unia derrotou a Faculdade de Medicina, por 20-0, com os parciais de 15-25 e 6-25.

25 junho 2012

ANGOLA : Henriques Albano manda na Huíla

Homem-forte da Assciação da Huíla quer novos rumos para a modalidade na província
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Associação Provincial de Basquetebol da Huila (APBH) tem, desde sábado último, um novo presidente de direcção, eleito por unanimidade pelos clubes sedeados na cidade do Lubango para definir as politicas da modalidade durante o quadriénio de 2012-2016. Trata-se do antigo secretário-geral de direcção, Henriques Albano, que substitui Luis Garrido Lisboa ao vencer nas eleições realizadas que tiveram lugar na sala de reuniões da Direcçao Provincial da Juventude e Desportos da Huíla, por seis votos.
O novo homem forte da “bola ao cesto” nas terras altas da Chela mereceu o voto de confiança do Benfica Petróleo do Lubango, Sporting Clube do Lubango, Ferroviario da Huíla, Desportivo da Chibia, Heja Comercial e Clube Desportivo da Huíla. Não comparaceu para exercer o seu direito de voto a formação do Logos. O combate cerrado à adulteraçao de idades, a expansão da modalidade aos municípios, comunas e bairros da província e a participação em campeonatos nacionais em ambos sexos constituem algumas das linhas de força do novo elenco da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, para o quadriénio de 2012-2016.
Henriques Albano prometeu honrar os compromissos feitos durante a campanha eleitoral, com destaque para a descoberta de talentos para a modalidade nos municípios. Disse constituir também prioridade do elenco ora escolhido uma grande parceria com o desporto escolar, por ser o viveiro de qualquer modalidade. O dirigente desportivo argumentou que a expansão do basquetebol a outros municipios da província vai motivar a presença de formaçoes dessas localidades nos campeonatos provincias.
“O basquetebol vai estender-se a outros municipios porque, ultimamente, temos desenvolvido essa modalidade no munícipio sede, com a inclusão da Chibia, mas vamos efectuar um levantamento nos outros municípios para que as secções municipais dos desportos possam marcar presença nas competiçoes provinciais. Ainda que não seja por clubes, espero que estejam com equipas mistas, para que o basquetebol se possa expandir aos municípios, comunas e bairros”, sublinhou. O dirigente afirmou que a associação que agora dirige vai, durante o mandato, proceder a um levantamento das infra-estruras existentes em todos municípios e, caso não existam nessas regiões, analisar com as as administrações locais as possibilidades de as construir.
Henriques Albano disse que o trabalho de combate à adultertaçao de idades vai merecer uma especial atençao, pois a Huíla foi por duas vezes penalizada em competições nacionais devido a essas práticas negativas. Disse que, com a realização dos campeonatos provincias para breve, nenhuma equipa vai pode participar sem estar inscrita na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), para esclarecer depois que a documentação necessária para o efeito é o Bilhete de Identidade e o Assento de Nascimento.
“Acreditamos que se a FAB homologar essas inscrições, a associação não terá qualquer tipo de responsabilidades. Por isso, é necessária a inscriçao na FAB. Também vamos fazer um trabalho com os clubes para que os encarregados de educação dessas crianças possam estar directamente ligados à associação, afim de acompanhar em termos de idades e o desenvolvimento desses petizes”, defendeu.

O novo elenco da Associação de Basquetebol da Huíla é constituído por António Silveiro, na presidência da mesa da assembleia-geral, Sandra Rosa,vice-presidente, e Job Celestino, secretário. A direcção conta com Henriques Albano, como presidente, e Diogo Gomes (secretário-geral). O Conselho Jurisdicional tem como presidente Joaquim Vasconcelos, Stela Afonso (secretária) e Cruz Aleixo (vogal).

O Conselho Fiscal é integrado por Cláudio Francisco, Albano Sacapa (secretário) e Elma Cristina de Oliveira R.Cuvolo como vogal. Felisberto Muatchissengue coordena o Conselho de Disciplina, contando com o auxílio de Agnes Alfredo (secretário) e Ema Vanda (vogal), Aurélio Moisés “Lellas”, dirige o Conselho Técnico, enquanto Adriano Manuel ocupa o cargo de presidente do Conselho de Arbitragem. José Heta é o secretário e Francisca Diniz, vogal.

24 junho 2012

ANGOLA : Selecção segue hoje para Caracas


A Selecção Nacional de Basquetebol senior masculino segue hoje para Caracas
Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de Basquetebol senior masculino, que cumpriu em São Paulo a etapa derradeira do estágio pré-competitivo, segue hoje para Caracas, Venezuela, palco do Torneio Pré-olímpico.
Atraso na emissão de passaportes preocupa seleccionador Elvino Dias

O técnico principal da Selecção Nacional de Basquetebol sub-18 em masculinos, Elvínio Dias, está preocupado com o atraso na emissão dos passaportes de dois dos seis atletas que, a 2 de Julho, embarcam para a África do Sul, onde vai realizar estágio de preparação para o Campeonato Africano da categoria (Afrobasket), que Moçambique acolhe em Agosto próximo. Elvínio Dias, que recebeu o beneplácito da Federação Angolana de Basquetebol para efectuar o estágio em terras de Nelson Mandela, de onde segue com a selecção para o local da competição, por via rodoviária, está satisfeito por contar com os atletas que idealizou com vista à obtenção de uma classificação que permita a presença do combinado nacional no Campeonato do Mundo, no próximo ano, no Canadá.

O técnico disse ao Jornal dos Desportos que a equipa foi dispensada ontem para participar nas actividades que o partido MPLA organizou, no âmbito do apoio da candidatura do Presidente da República, José Eduardo dos Santos. A selecção volta a trabalhar amanhã, em sessão de campo, alternada com ginásio. Para Elvínio Dias, o facto de os seus atletas estarem a evidenciar potencialidades no domínio competitivo permite augurar uma selecção de honras forte e que possa resgatar a hegemonia da modalidade ao nível do continente. O técnico felicitou a estratégia do Estado, através do órgão reitor em apostar no futuro, numa altura em que Angola se ressente da ausência dos seus principais executores na selecção sénior.
Quanto às condições de trabalho na África do Sul, Elvinio Dias salientou o facto de ter a possibilidade de efectuar vários jogos de controlo com equipas contactadas com a devida antecedência, além de ter proximidade geográfica e semelhanças no clima, o que representa um elemento que vai galvanizar o conjunto. “Estamos satisfeitos por contarmos com as condições de trabalho que nos foram dadas pela federação, na qual está inserida a realização do estágio na África do Sul. Devemos seguir na primeira semana do próximo mês. Somente dois atletas esperam pela emissão dos respectivos passaportes, mas temos garantias de que, em tempo útil, teremos toda a documentação em dia”, disse o técnico.

FIBA-ÁFRICA
Vitorino Cunha defende formação de formadores


O instrutor da FIBA-ÁFRICA Vitorino Cunha afirmou na sexta-feira, em entrevista à Angop, em Luanda, que a formação de formadores e a criação de um instituto superior de educação física se afiguram prementes para o desenvolvimento desportivo no país. Falando no fim do seminário sobre “Estratégias de Desenvolvimento para o Desporto Angolano”, realizado numa das salas da Assembleia Nacional, referiu ser importante que a instituição superior enquadre, além de professores de educação física, treinadores e gestores desportivos. O antigo seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino acrescentou que é chegado o momento da estratégia de desenvolvimento desportivo basear-se no desporto escolar, uma constatação de há longos anos.

“É no desporto escolar onde as crianças vão ser ensinadas por professores com qualidades que a médio prazo nos vai permitir obter resultados positivos. Os talentos só aparecerão com treino intensivo e contínuo durante pelo menos dez anos”, frisou. O seminário sobre “Estratégias de Desenvolvimento para o Desporto Angolano” contou com a participação de mais de 200 delegados das 18 províncias do país, além de especialistas de Portugal e Espanha. Com o objectivo de recolha de contribuições para enriquecimento do documento que vai orientar o desenvolvimento desportivo no país, o fórum debateu as formas de financiamento, formação de formadores, mecenato desportivo e desporto escolar.

23 junho 2012

CABO VERDE : Ivan e Joel Almeida reforçam Bairro


Ivan e Joel Almeida reforçam Bairro
Os irmãos Ivan e Joel Almeida estão de volta à Praia, para, mais uma vez, reforçar a equipa do Bairro Craveiro Lopes praticamente em fim-de-época, e a poucos dias dos playoffs. As reacções não se fizeram esperar: o clube está sob uma chuva de críticas das equipas adversárias, que consideram que o Bairro está a desvirtuar a verdade desportiva de uma época toda ela disputada por atletas locais.
O presidente da Associação Regional de Basquetebol de Santiago-Sul (ARBSS) agarra essa bola, mas vai explicando que nessa questão os clubes é que mandam. “A Associação não pode fazer nada nesse sentido. A transferência de jogadores a meio da época está estampada nos regulamentos e os clubes têm direito a fazer as contratações que quiserem, não obstante as críticas”, esclarece André Delgado. Por isso, sugere, os clubes deveriam reunir-se para resolver o problema.
Por outro lado, Delgado informa que não é só o Bairro a aproveitar essa ‘brecha’ para reforçar a sua equipa no que resta da época. O Seven Stars, informa, também já pediu para inscrever jogadores “estrangeiros” no play-off e também no nacional da modalidade. Seja como for, o responsável pela bola ao cesto na capital considera que a presença de jogadores profissionais que militam lá fora traz “qualidade, experiência, emoção” e, sobretudo “muito público” ao gimnodesportivo Vavá Duarte.
Ivan Almeida, considerado o melhor jogador do nacional de basquetebol da época passada, brilhou este ano na equipa portuguesa do Sampaiense, enquanto o irmão Joel esteve nos EUA. O regional de basquetebol de Santiago Sul termina no próximo dia 27, sendo que o play-off arranca uma semana mais tarde. Neste momento, Bairro, Seven, Prédio e ABC estão em melhor posição para disputar o play-off.
RP

ANGOLA : Selecção parte para a Venezuela sem jogos de controlo no Brasil

Hoje de manhã há o derradeiro treino em São Paulo
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol de seniores masculinos, que se encontra em São Paulo a cumprir a etapa derradeira do estágio pré-competitivo, deixa amanhã a cidade brasileira rumo a Caracas, Venezuela, palco do Torneio Pré-olímpico, que decorre entre 2 e 8 de Julho. Hoje, os pupilos de José Carlos Guimarães, seleccionador nacional, realizam a última sessão de treinos antes do embarque para o local da competição, onde o cenário está praticamente montado. A equipa técnica liderada por José Carlos Guimarães realiza uma sessão totalmente virada para aspectos de recreação.

Sem realizar qualquer jogo de controlo no Brasil, o que contrariou os planos da equipa técnica que tencionava realizar mais amistosos naquele país, a pré selecção nacional que procura o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres, que a acontecer é a sexta presença consecutiva, vai aproveitar o Torneio Internacional de Caracas, entre os dias 27 e 29, para corrigir eventuais debilidades antes da estreia no Torneio Pré-olímpico. No Torneio Internacional, que antecede o Torneio Pré-olímpico, o cinco nacional joga com as selecções da Jordânia, República Dominica e Nova Zelândia.
O seleccionador nacional vai aproveitar o Torneio Internacional para testar a capacidade dos 13 atletas que tem à disposição para deste lote “extrair” os 12 que vão representar as cores nacionais na prova que apura os últimos representes do basquetebol sénior masculino nos Jogos Olímpicos de Londres. Paulo Santana, base, ou Paulo Barros, extremo, ambos do Petro de Luanda, um deles é o último sacrificado, depois das dispensas de Jorge Taty, extremo do Interclube, e Edson N´doniema, extremo do Recreativo do Libolo.

Angola estreia-se no Torneio Pré-olímpico de Caracas no dia 2 de Julho, frente à Macedónia e no encerramento da primeira fase mede forças com a Nova Zelândia. Uma vitória basta ao cinco nacional para transitar para a fase seguinte da competição. O combinado nacional estreou-se nos Jogos Olímpicos em 1992, em Barcelona. Seguiram-se Atlanta/1996, Sidney/2000, Atenas/2004 e Pequim/2008.

“Ginguba” substitui José Carlos
Alberto de Carvalho, ex-seleccionador de basquetebol, vai orientar nos próximos anos a equipa sénior masculina do Interclube, substituindo no cargo José Carlos Guimarães que deixou o grupo para orientar a Selecção Nacional que disputa o Torneio Pré-olímpico de Caracas. Na última temporada, “Ginguba” orientou a formação do Sporting de Cabinda mas, devido ao incumprimento salarial por parte da direcção do clube, abandonou a equipa a meio da época.

22 junho 2012

MOÇAMBIQUE : Presidente da Associação demite-se em Nampula

O BASQUETEBOL nampulense está em crise, a qual é provocada pelo pedido de demissão do presidente da Associação Provincial, Rui Santos, que, segundo uma carta submetida nesse sentido ao presidente da mesa da Assembleia-Geral, o demissionário alega estar inconformado com certas atitudes de alguns indivíduos que, entretanto, não as indicou.

De acordo com a mesma carta a que a nossa reportagem teve acesso e que já está na posse do presidente da AG, Lourenço Buene, que também confirmou o facto, Rui Santos acrescenta que a sua decisão de pôr o cargo à disposição, quando ainda tinha dois anos de mandato, tem em vista colaborar para que aquela instituição que dirigiu nos últimos tempos tenha maior e melhor desempenho.
Para fazer face a esta situação, que deixou desfalcada a direcção da Associação Provincial de Basquetebol de Nampula, foi constituída uma comissão que vai gerir os destinos da modalidade durante os próximos noventa dias, presidida por Eurico da Silva e tendo como “vices” Albino Dimene e Luís Muariva, secretário-geral. A comissão técnica foi responsabilizada a Carlos Tomo e a arbitragem ficou a cargo de Aurélio Dausse.
Estranhamente, maior parte dos membros da direcção encabeçada por Rui Santos faz parte da comissão constituída.
Ainda não foi, no entanto, avançada a data da realização de eleições que terão lugar numa assembleia extraordinária.

20 junho 2012

CABO VERDe : Santo Antão - CAMPEONATOS ARRANCAM QUARTA

Os campeonato regionais de basquetebol em Santo Antão, em sénior e juniores masculinos, arrancam quarta-feira, 20, com jogos marcados nas cidades do Porto Novo e Ponta do Sol.
Nesta jornada inaugural, Porto Novo Basket, campeão em título, recebe na cidade do Porto Novo, o Beira Mar, em sénior e júnior masculinos e, em Ponta do Sol, o Solpontense recebe o Paul Basket Clube, no escalão sénior, e o Liceu do Coculi, em júnior masculino.
Os campeonatos regionais de basquetebol em sénior e júnior em Santo Antão vão ser disputado em duas voltas e um play-off de três.
 
No campeonato sénior masculino as equipas do Beira Mar, Porto Novo Basket, Paul Basket Clube e Solpontense.
No campeonato júnior, participam Beira Mar, Liceu do Coculi, Porto Novo Basket e Solpontense.
 
As provas de basquetebol em Santo Antão arrancaram a 9 de Junho com os torneios de São João, nos dois referidos escalões.

CABO VERDE : FESTA DO BASQUETE NO PAUL

A Cidade das Pombas, no Paul, recebeu hoje a festa do basquetebol de Santo Antão, no lançamento da modalidade neste município de Santo Antão.
Hoje, dia 16 de Junho de 2012, fica assim no historial do basquetebol santantonense. Dia em que os jovens do Paul começaram a competir, num torneio que contou ainda com a participação dos jovens do Porto Novo, Povoação e da Ponta do Sol.
 
Para que o basquete chegasse ao Paul, muito contribuiu a edilidade paulense, na pessoa do vereador João Rodrigues “Djunguinha”.

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA BÁSQUETE - "Canário" tomba gigante





O COSTA do Sol protagonizou a primeira surpresa do Torneio de Abertura de Basquetebol de seniores masculinos ao vencer o Maxaquene, um dos candidatos ao título, por 49-47, em partida da quinta jornada.

No lançamento do jogo, chamava-se atenção aos “tricolores” para o facto de os “canarinhos” estarem em condições de provocar uma surpresa depois de terem se batido de igual para igual com os outros crónicos candidatos ao título: Desportivo e Ferroviário.
Ao que tudo indica, os “tricolores” terão ignorado o aviso lançado pelo “canário” e acabou sendo derrotado, comprometendo assim a sua caminhada para arrecadar o primeiro troféu da época, até porque os principais concorrentes Desportivo e Ferroviário venceram.
Os “alvi-negros”, com uma vitória sofrida sobre a UP, por 53-52, consolidaram a liderança, enquanto os “locomotivas” ganharam A Politécnica por esclarecedores 59-27, uma diferença de 32 pontos que elucida a supremacia dos actuais campeões nacionais.
Na partida entre formações debaixo do meio da tabela, a formação de Matolinhas superou, sem grandes dificuldades, o Aeroporto, por 63-44.
FERROVIÁRIO SUPERIOR No embate quente da ronda de seniores femininos, o Ferroviário superiorizou-se à A Politécnica, por 50-37, resultado que não deixa de ser surpreendente na medida em que o “team” perdedor vem se notabilizando como o segundo melhor colectivo nacional atrás da Liga Muçulmana.
Mas o certo é que com esta vitória, as “locomotivas” consolidaram o segundo lugar e aproximaram-se da Liga Muçulmana que esteve de fora em virtude da maior parte das suas jogadoras estar ao serviço da equipa nacional que disputará as eliminatórias para os Jogos Olímpicos.
Se o triunfo do Ferroviário foi de certa forma inesperado, o mesmo já não se pode dizer da vitória do Costa do Sol sobre o Desportivo, por 57-34, visto que estava dentro das previsões.

ANGOLA : Pré-selecção nacional projecta Afrobasket/12


Angolanos vão à procura do passe para o mundial
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol masculino em sub-18 concentra-se hoje, a partir das 10h30, nas instalações da federação angolana da modalidade, no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, a fim de iniciar os trabalhos de preparação para a participação no Campeonato Africano da categoria, o Afrobasket, a disputar-se em Agosto, em Maputo.O grupo liderado por Elvino Dias, seleccionador nacional, vai analisar com o chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, o programa de preparação do combinado nacional que vai à procura do passe para o Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se no Canadá, em 2013.

De acordo com o programa a que o Jornal dos Desportos teve acesso, o seleccionador nacional tenciona realizar um estágio pré-competitivo de 15 dias aproximadamente, em Joanesburgo, antes de seguir para o palco da competição.O estágio pré-competitivo do cinco nacional vai seguramente dominar o encontro, de hoje de manhã, entre a direcção do órgão reitor da modalidade, jogadores e equipa técnica.

Para Elvino Dias era bom que o conjunto nacional estagiasse na África do Sul, onde estão previstos alguns jogos de controlo.“No programa que apresentamos à direcção da federação consta um estágio pré-competitivo de aproximadamente 15 dias e era de facto benéfico para o pré-selecção nacional dado aos objectivos que traçamos que passam pelo apuramento para o Campeonato do Mundo, reconhecendo como é óbvio que é uma tarefa bastante difícil”, disse.

Os pupilos de Elvino Dias vão procurar agora carimbar o passaporte para o Campeonato do Mundo do Canadá.1º de Agosto e Petro de Luanda foram as formações que maior jogadores forneceram à pré-selecção nacional convocada na semana passada, com oito e seis atletas cada, seguindo-se o ASA, Progresso e Interclube, com dois e um. Eis a lista dos 18 pré-seleccionados para a “operação” Maputo: Ivanádio Menezes, Mieze Francisco, José Kipanda, Joel Domingos, Reginaldo Kanza, Fernando Kambuando, Carlos Cabral e Joel Fernandes, todos do 1º de Agosto; André João, Teotónio Dó, Yanick Quimuanga, Joaquim Pedro, Joel Francisco e Leonildo Tchokhopa, Petro de Luanda; Moussa Kaba e Sílvio Manuel, ASA, Valter dos Santos, Progresso, e N`gombo Rogério, Interclube.

Após o Torneio Internacional
Carlos Guimarães define grupo

Ao contrário do que tinha sido anunciado, o seleccionador nacional, José Carlos Guimarães define apenas os 12 atletas que representam o país no Torneio Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, a decorrer de 2 a 8 de Julho próximo, após a disputa do Torneio Internacional naquele país, marcado para entre os dias 27 e 29.A pré-selecção nacional sénior masculina da “bola ao cesto” que se encontra na cidade de São Paulo, onde cumpre a última etapa do estágio pré-competitivo, antes da partida para o local da competição, continua à procura de jogos de controlo.

Depois da primeira etapa do estágio que decorreu em Espanha, onde o cinco nacional efectuou dois jogos de controlo e obtive igual número de vitórias, José Carlos Guimarães dispensou Jorge Taty e Edson N´doniema, ambos extremos.Com aquelas dispensas, o grupo ficou reduzido a 13 atletas, de onde saem os 12 que vão lutar para alcançar o passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Londres, competição disputada de 27 de Julho a 12 de Agosto.Trabalham com o seleccionador nacional os atletas Armando Costa, Paulo Santana, Milton Barros, Roberto Fortes, Carlos Morais, Olímpio Cipriano,Felizardo Ambrósio, Leonel Paulo, Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas, Paulo Barros, Valdelicio Joaquim e Hermenegildo M´bunga. M.C

Jogos Olímpicos
Senhoras ultimam preparação


Depois de ter participado no Torneio das Quatro Nações, em que em cinco partidas averbou quatro derrotas, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores femininos ultima a preparação na China para a participação nos Jogos Olímpicos de Londres.O grupo liderado por Aníbal Moreira, seleccionador nacional, deve deixar, em princípio, aquele país asiático na primeira quinzena de Julho, rumo ao palco da competição, onde se estreia após vencer o Campeonato Africano das Nações de 2011, em Bamako, Mali.Angola, que faz parte do Grupo A, ao lado das selecções dos Estados Unidos, actual campeã olímpica, e da China, continua a acertar pormenores, com vista a uma participação condigna. As outras selecções são conhecidas após o pré-olímpico da Turquia. M.C

19 junho 2012

ANGOLA : Edson Ndoniema e Jorge Tati afastados da selecção

Selecção nacional, branco, no Afrobasket2011
Selecção nacional, branco, no Afrobasket2011

Luanda - Os extremos Edson Ndoniema e Jorge Tati foram afastados da selecção nacional sénior masculina de basquetebol, que prepara a presença no torneio pré-olímpico de Caracas (Venezuela), a ser disputado de 2 a 8 de Julho.
A informação foi avançada hoje à Angop pelo secretário-geral da federação angolana da modalidade, Tony Sofrimento, adiantando que o grupo, no Brasil onde se encontra, procura realizar entre quatro a cinco jogos.
Depois de um curto estágio na Espanha, onde efectuou dois jogos frente às equipas do Baloncesto de Leon e Fuenlabrada, tendo vencido ambos por 108-44, 71-70 respectivamente, o cinco nacional começou em terras brasileiras a última fase da preparação.
Dia 25 segue para o local da competição para competir no torneio das nações, de 27 a 29 deste mês, antes do torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos de Londres2012.

Leonel Paulo, Armando Costa, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Carlos Morais, Paulo Barros, Roberto Fortes, Divaldo Mbunga, Paulo Santana, Eduardo Mingas, Milton Barros, Olímpio Cipriano e Valdelicio Joaquim são os 13 jogadores à disposição de José Carlos Guimarães. Para o pré-olímpico vão 12.

18 junho 2012

ANGOLA : Pré-selecção lima arestas para o Torneio Pré-olimpico

Vice-campeões africanos ultimam preparação em São Paulo
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com o grupo já reduzido a três atletas devido às dispensas de Jorge Taty e Edson N’doniema, ambos extremos, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que se encontra deste sexta-feira em São Paulo, Brasil, entra a partir de hoje na semana derradeira do seu estágio pré-competitivo, tendo em vista a sua participação no Torneio Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, prova a decorrer de 2 a 8 de Julho próximo.Na cidade brasileira, a pré-selecção nacional tem agendado um amistoso com uma equipa profissional, ao passo que os outros quatro amistosos vão ser confirmados nas próximas horas, apurou o Jornal dos Desportos junto do chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento.

“Depois de termos feitos dois jogos de controlo em Espanha, pretendemos aumentar o número de jogos de preparação em São Paulo. Como se sabe, já temos marcado um amistoso com uma equipa profissional daquela cidade e estamos a estabelecer contactos no sentido de realizarmos mais quatro jogos antes de partirmos para a Venezuela”, disse o executivo da FAB.O seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, vai aproveitar os seis dias que restam para a viagem para o palco da competição que, em princípio, acontece no dia 24, domingo, para limar as últimas arestas antes do início do Torneio Pré-olímpico, onde o cinco nacional vai em busca do passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Londres, competição que arranca a 27 de Julho, com a cerimónia de abertura.

Entretanto, o combinado nacional vai participar num Torneio Internacional a disputar-se na Venezuela, ao lado das selecções da República Dominicana, Jordânia e Nova Zelândia, de 27 a 29 deste mês.Neste certame, José Carlos Guimarães vai aproveitar para corrigir eventuais debilidades, de forma a entrar em grande na primeira fase do Torneio Pré-olímpico de Caracas, onde uma vitória basta para transitar para a fase seguinte da competição.A Selecção Nacional estreia-se no Torneio Pré-olímpico a 2 de Julho, frente à similar da Macedónia, e termina a primeira fase diante da Nova Zelândia.

Zé Carlos define grupo

O seleccionador nacional, José Carlos Guimarães vai escolher os 12 atletas que vão disputar o Torneio Pré-olímpico de Caracas, prova selectiva para os Jogos de Londres, após a disputa do Torneio Internacional, a decorrer de 27 a 29 deste mês na Venezuela, apurou o Jornal dos Desportos junto da equipa técnica nacional.Depois das dispensas de Jorge Taty e Edson N’doniema, ainda em Espanha, a próxima “vítima” pode ser Paulo Santana ou Paulo Barros.

Clubes beneficiam de bolas

Os clubes da província da Huíla que movimentam o basquetebol nos escalões de formação receberam no sábado bolas para a prática da modalidade. O gesto agradecido pela Associação Provincial de Basquetebol da Huíla foi da iniciativa da operadora de telemóvel Movicel, que entregou um total de 40 bolas. A entrega decorreu no pavilhão Gimnodesportivo do Benfica Petróleo do Lubango, durante a realização de uma maratona desportiva nos escalões de iniciados, cadetes, juvenis e juniores, em ambos os sexos, que marcou no Lubango os festejos do Dia da Criança Africana (16 de Junho) comemorado no continente berço da humanidade.

Aurélio Moisés “Lellas”, coordenador técnico da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, referiu que os oito clubes, sobretudo o Benfica do Lubango, Clube Desportivo da Huíla, Ferroviário da Huíla, Desportivo da Chibia, Sporting Clube do Lubango, Heja Comercial, Núcleos da Escola 1º de Dezembro e 14 de Abril ganharam cinco bolas cada uma. A oferta faz parte do projecto social daquela operadora de apoio ao desporto. Por isso, o dirigente desportivo disse esperar que a iniciativa sirva de incentivo a outras empresas da província no apoio ao desporto.

“No torneio aproveitou-se para receber da parte da operadora Movicel 40 bolas de basquetebol. Um gesto que a associação agradeceu. Esperamos que seja o começo de muitas outras ajudas por parte de outras empresas a nível da província”, desejou.Aurélio Moisés “Lellas” realçou ser intenção da associação solicitar que no futuro muito próximo a Movicel seja patrocinadora dos campeonatos provinciais da “bola ao cesto” nas diferentes categorias.“Pretendemos pedir patrocínio à Movicel pelo mesmo para os nossos campeonatos provinciais. Podíamos chamar, por exemplo, a esses campeonatos Taça Movicel em cadetes e eles patrocinavam os troféus. Se aparecessem empresas a ajudar as nossas competições internas isso era um valor acrescentado”, manifestou.

17 junho 2012

ANGOLA : Selecção obtém primeira vitória no Torneio das Quatro Nações


Grupo deixa a China nos próximos dias
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores femininos alcançou ontem a sua primeira vitória, ao derrotar a Nova Zelândia, por 76-64, na última jornada do Torneio das Quatro Nações, prova que decorreu na China, enquadrado na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. As atletas angolanas redimiram-se do desaire que haviam sofrido na primeira volta, em que perderam por 58-68. Com este triunfo, as angolanas encerram o estágio que efectuavam na China. Em cinco jogos disputados, a Selecção Nacional averbou quatro derrotas, tendo obtido apenas um triunfo.

As pupilas de Aníbal Moreira foram batidas pela Austrália, vice-campeã olímpica, por expressivos 66-46, seguindo-se os desaires frente às selecções da China, Nova Zelândia e Austrália por 53-71, 58-68 e 60-74. O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, aproveitou o Torneio das Quatro Nações disputado na China para dar mais rodagem competitiva ao grupo que faz a sua estreia na maior cimeira desportiva do globo no Grupo A, ao lado das selecções do Estados Unidos da América, actual campeã olímpica em título e China. As outras três selecções saem do Torneio Pré-olímpico da Turquia.
Apesar de não conhecer as três selecções com quem vai jogar durante a primeira fase, o grupo liderado por Aníbal Moreira espera realizar uma boa campanha durante os Jogos Olímpicos de Londres, uma tarefa que se afigura difícil dado o potencial das suas adversárias.

Estágio dos masculinos
A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos está na cidade de São Paulo, Brasil, palco da última etapa do estágio de preparação para o Torneio Pré-Olímpico de Caracas, Venezuela, prova a decorrer de 2 a 8 de Julho próximo. Depois de ter cumprido a primeira etapa do estágio em Espanha, o cinco nacional vai agora cumprir a última etapa da sua preparação. Em Espanha, a Selecção Nacional efectuou dois jogos, tendo obtido igual número de vitórias. Em São Paulo, o combinado nacional pode realizar quatro a cinco jogos.

Afrobasket/em sub-18
“Operação” Maputo arranca quarta-feira


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol marcou para quarta-feira próxima, às 10h00, na sua sede, situada no Complexo da Cidadela Desportiva, a reunião com os atletas e equipa técnica da Selecção Nacional de sub-18 masculinos, para abordarem o início da preparação para a disputa do Campeonato Africano, a decorrer em Agosto na capital moçambicana, Maputo. No encontro estão presentes os 18 atletas convocados e a direcção da FAB vai debruçar-se sobre o plano de preparação elaborado pelo técnico Elvino Dias, no qual prevê um estágio na África do Sul, local donde a equipa deve seguir para o palco da competição, dois dias antes do início da competição.

Na convocatória, assinada pelo presidente do órgão reitor da modalidade, constam os nomes dos atletas do Clube Desportivo 1º de Agosto: Ivanádio de Jesus, Mieze José Francisco, José Leonardo Tumba Kipanda, Joel José Domingos, Reginaldo Manguani Kanza, Fernando Alcino Samusamba Kambuando, Carlos Ketson dos Santos Cabral, Joel Mavinga Manuel Fernandes, do Atlético Petróleos de Luanda foran escolhidos, André temo João, Teotónio José Pires Dó, Yanick Madoda Mateus Quimuanga, Joaquim Patrício Menezes Pedro, Joel Vladmir Francisco e Leonildo Hudson Tchokhopa.

O Atlético Sport Aviação cedeu Sílvio Paulino Campos Manuel e Moussa Quicassa. O Progresso Associação do Sambizanga está representado por Valter de Oliveira Malheiro dos Santos. N´Gombo Carmona Rogério é o único atleta do Grupo Desportivo do Interclube. A equipa ténia é liderada por Elvino Dias, coadjuvado por Joaquim Júlio Pinto, pelo seccionista Hélder Benedito Custódio, o fisioterapeuta Francisco Domingos Amaro e o médico António Cahingulo Balaca. Angola, que obteve o apuramento ao vencer o torneio da Zona VI, disputado em Maio último em Maputo, procura o passe para o Campeonato do Mundo, no Canadá. Hélder Jeremias

15 junho 2012

MOÇAMBIQUE : BÁSQUETE TORNEIO DE ABERTURA - “Canarinhos” testam favoritismo “tricolor”





O MAXAQUENE terá esta noite, a partir das 20.00 horas, no pavilhão do Desportivo, um teste a sério à posição de favorito a conquistar o Torneio de Abertura de Basquetebol, em seniores masculinos, inserido na quinta jornada.

Os “tricolores”, que já contam com uma derrota diante do vizinho Desportivo, terão pela frente a bem estruturada formação do Costa do Sol, e não tem muita margem de erro, se se atender que uma derrota pode afastá-los ainda mais da luta pelo primeiro troféu da época. Apegados ao Desportivo, líder da prova, estão obrigados a superar os “canarinhos” que não abdicarão de lutar pelo triunfo.
Aliás, os “canarinhos”, apesar de terem perdido com o Desportivo e o Ferroviário, deixaram boas indicações e os “tricolores” que se cuidem.
À mesma hora, o Ferroviário bate-se, no seu campo, com A Politécnica, num embate em que é claramente candidato à vitória. No entanto, importa frisar que A Politécnica apresentou-se em bom plano na jornada anterior jogando contra o Desportivo, facto que pode ser um alerta para os “locomotivas”.
No jogo inaugural da ronda, o Desportivo é igualmente favorito a triunfar na recepção, amanhã, a partir das 17.20 horas, a UP.
Os ‘alvi-negros”, que comandam invictos, enfrentam um adversário arrojado e que na última ronda protagonizou a vitória mais robusta sobre o Aeroporto (77-21).
A POLITÉCNICA-FERROVIÁRIO ANIMA PROVA EM FEMININOS
A Politécnica “A” e o Ferroviário protagonizam, hoje as 18.30 horas, no reduto das “locomotivas”, o jogo mais aliciante da sexta jornada em seniores femininos.
Antevê-se uma partida equilibrada dada a qualidade equiparada entre ambos os planteis. Quem se deslocar ao Pavilhão do Ferroviário não terá certamente dado por perdido o tempo dispensado.
Na mesma altura começa o confronto entre o Costa do Sol e o Desportivo no pavilhão das “alvi-negras”. Amanhã, no encerramento da ronda, Matolinhas e Aeroporto medem forças entre si, a partir das 15.50 horas, no mesmo recinto.

ANGOLA : Vice-campeões africanos "despedem-se" de Espanha com vitória

Luanda - A selecção nacional sénior masculina de basquetebol venceu hoje, em Espanha, a equipa do Fuenlabrada por 71-70, no último dia em terras espanholas, onde preparam presença no torneio qualificativo aos Jogos Olímpicos de Londres2012.
Sexta-feira os comandados de José Carlos Guimarães viajam para o Brasil, na última etapa da preparação. Terça-feira, os angolanos haviam vencido o Baloncesto do Leon por 108-44.
Em terras brasileiras, a selecção nacional vai procurar realizar entre quatro a cinco jogos, segundo o secretário-geral da federação, Tony Sofrimento.
Dia 25 segue para o local da competição, onde antes (de 27 a 29) participa no torneio das nações, com a Jordânia, Venezuela e República Dominicana.
No torneio pré-olímpico, a ser disputado de 2 a 8 de Julho em Caracas (Venezuela), Angola faz parte do grupo D, ao lado da Macedónia, adversário de estreia, e Nova Zelândia.

ANGOLA : Angola perde com China por nove pontos

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol perdeu hoje frente a congénere chinesa, por 68-59, na segunda volta do torneio das nações que decorre naquele país asiático. Na primeira volta a China vencera por 71-53.  Quarta-feira, na abertura desta etapa da competição, as angolanas foram derrotadas pela Austrália, vice-campeã olímpica, por 74-60, depois de perderem no primeiro jogo, com a mesma adversária, por 20 pontos (46-66).
Sexta-feira defrontam a Nova Zelândia, depois dos desfavoráveis 58-68, na primeira volta.
A selecção nacional prepara-se para sua primeira presença em Jogos Olímpicos. O evento decorrerá de 27 de Julho a 12 de Agosto em Londres (Inglaterra).

ANGOLA : Supertaça Wlademiro Romero no Bié

Luanda - A XX edição da Supertaça Wlademiro Romero, que abre a época basquetebolística, será disputa na província do Bié, pelas equipas do Recreativo do Libolo (campeão nacional) e o 1º de Agosto (vencedor da Taça de Angola). De acordo com o programa de competições da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), a que a Angop teve hoje acesso, a temporada abre no dia 9 de Novembro.
O Campeonato Nacional sénior masculino, a decorrer de 16 de Novembro próximo a 19 de Maio de 2013, volta aos moldes normais, com uma fase final disputada a quatro voltas, entre as quatro melhores equipas, ao contrário das duas rondas da temporada anterior.
A Taça de Angola será realizada de 28 de Setembro a 21 de Abril, ao passo que a Supertaça internacional Compal, a ter lugar em Maputo, ainda não tem data confirmada.
Estão também agendadas as seguintes competições: Supertaça sénior feminina (5 de Dezembro), nacional sénior feminino (12 de Dezembro a 31 de Janeiro), Taça de Angola (6 a 28 de Fevereiro), nacional júnior masculino e feminino (22 a 31 de Janeiro - Bié) e nacional de cadetes em ambos os sexos (10 a 19 de Janeiro - Huambo).
Benguela vai albergar os nacionais de iniciados de 14 a 23 de Janeiro e o torneio inter-regional sul de esperanças (6 a 17 de Fevereiro) e o Uíge o torneio inter-regional norte de esperanças (6 a 17 de Fevereiro).

ANGOLA : Sub-18 com mais reforços


Selecção Nacional termina a preparação para o Afrobasket’2012 na África do Sul
Fotografia: Jornal dos Desportos
Carlos Kepson, base do 1º de Agosto com 1,83m de altura, e Leonildo Gaspar, poste do Petro de Luanda, com 1,96m de altura, reforçam a selecção nacional de Sub-18 com vista à participação no Campeonato Africano, a decorrer em Agosto próximo, em Moçambique. Depois de constatar alguma vulnerabilidade na zona 3-4 durante o torneio da zona VI, que também teve palco na capital moçambicana, em que Angola obteve o apuramento para a maior competição continental, o seleccionador nacional, Elvinio Dias, respira de alívio por encontrar um base e um poste com as características ideais.

Leonildo Gaspar vai dar maior confiança à posição 4 e Carlos Kepson Gaspar, na posição 1, dois sectores que falharam na fase qualificativa e ditaram a derrota de Angola diante de Moçambique. O técnico disse ao Jornal dos Desportos que o grupo fica mais coeso com a integração dos dois reforços, mas garante operar outras mudanças nas unidades que fizeram parte do plantel que competiu no zonal VI. Elvínio Dias reconhece que todos os atletas com quem trabalhou são dotados de qualidades, mas o facto de o Afrobasket ser uma competição com um maior nível de exigência obriga que o país leve jogadores que dêem garantias de se imporem aos adversários e obterem vitórias.

Questionado sobre os atletas a dispensar, o técnico preferiu não avançar dados, mas realçou que “o afastamento é feito em função do desempenho dos integrantes durante a primeira fase de preparação no território nacional”. Elvinio Dias afirmou que, para uma participação condigna, a selecção nacional vai cumprir um curto estágio, provavelmente, na África do Sul com “os melhores atletas da actualidade”.

14 junho 2012

ANGOLA : Federação procura adversários

Angola cilindrou a formação do Baloncesto de Leon
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol continua à procura de adversários para a pré-selecção nacional sénior masculina, que no Brasil vai cumprir a derradeira etapa do estágio pré-competitivo, tendo em atenção a sua participação no Torneio Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, a disputar-se de 2 a 8 de Julho próximo.Na cidade de São Paulo, palco escolhido pelo seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, para cumprir a última etapa do estágio, antes de rumar para o local da competição, está já assegurado um jogo de controlo com uma equipa profissional local.

De acordo com o chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, esforços estão a ser feitos no sentido de se conseguir mais quatro adversários de peso para “avaliar” o potencial do combinado nacional, que vai em busca do passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Londres, que começam a 27 de Julho próximo.“Continuamos a pesquisar adversários porque até hoje (ontem) a pré-selecção nacional realizou apenas uma partida de controlo. Para uma competição como o pré-olímpico, é preciso estarmos bem preparados e só estaremos bem se fizermos pelo menos cinco jogos de controlo com equipas que nos permitam crescer cada vez mais”, disse Tony Sofrimento.
O responsável federativo reiterou a intenção do combinado nacional de lutar para conseguir o tão almejado passe para os Jogos Olímpicos, que a acontecer, seria a sexta presença do cinco nacional em eventos do género, depois de Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Pré-selecção encerra estágio
A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos encerra hoje a primeira etapa do estágio pré-competitivo em Espanha.Desde o pretérito dia 4 em terras espanholas, a equipa técnica liderada por José Carlos Guimarães aprimora os aspectos técnicos e tácticos.Amanhã, a pré-selecção nacional segue para o Brasil, onde, na cidade de São Paulo, vai cumprir a derradeira etapa de preparação para o Torneio Pré-olímpico de Caracas.

Antes do Pré-olímpico, a Selecção Nacional disputa, de 27 a 29 do mês em curso, o Torneio das Nações naquele país sul-americano, com as selecções da Jordânia, República Dominica e Nova Zelândia.No Torneio Pré-olímpico, Angola está enquadrada no Grupo D, ao lado das selecções da Macedónia, adversário de estreia a 2 de Julho, e Nova Zelândia.

PREPARAÇÃO
Angola e China duelam hoje


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores femininos defronta hoje, a partir das 12h00, a similar da China, em partida referente à segunda volta do Torneio Internacional de Quatro Nações, que decorre na cidade de Changzhou (China).Depois de terem perdido na primeira na primeira volta, por expressivos 46-66, as pupilas de Aníbal Moreira vão procurar, na partida desta tarde, surpreender as suas adversárias, cujo plantel é de longe superior ao de Angola, campeã africana em título.
Sem estarem em causa os resultados, Aníbal Moreira vai aproveitar as partidas que restam disputar para corrigir eventuais debilidades de modo a aparecer “em grande” nos Jogos Olímpicos de Londres.Das três partidas que disputou naquele país asiático, durante a primeira volta, a pré-selecção nacional averbou igual número de derrotas.Ontem, a selecção nacional defrontou a similar da Austrália, mas, até ao fecho desta edição, desconhecíamos o resultado final.
O combinado nacional figura no Grupo A dos Jogos Olímpicos de Londres, com as selecções dos Estados Unidos, actual campeã olímpica em título, China, ao passo que outras três selecções saem do Torneio Pré-olímpico da Turquia. Na China trabalham as seguintes atletas: Catarina Camufal, Luiza Adão, Astride Vicente, Sónia Guadalupe, Luísa Macuto, Nadir Manuel, N´guendula Filipe, Finesa Eusébio, Felizarda Jorge, Nacissela Maurício, Ângela Cardoso, Madalena Félix, Ana Gonçalves e Flora Mazangueno.