ANGOLA : Angola e Senegal centralizam atenções do Grupo A do Afrobasket
Apesar da baixa estatura, as angolanas, comandadas pelo técnico angolano, Hermenegildo Lopes, vão procurar alcançar na partida de logo mais um triunfo na competição.Em caso de vitória, o combinado angolano que luta pelo pódio estará automaticamente apurado para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto". Para contrapor a superioridade senegalesa, isto em termos de altura, o cinco nacional vai seguramente explorar as jogadas de contra ataque para além dos lançamentos exteriores.
O seleccionador nacional, Hermenegildo Lopes, traçou como primeira meta passar para a fase seguinte para posteriormente atacar o pódio. Ainda hoje, para o Grupo A, a formação da Tunísia que perdeu na estreia frente ao seleccionado angolano, por 48-55, medirá forças com a selecção do Quénia, folgando por imperativo de calendário a selecção do Egipto. Já no Grupo B, a selecção de Moçambique defronta a formação da República Democrática do Congo, ao passo que a Côte d´Ivoire vai medir forças com a forte formação da Nigéria.
As moçambicanas apresentam-se como favoritas à conquista dos dois pontos em disputa. No outro duelo, envolvendo nigerianas e ivoirienses, o fovoretismo está repartido em 50 por cento para cada selecção. A formação que cometer o menor número de erros possíveis será seguramente a vencedora do prélio. Folga por força de calendário a selecção do Mali, campeã africana em título. Ontem, as pupilas de Hermenegildo Lopes defrontaram a selecção do Quénia, para a segunda jornada do Grupo A do Abfrobask mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final. Na estreia, as angolanas bateram a formação da Tunísia, por 55-48, ao passo que o Egipto cilindrou o Quénia, por 87-40.
Deca-campeões acertam aspectos finais
A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos continua a aprimorar os aspectos técnico e táctico na cidade de Los Angeles, Estados Unidos da América, visando a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade na Turquia.
Ontem, os pupulis de Luís Magalhães efectuaram o seu segundo jogo de controlo em terras americanas, desta, frente à Coreia, mas até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.
Terça-feira última no seu primeiro teste, os Deca-campeões Africanos cilindraram a formação do School de Califórnia, por 127-90.
A pré-selecção nacional deixa os Estados Unidos da América no final da próxima semana, rumando para a República Federativa do Brasil, a fim de participar num torneio internacional. Os Deca terminam o seu estágio na Itália. A Selecção Nacional escala o local da competição no dia 24 de Agosto. Angola está inserida no Grupo A com as selecções da Sérvia, com quem se estreia, a 28 de Agosto, Argentina, Austrália, Alemanha e Jordânia. MC