Africa Basquetebol

30 junho 2011

CABO VERDE : Cabo Verde ganha acesso aos Jogos Africanos

A Selecção de Cabo Verde ganhou o direito de competir nos Jogos Africanos onde toda a elite Africana da actualidade vai medir forças.
Os jogos Africanos a serem realizados em Moçambique já no próximo mes de Setembro não dão muita margem de preparação ao Seleccionado Nacional.
Ora vejamos , estamos quase que no mes de Julho e entre recrutamento no exterior, porque temos uma necessidade imperativa de ir buscar toda a nossa força na diáspora , e o inicio dos treinos e um espaço de tempo muito curto para se ter uma selecção a altura para fazer face aos graúdos do continente.
Agora, como a Selecção de todos nos foi recentemente repescada temos que trabalhar com as condições que temos, coisa que o cabo-verdiano sempre soube fazer, e isso implica criar toda a logística o mais rápido possível e prioritizar os objectivos mais gritantes para que alcancemos as metas traçadas pela Federação de Basketball do nosso Arquipélago.
O seleccionador Nacional tem que começar a desde já a traçar estratégicas de recrutamento, se e que já não a tem em carteira.
Por exemplo, o Ryan Gomes jogador da NBA ,o Jeff Xavier que joga na Espanha (ele já brilhou na nossa Selecção) o Ivan Almeida ,que joga nos EUA por uma equipa universitária ( este encontra-se em Cabo Verde a jogar a fase final do regional de Basket pela a equipa do Bairro) e outros mais que temos por ai a fora devem ser contactados de imediato para representarmos estas Ilhas na maior das nossas capacidades,porque se conseguirmos accionar todos os nossos "crioulos" ate nem mesmo da podrosa Angola devemos temer.
O Seleccionado Nacional integra o grupo B, juntamente com as selecções de Angola, que e a eterna favorita ,Costa do Marfim, Egipto ,Senegal e África-Central.
O grupo A é composto pelas selecções de Moçambique, África do Sul, Nigéria, Argélia, Mali, e Ruanda.

ANGOLA : Perdemos um grande jogador


O novo capitão dos decacampeões africanos, Joaquim Gomes “Kikas”,lamentou o afastamento do extremo base, Olímpio Cipriano, da pré-seleccão nacional de basquetebol que projecta a XXVI edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, a disputar-se de 17 a 28 de Agosto próximo, em Antananarivo, capital do Madagáscar.

“Infelizmente o Olímpio Cipriano foi afastado e penso que não há dúvidas de que perdemos um grande jogador. Olímpio tem muitas qualidades e seria bom que ele estivesse em condições para mais uma vez nos ajudar a conquistar mais um título africano”, começou por dizer o também jogador do 1º de Agosto. Consumada que esta ausência do jogador do Recreativo do Libolo, Kikas disse que resta agora ao grupo trabalhar para superar a falta que o colega vai fazer na empreitada em Angola vai à procura do seu 11º título continental.

“Agora só nos resta trabalhar arduamente para tentar colmatar esta lacuna que o Olímpio Cipriano deixou”, finalizou o internacional angolano que ostenta dois troféus de MVP dos Afrobasket´s de 2007 e 2009. Entretanto, o capitão enalteceu o empenho demonstrado pelos seus companheiros, durante a primeira fase de preparação do cinco nacional. Gomes “Kikas”, poste, 31 anos de idade, dois metros de altura, afirmou em declarações à imprensa, por altura dos cumprimentos de despedida do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que a entrega dos seus companheiros, fundamentalmente, daqueles que integram pela primeira vez os trabalhos da pré-selecção nacional, foi fenomenal durante a primeira etapa de trabalho, que decorreu nas cidades de Luanda e Cabinda, respectivamente.

“Durante a primeira etapa de preparação nós conseguimos corresponder com as expectativas da equipa técnica. A entrega do grupo tem sido total, todos estão cientes das responsabilidades que pesam sobre os nossos ombros. Gostaria também de enaltecer o espírito guerreiro dos colegas que foram chamados pela primeira vez. Se continuarmos com este espírito de grupo, tenho a certeza que vamos conseguir formar um conjunto coeso e que será capaz de trazer mais uma vez a alegria ao povo angolano”, asseverou o substituto de Carlos Almeida, no que a braçadeira de capitão diz respeito.

O atleta mais titulado da pré-selecção (cinco anéis continentais) disse por outro lado, que constitui para si uma honra assumir a braçadeira de capitão dos decacampeões africanos da “bola ao cesto” que vão a procura do passe para os Jogos Olímpicos de Londres, competição a disputar-se em 2012. Para o MVP (Jogador Mais Valioso) do último Afrobasket, prova que decorreu na Líbia, em 2009, o facto de envergar a braçadeira de capitão não lhe faz diferente dos demais integrantes da pré-selecção.

“Pra mim constitui uma honra envergar a braçadeira de capitão do cinco nacional. Mas, devo aqui afirmar que o facto de eu ser o capitão não me faz diferente dos demais integrantes”, esclareceu o poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional. Angola figura no Grupo B juntamente com as selecções do Tchad, adversário de estreia, Marrocos e Senegal. A pré-selecção nacional embarca domingo para França, via Lisboa, Portugal, onde vai cumprir a segunda etapa de preparação.

Tony Sofrimento destaca
espírito patriótico dos atletas

O chefe do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, destacou o espírito patriótico de alguns atletas que se prontificaram em representar o país nos X Jogos Pan-africanos de Maputo, capital da República de Moçambique, marcado para Setembro próximo, após o Campeonato Africano das Nações de Antananarivo (Madagáscar).

Entre os atletas que manifestaram a intenção de representar as cores da bandeira nos X Jogos Pan-africanos, destaque para o poste Felizardo Ambrósio “Miller”, 24 anos, dois metros e dois centímetros de altura, bi-campeão africano.“Ao contrário do muita gente pensa, a nossa selecção B estará em peso nos X Jogos Pan-africanos porque existem atletas da selecção A que já se prontificaram em estar em Maputo e um deles é o Felizardo Ambrósio numa clara demonstração de espírito patriótico”, disse o executivo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Tony Sofrimento reafirmou que os atletas a serem dispensados da pré-selecção nacional vão integrar os trabalhos da pré-selecção B, liderado por Raul Duarte.

29 junho 2011

ANGOLA : Leonel Paulo e Bonifácio a caminho do 1º de agosto

Os atletas do Recreativo do Libolo, Leonel Paulo e Domingos Bonifácio ,estão próximos de se transferir para o 1º de Agosto, segundo uma fonte do Clube Central das Forças Armadas.

A fonte adiantou que os contactos estão devidamente encaminhados, sendo que nos próximos dias serão dados como certo.
A direcção do clube militar começou a cobiçar o poste e o base libolense na ponta final do BAI Basket (Campeonato Nacional), referiu a fonte.
Para além de Leonel Paulo e Domingos Bonifácio, a fonte afirmou que a direcção do clube militar está a negociar com mais atletas.

Na ponta final do campeonato nacional, o extremo base norte americano Reggie Moore, que também vestiu a camisola do Libolo transferiu-se sebastião Félix para o clube militar. O norte americano assinou contrato válido por duas épocas na formação militar.Em declarações à imprensa, Moore frisou que vai dar o seu máximo para ajudar a formação do Rio Seco a conquistar o título em 2012.

Com a saída desses jogadores, Olímpio Cipriano e Milton Barros passam a ser os únicios jogadores de referência, na companhia de Maizer Alexandres, no entanto, incapazes de garantir ao Libolo a mesma competitividade que tem mostrado nas duas últimas épocas.
Sem esses jogadores dificilmente o Recreativo do Libolo poderá se afirmar como candidata ao título. Raúl Duarte perdeu a oportunidade agradar os seus patrões na época récem terminada quando tinha todas as condições para destronar os militares.

A não concretização desse objectivo é meio caminho andado para desmotivar os jogadores.

Sebatião Félix

ANGOLA : Reggie Moore pode ser castigado


Depois de se desvincular do Recreativo do Libolo, o extremo poste de nacionalidade norte americana, Reggie Moore, assinou contrato com o 1º de Agosto e com o Interclube, segundo uma fonte ao clube da Polícia Nacional.

A fonte avança que, antes de assinar com o 1º de Agosto, Reggie Moore assumiu um compromisso com o Interclube, assinando por três épocas, tendo recebido dinheiro de uma época completa.
Os regulamentos da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) validam a primeira inscrição que der entrada na secretária, no entanto, não deixa de punir o jogador que se encontre nessa situação.
Os regulamentos dizem ainda que no inicio do campeonato o atleta é suspenso por trinta dias. O jogador é também obrigado a pagar uma multa no valor de mil e 500 dólares norte americanos.
Segundo uma fonte da FAB, na Assembleia Geral do órgão reitor da modalidade realizado em Benguela decidiu-se que num futuro breve os regulamentos serão revistos.
A fonte avançou que a revisão dos regulamentos incidirão mais sobre o capitulo das infracções que são cometidos pelos atletas e também pelos clubes.

Na Assembleia Geral os filiados da FAB alegaram que as sanções aplicadas pelo órgão que rege a modalidade têm sido muito baixas em termos financeiros e punitivos.

Para evitar esse tipo de práticas, os associados sugeriram que a FAB aumnetasse mais o valor das multas.A fonte frisou que o tempo em que o atleta fica suspenso, tambem, será motivo de alterações.

ANGOLA : Ministro confirma prémio adicional em caso de vitória no Madagáscar

Em caso de vitória no Campeonato Africano "Afrobasket2011", 17 a 28 de Agosto, em Antananarivo, Madagáscar, que dá acesso aos jogos olímpicos de Londres/2012, os integrantes da selecção nacional terão direito a um valor monetário adicional ao prémio estabelecido por lei.

A informação foi prestada esta terça-feira pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que falava durante um encontro que manteve, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, com a delegação, explicando que isso consta de um decreto (nº 33/96) que faz menção ao referido acréscimo de comum acordo entre os ministérios dos Desportos e das Finanças.
“O decreto 33/96 estabelece que para o vencedor de um campeonato africano qualificativo aos jogos olímpicos há outro tipo de remuneração a ser estabelecido entre os ministérios dos Desportos e das Finanças superior ao previsto por lei”, explicou.

O decreto de 8 de Novembro de 1996 especifica que para o vencedor de uma competição africana, no que tange às modalidades colectivas, tem direito a um bónus financeiro de sete mil dólares (1º classificado), três mil dólares (segundo) e mil dólares (terceiro).
Depois de uma reunião à porta fechada com a delegação basquetebolista (excepto o técnico principal, o francês Michel Gomez, que se encontra em França a preparar o estágio), Gonçalves Muandumba apelou para uma maior concentração no objectivo de conquista do evento para aquilo que considera de “primeira preocupação”.
Afirmou que antes dos prémios deve existir o espírito de entrega, de humildade, bem como o sentimento de nação para que a conquista do Afrobasket2011 seja uma certeza, um desafio que
considerou de todos os angolanos.
“As vitórias ao nível dos campeonatos africanos de basquetebol são um património de Angola. O desafio que se coloca agora é mantermos o testemunho. O objectivo é Londres2012, mas antes temos de passar, obviamente, por Madagáscar”, sublinhou.
Gonçalves Muandumba indicou que por parte do Governo estão criadas as condições para que não falte absolutamente nada do ponto de vista logístico para o bom desempenho do combinado nacional, alertando em seguida aos membros federativos para o cumprimento escrupuloso das orientações recebidas.
Na ocasião, o titular dos Desportos foi informado do ciclo de preparação da equipa nacional desde o início em Luanda, passando por Cabinda até ao fim do estágio na China, com a participação em duas Taças Stankovic. A primeira de 1 a 4 de Agosto e a segunda de 6 a 9 do mesmo mês.
Os campeões africanos seguem para o Madagáscar dia 10 de Agosto, onde disputam o Afrobasket no grupo B, ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal.

ANGOLA : Caso Cipriano, Gustavo solidário com Michel Gomez

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, mostrou-se solidário com a posição do técnico francês Michel Gomez que excluiu o extremo base, Olímpio Cipriano, da pré-selecção nacional, por incapacidade física. “Temos que compreender que na Selecção Nacional devem estar os melhores atletas em todos os aspectos. Se o técnico excluiu o Olímpio Cipriano por incapacidade física temos que respeitar a decisão do seleccionador nacional, porque é preciso salvaguardar em primeiro lugar o homem.

O Olímpio não vai a Madagáscar, mas isso não significa dizer que futuramente o atleta não possa integrar uma pré-selecção”, disse o número da federação. Gustavo da Conceição reconheceu o valor do extremo base do Recreativo do Libolo, mas enalteceu o espírito do grupo da pré-selecção.

Muandumba encoraja
pré-selecção nacional

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, endereçou ontem, no Estádio Nacional 11 de Novembro, uma mensagem de encorajamento à pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol, que arquitecta a sua participação na XXVI edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade, a disputar-se em Antananarivo, Madagáscar, no próximo mês de Agosto.

Durante o encontro que serviu para o titular dos desportos despedir-se dos integrantes da comitiva angolana que seguem viagem domingo próximo, dia 03 de Julho, para região francesa de Paul, via Lisboa, Portugal, onde darão seguimento ao plano de preparação, visando o Afrobasket/2011, Gonçalves Muandumba tomou conhecimento das várias etapas de preparação do cinco nacional, que vai culminar com a possível conquista do décimo primeiro anel continental e, consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, competição que será disputada em 2012.

O poste Joaquim Gomes “Kikas”, 31 anos de idade, dois metros de altura, na qualidade de capitão do combinado nacional, explicou detalhadamente a primeira etapa de preparação que decorreu toda ela no país, dividido entre as cidades de Luanda e Cabinda.
Na sua intervenção, o MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações disputado na Líbia, em 2009, Joaquim Gomes “Kikas” enalteceu o espírito de grupo que reina na pré-selecção nacional, tendo assegurado por outra lado, que tudo farão para que o objectivo primordial que é a conquista do décimo primeiro título africano seja materializado.

Por seu turno, Jaime Covilhã, um dos adjuntos do técnico francês Michel Gomez, reiterou a vontade do grupo em manter intacto aquilo que é considerado como património de Angola, ou seja, continuar com as sendas das vitórias a nível do continente berço.Jaime Covilhã afirmou ainda que nesta primeira fase de preparação, conseguiram cumprir escrupulosamente tudo o que foi planificado.

Entretanto, Gonçalves Mundumba que teve a honra de encerrar o encontro, mostrou-se regozijado com aquilo que são os propósitos do cinco nacional. “Fico satisfeito por aquilo que ouvi quer do capitão “Kikas” Gomes, quer do técnico Jaime Covilhã. Estou completamente de acordo com o que disse o técnico Jaime Covilhã, precisamos de manter o património de Angola que são as conquistas a nível do continente africano”, disse.

Gonçalves Muandumba disse por outra lado, que o espírito patriótico deve estar em primeiro lugar, daí que, todos devem lutar para que a conquista do décimo primeiro título africano seja um facto, já que o objectivo supremo é estar pela sexta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos.Dez atletas dos quinze atletas marcaram presença no encontro designadamente Joaquim Gomes “Kikas”, Milton Barros, Armando Costa, Valdelício Joaquim, Eduardo Mingas, Domingos Bonifácio, Felizardo Ambrósio, Leonel Paulo, Carlos Morais e Simão Santos. Roberto Fortes, Miguel Kiala, Hermenegildo Mbunga, Paulo Santana e Jorge Taty foram os faltosos.

Minjud
assegura prémios

O encontro de ontem, entre o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e os integrantes da pré-selecção nacional, serviu igualmente para dar a conhecer os prémios que os atletas terão direito em caso de vitória no Afrobasket do Madagáscar.Depois de ter mantido um encontro a porta fechada, longe da imprensa, o ministro da Juventude e Desportos assegurou que para além daquilo que esta estatuído em caso de vitória (dez mil dólares norte-americanos para cada um), o seu pelouro vai trabalhar com o ministério das Finanças para elevar ainda mais os prémios.

Entretanto, segundo uma fonte do Minjud, o prémio para o Afrobasket de Madagáscar rondará entre 75 e 100 mil dólares americanos.Em 2009, o ministério da Juventude e Desportos desembolsou 50 mil dólares para cada atleta, pela conquista do decacampeonato.

Carlos Almeida
vai a Madagáscar

O ex-capitão da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, Carlos Almeida, extremo base, será um dos convidados vip da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), no Afrobasket de Madagáscar, prova a decorrer de 17 a 28 de Agosto próximo, segundo fez saber Tony Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação do órgão que supervisiona a modalidade no país.

“O Carlos Almeida será um dos nossos convidados para o Afrobasket de Madagáscar. Como sabe, o Carlos foi durante algum tempo o capitão da Selecção Nacional, este ano, infelizmente, por opção técnica não foi chamado. Daí que, decidimos levar o atleta para o palco da competição”, asseverou o executivo da FAB.

28 junho 2011

CABO VERDE : SANTO ANTÃO: PLAY-OFF INICIA-SE NA PRÓXIMA SEMANA


O play-off do campeonato regional de basquetebol tem início marcado para a próxima semana, mais concretamente na terça-feira, 5 de Julho. No primeiro de uma série de três jogos, Porto Novo Basket, primeiro classificado na fase regular, recebe o Solpontense, o segundo colocado. Antes disso, os jovens da Ponta do Sol deslocam-se, no sábado, à Povoação para defrontar a equipa do liceu Suzete Delgado, para o cumprimento do calendário. O novo campeão regional de basquetebol será conhecido até meados do próximo mês.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

JOGOS AFRICANOS DO MAPUTO 2011- Moçambique “evita” Angola em básquete


COINCIDENTEMENTE, tanto em masculinos como em femininos, Moçambique não defrontará Angola na primeira fase do Torneio de Basquetebol dos Jogos Africanos. Aliás, esta situação acontece, igualmente, em relação ao Afrobásquete de Femininos Mali-2011, no qual a nossa selecção estrear-se-á diante da Tunísia.Maputo, Terça-Feira, 28 de Junho de 2011:: Notícias
A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) transformou Bamako, no pretérito sábado, na capital da bola-ao-cesto continental. Àquela cidade maliana convergiram dirigentes, treinadores e outras personalidades ligadas à modalidade, tendo como propósito presenciar os múltiplos sorteios agendados para aquela ocasião solene, nomeadamente os X Jogos Africanos de Maputo-2011, a decorrerem de 3 a 18 de Setembro, e o Campeonato de Femininos, entre 23 de Setembro e 2 de Outubro.

Quis o destino que Moçambique e Angola, os eternos rivais do continente, particularmente em basquetebol, não ficassem adstritos no mesmo grupo, pelo que, a terem que se defrontar, tal somente acontecerá a partir da segunda fase, caso ambos se qualifiquem. Aliás, no Maputo, os desafios entre as duas selecções são aguardados com enorme expectativa, perspectivando-se que, se eventualmente se encontrarem, a “catedral” (pavilhão do Maxaquene, ora renovado) esteja completamente abarrotada.

Para a Olimpíada continental, em masculinos, Moçambique encabeça o Grupo “A”, tendo como adversários Nigéria, Argélia, Mali, Ruanda e África do Sul. Por seu turno, o Grupo “B” tem como cabeça-de-série Angola, englobando República Centro-Africana, Cabo Verde, Egipto, Costa do Marfim e Senegal.

No que diz respeito aos femininos, a turma moçambicana está também no Grupo “A”, juntamente com RD Congo, Zimbabwe, Quénia, Argélia e Nigéria, enquanto o Grupo “B” integra Senegal, Camarões, Angola, Ruanda, Costa do Marfim e Mali.

Entretanto, o sorteio do Afrobásquete de Femininos colocou Moçambique no Grupo “A”, o mesmo do Mali, anfitrião e detentor do título, Tunísia, Costa do Marfim, Gana e RD Congo. Já o Grupo “B” integra Senegal, vice-campeão, Guiné, Angola, Nigéria, Camarões e Ruanda.

Com o calendário de jogos já elaborado, Moçambique inicia o campeonato defrontando a Tunísia, no dia 23 de Setembro. A seguir, joga com RD Congo, a 24; Costa do Marfim, no dia 25; Mali, a 27, após se ter observado um descanso no dia 26; terminando a primeira fase face ao Gana, a 28.

ANGOLA : Michel Gomez pede respeito nas suas opções

- O seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino, Michel Gomez, pediu hoje à imprensa para respeitar as suas opções, na escolha dos 12 jogadores que, de 17 a 28 de Agosto, vão disputar o Campeonato Africano (Afrobasket2011) em Antananarivo (Madagáscar).

Falando à imprensa, no final de um encontro com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), em Luanda, o técnico francês disse que espera que sejam respeitadas as suas escolhas, embora reconheça que não poderá agradar a todos. "Vocês não vão gostar de mim e se calhar nem da selecção, mas aceitem", salientou.
Reiterou que o afastamento do extremo Olímpio Cipriano, melhor jogador angolano da actualidade, deveu-se a problemas físicos, sem especificar o tipo de lesão.
Mostrou-se satisfeito com a segunda etapa da preparação, realizada em Cabinda, realçando a solidariedade no seio do grupo e a entrega dos jogadores. Explicou que há posições mais fortes do que as outras e há intenção de equipará-las para que não haja disparidade no rendimento de cada uma.
O grupo de 15 atletas segue dia 03 para a cidade francesa de Pau, no sudoeste daquele país europeu, e no dia 13 viaja a Portugal, para dar início à preparação técnica com jogos.
Entretanto, o conjunto nacional já não defronta a sua congénere portuguesa no primeiro jogo de controlo, uma vez que o torneio de Guimarães, antes agendado para período de 25 a 27, foi antecipado (22 a 24 de Julho). Roménia, Portugal e República Checa serão os adversários de Angola na prova. No encerramento da preparação, o combinado nacional deverá defrontar a congénere portuguesa entre os dias 25 e 26 de Julho.

Dia 29 a equipa nacional desloca-se à China, já com os 12 para o Afrobasket2011 definidos.
Participa em duas Taças Stankovic. A primeira de 1 a 4 de Agosto e a segunda de 6 a 9 do mesmo mês, fazendo quatro jogos em cada uma.

A 10 de Agosto os campeões africanos seguem para o Madagáscar, onde disputam o Afrobasket no grupo B, ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal.

ANGOLA : Trabalhos físicos afastam Cipriano da selecção - médico

O médico da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, Agostinho Matamba, informou hoje que o extremo Olímpio Cipriano não suportou a carga de trabalhos físicos aplicada e ressentiu de lesões anteriores, durante a segunda fase de preparação do "cinco" angolano para o Afrobasket2011.
Em declarações à imprensa, em Luanda, ao justificar a exclusão do jogador do Recreativo do Libolo, explicou que, "por ética profissional", não pode divulgar a lesão do jogador de 29 anos de idade, sem a autorização do mesmo.
Instado sobre o tempo de paragem e da possibilidade de recuperar antes do Campeonato Africano (Afrobasket), a ser disputado de 17 a 28 de Agosto em Antananarivo (Madagáscar), Agostinho Matamba não divulgou e realçou que as opções técnicas devem ser respeitadas.
Olímpio Cipriano juntou-se à selecção nacional na segunda semana de preparação. A sua ausência, segundo o treinador, não foi justificada. Em Cabinda, juntou-se ao grupo dois dias depois.
Com 1,94 metros, foi eleito MVP do último Campeonato Nacional. Faz parte dos campeões africanos de 2005 (Argélia), 2007 (Angola) e 2009 (Líbia), tendo se tornado numa figura do basquetebol africano

CABO VERDE : Santiago Sul: Bairro sagra-se campeão em sub18 masculino

A equipa do Bairro derrotou o ABC 57-26 no jogo da 3ª Jornada e sagrou-se campeão do campeonato de basquetebol em Santiago Sul, escalão sub18 masculino. Enquanto que os rapazes de sub18 do Bairro sairam em grande neste fim-semana ao conseguirem o triunfo maximo de Basket desta região desportiva, os de sub16 tiveram menos sorte ao perderem com o ABC por 42-39, tambem no jogo da 3ª Jornada do respectivo escalão.
Em Sénior Masculino preve-se um Play off competitivo, com aranque Quarta-Feira, 19, as 19H30, entre o Seven Stars e o Bairro.
ADP - criolosports

ANGOLA : Fab promete esclarecimentos


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai esclarecer, nas próximas horas, os motivos que estiveram na base do afastamento do Olímpio Cipriano dos trabalhos da pré-selecção nacional, que prepara o Afrobasket de Madagáscar, a disputar-se em Agosto, disse Tony Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da FAB.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o executivo da Federação Angolana de Basquetebol limitou-se a dizer que “nas próximas horas, a direcção da federação vai se pronunciar a respeito do afastamento do extremo base”. Em declarações à TPA, Michel Gomez alegou problemas físicos como sendo o motivo do afastamento de Olímpio Cipriano, tri-campeão africano.

Gomez dispensa pré-selecção

Grupo segue para França a 3 de Julho próximo, a fim de dar continuidade ao plano de preparação.O seleccionador nacional, Michel Gomez, decidiu dispensar, por cinco dias, a pré-selecção nacional de basquetebol de seniores masculinos, que projecta a sua participação no Campeonato Africano das Nações, a disputar-se de 17 a 28 de Agosto, em Madagáscar.

O técnico francês tomou tal decisão para permitir que os pré-seleccionados se possam despedir das respectivas famílias, já que o grupo de 15 atletas segue para a região de Paul (França), a 3 de Julho, a fim de cumprir a segunda etapa do estágio pré-competitivo. A pré-selecção nacional regressou domingo último de Cabinda, onde trabalhou durante nove dias.

Durante a sua estada na cidade mais ao norte do país, o técnico francês, que tem a missão de qualificar o cinco nacional nos Jogos Olímpicos de Londres’2012, aprimorou os aspectos técnicos e tácticos com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque.Os lançamentos de curta e longa distância dominaram também as sessões de treinos da pré-selecção nacional. Os postes foram submetidos a trabalhos específicos. Valdelício Joaquim, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Eduardo Mingas e Miguel Kiala foram “obrigados” a melhorar as jogadas de costas viradas para o cesto.

Entretanto, o afastamento de Olímpio Cipriano, por alegada por indisciplina, constitui, sem sombra de dúvidas, a grande surpresa protagonizada pelo trio de técnicos formado por Michel Gomez, Jaime Covilhã e Artur Casimiro Barros.Desse modo, o extremo-base do Libolo falha o seu primeiro Afrobasket depois de se ter estreado em 2005, na Argélia. Olímpio Cipriano, 29 anos de idade, 1,90 m de altura, foi o MVP (Jogador Mais Valioso) do Campeonato Nacional de Basquetebol de 2011.

A pré-selecção nacional embarque no próximo domingo, 3 de Julho para França, a fim de dar seguimento ao seu plano de preparação para o Afrobasket’2011, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Londres.Eis a lista dos jogadores embarcam para França: Miguel Kiala, Milton Barros, Valdelício Joaquim, Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Taty, Carlos Morais, Roberto Fortes, Armando Costa, Domingos Bonifácio, Paulo Santana e Hermenegildo Mbunga. A Selecção Nacional está inserida no Grupo B, ao lado das selecções do Tchad, com quem se estreia a 18 de Agosto, Marrocos e Senegal.

Senhoras conhecem adversárias

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol vai disputar a fase preliminar do Campeonato Africano das Nações (Afobasket’2011) no Grupo B, ao lado das selecções do Senegal, Guiné Nigéria, Camarões e Rwanda, segundo ditou o sorteio realizado sábado último, em Bamako, capital do Mali. A Selecção Nacional, que este ano tem duplo compromisso (X Jogos Pan-africanos de Maputo e Afrobasket), estreia-se no africano do Mali diante da selecção camaronesa.

Na segunda jornada, as pupilas de Aníbal Moreira têm pela frente a forte selecção do Senegal. Depois seguem-se as partidas com o Rwanza, a 25 de Setembro, Nigéria (27), encerrando a fase preliminar diante da Guiné, a 28.O Grupo A está constituído pelas selecções do Mali, Tunísia, Costa do Marfim, Ghana, RDC e Moçambique. A pré-selecção nacional arrancou com os trabalhos de preparação na semana passada. O grupo liderado por Aníbal Moreira tem agendado um estágio no Brasil.

27 junho 2011

CABO VERDE : São Vicente - PLAY-OFF : ATLÉTICO E ACADÉMICA NA FRENTE

Nos primeiros jogos dos play-offs do regional de basquetebol de São Vicente, o Atlético e a Académica saíram na frente com vitórias sobre os Cruzeiros e o Progresso, respectivamente. Académica e Progresso marcaram a abertura dos play-offs e o jogo terminou com uma vitória da Académica por 73-58. O campeão atlético começou os play-offs com uma vitória sobre os Cruzeiros por 72-62.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : FAB reforça responsabilidade do seleccionador na escolha dos 12

O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Jean Jacques da Conceição, afirmou hoje, em Luanda, que o afastamento do extremo Olímpio Cipriano da pré-selecção nacional é da responsabilidade do técnico Michel Gomez, que deve privilegiar sempre o colectivismo.

Falando à Angop, o dirigente disse entender o afastamento como opção técnica, numa decisão que cabe inteiramente ao seleccionador.
Olímpio Cipriano foi afastado domingo alegadamente por lesão, após um curto estágio da equipa nacional na província de Cabinda, na preparação ao Afrobasket2011, que terá lugar de 17 a 28 de Agosto, em Antananarivo, no Madagáscar.
De 29 anos de idade, Cipriano foi considerado o jogador Mais Valioso (MVP) do último campeonato nacional. Esteve presente nos Afrobasket de 2005 (Argélia), 2007 (Angola) e 2009 (Líbia), nos quais sagrou-se campeão continental e é das maiores referências do basquetebol angolano.

ANGOLA : Michel Gomez afasta Cipriano


O extremo base, Olímpio Cipriano, MVP (Jogador Mais Valioso) da XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket) foi afastado da pré-selecção nacional que projecta a sua participação na XXVI edição do Afrobasket/11, a disputar-se de 17 a 28 de Agosto do ano em curso, em Antananarivo, capital do Madagáscar, alegamente por motivos disciplinares, segundo apurou o Jornal dos Desportos.

Depois de ter integrado tardiamente o início dos trabalhos da pré-selecção nacional ainda na capital do país, Luanda, sem no entanto, justificar os motivos que estiveram na base da sua ausência, o extremo base do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e da Selecção Nacional apresentou comportamento indecoroso durante as sessões de treinos, realizado na cidade mais ao norte do país, Cabinda, local onde os pre-seleccionados cumpriram um estágio pré-competitivo de nove dias.

Este situação, segundo a nossa fonte, levou o francês Michel Gomez, seleccionador nacional, a prescindir dos trabalhos do jovem Olímpio Cipriano, 29 anos de idade, um metro e 90 centímetros de altura, ele que é tão-somente um dos melhores jogadores angolanos da actualidade. Olímpio Cipriano estreou-se no Afrobasket de 2005, em Argel, capital da Argélia, sob comonado do luso-guineense Mário Palma.

Desde então, tornou-se numa das maiores unidades do cinco nacional, conquistando três Campeonato Africanos, duas participações em Campeonatos do Mundo e uma nos Jogos Olímpicos, isto, em 2008, em Pequim. No Campeonato do Mundo da Turquia, onde o cinco nacional derrotou a poderosa selecção da Alemanha, Olímpio Cipriano foi um dos artifíces do triunfo sobre os alemães.

Com o afastamento do extremo base, o grupo ficou reduzido em quinze elementos nomeadamente Miguel Kiala, Valdelício Joaquim, Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Taty, Carlos Morais, Roberto Fortes, Armando Costa, Domingos Bonifácio, Paulo Santana, Hermenegildo Mbunga e Milton Barros. A pré-selecção nacional regressou ontem de Cabinda e no dia 03 de Julho ruma para a região francesa de Paul, onde dará seguimento da sua preparação, antes de seguir para Portugal a fim de participar de um torneio internacional em Guimarães. Angola está inserida no Grupo B juntamente com as selecções do Tchad, adversário de estreia, a 18 de Agosto, Marrocos e Senegal.

Covilhã justifica afastamento
do extremo base

O técnico Jaime Covilhã, um dos adjuntos do francês Michel Gomez, negou categoricamente que o afastamento do extremo base Olímpio Cipriano da pré-selecção nacional que prepara o Afrobasket de Madagáscar deveu-se questões disciplinares.“Confirmo de facto que o Olímpio Cipriano foi afastado da pré-selecção nacional não por questões disciplinares como estas a avançar mas, porque o atleta ressentiu de uma lesão antiga durante a nossa preparação em Cabinda”, justificou Jaime Covilhã em contacto mantido ontem com o Jornal dos Desportos por telefone.

De acordo com Jaime Covilhã, o trio de técnicos recebeu informações do corpo médico de que o atleta não iria recuperar a tempo e hora a fim de disputar a XXVI edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, em 2012.

Olímpio Cipriano teve uma queda aparatosa, a quando da disputada da segunda edição da Supertaça Compal, competição que decorreu em Lisboa, Portugal, em Fevereiro do ano em curso, contraindo uma lesão nas costas. Posteriormente o jogador passou a queixar-se sistematicamente de dores nas costas. Entretanto, apesar de ter sido submetido a vários exames, não foi detetado qualquer anomalia, tendo terminado a temporada de 2011 em grande, com a conquista do troféu de MVP.

26 junho 2011

ANGOLA : Selecção nacional termina segunda fase de preparação

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina termina neste sábado, em Cabinda, a segunda fase de preparação iniciada desde a 16 deste mês, visando o Afrobasket/2011, a realizar-se em Madagáscar.

O treino de hoje centrou-se nos aspectos técnicos e tácticos. Depois da última sessão às 18 horas, Michel Gomez, o seleccionador, vai anunciar os dispensados.
Neste sábado, Eduardo Mingas disse à imprensa que até chegar ao local do Afrobasket2011 os companheiros de quadra já estão com espírito na vitória.
"O importante é a preparação do combinado nacional que está a se sair muito bem e está pronto para ganhar tudo", afirmou o basquetebolista.
Angola vai jogar na fase preliminar do Afrobasket no Grupo B, ao lado do Tchad, Senegal e Marrocos.

25 junho 2011

CABO VERDE : Seven e Bairro reeditam final em Santiago Sul

A equipa do Seven Stars vai jogar com o Bairro na final do play-off do regional de basquetebol de Santiago Sul. O Bairro garantiu presença na final ao derrotar o ABC por 73 – 66 no terceiro e decisivo jogo disputado esta quarta-feira no gimnodesportivo Vavá Duarte.Sendo assim, o Bairro e o Seven Stars – campeão regional – reeditam a final do basket do ano passado, que mais uma vez promete levar muito público e um grande espectáculo ao gimnodesportivo entre duas das melhores de Santiago. A final disputa-se a melhor de cinco jogos, mas quem vencer três partidas sagra-se campeão regional em Santiago Sul da época 2011. O primeiro jogo é na próxima quarta-feira.

ANGOLA : Michel Gomez afasta hoje dois atletas


Milton Barros, Armando Costa, Domingos Bonifácio e Paulo Santana são os bases que Michel Gomez coloca hoje à parede, quando fizer a primeira triagem na pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol que se prepara em Cabinda, visando a participação no Afrobásket´2011, em Antananarivo, Madagáscar, em Agosto próximo.

Com pensamento na cidade de Pau, França, onde vai fazer o primeiro estágio, Michel Gomez pode cancelar o visto de Paulo Santana, do Petro de Luanda, cujo rendimento está abaixo de demais concorrentes, de acordo com a Angop. Outro sector, que se junta ao de bases, é o de postes. Kikas Gomes, Valdelício Joaquim, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala e Divaldo Mbunga também podem ser encostados à parede. Dos cinco concorrentes, Divaldo Mbunga está mais próximo de constar da lista de dispensados.

A experiência de Kikas e a irreverência de Felizardo Ambrósio, ambos do 1º de Agosto, colocam Divaldo Mbunga, Petro de Luanda, longe dos holofotes. A maturação dos jovens Valdelício Joaquim e de Miguel Kiala suplanta a experiência de Mbunga. A decisão é de Gomez. Embora remotas, há hipóteses de Michel Gomez prescindir de um dos extremos, numa lista em que figuram Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Roberto Fortes e Simão Santos. Este último é o que tem menos probabilidades de continuar no grupo, a par do extremo-poste Jorge Tati.

A selecção regressa amanhã, de Cabinda, e viaja para a cidade francesa de Pau, no sudoeste do país europeu, no dia 3 de Julho, seguindo depois para Portugal, no dia 13, para dar início à preparação técnica com jogos. A equipa nacional já não defronta a congénere portuguesa no primeiro jogo de controlo, uma vez que o torneio de Guimarães, antes agendado para período de 25 a 27, foi antecipado (22 a 24 de Julho). Roménia, Portugal e República Checa vão ser os adversários de Angola na prova.

O secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, admitiu a possibilidade de o “amistoso” com os portugueses acontecer depois do torneio, entre os dias 25 e 26 de Julho. No dia 29, a equipa nacional desloca-se à China, já com os 12 eleitos para o Afrobasket’2011 e vai participar em duas Taças Stankovic, pois a Taça Diamante, que habitualmente decorre no mesmo país, não vai ser realizada. A primeira realiza-se de 1 a 4 de Agosto e a segunda de 6 a 9 do mesmo mês, fazendo quatro jogos em cada uma. No dia 10 de Agosto, os campeões africanos seguem para o Madagáscar, onde disputam o Afrobasket’2011, no grupo B, ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal.

Armando Costa
enaltece filosofia de Michel Gomez

A filosofia de trabalho de Michel Gomez está a ser bem gerida pelos integrantes da pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculina que se prepara para o Afrobásket´2011. Armando Costa, base do 1º de Agosto e da selecção nacional, enalteceu a metodologia de trabalho do técnico francês, no termo de mais uma sessão de treinos realizada ontem, de acordo com a angop.

"O treinador tem uma filosofia diferente daquela que estamos habituados, mas somos profissionais e lidamos normalmente com mudanças", disse o base que reconheceu não estar na sua melhor forma técnica. Quanto aos adversários, Armando Costa considera o Senegal o principal opositor de Angola na série B, dada a qualidade dos seus jogadores, mas não descura a formação marroquina, que pode fazer "o impossível" para se superiorizar das demais selecções. "O Senegal é um eterno candidato ao título, porque tem jogadores de grande valia; Marrocos é uma equipa que está ao meio da classificação continental, mas vai entrar para ganhar, sobretudo, a Angola", disse.

A superioridade de Angola nos últimos dez anos inquieta as demais selecções do continente e, por essa razão, Armando Costa diz que "todas as equipas em África querem derrotar Angola". Angola integra o grupo B no Afrobasket2011 com Tchad, Marrocos e Senegal. A prova decorre de 17 a 28 de Agosto, em Antananarivo. Angop

24 junho 2011

ANGOLA : Dispensados de Michel Gomez reforçam grupo para Panafricanos

Os jogadores dispensados da pré-selecção nacional de basquetebol para o Campeonato Africano (Afrobasket2011), a ser disputado de 17 a 28 de Agosto em Antananarivo (Madagáscar), deverão reforçar o grupo que disputará os Jogos Panafricanos, em Moçambique, em Setembro.

A informação foi prestada hoje, sexta-feira, à Angop pelo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, acrescentando que mesmo os que disputarem o Afrobasket poderão fazer parte dos Panafricanos, desde que estejam disponíveis.
Realçou que Felizardo Ambrósio já manifestou interesse em representar Angola na prova de Moçambique.
Além dos quatro que serão dispensados por Michel Gomez, alguns seleccionados para o Africano poderão reforçar o grupo orientado por Raul Duarte, que começa a trabalhar a 4 de Julho. Deste modo, aumentam as hipóteses de Angola reconquistar o título.

Eis a convocatória completa: Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Vlademiro Ricardino, Adolfo Quimbamba, Hélder Ortet (1º de Agosto), Braúlio Morais, Hélder Gonçalves, Paulo Barros (Petro de Luanda), Mayzer Alexandre, Edson Ndoniema e Abdel Gomes (Libolo), Escorcio António e Hugo Cristiano (Sporting de Cabinda) e Afonso Mutau (Interclube), Francisco Destino (Académica de Coimbra-Portugal).

Raul Duarte será coadjuvado por Manuel Silva “Gi” e Jaime Prades.

CABO VERDE : Santiago Sul: Ivan Almeida leva Bairro a final


A estrela que o Bairro mandou buscar nos EUA, o Ivan Almeida, pagou os seus dividendos ao garantir aos rapazes do Bairro Craveiro Lopes o direito a disputar a final com a equipa do Seven Stars.
A equipa do Bairro com o Ivan Almeida é definitivamente um forte candidato ao Titulo, como ficou demonstrado nos últimos dois jogos em que o Bairro venceu ao ABC, isso depois de ter perdido o primeiro jogo do Play off.
Na verdade este Ivan trás uma outra dimensão a equipa do Bairro. O Ivan Almeida é um belíssimo jogador que muitas vezes nos faz lembrar um dos grandes do Basket Cabo Verdiano, o Djony Timas, ex-Seven Stars.
Os amantes do Basket que foram ao Polivente Vava Duarte puderam assistir a um excelente jogo de Basket, com ambas as equipas a disputarem cada lance, cada bola perdida com uma determinação incrível que me fez lembrar os play offs da NBA (bom...nem tanto assim, talvez numa versão “mais” pequena); a comparação, para os que infelizmente não estiveram lá, é só para dar-vos uma ideia do grau de competitividade que estas duas equipas demonstraram.
Resultado Final:Bairro 73 X ABC 66

23 junho 2011

CABO VERDE : Foto do Solpontense masculino

CABO VERDE : EQUIPA FEMININA DE BASQUETEBOL DO SOLPONTENSE


A equipa feminina de basquetebol de Solpontense recebeu sábado, no polivalente da Ponta do Sol, a equipa do Porto Novo Basket para mais um jogo amigável, enquadrado também nos preparativos de ambas as equipas para as competições, num futuro próximo. Foi um jogo emotivo, com mais uma vitória das meninas do Porto Novo Basket. Mas, o resultado foi o que menos interessou. O que contou foi o intercâmbio entre as duas equipas que deram boas indicações aos respectivos técnicos.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET NOS PLAY-OFFS


Porto Novo Basket conquista mais uma vitória no campeonato regional de basquetebol em sénior masculino. No sábado foi à Ponta do Sol vencer o Solpontense por 66-41, conseguindo assim mais um triunfo na competição. A equipa, com nove pontos, está nos play-off, onde aguarda por Solpontense ou Liceu Suzete Delgado. A equipa da Ponta do Sol, sob a liderança do excelente atleta Rony Ramos, está em segunda posição, com três pontos e está melhor posicionada para os play-offs. Na próxima jornada, Porto Novo Basket recebe o liceu Suzete Delgado.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET CONQUISTA TAÇA SANJON

Porto Novo Basket conquistou a taça Sanjon 2011. Venceu esta terça-feira o Solpontense no polivalente Tinin, em Porto Novo, por 66-25, vencendo pelo segundo ano consecutivo o troféu. Trata-se da segunda prova conquistada este ano pela equipa, depois de, em Abril, ter vencido a taça do torneio da abertura da época 2010/11. Porto Novo Basket já está final do campeonato (play-off), onde espera pelo Solpontense ou pela equipa do liceu Suzete Delgado. O campeonato prossegue no domingo, com o desafio Porto Novo basket/liceu Suzete Delgado. Na foto, troféus já conquistados pelo clube.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : Federação recebe verbas para o africano

Dos cerca de um milhão de dólares norte-americanos que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) necessita para a campanha da Selecção Nacional que em Agosto próximo, vai competir no Campeonato Africano das Nações da “boa ao cesto”, vulgo Afrobasket, prova a decorrer em Antananarivo de 17 a 28 de Agosto, a FAB tem já assegurado quase metade do valor global, de acordo com Tony Sofrimento. Segundo aquele responsável, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da instituição que supervisiona a modalidade no país, o Ministério da Juventude e Desportos assegurou que nos próximos dias vai depositar na conta da Federação Angolana de Basquetebol a última tranche.

“Nós já começamos a fazer algumas movimentações em termos administrativos e isso só está a ser possível graças à primeira tranche que recebemos do Ministério da Juventude e Desportos. Aliás, neste aspecto, o Minjud não tem poupado esforços e gostaria de agradecer o facto de nos terem dado já quase metade do que necessitamos”, asseverou Tony Sofrimento. Entretanto, depois de ter resolvido as questões administrativas junto da embaixada de França, na última semana, ontem, a FAB procedeu ao levantamento dos passaportes dos integrantes da comitiva angolana junta da representação diplomática da República Popular da China.

“Felizmente, os aspectos administrativos estão todos resolvidos. Hoje (ontem) mesmo conseguimos retirar os passaportes da embaixada da China e estamos à espera apenas do dia do embarque para o continente europeu, mais concretamente para França”.
Tony Sofrimento fez saber ainda que a selecção das Filipinas desistiu do torneio internacional de Guimarães que, inicialmente, estava marcado para os dias 23, 24 e 25 de Julho próximo.

“O torneio de Guimarães vai começar no dia 22 e termina a 24 de Julho. E, segundo as informações que recebemos do comité organizador, a selecção das Filipinas acabou por desistir do certame”. Portugal e Angola são as selecções que têm já confirmado as suas participações. Os decacampeões africanos deixam Portugal a 29 de Julho próximo e rumam para a China, onde vão participar em duas taças Borislav Stankovic.

Selecção chega
mais cedo ao Madagáscar

Ao contrário do que inicialmente estava programado, a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos já não irá realizar o estágio de adaptação em Joanesburgo, África do Sul, segundo fez saber Tony Sofrimento. Deste modo, a Selecção Nacional que vai em busca do seu décimo-primeiro título africano e, consequentemente, o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, em 2012, vai chegar uma semana antes do arranque do Afrobasket para se adaptar ao clima que se assemelha ao da África do Sul.

“Nós tínhamos agendado um estágio na África do Sul mas a última hora decidimos ir directamente para Madagáscar com uma semana de antecedência a fim de nos adaptarmos ao clima que é semelhante ao da África do Sul”, disse o executivo da FAB. A Selecção Nacional está inserida no grupo B do Afrobasket de Antananarivo juntamente com as selecções do Tchad, adversário de estreia no dia 18 de Agosto, Senegal e Marrocos. MC

Destino reforça
pré-selecção B

O extremo base da Associação Académica de Coimbra de Portugal, Francisco Destino, 23 anos de idade, um metro e 91 centímetros de altura, 90kg, vai reforçar a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos B, que a 3 de Julho próximo começa a projectar os décimos Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, a disputar-se de 03 a 18 de Setembro do ano em curso. De acordo com Tony Sofrimento, Francisco Destino que é chamado pela primeira vez, deve escalar a capital do país, Luanda, no dia 02 de Julho, proveniente de Lisboa, Portugal.

“O Francisco Destino termina os seus exames escolares no dia 01 de Julho e no dia 02 desembarca aqui em Luanda a fim de integrar os trabalhos da pré-selecção nacional B”, disse. Deste modo, o base da Associação da Académica de Coimbra de Portugal vai se juntar aos catorze pré-seleccionados de Raul Duarte para “operação” Maputo. Francisco Destino ajudou a sua equipa a conquistar o terceiro lugar da Liga Portuguesa de Basquetebol de 2011, foi semifinalista da Taça de Portugal para além do terceiro lugar na Taça Hugo dos Santos.

O jovem angolano ingressou na liga lusa em 2007, ao serviço do Barreirense. Em 2010 assinou um contrato de dois anos com a Académica. Entretanto, o executivo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) fez saber ainda que os quatros atletas a serem dispensados da Selecção A vão reforçar a Selecção B que vai defender a medalha de ouro em Maputo. MC

22 junho 2011

ANGOLA : Campeões africanos efectuam hoje sessão teórica

Cabinda – A selecção nacional de basquetebol sénior masculina, que cumpre em Cabinda a segunda fase da preparação para o Campeonato Africano da modalidade, de 17 a 28 de Agosto em Antananarivo (Madagáscar), dedica o período da manhã de hoje (quarta-feira) a uma sessão teórica no complexo residencial da aldeia olímpica do Cabassango.

Na terça-feira, o técnico Michel Gomez, e os seus adjuntos Jaime Covilhã e Artur Barros, dedicaram-se à avaliação da capacidade individual de cada atleta.
No final do treino, o treinador principal disse ser muito difícil para si esboçar já um "cinco" porque todos jogadores estão a dar o seu máximo, tanto de forma individual como colectiva e ao mesmo tempo tanto dentro como fora do campo salientando que tudo isso será posto em consideração.
Michel Gomez anunciou para os próximos dias a intensificação do trabalho ofensivo, por considerar o mais importante, e no final da semana começarão com os aspectos defensivos.
Referiu que possuir um grupo "bastante experiente", que tem estado a facilitar o seu trabalho porque, segundo frisou, são os "herdeiros" do trabalho que é feito durante toda época nos clubes. Portanto, trouxe apenas alguns dados sobre o basquetebol europeu.

No Afrobasket2011, Angola está no grupo B ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal. O cinco nacional procura o 11º título continental e consequentemente a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres2012 (Inglaterra).

Lista dos pre-seleccionados: Paulo Santana, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Roberto Fortes, Simão Santos, Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Jorge Tati, Leonel Paulo, Eduardo Mingas, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Divaldo Mbunga, Miguel Kiala e Valdelício Joaquim.

ANGOLA : Pré-selecção ultima preparação em Cabinda


A seis dias para a definição dos 14 atletas que seguem a 3 de Julho próximo para França, palco da segunda etapa de preparação da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos, que projecta a sua participação no Afrobasket’2011, a expectativa apodera-se cada vez mais dos 16 basquetebolistas escolhidos para a “operação Madagáscar”. Desde o dia 16 do mês em curso em Cabinda, os 16 pré-seleccionados para o Campeonato Africano das Nações têm se empenhado a fundo nos treinos, o que tem deixado satisfeito o seleccionador nacional, Michel Gomez.

Entretanto, o poste Joaquim Gomes “Kikas”, 31 anos de idade, dois metros de altura, MVP (Jogador Mais Valioso) do último Campeonato Africano das Nações, realizado em 2009, na Líbia, prova conquistada por Angola, reintegrou o grupo na última segunda-feira, depois de ter sido dispensado devido ao nascimento do seu primeiro filho na capital do país. O base Armando Costa, tri-campeão africano, também já se juntou ao grupo que termina a sua preparação na cidade mais ao norte do país, a 28 deste mês.

Com o grupo completo, o seleccionador nacional vai, no final desta semana ou no princípio da outra, definir os 14 atletas que rumam para a região francesa de Paul, para dar seguimento à sua preparação. Depois, os decacampeões rumam para Guimarães, Portugal, onde vão participar num torneio internacional, ao lado das selecções de Portugal e Nova Zelândia. Já na China, última etapa de preparação, a Selecção Nacional disputa duas taças Borislav Stankovic. O base Paulo Santana e o poste Hermenegildo Mbunga, ambos atletas do Atlético Petróleos de Luanda, podem ser os “sacrificados” nesta primeira filtragem.

Dos quatro bases pré-convocados - Armando Costa, Domingos Bonifácio, Milton Barros e Paulo Santa -, este último é o menos experiente, tendo sido chamado pela primeira vez a integrar a pré-selecção nacional. Daí que o seu afastamento do grupo é quase uma certeza. O mesmo se pode dizer do poste Hermenegildo Mbunga, que tem como opositores Joaquim Gomez “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala, Eduardo Mingas, além de Valdelício Joaquim. Angola figura no grupo B ao lado das selecções do Tchad, adversário de estreia a 18 de Agosto, Senegal e Marrocos.

Maculusso
organiza torneio

A direcção do Clube Desportivo O Maculusso faz disputar, de 28 do mês em curso a 2 de Julho próximo, o primeiro torneio Sistec de basquetebol em seniores femininos, em alusão ao XX aniversário da referida empresa. De acordo com o comunicado a que tivemos acesso, vão participar na prova as participações do Grupo Desportivo Interclube, actual campeã nacional, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Juventude de Viana e Clube Desportivo O Maculusso. MC

21 junho 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DO MAPUTO EM SENIORES FEMININOS - Novo "dream team" já marca a diferença


FEZ apenas o primeiro desafio da temporada, mas já se vê que marca a diferença, sobretudo do ponto de vista competitivo e de abordagem do jogo. Aliás, outra coisa não seria de esperar face a uma equipa constituída por craques que se conhecem até de olhos vendados. Estamos, pois, perante um novo “dream team”, a Liga Muçulmana, fruto da desagregação completa do Desportivo e que na estreia no Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em Seniores Femininos vincou que veio para jogar ao mais alto nível e discutir os títulos com muita determinação.

Entrando na prova agora na segunda jornada, após ter folgado na ronda inaugural, a Liga Muçulmana teve pela frente o Maxaquene e venceu pela marca de 60-44, no epílogo de uma partida caracterizada por muito equilíbrio, embora a ascendência da formação treinada por Nazir Salé fosse sempre evidente, razão bastante para o seu triunfo por 16 pontos.

Na turma “muçulmana”, se não espantou a ninguém a presença de atletas como Anabela Cossa, Valerdina Manhonga, Odélia Mafanela, Cátia Halar, Filomena Micato e Leia Dongue, cuja transferência do Desportivo para a nóvel formação já era conhecida, a surpresa, agradável para os adeptos desta colectividade, tem a ver com Deolinda Ngulela, uma excepcional jogadora que na última década esteve nos Estados Unidos da América, onde fez furor na bola-ao-cesto universitária.

Deolinda é, inquestionavelmente, uma atleta à altura de elevar a Liga Muçulmana aos níveis e ambições preconizados pela sua equipa técnica, os quais passam pela conquista do título nacional e disputa em grande das competições continentais. Por outro lado, e tendo em conta a sua vasta experiência, a “americana” será um reforço de excepcional vulto à selecção nacional, que tem pela frente os Jogos Africanos de Maputo-2011, em Setembro, e o Afrobásquete do Mali, entre Setembro e Outubro.

Já o Maxaquene, com um conjunto claramente renovado e num ano em que se procura em se relançar no básquete feminino, após autêntica travessia do deserto nas últimas temporadas, quando uma desorganização jamais vivida no seu departamento de basquetebol levou à “fuga” de renomadas jogadoras para Ferroviário e A Politécnica, apresentou-se bem, dentro dos parâmetros que o seu plantel oferece. Destaque para a presença das experientes Nádia Rodrigues, Ondina Nhampossa e Deolinda Gimo, que ao lado de várias debutantes procuram formar uma equipa competitiva e à altura dos desígnios do clube.

No desafio entre dois conjuntos concorrentes ao título da capital do país, A Politécnica “A” derrotou Ferroviário por 41-37, num jogo de fraco nível técnico, facto que acabou por se reflectir no próprio resultado final. O Desportivo, hoje depauperado e longe dos seus pergaminhos, apenas marcou 17 pontos diante de A Politécnica “B”, que ganhou pela marca de 52-17.

Enquanto isso, em seniores masculinos, prossegue amanhã a disputa da Taça Maputo, com a efectivação de duas partidas, no campo do Ferroviário. Às 18.30 horas, frente-a-frente estarão Real Sociedade e Maxaquene, para a quarta jornada, e, a partir das 20.00, jogarão Matolinhas e Costa do Sol, referente à quinta ronda.

CABO VERDE : Jovens basquetebolistas em testes nos EUA


Mais cinco jovens atletas seguem em Agosto rumo aos Estados Unidos da América para tentar a sorte no mais grandioso palco do Basquete do mundo. Seis meses depois que a Academia Nacional de Basquetebol Cabo-verdiano logrou integrar Lorreta Rocha no Southern New Hampshire University (SNHU), estas três meninas e dois rapazes inspiram‑se na “excelente” integração da jovem salense e de outros três basquetebolistas cabo‑verdianos que nos EUA seguem os seus estudos e firmam carreira no desporto. As três meninas são do Sal e os dois rapazes da Praia, e todos terminam agora o 12º ano. Tirzah Évora, Ornela Livramento e Nataly Semedo jogam pelo Liceu Basket e são alunas da Academia Nacional de Basquetebol. Os rapazes, Michel Mendes e Patrick Abreu, defendem a equipa praiense do Seven Stars. Seguem em Agosto próximo, acompanhados por Zola, presidente da ANBC e antigo jogador da selecção nacional. E assim que pisarem as terras do Tio Sam, vão mostrar o valor do basquetebol cabo-verdiano e, quiçá, conquistar os treinadores norte-americanos.

Perseguem os mesmos sonhos que Ivan Almeida, Vinny Lima, Marito Correia e Lorreta Rocha, no universo do basquetebol norte-americano, onde também entraram pelas mãos de Zola. Também estes cinco querem seguir os estudos universitários e participar numa das mais importantes competições do basquetebol norte-americano, a NCAA. Primeiro, têm de passar nos testes – académicos e técnica da bola ao cesto – que vão decorrer em várias escolas superiores: Stonewwil College, Northeastern University, Community College of Rhode Island, University of New Hampshire e na Southern New Hampshire University. Outras escolas devem entrar na lista quando chegarem aos EUA.

E vão confiantes na realização do seu sonho. Afinal, estão há cerca de três anos a preparar-se para vencer o desafio. Para Tirzah Évora, de 18 anos, prestar estes testes nos EUA é uma oportunidade rara que vai agarrar com todas as forças. “Estudei muito, treinei mais ainda durante todo esse tempo. Empenhei-me no meu desempenho escolar justamente para quando lá chegar reunir todas as condições, e passar nos testes. Estou confiante que vou conseguir”, sublinha.

Com a mesma convicção vai seguir Michel Mendes, jogador da selecção Nacional de basquetebol. Com 20 anos, o jovem que actualmente defende as cores do clube praiense Seven Star, está certo que vai conseguir a sua bolsa-atleta. O basquetebol entrou na sua vida desde os 16 anos e agora não quer parar. “Pretendo seguir carreira como basquetebolista. Quero cursar enquanto pratico o basquetebol, mas trabalhar na área em que me irei formar, só depois de fazer uma carreira brilhante como basquetebolista”, afirma.

Inspiração nos outros

Aliás, estes jovens foram buscar toda essa inspiração noutros cabo-verdianos que há muito não param de brilhar nas placas das universidades norte-americanas. A mais nova é Lorreta que começou agora e é já titular na Southern New Hampshire University, depois de alguns meses de treino junto com outras atletas. Esta jovem salense foi tentar a sorte em Agosto do ano passado, Janeiro deste ano 2011 começou a estudar e a integrar a equipa daquela universidade americana. Com apenas um semestre de treinos, Lorreta não só já joga regularmente como obteve as melhores notas académicas de sempre.

Outro atleta que a Academia cabo-verdiana tem no seu quadro-de-honra – logo, um exemplo para incentivar os jovens – é Ivan Almeida, que há quatro anos envergou a camisola do Seven Stars e actualmente estuda e joga pelo Stonehill College. Este basquetebolista da Selecção Nacional de Cabo Verde, ingressou no Mohawk Valley Community College, em 2007. Prestes a terminar os estudos, agora quer seguir carreira nos EUA, integrando a liga de desenvolvimento da NBA. O mindelense Vinny Lima, outro jogador da Selecção de Cabo Verde, é também finalista este ano e já tem grandes ambições. O internacional já foi abordado por um agente da Itália e pelo treinador de uma equipa inglesa. Mas o seu sonho é continuar nas terras do tio Sam.

Já Marito Correia – atleta do Bairro, Praia, já terminou a sua formação universitária nos Estados Unidos, onde durante quatro anos jogou pela Bryant University. Dos Estados Unidos seguiu para Portugal, onde jogou pela Maia Basket. Depois seguiu rumo a Angola para defender a Promade Basket. Actualmente é um dos principais jogadores do 1º de Agosto, uma das equipas angolanas mais bem posicionada na modalidade.

ANGOLA : Técnico Aníbal Moreira satisfeito com visita do ministro

Luanda – O treinador da pré-selecção sénior feminina de basquetebol, Aníbal Moreira, mostrou-se satisfeito pela presença do ministro da Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, no primeiro dia de trabalhos do conjunto nacional que vai participar nos jogos Pan-Africanos de Maputo (Moçambique), de 3 a 18 de Setembro próximo.
Em declarações à imprensa no final da sessão de trabalhos, realizada no Pavilhão da Cidadela, o técnico disse que a presença do governante motivou o grupo de trabalho que tem a garantia de contar com o apoio do ministro e do órgão que dirige.
Na ocasião, Aníbal Moreira agradeceu a disponibilidade do governante e espera que, doravante, as coisas melhorem.
Questionando sobre o primeiro dia de trabalho disse que baseou-se mais nos lançamentos, o preenchimento dos corredores a toda extensão do campo e a movimentação das atletas na quadra de jogo.
“Não podemos ainda fazer outro tipo de trabalho porque temos perspectivas de participar num torneio, mas só esta terça-feira teremos tudo decidido, e podermos então dar início ao que pretendemos, que é primeiro melhor a capacidade técnica individual, tanto ofensiva, como defensiva das atletas e começar a preparar a condição física” salientou.

ANGOLA : Gonçalves Muandumba assiste treino da pré-selecção para os Pan-Africanos

O ministro da Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, assistiu segunda-feira, em Luanda, à primeira sessão de trabalhos da pré-selecção sénior feminina de basquetebol que se prepara para os Jogos Pan-Africanos de Maputo (Moçambique), de 3 a 18 de Setembro.
Em declarações à imprensa no final dos treinos que decorreram no Pavilhão da Cidadela, o governante disse que a sua presença serviu para transmitir às atletas que o Governo está com elas e que vai prestar todo o apoio.
“Transmitimos o nosso carinho e pedimos que se entreguem ao trabalho para que realizem uma boa competição. O contacto serviu igualmente para demonstrarmos que não apoiamos apenas os rapazes, mas também as meninas, referiu o ministro.
Adiantou que atenção semelhante será dedicada às selecções que estão a preparar-se para os Jogos Pan-Africanos e em outros compromissos.
Na senda da visita, o ministro pediu as federações das modalidades que vão participar na competição a racionalizarem os apoios.
Antes do início dos treinos, o governante manteve um contacto com a equipa técnica e atletas na presença do presidente da Federação Angola de Basquetebol, Gustavo da Conceição, e com outros responsáveis.

ANGOLA : Seleccionadora de sub-16 aponta meta para africano do Egipto


A treinadora da selecção feminina de basquetebol em sub-16, Elisa Pires, apontou hoje, em Luanda, como meta os cinco primeiros lugares no campeonato africano da categoria, a disputar-se de 22 a 30 de Julho, no Egipto.

Falando à Angop no final de uma sessão de treinos, no pavilhão anexo à Cidadela, a técnica afirmou esperar por uma prova bastante renhida, mas as suas jogadoras estão a trabalhar no sentido de disputar a prova em igualdade competitiva com as adversárias, num campeonato a ser disputado por dez equipas.
“Nesta categoria temos de trabalhar muitas vezes até os aspectos básicos, por se tratarem de atletas sem experiência em campeonatos do género. Mas temos a certeza que com o esforço e dedicação de todas, podemos alcançar os cinco primeiros lugares da classificação”, disse.
Para além das limitações no tempo de trabalho, Elisa Pires vê-se privada, por razões escolares, de jogadoras das províncias da Huíla (2), Huambo e Bié (1), cujos nomes não revelou.

Composta por 16 atletas, a formação nacional, cuja preparação iniciou a 14 de Maio, tem trabalhado aspectos físicos e defesa zona. A semana está reservada a jogos de controlo com equipas juniores feminina e masculina, seguindo-se a fase de triagem para a escolha das 12 jogadoras que disputarão o Afrobasket.

ANGOLA : Defesa e ataque atarefam pré-selecção nacional


O seleccionador nacional, Michel Gomez, considerou positivo o trabalho que o “cinco” nacional efectuou nos primeiros quatro dias de estágio, na província de Cabinda. O francês elogiou o comportamento dos atletas, que se mostram motivados e muito participativos nos treinos. “O nosso balanço em Cabinda é positivo, porque estamos a trabalhar muito bem e sinto os jogadores motivados e a participar muito nos treinos. Neste momento, estamos a trabalhar nos aspectos ofensivos, o que cria a ligação de uma equipa, e depois vamos começar a trabalhar nos aspectos defensivos e, mais tarde, tentar ir devagar do ponto vista físico”, disse.

Michel Gomez referiu que ainda não apresentou aos jogadores pré-selecionados a filosofia do grupo para o Africano do Madagáscar, mas considerou que a melhor sensação de momento é sentir que os jogadores estão empenhados nos trabalhos de preparação.
O técnico francês Michel Gomes e os seus adjuntos estão a dar prioridade, nesta fase inicial do estágio em Cabinda, aos aspectos ofensivos em situações de cinco contra cinco, o que tem motivado a equipa técnica, porque se assiste a algumas jogadas de ataque interessantes desenvolvidas pelos jogadores.

“Estamos a trabalhar para cumprir os nossos objectivos, aliás, depois de Cabinda, vamos dar sequência ao nosso estágio em França, Portugal e China. Pensamos que, nestes torneios, poderemos atingir os nossos objectivos”, precisou. O extremo Roberto Fortes disse que o estágio de Cabinda está a correr da melhor maneira, porque o grupo está motivado e todos os atletas estão a dar o seu máximo para terem um lugar na equipa nacional. Para o base Milton Barros, apesar do defeso, a preparação da pré-selecção nacional é positiva. “Todos estão empenhados para poderem atingir os níveis desejados pela equipa técnica”, destacou.

Os aspectos defensivos, lançamentos livres e de campo marcam hoje, terça-feira, 21, a sexta sessão de treinos, da pré-selecção nacional de basquetebol, que cumpre um curto estágio de 12 dias, em Cabinda, visando a sua participação no campeonato africano da categoria, que o Madagáscar acolhe de 17 a 28 de Agosto do ano em curso.

20 junho 2011

CABO VERDE : Seven Stars marca presença na final

A equipa do Seven ganhou a equipa do Prédio este fim-de-semana no Pavilhão Vava Duarte por 70 a 64.
Foi um jogo muito bem disputado e os adeptos do Basket que desceram ao Pavilhão de Chã de areia para verem estas duas equipas emblemáticas da Capital disputando uma vaga na final foram brindados com uma grande partida de Basketball.
Os pupilos do Orladinho Mascarenhas mostraram um melhor entrosamento e maior pendor fisico, dois factores que determinaram o resultado.
No entanto, ainda assim a equipa do Prédio, orientada pelo Zé Angolano, mostrou que com um pouco mais de treino nas pernas poderia perfeitamente ter trazido para casa um outro resultado.
A outra partida da noite, alias o primeiro jogo, tambem foi um excelente jogo, em que o Bairro liderado por Ivan Almeida, um reforço que veio dos EUA, ganhou ao ABC por 71 a 59, igualando assim a eliminatória.
O Bairro com o Ivan a dominar nos dois lados do campo controlou o jogo quase que do principio ao fim.
Na realidade o ABC não conseguiu encontrar uma solução para travar o Ivan que foi a verdadeira estrela da noite.
O jogo três (3) e já no dia 22

18 junho 2011

ANGOLA : Jogadores prometem empenho para Afrobasket2011

Cabinda - O extremo poste do Interclube Jorge Tati mostrou-se hoje, em Cabinda, confiante na sua integração no grupo de jogadores para o Afrobasket2011, a disputar-se em Agosto, no Madagáscar.

A pré-seçecção iniciou quinta-feira em Cabinda a segunda fase de preparação para a competição em que Angola vai defender o título.
"Vou trabalhar para estar nos 12 escolhidos e não sei como estão as equipas adversárias. Acho que são equipas fortes mas vamos para jogar e tentar ganhar todos os jogos", afirmou hoje à imprensa no final da sessão de treino, dominada por aspectos físicos.

Admitiu existir algumas dificuldades da língua, mas contam com o técnico-adjunto Artur Barros para ajudar a superar esta barreira (de francês para português) e assegurou que estão a fazer um esforço no sentido de entenderem o técnico por forma a manterem-se mais coesos.

Por seu turno, Simão Santos considerou “boa” a coesão do grupo e que há “um bom ambiente” de trabalho e tem feito na medida do possível o que o treinador tem pedido.
Na sua opinião, a selecção de Angola “carrega muito peso sobre os ombros” e que estão a receber o testemunho, que é “uma grande responsabilidade”.

Kikas Gomes sublinhou que na qualidade de campeões africanos têm de trabalhar e preparar-se bem porque têm “uma missão muito difícil”.

Depois de Cabinda, a selecção viaja para França, antes de seguir para Portugal e China, no cumprimento da preparação para a prova continental.

No Afrobasket2011, Angola está no grupo B ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal. O cinco nacional procura o 11º título continental e a consequente qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres2012 (Inglaterra).

A equipa técnica tem disponíveis os jogadores Paulo Santana, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Roberto Fortes, Simão Santos, Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Jorge Tati, Leonel Paulo, Eduardo Mingas, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Divaldo Mbunga, Miguel Kiala e Valdelício Joaquim.

CABO VERDE : Fogo: Voluntários enfrentam Cutelinho em São Filipe

Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe e Cutelinho dos Mosteiros medem forças a partir das 17h00 deste sábado, 18, no Polidesportivo Simão Mendes, São Filipe. O jogo conta para a quinta jornada do regional de Basquetebol da ilha do Fogo. A contar para quarta jornada, na última quarta-feira, 15, a equipa dos Voluntários abandonaram o recinto de jogo, alegando que não existiam condições para a realização do jogo, uma vez que foi indigitado apenas um árbitro para apitar a partida. Com a desistência, o Spartak venceu a partida por: 64-50.

Com a vitória o Spartak igualou com a equipa dos Voluntários em termos de vitórias, três cada. Neste sábado a equipa dos Voluntários terá a oportunidade de desempatar, caso vencer a equipa do Cutelinho dos Mosteiros.

Participam no campeonato sénior masculino de Basquetebol do Fogo três equipas: Cutelinho, Voluntários do Centro Juventude São Filipe e Spartak. Na primeira jornada os Voluntários derrotaram o campeão em título, Spartak, por 68-63. Na segunda jornada os Voluntários receberam e venceram o Cutelinho no Polidesportivo Simão Mendes por 82-64. Já na terceira jornada, realizada no último fim-de-semana, o Spartak venceu a equipa do Cutelinho por 52-106. Na quarta jornada, Spartak venceu por 64-50 os voluntários.

O campeonato regional de Basquetebol do Fogo é disputado em nove jornadas, no sistema de todos contra todos, de onde sairão duas equipas para discutir o título de campeão regional da ilha, através de play-off a cinco jogos.

ANGOLA : Selecção ensaia modelo de jogo


Contra-ataque rápido, defesa, bloqueio e lançamentos de três pontos continuam a dominar, hoje, os treinos da selecção nacional sénior masculina de basquetebol, no pavilhão multiusos do Tafe, visando o Afrobásket’2011, a realizar-se de 17 a 29 de Agosto, em Madagáscar.

O técnico francês Michel Gomez e os adjuntos Jaime Covilhã e Artur Casimiro Barros começaram ontem a ensaiar o modelo a adoptar durante o Campeonato Africano de Basquetebol, depois de, no primeiro dia, terem submetido os atletas à recuperação física com futebol de salão. Com o moral em alta, os atletas pré-seleccionados vão competir entre si durante 12 dias, para obter um lugar na lista definitiva. Os aspectos técnicos, tácticos e físicos de cada atleta vão determinar na escolha.

Para constar da lista, Jorge Tati, atleta do Interclube, disse que o grupo está a gostar do novo seleccionador nacional e está empenhado em interiorizar o modelo de jogo. “O técnico nacional está a conhecer os atletas e vamos ajudá-lo para melhorar o nosso trabalho", disse. O extremo da equipa da Polícia Nacional revelou que a língua francesa não constitui entrave na relação com o treinador principal, porque os adjuntos traduzem aos atletas a mensagem de Michel Gomez. "Estamos apenas engajados em cumprir os nossos objectivos", disse.

Simão Santos, extremo-base, disse que está a trabalhar para merecer a confiança do técnico Michel Gomez e a pressão do treinador está a ajudar os jogadores a empenharem-se cada vez mais. "Os trabalhos de preparação estão a correr bem e todo o trabalho deve existir exigências", disse. Para o extremo-base do Recreativo de Libolo, "se não houver empenho, o trabalho é um problema". Quanto à miscelânea de gerações, o basquetebolista disse que "os jovens estão a receber testemunho dos mais velhos com responsabilidade".

CABO VERDE : Equipq Feminina do Porto Novo em Ponta do Sol


A equipa feminina do Porto Novo Basket joga, este sábado, com Solpontense, em mais um amigável. Em Abril, as duas equipas se tinham defrontado, também em Ponta do Sol. Essa iniciativa insere-se nos preparativos das equipas femininas dos dois clubes, tendo em vista a sua participação nas competições, num futuro próximo. O projecto feminino do Porto Novo Basket foi lançado em Janeiro último, sob a coordenação do professor Abílio, ex-presidente da associação Regional de Basquetebol de Santo Antão.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : JOGA-SE ESTE SÁBADO A 4ª JORNADA DO CAMPEONATO


Este Sábado, realiza-se mais uma jornada do campeonato regional de basquetebol em Santo Antão, com mais uma deslocação do Porto Novo Basket à Ponta do Sol para defrontar o Solpontense. Trata-se da 4ª jornada da competição. O desafio realiza-se às 17h30, no polidesportivo local. A seguir, realiza-se mais um amigável entre as equipas femininas dos dois clubes. Recorde-se que em finais de Abril último, as equipas femininas do Porto Novo Basket e do Solpontense defrontaram-se em Ponta do Sol, com a vitória da equipa portonovense. Trata-se de mais um intercâmbio entre as duas equipas, que se enquadra no projecto de formação dos dois clubes.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE em

17 junho 2011

MOÇAMBIQUE : Antigas “alvi-negras” estreiam-se pela Liga


DEPOIS de alguma polémica sobre a sua participação nas provas sob a égide da Associação de Basquetebol da Cidade do Maputo (ABCM), facto que levou, inclusive, a uma reunião com os clubes para se debater o assunto, a nóvel formação sénior feminina da Liga Muçulmana já se vai estrear nas competições da bola-ao-cesto da capital do país, facto que sucederá amanhã, na segunda jornada do campeonato. Será o regresso à quadra das antigas craques do Desportivo, juntamente com o seu treinador Nazir Salé, agora envergando a camisola “muçulmana”.Maputo, Sexta-Feira, 17 de Junho de 2011:: Notícias
A saída das “alvi-negras” Valerdina Manhonga, Anabela Cossa, Cátia Halar, Odélia Mafanela, Leia Dongue, Filomena Micato, entre outras, para a Liga Muçulmana, após Nazir Salé decidido abrir o departamento de basquetebol neste clube, esteve envolvida num verdadeiro celeuma, entretanto sanada mercê de um diálogo entre as partes, até porque, embora sem o charme que o levou à conquista de dois títulos africanos, para além de competições internas, o Desportivo continua com o básquete sénior feminino.

Com o campeonato iniciado semana passado, e depois de ter estado isenta da jornada inaugural, a Liga Muçulmana compete pela primeira vez tendo como adversário o Maxaquene, em jogo marcado para amanhã, a partir das 16.30 horas, no campo do Ferroviário. Trata-se de um momento em que muitos adeptos aproveitarão para satisfazer a sua curiosidade e até matarem saudades em relação ao grande talento daquele conjunto de atletas.

Antes deste desafio, estarão em campo A Politécnica “B” e Desportivo, às 15.20 horas, enquanto A Politécnica “A” e Ferroviário, no encontro de maior cartel da ronda, se encontrarão quando forem, 18.00 horas.

Na jornada inaugural, A Politécnica “A” levou de vencida Maxaquene pela marca de 62-38 e Ferroviário bateu Desportivo por 56-29.

Entretanto, ainda a disputarem a Taça Maputo, os seniores masculinos conheceram, esta quarta-feira, a efectivação de mais uma jornada, na qual o destaque vai para a derrota do Maxaquene diante do Costa do Sol por 76-70, enquanto Desportivo se sobrepôs ao Ferroviário por 60-42.

Fora da componente competição, referência para a presença entre nós do ex-basquetista português Henrique Vieira, que iniciou a sua carreira em Moçambique e que actualmente é treinador do Benfica.

Durante a sua estada em Maputo, Vieira irá orientar um “clinic” destinado a técnicos da modalidade, designadamente nos dias 20, 21 e 22, para treinadores do básquete “show”, de iniciados e monitores de mini-básquete, das 15.30 às 17.30 horas; e para treinadores da Liga Vodacom e competição, entre as 18.00 e as 20.00 horas.

CABO VERDE : Santiago Sul Play Off: Seven vence Prédio

A equipa do Seven Stars derrotou o Prédio 65-61 no jogo da Meia-final do Play-off do Campeonato de Basquetebol Santiago Sul em Sénior Masculino. A competição vai continuar no Sabado, 18, com os jogos ABC-Bairro, as 19H00, e Prédio -Seven, as 20H30, no Pavilhão Desportivo “Váva Duarte”.

Ainda estão agendados para Domingo, 19, os jogos referentes a 3ª Volta do Campeonato Regional Santiago Sul entre Bairro-ADD, em Sub6 e sub18 Masculino.

16 junho 2011

CABO VERDE : SOLPONTENSE VENCEU LICEU SUZETE DELGADO


O Solpontense ganhou, este fim-de-semana, em Ponta do Sol, a equipa do liceu Suzete Delgado, por 56-45, na terceira jornada do campeonato regional de basquetebol de Santo Antão, em sénior masculino. Solpontense conquista assim a sua primeira vitória na prova. Na quarta jornada a equipa da Ponta do Sol recebe o Porto Novo Basket, líder do campeonato, com seis pontos. Os jovens do liceu Suzete Delgado continuam sem vencer.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE
http://portonovobasket.blogspot.com/

ANGOLA : Decacampeões estão em Cabinda


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que prepara a sua participação na edição número 26 do Afrobasket/2011, prova a disputar-se de 17 a 28 de Agosto próximo, em Antananarivo, Madagáscar, realiza nas primeira horas da tarde de hoje, quinta-feira, em Cabinda, a primeira sessão de treinos.
A delegação, coordenada por Soares de Campos, ex-árbitro internacional, partiu às 5h00 desta manhã, para a cidade mais ao norte do país, sem o internacional angolano, Armando Costa (ver peça a parte).

Em Cabinda, a pré-selecção nacional comandada pelo francês Michel Gomez vai permanecer por um período de dez dias. Depois de ter cumprido a primeira semana de preparação na capital do país, Luanda, divididos em exames médicos, trabalhos de campo e testes de resistência, os pupilos de Michel Gomez vão dar agora maior incidência no aprimoramento dos aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa ataque, lançamentos a curta e longa distância para alem dos aspectos defensivos.
Ontem, no período da manhã, os integrantes da pré-selecção nacional, entre atletas, técnicos e dirigentes trataram de assuntos administrativos junto da embaixada de França.

De acordo com o coordenador da Selecção Nacional, Soares de Campos, os aspectos administrativos foram todos resolvidos junto da representação diplomática de França. A viagem para França acontece a 03 de Julho. “Hoje (ontem), felizmente conseguimos resolver tudo no que concerne os aspectos administrativos junto da embaixada francesa”, asseverou Soares de Campos. Entretanto, já no final da manhã, os integrantes da pré-selecção nacional de basquetebol reuniram-se com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

O chefe do Gabinete Técnico e de Formação da FAB, Tony Sofrimento, presidiu o encontro, e segundo apuramos, foram tratados assuntos relacionados com ajudas de custo assim como os contratos para a “operação” Antananarivo. Angola figura no grupo B juntamente com Tchad, com quem se estreia a 18 de Agosto, Senegal e Marrocos. Os decacampeões que vão a busca do décimo primeiro título africano e consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, a disputar-se em 2012, têm agendado três torneios, sendo dois na China e um em Portugal.

Base Armando Costa
integra grupo no final do mês

O internacional angolano, Armando Costa, base, 28 anos de idade, um metro e 87 centímetros de altura, junta-se a pré-selecção nacional apenas no dia 28 do mês em curso, segundo fez saber o coordenador da Selecção Nacional, Soares de Campos. “O Armando Costa vai juntar-se a pré-selecção nacional no dia 28 deste mês, altura em que dará por encerrado a sua preparação na cidade mais ao norte do país, Cabinda. Armando Costa fez a sua estreia na Selecção Nacional em 2005, no Afrobasket de Argel, seguindo-se os africanos de Luanda, em 2007, e 2009, na Líbia. O internacional angolano falhou o Campeonato do Mundo de 2010, na Turquia, devido a uma lesão no joelho esquerdo.
MC

Pré-selecção nacional
B inicia preparação em Julho

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos B convocada na última segunda-feira, visando os X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, a decorrer de 03 a 18 de Setembro do ano em curso, arranca com os trabalhos de preparação a três de Julho próximo, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. Raul Duarte convocou 14 atletas, onde se destacam as presenças dos bases Hermenegildo Santos, do 1º de Agosto, e Braúlio Morais, do Atlético Petróleos de Luanda. Com cinco atletas, o 1º de Agosto é a formação com mais jogadores na selecção B, seguido do Libolo e Petro, com três representantes cada.

Eis a lista completa da pré-selecção nacional B: Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Vladimiro Ricardino, Adolfo Quimbamba e Hélder Ortet (1º de Agosto); Braúlio Morais, Hélder Gonçalves e Paulo Barros (Petro); Mayzer Alexandre, Edson Ndoniema e Abdel Gomes (Libolo); Escorcio António e Hugo Cristiano (Sporting de Cabinda); e Afonso Mutau (Interclube). Raul Duarte tem como coadjuvantes Manuel Silva, Jaime Prado, preparador físico, Celestino Fula, fisioterapeuta, e Pova Francisco, seccionista. Angola conquistou a medalha de ouro dos IX Jogos Pan-africanos, disputados em Argel, capital da Argélia.
MC

CABO VERDE : Santiago Sul: Resultados da 3ª e ultima Jornada do Campeonato

Realizou-se nos dias 11 e 12 de Junho os jogos da 3ª e ultima Jornada do Campeonato Regional Santiago Sul - 2ª Volta com os seguintes resultados:
Bairro 78 X ABC 71 – Sénior Masculino
Predio 55 X Seven Stars 64 - Senior Masculino
Bairro 26 X ABC 30 – Sub16 Masculino
Bairro 49 X ABC 43 – Sub18 Masculino

A meias-finais do Play-Off em Sénior Masculino comeca hoje, quarta feira, com os encontros entre Seven X Prédio e Bairro X ABC.

15 junho 2011

CABO VERDE : Fogo: Spartak enfrenta Atlântico no Polidesportivo Simão Mendes

Spartak e Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe medem forças a partir das 18h00 desta quarta-feira, 15, no Polidesportivo Simão Mendes, São Filipe. O jogo conta para a quarta jornada do regional de Basquetebol da ilha do Fogo. Na categoria júnior, a partir das 16h00, jogam Atlântico-Lém. Estão no campeonato sénior masculino de Basquetebol do Fogo três equipas: Cutelinho, Voluntarios do Centro Juventude São Filipe e Spartak. Na primeira jornada os Voluntários derrotaram o campeão em título, Spartak, por 68-63. Na segunda jornada os Voluntários receberam e venceram o Cutelinho no Polidesportivo Simão Mendes por 82-64. Já na terceira jornada, realizada no último fim-de-semana, o Spartak venceu a equipa do Cutelinho por 52-106.

A equipa de Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe, que faz a sua estreia nas provas regionais de basquetebol, lidera o campeonato regional desta modalidade na categoria sénior com duas vitórias em duas partidas. Já o Spartak campeão regional em título, caso vença o jogo desta quarta-feira, vai somar a sua segunda vitória na prova.

O campeonato regional de Basquetebol do Fogo é disputado em nove jornadas, no sistema de todos contra todos, de onde sairão duas equipas para discutir o título de campeão regional da ilha, através de play-off a cinco jogos. Sob o mesmo sistema de classificação, decorre também o torneio na categoria júnior (masculino).

Na prova desta categoria participam as equipas do Desportivo de Cova Figueira, Lém e Atlântico. Na primeira jornada a equipa de Lém foi derrotada pelo Desportivo de Cova Figueira por 28-32. Na segunda jornada, Lém perdeu frente ao Atlântico por 40-42. No último fim-de-semana a contar para a terceira jornada, Atlântico venceu por 52-46 o Desportivo de Cova Figueira.

ANGOLA : Pré-selecção nacional goza mais um repouso

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que se prepara tendo em vista a sua participação na XXVI edição do Afrobasket, a disputar-se de 17 a 28 de Agosto do ano em curso, em Antananarivo, Madagáscar, goza hoje, quarta-feira, em Luanda, mais um dia de repouso, antes de embarcar amanhã, quinta-feira, para a cidade de Cabinda, onde dará sequência ao plano de preparação. Ontem, os atletas pré-seleccionados foram submetidos a testes de resistência, no Municipal dos Coqueiros, sessão dirigida pelo preparador físico Artur Casimiro Barros, um dos adjuntos do técnico francês Michel Gomez que a par de Jaime Covilhã presenciaram a sessão de treinos.

O extremo base, Carlos Morais, campeão nacional pelo Atlético Petróleos de Luanda, foi a grande atracão da sessão vespertina dos decacampeões africanos, que visou aprimorar a resistência física do grupo.Depois da integração do Milton Barros, base, e Olímpio Cipriano, extremo base, na última segunda-feira, ontem, coube a vez do internacional angolano, Carlos Morais, 26 anos de idade, um metro e 90 centímetros de altura.

A sessão vespertina de ontem, testemunhou igualmente o regresso do extremo base, Roberto Fortes, que falhou a sessão de musculação da última segunda-feira.Deste modo, Armando Costa, base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, tri-campeão africano, 28 anos de idade, um metro e 87 centímetros de altura, passe a ser o único atleta chamado para “operação” Antananarivo que ainda não integrou a pré-selecção nacional, que amanhã mesmo ruma para a cidade mais ao norte do país, Cabinda, onde permanecerá por um período de dez dias, segundo o programa de preparação a que tivemos acesso.

Ontem, fizeram parte do teste Cooper, destinado a avaliar a condição física dos atletas os seguintes basquetebolistas: Carlos Morais, Roberto Fortes, Paulo Santana, Hermenegildo Mbunga, Milton Barros, Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas, Miguel Kiala, Jorge Taty, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Simão Santos, Domingos Bonifácio, Felizardo Ambrósio e Valdelício Joaquim.

>> opinião

As opções
de Raul Duarte

Foi convocada na última segunda-feira, dia 13, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos, rotulada como pré-selecção B, para os X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, competição a ser disputada de 03 a 18 de Setembro do ano em curso. Ao contrário do que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) havia prometido a quando da apresentação da pré-selecção A para o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket de 20011, de que o órgão reitor da modalidade voltaria a convocar uma outra conferência de imprensa, para a apresentação da pré-selecção B, a verdade porém, é que mais uma vez a FAB deu o dito pelo não dito, como de resto, nos habitou nos últimos tempos.

Para “operação” Maputo, Raul Duarte chamou catorze (14) atletas. A convocatória divulgada segunda-feira surpreendeu pela negativa a família da “bola ao cesto”, que questionam inclusive às opções do técnico angolano Raul Duarte.Numa primeira leitura ficasse com a nítida sensação de que o aludido técnico não conhece profundamente os atletas que desfilaram na 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, ou se preferirem, o BAI Basket, competição ganha superiormente pelo Atlético Petróleos de Luanda.

Aliás, a presença de Afonso Mutu, atleta que não disputou o Campeonato Nacional, em virtude do Grupo Desportivo Interclube não ter permitido a sua desvinculação para representar as cores do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, prova isso mesmo.
Deixar de fora atletas como Simão Panzo, base, Euclides Camacho, extremo base, ambos jogadores do Grupo Desportivo Interclube, em detrimento de Islando Manuel, Adolfo Quimbamba só para citar estes, é uma tremenda injustiça, se tivermos em linha de conta a prestação que tiveram na recém terminada época desportiva.

Simão Panzo foi tão-somente, um dos melhores triplistas da 33ª edição do BAI Basket, ao passo que Euclides Camacho foi um dos elementos preponderantes na conquista do terceiro lugar por parte do grémio da Polícia.Se numa determinada pré-selecção, seja ela de basquetebol, andebol, judo, karaté-dó, futebol enfim, deve constar os melhores atletas, nesta convocatória para os Jogos Pan-africanos de Maputo não estão seguramente os melhores do BAI Basket