Africa Basquetebol

31 maio 2010

ANGOLA : 1º de Agosto e Libolo em novo confronto no Codenm

A formação do 1º de Agosto recebe esta noite, a partir das 19h00, no Pavilhão do CODENM, a equipa do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, em partida de destaque da última jornada da segunda volta da "Final Four".Os militares que nunca perderam no seu reduto, frente ao representante da vila de Calulo, querem manter a"velha" tradição.

Depois de ter vergado pela segunda vez na"Final Four" o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, uma vitória esta noite diante dos libolenses, poderá relançar a equipa do 1º de Agosto na luta pela reconquista do troféu nacional.O desgaste físico poderá ser um dos adversários da equipa do Rio Seco no desafio de mais logo, já que, no último sábado, na vitória frente aos petrolíferos da capital, os militares jogaram até ao limite.

Hoje, no período matinal, os pupilos de Luís Magalhães, realizam uma sessão de treino, que estará, seguramente, virada para a recuperação dos atletas, dado que ontem, foram dispensados pela equipa técnica.Tal como começaram a segunda volta da "Final Four" com uma vitória, os militares tencionam encerrar esta fase com um triunfo,apesar de reconhecerem as qualidades do seu opositor.

Aliás, o Libolo, orientado tecnicamente pelo angolano Raul Duarte, foi a equipa que na presente época impôs já três derrotas ao campeão nacional em título, sendo duas para a Taça de Angola, e outra para a "Final Four", ou seja, para o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket.

Daí que, os comandados de Luís Magalhães estejam em alerta máxima para não serem surpreendidos em casa.Miguel Lutonda, Carlos Morais, Joaquim Gomes"Kikas",Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Vladimir Ricardino, Rodrigues Mascarenhas e Francisco Jordão são, seguramente, os trunfos que o português ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas tem para o prélio desta noite.

Apesar de jogar no terreno alheio, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul vai com o único propósito de bater os actuais campeões nacionais.Uma eventual vitória do representante da vila de Calulo poderá colocá-lo na primeira posição da"Final Four", em igualdade pontual (12) com os actuais campeões nacionais (1º de Agosto).

Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e os norte-americanos Reggie Moore e Omari Peterkin são as unidades que mais se têm destacado na formação do Libolo, que depois de arrebatar a Taça de Angola, persegue agora o título de campeão nacional"O Pavilhão do CODENM, conhecido também como "inferno" deverá registar hoje mais uma enchente.

A entrada da última jornada da segunda volta, o 1º de Agosto lidera a competição, com dez pontos, seguido do Libolo, com 9. Petro de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA), com sete e cinco pontos, respectivamente, ocupam as posições imediatas.

Eduardo Mingas regressa
e Curtis Terry fica de fora


O internacional angolano Eduardo Fernando Mingas (poste) regressa hoje às opções do técnico petrolífero Alberto Babo, para o embate de mais logo, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número um da Cidadela, diante do ASA, depois de cumprir castigo federativo.

Já o base norte- americano, Curtis Terrey, vai falhar a partida desta noite, em virtude de ter sido expulso, sábado último, na derrota da sua equipa (101-99), frente ao arqui-rival, 1º de Agosto.Mingas, uma das unidades preponderantes dos petrolíferos da capital, fundamentalmente no jogo interior, foi expulso na partida frente ao Recreativo do Libolo por comportamento incorrecto.

O norte-americano, por seu turno,foi expulso da partida de sábado, frente ao 1º de Agosto, em virtude de ter discordado de uma decisão do árbitro Carlos Júlio, tendo arremessado a bola para fora da quadra.Os petrolíferos da capital apresentam-se como favoritos à conquista dos dois pontos, frente aos aviadores que até aqui só somaram derrotas atrás de derrotas.

30 maio 2010

ANGOLA : D´Agosto Afunda Petro de Luanda

Sem o internacional angolano, Eduardo Fernando Mingas (poste), a cumprir castigo federativo, o Atlético Petróleos de Luanda averbou, ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela, a sua terceiro derrota na "Final Four" da 32ª edição do "Nacional" da bola ao cesto, ao perder frente ao arqui-rival 1º de Agosto, no encerramento da segunda da segunda volta, por 99-101.

A partida foi bastante disputada, fundamentalmente no quarto inicial, em que se registava uma igualdade a 19 pontos. Com uma defesa pressionante e um ataque eficiente, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), campeão nacional em título, conseguiu uma vantagem de sete pontos ao cabo dos primeiros 24 minutos (42-49).

Com a ausência do internacional angolano, Eduardo Mingas, o jogo interior dos vice-campeões nacionais deixou de existir, o que obrigou os pupilos de Alberto Babo a optarem pelos lançamentos à longa distância, que nem sempre resultavam.Os militares aproveitaram e bem a fragilidades do seu opositor na zona baixa da tabela, e passaram a canalizar o seu jogo naquela aérea, onde Joaquim Gomes "Kikas" e Felizardo Ambrósio apareciam a finalizar em ponto.

No quarto derradeiro, os petrolíferos da capital em três minutos conseguiram anular a vantagem da equipa militar, que saiu a vencer no terceiro período por 72-62. Numa estrondosa recuperação, a equipa do Eixo-viário passou a liderar o marcador a partir do minuto quatro (76-74).A partir daí, o equilíbrio voltou a apoderar-se na partida para o gáudio dos adeptos da "bola ao cesto" que há muito não assistiam um jogo tão emocionante.

Fernando Albano com um lançamento à longa distância igualava o placard a 98 pontos a 30 segundos do fim da partida. Mas o inevitável Joaquim Gomes "Kikas" desfazia a igualdade num movimento debaixo da tabela.Antes o norte-americano Curtis Terry, numa atitude de indisciplina, acabou por receber a ordem de expulsão do árbitro internacional Carlos Júlio. O general Miguel Pontes Lutonda foi o cestinha da partida com 21 pontos, seguido do seu companheiro de equipa Mário Correia, com 20.

A partida ficou marcada pela má actuação da dupla de arbitragem constituída por Carlos Júlio e Fernando Pacheco "Baganha".O 1º de Agosto continua no comando da prova, agora com dez pontos, mais um que o Libolo, na segunda posição. Petro e ASA ocupam as posições imediatas com sete e cinco pontos, respectivamente.

Ficha técnica

Pavilhão
Cidadela Desportiva
Arbitragem
Carlos Júlio e Fernando Pacheco "Baganha"


Petro de Luanda
Braúlio Morais (8), Curtis Terry (11), Fernando Albano (16), Roberto Fortes (4), Afonso Rodrigues (0), Paulo Santana (16), Miguel Kiala (6), Francisco Horácio (0), Mário Porter (9), Vladimir Pontes (0), Hermenegildo Pontes (17), Idelfonso Kiteculo (12)
Treinador
Alberto Babo

1º de Agosto
Filipe Abraão (0), Adilson Baza (2 ), Mário Carreia (20), Joaquim Gomes “Kikas” (12), Felizardo Ambrósio (12), Vladimir Ricardino (8), Francisco Jordão (10), Adolfo Quimbamba (1), Carlos Almeida (15), Miguel Luttonda (21), Rodrigues Mascarenhas (0), Hermenegildo Santos (0 )
Treinador
Luís Magalhães

Marcha do marcador
19-19, 42-49, 62-72, 99-101


Seguranças da Casa Real
voltam a mostrar excessos

Depois de terem impedido a entrada de dois profissionais ligado à comunicação social na última quinta-feira, para fazer a cobertura da partida entre as formações do Recreativo do Libolo e 1º de Agosto, ontem os seguranças da Casa Real mostraram uma vez mais que não estão preparados e escorraçaram do interior do pavilhão o árbitro Iracelmo Pinto, que minutos antes tinha acabado de ajuizar o jogo entre as formações do Libolo e do ASA, referente à segunda jornada da segunda volta da "Final Four".

O árbitro em referência dirigiu-se para um dos membros da claque do Libolo a fim de tirar satisfação, face aos insultos que sofreu durante a partida. Depois de algumas trocas de palavras, dois seguranças retiraram de forma violenta o árbitro Iracelmo Pinto do recinto de jogo, ao passo que os adeptos permaneceram no interior do pavilhão.Para repor a legalidade, a Polícia Nacional foi chamada a intervir e convidou os dois adeptos a abandonarem também a quadra. MC

ASA consente quinto desaire

A formação do Atlético Sport Aviação (ASA) tropeçou pela quinta vez na "Final Four" da 32ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), ao perder ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, diante do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 70-83.Depois de ter relegado a equipa do Grupo Desportivo Interclube da "Final Four", os pupilos de Carlos António Dinis ainda não se reencontraram nesta ponta final prova.Aliás, as cinco derrotas averbadas em igual número de jogos atestam perfeitamente o mau momento que a turma aviadora está a atravessar na competição. MC

ANGOLA : Técnico do 1º de Agosto realça experiência da sua equipa

O técnico adjunto da equipa sénior masculina do 1º de Agosto Walter Costa afirmou hoje, depois da vitória sobre o Petro de Luanda na quinta jornada da última fase "final four", que o êxito deveu-se a experiência do plantel.
Falando à imprensa, o antigo base da selecção nacional explicou que os seus atletas souberam gerir a tensão do encontro nos instantes finais e terminarem vitoriosos.
Disse ainda que foi uma partida muito difícil, mas realçou que o 1º de Agosto está preparado este tipo de situações nesta fase da prova.

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro e reassume liderança na final four

Ao vencer esta noite o Petro de Luanda por 101-99, em partida da quinta jornada da fase final do Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol "final four", o 1º de Agosto reassumiu a liderança da prova com 10 pontos.

Duas horas antes, o Recreativo do Libolo havia assumido a primeira posição da competição depois de derrotar o ASA por 83-70.
O desafio entre as duas equipas mais tituladas do país teve duas etapas diferentes. Com dos quartos equilibrados, durante a primeira parte assistiu-se um espectáculo "medíocre", sem espectáculo e com muitas paragens.
Ainda assim, os "militares" estiveram melhor e foram para o intervalo com uma vantagem de sete pontos (49-42).

Na segunda parte viu-se o melhor das duas formações. O Petro de Luanda, sem Eduardo Mingas que está castigado, teve que alternar Divaldo Mbunga e Idelfonso Kiteculo na posição de poste, coadjuvados por Miguel Kiala.
Por sua vez, o 1º de Agosto, ainda sem o base Armando Costa, teve que adaptar o base-extremo Carlos Almeida para referida posição, sempre que necessário substituir Miguel Lutonda.
Foi assim que ambas protagonizaram um espectáculo agradável de se ver, cujo vencedor foi encontrado apenas no último segundo.
Depois dos "militares" ampliarem para 10 pontos a diferença no terceiro quarto (62-72) eis que, no quarto decisivo, surge um Petro de Luanda transfigurado e jogados dois minutos reduz para quatro pontos (70-74).
Motivados pela recuperação, os pupilos de Alberto Babo deram a volta ao marcador apontado mais 10 pontos contra zero do adversário, deixando o resultado, a sete minutos do final, em 80-74 a seu favor.

No entanto, fruto da experiência do seu plantel, com destaque para Miguel Lutonda (21 pontos), Carlos Almeida (15), o 1º de Agosto conseguiu reduzir e passar novamente a frente do marcador quando faltavam quatro minutos para o fim (86-87).
Estes minutos foram disputados de forma muito equilibrada registando-se dois empates ( 51 segundos 95-95), (29 segundos 98-98). Mas, na ponta final, Kikas, com quatro lances livres dos quais marcou três, foi determinante para os "militares" conquistarem os dois pontos e vencerem por 101-98.
Com esta vitória o 1º de Agosto soma 10 pontos na primeira posição, mais um que o Libolo na segunda. O Petro de Luanda com oito ocupa o terceiro posto, ao passo que o ASA é o último com cinco.

Com arbitragem de Carlos Júlio e Fernando Pacheco, as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Braúlio Morais (08), Curtis Terry (11), Fernando Albano (16), Roberto Fortes (04), Afonso Rodrigues (00), Paulo Santana (16), Miguel Kiala (06), Francisco Horácio (00), Mário Porter (09), Vlademir Pontes (00), Divaldo Mbunga (17), Idelfonso Kiteculo (12).
Técnico: Alberto Babo

1º de Agosto: Filipe Abraão (00), Adilson Baza (02), Mário Correia (20), Kikas Gomes (12), Felizardo Ambrósio (12), Vlademir Ricardino (08), Francisco Jordão (10), Adolfo Quimbamba (01), Carlos Almeida (15), Miguel Lutonda (21), Rodrigo Mascarenhas (00), Hermenegildo Santos (00).
Técnico: Luís Magalhães

Resultados Parciais: 19-19, 42-49 (intervalo), 62-72, 99-101 (final).

ANGOLA : Libolo derrota ASA na segunda volta da "final four"

Com 23 pontos do poste Reggie Moore, o Recreativo do Libolo venceu hoje, no pavilhão da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 83-70, na partida da segunda volta da fase final do campeonato nacional de basquetebol “final four”.

O Libolo soma agora nove pontos, mais um em relação ao 1º de Agosto que joga a partir das 19 horas, no mesmo recinto, com o Petro de Luanda.
Os petrolíferos ocupam a terceira posição com seis pontos, enquanto o ASA é quarto e último classificado com cinco pontos.

29 maio 2010

ANGOLA : Gigantes : Voltam à cidadela

As equipas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto protagonizam hoje um escaldante confronto da "bola ao cesto", quando forem 19h00, no pavilhão gimnodesportivo da Cidadela Desportiva, em partida referente à segunda jornada da segunda volta da "Final Four" do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, também conhecido como "BAI BASKET".

O duelo já tem a sua marca, por representar a balança do basquetebol continental, muito embora as duas formações comecem a partilhar a "excelência" da modalidade com a ousada formação do Recreativo do Libolo, com a qual baquearam na primeira jornada. Os amantes dos dois emblemas mais sonantes do desporto nacional auguram momentos de grande efervescência, pois, uma vitória sobre o outro tem sempre um sabor diferente nos encontros entre ambos, mesmo quando não esteja o título em disputa.

Por esta razão se pode antever a presença de uma grande moldura humana no pavilhão principal da Cidadela. De resto, em termos de classificação geral, o 1º de Agosto comanda a prova com oito pontos, seguido do Libolo com sete. O Petro de Luanda segue em terceiro com seis. Luís Magalhães, técnico principal do 1º de Agosto, ainda tocado pela escorregadela na Taça de Angola, está ciente de que para salvaguardar o apelido de "Papa títulos", terá de utilizar a sua mais eficiente manobra, o que passa pela conquista de vitórias em todos os confrontos que os seus pupilos têm pela frente.

Por isso "confinou" a equipa numa delicada sessão de treinos, em que os aspectos tácticos predominaram sobre as demais variantes do jogo. Nas hostes do Petro de Luanda, apesar da ausência dos extremos postes Eduardo Mingas, por razões disciplinares e Afonso Rodrigues por questões clínicas, prevalece o desejo de superar o adversário e continuar a luta pelo título.

A equipa aproveitou o período matinal de ontem para gizar a estratégia com vista a contrariar o ímpeto ofensivo da sua congénere, durante uma sessão em que o técnico Alberto Babo incutiu o colectivismo aos seus pupilos, passando pela transposição defesa – ataque e realce para as assistências. A jornada compreende ainda hoje, às 18h00, no pavilhão do Rio Seco, o jogo entre o Recreativo do Libolo e o ASA, quarto classificado, com quatro pontos.

Declarações

Alberto Babo:
"Podemos superar adversário"

O técnico principal do Petro de Luanda, Alberto Babo, afirmou que a sua equipa está confiante na vitória frente ao 1º de Agosto, hoje no pavilhão principal da Cidadela Desportiva. Em declarações ao Jornal dos Desportos, momentos depois da realização da derradeira sessão de treinos, ontem de manhã, o técnico referiu que as aspirações do clube continuam de pé, independentemente das dificuldades que se adivinham num confronto com a formação militar.

"Sabe-se que é sempre difícil jogar contra o 1º de Agosto, mas nós somos uma equipa que luta pelos resultados positivos. Muito embora estejamos limitados, do ponto de vista numérico, estamos crentes que com a colectividade poderemos superar o adversário e nos mantermos na perseguição ao título", disse.

Luís Magalhães:
"Vamos entrar com cautela"

O treinador principal do 1º de Agosto, Luís Magalhães, disse ontem, no final da sessão de treinos com vista a disputa da segunda jornada da segunda volta da "Final Four" do campeonato nacional, que será um jogo difícil frente ao Petro, mas que, doravante, somente as vitórias são importantes para o clube. O técnico afirmou que apesar das lesões que apoquentam algumas importantes unidades, a sua equipa está bem do ponto de vista técnico e estrutural, o que lhe permite enfrentar o arqui-rival do Eixo Viário certo de que os dois pontos serão conquistados.

"Nesta fase do campeonato todas as partidas têm igual significado porque está em jogo a pontuação, por isso no jogo de amanhã (hoje) vamos entrar com a devida cautela, já que nesta etapa as escorregadelas podem ser fatais para qualquer uma das equipas", disse.

Selecção feminina de sub-18
já em Harare para o Zonal VI

A selecção nacional feminina de sub-18 já se encontra em Harare, Zimbabwe, onde a partir de segunda-feira começa a disputar o Zonal VI, com vista o apuramento ao Campeonato Africano, que se realiza em Agosto próximo no Egipto. O combinado nacional seguiu ontem amputado ou seja com menos três atletas, entre as quais uma da província de Benguela que ontem disputou o campeonato provincial, naquela cidade.

As três atletas seguem hoje para Harare, onde vão se juntar ao grupo de nove jogadoras. O sorteio da prova realiza-se amanhã de manhã e a prova arranca na segunda-feira à tarde, estendendo-se até ao dia 4 de Agosto. Angola vai discutir o apuramento com as selecções do Lesotho e do Zimbabwe, já que a formação de Moçambique, que também participa na prova, está apurada para o Africano do Egipto.

A selecção nacional é dirigida pelo seleccionador Hermenegildo Lopes, coadjuvado por Elisa Pires, e integra as atletas Luana Filipe, Analzira Américo, Victória Cruz, Helena Francisco, Lizeth Ndombele, Cristina Matequite (do 1º de Agosto), Mireilles Mavuba, Elisabeth Mateus (do Interclube), Merciana Fernandes (do Maculusso), Madalena Valentin (do Juventude de Viana) e Ana Gonçalves (do Inter de Benguela).

MOÇAMBIQUE : Liderança da Real Sociedad à prova

A REAL Sociedad assumiu a liderança da série B na primeira jornada e hoje tem a complicada missão de manter esse estatuto quando defrontar o Costa do Sol, em partida da segunda jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos. O encontro realiza-se no campo do Ferroviário a partir das 18.45 horas.

Se a Real Sociedad procura manter-se na senda de vitórias, os “canarinhos” buscam a sua primeira.

Noutro desafio da série, o Desportivo joga também hoje no seu pavilhão a partir das 18.45 horas com A Politécnica, sendo que uma vitória e a derrota da Real Sociedad o coloca como o novo líder.

As partidas da série A, nomeadamente U.P-Aeroporto e Maxaquene-Eagles foram canceladas e vão realizar-se numa data anunciar. Coube ao Ferroviário de Maputo, primeiro classificado, ficar de fora nesta ronda.
Esta competição é disputada numa única volta, sendo que apuram-se para a segunda fase os dois primeiros classificados de cada série, formada por quatro equipas, que num sistema de todos contra todos, tal como acontecerá na primeira fase, vão decidir o campeão da cidade de Maputo-2010.

CABO VERDE : Liceu Basket é campeão regional de basquetebol no Sal

O Liceu Basket sagrou-se no último fim-de-semana campeão salense em basquetebol. Com duas vitórias consecutivas frente à equipa do Pantera Negra, as meninas do Liceu mais uma vez cantaram vitória numa época em que conquistaram todos os títulos disputados na ilha do aeroporto.

As meninas do Liceu celebraram a conquista do título regional em basquetebol feminino, já na primeira ronda dos Play-off, quando venceram o Pantera por 74 contra 29 cestos. Um jogo totalmente dominado pelas “estudantes”. Portanto, nesta segunda ronda do fim-de-semana, só vieram confirmar a sua soberania: 56 contra 33 das Panteras.

O Liceu Basket passeou toda a sua classe nesta época desportiva de 2009/10. Campeão do Sal em basquetebol é o seu maior título, que se soma a mais três. Galardões que contam a história da evolução dessas meninas que chegaram para arrasar. Desde o torneio de abertura que venceram, as estudantes do Liceu queriam um basquetebol diferente. E mostraram isso mesmo apostando em desafios com movimentos e passes mais ousados. E assim iam conquistando ainda mais, a torcida.

Em Março conquistaram o torneio Mês da Mulher. Na semana passada sagraram-se bi-campeãs da Taça Dja d’Sal. Agora vencem o campeonato regional do basquetebol do Sal com uma vitória estrondosa contra Pantera Negra, que ficou com a medalha de prata. O terceiro pódio pertence às meninas da Pretória.

Quanto ao clube Pantera Negra, restou-lhe a esperança nos rapazes, que jogaram a finalíssima ontem à noite contra a Preguiça. Até o fecho desta edição, não foi possível apurar o resultado do jogo. De referir que as duas equipas já se enfrentaram nos dois primeiros jogos do Play-Off, Pantera ganhou a primeira-ronda com 73 contra 64, enquanto que a Preguiça venceu a segunda-mão com 67 contra 46.

De referir que a final da Taça Dja d’Sal em basquetebol masculino, só deve acontecer nos primeiros dias de Junho. Ainda por salientar, que os troféus de todas as competições devem ser entregues numa noite de gala, marcada para meados de Junho.

ANGOLA : Mau momento pode afectar selecções nacionais

O técnico-adjunto da equipa sénior masculina do Atlético Sport Aviação (ASA), Cesaltino Reis, afirmou hoje que o basquetebol feminino em Angola está atravessar um mau período, que poderá afectar o rendimento das selecções nacionais.

Falando à Angop, lamentou o facto de apenas duas equipas em Luanda, considerado principal pólo de desenvolvimento, investirem na modalidade em seniores (1º de Agosto e Interclube) e sublinhou que a pouca competitividade, fruto do número reduzido de equipas, vai afectar no rendimento das selecções nacionais em provas internacionais.
"Nestas condições não podemos pedir resultados positivos às selecções nacionais nas competições internacionais, porque internamente quase não há investimentos. A federação tem que criar formas de incentivo aos clubes para que estes apostem mais nesta camada", salientou.

Explicou que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) deve adoptar políticas que o obrigam os clubes com equipas seniores masculinas a formar também femininas, para equilibrar a competitividade em ambos os sexos.

Por outro lado, salientou que, tendo em conta o número reduzido, as provas provinciais e nacionais deveriam ser disputadas no sistema unificado, para permitir a participação dos clubes cujo basquetebol para senhoras é praticado apenas até a camada júnior.
"Há clubes que o basquetebol feminino é apenas até aos juniores, por isso deveriam participar nas mesmas competições que as seniores para aumentar o nível competitivo e as mesmas ganharem mais experiência", sublinhou.

ANGOLA : Treinador sugere maior incentivo à modalidade

O treinador da equipa júnior masculina de basquetebol do Vila Clotilde, Venâncio Quintas, disse hoje em Luanda que o órgão que rege a modalidade deve criar maior incentivo para o sector feminino.
Em declarações à Angop, o técnico teme que se a federação não tomar medidas nos próximos tempos o basquetebol feminino poderá ser disputado apenas em Luanda quando o país tem dezoito províncias.
"O incentivo passa pelas escolas e núcleos nos bairros, onde podem surgir talentos que poderão fazer história nas selecções nacionais mas com todas as condições criadas", disse.

Disse que a visão de alguns dirigentes desportivos em apostar apenas nos masculinos deve ser corrigida porque para se ter êxitos na classe feminina é preciso tempo, devido às especificidades.
"Deveria ser obrigatório que todos os clubes com masculinos também tenham o feminino com prioridade para os escalões de formação", sugeriu.

Venâncio Quintas é de opinião que as equipas do 1º de Agosto, Inter e Dsportivo do Maculusso, que habitualmente marcam presença nos campeonatos nacionais, fazem-no por gosto, mas acabam por não ter retorno na competição.
Para si, a maior exigência deve ser feita numa primeira fase às províncias da Huíla, Benguela, Huambo e Cabinda, onde foram construídos os pavilhões multi-usos para o Afrobasket2007.

ANGOLA : Considerado crítico estado da modalidade no sector feminino

O director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, disse hoje à Angop, em Luanda, que o sector feminino é crítico, agravado com o reduzido número de equipas nas competições nacionais nos escalões de juvenis, juniores e seniores.

Segundo o dirigente, o elenco actual definiu políticas para salvaguardar o basquetebol feminino, porém não encontra respaldo dos clubes, que preferem investir no sector masculino a apoiar essa camada.

Citou como o exemplo o campeonato nacional de juniores que terminou quinta-feira em Luanda com três equipas e todas da capital.

Para si, mesmo a retirada do pagamento de taxas de inscrição e com participação nas despesas por parte da federação não tem tido resposta desejada.

"Vamos ter que adoptar outro método para retirar o basquetebol feminino do estado em que se encontra, onde apenas Luanda tem participação nas competições", rebateu.

ANGOLA : 1º de Agosto tenta conservar liderança diante do Petro de Luanda

As equipas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto defrontam-se sábado às 19 horas, no pavilhão principal da Cidadela, em partida da quinta jornada da fase final do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino "final four".

O jogo vai opor o primeiro ao segundo classificado da prova, separados por dois pontos (8/6), com vantagem dos "militares". Na jornada anterior, as duas formações alcançaram resultados diferentes. O 1º de Agosto venceu o ASA por 86-78, ao passo que o Petro de Luanda perdeu frente ao Libolo por 62-80.

Deste modo, para os "petrolíferos", que também perderam na primeira volta diante dos "rubro-negros", não interessa outro resultado que não a vitória, sob pena de reduzir consideravelmente as hipóteses de "lutar" pelo título.

Uma derrota do 1º de Agosto pode significar a perda da liderança se o Libolo vencer o ASA no outro encontro. Por isso, os comandados de Luís Magalhães estão obrigados também a ganhar para conservar o primeiro posto.

Na outra partida, o ASA, que em quatro jogos averbou igual número de derrotas, recebe o Recreativo do Libolo, segundo classificado com sete pontos, no pavilhão anexo da Cidadela.

Os "aviadores", apenas com hipóteses matemáticas de terminarem na frente da competição que é pouco provável, continuam à procura da primeira vitória nesta fase do campeonato.

Conhecida por fazer "vida cara" nas principais candidatas ao título, a formação orientada por Carlos Diniz continua a equilibrar jogos, mas ainda não surpreendeu nenhum dos adversários.

Por sua vez, o Libolo é definitivamente um dos principais candidatos à conquista do troféu. Depois de ter vencido os campeões nacionais (1º de Agosto) na primeira volta, derrotou o vice (Petro de Luanda) na jornada anterior.

Ao contrário da outra partida, o favoritismo recai totalmente para a formação do Kwanza Sul.

Eis o programa completo:
Petro de Luanda X 1º de Agosto (Cidadela/principal)
ASA X Libolo (Cidadela/anexo)


Classificação:
1 - 1º de Agosto 08 pontos
2 - Libolo 07
3 - Petro de Luanda 06
4 - ASA 04

28 maio 2010

ANGOLA : Vila Clotilde e Interclube conquistam nacionais de juniores

A equipa júnior masculina de basquetebol do Vila Clotilde conquistou ontem, no pavilhão anexo da Cidadela, o 26º Campeonato Nacional júnior masculino de basquetebol, ao derrotar na final o 1º de Agosto por 92-70. O primeiro período ficou marcado pelo equilíbrio entre as equipas, sem que o Vila Clotilde se sentisse intimidado por defrontar o campeão em título. Os vilistas saíram em vantagem ao fim do primeiro período por 21-16.

No segundo período com o jogo exterior apurado, o Vila Clotilde voltou a fazer a diferença perante um 1º de Agosto apático em termos de finalização, chegando ao intervalo com seis pontos de vantagem (43-37). Em femininos, o Interclube chamou a si a conquista do ceptro.

CABO VERDE : Fogo: Spartak enfrenta Atlântico no Polidesportivo Simão Mendes

Spartak e Atlântico medem forças a partir das 14 horas deste domingo,4, no polidesportivo Simão Mendes, São Filipe. O jogo conta para a terceira jornada do regional de Basquetebol da ilha do Fogo.

Estão no campeonato sénior masculino de Basquetebol do Fogo três equipas: Cutelinho, Atlântico e Spartak. Na primeira partida, o Cutelinho, campeão regional em titulo, venceu Atlântico por 68-62. Mas perderia no jogo frente ao Spartak, 59-65.

No campeonato regional de basquetebol júnior, Atlântico lidera com duas vitórias. No primeiro jogo da primeira jornada, Desportivo perdeu com Atlântico por 13-30, enquanto Lém batia o Cutelinho por 16-07.

Na segunda jornada, Desportivo voltou a perder com a equipa de Lém por 26-32. Atlântico venceu Cutelinho, 43 -15. Para hoje estão calendarizados os seguintes jogos: Lém – Atlântico e Cutelinho – Desportivo. O jogo começa a partir do meio-dia no Polidesportivo Simão Mendes em São Filipe.

CABO VERDE : Sal - Pantera é penta

A equipa de Pantera Negra sagrou-se, ontem à noite, pentacampeã regional de basquetebol masculino da ilha do Sal. Pantera venceu o terceiro jogo do play off frente à Preguiça com apenas 4 pontos: 60-56.

O pavilhão esteve completamente cheio, sempre a aplaudir a cada jogada, movimento ou ponto das duas equipas. Cerca de 500 pessoas, entre as quais atletas de outras equipas masculinas e femininas, estiveram lá para assistir à final de uma das modalidades desportivas com maior afirmação na ilha do Sal.

Uma disputa renhida no Polidesportivo Municipal, na vila dos Espargos. Pantera Negra liderou quase todo o jogo, mas Preguiça manteve-se sempre no seu calcanhar. A Preguiça tem excelentes jogadores, mostrou uma boa organização, mas Pantera Negra impôs a sua experiência na recta final e chegou aos 60 contra 56 do adversário.

Pela quinta vez consecutiva, Pantera Negra comemora o título de campeão regional de basquetebol da ilha do Sal. Com buzinas abertas, os atletas e adeptos saíram às ruas, vibrantes a festejar mais um campeonato.

De referir que as duas equipas começaram a debater-se pelo título desde a semana passada. Na quinta-feira, 20, Pantera venceu o primeiro confronto por 73 – 64, mas dois dias depois a Preguiça reagiu e impôs 67 – 46 ao adversário. As duas equipas vão enfrentar-se mais uma vez, na próxima quinta-feira, 3 de Junho, desta na disputa da Taça Dja d’Sal.

Nos seniores femininos, as meninas do Liceu Basket estão a comemorar o título desde o passado sábado, dia 22 de Maio. A equipa conseguiu duas vitórias consecutivas sobre Pantera Negra. A entrega das Taças está prevista para meados de Junho, numa noite de gala promovida pela Associação Regional de basquetebol.

CABO VERDE : Fogo - Basquetebol novamente adiado

O arranque do campeonato regional de Basquetebol na ilha do Fogo foi novamente adiado, conforme avançou o presidente da Associação regional da modalidade, Francisco Tavares. O motivo tem a ver com os problemas financeiros que afectam os clubes.

O arranque do campeonato estava previsto para primeiro final de semana deste mês. Mas os clubes manifestaram problemas financeiros e não fizeram inscrição dos atletas.

Por causa disso, a Associação e os clubes decidiram adiar o torneio de abertura para sábado passado, 13. E, quando tudo esperava que seria desta, o campeonato foi novamente adiado, desta feita, para esta semana.

Além do campeonato, estão programadas a Taça São Filipe e a Taça Fogo. A associação de basquetebol da ilha também programou um campeonato júnior que deverá contar com a participação das equipas do Atlântico, Cova Figueira e AMI-Fogo.

Outro problema que poderá afectar também o campeonato é o reduzido número de árbitros, no total de dois para apitar todos os jogos da época. No entanto, Francisco Tavares garante que situação dos árbitros não afectará o desenrolar do campeonato.

CABO VERDE : Liceu Basket feminino vence taça Djad’Sal

O Liceu Basket sagrou-se bi-campeão da Taça Djad’ Sal, em basquetebol feminino, com uma vitória estrondosa sobre a Pretória de 76 -26.
O jogo foi totalmente dominado pelas alunas do Liceu, que festejaram em grande a conquista do título. Em dois anos, as meninas do Liceu Basket já firmaram o seu poderio no basquetebol feminino na ilha do Sal.
De referir que a final da Taça Djad’Sal masculina está prevista para o mês de Junho.

ANGOLA : Sal: Pantera e Preguiça decidem hoje o regional de basquetebol

É hoje à noite a finalíssima do campeonato regional de basquetebol masculino, na ilha do Sal. A equipa do Pantera Negra, actual campeão regional, tenta revalidar o título frente aos rapazes da Preguiça.
Sal: Pantera e Preguiça decidem hoje o regional de basquetebol

O jogo está marcado para as 20h00 no Polidesportivo Municipal, nos Espargos.

Cada uma das equipas soma uma vitória neste play off. Na quinta-feira passada, 20, o Pantera venceu o primeiro confronto por 73- 64, mas dois dias depois a Preguiça reagiu e impôs 67- 46 ao adversário. Portanto, quem vencer hoje, sagra-se campeão regional do Sal em seniores masculinos.

Nos seniores femininos, as meninas do Liceu Basket estão a comemorar o título do campeonato regional desde o passado sábado, dia 22 de Maio. A equipa conseguiu duas vitórias consecutivas sobre o Pantera Negra na final, alcançando assim o pleno regional na época 2009/2010: torneio de abertura, taça Mês da Mulher, taça Dja d’Sal e campeonato.

CABO VERDE : Basquetebol em S. Vicente - Micá e Atlético na final dos Play Off

A Académica e o Atlético iniciam este Sábado a disputa da fase final do campeonato regional de basquetebol de S. Vicente, no escalão sénior masculino. As duas equipas conseguiram o apuramento após derrotarem o Cruzeiros e o All Blacks, respectivamente, na primeira etapa dos jogos dos Play Off. Por coincidência, a Micá e o Atlético venceram as suas oponentes por 4-1, em sete partidas possíveis.
Basquetebol em S. Vicente: Micá e Atlético na final dos Play Off

Agora, as formações treinadas por Kula e Didi vão ter de mostrar a sua superioridade nesta etapa decisiva dos Play Off e que será também disputada no sistema melhor de sete jogos. Teoricamente, a Académica goza de favoritismo, pela sua performance quase que irrepreensível neste campeonato, apesar da idade bastante jovem dos jogadores. Resta agora aguardar pela reacção do Atlético, que já tem um título regional de S. Vicente no seu curto palmarés.

Para evitar uma longa paragem da equipa que irá representar Mindelo na prova nacional, a associação decidiu marcar apenas um jogo por semana, prolongando, dessa forma, o tempo do campeonato. É que, diz o presidente da ABSV, como o campeonato nacional está agendado para depois da Copa da África do Sul, não faz sentido acelerar o ritmo do regional de S. Vicente.

Assim que terminar o campeonato regional, a ABSV vai arrancar com um torneio entre equipas das diversas zonas da ilha de S. Vicente. Pelo meio está agendado um jogo entre a selecção do Mindelo e a sua congénere de Santo Antão, ou da ilha do Sal.

Outra prova prevista no calendário da ABSV, para o início de Junho, é o campeonato júnior masculino, que deve contar com a participação da Académica, Cruz, Craquinha, All Blacks e uma quinta equipa, que ainda não garantiu a sua presença no torneio.

Kim-Zé Brito

ANGOLA : Técnico do Petro insatisfeito com actuação da sua equipa

O técnico principal do Petro de Luanda, Alberto Babo, manifestou-se quinta-feira, em Luanda, insatisfeito com a sua equipa, que não teve uma boa postura na partida que perdeu por 80-62, diante do Recreativo do Libolo, em jogo a contar para a segunda volta da última fase do campeonato nacional de basquetebol seniores masculinos “final four”.

Em declarações à imprensa, no final da partida no pavilhão principal da cidadela desportiva, disse que a equipa nos momentos cruciais da partida não soube tirar partido, desuniu-se toda e cometeu muitos erros.
Segundo disse, foi neste momento que o Libolo, com seus jogadores experientes e de grande qualidade, souberam aproveitar os erros do adversário para fazerem pontos fáceis.
Alberto Babo salientou que com a pressão do adversário sentiu-se obrigado a tirar a equipa principal e colocar uma mais jovem para equilibrar o jogo, o que não aconteceu nos quartos anterior.
Disse que, independente do que aconteceu, a equipa falhou nos lançamentos livres, o que contribuiu para um resultado negativo.

Em relação ao próximo jogo diante do 1º de Agosto, o técnico frisou que vai procurar trabalhar a equipa para aparecer com outra postura.

ANGOLA : Armando Costa fora da final four e pode falhar Mundial

O base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional Armando Costa está definitivamente afastado da fase final do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino “final four”, por lesão, e poderá falhar o Mundial da Turquia que começa a 28 de Agosto de 2010.

De acordo com o fisioterapeuta do clube “militar”, António de Sousa, que prestou hoje (quinta-feira) esta informação à Angop, o jogador debate-se com problemas nos ligamentos e no menisco do joelho direito e poderá ser operado.

No entanto, explicou que Armando Costa viaja sexta-feira para Portugal onde será reavaliado. A efectivação da operação, segundo a mesma fonte, está condicionada ao resultado da ressonância magnética a que o base será submetido em terras lusas.
“Se ele for operado não poderá jogar o mundial porque deverá parar de quatro a cinco meses para recuperar”, sublinhou António de Sousa.

O atleta lesionou-se na final da Taça de Angola frente ao Libolo. Na primeira avaliação feita pela equipa médica do 1º de Agosto foi diagnosticado apenas problemas nos ligamentos e anunciada uma paragem de três semanas.

Com 26 anos de idade, o base esteve presente nos três últimos títulos africanos conquistados pela selecção nacional, detentora de dez troféus, além dos vários alcançados no 1º de Agosto.

ANGOLA : Árbitros influenciam resultado ASA-1º de Agosto, segundo Carlos Diniz

O técnico principal do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Diniz, manifestou quinta-feira, em Luanda, a sua insatisfação com a má actuação dos árbitros na partida em que a equipa perdeu por 78-86, diante do 1º de Agosto, no jogo da segunda volta da fase final do campeonato nacional de basquetebol “final four”.

Em declarações à imprensa, no final da partida no pavilhão anexo II da Cidadela Desportiva, o técnico disse que a equipa de arbitragem influenciou o resultado, mas que o adversário ganhou por mérito próprio.

Segundo disse, apesar da sua equipa não vencer a partida diante do 1º de Agosto, vai continuar a trabalhar com os mesmos jogadores e manter o mesmo nível nos próximos jogos.

ANGOLA : Técnico adjunto do 1º de Agosto diz que a equipa vai voltar à invencibilidade

O técnico adjunto do 1º de Agosto, Walter Costa, afirmou quinta-feira, em Luanda, que a sua formação vai voltar à senda da invencibilidade, nesta segunda volta da fase final do campeonato nacional de basquetebol seniores masculino “final four”.

Em declarações à imprensa, no final da partida, disputado no pavilhão anexo II da Cidadela Desportiva, em que a sua equipa venceu o Atlético Sport Aviação ASA, por 86-78, Walter Costa disse que a equipa vai lutar para defender e conquistar o campeonato e ganhar confiança dos seus adeptos.
Walter Costa, antigo jogador da formação militar, em análise à atitude do adversário que lutou até os últimos minuto da partida, salientou que esteve em boa forma, e que a sua equipa teve que se aplicar ao máximo para não perder pontos nos momento decisivo da partida.

Em relação ao próximo jogo com o Petro de Luanda considerou ser uma partida mais difícil que o ASA, mas que vão manter o nível de confiança e aproveitar no máximo os erros do adversário.

ANGOLA : 1º de Agosto vence ASA e mantém-se na liderança

O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão anexo da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (ASA) por 86-78, em partida da primeira jornada da segunda volta da fase final do Campeonato Nacional sénior masculino "final four" e mantém-se na liderança da prova com oito pontos.

Com 17 pontos de Miguel Lutonda (melhor marcador da partida), os "militares" encontraram muitas dificuldades para conquistar os dois pontos, fruto da postura defensiva do adversário que, apesar da inferioridade em termos de plantel, lutou pela vitória até aos instantes finais.

Depois de um primeiro quarto muito equilibrado, que terminou com vantagem do 1º de Agosto (20-19), esperava-se por outra postura dos campeões nacionais no período seguinte.

No entanto, a história repetiu-se com os "aviadores" a darem réplica aos colossos continentais e irem para o intervalo com uma desvantagem de nove pontos (39-30).

Na segunda parte o índice de confiança dos pupilos de Carlos Diniz aumentou e logo no início do terceiro quarto igualaram a partida em 48-48 e conseguiram manter o empate até ao final do referido período (59-59).

O ASA entrou, no quarto decisivo, com a mesma postura, obrigando o 1º de Agosto a "puxar dos galões" para consumar a vitória, o que aconteceu apenas a três minutos do final, com Mário Correia, Lutonda e Kikas a se evidenciarem e “carregarem” a equipa para uma vitória por oito pontos de diferença (86-78).

No outro encontro, disputado no pavilhão principal da Cidadela, o Recreativo do Libolo venceu o Petro de Luanda por 80-62.

Com esta vitória o 1º de Agosto mantém-se na liderança com oito pontos, mais um que o Libolo na segunda posição, ao passo que Petro de Luanda e ASA estão no terceiro e quarto lugar com seis e quatro pontos, respectivamente.

Com arbitragem de António Bernardo e Iracelmo Pinto, as equipas alinharam da seguinte forma:

ASA: Hélder Ortet (00), Rui Matias (06), Carlos Quibato (01), Mayzer Alexandre (04), Lifetu Selengue (15), José Nascimento (15), Wilson Carvalho (09), Nivaldo
Nsumbo (00), Eduardo Ferreira (08), Simão Santos (07), Francisco Gonçalves (00), Cristóvão Oliveira (13).

Técnico: Carlos Diniz

1º de Agosto: Filipe Abraão (10), Adilson Baza (00), Mário Correia (11), Kikas Gomes (12), Vlademir Ricardino (08), Francisco Jordão (07), Adolfo Quimbamba
(00), Carlos Almeida (09), Miguel Lutonda (17), Rodrigo Mascarenhas (05), Hermenegildo Santos (07).

Técnico: Luís Magalhães

Resultados Parciais: 19-20, 30-39 (intervalo), 59-59, 78-86 (final).

ANGOLA : Libolo "desaloja" Petro do segundo lugar na final four

Ao vencer hoje (quinta-feira) no pavilhão principal da Cidadela o Petro de Luanda por 80-62, o Recreativo do Libolo isolou-se no segundo lugar da fase final do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos e relegou para o terceiro posto os “petrolíferos” que ocupavam a posição.

À entrada da jornada, as duas equipas somavam cinco pontos, mas com vantagem para o Petro de Luanda que havia vencido o Libolo na ronda anterior, uma vez que o primeiro item de desempate é o resultado entre si.

A formação do Kwanza Sul foi superior em todos os aspectos e foi com naturalidade que alcançou a vitória.

Bem organizada, com boa circulação de bola e paciência no tempo de ataque, os pupilos de Raúl Duarte tornaram fácil o desafio que se adivinhava difícil.

Com os norte-americanos Reggie Moore (16 pontos) e Omar Peterkin (16 ressaltos) a se destacarem, a formação do Kwanza Sul conquistou uma vitória importante na luta pela conquista do título nacional, graças à disciplina táctica dos seus atletas.

Com mais 10 ressaltos conquistados que o seu adversário (44 contra 34), O Libolo teve uma percentagem de 55 porcento nos lançamentos de campo e 29 no jogo exterior. Uma média baixa, mas, ainda assim, superior ao da formação "tricolor".

Motivado com a vitória sobre o 1º de Agosto na ronda anterior, o Libolo não quis perder a oportunidade de se isolar na segunda posição e aproximar-se do seu principal opositor, que esta noite venceu o ASA (86-78). Os "militares" somam oito pontos, mais um que os "libolenses".

O Petro de Luanda, que até começou bem o jogo, foi o oposto do seu adversário, principalmente na segunda parte. Fraca eficácia quer nos lançamentos dos dois pontos como dos três (38 porcento e 22 porcento) e má gestão dos 24 segundos de posse de bola. Neste capítulo Curtis Terry e Roberto Fortes foram os que mais prejudicaram a equipa.

Nem as duas vitórias consecutivas sobre o mesmo adversário (meias finais da Taça e 1º jornada da final four) serviram de tónico para os "petrolíferos" superarem o conjunto que vem se afirmando como um dos principais candidatos à conquista do título nacional, depois de ter conquistado a Taça de Angola.

O Libolo contou já com os préstimos do extremo Carlos Morais (13 pontos), que estava suspenso, ao passo que o Petro de Luanda estará privado, nos próximos encontros, do poste Eduardo Mingas (10 pontos), expulso no desafio desta noite.

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (10), Braúlio Morais (10), Curtis Terry (07), Fernando Albano (03), Roberto Fortes (00), Afonso Rodrigues (04), Paulo Santana (05), Miguel Kiala (02), Francisco Horácio (02), Mário Porter (08), Vlademir Pontes (05), Divaldo Mbunga (06).

Técnico: Alberto Babo

Libolo: Domingos Bonifácio (02), Olímpio Cipriano (10), Luís Costa (07), Carlos Morais (13), Gerson Monteiro (05), Adilson Câmara (05), Leonel Paulo (05), Abdel Gomes (00), Omar Peterkin (07), Reggie Moore (16), Feleciano Camacho (00), Milton Barros (10).

Técnico: Raúl Duarte

Resultados Parciais: 21-26, 33-45 (intervalo), 41-63, 62-80 (final)

ANGOLA : Atleta do Vila Clotilde melhor marcador do Nacional júnior

O base da equipa júnior masculina de basquetebol do Vila Coltilde, Evaldo Castro, foi o melhor marcador do 26º Campeonato Nacional Júnior masculino de basquetebol que terminou esta tarde em Luanda.

O atleta marcou 89 pontos em seis partidas disputadas perfazendo uma média de 14,8 pontos por partida.
O poste Yanick Moreira do 1º de Agosto foi o melhor jogador do campeonato nacional.
O Interclube, que ficou na quarta posição, foi a equipa fair-play.
Participaram na prova disputada no sistema de todos contra todos a uma volta as formações do Petro de Luanda, Lunda Sul, Desportivo da Huíla, Progresso do Sambizanga, Atlético Sport Aviação (ASA), 1º de Agosto, Vila Clotilde, Interclube.

ANGOLA : Treinador do Vila Clotilde pede mais apoio aos escalões

O treinador da equipa júnior masculina de basquetebol do Vila Clotilde que esta tarde se sagrou campeã nacional, Venâncio Quintas, disse que os escalões de formação devem ser mais apoiados quer pelas associações quer pelo órgão que rege a modalidade.

O técnico falava à imprensa no final da partida da consagração tendo adiantado que o título conquistado é fruto de muita dedicação da equipa técnica e dos atletas.
"Temos inúmeras dificuldades desde a falta de material desportivo como de um lugar condigno para treinar é preciso vermos muito bem o futuro da modalidade", fez saber.

Para Venâncio Quintas, o basquetebol é uma modalidade vencedora a nível de Àfrica é preciso dar condições a todos os que trabalham pela modalidade, não só em Luanda mas em todo o país.

27 maio 2010

ANGOLA : Hoje há mais um Petro-Libolo

Moralizados com o triunfo obtido frente ao 1º de Agosto,campeão nacional em título, por 113-89, a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul visita logo mais, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, o Atlético Petróleos de Luanda, em partida referente à quarta jornada, primeira da segunda volta da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora designado BAI Basket.

De facto, depois de ter travado o ciclo de vitórias do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), o representante da vila de Calulo vai procurar vergar a turma do Eixo-viário, numa tentativa de ajustar as contas, dado que no arranque da"Final Four" haviam perdido diante dos petrolíferos da capital, por 70-84.

Já com a integração do extremo base, Carlos Morais, que cumpriu castigo federativo na ronda anterior, em que a sua equipa derrotou o 1º de Agosto, por 113-89, o técnico Raul Duarte vê deste modo, aumentado o leque de opções para o embate desta noite que se espera bastante disputado.

Esta manhã, Raul Duarte vai uma vez mais aprimorar os aspectos defensivos e ofensivos com principal realce para as jogadas de contra ataque na única sessão de treino prevista para hoje.

Por sua vez, os petrolíferos da capital que vêem a conquista do título nacional como a tábua de salvação para presente época, depois de perderem a Supertaça e Taça de Angola, querem repetir a proeza na primeira volta, em que bateram a formação da vila de Calulo, por 84-70.

Tal como o Libolo, os pupilos de Alberto Babo vão igualmente realizar esta manhã uma sessão de treinos, onde serão arquitectadas as estratégias para o prélio de mais logo.Clinicamente os dois conjuntos respiram de boa saúde, o que a priori nos leva a perspectivar uma boa partida da"bola ao cesto", a julgar pela qualidade dos plantéis.

O público vai seguramente acorrer em massa ao Pavilhão Principal da Cidadela, a fim de testemunhar o embate de gigantes.
As duas equipas partilham a segunda posição da "Final Four" com cinco pontos, fruto de duas vitórias e uma derrota.Os militares lideram a competição, com seis pontos, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA) ocupa a cauda da tabela, com três.

D´Agosto procura reabilitação
frente ao Atlético Sport Aviação


Depois de ter sido batido copiosamente pela formação do Libolo, por 89-113, o 1º de Agosto procura logo, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, a sua reabilitação frente ao Atlético Sport Aviação (ASA), em partida referente à primeira jornada da segunda volta da "Final Four".

Apesar da onda de lesões e doenças que afectam o Clube Central das Forças Angolanas (1º de Agosto), os campeões nacionais em título, vão no máximo da sua força com o único propósito de vergarem os aviadores que nesta etapa da prova só coleccionaram derrotas atrás de derrotas.

Ainda assim, os pupilos de Carlos António Dinis vão procurar dificultar ao máximo os intentos da equipa militar, que perdeu para o resto da temporada o base Armando Costa, que ontem mesmo seguiu para Lisboa, onde será submetido a exames complementares para posteriormente ser operado ao joelho direito.

ANGOLA : Armando Costa vai falhar Mundial

O internacional angolano, Armando Costa, segue viagem hoje, quarta-feira, ao princípio da noite, para Lisboa, Portugal, onde será submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, segundo fez saber o director para o basquetebol do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), Sílvio Lemos.

De 26 anos de idade, 1, 92 centímetros, 80kg, o base da Selecção Nacional e do 1º de Agosto que contraiu a sua lesão a quando da disputa da final da Taça de Angola, ficará afastado das quadras por um período de quatro a seis meses, e falha deste modo, o Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro na Turquia.

"Como é do domínio público, o Armando Costa encontra-se lesionado e hoje mesmo segue viagem para Lisboa, Portugal, onde serão feitos os exames complementares a fim de ser operado aos ligamentos cruzados.E segundo as informações que temos da nossa equipa médica, o atleta estará afastado das quadras por um período de quatro a seis meses", asseverou o director para basquetebol da equipa Rubro e Negra.

Aquele responsável lamentou por outro lado, a facto de não poder contar com o atleta para a parte final do Campeonato Nacional da modalidade, agora denominado BAI Basket, depois de terem perdido a Taça de Angola a favor do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul.

"É sem sombras de dúvidas uma grande baixa para nós.O nosso plantel tem sido assolado por onda de doenças e lesões e infelizmente perdemos o contributo de Armando Costa para o resto da temporada. A posição um fica de algum modo fragilizado", reconheceu o director para o basquetebol do clube militar.

Entretanto, apesar da onda de lesões e doenças que afectam o plantel, Sílvio Lemos afirmou que os objectivos para a presente temporada se mantêm."Os nossos objectivos mantêm-se. Já perdemos a Taça de Angola, agora só nos resta lutar para reconquistar o título de campeão nacional.Temos um plantel de 14 atletas e todos estão em condições de jogar e arrebatarem o troféu”.

Atleta acredita na recuperação

Armando Costa, base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos mostrou-se confiante na sua recuperação a fim de disputar o Campeonato do Mundo da modalidade, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, na Turquia.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, antes de embarcar para Lisboa, o internacional afirmou que os exames realizados até aqui ainda não são conclusivos, pelo que, está esperançado na sua recuperação atempada a fim de disputar o mundial da Turquia, por um lado, por outro, mostrou-se triste pelo facto de não poder dar o seu contributo à equipa nesta ponta final do campeonato nacional.

"É uma situação que me entristece porque como profissional que sou gostaria de dar o meu contributo à equipa até ao final da época. Infelizmente estou confrontado com esta triste realidade.Os exames que já realizei não são conclusivos quanto ao tempo que ficarei afastado das quadras se for obviamente operado.

Portanto, estou esperançado que as coisas possam correr bem e estar apto para disputar o Campeonato do Mundo da Turquia", disse o jovem atleta que se estreou na Selecção Nacional em 2005, no Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto", vulgo Afrobasket, disputado em Argel, Argélia.

Depois seguiu-se as participações nos africanos de 2007, disputado em Angola, e 2009, na Líbia.Com a saída de Miguel Timóteo Pontes, Armando Costa passou a ser o base principal da Selecção Nacional.Angola está inserida no Grupo A do mundial juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Jordânia, Argentina, Alemanha e Austrália.

FAB quer jogador
no mundial

O Chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), António Celestino Sofrimento Manuel, espera que o internacional angolano, Armando Costa, recupere a tempo a fim de disputar o Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculinos marcado para Turquia.

"O Armando Costa é um atleta imprescindível para a nossa selecção e para o próprio 1º de Agosto.O nosso desejo é que ele recupere rapidamente a fim de disputar o Campeonato do Mundo.A FAB tem estado acompanhar o atleta e ontem mesmo fiquei a saber que amanhã (hoje) segue viagem para Lisboa, Portugal, onde será submetido a uma intervenção cirúrgica", disse o executivo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

"Nacionais" de juniores
faz disputar meias-finais


1º de Agosto- Atlético Petróleos de Luanda e Futebol Clube Vila Clotilde-Grupo Desportivo Interclube em masculinos são as partida agendadas para hoje, referente às meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol em juniores.

Os vencedores disputarão a final amanhã, no Pavilhão Anexo da Cidadela desportiva, em Luanda, ao passo que os vencidos vão bater-se igualmente amanhã, no mesmo recinto, para as classificativas do terceiro e quarto lugares respectivamente.

25 maio 2010

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo: Ferroviário e Desportivo vencem duelos de "gigantes"

O FERROVIÁRIO e o Desportivo entraram com o pé direito no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos, ao vencerem no fim-de-semana os confrontos de gigantes frente ao Maxaquene por 55-39 e Costa do Sol por 88-79, respectivamente.

Os “locomotivas”, detentores do troféu, a jogar em casa, obtiveram uma vitória mais folgada. Ao intervalo venciam por 21-12, e por essas alturas já se previa que os dois pontos não lhes fugiriam perante uma equipa “tricolor” que, sem alguns jogadores nucleares, realizou uma péssima exibição.

Os “alvi-negros”, por sua vez, tiveram que se aplicar a fundo para baterem a aguerrida formação “canarinha”. Numa excelente propaganda da bola-ao-cesto e recheada de belas jogadas, os comandados de Horácio Martins sofreram para triunfar e no final da primeira parte venciam por 47-44.

O Ferroviário lidera a série A à condição, visto que o outro desafio da mesma série entre Eagles e UP foi adiado para uma data a anunciar, enquanto o Aeroporto ficou de fora devido ao número ímpar de equipas.

O Desportivo ocupa a segunda posição da série A se se atender que a Real Sociedade venceu a Apolitécnica por 59-30, e beneficiou-se de um triunfo mais volumoso.

A prova será disputada numa única volta, sendo que apuram-se para a segunda fase os dois primeiros classificados de cada série, formada por quatro equipas, que num sistema de todos contra todos, tal como acontecerá na primeira fase, vão decidir o campeão da cidade de Maputo-2010.

Este campeonato tem o condão de apurar o quinto representante da cidade de Maputo que representará a capital do país na Fase Regional Sul da Liga Vodacom.
Refira-se que estão apurados directamente para essa prova, como representantes da capital do país, Maxaquene, campeão nacional, Ferroviário de Maputo, Desportivo e Costa do Sol.

ANGOLA : Falam os técnicos

O técnico principal do 1º de Agosto, Luís Magalhães, afirmou segunda-feira, em Luanda, que a formação do Libolo foi superior no jogo em que a sua equipa perdeu por 113-89.

Em declarações à imprensa, no final da última jornada da primeira fase da "final four" do campeonato nacional sénior masculino em basquetebol, no Pavilhão da Cidadela Desportiva, Luís Magalhães reconheceu que o adversário venceu por mérito próprio.

Disse que irá analisar o jogo e trabalhar para corrigir os erros cometidos pelos jogadores, para que possam encararam os próximos compromissos com mas responsabilidade e entrega.

Apontou as lesões no seio da equipa, com destaque para o Armando Costa, que ficará fora da quadra de jogo durante três mês devido à uma intervenção cirúrgica na perna, como um dos factores que esteve na base da derrota.

Técnico do Libolo diz que equipa está pronta para mais um título

Luanda – O técnico principal do Recreativo do Libolo, Raul Duarte, afirmou segunda-feira, em Luanda, que a sua equipa está pronta para brigar por mais um título, desta feira o campeonato nacional sénior masculino em basquetebol.

Falando à imprensa no final do jogo da última jornada da primeira fase da “final-four”, em que o Libolo venceu o 1º de Agosto por 113-89, no Pavilhão da Cidadela Desportiva, disse que sem desrespeitar os adversários, a sua equipa tem ambição de conquistar o nacional.

Segundo Raul Duarte, a vitória poderá não afectar o 1º de Agosto, que está a frente da competição (com um ponto de vantagem, 6 - 5), mas o mais importe para a sua equipa é aumentar o nível de confiança e motivação.

“Tenho dito aos meus jogadores que é preciso sempre haver humildade e concentração para que o trabalho tenha êxito”, argumentou.

Em relação ao jogo, Raul Duarte, que conquistou a taça de Angola pela primeira vez no comando do Libolo, disse que os números estatísticos clarificam que a sua equipa foi superior ao 1º de Agosto.

ANGOLA : Resultados e classificação do nacional

Apesar da derrota diante do Recreativo do Libolo por 113-89, na última jornada da primeira volta da "final four", o 1º de Agosto terminou na primeira posição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos.

Resultados gerais:

Petro de Luanda X ASA 82-64

Libolo X 1º de Agosto 113-89

Classificação:

1º de Agosto 06
Petro de Luanda 05
Libolo 05
ASA 03

Próxima jornada (quinta-feira):

ASA X 1º de Agosto (Cidadela/Anexo)

ANGOLA : Libolo "humilha" 1º de Agosto na final four

Depois de ter vencido o 1º de Agosto na finalíssima da Taça de Angola e ter conquistado o troféu, o Recreativo do Libolo voltou a vencer o mesmo adversário, desta vez na última fase do Campeonato Nacional “final four”, por 113-89.

O encontro serviu para o encerramento da primeira volta nesta etapa da competição.

Os "militares", campeões nacionais e africanos, foram copiosamente derrotados por uma formação que procura se impor no basquetebol nacional, depois do terceiro lugar alcançado na época anterior na sua primeira presença no nacional.
Aguardava-se por um jogo equilibrado com o favoritismo a recair para os "rubro-negros" que possuem mais argumentos que o seu adversário. No entanto, além de contrariar o favoritismo, o Libolo humilhou os campeões não só pela diferença pontual mas também pela forma como obteve a vitória.
Os pupilos de Raúl Duarte, que não contaram com o extremo Carlos Morais, suspenso pela Federação Angolana (FAB), dominaram a partida do primeiro ao último quarto e muito cedo começaram a "construir" a diferença de 14 pontos.
Com uma boa defesa, o Libolo assumiu o comando do encontro e no primeiro período distanciou-se dos "militares" por oito pontos (29-21). Neste período, o 1º de Agosto apresentou-se sem garra e muito apático.
No quarto seguinte, embora o Libolo tenha entrado melhor, os comandados de Luís Magalhães mostraram algum sinal de recuperação e a três minutos para o final do período, com triplos seguidos de Miguel Lutonda e Mário Correia, reduziu para três pontos (39-36).
No entanto, num apice o Libolo voltou a distanciar-se e chegou ao intervalo vencendo por 52-39.

Na segunda parte, nos dois últimos quartos, a formação do Kwanza Sul só teve que gerir a vantagem. O 1º de Agosto conseguia reduzir no máximo para oito pontos, mas o Libolo, superior em todos os sectores, ampliava sempre para 10 a 15 pontos, até mesmo 25 (95-70).
A quatro minutos do fim os dois treinadores optaram por jogar com os atletas menos utilizados e o jogo perdeu a qualidade inicial, com as duas formações a aguardarem apenas pelo apito final.
Com 21 pontos, Omar Peterkin foi o melhor marcador do encontro, ao passo que Leonel Paulo destacou-se pela forma exitosa como defendeu Kikas Gomes e Felizardo Ambrósio e também como ultrapassou o MVP da primeira fase quando a sua equipa saia para o ataque.
Com esta derrota, o 1º de Agosto, até então principal candidato à revalidação do título, começa a repartir o favoritismo com a formação do Kwanza Sul que já a destronou da Taça de Angola.
Apesar da derrota, os "militares" mantém-se na liderança da prova com seis pontos, mais um que o Petro de Luanda (05) na segunda posição, os mesmos que o Libolo na terceira, ao passo que o ASA ocupa a quarta posição com três.

Com arbitragem de Carlos Júlio e David Manuel, as equipas alinharam da seguinte forma:

Libolo: Domingos Bonifácio (10), Sílvio Lopes (00), Olímpio Cipriano (17), Luís Costa (09), Gerson Monteiro (07), Adilson Câmara (05), Leonel Paulo (11), Abdel Gomes (02), Omar Peterkin (21), Reggie Moore (12), Feliciano Camacho (03), Milton Barros (16).
Técnico: Raúl Duarte

1º de Agosto: Filipe Abraão (03), Adilson Baza (06), Mário Correia (06),Kikas Gomes (06), Felizardo Ambrósio (03), Vlademir Ricardino (14), Francisco Jordão (07), Adolfo Quimbamba (06), Carlos Almeida (16), Miguel Lutonda (15), Rodrigues Mascarenhas (03), Hermenegildo Santos (04).
Técnico: Luís Magalhães


Resultados parciais: 29-21, 52-41 (intervalo), 82-66, 113-89 (final).

24 maio 2010

ANGOLA : Libolo D´Agosto em acerto de contas

O base Miguel Timóteo Pontes Lutonda e o extremo poste Rodrigues Mascarenhas, ambos do 1º de Agosto, estão totalmente recuperados e constam das opções do técnico Luís Magalhães para o embate desta noite (19h00), no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, frente ao Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, em partida referente à última jornada da primeira volta da "Final Four".

Lutonda que na última semana estava a contas com um paludismo está recuperado da doença que o apoquentava, ao passo que o internacional cabo-verdiano que na última quinta-feira, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, actuou de forma condicionada, face as dores que sentia no joelho esquerdo, está igualmente apto para o embate de logo.

Deste modo, o técnico luso ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) viu aumentado o leque de opções quer na posição um (base) quer na posição dois três e cinco (extremo e poste).

A única preocupação nesta altura do técnico Luís Magalhães prende-se com o base Armando Costa, que se lesionou na final da Taça de Angola.O internacional angolano continua sob cuidados médicos e segundo apuramos, o atleta poderá regressar às quadras na próxima semana.

Líder invicto da trigésima segunda edição da "Final Four" com cinco pontos, a formação militar tenciona encerrar a primeira volta com uma vitória.A partida de mais logo servirá de ajuste de contas, já que os libolenses foram os carrascos dos militares na Taça de Angola.

Por sua vez, a formação do Libolo que partilha a segunda posição com o Atlético Petróleos de Luanda, ambos com três pontos, vai a busca do seu segundo triunfo na"Final Four" e consequentemente quebrar o ciclo de vitórias dos actuais campeões nacionais.

Clinicamente o representante da vila de Calulo respira de boa saúde para a satisfação de Raul Duarte, que vai contar com as suas principais unidades.Depois de terem destronado os militares da Taça de Angola, o Recreativo do Libolo vai tentar mais uma vez vergar a turma do Rio Seco no encerramento da primeira volta.

Espera-se por uma partida bastante equilibrada, e a formação que durante os 48 minutos cometer o menor número de erros possíveis vai seguramente conquistar os dois pontos em disputa.A entrada da última jornada da primeira volta da "Final Four", o 1º de Agosto, comanda a competição com cinco pontos, seguido do Libolo e Petro, ambos com três, ao passo que o ASA ocupa a cauda da tabela, com dois pontos.

ASA procura primeira vitória

Depois de ter averbado já duas derrotas, o Atlético Sport Aviação (ASA) procura hoje a sua primeira vitória na "Final Four", quando defrontar a partir das 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, o Atlético Petróleos de Luanda, na abertura da última jornada da primeira volta.

Com um plantel inferior, em termos valores individuais, Carlos António Dinis, técnico principal dos aviadores, vai mais uma vez recorrer ao jogo colectivo da sua formação no sentido de neutralizar as acções ofensivas dos petrolíferos da capital.Ainda assim, a turma do Eixo-viário apresenta-se como favorita à conquista da vitória, um favoritismo que terá de ser provado na quadra.

Das quatro formações que disputam a "Final Four" da trigésima segunda edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket, o ASA é a única equipa que ainda não saboreou a conquista de uma vitória.

Nacional júnior masculino
faz disputar hoje classificativas


Progresso-ASA e Catoca da Lunda Sul-Huíla são as partidas marcadas para hoje, segunda-feira, para às classificativas do quinto ao oitavo lugres do campeonato nacional de juniores masculinos que decorre aqui Luanda, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.

Ontem, para a série B, o Interclube derrotou o Progresso, por 66-50, ao passo que 1º de Agosto bateu a Huíla, por expressivos 85-54.
Já na série A, o Futebol Clube Vila Clotilde cilindrou o Atlético Sport Aviação (ASA), por 87-57, enquanto o Atlético Petróleos de Luanda, vergou o Catoca da Lunda Sul, por expressivos 106-47.

Deste modo, Vila, Interclube, 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda começam a partir de quarta-feira, a disputar as classificativas do primeiro ao quarto lugares.Na jornada inaugural, o Vila medira forças com Interclube, ao passo que o 1º de Agosto medirá forças com o Atlético Petróleos de Luanda.

Em femininos, o Interclube bateu o 1º de Agosto, por 64-62. 1º de Agosto e Juventude de Viana batem-se hoje para a meia final.O Interclube já está apurado para a final.O campeonato nacional de juniores femininos está a ser disputado por apenas três equipas.

22 maio 2010

ANGOLA : Recreativo e 1º de Agosto ajustam contas segunda-feira

As formações do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e do 1º de Agosto realizam hoje, sábado, o penúltimo treino, antes do embate desta segunda-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, em partida a contar para a última jornada da primeira volta da "Final Four", num duelo de ajuste de contas.

Ontem, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) realizou uma sessão de treinos, no Pavilhão do Codenm, onde o português ao serviço da equipa militar, Luís Magalhães aproveitou para recuperar os jogadores que estiveram em evidência no triunfo frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, a quem venceu por 103-95. O internacional cabo-verdiano, Rodrigo Mascarenhas, e ex-internacional Miguel Pontes Lutonda foram poupados na sessão de ontem. Mascarenhas recupera de uma intervenção cirúrgica ao passo que o General se encontra a contas com um paludismo.

Já o base Armando Costa continua sob cuidados do departamento médico da equipa Rubro e Negra. Luís Magalhães prepara com todo o cuidado a sua deslocação ao Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, na próxima segunda-feira, ao encontro do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, seu carrasco da final da Taça de Angola. A formação militar quer manter a sua invencibilidade na "Final Four", onde já conseguiram duas vitórias.

O Libolo que quinta-feira última bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 73-64, vai à busca do seu segundo triunfo. Depois de terem derrotado os militares na final da Taça de Angola, os pupilos de Raul Duarte, tencionam alcançar mais uma vitória. Hoje, o Libolo realiza no Pavilhão Principal da Cidadela, mais uma sessão de treinos, onde vão ensaiar as estratégias para o prélio de segunda-feira.

Campeonato Júnior
decorre de forma animada

Três partidas marcam hoje, sábado, o arranque da segunda jornada da XXVI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em juniores masculinos que ontem teve início na capital do país, Luanda. No Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Spot Aviação (ASA) vai medir forças com o representante da Lunda-Sul, isto às 8h30 minutos, o 1º de Agosto defronta o Progresso, às 10h30 minutos, no anexo número dois da Cidadela, ao passo que o representante da Huíla enfrenta o Interclube, no anexo, às 12h30 minutos, isto em masculinos.

Já em femininos, o Interclube vai jogar diante do Juventude de Viana, às 14h30 minutos. A prova conta apenas com a participação de três clubes, por sinal todos de Luanda, designadamente 1º de Agosto, Interclube e Juventude de Viana. Ontem, para a primeira jornada, a Huíla bateu o Progresso, por 68-43, os petrolíferos da capital vergaram os aviadores, por 75-61, ao passo que o Vila cilindrou a Lunda-Sul, por 86-53. Em femininos, a formação do 1º de Agosto derrotou o Juventude de Viana, por 72-38. MC

21 maio 2010

ANGOLA : Kikas supera Mingas no duelo das tabelas

O 1º de Agosto venceu hoje (quinta-feira) no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda, por 103-95, com 32 pontos de Kikas Gomes que venceu, no duelo individual, o poste "petrolífero" Eduardo Mingas (26 pontos).
O confronto entre ambos foi um "extra" no desafio entre as duas equipas mais tituladas do país. Companheiros na selecção de Angola, mas adversários de ocasião, Kikas Gomes e Eduardo Mingas foram os destaques na partida da segunda jornada da "final four".
Além de terminarem como melhores marcadores das suas respectivas equipas, foram também os destaques nos ressaltos. Neste particular, o poste do 1º de Agosto “esmagou” o seu opositor conquistando 20, sendo 11 defensivos e nove ofensivos, contra 12 de Mingas (9/3).
Foram também os dois jogadores mais utilizados do encontro, Kikas, com 2,02 metros, jogou durante 48 minutos, ao passo que Eduardo Mingas (1, 98 metros) foi utilizado durante 46 minutos e 10 segundos.

Com esta vitória os “militares” somam cinco pontos na primeira posição, mais dois que o seu adversário desta noite no segundo posto.

O 1º de Agosto venceu quinta-feira, em Luanda, o Petro de Luanda por 103-95, no encontro de destaque da segunda jornada
da última fase do Campeonato Nacional de basquetebol "final four" e mantém-se na liderança da prova com cinco pontos.

Eis os resultados da jornada:

ASA X Libolo 64-73
1º de Agosto X Petro de Luanda 103-95

Classificação:

1º de Agosto 05
Petro de Luanda 03
Libolo 03
ASA 02

Próxima jornada (segunda-feira):

Petro de Luanda X ASA (Cidadela/16 horas)
Libolo X 1º de Agosto (Cidadela/19 horas)

ANGOLA : 1º de Agosto 'aplica' chapa 100 ao Petro em jogo polémico

O 1º de Agosto venceu esta noite o Petro de Luanda por 103-95, em partida da segunda jornada da última fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, denominada "final four", num jogo marcado por muitos erros da arbitragem.
Os "militares" mereceram a vitória pelo facto de cometerem menos erros que o adversário e priorizarem o jogo colectivo em detrimento dos "petrolíferos" que "abusavam" das jogadas individuais.
Defensivamente o conjunto orientado por Alberto babo esteve muito aquém, permitindo, por diversas vezes, a penetração dos bases da equipa adversária que de seguida assistiam para os postes em baixo da tabela ou extremos na linha dos triplos, que terminavam na maior parte das vezes pontuando, numa jogada que se repetiu diversas vezes.

Realce também para o confronto em baixo das tabelas entre Kikas, melhor marcador do desafio com 32 pontos, e Eduardo Mingas (26 pontos). Os dois postes travaram um duelo individual que culminou com a vitória do primeiro.

Por outro lado, as duas equipas queixaram-se muito, durante o jogo, dos árbitros que não se apresentaram ao nível do encontro. A dupla António Bernardo e Iracelmo Pinto desprestigiou o duelo entre as duas melhores formações de África.

Quanto ao decurso do desafio, os "militares", ainda sem Armando Costa (lesionado) e com Miguel Lutonda limitado, entraram com o jovem Adilson Baza como base principal, num jogo considerado de risco, tendo em conta a rivalidade entre as duas formações e o nível dos respectivos planteis.
No entanto, o antigo jogador da Universidade Lusíadas soube dar conta do recado e contra todas expectativas foi o mais utilizado por Luís Magalhães na primeira parte, com 18 minutos e 55 segundos, tendo marcado nove pontos e efectuados cinco assistências.
O técnico do 1º de Agosto aproveitou a inspiração de Adilson Baza para deixar Miguel Lutonda, que se encontra adoentado, descansar mais tempo e ser lançado apenas nos momentos decisivos.

Por sua vez, o Petro de Luanda, também com o base Paulo Santana limitado, e motivado com a vitória sobre o Libolo na primeira jornada, primeira no campeonato, entrou bem a defender na partida, apesar chegar ao intervalo com uma desvantagem de cinco pontos (24-19).
Na segunda parte, jogados três minutos, o 1º de Agosto, graças a sua organização tanto defensiva como ofensiva, conseguiu ampliar a vantagem para 14 pontos (75-61) e aproveitou para gerir até ao final. Os "petrolíferos" ainda conseguiram reduzir, mas os três triplos seguidos de Mário Correia definiram o vencedor do jogo.

Com arbitragem de António Bernardo e Iracelmo Pinto, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Filipe Abraão (00), Adilson Baza (12), Mário Correia (16), Kikas Gomes (32), Felizardo Ambrósio (10), Vlademir Ricardino (01), Francisco Jordão (00), Carlos Almeida (13), Miguel Lutonda (15), Rodrigo Mascarenhas (04), Hermenegildo Santos (00), Yanick Moreira (00).
Técnico: Luís Magalhães

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (26), Braulio Morais (00), Curtis Terry (19), Fernando Albano (03), Roberto Fortes (10), Afonso Rodrigues (00), Paulo Santana (16), Miguel Kiala (05), Francisco Horácio (00), Mário Porter (08), Hermenegildo Mbunga (08), Idelfonso Kiteculo (00).
Técnico: Alberto Babo

Resultados parciais: 24-19, 47-40 (intervalo), 69-61, 103-95 (final).

ANGOLA : Bravos do Maquis falha Nacional júnior por dinheiro

A falta de dinheiro para suportar a equipa do FC Bravos do Maquis no Campeonato Nacional de Basquetebol em júnior masculino afastou o representante do Moxico na prova iniciada hoje, em Luanda.
A informação foi prestada hoje à Angop pelo presidente da associação local da modalidade, Lilito Floriano de Freitas, tendo acrescentado que a mudança constante do local da prova contribuiu também na desistência.

Explicou que a realização do evento estava inicialmente prevista para a província da Huíla, por motivos desconhecidos transferiu-se para Benguela. Por falta de condições alegadas pelos responsáveis benguelenses, o evento foi transferido para Luanda.
"Tínhamos tudo criado. A direcção do FC Bravos do Maquis criou as condições, fomos a Benguela e lá disseram-nos que não havia condições para realizar o campeonato. Após esta informação ficámos sem capacidade para viajar a Luanda", lamentou o responsável.
Lilito Freitas disse ainda que, depois do impasse, solicitou apoio da direcção dos Desportos mas esta se mostrou incapaz pelo facto de a província acolher nos próximos dias os nacionais seniores de andebol em ambos os sexos.
Afirmou que a associação que dirige continuará a trabalhar no campeonato doméstico em curso, que regista um interregno devido à falta de pagamento dos árbitros.

20 maio 2010

MOÇAMBIQUE : Festa do básquete inicia-se sábado

É JÁ este sábado que se inicia o Campeonato de Basquetebol de Seniores Masculinos da Cidade de Maputo, a maior competição da bola-ao-cesto da capital do país. São nove as equipas participantes, nomeadamente Ferroviário, detentor do título, Maxaquene, Desportivo, Costa do Sol, Real Sociedade, Eagles, Aeroporto, Universidade Pedagógica (UP) e A Politécnica, que faz a sua estreia.

As equipas estão dividas em duas séries, A e B. Da série “A” fazem parte o Maxaquene, Ferroviário, Eagles, Aeroporto e Universidade Pedagógica, enquanto na “B” estão agrupadas o Desportivo, Costa do Sol, Real Sociedade e A Politécnica.

Na primeira jornada a ter lugar no sábado, as atenções estarão viradas para os embates Ferroviário-Maxaquene e Costa do Sol-Desportivo, confrontos a seguir atentamente visto tratarem-se das melhores equipas do país. O primeiro jogo realiza-se a partir das 18.30 horas no pavilhão do Ferroviário, enquanto o segundo joga-se à mesma hora, no pavilhão do Desportivo.
Noutro desafio, da série A, medem forças no pavilhão do Maxaquene, o Eagles e UP, formações que lutam habitualmente para fugir a última posição. O “team” do Aeroporto fica de fora.

Já na série “B”, para além desse apetitoso Costa do Sol-Desportivo, disputa-se às 17.00 horas, no pavilhão do Desportivo, a partida entre a Real Sociedade e Eagles. Este encontro abrirá a primeira jornada.

A prova será disputada numa única volta sendo que apuram-se para a segunda fase os dois primeiros classificados de cada série formada por quatro equipas que num sistema de todos contra todos, tal como acontecerá na primeira fase, vão decidir o campeão da cidade de Maputo-2010.

Este campeonato promete ser a todos níveis interessante já que para além de haver essa luta fugaz para a conquista do título, terá o condão de apurar o quinto represente da cidade de Maputo que será a representante na Fase Regional Sul da Liga Vodacom.

Refira-se que estão apurados directamente para essa prova, como representantes da capital do país, Maxaquene, campeão nacional, Ferroviário de Maputo, Desportivo e Costa do Sol.
Apesar deste ano a prova ter menos um participante (desistência da Bela Rosa), quando comparada à edição anterior, antevê-se jogos recheados de espectáculo e emotividade.

ANGOLA : Desportivo redime-se e vence Promade na quarta jornada

Lubango - O Desportivo da Huíla venceu quarta-feira a noite, no pavilhão da Senhora do Monte, o Promade de Cabinda por 85-79, em jogo do grupo B pontuável para a quarta jornada do campeonato nacional de basquetebol, qualificativo do quinto ao oitavo lugar.

Ao contrário da partida de terça-feira, para terceira jornada, desta foi o Promade que entrou demolidor, mostrando-se uma equipa mais experiente marcando em quase todas ocasiões que de dirigiu a tabela do adversário, que talvez pela vontade de se vingar da derrota anterior (85-88), errava passes, lançamentos e até na defesa.
A vontade de vencer da equipa visitante era clara e mais disciplinada levou o ritmo de jogo a seu bel-prazer, geriu uma diferença pontual de que oscilava entre os oito e dez pontos. Mas a equipa tornou-se muito faltosa e o Desportivo aproveitou com os lances livres e chegou aos seis pontos de diferença (26-32).

Neste jogo, a grande figura do jogo foi o árbitro Clésio Francisco (Luanda), que expulsou o treinador da equipa de casa, Emanuel Trovoada, alegadamente por protestar de forma incorrecta uma decisão sua.

A partir daí o juiz perdeu-se completamente em campo, perdia as jogadas, mostrava-se indeciso na sinalização e acabou deixando os atletas também nervosos, obrigando o técnico José Carlos Guimarães a solicitar pela primeira vez desconto de tempo, para acalmar os atletas.

O antídoto surtiu efeito e as coisas voltaram ao normal, mas o apito de Clésio Francisco não soou durante mais de cinco minutos, deixando desamparado o seu coadjutor Adriano Manuel (Huíla).

O Promade deixou de fazer um bom jogo, mas geriu o resultado e foi ao intervalo a vencer por sete pontos (42-49).

O terceiro quarto começou com uma mudança de mentalidade por parte do Desportivo da Huíla, que entrou com força e passou pela primeira vez a frente do placar (52-51) e o ritmo de jogo acerou e marcador foi oscilando.

A equipa visitante perdeu-se em campo e os anfitriões aproveitaram, marcaram pontos, distanciaram o marcador e evitaram que o adversário marcasse, chegando pela primeira vez aos dez pontos de diferença (64-54).

Sem os seus influentes postes Ezequias e Aílton (por lesão), o Desportivo da Huíla viu-se e desejou-se em jogadas na posição "cinco", mas foi para o derradeiro quarto a vencer por 69-63.

Carlos Guimarães pediu concentração aos seus atletas e estes responderam, mas da mesma maneira actuou o Desportivo e a partida ganhou um outro ritmo, o Desportivo perdeu muitas bolas no ataque e o adversário reduziu para dois pontos (71-69).

O Desportivo ganhou ritmo, voltou a distanciar-se e Carlos Guimarães pediu desconto de tempo para arrumar o grupo. No retomar a equipa mostrou-se cansada, a altitude pesou e o nervosismo falou mais alto. Os pontos que se seguiram foram marcados na sua maioria por lances livres.

O técnico-adjunto do Desportivo, Gaspar Neto, pediu que os atletas gerissem o tempo e estes cumpriram, e acabaram por vencer a partida por 85-79.

Desportivo da Huíla: Yuri Swingue (19), Manuel Restino (03), Adilson Santos (00), Edson Ndoniema (24), Silvio Nganga (01), Hilikilua Edson (10), Gaspar Bango (10), Momo Carlos (00), Waldemar Domingos (12) e Samuel Graça (05).

Treinador: Emanuel Trovoada

Promade de Cabinda: Escórolmo António (00), Luís João (07), Paulo Barros (13), Edgar Chocolate (00), Emanuel António (12), Longonda Rock (00), Rome Sambo (10), Maumba Ilunga (20), Ronaldo Barros (08), , Hélder Gonçalves (04), Paulo Papi (05) e Cardoso Casimiro (00).

Treinador: José Carlos Guimarães

Resultados parciais: (26-32); (42-49); (69-63) e (85-79).

Pavilhão: Senhora do Monte

ANGOLA : D'Agostos-Petro é jogo de destaque

Sem o base Armando Costa, ainda sob cuidados médicos, a formação do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão do Codenm, o arqui-rival Petro de Luanda, em partida de destaque da segunda jornada da "Final Four" do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

Na abertura da ronda, o ASA defronta no Anexo número dois da Cidadela Desportiva, às 18h00, o Recreativo do Libolo, num encontro entre as equipas que baquearam na primeira jornada da "Final Four".

Depois de ter sido destronado da Taça de Angola pelo Libolo, o 1º de Agosto tem agora as baterias viradas para a 32ª edição do BAI Basket.Com Armando Costa de fora por lesão e o cabo-verdiano Rodrigues Mascarenhas limitado, dado que recupera de uma intervenção cirúrgica a que foi submetido ao joelho esquerdo, os militares vão procurar, na partida de logo mais, alcançar o seu segundo triunfo nesta etapa derradeira do "Nacional".

Apesar do black out "decretado" pela equipa "rubro-negra", o Jornal dos Desportos apurou, de uma fonte próxima do clube, que no seio dos jogadores e da equipa técnica o pensamento está virado para o triunfo.

Motivados pelo triunfo obtido na ronda inaugural frente ao Libolo, os petrolíferos da capital deslocam-se ao Pavilhão do Codenm, com o único propósito de vergarem a formação da casa, campeã nacional em título.

Alberto Babo, técnico principal do Petro, afirmou à comunicação social que a partida de logo é de desfecho imprevisível mas, ainda assim, os seus pupilos tudo vão fazer para alcançarem um bom resultado, que passa pela vitória.

Na outra partida, ASA e Libolo vão travar um duelo interessante.O 1º de Agosto lidera a "Final Four" com três pontos, seguido do Petro de Luanda, com dois. ASA e Recreativo do Libolo ocupam as duas últimas posições, com um ponto cada.

Segunda volta da série C arranca hoje

Duas partidas marcam, hoje, o arranque da segunda volta da série C do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
O Futebol Clube Vila Clotilde recebe, no Anexo número dois da Cidadela Desportiva, às 15h30 minutos, o Sporting de Luanda, e o CDUAN mede forças com o Imbondeiro de Viana.

A série C é reservada às equipas que vão lutar do nono ao 12º lugar do Nacional da bola ao cesto.

ANGOLA : Petro bate Libolo no início da :Final Four

Com o norte-americano Reggie Moore (poste) em sub-rendimento à semelhança do internacional angolano, Carlos Morais (extremo base), O Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul averbou a sua primeira derrota na "Final Four"da XXXII edição do BAI Basket, diante do Atlético Petróleos de Luanda, por 84-70, quando nos primeiros 24 minutos se registava uma igualdade a 44 pontos.

Depois de terem sido afastados das meias-finais da trigésima segunda edição da Taça de Angola pelo representante da Vila de Calulo, ontem, os petrolíferos da capital apareceram com a lição muito bem estuda e conseguiram anular o jogo ofensivo do Recreativo do Libolo, que, diga-se em abono da verdade, se ressentiu do esforço empreendido na final do último domingo, em que bateu a formação do 1º de Agosto, por 76-74.

Numa partida em que a dupla de arbitragem constituída por António Bernardo e Francisco Pacheco não esteve à altura da contenda, valeu a superioridade evidenciada pela equipa do Eixo-viário, fundamentalmente no último período.Os vicecampeões nacionais (Atlético Petróleos de Luanda) venceram o primeiro quarto, por 25-22.

No segundo período, os pupilos de Raul Duarte conseguiram congelar o pendor ofensivo dos petrolíferos da capital, tendo vencido por um parcial de 22-19.Com as suas principais unidades em sub-rendimento, casos de Reggie Moore, Carlos Morais, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Omari Peterkin, o Recreativo do Libolo viu-se incapaz de vergar os petrolíferos da capital que à semelhança dos militares começaram a "Final Four" com vitória.

Os dois últimos períodos foram claramente dominados pela turma do eixo-viário, com o norte-americano Mário Porter a destacar-se entre os demais, convertendo 21 pontos, sendo por isso, o cestinha da partida.Reggie Moore, com nove ressaltos, foi o rei na luta das tabelas. Em termos de lançamentos à longa distância o Libolo conseguiu uma percentagem de 22, contra 38 por cento dos petrolíferos.
Já nos lançamentos livres houve equilíbrio. O Libolo conseguiu 50 por cento, contra 51 do seu opositor.

D`AGOSTO
CUMPRE DEVER CASEIRO
O Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) recebeu e venceu ontem, no Pavilhão do Codenm, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 94-74, na abertura da "Final Four"da XXXII edição do BAI Basket.Apesar do triunfo, os militares sentiram algumas dificuldades, fundamentalmente no terceiro período, onde os actuais campeões nacionais perdiam por 47-43.

No derradeiro quarto, a superioridade militar veio ao de cima e fixaram o resultado em 94-74. A equipa rubro e negra lidera a "Final Four", com três pontos, seguida do Atlético Petróleos de Luanda, com dois. Libolo e ASA ocupam as posições imediatas, ambos com um ponto cada.Amanhã, acontece a segunda jornada com o aliciante 1º de Agosto-Atlético Petróleos de Luanda. O ASA medirá forças com o Libolo.

BAI premeia equipas

O Banco Africano de Investimentos (BAI), patrocinador oficial do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, procedeu, ontem, à entrega de um cheque no valor de usd 10.000.00 (dez mil dólares) a cada uma das quatro equipas apuradas para a “Final Four” da XXXII edição do BAI Basket.

Trata-se do 1º de Agosto, campeão nacional em título, Atlético Petróleos de Luanda, vicecampeão, Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e Atlético Sport Aviação (ASA).O BAI já havia premiado o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) com o mesmo valor, na qualidade de vencedor da fase regular da referida competição.

FAB sorteia "nacionais" jovens

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza hoje, quarta-feira, a partir das 16h00, o sorteio da XXIV e XXVI edições dos campeonato nacionais de juniores masculinos e femininos, de acordo com o comunicado oficial número 59 proveniente do órgão reitor da modalidade.

Num outro comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, a federação angolana da modalidade faz disputar de 20 a 29 do mês em curso, na cidade de Benguela, os campeonatos de iniciados e cadetes masculinos e femininos.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, com pouco público para ver jogar as equipas do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza- Sul e Atlético Petróleos de Luanda, em partida referente à primeira jornada da "Final Four".Sob arbitragem de

António Bernardo e Francisco Pacheco, ambos de categoria nacional, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:Recreativo do Libolo: Domingos Bonifácio (6), Olímpio Cipriano (15), Luís Costa (10), Carlos Morais (8), Gerson Monteiro (0), Adilson Câmara (0 ), Leonel Paulo (10), Abdel Gomes (0), Omari Peterkin (10), Reggie Moore (5), Feliciano Camacho (2), Milton Barros (4).

Treinador: Raul Daurte
Atlético Petróleos de Luanda: Eduardo Mingas (16), Braúlio Morais (0), Curtis Terry (0), Fernando Albano (3), Roberto Fortes (15), Afonso Rodrigues (2), Paulo Santana (12 ), Miguel Kiala (7), Francisco Horácio (0), Mário Porter (21), Hermenegildo Mbunga (8 ), Idelfonso Kiteculo (0).
Treinador: Alberto Babo
Marcha do marcador: 22-25, 44-44, 57-62, 70-84.

19 maio 2010

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro disputam primeira das quatro partidas entre si

O 1º de Agosto recebe quinta-feira às 19 horas, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda, em partida da segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional de basquetebol "final four", naquela que será a primeira das quatro entre ambas.

A última fase do nacional será disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas, pelo que as duas formações mais tituladas do país se defrontarão mais quatro vezes esta época.
Os "militares", depois de perderem a Taça de Angola para o Recreativo do Libolo, precisam revalidar o título nacional para manter o prestígio e por isso apostam tudo nesta competição.

Terça-feira, na abertura desta fase, os pupilos de Luís Magalhães venceram o Atlético Sport Aviação (ASA) por 94-74.

Por sua vez, o Petro de Luanda também começou a final four com uma moralizante vitória diante do Libolo (84-70), adversário que não conseguiu vencer nas fases anteriores, e aumentou a confiança da equipa. Depois da imagem deixada na primeira e segunda etapas, os adeptos já haviam "desistido" da luta pelo título.

Para a mesma ronda, o ASA recebe às 18 horas o Libolo no pavilhão anexo da Cidadela, numa partida que se prevê equilibrada, mas com favoritismo a recair para a formação do Kwanza Sul, tendo em conta o nível dos seus jogadores.
Mas os "aviadores", mesmo com um plantel modesto, já habituaram os amantes do basquetebol a surpresas nos confrontos com adversários teoricamente superiores.

O 1º de Agosto comanda a série A com três pontos, menos um que o Petro de Luanda na segunda posição, ao passo que "aviadores" e "libolenses" ocupam o terceiro e quarto lugares, respectivamente, com um ponto cada.

ANGOLA : Dirigente desportivo considera crítico estado da modalidade no Huambo

Huambo - O vice-presidente desportivo do Recreativo da Caála, Moisés Feliciano, disse que o estado do basquetebol na província do Huambo "é bastante crítico", fruto da pouca atenção que os clubes prestam à modalidade e também da apatia dos responsáveis da associação provincial de basquetebol.

Falando terça-feira à Angop, no Huambo, por ocasião do dia nacional do basquetebol que se assinalou nessa data (18 de Maio), o dirigente defendeu a realização de um encontro de trabalho entre agentes desportivos ligados a modalidade, ex-praticantes, dirigentes de clubes e da associação, para traçar estratégias para o relançamento desta disciplina.
"O basquetebol no Huambo está muito mal. É imperioso que haja uma reunião entre dirigentes e ex-praticantes para revitalizarmos a modalidade, sob pena dela extinguir-se no mosaico desportivo local. Infelizmente os clubes estão a esquecer-se do basquetebol", afirmou.
Segundo Moisés Feliciano, a saída da crise passa também por dar maior dinamismo à associação provincial para que esta possa promover a realização de provas locais que estimulem os clubes a investirem mais no basquetebol, tal como acontece com o futebol.

Na década de 1980, a província do Huambo já deteve a hegemonia da modalidade nos escalões de formação em ambos os sexos e também em seniores femininos.

Neste momento, o Petro do Huambo, apesar de não ter equipas seniores, é o único clube local que se dedica ao basquetebol. O Benfica do Huambo e o Recreativo da Caála perspectivam relançar a modalidade este ano.

18 maio 2010

ANGOLA : "Final four" inicia em data memorável

Luanda - Na sua quarta edição, o molde de disputa da fase final do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, denominado "final four" inicia hoje, precisamente na data em que se assinala o 80º aniversário do surgimento da modalidade em Angola.

A 18 de Maio de 1930 aconteceu no país, mais concretamente em Luanda, a primeira partida de basquetebol num recinto (areal) impróprio para a sua prática, mas hoje, oito décadas são passadas e estão totalmente ultrapassados todos os riscos de se voltar a ver jogos em condições tão caricatas quanto aquela experiência do professor de educação física Pina Cabral.
Procurando aproveitar ao máximo a celebração da memorável data, o órgão reitor da “bola ao cesto” decidiu “lançar”, esta noite, as quatro melhores formações nacionais na disputa do principal troféu do basquetebol, modalidade cujo mérito de primeiros protagonistas no país pertence as equipas do Sporting Clube de Luanda e a Associação Académica do Liceu Central Salvador Correia.
O desafio terminou em 8-5, favorável aos “sportinguistas” e inseriu-se nas comemorações do seu 10º aniversário.

Entretanto, a jornada inaugural do 32º campeonato nacional reserva os encontros 1º de Agosto-Atlético Sport Aviação (ASA), no pavilhão do Rio Seco, às 18:00, e uma hora mais tarde, no pavilhão principal da Cidadela, Petro de Luanda-Recreativo do Libolo, conjuntos que vão procurar entrar a vencer, tendo em vista os objectivos a que se propuseram.
Esta etapa da prova é aguardada com muita expectativa, prevendo-se maior equilíbrio em relação ao ano transacto, em que as coisas ficaram marcadas (pela negativa) por acentuada disputa pelo segundo lugar, após domínio dos “militares” que se sagraram campeões há muitas jornadas do fim.
O d’Agosto afigura-se como principal favorito à revalidação do título, a julgar pela coesão e maturidade no seu plantel, mas as aquisições do Libolo esta época de Olímpio Cipriano, Carlos Morais e Milton Barros, acrescida dos índices de motivação pela recente conquista da Taça de Angola, o eventual reaparecimento do “verdadeiro” Petro e a vontade e força de crer do ASA ir além do habitual quarto posto fazem antever uma "final four" renhida.
As equipas defrontam-se no sistema de todos contra todos a quatro voltas. As posições que vão do quinto ao 12º posto serão disputadas pelas formações do Interclube, Promade de Cabinda, Desportivo da Huíla, Universidade Lusíada, CDUAN, Sporting de Luanda, Vila Clotilde e Imbondeiro de Viana.
Por Valentim de Carvalho

17 maio 2010

ANGOLA : Antigo capitão da selecção apela à preservação de valores

O ex-internacional Herlander Coimbra apelou hoje os clubes para maior trabalho nas camadas de formação, visando manter, a nível de selecções, a qualidade técnico-táctica que caracteriza o basquetebol angolano e o diferencie ao praticado no resto do continente.

Falando à Angop a propósito do Dia Nacional do Basquetebol, que se assinala terça-feira (18 de Maio), o ex-capitão da selecção nacional manifestou-se preocupado com o actual estado da modalidade, considerando existir alguma quebra na sua qualidade, resultante, entre outros factores, do reduzido número de atletas de valia nas posições um (base) e dois (extremo) nos últimos tempos.
Referiu que a modalidade enfrentará sérios problemas no futuro, caso os clubes não invistam mais nas camadas jovens, pois tem se dado erradamente prioridade aos seniores.
Contrariamente aos anos idos, disse, a formação dos mais novos parece ser esquecida e quase tem se ficado “desordenado” quanto à sistemas tácticos, situação que no seu entender contribui para a escassez de jogadores das posições acima referenciadas dotados de atributos que considera indispensáveis à alta competição, como capacidade de liderança e conversão, calma, inteligência, experiência e elevado espírito de colectivismo.
Perspectivando para mais algum tempo a hegemonia no continente, apesar da diminuição de tais requisitos, Herlander lamenta a perda de especialistas na linha dos seis metros e vinte e cinco centímetros e a ausência de cultura táctica que diz ter se “apossado” dos extremos nacionais.
“Os que lá estão têm pouca experiência. Hoje em dia todos querem lançar e individualizam mais o jogo, já não sendo notável aquela disciplina táctica”, afirmou aludindo ao passado em que se notabilizavam, além de si, extremos como Manuel Sousa “Necas”, José Carlos Guimarães, Aníbal Moreira, Ângelo Victoriano, Jacinto Oli “Jabila”, Eurico Júnior e Victor de Carvalho.

Quanto à posição base, apontou os atletas Miguel Lutonda e Armando Costa como referências no que concerne a capacidade de aliar os requisitos (liderança, conversão, calma, inteligência, experiência e elevado espírito de colectivismo) à técnica que possuem, mas alertou para a necessidade de se “produzir” talentos, em função da idade de ambos (39 anos o primeiro e 26 o segundo), o que na sua opinião constitui “ameaça” para os próximos tempos.
De forma a se ultrapassar tal situação, o actual treinador das equipas de cadetes e juniores masculinos do 1º de Agosto defende maior acompanhamento aos atletas, sugerindo, além de árduo trabalho a partir da base, a introdução de psicólogos quer seja nos clubes como na selecção.

Herlander Coimbra conquistou cinco títulos africanos ao serviço da selecção e participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona92 e Atlanta96, assim como nos mundiais de 1990, na Argentina, e 1994, no Canadá, tendo sido neste último o