ANGOLA : 1º de Agosto e Libolo em novo confronto no Codenm
Depois de ter vergado pela segunda vez na"Final Four" o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, uma vitória esta noite diante dos libolenses, poderá relançar a equipa do 1º de Agosto na luta pela reconquista do troféu nacional.O desgaste físico poderá ser um dos adversários da equipa do Rio Seco no desafio de mais logo, já que, no último sábado, na vitória frente aos petrolíferos da capital, os militares jogaram até ao limite.
Hoje, no período matinal, os pupilos de Luís Magalhães, realizam uma sessão de treino, que estará, seguramente, virada para a recuperação dos atletas, dado que ontem, foram dispensados pela equipa técnica.Tal como começaram a segunda volta da "Final Four" com uma vitória, os militares tencionam encerrar esta fase com um triunfo,apesar de reconhecerem as qualidades do seu opositor.
Aliás, o Libolo, orientado tecnicamente pelo angolano Raul Duarte, foi a equipa que na presente época impôs já três derrotas ao campeão nacional em título, sendo duas para a Taça de Angola, e outra para a "Final Four", ou seja, para o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket.
Daí que, os comandados de Luís Magalhães estejam em alerta máxima para não serem surpreendidos em casa.Miguel Lutonda, Carlos Morais, Joaquim Gomes"Kikas",Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Vladimir Ricardino, Rodrigues Mascarenhas e Francisco Jordão são, seguramente, os trunfos que o português ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas tem para o prélio desta noite.
Apesar de jogar no terreno alheio, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul vai com o único propósito de bater os actuais campeões nacionais.Uma eventual vitória do representante da vila de Calulo poderá colocá-lo na primeira posição da"Final Four", em igualdade pontual (12) com os actuais campeões nacionais (1º de Agosto).
Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e os norte-americanos Reggie Moore e Omari Peterkin são as unidades que mais se têm destacado na formação do Libolo, que depois de arrebatar a Taça de Angola, persegue agora o título de campeão nacional"O Pavilhão do CODENM, conhecido também como "inferno" deverá registar hoje mais uma enchente.
A entrada da última jornada da segunda volta, o 1º de Agosto lidera a competição, com dez pontos, seguido do Libolo, com 9. Petro de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA), com sete e cinco pontos, respectivamente, ocupam as posições imediatas.
Eduardo Mingas regressa
e Curtis Terry fica de fora
O internacional angolano Eduardo Fernando Mingas (poste) regressa hoje às opções do técnico petrolífero Alberto Babo, para o embate de mais logo, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número um da Cidadela, diante do ASA, depois de cumprir castigo federativo.
Já o base norte- americano, Curtis Terrey, vai falhar a partida desta noite, em virtude de ter sido expulso, sábado último, na derrota da sua equipa (101-99), frente ao arqui-rival, 1º de Agosto.Mingas, uma das unidades preponderantes dos petrolíferos da capital, fundamentalmente no jogo interior, foi expulso na partida frente ao Recreativo do Libolo por comportamento incorrecto.
O norte-americano, por seu turno,foi expulso da partida de sábado, frente ao 1º de Agosto, em virtude de ter discordado de uma decisão do árbitro Carlos Júlio, tendo arremessado a bola para fora da quadra.Os petrolíferos da capital apresentam-se como favoritos à conquista dos dois pontos, frente aos aviadores que até aqui só somaram derrotas atrás de derrotas.