Africa Basquetebol

28 fevereiro 2009

CABO VERDE : Seven vence ABC por 62-61 em jogo emocionante

A quinta jornada do regional de basquetebol de Santiago começou ontem com um jogo emocionante e impróprio para cardíacos entre os rivais Seven e ABC. O conjunto azul marcou o ponto da vitória por 62-61 a pouco mais de um segundo (1.06) para o fim da partida.

Apesar de não ter sido muito bem jogado, o encontro valeu pela determinação dos jogadores e pela emoção que durou até ao final. O ABC entrou bem na partida, delineou melhor os seus contra-ataques e saiu a vencer no primeiro período (10 minutos) por 18-14. No segundo período, a equipa do Seven melhorou o seu jogo ofensivo e passou para a frente no marcador, chegando ao intervalo a vencer por 36-35.

Na segunda parte, a equipa encarnada do ABC entrou um pouco apática. O Seven aproveitou, imprimiu maior velocidade ao jogo, principalmente através de Patrick, e alcançou uma vantagem de 10 pontos (51-41).

No último período, a equipa do ABC, mercê de algumas substituições bem operadas, começou a reduzir a vantagem do Seven e empatou a partida a 54-54 a pouco mais de dois minutos para o fim da partida. Nessa altura, os encarnados mostravam-se psicologicamente melhores para enfrentar os últimos instantes da partida. O Seven parecia afectado, mas o desconto de tempo solicitado pela equipa técnica pareceu ser providencial.

Os derradeiros minutos foram de parada e resposta. Faltando vinte segundos para terminar a partida, a equipa azul vencia por 61-58. Contudo, o ABC empatou a seis segundos do final do jogo, através de um triplo de Cuca.

Os espectadores pensaram que o prolongamento seria inevitável. Mas assim não entendeu Patrick. O jogador recebeu a bola do colega Dário, passou por diversos adversários e foi travado em falta por Zico. O Pavilhão Vavá Duarte veio abaixo, com a torcida azul em delírio. Patrick falhou o primeiro lance livre mas converteu o segundo, dando a vitória ao Seven-Stars. O ABC já não teve tempo para fazer outro ataque. Vitória merecida da equipa do Seven, que sofreu por culpa própria.

O ABC foi um digno vencido e, caso tivesse alcançado a vitória, não se poderia dizer que não lutou por ela. Alguns dos seus jogadores estão no entanto em nítida baixa de forma, casos de Aquiles e Vitocas. Os melhores atletas dos encarnados foram Ady I e Ady II.

Do lado do Seven, o destaque vai para Patrick que carregou a equipa às costas. Bom jogo também de Baroti.

No outro jogo da noite, a Lenfer venceu a equipa dos Órgãos por 80-67 num bom jogo de basquetebol e no qual a supremacia da equipa de Lém Ferreira nunca esteve em causa.

27 fevereiro 2009

CABO VERDE : Seven x ABC, sete meses depois

A quinta jornada do regional de basquetebol em Santiago arranca esta sexta-feira, dia 27, com um grande jogo em perspectiva: Seven-Stars x ABC (seniores masculinos). A partir das 20 horas, no Pavilhão Vavá Duarte, aquelas que são as duas equipas favoritas à conquista do regional de basquetebol defrontam-se sete depois do último confronto.
Recorde-se que estas duas equipas defrontaram-se pela última vez em Agosto, na finalíssima do regional de Santiago Sul da época 2007/2008. Na altura o “play-off” estava empatado 2-2 e na finalíssima o Seven Stars superou a sua rival do ABC por 77-71, acabando por vencer o campeonato por 3-2.

Posteriormente a Federação viria a anular o respectivo campeonato e região de Santiago Sul ficou sem representante no nacional da modalidade.

Para o jogo de hoje não se pode falar em favoritos. As duas equipas começaram agora o regional e ainda estão à procura da sua melhor forma. O ABC vem de uma derrota surpreendente por 66-45 diante do Bairro e o Seven-Stars venceu a equipa da Lenfer por 61-47. O jogo no entanto promete pela rivalidade existente entre essas duas equipas.

No primeiro jogo da noite (às 18h30) o Lenfer enfrenta a equipa dos Órgãos, também em seniores masculinos.

Para este fim-de-semana estão agendados os seguintes jogos:

Domingo, dia 01 de Março

Sub-14 – Pavilhão Vavá Duarte
Seven “B” x Orgãos Amor de Deus x Lenfer Bairro x ABC

Sub 16 – Pavilhão Vavá Duarte
Bairro x Lenfer Amor de Deus x Tarrafal

Sub-18 – Pavilhão Vavá Duarte
S.Domingos x Bairro Órgãos x ABC (em João Teves) Tarrafal x Sta. Cruz (na Vila de Mangui) Assomada x Seven

Sub-20 – Pavilão Vavá Duarte
Lenfer x S.Domingos Bairro x Assomada

Seniores masculinos
Tarrafal x Assomada (Vila de Mangui)

MOÇAMBIQUE : Constituídas equipas técnicas

A FEDERAÇÃO Moçambicana de Basquetebol (FMB) anunciou recentemente a constituição do corpos técnicos que irão responder este ano pela orientação das selecções nacionais em masculinos e femininos com compromissos internacionais.

Assim sendo, ficou assente que Carlos Niquice, mais conhecido por Bitcho, orientará a selecção sénior masculina e terá como adjuntos Francisco da Conceição e Carlos Ferro. Para coordenador dos trabalhos da equipa foi nomeado Carlos Tombo.

A selecção tem estado a treinar tendo em vista a sua participação na fase preliminar do Campeonato Africano a realizar-se na capital do país de 28 de Março a 4 de Abril.

Para dirigir a equipa sénior feminina foram indicados Nazir Salé, treinador principal, e Simão Mataveia, adjunto. A turma moçambicana participará na fase final do “Africano” aprazado para 5 a 20 de Setembro em Madagáscar.

É de salientar que Carlos Niquice e Nazir Salé, treinadores das principais selecções de Moçambique, sagraram-se no ano passado campeões nacionais pelo Ferroviário e Desportivo de Maputo, em masculinos e femininos, respectivamente.
O comando dos Sub-16, em masculinos, estará a cargo de Miguel Cuambe, que terá como auxiliares Sílvio Neves e Saranga, enquanto a turma feminina será orientada por António Azevedo como técnico principal, que será auxiliado por Armando Meque, ficando ainda por definir quem será o outro. Neste momento decorre um trabalho de planificação para a eleição de mais dois técnicos.

MOÇAMBIQUE : “Africano” de basquetebol : Sub-16 inicia preparação

O PROGRAMA de preparação da Selecção Nacional masculina de Sub-16, que irá participar no Campeonato Africano, já foi traçado pela Federação Moçambicana da modalidade em concordância com a equipa técnica que será liderada por Miguel Cuambe. Com efeito, ficou aprazado para a última semana de Março o início dos trabalhos do combinado nacional, sendo que ainda está por definir o campo em que realizará as sessões de treino.

A expectativa é grande à volta dos Sub-16 já que jogarão na qualidade de equipa anfitriã, o que faz antever uma boa prestação. Aliás, conforme disse Ilídio Caifaz, estão depositadas enormes esperanças na turma moçambicana, visto que nos últimos anos têm surgido muitos e bons talentos.

Para coadjuvar Miguel Munguambe foram indicados Sílvio Neves e Saranga.

Para uma melhor visibilidade dos jogadores, os jogos de juvenis que englobam os Sub-16 serão realizados em horários nobres, ou seja, a anteceder as partidas dos seniores, algo que pode ser uma motivação extra para os atletas.

E para dar maior brilho e seriedade às provas de escalões, é desejo da FMB colocar à disposição o marcador electrónico e dos 24 segundos e dispor de dois árbitros e três juízes de mesa.

Ilídio Caifaz diz que pretende apostar nos Sub-16 pois acredita que o futuro do básquete está nas mãos destes e traça como meta a presença no Campeonato Africano de Seniores de 2012 e pretende que Moçambique tenha uma participação contínua.

ANGOLA : Técnico diz-se satisfeito com plantel

O técnico Principal do 1º de Agosto Higino Garcia afirmou quinta-feira, em Luanda, que o seu grupo não se abalou com a vitória do Interclube na segunda partida da fase final.
“Conheço bem as minhas atletas como as do Inter, sei o que se passou na minha equipa no jogo passado, elas entraram nervosas e cometeram muitos erros”.

Higino Garcia salientou que trabalhou sobre os aspectos negativos que as suas pupilas mais claudicaram e que vão contrapor a posição de detentora do título.
“Quando iniciamos o jogo eu sabia que podíamos controlar a partida e estávamos em vantagem de sete pontos, pedi as minhas atletas que tivessem calma porque venceríamos o jogo”.

ANGOLA : Técnico vai trabalhar para próximas competições

O técnico principal do Interclube, Hermenegildo Lopes, Afirmou quinta-feira, em Luanda, que vai continuar a trabalhar para as próximas competições.

Em declaração à Imprensa o técnico disse que as atletas estão entusiasmadas, o que influenciou para as perdas de bolas diante do 1º de Agosto que venceu por uma diferença de 17 pontos, (50- 33).
“defendemos bem em alguns momentos mas não conseguimos transformar em pontos, pois perdeu-se muitas bolas no inicio”.

ANGOLA : 1º de Agosto conquista Taça de Angola em femininos


O 1º de Agosto conquistou esta noite a taça de Angola em basquetebol sénior feminino, ao derrotar o Interclube, por 50-33, na terceira partida da final disputada no pavilhão I da Cidadela em Luanda.
As "militares" venceram o primeiro encontro, em casa do adversário, por escasso um ponto (52-51), mas foram surpreendidas no seu reduto com expressiva derrota de 49-68. Este empate deu lugar a "finalíssima" de hoje.

26 fevereiro 2009

ANGOLA : Inter e 1º de Agosto decidem título da Taça de Angola na finalíssima

O vencedor da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino edição 2009 será conhecido esta noite, quando se defrontarem no pavilhão anexo à Cidadela em Luanda, as formações do Interclube e 1º de Agosto, na finalíssima.

Quarta-feira, o Interclube surpreendeu o detentor do título da taça e campeão nacional, 1º de Agosto, a quem venceu por 68-49, com vantagem de quatro pontos 28-24 ao intervalo, forçando assim o terceiro encontro entre si num espaço de quatro dias.

No jogo da primeira “mão” desta final, segunda-feira no pavilhão 28 de Fevereiro, as militares haviam ganho por diferença de um ponto (52-51).

O jogo inicia às 18 horas.

ANGOLA : Interclube vence 1º de Agosto e adia conquista da Taça de Angola


O Interclube venceu quarta-feira, em Luanda, no pavilhão do Rio Seco (Codenm), o 1º de Agosto, campeão nacional, por 68-49, em partida da segunda fase da final da 23ª edição da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino, e adia decisão do título.

Ao intervalo, as “polícias” já detinham uma vantagem de quatro pontos (28 -24), não dando hipóteses as comandadas do treinador Higino Garcia, que se viram impotentes para travar os desígnios da formação do técnico Hermenegildo Lopes.

Depois do campeonato nacional, em que as senhoras do Ministério do Interior não conseguiram alcançar o título, com esta forçosa finalíssima talvez seja possível quebrar a tradição das militares.

No jogo de quarta-feira, Irene Guerreiro, do Interclube, foi a melhor cestinha, com 17 pontos, seguido de Domitila Ventura, do 1º de Agosto, com 12.

Assim, a decisão da final da Taça de Angola está marcada para esta quinta-feira, no Pavilhão anexo da Cidadela Desportiva.

No jogo da primeira fase da final disputado, segunda-feira, no pavilhão 28 de Fevereiro, o 1º de Agosto venceu por diferença de um ponto (52-51).

25 fevereiro 2009

ANGOLA : Polícias querem triunfar no Rio Seco para continuar a sonhar com o ceptro

O técnico o Inter Clube, Hermenegildo Lopes, garantiu segunda-feira que a sua formação vai procurar defender melhor hoje diante do 1º de Agosto, na segunda partida da final da Taça de Angola de basquetebol em seniores femininos.
Em declarações à ANGOP, o técnico disse que estiveram mal do ponto de vista defensivo na primeira partida, em que perderam por apenas um ponto (52-51) e que no próximo encontro vão se aplicar a fundo para vencer em casa do adversário.
“Vamos rectificar os erros que cometemos no último quarto, que ditaram a derrota, porque o adversário está ao nosso alcance " afiançou.

ANGOLA : Militares podem festejar na Taça

ANAXIMANDRO MAGALHÃES|

Caso volte a vencer hoje o Interclube, em partida a disputar-se às 18h00, no Pavilhão do CODENM, o 1º de Agosto voltará a erguer, pelo segundo ano consecutivo, a Taça de Angola em basquetebol sénior feminino.
A ser jogada a melhor de três jogos, as militares, em vantagem de um a zero, após vitória apertada de 52-51, podem, à semelhança da temporada passada, voltar a fazer o pleno após as conquistas da Supertaça, Campeonato Provincial e Nacional.
Com maior capacidade de sofrimento, rigor táctico e jogadoras tecnicamente mais capazes, o 1º de Agosto, embora privado da sua influente base, Isabel Francisco, têm tudo para voltar a ganhar esta noite o Interclube e fazer a festa no seu campo, na presença dos seus adeptos.
Porém, se quiserem vencer, as agostinas terão de ter uma postura diferente da patenteada em casa das polícias, o Pavilhão 28 de Fevereiro, em que só conseguiram passar a frente do marcador a 1:24 minutos do final do jogo.
Por sua vez, o Interclube tentará contrariar ao máximo o favoritismo do adversário procurando, tal como no primeiro desafio, fechar bem as linhas de passe, exercendo pressão homem a homem a toda dimensão do rectângulo de jogo, assim como procurará não claudicar na ponta final, erro cometido no primeiro encontro e que foi determinante para a derrota.

ANGOLA : 1º de Agosto pode sagrar-se hoje vencedor da Taça de Angola

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto pode sagrar-se hoje, quarta-feira, campeã da 23ª edição da Taça de Angola, caso vença esta noite, a partir das 18:00, o Interclube no encontro da segunda “mão”, a decorrer no pavilhão do Rio Seco, em Luanda.
Depois da difícil vitória no primeiro jogo (52-51), disputado segunda-feira no pavilhão 28 de Fevereiro, às “militares” resta apenas um resultado positivo para revalidar o troféu, enquanto as “polícias”, cuja missão é forçar uma finalíssima, vêem-se obrigadas a ganhar.
Entretanto, O técnico do Interclube, Hermenegildo Lopes, prometeu segunda-feira, após o “desaire”, melhorar a defesa e eficácia, uma vez que o adversário está ao alcance da sua formação.
Em caso de vitória do Interclube, as equipas voltam a defrontar-se quinta-feira às 18:00 em campo a indicar pela federação angolana da modalidade, para se encontrar o vencedor.
O 1º de Agosto e o Interclube são as principais formações femininas do país, razão por que têm se debatido em finais das diferentes provas (campeonato, taça e supertaça).

24 fevereiro 2009

CABO VERDE : Bairro “cilindra” ABC (66-45)

A equipa sénior masculino do Bairro impôs uma pesada derrota de 66 – 45 ao ABC em mais uma jornada do campeonato de Santiago em basquetebol. O Bairro dominou o jogo em todos os capítulos, em particular na disputa nas tabelas e na saída para os contra-ataques.

Ao intervalo, os encarnados do ABC já perdiam por 34-22. Esboçaram uma tentativa de reacção no início da segunda parte mas foi sol de pouca dura, pois o Bairro assenhorou-se novamente do jogo e partiu para uma vitória esmagadora.

A justeza da vitória não sofre qualquer tipo de contestação pois a equipa da Achadinha venceu em todos os períodos da partida (19-11, 15-11, 15-12, 17-11). Há vários anos, o ABC não conhecia uma derrota com esta envergadura, porém só se pode queixar de si próprio tal foi a apatia dos jogadores em campo. O Bairro reforça assim a sua intenção de ser um sério candidato ao título desta época. Lamine (ex-Prédio) fez uma boa exibição.

No outro jogo, o Seven-Stars venceu a formação do Lenfer por 61-47. O jogo esteve muito equilibrado durante os três primeiros períodos do jogo. Ao intervalo, a equipa azul vencia por 35-22.

A equipa da Lém Ferreira bateu-se bem e só veio a claudicar nos últimos dez minutos da partida, quando alguns dos seus jogadores mais influentes já estavam desclassificados. Os dois armadores das equipas Dá (Seven) e Anilton Vaz (Lenfer) marcaram o compasso da partida num despique interessante.

Nessa jornada, a equipa do Tarrafal foi também ao polivalente de João Teves vencer a equipa do Desportivo dos Órgãos por 75-7, conquistando assim uma preciosa vitória em terreno alheio.

Nos restantes jogos deste fim-de-semana os resultados foram os seguintes:

Sub-14 masculino
ABC 35 - Seven-Stars “B” 12 Órgãos 43 - Bairro 29 Lenfer 20 - Seven-Stars”A” 51

Sub-14 feminino
Amor de Deus 21 -Bairro 17 Órgãos “A” 34 Órgãos “B” 16

Sub-18 masculino
Seven-Stars 26 - Tarrafal 18 ABC 41 - S.Domingos 32 Sta.Cruz 47 - Assomada 34 Bairro 39 - Órgãos 38

ANGOLA : 1º de Agosto reconhece dificuldades na partida com Inter Clube

O técnico principal da equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto, Higino Garcia, reconheceu hoje (segunda-feira), em Luanda, que o seu grupo teve que se aplicar para vencer o Inter Clube por 52-51 na final da taça de Angola.
Ao falar à Angop no final do jogo, o técnico salientou que a vitória diante do Inter Clube resulta de um grande empenho das suas jogadoras, que redobraram esforços para vencer a equipa da polícia.
“Reconheço que estivemos muito mal no sector defensivo e permitimos que o adversário fosse marcando pontos fáceis, o que poderia ter terminado em derrota da nossa equipa”, disse.
As duas equipas voltam a defrontar-se quarta-feira para a segunda partida, em caso de vitória do 1º de Agosto, a equipa militar revalida o título da taça de Angola.
Ao intervalo o Inter encontrava-se em vantagem (34-31), mas não resistiu à pressão das militares.

ANGOLA : Técnico do Inter promete vitória no jogo do Rio Seco

O técnico da equipa principal de basquetebol feminino do Inter Clube, Hermenegildo Lopes, garantiu hoje (segunda-feira), em Luanda, que a sua formação vai procurar defender melhor no próximo jogo diante do 1º de Agosto, na partida da segunda "mão" da fase final da taça de Angola.
Em declarações à Angop, o técnico disse que estiveram mal do ponto de vista defensivo na primeira partida em que perderam por apenas um ponto (52-51), e que no próximo encontro vão se aplicar ao fundo para vencer em casa do adversário.
“Vamos rectificar os erros que cometemos no último quarto que ditou a derrota porque o adversário está ao nosso alcance " disse.

O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão 28 de Fevereiro, por 52–51, em jogo da primeira fase da final da 23ª edição da Taça de Angola.

ANGOLA : 1º de Agosto vence Inter à tangente

O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube, por 52–51, em jogo da primeira fase da final da 23ª edição da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino.
Ao intervalo o Inter encontrava-se em vantagem (34-31), mas não resistiu à pressão das militares.
Nacissela Maurício, do 1º de Agosto, foi a melhor cestinha do encontro com 19 pontos, seguida da Mangongo Nelly, do Inter com 11.

Quarta-feira, caso as militares vençam conquistarão a Taça de Angola, do contrário haverá finalíssima.

23 fevereiro 2009

CABO VERDE : CAMPEONATOS DE BASQUETEBOL DE SANTIAGO SUL – RESULTADOS

A Comissão de Gestão da Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul movimentou cerca de quinhentos jovens nos campeonatos dos diversos escalões.

Ontem à tarde, na categoria de sub 18, o ABC venceu a equipa de São Domingos por 41-32, o Seven Stars bateu a equipa do Tarrafal por 26-18, a equipa de Santa Cruz recebeu e venceu a formação da Assomada por 47-34 e o Bairro derrotou o conjunto dos Órgãos por 39-38.

Nos jogos na categoria de sub 14 disputados ontem de manhã, a equipa do ABC venceu o Seven Stars B por 35 -12, a formação dos Órgãos bateu a equipa do Bairro por 43-29 e o Lenfer perdeu diante do Sven Stars A por 20-51 em masculinos.

Nos sub 14 femininos, Órgãos A veceu a sua equipa B por 34-16 e o Amor de Deus bateu o Bairro por 21-17.

Na categoria de seniores masculinos, a equipa do Tarrafal foi aos Órgãos vencer a equipa local por 75-71, o Seven Stars bateu a equipa do Lenfer por 61-47 e o Bairro derrotou o ABC por 64-44.
Domingos Tavares, membro da Comissão de Gestão da Associação de basquetebol de Santiago diz que não é fácil organizar 12 jogos e movimentar cerca de 500 jogadores durante uma jornada dos diversos campeonatos.

Os jogos na categoria de seniores masculinos marcados inicialmente para quarta-feira, 25 de Fevereiro foram adiados para sábado 28. Lenfer defronta a equipa dos Órgãos e o Sven joga com o ABC.

ANGOLA : Polícias discutem com militares título da Taça de Angola

ANAXIMANDRO MAGALHÃES|

Interclube e 1º de Agosto disputam hoje, às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a primeira das três partidas previstas para a final da Taça de Angola, em seniores femininos de basquetebol.
A formação militar, campeã provincial e nacional, e vencedora da Supertaça, prova que marca o arranque da época desportiva, defronta as polícias com o objectivo de conquistar o último troféu que falta disputar este ano, para, à semelhança do ano passado, voltar a fazer o pleno.
Mais fortes tecnicamente e com melhor rigor táctico, aliados ao elevado estado motivacional do grupo fruto das sucessivas conquistas este ano, e pelas quatro vitórias que coleccionam diante do eterno arqui-rival desportivo, Interclube, as comandadas de Higino Garcia certamente que não quererão deixar os seus créditos em mãos alheias e vão decerto, fazer jus à sua condição de favoritas.
Por sua vez, e atendendo ao reconhecimento público que fez da menor capacidade técnica das suas jogadoras, o técnico da formação da Polícia, Gildo Lopes, vai procurar explorar todos os seus recursos competitivos, de modo a evitar a repetição do desaire sofrido no Campeonato Nacional, em que perdeu nas duas partidas dos “play-off” por 20 e 18 pontos de diferença, ou seja, 71-51 e 66-48.
Numa prova em que ganhar por muitos pontos de diferença será determinante para definir o vencedor, militares e polícias a julgar pelo que já foi dado a observar em partidas anteriores, pautarão os dois primeiros quartos numa toada de contenção de ataque ao cesto, deixando os períodos subsequentes para definição do resultado final.
Para a formação dos bombeiros, a vitória pode estimular a conquista de um novo resultado positivo.

21 fevereiro 2009

CABO VERDE : Campeonato de Basquetebol de Santiago - ASSOCIAÇÃO MOVIMENTA CERCA DE 500 JOVENS


As provas regionais de basquetebol de Santiago Sul prosseguem hoje, sábado, com a realização de competições na categoria de seniores masculinos. A equipa dos Órgãos recebe a formação do Tarrafal, o ABC joga com o Bairro e Lenfer defronta a equipa do Seven Stars.

Amanhã, domingo, no período de manhã, o Pavilhão Desportivo Vává Duarte está reservado aos jogadores dos escalões de formação, neste caso à categoria de sub 14, com os jogos: ABC x Seven Stars B, Órgãos x Bairro, Lenfer x Seven Stars A, na categoria de masculinos; Amor de Deus x Bairro e ABC x Órgãos, em femininos.

Os jogos no escalão sub 18 masculino estão marcados para amanhã à tarde. Tarrafal defronta a equipa do Seven Stars, ABC joga com São Domingos e a formação de Santa Cruz recebe a equipa da Assomada.

ANGOLA : Petro bate ASA por i ponto

ANAXIMANDRO MAGALHÃES|

Vitória sofrida! Foi com este espírito que o Petro de Luanda derrotou ontem o Atlético Sport Aviação (ASA), por 87-86, no pavilhão anexo nº II da Cidadela Desportiva, naquela que foi a partida de cartaz da sétima jornada da fase regular do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.
A perder durante 47.58 minutos, dos 48 minutos de tempo de jogo útil, os petrolíferos lograram a conquista dos dois pontos apenas a 02.9 segundos do apito final da partida, relançando, com este resultado, as suas aspirações no nacional maior da bola ao cesto.
A façanha coube a Roberto Fortes, extremo contratado esta temporada para representar os tricolores, que aproveitou bem a falha de marcação dos jogadores aviadores e corrigiu a do seu colega Eduardo Mingas, que não logrou o segundo lance livre após ter convertido o primeiro, que deixou o marcador em 86-85 a favor da formação do ASA.
O conjunto do Eixo – Viário teve de empenhar-se a fundo para “arrancar a ferro e fogo” a vitória. A perder ao intervalo por 48-39, os comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba” chegaram a permitir um diferencial de dois dígitos, ou seja, 51-39, à entrada do terceiro período.
No quarto e último período, o Petro de Luanda, embora tivesse tido maior ascendente ofensivo e defendido melhor o seu cesto, viu-se e desejou-se ante um ASA aguerrido e que fez tudo para vencer, fechando bem as linhas de passe, jogando quase sempre no limite dos 24 segundos de posse de bola, e convertendo boa parte dos ataques que efectuava.
Com imensas dificuldades para contrapor o bom fio de jogo do adversário, Ginguba tirou do banco o extremo Fernando Albano, que com dois triplos empatou a partida em 84-84, a 51 segundos, numa altura em que a pretensa vitória do Petro já era tida como mera ficção pelos adeptos e espectadores presentes no anexo nº II.
Com este triunfo os petrolíferos conquistam 33 pontos, contra 35 do líder, 1º de Agosto.
Eis o resultado dos outros jogos da jornada: 1º de Agosto - Desportivo da Huíla (137-59), Promade de Cabinda – Interclube (71-70), Lusíada – CDUAN (98-95) e Imbondeiro de Viana - Desportivo do Libolo (126-61).
Hoje o cartaz reserva as seguintes partidas: ASA – Desportivo da Huíla; Promade de Cabinda – 1º de Agosto; Vila Clotilde - Interclube; Imbondeiro de Viana – Petro de Luanda; CDUAN – Recreativo do Libolo e Universidade Lusíada – Sporting de Luanda.

ficha técnica

Recinto: Pavilhão Anexo n º II.
Assistência: 5000 mil espectadores.
Árbitros: Fernando Pacheco, Wilson Boaventura e António Bernardo.
ASA (86) – Wilson da Mata, Carlos Quibato, Hélder Hortet, Filipe Abraão (20 pontos), Edmundo Ventura (11), Wilson de Carvalho (11), Leroy Wilkins (4), Afonso Rodrigues (7), Cristóvão Oliveira (13), Adolfo Quimbamba (1), José Nascimento (18) e Ildefonso Kiteculo (6).
Treinador: Carlos Dinis
Petro de Luanda (87) - Eduardo Mingas (7 pontos), Roberto Fortes (11), Carlos Morais (13), Fernando Albano (6), Hermenegildo Tandala, Frederick Gentry (13), Paulo Santana (10) Francisco Horácio (3), Milton Barros (10), Heshimo Evans (14), Vladimir Pontes e Abdel Boukar.
Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”.
Resultados parciais: 22-21, 26-18, 18-21 e 20-27
Resultado ao intervalo: 48-39
Resultado final: 86-87

20 fevereiro 2009

CABO VERDE : Bairro vence Lenfer por 73-61

O Bairro venceu o Lenfer por 73-61 em mais um encontro do regional sénior masculino em Santiago Sul. As duas equipas mediram força num jogo movimentado e bem disputado.

O resultado final do encontro não espelha as dificuldades sentidas pela equipa do Bairro ao longo dos 40 minutos do encontro. A equipa do Lenfer discutiu o jogo durante boa parte do tempo e apenas vacilou na recta final.

No escalão sub-20, o ABC derrotou o rival Seven por 79-71 na terceira jornada do regional. Foi um bom jogo do primeiro ao último minuto. Começou melhor a equipa do Seven, que no início do segundo parcial alcançou uma vantagem de 10 pontos sobre a adversária. Mas a partir daí o ABC impôs o melhor jogo colectivo e ao intervalo vencia por 34-33.
Os encarnados mantiveram a supremacia no começo do segundo tempo e chegaram a uma vantagem de 17 pontos. Nos últimos 10 minutos, o Seven diminui a diferença, mas não conseguiu virar o resultado.

No fim-de-semana há mais jogos dos seniores, juniores e iniciados em vários pontos de Santiago.

CABO VERDE : Prédio decide não participar no campeonato de basquetebol de Santiago


O Prédio não participa no campeonato de basquetebol de Santiago. O clube decidiu auto-excluir-se por considerar que a solução encontrada – criar uma comissão de gestão, constituída por três árbitros, para organizar a prova – “se relevou inadequada e inoperacional há dois anos atrás, e provou ser um paliativo que apenas adia os problemas”.

E os problemas de fundo do basquetebol de Santiago, ou seja, o processo de inscrição (e as respectivas fichas) e o Regulamento de Provas, “que poderiam ter sido melhorados sob a égide da Federação, não conheceram alterações significativas, conforme constatámos nas reuniões que presenciámos, quando ainda pretendíamos dar o benefício da dúvida”, alega Luís Leite.

Mas à direcção do Prédio não surpreende apenas “a decisão da FCBB de, uma vez mais, se imiscuir nos problemas do basquetebol em Santiago Sul, pela via da criação de Comissões de Gestão”.

O que causa espanto e estupefacção ao Prédio, diz o seu presidente, é “a passividade e o alheamento com que os clubes de Santiago, principalmente aqueles que disputaram as provas regionais em seniores masculino na época 2007-08, decidiram aceitar tal modelo, delegando a responsabilidade de organizar a prova na presente época, em quem anulou, arbitrária e sem justificação plausível, o anterior campeonato”.

A direcção do Prédio está, no entanto, consciente de que a decisão de não participar no campeonato só irá prejudicar os seus atletas. Entretanto, assevera Luís Leite, “estamos igualmente convictos que nos mantemos fiéis aos princípios e valores que sempre defendemos e nos diferencia dos demais, para nosso orgulho… ainda que sós”.

A ausência do campeonato não significa, segundo Luís Leite, a hipoteca do projecto desportivo do Prédio: “ iremos reforçar e consolidar a aposta inicial feita na Escola de Iniciação Desportiva ‘Caculinhas do Prédio”, com a sua transformação gradual (já em curso) numa Academia de Formação de excelência, nas modalidades de basquetebol (em actividade desde Abril de 2004), futebol (a arrancar ainda no primeiro trimestre de 2009), voleibol e, possivelmente, andebol”.

19 fevereiro 2009

MOÇAMBIQUE : Afrobásquete – Apuramento zonal: Federação esmera-se

A POUCO mais de um mês de a cidade de Maputo se tornar novamente na capital da bola-ao-cesto regional, a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) se esmera na organização da Fase de Apuramento Zonal do Afrobásquete Líbia-2009, em seniores masculinos, previsto para Agosto, mais concretamente entre 5 e 14.

Na competição a acontecer entre nós, de 28 de Março a 4 de Abril, as atenções estarão viradas para a possibilidade de a nossa selecção conseguir a qualificação, após falhar nas duas últimas edições, embora posteriormente tenha tomado parte, convidada pela Federação Internacional da modalidade (FIBA-África).

Sem Angola no evento, uma vez que na qualidade de campeão em título tem presença garantida em território líbio, à semelhança dos anfitriões e do segundo e terceiro classificados da edição passada, Camarões e Cabo Verde, respectivamente, Moçambique disputa a única vaga reservada à Zona VI com a África do Sul, seu “carrasco” no apuramento para Argélia-2005 e Angola-2007.

À espreita está o Zimbabwe, cujo basquetebol tem vindo a crescer a olhos vistos e a prometer despiques bastante renhidos com os principais candidatos ao primeiro posto. O mesmo deverá suceder com a Zâmbia, com uma selecção a ganhar alguma tarimba, tal com os seus clubes, que no ano transacto foram anfitriões da qualificação regional a nível de clubes. Lesotho e Malawi são as outras selecções que estarão em Maputo.

Tendo em conta a dimensão da prova e os objectivos preconizados, nomeadamente o apuramento para Líbia por mérito próprio e não por via de convite ou repescagem, a Federação delineou estratégias em duas frentes: uma organização a preceito, tal como tem vindo a suceder, facto que levou a FIBA-África a confiar absolutamente no nosso país; e uma preparação cuidada da selecção, que está a trabalhar a cargo do técnico Carlos Alberto Niquice (Bitcho).

Se a combinação destes dois factores resultar, conforme deseja o elenco de Ilídio Caifaz, poderão estar criadas as condições para que efectivamente marquemos presença no Afrobásquete da Líbia, em Agosto próximo. Na selecção, cuja preparação decorre há três semanas, com treinos diários no pavilhão do Maxaquene, o entusiasmo dos jogadores é uma realidade, e o treinador optou pela mescla de atletas novos e veteranos, na tentativa de conferir ao time um equilíbrio competitivo.

Recorde-se que os seniores femininos terão o seu Campeonato Africano em Madagáscar, de 11 a 20 de Setembro. Em relação aos Sub-16, Maputo acolherá o Afrobásquete da categoria entre 16 e 25 de Julho.

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube apuram-se para final da taça de Angola

A equipa sénior feminina do 1º de Agosto apurou-se hoje quinta-feira, em Luanda para a final da XXIII edição taça de Angola em basquetebol feminino, ao vencer o Desportivo do Maculusso, por 78–47, no pavilhão 28 de Fevereiro.
A formação “Militar”, campeã nacional, perdia no primeiro quarto, por 16–18.
No segundo período o Maculusso baixou a produtividade convertendo apenas cinco pontos, ao passo que o 1º de Agosto marcou 27.
Ao intervalo o resultado era de 43-23 favorável ao 1º de Agosto.
Por outro lado, o vice-campeã nacional (2009), Interclube, eliminou o Misto de Luanda, no mesmo recinto, por 90-28.
A final, marcada para segunda-feira, opõe os vencedores de hoje e disputa-se a partir segunda-feira em dois jogos. Em caso de empate em número de vitórias, haverá lugar a uma finalíssima.

ANGOLA : Taça / Técnico do Interclube promete luta pelo troféu


O técnico principal da equipa sénior feminina de Basquetebol do Interclube, Hermenegildo Lopes, afirmou quarta-feira, em Luanda, que vai lutar para vencer a Taça de Angola.
Em declarações à Angop, após triunfo sobre o misto de Luanda (73-31), o treinador disse que o objectivo do grupo é fazer o que não fez no campeonato nacional, em que saíram em segundo lugar.
Considerou "sem história" o jogo diante do Misto, mas promete que hoje a equipa vai trabalhar no sentido de manter os nível competitivos já alcançados ou melhorar, tendo a final da taça.

ANGOLA : Taça / Técnico do Misto assinala crescimento das atletas


O técnico-adjunto do Misto de Luanda, Ernesto Lidador, declarou-se quarta-feira, em Luanda, satisfeito pelos resultados alcançados na primeira “mão” da eliminatória da taça de Angola, apesar de sair derrotado pelo Interclube por 31-73.
Falando à Angop, após o jogo diante do Interclube, sustentou que as jogadoras já demonstram uma maior disponibilidade e vontade nas diferentes acções defensivas e ofensivas.
“Elas mostraram uma grande evolução aqui hoje, o que não se notou no campeonato nacional", afirmou.
Apontou como maior dificuldade da sua equipa frente ao Interclube o desnível de altura.
“O Interclube tem atletas mais altas e experientes, o que dificultou o nosso grupo, visto elas são extremamente baixas”.
O Misto de Luanda é um grupo formado por ex-jogadoras da Nocal e do Progresso do Sambizanga, que por iniciativa do técnico Santos Raúl, participaram pela primeira vez no campeonato nacional e agora na Taça de Angola.

ANGOLA : 1º de Agosto vence Desportivo da Huíla e cimenta liderança do nacional

O 1º de Agosto venceu, quarta-feira, no pavilhão Senhora do Monte, o Desportivo da Huíla, por 157-59, em jogo da sétima ronda da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino e consolidou a liderança da prova com 35 pontos.

Ao intervalo o “placard” registava 76-29 favorável ao d’Agosto, que foi sempre superior ao adversário.

Olímpio Cipriano foi o melhor do encontro com 29 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, enquanto o “anfitrião” Valdemar Domingos marcou 13.
No final, o técnico do Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, afirmou que o seu conjunto “lutou” como devia, mas não foi possível impedir o desaire diante da forte equipa “rubro-negra”.

Disse ser difícil jogar com uma formação que mudando os cinco atletas em várias fases do encontro não baixa de rendimento, pelo que vai preparar o Desportivo para os dois desafios que restam com “adversários do seu campeonato”.

Por sua vez, Luís Magalhães, treinador do 1º de Agosto, sublinhou que a equipa procura sempre fazer o melhor, por forma a conseguir os objectivos da direcção, que passam pela conquista do título.

18 fevereiro 2009

ANGOLA : 1º de Agosto apura-se para segunda fase da Taça de Angola

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu, terça-feira, no Lubango, o Desportivo da Huíla por 106-60, na primeira eliminatória da fase nacional da Taça de Angola.
Os “militares” tinham sido já superiores no primeiro encontro, em Luanda, por 119-74 e com este triunfo passam à segunda etapa da competição.

Durante 48 minutos, a equipa da “casa” nunca esteve a frente do marcador, perdendo os parciais por 11-28; 32-59; 51-84 e 60-106, num encontro em que o base do d’Agosto Armando Costa foi o melhor marcador com 22 pontos, seguido pelo seu companheiro Olímpio Cipriano, com 18.

Hoje estas duas equipas voltam a jogar, mas para a sétima jornada da segunda volta do campeonato nacional. O encontro terá lugar no Pavilhão Senhora do Monte.

ANGOLA : Universidade Lusíada vence Vila Clotilde na Taça de Angola

A equipa de basquetebol da Universidade Lusíada derrotou terça-feira, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Vila Clotilde, por 109-74, em partida da primeira eliminatória da Taça de Angola em sénior masculino.

A universidade Lusíadas, que já vencia ao intervalo por 53-31, apresentou-se com mais objectividade, dificultando o sector defensivo do adversário.

O atleta Eugénio Amaral, da Lusíadas, foi o melhor “cestinha” da partida com 60 pontos.
A segunda partida entre ambas acontece na próxima terça-feira e caso os universitários voltam a vencer defrontam a sua similar da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) na fase seguinte da prova.

16 fevereiro 2009

CABO VERDE : Campeonatos de Basquetebol de Santiago Sul EQUILÍBRIO NOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

A equipa do Seven Stars venceu a formação de São Domingos por 68-63, na primeira jornada do Campeonato Regional de Basquetebol de Santiago Sul, na categoria de sub 20 masculino. No outro encontro de sábado, desta feita na categoria de seniores masculinos, O ABC derrotou a formação da Assomada por 77-47.

Ontem, no campeonato de sub 14 masculino, o Bairro bateu a equipa do Seven Stars B por 52-22, a equipa do Seven A perdeu diante do Amor de Desus por 30-47 e o ABC derrotou a equipa dos Órgãos por 47-46.

No arranque do Campeonato na categoria de sub 18 masculino, o Bairro venceu o ABC por 59-49 e o Seven Stars bateu a equipa de Santa Cruz por 55-52.

O Campeonato de Basquetebol de Santiago Sul, na categoria de sub 20 masculino prossegue na quarta-feira, no Pavilhão Desportivo “Vává Duarte” com os seguintes jogos da segunda jornada: São Domingos x Lenfer e ABC x Seven Stars.

No sábado será a vez dos seniores masculinos entrarem em campo para a disputa da segunda jornada do campeonato. O Lenfer defronta a formação da Assomada e o ABC joga com a equipa dos Órgãos.

Os jogos da categoria de sub 14 masculino estão marcados para domingo de manhã: O ABC (A) joga com o Lenfer; Seven Stars (B) defronta a equipa do Amor de Deus; a formação dos Órgãos recebe a equipa do SEven Stars (A) e o Bairro mede forças com o ABC (B).

14 fevereiro 2009

ANGOLA : Adeptos petrolíferos insatisfeitos com Ginguba

Adeptos da equipa de basquetebol do Petro de Luanda manifestaram-se sexta-feira insatisfeitos com do técnico da formação, Alberto de Carvalho "Ginguba", depois da derrota sofrida diante do 1º de Agosto no Campeonato Nacional da modalidade.

O resultado final do desafio, disputado no pavilhão principal da Cidadela, foi de 93-74, contando para quinta jornada da segunda volta da prova.
No final, os adeptos juntaram-se por trás do banco dos suplentes da equipa do Petro de Luanda e insultaram o treinador, tendo um deles passado pela segurança e até a quadra de jogos sendo travado pelo técnico adjunto da equipa quando se dirigia para o treinador principal.
Os "petrolíferos" entraram numa crise de resultados depois das derrotas frente ao ASA (74-81), Interclube (78-83) e Recreativo do Libolo (54-73), equipas de nível inferior, depois das contratações dos norte-americanos Frederick Gentry e Heshimu Evans e dos angolanos Paulo Santana, Abdel Bouckar e Roberto Fortes.
Com a derrota, o Petro de Luanda baixa para quarta posição com 28 pontos, menos três que o 1º de Agosto no primeiro lugar.
Ginguba cumpre a quarta temporada a frente dos "tricolores" com quem já conquistou dois títulos nacionais.

ANGOLA : 1º de Agosto "desforra-se" do Petro de Luanda

Com 25 pontos de Carlos Almeida, o 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, o Petro de Luanda por 93-74 e "desforrou-se" da derrota sofrida na ronda inaugural da primeira volta do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino diante do mesmo adversário.

Até ao momento, com 16 jogos disputados, os "militares" sofreram apenas uma derrota que foi frente aos "petrolíferos" por 94-82.
Na partida pontuável para quinta jornada da segunda volta, o 1º de Agosto foi superior em todos sectores exibindo um basquetebol de alto nível, com o seu técnico a saber equilibrar experiência com a juventude.

Carlos Almeida com 25 pontos, quatro ressaltos e uma assistência foi o homem de jogo, não apenas pelo número de cestos mas pelo momento em que estes surgiram. O base-extremo marcou 12 pontos no terceiro período (2ª parte) quando a sua equipa estava em desvantagem e foi o principal responsável pela reviravolta.

Nem mesmo a ausência do extremo Olímpio Cipriano, suspenso pela federação, impediu os "rubro-negros" de se imporem diante do seu arqui-rival e somarem o 31º ponto na liderança da classificação.

O desafio teve duas etapas distintas. O Petro de Luanda foi a melhor equipa na primeira parte terminando com uma vantagem de quatro pontos (42-38).

Nesta fase o conjunto orientado por Alberto de Carvalho "Ginguba" esteve bem a defender e a contra atacar, aproveitando a velocidade do base Paulo Santana, autor de 11 pontos.
Mas na etapa complementar a história do jogo foi totalmente diferente, com uma defesa a zona o 1º de Agosto conseguiu anular os ataques adversários e responder com lançamentos de longa distância.
Durante o terceiro quarto, os "militares" marcaram 28 pontos, dos quais seis triplos, e sofreram apenas seis garantido a vitória neste
período. O último quarto serviu para gestão da vantagem diante de um Petro sem soluções, uma vez que, com excepção do júnior Hermenegildo Tandala e Vlademir Pontes, Ginguba utilizou todos jogadores a sua disposição.
Com este resultado os "tricolores" baixam para o quarto posto com 28 pontos, ao passo que os "rubro-negros" consolidam a liderança com 31. Por outro lado, aumenta a crise de resultados que se regista no Petro de Luanda que soma já quatro derrotas.

Com arbitragem de Fernando Pacheco, Osvaldo Fernandes e Francisco Pacheco as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (09), Roberto Fortes (06), Carlos Morais (12), Fernando Albano (00), Hermenegildo Tandala (00),
Frederick Gentry (02), Paulo Santana (14), Francisco Horácio (01), Milton Barros (07), Heshimu Evans (12), Vlademir Pontes (00),
Abdel Bouckar (11).
Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba"

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (11), Armando Costa (12), Adilson Baza (00), Kikas Gomes (11), Felizardo Ambrósio (05), Vlademir
Ricardino (02), Francisco Jordão (08), Muamba Ilunga (00), Carlos Almeida (25), Miguel Lutonda (09), Rodrigo Mascarenhas (10),
Simão João (00).
Treinador: Luís Magalhães

Resultados parciais: 17-23, 25-15, 06-28, 26-27.
Resultado final: 74-93

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro de Luanda


O 1º de Agosto consolidou a liderança do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, ao vencer o Petro de Luanda por 93-74, em jogo disputado no pavilhao da Cidadela.
Esta partida, pontuável para a quinta jornada da segunda volta, registava uma vantagem petrolífera de 42-38.
Na primeira vez que se defrontaram neste campeonato, o Petro venceu por 94-82, no pavilhão do Rio Seco, naquela que foi a única derrota do "militares" até agora.

13 fevereiro 2009

CABO VERDE : PÁGINAS AMARELAS PATROCINAM CAMPEONATO DE SANTIAGO SUL

Praia, 13 de Fevereiro - “Páginas Amarelas” é a patrocinadora oficial dos campeonatos regionais de basquetebol de Santiago Sul, nas categorias de seniores e sub 20 masculinos. O contrato de parceria foi assinado ontem à tarde, na sede da Federação cabo-verdiana de Basquetebol.

De acordo com o protocolo estabelecido com a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, que superintende o basquetebol em Santiago Sul, a Directel, através das Paginas Amarelas disponibiliza o montante de 300 mil escudos para custear as despesas relacionadas com a arbitragem e oficiais de mesa, nos jogos do campeonato sénior e sub 20 masculinos.

Marina Ferreira, responsável de vendas e marketing da Directel disse no momento da assinatura do protocolo, que o patrocínio tem como objectivo dar continuidade ao projecto de promoção do basquetebol em Santiago Sul.

Como contrapartida, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral, garante que a prova maior de basquetebol de Santiago Sul será denominada “Campeonato 2009 Páginas Amarelas”:

O Campeonato Regional de Basquetebol de Santiago Sul, em seniores masculinos arrancou ontem com as vitórias do ABC e do Seven Stars sobre o Lenfer e o Bairro respectivamente.

ANGOLA : Petro e 1º de Agosto defrontam-se esta noite na Cidadela

As formações de basquetebol do Petro de Luanda e 1º de Agosto jogam esta noite (às 19:00), no pavilhão principal da Cidadela, para a quinta ronda da segunda volta do campeonato nacional da modalidade.
“Militares” e “petrolíferos” não contarão com alguns dos seus principais atletas, sendo que Olímpio Cipriano vai cumprir castigo federativo e Victor Muzadi está lesionado no tendão da perna direita.
O Petro tenta afastar a “crise” de maus resultados, depois das derrotas frente ao ASA (74-81), Interclube (78-83) e Recreativo do Libolo (54-73).
A prova é liderada pelo 1º de Agosto com 29 pontos, mais dois que o adversário de hoje, na terceira posição.

ANGOLA : Muzadi pára quatro semanas e Morais em dúvida para o clássico

O basquetebolista do Petro de Luanda Victor Muzadi viaja sexta-feira para Portugal onde, durante quatro semanas, vai beneficiar de tratamento no tendão da perna direita, informou hoje a Angop o próprio.
O poste de 2.01 metros e 30 anos de idade é baixa confirmada para o desafio de sexta-feira frente ao 1º de Agosto, assim como o seu colega Victor de Carvalho que não recuperou dos problemas gastro-intestinal.
Quem também não recuperou do paludismo é o extremo Carlos Morais. O jogador, uma das principais "peças" do conjunto orientado por Ginguba, não treinou hoje e está em dúvida para o desafio com os "rubro-negros".
O encontro, referente a quinta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional, será disputado no pavilhão principal da Cidadela às 19 horas.

12 fevereiro 2009

CABO VERDE : Basquetebol sénior: ABC e Seven vencem as partidas inaugurais

A equipa do ABC não teve problemas para vencer a formação do Lenfer por um expressivo 82-41, no primeiro jogo do campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul em seniores masculinos.

Quatro anos após a sua última participação no regional em seniores masculinos, a jovem formação do Lenfer apresentou uma equipa renovada que deu algum trabalho ao ABC nos primeiros dez minutos. Aliás, o placard mais ou menos equilibrado nesse período (22-16) evidenciava a determinação da equipa de Lém Ferreira.

Só que ao intervalo, o ABC já vencia por 42-21. No segundo tempo, os rápidos contra-ataques dos encarnados acabaram por desnivelar o resultado para 82-41.

O segundo jogo da noite entre o regressado Bairro e a equipa do Seven-Stars foi mais equilibrado e a incógnita no marcador manteve-se até perto do final do encontro. O Bairro apareceu com uma equipa jovem, bem orientada por Lamine Tavares, que nunca deixou de lutar pelo resultado. E ao intervalo o resultado estava em 36-34 a favor do Seven.

No reinício da partida, a equipa azul dilatou a diferença para 14 pontos. Pensava-se que o jogo estava “sentenciado”, mas a equipa do Bairro aproveitou uma certa displicência dos jogadores azuis e empatou a partida em 62-62 a poucos minutos do final. Nos últimos minutos, o Seven superou a desenvoltura dos adversários graças à experiência dos seus jogadores e à boa actuação do jogador Patrick. Resultado final: Seven 76 - Bairro 64.

ANGOLA : Petro de Luanda e 1º de Agosto defrontam-se em noite de "azar"

O ''classico'' Petro-Atlético de Luanda-1º de Agosto, referente à quinta jornada (segunda volta) do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, realiza-se esta sexta-feira ''13'', dia considerado de ''azar'' pelos supersticiosos.

Trata-se do principal duelo do basquetebol angolano, a disputar-se no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, na capital, tendo como intervenientes as duas equipas mais tituladas do país.
Os "militares", campeões em título, detêm 14 troféus, contra 10 dos "petrolíferos", vice-campeões.

Apesar do favoritismo do 1º de Agosto (líder) e o bom momento que atravessa, é um jogo de resultado imprevisível, já que a formação do ''eixo-viario'' também apresenta argumentos para contrariar o seu opositor.

Com orgulho ferido, depois das derrotas frente ao ASA (74-81), Interclube (78-83) e Recreativo do Libolo (54-73), os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" vão tentar provar o seu estatuto de candidatos à conquista do título nacional.

Com todos jogadores disponíveis, o Petro-Atlético, único conjunto que até ao momento conseguiu superar os "rubro-negros" (94-82 -1ª volta), entra com objectivo de ''apagar'' a má imagem deixada até ao momento.

Carlos Morais, principal referência da equipa, ainda não se encontrou esta temporada.
Os reforços Heshimu Evans (extremo-poste), Roberto Fortes (extremo), Paulo Santana (base), Frederick Gentry (poste), além de Abdel Bouckar (poste), depois das boas exibições com o 1º de Agosto, deixaram de mostrar as suas reais capacidades.

Por sua vez, o 1º de Agosto depende apenas de si para terminar a primeira fase no primeiro posto.
Depois da derrota diante do Petro, na jornada inaugural da primeira volta, os "militares", nos jogos seguintes, somaram apenas vitórias, totalizando 29 pontos.

O 1º de Agosto (melhor equipa do país e de África) possui um plantel demolidor com várias opções nos diferentes sectores.
No entanto, a diversidade nas posições no terreno será posta à prova com a ausência da sua principal "estrela", o extremo Olímpio Cipriano.
Cipriano, Jogador Mais Valioso (MVP) da época passada, não será utilizado devido ao castigo federativo.

O técnico Luís Magalhães vai contar com os experientes Miguel Lutonda, duas vezes eleito MVP de África, Kikas Gomes (eleito uma vez) e Carlos Almeida, que atravessa um bom momento de forma.

Tendo em conta estes pormenores, o 1º de Agosto parte como grande favorito ao triunfo, mas tudo dependerá do comportamento do seu adversário.

Cartaz completo da quinta jornada:

Petro-Atlético de Luanda - 1º de Agosto
CDUAN - Desportivo da Huíla
Universidade Lusíadas - Vila Clotilde
Sporting de Luanda - Imbondeiro de Viana
Recreativo do Libolo - Promade de Cabinda
Interclube - ASA

11 fevereiro 2009

CABO VERDE : Santiago Sul - EQUIPAS SENIORES MASCULINOS REGRESSAM ÀS QUADRAS


Praia, 11 de Fevereiro - O Campeonato Regional de Basquetebol de Santiago Sul, em seniores masculinos arranca hoje, no Pavilhão Desportivo “Vává Duarte”, com os jogos: ABC x Lenfer e Seven x Bairro. A prova conta neta época com a participação de sete equipas, mas o destaque vai para o regresso do Bairro e para a saída do Prédio, que discorda da forma como se estruturou a organização da competição. A Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul está a ser gerida por uma comissão de gestão formada por árbitros e que contam com o suporte da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol.

O campeonato na categoria de sub 20 masculino arranca no sábado com o jogo Seven Stars x São Domingos, mas no mesmo dia será realizado o encontro ABC x Assomada, na categoria de seniores masculinos.

Entretanto, a época teve o seu início no domingo, com a realização de jogos na categoria de sub 14 masculino. A prova conta com a participação de oito equipas divididas em dois grupos. Nos jogos disputados no passado sábado, a equipa do Amor de Deus venceu o Lenfer por 84-69, Seven B perdeu por 04-29 com a equipa dos Órgãos e o ABC derrotou o Bairro por 30-17.

O vice-presidente da Comissão de Gestão da Associação Regional de basquetebol de Santiago Sul, Domingos Tavares, garante que nesta época haverá jogos, nos escalões sub-14, sub-18, sub 20 e seniores masculinos.
“Para que as provas possam ter uma boa organização, pretendemos estabelecer uma parceria com a Federação no sentido de garantir um bom nível competitivo nos campeonatos e com a maior transparência possível”, referiu o dirigente sublinhando que vão fazer tudo para tentar descentralizar a competição levando alguns jogos para os diversos Concelhos do interior de Santiago.

ANGOLA : 1º de Agosto em prontidão para o confronto com Petro de Luanda

O técnico da equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, Luís Magalhães, afirmou hoje que a sua formação está preparada para o jogo de sexta-feira diante do Petro de Luanda, para a quinta ronda da segunda volta do campeonato nacional.

Falando à Angop, depois do treino matinal, o treinador disse que o grupo está bem física e tecnicamente e minimiza a importância do encontro, referindo que o desafio não altera a posição da equipa na classificação.
"O nosso objectivo é vencer todos os jogos e estar sempre a frente da classificação, mas, independentemente do resultado, a manutenção do 1º de Agosto na liderança só depende de nós porque o jogo com o Petro não define nada", sublinhou.

O 1º de Agosto treinou na manhã de hoje no pavilhão do Rio Seco, tendo a sessão incidido em lançamentos de curta e longa distância. Durante cerca de 15 minutos o técnico conversou separadamente com os bases Miguel Lutonda, Armando Costa e Adilson Baza, mas não foi divulgado o teor do diálogo.
Os "rubro-negro" voltam a trabalhar quinta-feira no período da manhã. O jogo está agendado para sexta-feira no pavilhão principal da Cidadela, às 19 horas.

ANGOLA : Atletas do 1º de Agosto minimizam "crise" no Petro de Luanda

Atletas do 1º de Agosto minimizaram a crise de resultados que o Petro de Luanda, seu ''arqui-rival'', atravessa no campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, em vésperas do encontro entre si, sexta-feira, a contar para quinta jornada (segunda volta)desta prova.

Em declarações à imprensa, Felizardo Ambrósio e Armando Costa foram unânimes em afirmar que os "petrolíferos" agigantam-se quando o adversário é o 1º de Agosto.
De acordo com os atletas, o conjunto orientado por Alberto de Carvalho é composto por profissionais que podem ultrapassar esta má fase.
Explicaram que o campeonato está ainda na primeira etapa, no qual os vice-campeões nacionais podem alterar a situação.
"Neste tipo de jogos os atletas motivam-se e, vencer o 1º de Agosto, será uma grande oportunidade para eles afastarem a crise. Temos que ter cuidado e entrar para quadra com respeito pelo adversário, sublinhou o poste Felizardo Ambrósio.

Quanto a moral da formação "militar", o base Armando Costa salientou que o grupo está bem e que as condições estão criadas para alcançar mais uma vitória.
"Vamos trabalhar em conjunto para vencer, já esquecemos o jogo da primeira volta e só pensamos no desafio de sexta-feira. A intenção é não perder mais nenhum encontro até ao final da prova", acrescentou.

As derrotas sofridas diante do ASA e Interclube (1ª volta) e Recreativo do Libolo (2ª volta) "estremeceram" a confiança dos "petrolíferos" depois destes terem vencido o campeão nacional (1º de Agosto) na primeira jornada.

Petro de Luanda e 1º de Agosto defrontam-se sexta-feira no pavilhão principal da Cidadela.

Neste momento os "rubro-negros" lideram a competição com 29 pontos, mais dois que os "tricolores", na terceira posição.

10 fevereiro 2009

MOÇAMBIQUE : Equipas do Campeonato Nacional de 2008

POLITÉCNICA of Quelimane

Abdul Faruk
Alexandre Miereles
Anatancio Mombassa
Celso Betuel
Hegino Mustafa
Idilson Pereira
Ismael Nurmamad
Jacinto Guilamba
Jaime Lourenco
Jose Brandao
Lucas Canhe
Manuel Amadeu
Mauro Maquile
Sergio Farinha

SPORT CLUB CHIMOIO

Aguiar Rumeque
Alberto Barreto
Alberto Manjate
Alberto Pereira
Alexandre De Nascimento Joao
Amadeu Chamussia
Augusto Manuel
Bernardo Joao
Clesio Pedro
Couto Xavier
Edgar Muriamo
Ernesto Matabeia
Franca Pery
Hert Mariote
Irineu Nhamposse
Laisse Joao
Leovigildo Joaquim

DESPORTIVO of BEIRA

Amarildo Taquidir
Augusto Manuel
Cremildo Matos
Dercio Raimundo
Extyncias Becaps
Filipe Veleno
Gouveia Alexandre
Jose Zunguza
Luis Cossa
Mandava Simango
Micail Taquidir
Nordino Raimundo
Paulo Nhamue
Sergio Chicava
Sergio Tomossene


FERROVIÁRIO of BEIRA

Andre Macuacua

Andre Velasco
Armando Baptista
Celio Zucule
Dercio Mavie
Eduardo Lon

Eurico Alua

Helder Cumbana

Margarido Manhanga

Milton Manheira

Ossuamne Tembo

Pion


FERROVIÁRIO of Maputo

Bruno Dias
Custodio Muchate
Edson Monjane
Felisberto Macuacua
Fuzi Mazibuko
Gerson Novela
Hermelindo Novela
Jeronimo Bispo
Octavio Magolico
Orlando Novela
Recildo Tiua
Ricardo Alipio



COSTA DO SOL Maputo

Al
Felisberto Viana
Gervasio Manhica
Helton Mazive
Humberto Matsolo
Isaac Almoco
Jo
Juma Pira
Kjpundu Golatse
Luis Barros
Martinho Sobrinho
Nyakallo Nthuping
Palmerim Cucu
Paulino Feliciano


MAXAQUENE of Maputo

Abel Mabatene
Aniceto Houana
Ebenizario Hamela
Fernando Manjate
Helmano Nhatitima
Leonel Manhique
Luis Cossa
Samuel Massingue
Sete Muianga
Siade Cossa
Silvano Castanheira
Stelio Nuaila
Vicent Hamilton

DESPORTIVO of Maputo


Augusto Matos
Benjamim Manhanga
David Junior
Edgar Machava
Edson Houana
Hercilio Mangujo
Igor Matavele
Issufo Gulamo
Ivan Macome
Nelson Jossias
Pio Matos
Ronaldo Geneto
Samo Gudo
Samora Mucavele
Sidonio Xirindza
Silvio Neves

ANGOLA : 1º de Agosto a uma vitória para sagrar-se campeão em feminino

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto pode sagrar-se, quarta-feira, campeã nacional da modalidade, caso ganhe o Interclube no segundo desafio da final do campeonato, a ter lugar no pavilhão anexo à Cidadela, em Luanda.
A final é disputada a melhor de três jogos e o d’Agosto venceu já o primeiro, segunda-feira, por 71-51. Em caso de derrota das “militares”, o vencedor do nacional só será encontrado no último jogo.
O Desportivo do Maculosso conquistou o terceiro lugar, após derrotar o Misto de Luanda, por 84-34.

ANGOLA : Técnico Hermenegildo Lopes pretende contrariar título

O técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, Hermenegildo Lopes, afirmou segunda-feira, em Luanda, que vai procurar forçar o terceiro jogo com as campeãs nacionais da "bola ao cesto".

Em entrevista à Angop, no final da partida do primeiro encontro a melhor de dois jogos do campeonato nacional sénior feminino disputado no Pavilhão II da Cidadela, Hermenegildo Lopes, disse que nos momentos decisivos se cometeram erros que foram fatais para a equipa.
“Quarta-feira vamos mudar o curso das coisas, contrariar o 1º de Agosto e procurar definir o terceiro encontro”, disse o técnico.
Quanto ao adversário, Hermenegildo Lopes reconhece que não será tarefa fácil, visto que é uma final e os militares vão fazer tudo que estiver ao seu alcance para vencer.

ANGOLA : 1º de Agosto vence Interclube na final do nacional feminino

O 1º de Agosto derrotou hoje no pavilhão anexo da Cidadela, em Luanda, o Interclube, por 71-51, no primeiro desafio da final do Campeonato Nacional Sénior Feminino de Basquetebol, disputada a melhor de três jogos.
As “militares”, que já venciam ao intervalo, por 39-26, apresentaram-se mais objectivas, dificultando o sector defensivo das “polícias”, com vantagem de 17-12 no primeiro período.
Apesar da resistência do Interclube, a turma de Higino Gracia mostrou a sua superioridade, distanciando-se no marcador, com os parciais de 54-35 e 71-51 no terceiro e último períodos.
Luísa Macuto do 1º de Agosto foi a melhor “cestinha” com 20 pontos, mais três que a sua colega de equipa Astrida Vicente, com 17.
Esta final é disputada em sistema de “play off”, em que se sagra campeão nacional-2009, o clube que for melhor nos três jogos.
O Desportivo do Maculusso é terceiro classificado, após triunfo diante do Misto de Luanda, por 84-34, em partida para as classificativas.

ANGOLA : Afrobasket2009 Lutonda e Carlos Almeida poderão estar na Líbia


O base Miguel Lutonda e o extremo Carlos Almeida poderão representar a selecção nacional na Taça de África das Nações em basquetebol (Afrobasket2009), a ter lugar na Líbia em Agosto, informou o vice-presidente da Federação Angolana da modalidade (FAB), Jean Jacques da Conceição.

A direcção do órgão reitor do basquetebol no país vai manter uma conversa com os referidos jogadores por forma a persuadi-los a jogar pelo "cinco" nacional na competição, disse a fonte, em entrevista recente à Angop, em Luanda, após a tomada de posse do novo elenco federativo.

“São jogadores importantes e ainda estão em condições de jogar pela selecção. Vamos falar com eles. Mas se mantiverem esta posição, de abandonar já, vamos respeitar, até porque são dois atletas que muito deram pelo país”, sublinhou o antigo "camisola 15" da equipa nacional.
Da mesma opinião é o antigo extremo do Petro de Luanda e campeão africano Honorato Trosso, que aponta Carlos Almeida como o principal líder do grupo. Na sua óptica, a federação deve tentar manter o atleta do 1º de Agosto para salvaguardar o bom ambiente dentro e fora das quadras.

“Não devemos perder dois jogadores deste nível de uma vez, com a saída do Lutonda a federação tem que tentar manter o Carlos Almeida ao mesmo tempo que deve injectar novos valores numa visão futurista”, acrescentou.
Carlos Almeida, em entrevista à Angop, durante os Jogos Olímpicos de Pequim2008 (China), anunciou que iria despedir-se dos campeões africanos naquela competição.
Por sua vez, Miguel Lutonda despediu-se do "cinco" nacional no Afrobasket'2007 que teve lugar em Angola e não respondeu positivamente à convocatória para os Jogos Olímpicos.

A selecção nacional é detentora do título continental, detendo um recorde de trofeus africanos (nove).
A equipa liderada por Gustavo Conceição tomou posse no dia 5 deste mês, depois de ter sido reconduzida em Dezembro passado para mais um mandato de quatro anos à frente da Federação Angolana de Basquetebol.

09 fevereiro 2009

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro de Luanda preparam clássico da bola ao cesto

ANAXIMANDRO MAGALHÃES |

Em semana de “clássico” no Campeonato Nacional da bola ao cesto, 1º de Agosto, líder com 29 pontos, e Petro de Luanda, terceiro classificado com 27, começam a preparar a partir de hoje, nos respectivos campos, CODENM e Eixo – Viário, o desafio mais aguardado da segunda volta da fase regular da XXXI edição do Campeonato Sénior Masculino de Basquetebol.
Com os mesmos propósitos na prova, militares e petrolíferos procuram desde hoje, limar arestas para chamar a si a conquista dos dois pontos em disputa, e procurar elevar cada vez mais o moral dos seus jogadores, de modo a encurtar o caminho rumo ao tão almejado título nacional.
Apesar de ter consentido três derrotas nesta fase do Campeonato, diante de adversários teoricamente inferiores, desportiva e financeiramente, o Petro de Luanda, sob a batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, vai procurar corrigir os erros cometidos nas partidas anteriores, para diante do arqui-rival somar mais uma vitória, já que se trata de um “derby”.
Por sua vez, o 1º de Agosto orientado tecnicamente por Luís Magalhães “Papa Títulos”, a atravessar excelente momento de forma procurará certamente consolidar os aspectos técnico-tácticos, incidindo a preparação semanal nos lançamentos de curta e longa distâncias, lances livre e o habitual jogo treino entre os integrantes do plantel.
Tratando-se do maior “clássico” do basquetebol nacional, onde qualquer um dos intervenientes não quer perder nem a feijões, 1º de Agosto e Petro de Luanda, que trabalham com os planteis completos uma vez não haver lesões nos grupos, vão procurar fazer uma preparação cuidada.

07 fevereiro 2009

ANGOLA : Clube Promade de Cabinda surpreende ASA no básquete

ARMINDO PEREIRA|

O Promade de Cabinda bateu ontem, o Atlético Sport Aviação (ASA) por 98-102, no jogo de maior cartaz da terceira jornada da segunda volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.
Os aviadores, que consentiram a segunda derrota consecutiva, não encontraram soluções para travar o ímpeto ofensivo da turma de José Carlos Guimarães, que assumiu as rédeas de jogo logo nos minutos inicias, com uma defesa pressionante sobre as principais peças do conjunto aviador.
Tendo perdido o primeiro quarto por 24-33, o ASA, sob comando técnico de Carlos Diniz, não encontrou soluções para inverter e equilibrar, com muitas perdas de bola, face à pressão defensiva imprimida pelo adversário, que soube tirar proveito da apatia do conjunto aviador, que esteve preso nos movimentos.
Os jogadores do Promade, numa noite de inspiração, fizeram valer as virtudes colectivas, e começaram a desenhar as suas intenções ao levar a melhor no segundo quarto, vencendo-o 60-46.
Depois do intervalo, José Carlos Guimarães pediu aos seus atletas para jogarem os 24 segundos. Todavia, o ASA reagiu e reduziu a desvantagem para cinco pontos.
O terceiro e quarto período de jogo foram os mais equilibrados. O ASA buscou algumas jogadas individuais, com José Nascimento, Quiteculo e Kimbamba, que recorreram à experiência para tentar reverter o quadro da situação, mas José Carlos Guimarães quebrava a avalancha ofensiva dos aviadores, pedindo consecutivos minutos de descontos.
Nos dois últimos minutos, as duas equipas apresentaram um jogo muito incaracterístico, fruto do nervosismo que se apoderou dos jogadores, que tudo fizeram para ganhar, mas o conjunto que veio de Cabinda soube gerir a vantagem trazida dos quartos anteriores e venceu, por 98-102, o ASA
Nos outros jogos, para a mesma jornada, o campeão em título, 1º de Agosto, recebeu e venceu no seu reduto o Imbondeiro do Cazenga por expressivos 216-79. O Recreativo do Libolo bateu a Universidade Lusíada por 93-47, e o Petro de Luanda ultrapassou o Vila Clotilde por 119-57.

06 fevereiro 2009

ANGOLA : Gustavo da Conceição prioriza classe feminina no segundo mandato

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, afirmou quinta-feira, em Luanda, que a massificação da modalidade em femininos constitui uma das prioridades do seu elenco neste segundo mandato.

Em declarações à Angop, durante a tomada de posse, a fonte disse que a criação de um núcleo de 25 atletas, provenientes de escolas, é uma das medidas para aumentar o número de jogadoras.

"As atletas, saídas do desporto escolar, foram divididas em vários clubes onde estão a treinar e jogar as provas oficiais, deste grupo sairão jogadoras para selecção nacional", explicou, realçando que falta investimento na modalidade na classe feminina.

Sublinhou que a federação pretende criar intercâmbio com universidades e clubes americanos e brasileiros para enviar basquetebolistas angolanas, jovens, de forma a aumentar o nível técnico e potenciar a selecção nacional que não ganha nada há mais de 20 anos.

"Há mais de vinte anos que não ganhamos nada, mas nos últimos tempos fizemos um investimento sério nos treinadores e como resultado conquistamos duas medalhas de bronze, uma nos Jogos Panafricanos e outra no Afrobasket. Agora devemos continuar a apostar na formação para, primeiro, tentar manter esta posição e depois pensar em melhorar", salientou.

"Melhoramos a nível de participação em competições internacionais mas ainda não conseguimos aumentar o número de equipas", acrescentou.



Eis a constituição da lista:



A assembleia-geral composta por Carlos Cunha (presidente), António Neto e Maria Portugal (vice-presidentes).

Compõe a direcção-geral, Gustavo da Conceição (presidente), Jean Jacques da Conceição, Armando Júnior, Gina de Carvalho e Maria Furtado (vice-presidentes). Tony Sofrimento (secretário geral), Agostinho Matamba, António Soares de Campos, Ventura Júnior, Nuno Teixeira e Hélder da Cruz (vogais).

Integram o Conselho jurisdicional Edeltrudes da Costa (presidente), Fernanda Teixeira, Simão da Costa e Ana Paula Machado (vogais), enquanto o conselho de disciplina é composto por Paulo da Silva (presidente), Eurico Araújo, José Neto, David Dias e Águeda Gomes (vogais).

Para além de Gustavo da Conceição, exerceram o cargo de presidente da FAB José Jaime de Castro Guimarães “Piriquito” (1977-1987), Carlos Manuel Patrício Teixeira “Caji” (1987-1996), e António Pires Ferreira (1996-2005).

05 fevereiro 2009

XXV AFROBÁSQUETE DE SENIORES MASCULINOS - Quatro selecções já apuradas para Líbia

QUATRO selecções já garantiram o apuramento automático para o XXV Afrobásquete de seniores masculinos. Trata-se da Líbia, na qualidade de anfitriã, de Angola, campeã em título, Camarões, vice-campeão, e Cabo Verde, terceiro classificado na última prova, realizada em terras angolanas.

O campeonato será disputado por 16 países, pelo que, para o apuramento dos outros 12, a FIBA-África programou eliminatórias regionais, distribuídas da seguinte forma:

Primeira região - Argélia, Marrocos e Tunísia
Segunda região - Senegal, Mali e Guiné
Terceira região – Costa do Marfim, Nigéria e Togo
Quarta região - Gabão, Congo, República Centro-Africana e Chade
Quinta região - Burundi, Egipto, Etiópia, Quénia, Uganda, Somália e Tanzania
Sexta região - África do Sul, Malawi, Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe
Sétima região - Maurícias, Madagáscar e Seychelles

As três melhores equipas desta edição do Campeonato Africano de Basquetebol em Seniores Masculinos qualificam-se para a fase final do Campeonato do Mundo, previsto para 2010, na Turquia.

04 fevereiro 2009

ANGOLA : Lusíada vence Sporting de Luanda na Taça de Angola

A Universidade Lusíada derrotou hoje, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Sporting de Luanda, por 80–64, em partida da primeira "mão" da fase provincial da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino.
A formação universitária vencia ao intervalo por 47-40.
Para a mesma prova, o Vila Clotilde bateu o Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana, por 83-64, no pavilhão anexo da Cidadela.
A segunda mão disputa-se a 10 deste mês, no mesmo recinto.
Os vencedores destes dois jogos defrontam-se e quem ganhar apura-se para a fase nacional.
De seguida, o vencedor desta última partida defronta o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN), isento da primeira eliminatória, para disputarem a única vaga da fase nacional num confronto a duas voltas.

03 fevereiro 2009

CABO VERDE : FIBA ÁFRICA ACOLHE IDEIA DE ORGANIZAR UMA CAN EM CABO VERDE


A ideia da realização de uma CAN de Basquetebol em Cabo Verde foi bem acolhida pela cúpula da FIBA África. A garantia foi dada pelo vice-presidente da FIBA África para a Zona II, Henry Gomes, que acaba de regressar do Cairo, onde participou na reunião anual do organismo que rege o basquetebol africano.

“A ideia foi acolhida favoravelmente, mas agora haverá um caderno de encargos que será enviado à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol e a partir daí serão tomadas as decisões” referiu o dirigente do basquetebol africano sublinhando que em termos de infra-estruturas “existem condições” para acolher uma competição do género, mas “poderemos ter algumas dificuldades para suportar toda a logística de uma CAN, que comporta quatro poules” rematou o dirigente que refere no entanto que a FCBB terá que trabalhar muito para levar a cabo um projecto dessa envergadura.

Na reunião anual da FIBA África foi analisada a proposta de actividades para 2009, foram aprovados os documentos adoptados na reunião zonal realizada no ano passado em Conacri e foi passado em revista o programa de competições para 2009 na categoria de sub 16.

ANGOLA : Interclube vence Desportivo do Maculusso


A formação sénior feminina do Interclube venceu na noite de segunda-feira, no pavilhão anexo da Cidadela desportiva, em Luanda, o Grupo Desportivo do Maculusso, por 63-47, em partida da primeira "mão" das meias-finais do campeonato nacional de basquetebol.
A equipa do Ministério do Interior vencia já ao intervalo por 13 pontos de diferença (36-23). Luísa Capalo, do Maculusso, foi a melhor cestinha com 14 pontos, seguida da Irene Guerreiro (Interclube) com 12.

No segundo confronto da ronda, disputado no mesmo recinto, o 1º de Agosto derrotou o Misto de Luanda, por 121-30.

A prova prossegue na quarta-feira com a disputa da segunda "mão" das meias-finais com o cartaz:
Interclube/ Maculusso e 1º de Agosto/Misto de Luanda

02 fevereiro 2009

ANGOLA : D’agosto reforça liderança no nacional de basquetebol

por ANAXIMANDRO MAGALHÃES|

À saída da décima terceira jornada da segunda volta, o 1º de Agosto é cada vez mais líder, agora com 25 pontos, e acentua cada vez mais o seu estatuto de candidato à conquista da XXXI edição do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.
Após copiosa vitória sobre o Atlético Sport Aviação (ASA), por 128-69, os militares do Rio-Seco saíram, da dupla jornada de fim-de-semana do nacional da bola ao cesto, isolados na tabela classificativa.
Numa jornada que ficou marcada pela derrota do Petro de Luanda ante o estreante Recreativo do Libolo, por 54-73, a formação militar foi entre ASA e Petro, os outros dois candidatos à conquista do ceptro, a equipa que não desperdiçou pontos.
Com esta derrota, a terceira no nacional da bola ao cesto, os petrolíferos deixam várias interrogações em relação às suas pretensões de resgate do anel de campeão em posse do 1º de Agosto.
O ASA, por sua vez, com a derrota de 59 pontos, mostra que é uma equipa cujas exibições são irregulares. Os aviadores, orientados por Carlos Diniz, apesar de reforçados com dois postes, um de nacionalidade sérvia e outro americano, deixam transparecer estar a precisar ainda de muito trabalho. Outro resultado surpreendente na ronda foi a derrota do Cduan perante o Sporting de Luanda.
Eis os resultados da jornada dois: 1º de Agosto – ASA (126-69), Petro de Luanda – Promade de Cabinda (89-83), Desportivo da Huíla - Lusíada (89-70) e Sporting de Luanda - Cduan (87-64).
A classificação está assim organizada: 1º- 1º de Agosto – 25; 2º- ASA – 24; 3º- Petro de Luanda – 23; 4º- Recreativo do Libolo – 22; 5º- Interclube – 22; 6º- Promade de Cabinda – 19; 7º- Desportivo da Huíla – 19, 8º- CDUAN – 17; 9º- Universidade Lusíada – 16; 10º- Sporting de Luanda – 14; 11º- Vila Clotilde – 15; 12º- Imbondeiro de Viana – 13.

ANGOLA : 1º de Agosto organiza "clinic" em basquetebol

Treinadores de basquetebol serão hoje reciclados em várias matérias da modalidade, a partir das 19h00, em Luanda, no quadro de um programa de formação do Clube Desportivo 1º de Agosto, soube a Angop de fonte da instituição.

A acção formativa, primeira do ano de 2009, de acordo com o chefe do departamento de basquetebol da agremiação das Forças Armadas Angolanas (FAA), Sílvio Lemos, visa capacitar cada vez mais os seus treinadores e outros interessados.
Realçou que a iniciativa não se restringe aos quadros do seu clube, mas para todos aqueles que pretendem aumentar os seus níveis profissionais.
Garantiu que a sua agremiação vai continuar com a política de formação, ao mesmo tempo que apelou às outras colectividades Desportivas no sentido de abraçarem o projecto, porque, na sua opinião, a vertente formação deve ser contínua.
Quanto ao clinic, que decorrerá no Pavilhão do Rio Seco, num período temporal de cerca de duas horas (19h00/21h00), terá os seguintes temas: Experiência do Africano sub-18 (feminino), com dissertação de André Manuel e Gildo; Experiência sub-18 (masculino), por Carlos Dinis, e Experiência dos Jogos Olímpicos (Aníbal Moreira).
O Centro de Formação do Clube 1º de Agosto realiza regularmente acções do género extensivo a profissionais de outras agremiações.

01 fevereiro 2009

ANGOLA : 1º de Agosto "cilindra" ASA e isola-se na liderança do Nacional


A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto derrotou esta noite a sua congénere do Atlético Sport Aviação (ASA), por expressivos 59 pontos de diferença (128-69), na segunda jornada da segunda volta do campeonato nacional da modalidade.

Com esta “cabasada”, os militares, que actuaram no seu reduto (pavilhão do Rio Seco), lideram a prova com 25 pontos, mais um que os “aviadores.
O jogo esteve equilibrado até ao intervalo, período em que o d’Agosto venciam apenas por 54-49, mas o ASA, com um conjunto menos maturo em relação ao adversário, não foi capaz de fazer melhor, pois perdeu-se no terceiro quarto, permitindo um parcial de 45-9 (este quarto terminou em 99-58).
Apesar da vantagem folgada, os campeões em título não baixaram o rendimento, convertendo triplos e smash’s consecutivos, com destaque para Carlos Ameida e Olímpio Cipriano.
Também para a ronda dois, o Interclube venceu o Imbondeiro de Viana, por 124-62, e ocupa provisoriamente o terceiro posto da tabela classificativa com 22 pontos.
Ainda hoje jogam: Universidade Lusíadas-Desportivo da Huíla, Sporting de Luanda-CDUAN, Libolo-Vila Clotilde e Petro de Luanda-Promade de Cabinda.