Africa Basquetebol

30 março 2015

ANGOLA : Militares cimentam liderança



Os militares estão fortemente apostado na conquista do BIC Basket depois do fracasso da época transacta onde ficaram em branco
Fotografia: José Soares
A formação do 1º de Agosto continua de pedra e cal na liderança da do Grupo A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (BIC Basket), agora com sete pontos, mercê da dupla vitória na dupla jornada do final de semana.Os militares estão fortemente apostado na conquista do BIC Basket, depois do fracasso da época transacta e venceram de forma apertada a sempre difícil equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), de Carlos Dinis, por 79-66.
Já no sábado, no Pavilhão Victorino Cunha, sob observação do seleccionador nacional que ontem mesmo deixou a capital do país, Luanda, com destino a Lisboa, os pupilos de Paulo Macedo voltaram a sentir dificuldades, para vergaram a turma adstrita à Polícia Nacional, por 85-79.Com a dupla vitória, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas reforçou a liderança do Grupo A, agora com sete pontos, contra cinco do Recreativo do Libolo, no segundo lugar.A dupla jornada do final de semana ficou ainda marcada pela quarta derrota consecutiva dos campeões nacionais frente aos petrolíferos da capital na presente época desportiva.
Apesar de terem perdido o poste Valdelício Joaquim, que se transferiu para o grémio de Calulo, a equipa do Eixo-viário continua a vulgarizar o seu adversário. Sexta-feira, os pupilos de Lazare Adingono bateram os libolenses, por 94-87, elevando para quatro o número de triunfos na presente temporada, contra nenhum dos campeões nacionais.O Recreativo do Libolo conseguiu reagir em casa no sábado, quando recebeu e venceu de forma apertada o Atlético Sport Aviação (ASA), por 97-92, numa partida onde o técnico aviador queixou-se mais uma vez da actuação do trio de arbitragem.
Entretanto, a dupla jornada do final de semana ficou  marcada pelo adiamento da partida entre o Sporting de Benguela e Atlético Petróleos de Luanda.O desafio foi remarcado para o dia 10 de Abril próximo, em face do compromisso dos petrolíferos da capital na Taça de Angola. A equipa do Eixo-viário visita amanhã o arqui-rival, para a primeira mão das meias-finais da segunda maior competição a nível da "bola ao cesto" (Taça de Angola). As emoções da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, agora designado BIC Basket, regressam apenas no próximo dia 10 de Abril, com a disputa da quarta jornada da aludida competição.A fase de grupos está a ser disputada no sistema de todos contra todos a uma volta.

Sub-23  - Selecção realiza último apronto
A Selecção Nacional de basquetebol masculino de sub-23 realiza hoje, no Pavilhão Anexo número dois a Cidadela Desportiva, a sessão derradeira de treino, antes de rumar viagem para a França, onde de 4 a 8 de Abril próximo vai competir no torneio internacional da modalidade.A viagem do combinado nacional acontece em princípio amanhã, terça-feira, apurou o Jornal dos Desportos junto do seleccionador nacional, Alberto de Carvalho "Ginguba".
Durante a primeira semana de preparação, o seleccionador nacional trabalhou insistentemente nos aspectos defensivos, sem descurar o capítulo ofensivo.Alberto de Carvalho "Ginguba" considera fundamental que a Selecção Nacional parta para o local da competição com os fundamentos defensivos bem apurados, tendo em vista uma participação auspiciosa na aludida prova que vai servir para dar maior rodagem competitivos aos jogadores.
O facto de alguns atletas chamados para a "operação França” estarem a competir no BIC Basket deixa satisfeito o seleccionador nacional."Vamos levar um grupo com alguma experiência já que alguns deles militam no BIC Basket logo, têm experiência competitiva", disse Alberto de Carvalho "Ginguba. Para o torneio internacional de França, Alberto de Carvalho “Ginguba” convocou 15 atletas, Carlos Cabral, Moussa Kicassa, Gerson Domingos, Alexandre Jungo, Cristiano Xavier, Simão Lutonda, Valdir Victoriano, Joaquim Pedro, Eric Amândio, Cristiano Gomes, Dilson Piedade, Milton Valente, André Domingos, Moisés César e Benvindo Kimbamba.

29 março 2015

ANGOLA : 1º de Agosto reforça liderança do grupo A do BIC Basket

Luanda - O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão Victorino Cunha, em Luanda, o Interclube, por 85-79 em jogo da terceira jornada da fase de grupo do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino (BIC Basket), e reforçou a liderança do Grupo A, com sete pontos.


No primeiro quarto, os militares ainda não bem organizados na defesa fizeram as honras da casa e venceu o adversário neste período, por diferença de cinco pontos (18-13).
Os polícias na segunda etapa, melhor organizada conseguiram contrariar a equipa caseira, e dominaram o quarto, por 41-35 a seu favor, resultado também do intervalo.
No reatamento (3º quarto), as duas agremiações entram mais equilibradas que a tónica do período foram os constantes empates, mas foi o Interclube que voltou a levar a melhor, por 60 – 59.
Os pupilos de Paulo Macedo, apesar da pequena desvantagem de um ponto entram tensos no último período face a confiança que o adversário ganhou nas duas etapas.
Já os orientados por Alberto Babo, aumentavam os índices de confiança e criavam enormes dificuldades aos opositores, que acabaram de triunfar na reta final por diferença de seis (85-79).
Em destaque na turma afecta as forças armada Angolana, o poste Reggie Moore com 29 pontos foi o melhor marcador, seguido Hermenegildo Santos com 17.
Na turma afecta ao ministério do interior, tiveram em evidência, Kevin Foster com 23 e Adilson Ramos com 11.
Com arbitragem de António Bernardo coadjuvado por David Manuel e Isaías Luamba, as equipa marcaram da seguinte forma:
1º de Agosto – Francisco Sousa (00), Edson Ndoniema (13), Armado Costa (04), Jone Pedro (00), Reggie Moore(27), Felizardo Ambrósio (07), Joaquim Gomes (15), Agostinho Coelho (00), Hermenegilgo Santos (17), Islando Manuel (00), Mohamed Malike (00) e Roderic Neal (02).
Técnico Paulo Macedo.
Interclube – Emanuel António (07), Eric Norman (03), Francisco Horácio (10), Osvaldo Viera (00), José António(02), Romenig Samba (07), Jorge Tati (02), Miguel Kiala (02),  Abdel Gomes (04), Kevi Foste (23), AndréMiguel (08) e Adilson Ramos (11).
Técnico: Alberto Babo.      
 
Na outra partida do dia do mesmo grupo, o Recreativo do Libolo derrotou no pavilhão Dream Space, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 97-92.


ANGOLA : Federação altera data da final



Militares e petrolíferos protagonizam mais um clássico dos clássicos da bola ao cesto na próxima terça-feira no Pavilhão Victiorino Cunha
Fotografia: Paulo Mulaza
A área técnica da Federação Angolana de Basquetebol remarcou a final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino para o dia 17 de Abril, de acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso proveniente do órgão reitor da modalidade no país.

A final da segunda maior competição do país a nível da bola ao cesto estava inicialmente prevista para o dia 10 de Abril.
Na próxima terça-feira, a competição faz disputar a primeira mão das meias-finais, onde o desataque recai sem sombras de dúvidas para o confronto que vai colocar frente a frente o 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda, numa final antecipada.
Na outra meia-final, a formação do Recreativo do Libolo vai ter pela frente a modesta equipa do Progresso Associação Sambizanga.
Os desafios da segunda mão das meias-finais estão marcados para o dia 3 de Abril.
Os petrolíferos da capital que nos quartos-de-final afastaram o Grupo Desportivo Interclube, depois de terem superado uma desvantagem de quatro pontos, estão dispostos a reconquistar o troféu da Taça de Angola.
Para tal, têm de superar o 1º de Agosto, que à semelhança do seu arqui-rival, também está apostado na conquista da Taça de Angola.
Para atingir as meias-finais, a equipa rubra e negra deixou nos quartos-de-final a sempre difícil equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), com dois triunfos no cômputo das duas mãos.
Ao contrário das edições anteriores, a final da segunda maior competição da bola ao cesto, remarcada para o dia 17 de Abril, é disputada de forma directa.
Numa reunião entre a direcção da federação angolana da modalidade e os representantes dos clubes, realizada no início da época desportiva 2014/2015, ficou decidido que a final da Taça de Angola doravante seja jogada numa única partida, ao contrário das duas mãos dos anos anteriores.

NACIONAL FEMININO SEM LOCAL DE DISPUTA
O Campeonato Nacional de basquetebol em seniores femininos referente à época desportiva 2015 vai decorrer de 16 a 27 de Junho, em local a determinar pela Federação Angolana de Basquetebol, de acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso.
Segundo ainda o comunicado, a reunião sobre a competição tem lugar no dia 15 de Junho, ou seja, um dia antes da bola começar a rolar.

BIC BASKET
Carlos Dinis assume luta com os grandes

O técnico do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Diniz, afirmou sexta-feira que a sua equipa vai continuar a lutar com os grandes nesta fase final de grupos do Campeonato Nacional de basquetebol seniores masculinos (BIC Basket).
Em declarações à imprensa no final da partida disputada no Pavilhão Anexo II da Cidadela Desportiva, em que a sua equipa perdeu com o 1º de Agosto, por 66-79, disse que os jogadores têm dado o seu melhor para dignificar a camisola do ASA.
O técnico salientou que o jogo frente aos militares provou o quanto a equipa vai proporcionar grandes jogos, especialmente com os tidos como candidatos ao título.
“Fizemos um grande jogo. Começámos a ganhar nos dois primeiros quartos, mas a intervenção negativa dos três árbitros mudou a história do jogo”, frisou.
O ASA vai fazer tudo para ganhar pelo menos um jogo nesta fase de grupos, mas só é possível se os juízes deixarem de interferir negativamente.
Ontem, no jogo para a terceira jornada, o ASA defrontou o Recreativo do Libolo, no Pavilhão do Dream Space e  o 1º de Agosto recebeu o Interclube no Vitorino Cunha, mas até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado.

28 março 2015

ANGOLA : Moncho Lopez já em Luanda e reafirma ambição da conquista do Afrobasket2015

Luanda - O seleccionador nacional de basquetebol, o espanhol Moncho Lopez, reafirmou hoje a ambição de conquistar o Afrobasket2015, a realizar-se de 19 a 30 de Agosto próximo na Tunísia, cujo o vencedor apura-se aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil.

Selecção Angolana Masculina de Baquetebol
Foto: Antonio Escrivao
Em declarações ao canal desportivo da Rádio Nacional de Angola no pavilhão anexo à Cidadela, Moncho Lopez afirmou ser um sonho treinar uma selecção africana muito representativa a nível mundial e tudo vai fazer para concretizar os objectivos preconizados, que passam pela conquista do Afrobasket2015. “Vamos trabalhar para conquistar esta competição e consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos, onde tentaremos fazer uma boa figura”, realçou.
De acordo com o treinador, tudo será feito no sentido de mostrar que a aposta depositada em si foi a mais acertada, apesar de reconhecer a capacidade dos técnicos nacionais.
O técnico que já se encontra em Luanda tem feito trabalhos de observação nos jogos do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino (BIC Basket). Hoje testemunhou a vitória do 1º de Agosto frente o Atlético Sport Aviação (ASA), por 79-66, em jogo a contar para a segunda jornada disputado no pavilhão anexo à Cidadela.
Quinta-feira já esteve no triunfo do Petro de Luanda frente o Recreativo do Libolo, por 94-87, no mesmo recinto.
Durante os dois encontros, o seleccionador fez várias anotações, que lhe permitirão ter uma maior visão dos atletas a serem convocados para os próximos compromissos do cinco nacional.

ANGOLA : ASA vai continuar a lutar com os grandes - Carlos Diniz

Luanda - O técnico do Atlético Sport Aviação “ASA”, Carlos Diniz, afirmou sexta-feira, em Luanda, que a sua equipa vai continuar a lutar com os grandes nesta fase final de grupo do campeonato nacional de basquetebol seniores masculinos (BIC Basket).

Em declarações à imprensa no final da partida disputada no pavilhão anexo II da Cidadela Desportiva, em que a sua equipa perdeu para o 1º de Agosto, por 66-79, disse que os jogadores têm dado o seu melhor para dignificar a camisola do ASA.
O técnico salientou que o jogo frente aos “militares” provou o quanto a equipa vai propulsionar grandes jogos com os adversários, especialmente os tidos como candidatos ao titulo.
“Fizemos um grande jogo; começamos a ganhar nos dois primeiros quartos, mas com a intervenção negativa dos três árbitros mudou a história do jogo, frisou.
Acrescentou que o ASA vai fazer tudo para ganhar pelo menos um jogo nesta fase de grupo, mas que sou será possível se os juízes deixarem de interferir negativamente.
Sábado, no jogo para a terceira jornada, o ASA vai defrontar o Recreativo do LIbolo, no Pavilhão do Dream Space.. O 1º de Agosto recebe o Interclube no Vitorino Cunha.

ANGOLA : 1º de Agosto derrota ASA e reassume liderança do BIC Basket

Luanda - O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão anexo da cidadela, em Luanda, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 79-66, em jogo da segunda jornada da fase de grupo do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino (BIC Basket), reassumindo a liderança do Grupo A, com cinco pontos.

Basquetebol: Atletas do 1º de Agosto
Foto: Clemente
Depois de ver o arqui-rival Petro de Luanda passar para frente na classificação quinta-feira (quatro pontos), após derrotar o Libolo, por 94-87, hoje os militares entraram na quadra com o pensamento na vitória, mas encontraram grandes dificuldades para superar os aviadores, sobretudo na primeira parte, onde saíram em vantagem de apenas dois pontos (33-31).
Em destaque na turma do Rio Seco esteve Gildo Santos, ao anotar 16 pontos. O melhor marcador da partida foi o atleta aviador Henrique Babo, Com 20 pontos.
Sábado o 1º de Agosto recebe, no pavilhão Victorino Cunha, o Interclube, para a terceira jornada, enquanto o ASA visita o Libolo.


27 março 2015

MOÇAMBIQ|UE : Maxaquene-Ferroviário forte atractivo nos masculinos

MAXAQUENE-Ferroviário é o jogo de cartaz da oitava jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos que terá lugar amanhã a partir das 17.30 horas.
Ferroviário, líder da prova, é candidato a somar os dois pontos, embora o Maxaquene tenha uma palavra a dizer.
Outro forte atractivo da ronda é o Costa do Sol-Desportivo agendado também para amanhã no pavilhão dos “alvi-negros” a partir das 17.00 horas. Noutras partidas marcadas para amanhã, o Aeroporto bate-se com A Politécnica às 15.30 horas no pavilhão da primeira equipa, enquanto UP “A” e “B” jogam às 18.00 horas no campo do Ferroviário.
Hoje realiza-se a sétima jornada sem jogos de grande interesse. Destaque para o Maxaquene-Costa do Sol agendado para o pavilhão dos “tricolores” a partir das 20.15 horas. Há ainda um Desportivo-UP “A” marcado para a mesma hora no recinto da primeira formação, enquanto o comandante, Ferroviário, joga no reduto da A Politécnica também a mesma hora.
Às 19.00 horas , UP “B” e Aeroporto medem forças  no campo do Ferroviário de Maputo.
Em seniores femininos, os extremos vão se tocar, ou seja o Ferroviário, primeiro classificado, visitará o reduto do Desportivo, último classificado, em jogo agendado para hoje às 18:30 horas, inserido na sexta jornada.
O desafio mais importante da ronda será entre o Maxaquene e o Costa do Sol e está marcado para as 18.30 horas. À mesma hora, A Politécnica, segundo classificado, recebe a UP.

ANGOLA : Petro de Luanda vence Libolo e lidera o grupo A

uanda - O petro de Luanda derrotou hoje (quinta-feira) o Recreativo do Libolo, por 94 -87, na segunda jornada da fase de grupo do campeonato nacional de basquetebol seniores masculinos "BIC Basket" e lidera o Grupo A com quatro ponto

Na partida disputada no pavilhão anexo II da Cidadela Desportiva, o extremo base do Libolo Carlos Morais destacou-se como melhor marcador com 27 pontos, seguido de Emanuel Quezada (Petro), com 25.
Ao intervalo, a formação do eixo-viário já vencia o adversário por dez pontos de diferença (43-33).
Com arbitragem de David Manuel, Francisco Tando e Francisco Pacheco, as equipas alinharam da seguinte forma:
Petro de Luanda – Pedro Basto (00 pontos), Roberto Forte (19), Valdimir Januário (04), Paulo Santana (00), Emanuel Quezada (25), Leonel Paulo (13), Domingos Bonifácio (02), Hermenegildo Mbunga (13), João Fernandes (00), Gerson Gonçalves (02), Eduado Ferreira (00) e Jason Cain (16).
Técnico: Lazare Adingono
Recreativo do Libolo: Luís Costa (03), Carlos Morais (27), Elmer Felix (00), Bráulio Morais (16), Ezequiel Silva (00), Valdelício Joaquim (21), Filipe Abraão (02), Eduardo Mingas (14), Joseney Joaquim (02), Benvindo Quimbamba (02), Milton Barros (00) e Manda João (00).
Técnico: Norberto Alves.

Benjamim Avô reconhece momentos críticos frente ao Libolo

Luanda - O técnico adjunto da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, Benjamim Avô, afirmou hoje (quinta-feira), em Luanda, que a sua equipa teve momentos crítico na vitoria, por 94-87, diante do Recreativo do Libolo, na partida disputada no pavilhão anexo II da Cidadela Desportiva.

Em declarações à imprensa no final da partida da segunda jornada da fase de grupo do campeonato nacional da modalidade (BIC Basket), o técnico disse que a sua equipa fez um excelente jogo até ao terceiro período do encontro.
O adjunto de Lazare Adingono afirmou que os seus pupilos no último período quebraram o ritmo e criaram expectativas no adversário, que por vários momentos ficaram à frente do marcador.
Por outro lado, o técnico do Recreativo do Libolo, Norberto Alves, apontou a perca dos ressaltos defensivos da sua equipa como motivos da derrota diante do Petro de Luanda.
"Cometemos muitos erros ofensivos e defensivos de baixo da tabela e quando assim acontece o adversário ganha confiança faz muitos pontos e por mais vontade que se tenha de ir atrás do prejuízo nada se consegue", frisou.
Norberto Alves salientou que vão reflectir sobre os erros cometidos no jogo e trabalhar para que não voltem a acontecer.

Na próxima jornada (terceira), o Recreativo do Libolo defronta o Atletico Sport Aviação (ASA). A formação do Eixo-viário, está liderar o Grupo A com quatro pontos e o Libolo e 1º de Agostos seguem-se com dois cada.

26 março 2015

ANGOLA : Petro e Libolo saldam dívidas



Petro e Libolo protagonizam esta noite jogo de cartaz para o Grupo A
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Atlético Petróleos de Luanda recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois na Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo, em partida de antecipação à segunda jornada do Grupo A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket), com o pensamento virado para o assalto à liderança da referida competição.
As duas agremiações partilham a segunda posição da tabela classificativa do Grupo A,  com dois pontos, resultante de uma vitória cada, contra três da equipa do 1º de Agosto, que apenas joga amanhã com o Atlético Sport Aviação (ASA), a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois na Cidadela, no prosseguimento da ronda número dois.
O desafio entre petrolíferos e libolenses estava inicialmente marcado para amanhã, às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, mas por indisponibilidade do recinto, a área técnica da Federação da modalidade antecipou o encontro para o princípio da noite de hoje.Depois de ter vencido de forma apertada o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-88, na ronda inaugural do Grupo A, a equipa do Eixo-viário vai procurar esta noite alcançar a  segunda vitória na competição, ante um adversário que já sacudiu a crise de resultados que enfrentou durante a fase regular da 37ª edição do BIC Basket.
Em caso de vitória, os petrolíferos da capital podem assumir, ainda que de forma provisória, a liderança do Grupo A, com quatro pontos.Entretanto, o mesmo  pode-se dizer da formação do Recreativo do Libolo, que conta já nesta altura com os préstimos do internacional angolano, Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) do último Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova disputada em 2013, em Abidjan, capital da Costa do Marfim, após um longo período de ausência devido a lesão no joelho esquerdo.
A liderança do BIC Basket eleva  a expectativa da partida, que deve ser jogada sob o signo do equilíbrio, a julgar pelo potencial dos dois planteis.O ranking da presente época desportiva joga a favor do Atlético Petróleos de Luanda, que já conseguiu três vitórias, contra nenhuma do seu opositor. Os pupilos de Lazare Adingono derrotaram os libolenses em pleno Pavilhão do Dream Space, 91-100, e na segunda volta da fase regular do BIC Basket, a equipa do Eixo-viário voltou a vencer por chapa cem (104-70).Já para a final da Supertaça Wlademiro Romero, prova disputada na província de Malanje, os petrolíferos venceram por 88-75.E hoje como será?.
Os amantes da “bola ao cesto” vão seguramente ter a resposta no final dos 48 minutos regulamentares.O prélio desta noite vai ser forte na luta entre as várias áreas de jogo. Por exemplo, na luta debaixo das tabelas Leonel Paulo e Hermenegildo Mbunga, Atlético Petróleos de Luanda, Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim (Libolo) vão travar um duelo interessante, ao passo que a nível dos extremos Carlos Morais (Libolo) e Roberto Fortes (Petro) vão ser os protagonistas.Emanuel Quezada (Petro) e Milton Barros (Libolo) vão travar um despique na posição um (base). O extremo base, Olímpio Cipriano, continua a desfalcar o grupo orientado por  Norberto Alves.

GRUPO A   
                                    J     V    D     PM-PS    Pts
1º 1º de Agosto           01    01   0     90-75     03
2º Libolo                     01     01   0     87-74     02
3º Petro                      01     01   0    95-88      02
4º ASA                       01    00   01   88-95      01
5º Interclube              01    00    0\   74-87     01
6º Sporting                01    00    01  75-90      01

GRUPO B   
                                    J     V    D     PM-PS    Pts1º Lusíada                 01   01    0     83-74      02
2º Progresso             01   01    0     72-64     02
3º Vila                       01   00   01    75-83     01
4º Marinha                01   00   01    64-72     01

25 março 2015

ANGOLA : Selecção aprimora o física



Na preparação Alberto de Carvalho privilegiou aspectos técnicos e tácticos para o conjunto que disputa em França uma prova internacional
Fotografia: Jornal dos Desportos
Aprimoramento da componente física sem descurar os aspectos técnicos a tácticos vão marcar os oito dias de preparação da Selecção Nacional de basquetebol masculino, na categoria de sub-23, que projecta a  participação para o torneio internacional de França, prova a decorrer de 4 a 8 de Abril.
Depois de ter arrancado ontem com os trabalhos de preparação, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, sob batuta do técnico Alberto  de Carvalho “Ginguba”, hoje, a partir das 10h00, o combinado nacional volta a treinar, no mesmo recinto, em sessão única do dia. “Infelizmente, temos  uma sessão para prepararmos o grupo de atletas que vão representar Angola no torneio internacional. Vamos aproveitar os oito dias para trabalharmos a componente física, fundamentalmente, porque pretendemos estar em grande na prova.
Os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para os aspecto defensivos serão igualmente revisto durante a nossa preparação”, asseverou ao Jornal dos Desportos o seleccionador nacional de sub-23. Apesar do pouco tempo que resta para o início da competição, Alberto de Carvalho "Ginguba", mostra-se confiante no grupo de atletas que escolheu para "operação" França.
“Nós vamos aproveitar os poucos dias de preparação para formarmos um grupo coeso. Infelizmente, não temos informações relativamente às selecções que vão estar presentes no torneio internacional. Ainda assim, nós vamos trabalhar para fazermos uma boa figura na prova”, disse.
Transições rápidas defesa ataque jogadas de um contra um, um contra dois e um contra três, vão dominar esta manhã a segunda sessão de treinos da Selecção Nacional de sub-23.
Alexandre Jungo, Milton Valente e Eric Amândio constituem os principais rostos da Selecção. Os atletas acima referenciados sagraram-se em 2013, em Antananarivo, capital do Madagáscar, campeões africanos de sub-16,  participaram em 2014 no Campeonato do Mundo de sub-17. Ontem, no primeiro dia de preparação, Alberto de Carvalho “Ginguba” privilegiou os aspectos técnicos e tácticos, ensaiou alguns diagramas defensivos e jogadas de um contra um, e um contra dois.
Para o torneio internacional de França, Alberto de Carvalho “Ginguba” convocou 15 atletas, designadamente, Carlos Cabral, Moussa Kicassa, Gerson Domingos, Alexandre Jungo, Cristiano Xavier, Simão Lutonda, Valdir Victoriano, Joaquim Pedro, Eric Amândio, Cristiano Gomes, Dilson Piedade, Milton Valente, André Domingos, Moisés César e Benvindo Kimbamba.

24 março 2015

ANGOLA : Petrolíferos preparam recepção aos libolenses



Jogo do Petro com o campeão Libolo é a partida de cartaz na segunda ronda do Bic-basket
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Atlético Petróleos de Luanda prepara com todos os cuidados a recepção ao Recreativo do Libolo, com quem jogo esta sexta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em partida de maior cartaz da segunda jornada do Grupo A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol, em seniores masculinos (BIC Basket).
Hoje, Lazare Adingono, vai orientar mais uma sessão de treinos, onde vão ser ensaiadas as estratégias para suplantar os campeões nacionais.
Transições rápidas defesa ataque, circulação da bola em todas as áreas de jogo e lançamentos a curta e longa distância dominaram ontem a primeira sessão da semana.
Os petrolíferos da capital voltam a trabalhar hoje, na correcção dos aspectos técnicos e tácticos. Depois de ter vencido na jornada inaugural, a equipa do Eixo-viário pretendem manter-se na senda das vitórias. Tal como os petrolíferos da capital, os libolenses preparam igualmente o desafio de sexta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
Depois da integração do internacional angolano, Carlos Morais, os campeões nacionais melhoraram significativamente o seu jogo ofensivo. Ainda para o Grupo A, o Atlético Sport Aviação (ASA) defronta a formação do 1º de Agosto, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube recebe a visita do Sporting de Benguela. No Grupo B, a Lusíada mede forças com o Progresso Associação Sambizanga.
M.C

21 março 2015

ANGOLA : Campeão defronta Interclube



Liboleses e polícias têm as atenções do Grupo A do Campeonato Nacional
Fotografia: Mota Ambrósio

Recreativo do Libolo e Grupo Desportivo Interclube defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Dream Space, em Viana, em partida de maior cartaz da primeira jornada do Grupo A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora designado BIC Basket.
Antes da bola ao ar, vai ser rendido um minuto de silêncio em memória das vitimas das enxurradas do Lobito, de acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, proveniente da direcção da Federação Angolana de Basquetebol e assinada pelo seu presidente, Paulo Alexandre Madeira.
Sem Olímpio Cipriano, extremo base, atleta que recupera da intervenção cirúrgica a que foi submetido o ano passado ao joelho esquerdo, os campeões nacionais vão aproveitar o factor casa para somarem o primeiro triunfo no arranque da fase de grupos.
Cipriano constitui, nesta altura, a única preocupação do técnico Norberto Alves, que viu aumentado o seu leque de opções, com a reintegração de Carlos Morais e Braúlio Morais, respectivamente.
Aliás, Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova disputada em Abidjan, capital da Costa do Marfim, acabou por ser decisivo na ponta final da segunda volta da fase regular da 37ª edição do BIC Basket, tendo contribuído em grande medida para o alcance do terceiro lugar.
Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Milton Barros e Benvindo Kimbamba, todos internacionais angolanos, para além do gambiano Moses Sonko são outras unidades em franco crescimento. 
Depois de ter conseguido duas vitórias na fase regular, os libolenses vão procurar esta noite alcançar o terceiro triunfo, na presente época desportiva, onde o grande objectivo passa pela revalidação do título nacional.
Refeitos do desaire na Taça de Angola, onde foram eliminados nos quartos-de-final pelo Atlético Petróleos de Luanda, a turma da Polícia vai agora centralizar as suas atenções no BIC Basket.
Depois de averbarem duas derrotas no primeiro turno da competição, os pupilos de Alberto Babo vão tentar esta noite alcançar a primeira vitória, no sempre difícil Pavilhão do Dream Space.
Osvaldo Vieira e Emanuel António (bases), atletas que brilharam nos quartos-de-final da Taça de Angola, devem fazer parte do “cinco” inicial.
Conscientes das dificuldades que vão encontrar no prélio desta noite, em face do potencial do seu opositor, Alberto Babo vai apostar numa defesa pressionante, no sentido de anular as principais unidades do Recreativo do Libolo.
A equipa adstrita à Polícia Nacional vai explorar o seu jogo exterior, onde Francisco Horácio e Jorge Tati têm mostrado serviço.

 BENGUELA
1º de Agosto e Sporting realizam  jogo de beneficência

A contar para a primeira jornada do Grupo A da 37ª edição do BIC Basket, as formações do 1º de Agosto e do Sporting de Benguela realizam hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão do Sporting, uma partida de beneficência cujas receitas se destinam às vitimas das enxurradas que se abateram sobre aquela parcela do território nacional, que causaram  várias mortes.
O desafio  estava inicialmente marcado para o Pavilhão Victorino Cunha, em Luanda, foi transferido para a cidade das Acácias Rubras, Benguela, a pedido da direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que decidiu juntar-se à corrente solidária que está a ser levada a cabo em quase toda a extensão do território nacional.
Os donativos a serem arrecadados vão ser revertidos aos familiares das vítimas das enxurradas do Lobito.
Vencedor da fase regular, com 35 pontos, a equipa rubro e negra vai seguramente arrancar os dois pontos em disputa, a julgar pela qualidade do seu plantel que é de longe superior aos da equipa de verde e branco da cidade das Acácias Rubras.
Paulo Macedo vai aproveitar a partida de mais logo, para rodar mais uma vez o seu plantel, com  vista os próximos compromissos, com particular realce para as meias-finais da Taça de Angola, em que  vai defrontar o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda.
Ainda hoje, para o Grupo A, os petrolíferos da capital vão medir forças com os aviadores, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, num prélio onde a equipa do Eixo-viário apresenta-se com ligeiro favoritismo, a julgar pela qualidade do  plantel.
Ainda assim, a turma aviadora vai aproveitar o  jogo colectivo que é bastante forte para contrariar a superioridade do Atlético Petróleos de Luanda.
A primeira jornada do Grupo B aberta ontem, fica completa hoje, quando o Progresso Associação Sambizanga e Marinha de Guerra se defrontarem a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois a Cidadela Desportiva.       
M.C

20 março 2015

MOÇAMBIQUE : Ferroviário-Costa do Sol reencontro de “estrelas”

A PENSAREM no título, Ferroviário e Costa do Sol defrontam-se esta noite a partir das 18.00 horas no Pavilhão do Desportivo em jogo da quinta jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores femininos.
Trata-se de um reencontro de algumas das “estrelas” que num passado bem recente defenderam as cores da mesma colectividade. Do lado do Ferroviário estarão jogadoras como Anabela Cossa e Odélia Mafanela, enquanto no Costa do Sol desfilarão Valerdina Manhonga, Kátia Halar, Filomena e Deolinda Ngulela, com a particularidade destas “estrelas” da bola-ao-cesto terem sido campeãs africanas envergando as camisolas do Desportivo e da Liga Desportiva de Maputo. Hoje, a actuarem em clubes rivais, cresce a ansiedade para saber qual delas irá cintilar com maior fervor.
Lançando um olhar mais generalizado, importa realçar que uma vitória do Ferroviário coloca-o numa situação ainda mais privilegiada para atacar o título e, por outro lado, afasta de vez o Costa do Sol dessa corrida.
Amanhã A Politécnica recebe o Maxaquene a partir das 16.20 horas, num embate com condimentos atractivos. É que estarão em campo duas formações de qualidade comprovada.
A UP e o Desportivo jogam às 14.30 horas no Pavilhão da A Politécnica.
Salientar que os seniores masculinos estarão parados este fim-de-semana devido ao facto de a Selecção Nacional estar a participar num torneio na África do Sul.
Classificação actual: Ferroviário (8); A Politécnica (7); Costa do Sol (7), Maxaquene (6), UP (4) e Desportivo (4).

19 março 2015

ANGOLA : Militares solidários



Partida é pontuável para a primeira jornada do Grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção do 1.º de Agosto decidiu juntar-se à corrente solidária em toda a extensão do território nacional, face à catástrofe que se abateu sobre a Província de Benguela, resultante das fortes enxurradas.Depois de ter realizado com sucesso a campanha de angariação de bens para o Centro Nacional de Oncologia em Fevereiro último, o clube militar, através do departamento para o basquetebol, encabeçado por José Moniz, decidiu também associar-se ao movimento solidário.
O desafio referente à primeira jornada do Grupo A da 37.ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, BIC Basket, em que a formação do 1.º de Agosto devia receber este sábado, no Pavilhão Victorino Cunha,  o Sporting de Benguela, foi transferido para a cidade das Acácias Rubras a pedido da equipa militar. As receitas da partida deste sábado entre os verdes-brancos de Benguela e a equipa rubro-negra são destinadas às vitimas das enxurradas.
Depois de ter conquistado de forma meritória a fase regular da 37.ª edição do BIC Basket, com 35 pontos, fruto de 17 triunfos e uma derrota, o técnico Paulo Macedo quer melhorar o desempenho da sua equipa.O base norte-americano Cedrick Ison, que esteve a recuperar da lesão que o afastou por um período de nove meses, pode ser a grande novidade da equipa militar neste começo da fase de grupos. A direcção da equipa rubro-negra deu  entrada do processo de inscrição do norte-americano há cerca de três semanas, aumentando  as opções do técnico Paulo Macedo que está fortemente apostado na conquista do BIC Basket e da Taça de Angola, após fracassar na Liga dos Clubes Campeões Africanos, em Dezembro último.
Fazem parte do Grupo A as seis primeiras classificadas da fase regular da 37.ª edição do BIC Basket, que disputam  entre si, no sistema de todos contra todos a uma volta. A equipa vencedora apura-se para a Fase de Qualificação encabeçando a série A, beneficiando de um ponto de bonificação.Já no Grupo B estão as equipas classificadas do sétimo ao décimo lugar da fase regular. As equipas vão disputar entre si, no sistema de todos contra todos a uma volta, sendo que a  vencedora deste grupo se apura para a Fase de Qualificação.A Fase de Qualificação é disputada em duas séries, A e B. As cinco equipas mais bem classificadas do Grupo A compõem a Série A, que disputam ente si no sistema de todos contra todos a uma volta, qualificando-se para os "play-offs" as quatro primeiras classificadas.

Eliminação
Babo responsabiliza o trio de arbitragem

O técnico do Interclube, Alberto Babo, disse terça-feira última, em Luanda, que a falta anti-desportiva, apitada pelo trio de arbitragem constituído por Fernando Pacheco "Baganha", Wilson Boaventura e Mbunga Pedro, determinou a eliminação da equipa, após consentir uma derrota com o Petro de Luanda, por 76-94.
Falando à imprensa, no final do desafio realizado no Pavilhão Anexo a Cidadela, o treinador acrescentou que a referida falta, assinalada na recta final da partida, quando o seu conjunto estava mais ofensivo em relação ao adversário, baixou o moral do grupo, situação que ajudou os petrolíferos a dilatarem a vantagem.Explicou que o grupo continua  a trabalhar a fim de entrar em boa forma no Campeonato Nacional sénior masculino  BIC Basket.

18 março 2015

ANGOLA : Petro confirma favoritismo



Extremo poste Leonel Paulo esteve igualmente em destaque contribuindo com 17 pontos
Fotografia: Jornal dos Desportos
A equipa sénior masculina do Atlético Petróleos de Luanda confirmou ontem o seu favoritismo, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, ao conseguir o passe de acesso às meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola, mercê do triunfo obtido frente ao Interclube, em partida referente a segunda mão dos quartos-de-final da aludida competição.O base Emanuel Quezada que esteve escondido durante os primeiros 24 minutos, tratou de ofereceu o visto para o grupo disputar as mais-finais da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”.
O dominicano naturalizado norte-americano anotou 20 pontos, contra 21 do Kevin Foster, do Interclube, que foi o cestinha da partida.Inicialmente previsto para o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva às 18h00, a partida foi transferida para o anexo, já que o recinto vai receber as partidas do torneio pré-olímpico de andebol sénior feminino.Tal como se esperava, a formação do Atlético Petróleos de Luanda entrou determinada no desafio, ao contrário do seu opositor que se mostrou algo nervosa, principalmente, nos primeiros três minutos.
Aliás, em desvantagem de seis pontos, fruto da derrota que sofreu no desafio da primeira mão dos quartos-de-final (90-86), a equipa do Eixo-vário assumiu as rédeas da partida.Fruto da marcação que o base Emanuel Quezada tem sofrido, Lazare Adingono colocou mais dois bases, Domingos Bonifácio e Pedro Bastos, facto que causava alguns embaraços a cortina defensiva da equipa adstrita a Polícia Nacional. 
A entrada do minuto cinco no quarto inicial, os polícias conseguiram equilibrar a partida, tendo tomado de assalto a liderança do marcador quando restavam dois minutos e 26 segundos para o termo do primeiro período (19-21).Os petrolíferos da capital melhoraram a sua defesa e conseguiram mostrar superioridade nos minutos finais,  e fixaram o resultado em 30-27.O segundo período começou melhor para os pupilos de Lazare Adingono, que conseguiram um parcial de 7-0 (34-27), quando estavam decorridos dois minutos e 30 segundos.
Ante a ineficácia do jogo ofensivo da turma do Aeroporto, a formação do Atlético Petróleos de Luanda conseguiu nesta etapa a maior diferença pontual (43-36). Neste período, a equipa petrolífera antou 18 pontos, contra 13 do seu opositor, o que perfez 48-40, a favor da equipa caseira.E quando se esperava mais das duas colectividades a entrada do terceiro período, o nervosismo  tomou conta dos jogadores. Em cinco minuto, o Grupo Desportivo Interclube havia anotado apenas um ponto, contra nenhum do seu adversário.O poste Hermenegildo Mbunga tratou de marcar os primeiros dois pontos da sua equipa, quando restavam sete minutos e 56 segundos.
Apesar dos sucessivos erros de parte a parte, o Interclube conseguiu melhorar o seu jogo ofensivo, tendo conseguido uma parcial de 8-3 (51-48), quando restavam quatro minutos e 54 segundos. 63-51, foi o resultado final ao cabo do terceiro quarto, a favor dos petrolíferos da capital.O derradeiro quarto ficou marcado por sucessivos erros da arbitragem de parte a parte, protagonizado por Wilson Boaventura e Mbunga Pedro. Nesta etapa, a equipa do Eixo-viário experimentou algumas dificuldades na pontam final mas, acabou vencendo por 94-76. Na primeira mão, os pupilos de Lazere Adingono perderem por 86-90.
A equipa caseira que sempre teve o controlo das operações, viu-se assustada, quando restavam quatro minutos para o termo da partida já que vencia apenas por três pontos (77-74). Esteve resultava qualificava a equipa adstrita a Policia Nacional.Miguel Kiala (Interclube) foi o rei dos ressaltos, com 13, sendo três ofensivos e dez defensivos.

Mini Basket
Torneio Mário Octávio - decorre sem sobressaltos

O torneio de mini basket denominado “Mário Octávio”, uma organização da direcção do Futebol Clube Vila Clotilde,  prossegue de forma animada em Luanda, com a particiapção das principais equipas.No último fim de semana, para a terceira jornada, a formação do 1º de Agosto em sub-10 derrotou a equipa B do Futebol Clube Vila Clotilde, por 14-4, ao passo que o Futebol Clube Vila Clotilde A despachou o Atlético Petróleos de Luanda, por expressivos 34-9.

Na categoria de sub-12, os petrolíferos da capital venceram a formação do Futebol Clube Vila Clotilde A, por 27-13, o 1º de Agosto venceu o Grupo Desportivo da Banca, por 49-25, o Atlético Petróleos de Luanda A ganhou o Vila A, por 37-19.Entretanto, no sábado dia 21, a competição tem agendada a quarta jornada do torneio de mini basket denominado “Mário Octavio”, que compreende o seguinte cartaz: Na categoria de sub-10, a partir das 8h00, o Vila A defronta a similar do Vila B, ao passo que às 9h30 minutos, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas mede forças com os petrolíferos da capital.

Já na categoria de sub-12, o Futebol Clube Vila Clotilde A e Grupo Desportivo da Banca abrem a ronda quatro,  a partir das 8h45 minutos, o Atlético Petróleos de Luanda defronta o 1º de Agosto, a partir das 10h45 minutos e no encerramento da jornada, o Vila A vai ter pela frente a formação do Vila B.

ficha técnica

Pavilhão Anexo:

Com pouco público
Comissário: Henriques Bastos
Arbitragem: Fernando Pacheco “Baganha”, Mbunga Pedro e Wilson Boaventura
Petro: Pedro Bastos ( 3), Roberto Fortes ( 0), Joaquim Pedro (0 ), Vlademir Ricardino (7 ), Paulo Santana (0 ), Emanuel Quezada ( 20), Leonel Paulo (17 ),  Domingos Bonifácio ( 9), Hermenegildo Mbunga (10 ), João Fernandes (3 ), Jerson Gonçalves (9 ), Janson Cain (16).
Treinador: Lazare Adingono
Interclube: Emanuel António (8 ), Eric Norman (0 ), Francisco Horácio (6), Osvaldo Vieira ( 6), Roming Sambo ( 11), Jorge Tati ( 0), Miguel Kiala ( 6), Abdel Gomes (0 ), Kevin Foster (21 ), Quintrel Thomas (18 ), Fidel Cabita ( 0), Adilson Ramos (0 )
Treinador: Alberto Babo
Marcha do marcador: 
30-27, 48-40, 63-53, 94-76

17 março 2015

ANGOLA : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL: Ferroviário isola-se no comando

O FERROVIÁRIO isolou-se na liderança do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos ao vencer, sábado, o Desportivo, por 72-59, em jogo da sexta jornada.
Com este triunfo os “locomotivas” isolaram-se na liderança, com 12 pontos, deixando os “alvi-negros” para trás, com menos dois pontos.
Na sexta-feira a turma “verde-e-branca” tinha aplicado uma “chapa” 100 ao Aeroporto com um triunfo volumoso por 126-45, enquanto o Desportivo derrotou a UP “B”, por 94-49.
A dupla ronda da bola-ao-cesto acabou sendo pouco proveitosa para o Maxaquene. Desta vez os “tricolores” foram derrotados pela UP “A”, por 73-53. Mais do que o desaire, a margem de 20 pontos não deixa de ser vergonhosa para uma colectividade que almeja o título.
Entretanto, depois de uma quinta jornada má, a equipa “tricolor” levou de vencida A Politécnica, por 66-62, um opositor de menor quilate. O facto é que a derrota do Maxaquene afasta-o praticamente da luta pelo título.
À semelhança do Ferroviário, o Costa do Sol obteve um saldo cem por cento vitorioso com vitórias sobre a UP “B”, por 78-59, e A Politécnica, por 59-49.
Noutra partida a UP “A” bateu Aeroporto, por 63-38.
Em seniores femininos A Politécnica venceu o Costa do Sol, por 70-59, no jogo mais importante da quarta jornada. Para a mesma ronda, o Maxaquene venceu o Desportivo, por 93-33, no “clássico” da ronda.
O Ferroviário, líder da prova, despachou o Desportivo, por 91-36, enquanto A Politécnica arrasou a UP, por 95-38.

ANGOLA: Petro e Interclube decidem meias-finais



Petrolíferos da capital estão obrigados a vencer por mais de seis pontos para garantir continuidade na segunda maior competição nacional
Fotografia: Mota Ambrósio
As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo Interclube decidem hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, a passagem para as meias-finais da 28ª edição da Taça de Angola de basquetebol, em seniores masculinos. Os polícias estão em vantagem, depois de terem vencido os petrolíferos da capital, na primeira mão dos quartos-de-final da competição, por 90-86.

Para anular a vantagem da turma adstrita à Polícia Nacional e assegurar o passe de acesso às meias-finais da segunda maior competição da “bola ao cesto”, a equipa do Eixo-viário precisa de vencer esta noite o seu opositor por mais de seis pontos. Depois de terem proporcionado aos amantes da “bola ao cesto” um grande espectáculo, no prélio da primeira mão, partida disputada no Pavilhão 28 de Fevereiro, “Quartel-General” da equipa da Polícia Nacional, as duas colectividades vão apresentar logo à noite uma grande partida, a julgar pela qualidade dos dois plantéis.
A jogar como equipa visitada e detentora do troféu da Taça de Angola, a formação do Atlético Petróleos de Luanda tem responsabilidades acrescidas.
Nos dias que antecederam a disputa da segunda mão, dos quartos-de-final, Lazare Adingono ensaiou vários diagramas ofensivos e defensivos para suplantar a bem arrumada equipa do Interclube, orientada por Alberto Babo.
Sem qualquer problema clínico, o técnico ao serviço dos petrolíferos da capital vai poder contar com todas as suas principais unidades, com realce para o base Emanuel Quezada, extremo-base Roberto Fortes, poste Hermenegildo Mbunga, extremo-base Pedro Bastos, extremo-poste Leonel Paulo, extremo-poste Janson Cain, para além do base Paulo Santana, que esteve durante muito tempo ausente da equipa, devido a uma lesão.
Face à forte marcação que o base Emanuel Quezada, tem sofrido fundamentalmente quando defronta o grémio da Polícia Nacional, o técnico petrolífero vai colocar mais um base, no caso, Paulo Santana ou Domingos Bonifácio. Por seu turno, a equipa visitante que leva uma vantagem mínima de seis pontos, vai procurar disputar o jogo pelo jogo, o que vai certamente contribuir para um grande espectáculo da “bola ao cesto”.
Aliás, os seis pontos são facilmente superáveis, pelo que, Alberto Babo vai colocar uma equipa que seja capaz de neutralizar as acções ofensivas do adversário, com principal realce para os lançamentos a longa distância, onde Emanuel Quezada tem sido o principal “carrasco” para as defesas contrárias. Tal como no desafio da primeira mão, a partida de mais logo vai ser disputada sob o signo de equilíbrio do primeiro ao último minuto.
O triplista Francisco Horácio tem sido a principal arma da dupla técnica Alberto Babo e Manuel de Sousa Necas. O base Osvaldo Vieira que saiu tocado no desafio da primeira mão dos quartos-de-final está totalmente recuperado e pode fazer parte do “cinco” inicial da turma da Polícia Nacional. O Pavilhão Principal da Cidadela vai registar hoje uma boa moldura humana para testemunhar a partida de maior cartaz da segunda mão dos quartos-de-final da Taça de Angola. Recreativo do Libolo e Progresso Associação Sambizanga já garantiram o passe de acesso às meias-finais.

SUB-23
Operação “França”começa esta manhã

A Selecção Nacional de basquetebol masculina, na categoria de sub-23, começa esta manhã os trabalhos de preparação, com vista a participação no torneio internacional de França, prova a decorrer de 4 a 8 de Abril. Depois da concentração que aconteceu na sexta-feira, com a ausência do seleccionar nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, que apenas no final do dia chegou a Luanda, proveniente do Cuando Cubango, onde encabeça um projecto de massificação da modalidade, os integrantes do combinado nacional vão ter o primeiro contacto com o técnico que deu ao país a melhor classificação a Angola numa fase final de um Campeonato do Mundo (nono lugar no mundial do Japão, em 2016).

De acordo com o seleccionador nacional, nesta primeira semana de preparação, os trabalhos vão incidir  na avaliação da condição física dos pré-seleccionados para além dos indispensáveis exames médicos. “Vamos aprimorar a condição física que é bastante importante para a prestação no torneio de França. Como é evidente, os atletas também vão ser avaliados no Centro de Medicina Desportiva”, asseverou Alberto de Carvalho “Ginguba”.

Para o torneio internacional de França, Alberto de Carvalho “Ginguba” convocou 15 atletas, nomeadamente, Carlos Cabral, Moussa Kicassa, Gerson Domingos, Alexandre Jungo, Cristiano Xavier, Simão Lutonda, Valdir Victoriano, Joaquim Pedro, Eric Amândio, Cristiano Gomes, Dilson Piedade, Milton Valente, André Domingos, Moisés César e Benvindo Kimbamba.
M.C

16 março 2015

ANGOLA : Militares trabalham no Victorino Cunha



Paulo Macedo vai realizar mais uma sessão de treinos, com o pensamento virado para o BIC Basket, cuja fase de grupos arranca já esta sexta-feira.
Fotografia: Dombele Bernardo
A formação do 1º de Agosto realiza hoje, no Pavilhão Victorino Cunha, a última sessão, antes de defrontar amanhã, a partir das 18h00,  no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA), em partida a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da 28ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.

Com o apuramento praticamente assegurado para as meias-finais da segunda maior competição da "bola ao cesto", mercê do triunfo obtido no prélio da primeira mão dos quartos-de-final, sobre a turma aviadora, a quem venceu por uma margem confortável de 18 pontos (106-88), o Clube Central das Forças Armadas Angolanas sob batuta do técnico Paulo Macedo vai realizar mais uma sessão de treinos, com o pensamento virado para o BIC Basket, cuja fase de grupos arranca já esta sexta-feira.
Sem qualquer caso clínico preocupante, Paulo Macedo, auxiliado por Walter Costa, vai dirigir mais uma sessão de treinos, tendo em vista o desafio de amanhã, diante do Atlético Sport Aviação (ASA). As transições rápidas defesa ataque, circulação da bola em todas as aéreas de jogo, lançamento a curta e longa distância vão seguramente marcar o treino de hoje do Clube Central das Forças Armadas Angolanas que está disposto a conquistar o troféu da Taça de Angola.  Entretanto, o extremo base Edmir Lucas está totalmente recuperado e deve constar da lista de convocados para o embate de amanhã. Por seu turno, a formação do Aeroporto ensaia igualmente hoje os argumentos para contrapor à equipa rubra e negra.   
M.C.
Sem praticamente hipóteses de atingir as meias-finais da Taça de Angola, Carlos Dinis vai tentar montar uma equipa que seja capaz de dificultar ao máximo os intentos da equipa militar. Libolo e Progresso já estão qualificadas para as meias-finais.
M.C.

CASTIGO
FAB pune Sporting

 A equipa sénior masculina do Sporting de Benguela sofreu uma multa no valor de 30 mil kwanzas, aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol, em virtude de ter falhado o jogo da primeira mão dos quartos-de-final da 28ª edição da Taça de Angola, em que devia defrontar a formação do Recreativo do Libolo. Para além da multa aplicada à equipa verde e branca das Acácias Rubras, a FAB decidiu aplicar igualmente uma falta de comparência ao grémio de Benguela.
Com esta falta de comparência, a formação do Sporting de Benguela fica afastada dos quartos-de-final da segunda maior competição a nível da "bola ao cesto". Com a desqualificação do representante da província de Benguela, a equipa do Recreativo do Libolo assegurou o passe de acesso às meias-finais da competição.O Progresso Associação do Sambizanga apurou-se para as meias-finais, depois de deixar pelo caminho a equipa do Sporting Petróleos do Bié.
Amanhã, a competição conhece os últimos dois finalistas, quando o Atlético Petróleos de Luanda defrontar o Grupo Desportivo Interclube, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, e o Atlético Sport Aviação (ASA) receber, no Pavilhão Anexo número dois, a equipa do 1º de Agosto. Militares e polícias estão em vantagem na Taça de Angola. O 1º de Agosto bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 106-88, ao passo que Interclube vergou o Atlético Petróleos de Luanda, por 90-86.                      
M.C.

14 março 2015

ANGOLA : Libolo vence Marinha e confirma 3ª posição no BIC Basket

Luanda - A formação do Recreativo do Libolo derrotou esta tarde (sexta-feira), em Luanda, o Desportivo da Marinha, por 75-53, em partida de acerto à nona jornada e que encerrou a fase regular do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol (BIC Basket).

Com esta vitória, numa partida disputada no Pavilhão Victorino Cunha, O Recreativo do Libolo confirmou a terceira posição desta fase, com 31 pontos.
Eis a classificação geral da fase regular:
1. 1º de Agosto - 35 pontos
2. Petro - 33
3. Libolo - 31
4. Interclube - 29
5. ASA - 27
6. Sporting Benguela - 25
7. Lusíada - 23
8. Progresso - 23
9. Vila Clotilde - 23
10. Marinha – 20
A próxima fase, dividida em dois grupos, arranca dia 20 deste mês.
No grupo A farão parte as seis primeiras classificadas da fase regular, enquanto no B estarão os do 7º ao 10º lugares.  
Primeira jornada da fase de grupos
Grupo A
1ºde Agosto – Sporting de Benguela
Petro de Luanda – ASA
Libolo – Interclube
Grupo B
Lusíada – Progresso
Vila Clotilde - Desportivo da Marinha

13 março 2015

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DA CIDADE DE MAPUTO: Liderança em questão na bola-ao-cesto



DESPORTIVO e Ferroviário protagonizam, amanhã, a partir das 17.30 horas, no pavilhão da primeira equipa, o jogo mais atractivo da sexta jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos.
Trata-se de um encontro entre duas equipas que partilham a liderança com oito pontos, fruto de quarto vitórias em tantas partidas efectuadas, pelo que se estará diante das únicas colectividades que ainda não perderam. Espera-se um embate bastante equilibrado, sendo que quem vencer se isola na liderança e ficará desde já em posição privilegiada para atacar o título.
Mas antes de se confrontarem amanhã, Desportivo e Ferroviário recebem, hoje, nos seus redutos UP “B” (20.15 horas) e Aeroporto (19.00 horas), respectivamente, na quinta jornada. Em princípio este será apenas um desafio em que “alvi-negros” e “locomotivas” aproveitarão para aquecer para o duelo de amanhã.
Ainda esta noite, o Maxaquene recebe, às 19.00 horas, a UP “A”, enquanto A Politécnica mede forças, a partir das 20.15 horas, com o Costa do Sol.
Amanhã, os “tricolores”, a fazerem uma campanha abaixo do previsto, recebem, a partir das 16.45 horas, A Politécnica. O Costa do Sol e UP “B” batem-se no pavilhão do Desportivo às 16.00 horas. Uma hora mais tarde, UP “A” e Aeroporto jogam no campo do Ferroviário.
Em seniores femininos, destaque para o embate entre A Politécnica e Costa do Sol. O jogo realiza-se amanhã no pavilhão das “universitárias” a partir das 16.30 horas, e conta para a quarta jornada. As “canarinhas” estão coladas na liderança com o Ferroviário, ambos com seis pontos.
O Ferroviário terá, teoricamente, a tarefa mais acessível, visto que joga com o Desportivo, último classificado. O desafio realiza-se hoje no reduto das “alvi-negra” e inicia às 18.30 horas.
Na quarta ronda, haverá ainda espaço para um “derby” de vizinhos entre Desportivo e Maxaquene a decorrer amanhã às 16:45 horas no pavilhão das “tricolores”.
A Politécnica e UP jogam hoje a partir das 18:30 horas em jogo em atraso da terceira jornada

ANGOLA : Interclube mantém invencibilidade no provincial de Luanda

Luanda - A formação sénior feminina do Interclube venceu na noite de quinta-feira a Universidade Lusíadas por 79-35, e continua invencível no provincial de basquetebol de Luanda, após cinco jornadas.

As polícias, a jogarem em casa (pavilhão 28 de Fevereiro), não deram hipóteses as “estudantes” e ao intervalo venciam por 33-7.
Na outra partida, o 1º de Agosto venceu o Desportivo do Maculusso por 80-49.
O Interclube lidera a competição com 10 pontos, mais um que as “militares” no segundo posto. Maculusso e Lusíadas seguem na terceira e quarta posição com seis e cinco pontos, respectivamente.
Na próxima jornada, segunda-feira, o 1º de Agosto recebe o Interclube, no desafio de cartaz, ao passo que a Lusíadas defronta o Maculusso.

11 março 2015

ANGOLA : Interclube supera Petro



Equilíbrio marcou a partida de ontem que envolveu as equipas do Interclube e Petro de Luanda
Fotografia: AFP
A formação do Grupo Desportivo Interclube venceu ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a equipa do Atlético Petróleos de Luanda, por 90-86, em partida referente à primeira mão da 27ª edição da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, quando ao intervalo se registou uma igualdade a 47 pontos. Com responsabilidade acrescida, por ser o detentor da Taça de Angola, a formação do Atlético Petróleos de Luanda entrou bastante determinada, quer a defender quer a atacar, ao contrário do seu opositor que se mostrava apático, principalmente, nos primeiros dois minutos da etapa inicial.
O extremo-poste Leonel Paulo teve o privilégio de anotar os dois primeiros pontos da equipa petrolífera, depois de ter superado debaixo da tabela o seu principal defensor, Miguel Kiala, por sinal o seu antigo companheiro na formação do Eixo-viário.Miguel Kiala restabeleceu a igualdade a dois pontos, quando restavam dez minutos para o final do quarto inicial. Aliás, as duas equipas apostavam mais no jogo interior, dada a pressão que os atacantes sofriam.
À entrada do minuto três, a turma da Polícia Nacional reencontrou-se e, a partir daí, o equilíbrio passou a prevalecer na partida. Os pupilos de Alberto Babo assumiram a liderança do placard (15-14), quando restavam cinco minutos e 53 segundos para o termo do quarto inicial. Nesta etapa, a equipa do Inteclube conseguiu uma vantagem de seis pontos (26-20), até então a maior diferença pontual.
Pedro Bastos, extremo-base que recentemente se estreou ao serviço da Selecção Nacional no torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, prova disputada em Bulawayo, Zimbabwe, tratou de reduzir a vantagem dos polícias com um lançamento a longa distância.Ao cabo dos primeiros doze minutos, a vantagem era do Grupo Desportivo Interclube (26-23).
No segundo período, as duas equipas entraram determinadas e o equilíbrio voltou a prevalecer na partida. Nos primeiros 24 minutos, houve nada mais, nada menos, do que oito igualdades. (16-16, 28-28, 34-34, 36-36, 41-41, 46-46 e 47-47).Os petrolíferos da capitalconseguiram um parcial de 24-21, o que perfez 47-47, ao cabo dos primeiros 24 minutos.Miguel Kiala, com onze pontos, era o melhor marcador da turma da Polícia Nacional, ao passo que do lado petrolífero, Roberto Fortes destacou-se com 13 pontos. Os polícias conseguiram nos dois primeiros períodos 20 ressaltos, contra apenas dez da formação do Eixo-vário.
Já no lançamentos livres, houve igualmente equilíbrio, com a formação caseira a conseguir 73 por cento (11/15), contra 67 por cento (8/12) da equipa petrolífera. Com o "pequeno" Emanuel António a assumir as acções ofensivas da equipa cadeira, os polícias conseguiram terminar o terceiro período com uma vantagem oito pontos (71-63).A perder por dez pontos de diferença (80-70), a equipa do Eixo-viário acordou apenas nos minutos finais. Jerson Gonçalves, com um lançamento a longa distância, conseguiu reduzir para dois pontos (84-82), facto que obrigou Alberto Babo a solicitar um desconto de tempo.No reatamento, os polícias apareceram determinados e conseguiram vencer a formação do Atlético Petróleos de Luanda, por 90-86.Emanuel Quezada, com 18 pontos, foi o cestinha da partida, ao passo que no Interclube, Miguel Kiala esteve em destaque, com 17 pontos.

Pavilhão: 28 de Fevereiro
Comissário: Nuno Teixeira
Arbitragem: Carlos Júlio,  David Manuel e Francisco Pacheco
INTERCLUBE: Emanuel António (9), Eric Norman (2), Francisco Horácio (2), Osvaldo Vieira (8), Romenig Sambo (4), Jorge Tati (10), Miguel Kiala (17), Abdel Gomes (0), Kevin Foster (12), Quintrel Thomas (12), Fidel Cabita (0), Adilson Ramos (4).
Treinador: Alberto Babo

PETRO DE LUANDA:
Pedro Bastos (11), Roberto Fortes (4), Joaquim Pedro (0), Vlademiro Ricardino (1), Paulo Santana (0), Emanuel Quezada (18), Leonel Paulo (6), Domingos Bonifácio (9), Hermenegildo Mbunga (6), João Fernandes (1), Jerson Gonçalves (8), Janson Cain (12).
Treinador: Lazare Adingono

Marcha do marcador:

 26-23, 47-47, 71-63, 90-86

Taça de Angola  -  Militares confirmam favoritismo
A formação do 1º de Agosto recebeu e venceu ontem de forma categoria, no Pavilhão Victorino Cunha, a equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), por 106-88, em partida referente à primeira mão dos quartos-de-final da 27ª edição da Taça de Angola. Ao intervalo, a equipa militar vencia a turma do Aeroporto por expressivos 61-31.Depois de ter mostrado alguma resistência no quarto inicial, onde saíram a perder por apenas oito pontos (28-20), os pupilos de Carlos Dinis não conseguiram manter o equilíbrio nos quartos subsequentes, onde foram simplesmente vulgarizados (61-31, 89-56, 106-88).
A equipa rubro é negra, que recentemente esteve a estagiar em Cabo Verde, por força da pausa que se regista actualmente no BIC Basket, fez jus ao factor casa, vergando o seu opositor, que esteve muito aquém do seu rendimento.Vencedor da fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, agora designado BIC Basket, com 35 pontos, o Clube Central das Forças Armadas Angolanos não encontrou dificuldades para levar de vencida a formação aviadora.Para além do BIC Basket a equipa Rubro e negra, orientada pelo técnico angolano, Paulo Macedo, está fortemente engajado na conquista da Taça de Angola, troféu que se encontra na galeria dos petrolíferos da capital.Com este resultado, a equipa militar vai seguramente abordar o prélio da segunda mão, marcado para o dia 17 do mês em curso, de forma tranquila, a julgar pela diferença pontual.
Ainda ontem, o Progresso Associação Sambizanga bateu o Sporting do Bié, no terreno deste, por 111-85. As duas equipas voltam a jogar hoje. Entretanto, a partida entre o Recreativo do Libolo e o Sporting de Benguela, marcada para o Pavilhão do Dream Space, em Viana, não se realizou devido a ausência da equipa verde e branca da cidade das Acácias Rubras.

10 março 2015

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO: Ferroviário invicto

O FERROVIÁRIO continua invicto no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo de seniores masculinos depois de ter ganho o Costa do Sol (68-58) e UP “A” (69-45) na terceira e quarta jornadas, respectivamente.
Porém, no jogo de cartaz da ronda, o Desportivo venceu o Maxaquene por 58-49. A equipa “alvi-negra” teve um fim-de-semana proveitoso, visto que aplicou um “chapa cem” ao Aeroporto, vencendo por 121-49 na terceira ronda, na sexta-feira, mesmo dia em que os “tricolores” despacharam a UP “B”, por 91-26.
Noutras partidas, A Politécnica bateu a UP (63-58) e UP “B” (61-29); o Costa do Sol venceu o Aeroporto (96-42).
 “LOCOMOTIVAS” À TODO VAPOR
Em seniores femininos o Ferroviário vai liderando a prova com um registo de quatro vitórias em igual número de jogos efectuados. Desta vez as vítimas foram A Politécnica (57-44) e Maxaquene (67-40). Este triunfo coloca as “locomotivas” em destaque no comando.
O Costa do Sol esteve bem com um duplo triunfo sobre o Desportivo (56-18) e a UP (69-33).
Nesta dupla ronda, o Maxaquene levou de vencida a UP (71-47).

ANGOLA : Inter e Petro defrontam-se para taça

Luanda - A equipa sénior masculina de basquetebol do Interclube recebe esta noite (terça-feira), a partir das 18:00, o Petro de Luanda, no pavilhão 28 de Fevereiro, no jogo de cartaz da primeira "mão" dos quartos-de-final da Taça de Angola.

Para a mesma competição jogam, também hoje, 1º de Agosto-Atlético Sport Aviação (ASA), no pavilhão Victorino Cunha, Recreativo do Libolo-Sporting de Benguela, no pavilhão Dream Space, e Sporting do Bié-Progresso do Sambizanga, no campo dos sportinguistas, devendo todos os encontros iniciarem às 18 horas.
A segunda mão acontece no próximo dia 17, enqunto as meias-finais disputam-se a 31 deste mês e a final a 10 de Abril.
O Petro de Luanda é o detentor do troféu.

07 março 2015

ANGOLA : Formação do Libolo pode desalojar Interclube



Petrolíferos da capital tencionam manter o título da Taça de Angola na sua galeria depois da conquista da Supertaça
Fotografia: Santos Pedro
A formação do Recreativo do Libolo pode desalojar hoje, o Grupo Desportivo Interclube do terceiro lugar da fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol, em seniores masculinos (BIC Basket), caso volte a vencer esta noite,  a equipa do Sporting de Benguela, em partida de acerto de calendário da referida competição.
Os campeões nacionais em título partilham o quarto lugar da 37ª edição do BIC Basket na sua fase regular, com a formação do Atlético Sport Aviação (ASA), ambos com 27 pontos, contra 29 do Grupo Desportivo Interclube, na terceiro posição.
Os libolenses defrontam hoje, a partir das 18h00, a formação dos verdes e brancos de Benguela, depois de os terem vencido ontem, na primeira partida de acerto de calendário.
A segunda vitória consecutiva do Recreativo do Libolo sobre a formação do Sporting de Benguela não deve escapar, a julgar pela superioridade dos campeões nacionais, quer em termos de valores individuais, quer em termos colectivos.
Jogadores como Eduardo Mingas, Milton Barros, Carlos Morais, Braúlio Morais, Valdelício Joaquim, Moses Sonko, Luís Costa entre outros, vão mais uma vez fazer a diferença na partida desta noite.
Depois de ter dado um safanão na crise de maus resultados, a equipa Recreativo do Libolo, campeão africano em título, tem estado a somar vitórias atrás de vitórias. Em 16 partidas disputadas até aqui no BIC Basket, a equipa de Calulo somou 11 triunfos e averbou cinco derrotas.
Tal como no desafio de ontem, a formação do Sporting de Benguela vai procurar esta noite, frente ao Libolo, perder por números expressivos, já que ao cabo do fim da primeira volta da fase regular, o grémio exibe o estatuto de equipa sensação da competição e ocupa actualmente o sexto lugar, com 24 pontos.Entretanto, as duas equipas voltam a defrontarem-se  na próxima terça-feira, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, desta para a primeira mão dos quartos-de-final da Taça de Angola.

O Libolo realiza a sua última partida de acerto de calendário no dia 13 do mês em curso, frente ao Comité Desportivo da Marinha de Guerra. 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda ocupam os dois primeiros lugares da fase regular, com 35 e 33 pontos, respectivamente, seguidos do Libolo e Interclube, ambos com 29 pontos.   Marinha de Guerra é o lanterna vermelha da prova, com apenas 18 pontos.

ANGOLA : Inter derrota 1º de Agosto e lidera provincial



Inter derrota 1º de Agosto e lidera provincial
Fotografia: Paulo Mulaza
O Interclube derrotou quinta-feira, na capital do país, o 1º de Agosto, por 73-70, em jogo da terceira jornada do campeonato provincial de Luanda de basquetebol sénior feminino, disputado no Pavilhão 28 de Fevereiro, no quartel principal dos bombeiros.
As polícias lideram a competição com seis pontos, menos um que as adversárias, que perderam nesta jornada (três), por diferença de três.
Na partida, as militares não deixavam as donas da casa passarem dos dez pontos nos dois primeiros períodos (19-11 e 40-31), resultado que levou as duas agremiações ao intervalo.

No reatamento, apesar da boa vontade da equipa afecta ao Ministério do Interior para  ampliar a diferença no placar, os seus 22 pontos marcados não foram suficientes para travar as agostinas , que conseguiram encestar 14 pontos (62-45).
O interclube, que durante os três períodos teve vantagem de primeiro de oito, segundo de nove e terceiro de 17, no último não conseguiu gerir a vantagem abismal do período.
A equipa liderada por Jaime Covilhã, viu a dificuldade das adversárias em manter a vantagem, pressionou mais e reduziu a diferença para três no resultado final (73-70).
No desafio, a base Italee Lucas foi a melhor marcadora do interclube, com 25 pontos, seguido de Sequoia Holmes (16).
Já no 1º de Agosto, a também base Sarah Ogke foi a melhor cestinha com 14, e sua colega de equipa Rosa Gola, com 13.
Na outra partida do dia, no Pavilhão Vitorino Cunha, o Maculusso venceu a Universidade Lusíada, por dez pontos de diferença (53-43) e assume a terceira posição, com quatro pontos, menos um que o adversário.

Reconhecimento
Técnico Covilhã aponta erros

O Treinador da equipa sénior feminino de basquetebol do 1º de Agosto, Jaime Covilhã, apontou quinta-feira, na capital do país, que houve falhas das suas jogadoras na derrota, por 70-73, diante do Interclube, no jogo da terceira jornada do campeonato província de Luanda da modalidade.
Em declarações à imprensa no final da partida, no Pavilhão 28 de Fevereiro, disse que a defender a equipa deixou o adversário fazer muitos pontos fáceis e ganhar confiança que possibilitou a derrota.
“Ainda não temos a equipa em pleno, temos muito para fazer e vamos trabalhar nisto e acertar o nosso plantel, para chegar ao objectivo que é conquistar todas as competição em que estiver envolvido”, salientou.
Acrescentou que ainda falta muitos jogos no provincial, que a derrota não há-de ser nada, que têm equipa para disputar de igual com qualquer adversário.

O 1º de Agosto tem cinco pontos na segunda posição. O Interclube é o líder com mais um.

06 março 2015

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DA CIDADE DE MAPUTO: Vizinhança à parte vamos acertar as contas!

MAXAQUENE e Desportivo protagonizam hoje, a partir das 20.15 horas, no pavilhão da primeira equipa, o desafio mais convidativo da terceira jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos.
Nos últimos embates, o Desportivo tem sido superior ao vizinho Maxaquene. Mas como não há jogos iguais, os “tricolores” quererão certamente quebrar esse ciclo vencendo e relançando-se na corrida pelo título.
Ainda esta noite, o Ferroviário, líder da prova, recebe às 19.00 horas a UP “A”, enquanto A Politécnica bate-se com UP, no seu campo, à mesma hora, e o Costa do Sol joga no pavilhão do Desportivo a partir das 20.15 horas com o Aeroporto.
Amanhã decorre a quarta jornada, sendo que o jogo de cartaz é o que vai colocar frente-a-frente o Costa do Sol e o Ferroviário. O pavilhão do Desportivo será palco deste encontro agendando para as 17.30 horas. Os “locomotivas” terão de se empenhar na sua plenitude se quiserem sair com os dois pontos.
O Desportivo recebe, às 16.00 horas, a formação do Aeroporto, enquanto o Maxaquene bate-se, em casa, às 18.45 horas, com a UP “B”. Noutra partida do dia, A Politécnica defronta no seu pavilhão, a partir das 17.45 horas, a UP “A”.
Em seniores femininos, a segunda jornada abre com o aliciante Maxaquene-Ferroviário, cujo início esta marcado para as 18.30 horas.
À mesma hora, o Costa do Sol esgrime forças com UP no pavilhão do Desportivo.
Amanhã realiza-se a terceira jornada com a tarde da bola-ao-cesto a ser aberta às 14.30 horas pelas turmas do Desportivo e do Costa do Sol.
 Mas o grande jogo do dia está agendado para as 16.00 horas, quando A Politécnica receber o Ferroviário. Há ainda a salientar o confronto entre o Maxaquene e UP, marcado para o pavilhão das “tricolores” às 17.00 horas.
TREINADORES DE BASQUETEBOL EM PALESTRA
OS treinadores de basquetebol, de diferentes camadas, beneficiam hoje de uma palestra na Universidade Politécnica, em Maputo, com vista a aperfeiçoar os aspectos de treinamento.
A palestra terá como tema “Pensar e Intervir com Um Treinador”, visa igualmente ensinar as formas como um treinador de basquetebol se deve apresentar perante os pupilos, público e na sociedade em geral.
O evento tem início às 17.00 horas, sendo que o término está previsto para as 18.30. A palestra será proferida por Jorge Araújo, um dos docentes daquela universidade, sendo extensiva a demais interessados.

ANGOLA : Equipas acertam pormenores para a Taça

As oitos equipas apuradas para os quartos de final da 27ª edição da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos continuam a acertar os últimos detalhes, visando o jogo da primeira mão, marcado para o próximo dia 10.
O jogo entre as formações seniores masculinas de basquetebol do Grupo Desportivo Interclube e Atlético Petróleos de Luanda, agendado para o dia 10, no Pavilhão 28 de Fevereiro, constitui o destaque dos quartos de final da Taça de Angola.
Liderados pelo seu extremo dominicano Quezada, os petrolíferos (detentores do troféu) têm um plantel renovado que tem sabido impor-se diante dos seus adversários, mas têm tarefa difícil, face à coesão demonstrada pelo Interclube ao longo da temporada.
No Campeonato Nacional, o Atlético Petróleos de Luanda terminou a fase regular no segundo lugar, com 33 pontos e o Interclube foi terceiro com 29,por isso advinha-se um jogo difícil. Noutros jogos da Taça, em simultâneo, o 1º de Agosto recebe no Pavilhão Vitorino Cunha, às 18 horas, o Atlético Sport Aviação (ASA).
Os “militares”, com jogadores experientes como Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio e Regie Moore, têm menos dificuldades para ultrapassar os “aviadores” nesta eliminatória.
A par do 1º de Agosto, o Recreativo do Libolo teve a mesma sorte ao ter que defrontar, no Pavilhão Dream Space, o Sporting de Benguela, equipa considerada de campeonato inferior ao seu, o que faz antever o apuramento da formação do Cuanza Sul para as meias-finais. No Bié, o Sporting local joga diante do Progresso do Sambizanga.
A segunda mão dos quartos de  final da Taça de Angola está marcada para o dia 17 de Março, as meias-finais disputam-se a 31 e a final no dia 10 de Abril.

05 março 2015

CABO VERDE : Fogo quer organizar campeonato nacional sub 16 de basquetebol


Fogo quer organizar campeonato nacional sub 16 de basquetebol

Na ilha do Fogo o basquetebol volta ao activo esta semana com o arranque do torneio de abertura. Para esta nova época a grande aposta da Associação Regional de Basquetebol do Fogo (ARBF) é a realização do campeonato nacional sub-16 na ilha, uma pretensão que já foi comunicada à Federação. Mas a iniciativa só poderá avançar se forem cumpridas certas condições, sobretudo se a Câmara Municipal de São Filipe fizer obras de requalificação do polidesportivo Simão Mendes, diz o presidente da ARBF, João Correia. 

O basquetebol foguense é cada vez mais competitivo e, por arrastamento, um viveiro de novos talentos – fruto do investimento que a ARBF fez em escolas de iniciação à modalidade. Para potenciar ainda mais estes talentos que estão a emergir, a associação quer pela primeira vez este ano acolher o campeonato nacional sub-16. Uma ambição que já foi comunicada à Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol e também às três câmaras municipais do Fogo, informa o presidente da ARBF. 
João Correia espera contar com a parceria de instituições, casas comerciais e principalmente da Câmara Municipal de São Filipe, gestora do polidesportivo Simão Mendes, a mais importante infra-estrutura desportiva da ilha virada para o basquetebol. O problema é que o polidesportivo está a pedir obras. “Há fissuras que continuam a abrir a cada dia, paredes cravadas de fendas e bancadas que não propiciam as mínimas condições nem para os jogadores nem para os espectadores”, diz o presidente da ARBF. 
Para garantir mais qualidade ao basquetebol praticado, a associação vai, na época que se avizinha, apostar na formação de árbitros, treinadores e oficiais de mesa. Também será preciso adquirir tabelas electrónicas, uma das exigências da Federação para que as associações regionais possam acolher provas nacionais. Entretanto, as equipas da ilha já treinam para a nova época. O campeonato regional, que arranca após o torneio de abertura, será disputado segundo o sistema “todos contra todos”.
Atlântico, Atlético dos Mosteiros, Spartak e Liceu de Ponta Verde são as equipas inscritas. As duas melhores classificadas vão a uma final de três jogos. A que vencer a maioria das partidas (duas) é declarada campeã regional da época 2014-2015, com direito a representar a ilha no campeonato nacional. Do calendário da nova época, também faz parte a Taça dos municípios de São Filipe e dos Mosteiros.

ANGOLA : Petrolíferos da capital superam militares



Os Denver Nuggets despediram o treinador Brian Shaw depois da sexta derrota consecutiva e da queda para o antepenúltimo lugar da Conferência Oeste da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), anunciou esta terça-feira a equipa. Esta época, os Nuggets so
Fotografia: Santos Pedro
Apesar de ter ocupado a segunda posição da fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, com 33 pontos, contra 35 do arqui-rival, 1º de Agosto, em primeiro lugar, a formação do Atlético Petróleos de Luanda marcou 1707 pontos, contra 1706 do Clube 1º de Agosto.
Se do ponto de vista ofensivo a equipa do Eixo-viário superou o seu arqui-rival, que anotou  1707 pontos, o que representa uma média de 94,8 por cada partida, contra 1706 pontos, que  fixou a média 94,7 por cada desafio, o mesmo já não se pode dizer em termos defensivos. A equipa militar do Rio Seco tem nesta altura a melhor defesa do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”.
Em 18 partidas, os pupilos de Paulo Macedo sofreram 1192 pontos, que  perfaz uma média de 62,7 pontos sofridos por cada desafio. Já os petrolíferos da capital, orientados pelo camaronês Lazaré Adingono, sofreram 1404 pontos, em 18 jogos, o que representa uma média de 78 pontos por cada encontro. 
Por seu lado, o Recreativo do Libolo, actual campeã nacional em título, quinto classificado do BIC Basket, com 25 pontos, menos três partidas, marcou 1358 pontos e sofreu 1229.  Para igualar os dois primeiros classificados (1º de Agosto e Petro), os libolenses têm de marcar 348 e 349 pontos respectivamente, nas três partidas que restam disputar para encerrar a fase  regular, o que representava uma média de 116 pontos por cada encontro.
O Grupo Desportivo Interclube, actual terceiro classificado, anotou 1560 pontos e sofreu 1378, que representa uma média de 86,6 e 76,5 pontos por cada partida.
M.C