Com um primeiro quarto desastroso, o 1º de Agosto não conseguiu revalidar a Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, ao perder, ontem, na final, no Pavilhão do Bouazzaoui, frente ao Etoile Sportive da Tunísia, por 60-82, competição que decorreu de 12 a 21 do mês em curso, na região de Salé, Marrocos.
A forma apática com que o Clube Central das Forças Armadas Angolanas entrou no quarto inicial contribuiu para que a formação tunisina se galvanizasse e abrisse um parcial de 7-0, a 8min15s. Os tunisinos praticam um bom basquetebol.
Com o seu quinteto de luxo constituído por Miguel Lutonda, Carlos Morais, Armando Costa, Joaquim Gomes “Kikas” e Reggie Moore, a equipa militar só conseguiu reagir à entrada do minuto três, por intermédio do norte-americano, Moore, ao marcar os dois primeiros pontos da equipa (7-2).
Superiores em termos de altura, os tunisinos “obrigaram” a equipa militar a jogar distante da sua área restritiva.Dado a ineficácia nos lançamentos a longa distância por banda do 1º de Agosto, o Etoile Sportive terminou o primeiro quarto com uma vantagem de seis pontos (22-16).
No segundo período, a equipa militar melhorou significativamente a sua defesa, apesar de ter perdido por um parcial de 18-16, o que perfez 40-32, ao cabo dos primeiros 24 minutos. Com Carlos Almeida a levar a sua formação às costas, a formação rubro e negra conseguiu reduziu a desvantagem para dois pontos (47-45) a três minutos do terceiro quarto, período em que normalmente a equipa militar costumava explanar a qualidade do seu basquetebol.
Os tunisinos eficazes nos lançamentos a longa distância esticaram para sete pontos ao fim do terceiro período (57-50).No quarto derradeiro, a formação Etoile Sportive da Tunísia, depois de alcançar uma vantagem de 20 pontos, limitou-se a gerir o marcador ante um 1º de Agosto, cujas estrelas estavam completamente ofuscadas.
Mário Correia, com 22 pontos, foi a única unidade que se destacou no conjunto angolano, sendo por isso, o cestinha do desafio.Nos lançamentos de dois pontos, a formação da Tunísia conseguiu 67 por cento (18/27), contra 40 por cento (10/25) da equipa militar. Nos lances livres, a equipa rubro e negra conseguiu 76 por cento (13/17), contra 68 por cento (19/28) do seu opositor. Nos ressaltos, os militares foram superiores com 34, contra 33 dos tunisinos. O trio de arbitragem liderado pelo marroquino Chlif, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final. Depois da selecção da Tunísia ter retirado o título africano da sua similar de Angola, ontem, foi a vez do Etoile Sportive “roubar” o título ao 1º de Agosto.
Ficha Técnica
Pavilhão Bouazaoui: cerca de cinco mil adeptos
Arbitragem: Chlif (Marrocos), Baaza (Burundi) e Code (Guiné equatorial)
1º De Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (0), hermenegildo Santos (0), Mário Correia (22), Reggie Moore (16), felizardo Ambrósio (1), Joaquim Gomes “Kikas” (4), Islando manuel (0), Domingos Bonifácio (3), Carlos Almeida (11), Miguel Lutonda (1), Leonel Paulo (2).
Treinador: Mário Palma.
Eoile: Mestini (0), Kemp (17), Naddari (8), Braah (0), Mouhli (11), Ben Romdhane (21), El Bekri (0), Slirmene (16), Maoua (0), Toumi (4), Ljuca (5)
Treinador: Dragan Petricevic
Marcha do marcador: 22-16, 40-32, 57-50, 82-60
Desalento no seio militar
Após o apito final, a tristeza invadia o banco militar, onde Mário Palma, técnico que contratado pela direcção 1º de Agosto para a época desportiva 2011/2012, era o mais inconformado com o desfecho da partida, como de resto a foto ilustra.
Paulo Macedo, técnico que durante a competição tinha a responsabilidade de falar à comunicação social, recusou-se a prestar declarações, alegando que nas derrotas o técnico luso-guineense, Mário Palma, “é que fala a comunicação social.
Ben Romdhane eleito MVP
O poste tunisino, Ben Romdhane, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, prova que ontem encerrou na região de Salé, Marrocos.Ben Romdhane foi o melhor marcador da sua formação, com 21 pontos, seguido do seu companheiro de equipa, Kemp, que anotou 17 pontos.
Outra peça Carlos Morais melhor triplista
O internacional angolano, Carlos Morais, arrebatou o troféu de melhor triplista da 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos.Apesar de não ter carregado a sua equipa para disputar a final, o extremo-base foi preponderante para equipa petrolífera fundamentalmente nos lançamentos a longa distância.
Outra peça Arbitragem coloca Petro em quarto lugar
O Petro de Luanda quedou-se em quarto lugar da 26ª da Liga dos Clubes Campeões Africanos, ao perder ontem com AS Salé de Marrocos, por 75-80, numa partida onde o trio de arbitragem constituída por Mossaoui (Argélia), Waeel (Egipto), e Maiga (Mali) prejudicou claramente o combinado angolano.Os petrolíferos da capital venceram os primeiros dois períodos, por 24-23 e 48-37.
Nos quartos subsequentes, o Petro viu-se incapacidade de manter a vantagem no marcador, ante a pressão do trio de arbitragem, que à entrada do quarto período já havia assinalado 24 faltas à equipa angolana contra dez do seu adversário, perdendo o desafio por 75-80.Os campeões nacionais terminaram o jogo com 32 faltas, contra 16 do seu opositor.Carlos Morais, ele que foi desqualificado, foi o melhor marcador, com 16 pontos, ao passo que Mesbahi do AS Salé, foi o cestinha da partida, com 23 pontos. MC
Palmarés
Ano País Ouro Prata
1972--------------RCA---------Res Star da RCA-----.---.Stade Malien do Mali
1973----------Cairo (Egipto)-----Hit Trésor da RCA-----Dial Diop do Senegal
1975----------Cairo (Egipto)-----Asfa do Senegal---------Zamalek do Egipto
1976-----------RCA----------------Hit Trésor da RCA-----Zamalek do Egipto
1979-----------RCA-----------------Asfa do Senegal---------Camair dos Camarões
1981-----------Mali----------------Asfa do Senegal----------Asec Mimosas Côte d`Ivoire
1983-----------Senegal-------------As Police do Senegal-----Asfa do Senegal
1985-----------Moçambique-------Maxaquene de Maputo----As Police do Senegal
1987--------Alexandria(Egipto)----Ittihad do Egipto------------1º de Agosto de Angola
1989--------Abidjan (Côte d`Ivoire)---Asec Mimosas------------Stade de Malien
1991---------Senegal---------------Jeanne D`arc do Senegal-----O.N.C.P.B dos Camarões
1992------Cairo (Egipto)--------------Zamalek do Egipto----------Jaenne D`arc do Senegal
1994------Cairo (Egipto)--------------Gezira Sc do Egipto-------------Petro de Luanda
1996-----Alexandria (Egipto)---------Gezira Sc do Egipto-------------U.R.C do Egipto
1998------Marrocos-----------------------Mas de Fes de Marrocos------Zamalek do Egipto
1999-------Cairo (Egipto)----------------Al Ahly do Egipto--------------Petro de Luanda
2000------Côte d`Ivoire-------------------Asec Mimosas-----------------Petro de Luanda
2002------Angola------------------------1º de Agosto------------------Asec Mimosas
2004--------Egipto-----------------------1º de Agosto------------------ABA da Côte d`Ivoire
2005-------Côte d`Ivoire----------------ABC da Côte d`Ivoire---------Interclube de Angola
2006--------Nigéria-----------------------Petro de Luanda----------------1º de Agosto
2007--------Angola-----------------------1º de Agosto-------------------Petro de Luanda
2008--------Sousse (Tunísia)------------1º de Agosto---------------Étoile Sahel da Tunísia
2009--------Kigali (Rwanda)------------1º de Agosto---------------Petro de Luanda
2010--------Cotonou (Benin)------------1º de Agosto....................Condor dos Camarões
2011...........Salé (Marrocos)................Etoile da Tunísia..............1º de Agosto
Recreativo do Libolo falha objectivo
Apesar de ter ocupado o sétimo lugar na 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos da Basquetebol em seniores masculinos, na sua primeira participação, prova que encerrou ontem, o desempenho do grémio de Calulo ficou muito aquém do esperado, de acordo com Raul Duarte, técnico principal do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.Segundo Raul Duarte, a equipa técnica e a direcção do clube, liderado por Rui Campos, haviam preconizado como meta estar entre os quatro primeiros lugares, na competição que testemunhou o baptismo da formação calulense.
Após o triunfo frente ao Union Bank da Nigéria, por expressivos 95-57, para as classificativas do sétimo lugar, Raul Duarte, na qualidade de comandante do Recreativo do Libolo, assumiu o fracasso da sua equipa, tendo prometido uma equipa mais competitiva para as provas que se seguem nomeadamente, o Campeonato Nacional, vulgo BAI Basket, Taça de Angola, e a Supertaça Compal.“Não é certamente a classificação que nós queríamos, porque o objectivo que traçamos para esta competição era chegar às meias-finais. O cruzamento ditou que nos quartos-de-final nos calhasse o Petro.
Não fizemos um mau jogo contra o Petro de Luanda, porque sabemos quais são os nossos pontos fortes e como é evidente as nossas limitações”, afirmou Raul Duarte, que se mostrou mais “frustrante” ainda com a derrota frente o BC Mazembe da República Democrática do Congo, para as classificativas do quinto e sexto lugares.“Ontem (anteontem) foi um desastre o jogo contra o Mazembe, não podemos estar contente de forma alguma com aquilo que se passou. Se calhar hoje (ontem), foi um resposta dos jogodores ao descontentamento que nós ontem (anteontem) demonstramos claramente. Não poderia ter acontecido aquilo, não tivemos bem no jogo, se calhar o reflexo de não termos chegado às meias-finais mas, o desalento não se mostra com o baixar dos braços”.
Terminada que está a Liga dos Clubes Campeões Africanos, a equipa técnica vai conceder um período de férias aos jogadores, devido a quadra festiva, devendo os trabalhos reatarem no dia 27 do mês em curso, visando as próximas competições (BAI basket, Taça de Angola e Supertaça Compal).Ao finalizar, Raul Duarte, prometeu trabalhar arduamente para colocar os seus jogadores em forma designadamente Edson Ndoniema, que se diga, passou ao lado da prova, Mayzer Alexandre, a contas com uma lesão, entre outros atletas.
Quem também partilhou com a opinião do técnico relativamente a prestação da equipa, foi o director para o basquetebol do grémio de Calulo, Nelson Oliveira.“O sétimo lugar não estava nas nossas previsões. O quarto lugar seria talvez o lugar mais confortável”, lamentou o dirigente.Nelson Oliveira disse por outro lado, que o sonho da construção de um Pavilhão na Vila de Calulo mantém-se de pé. Aquele dirigente agradeceu ainda o empenho do presidente de direcção, Rui Campos, que tudo fez para colocar a equipa a competir na 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos
Cipriano MVP dos libolenses
O internacional angolano, Olímpio Cipriano, atleta que falhou a última edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, prova disputada em Antananarivo, Madagáscar, foi uma das unidades que mais se destacou no Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.Em sete partidas realizadas, o extremo base, anotou 123 pontos, sendo por isso, o MVP (Jogador Mais Valioso) do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, equipa que fez a sua estreia na Liga dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”.
Quem também esteve em evidência foi o norte-americano Tomimie Eddie, poste, que se juntou ao grupo uma semana antes do início da fase final da Liga.Eddie foi preponderante no triunfo frente ao Union Bank da Nigéria, com 30 pontos, em 32 minutos e 22 segundos, contra 26 do Olímpio Cipriano, em 24 minutos e 14 segundos.
Embaixadores angolanos regressam amanhã ao país
Os três embaixadores angolanos que disputaram a 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, que teve como palco a região de Salé, Marrocos, regressam amanhã, sexta-feira, a capital do país, Luanda.As formações do Petro de Luanda, 1º de Agosto e Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul deixam está noite o Reino de Marrocos, devendo escalar o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro à madrugada. MC
BC Mazembe conquista quinto lugar
Depois de ter batido o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul na véspera, ontem, o BC Mazembe da República Democrática do Congo derrotou, no Pavilhão Bouazzaoui, CR Ahloceima de Marrocos, por 79-66, e conquistou o quinto lugar da 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”.
Os vizinhos do Congo Democrático depois de estarem a perder durante os primeiros 24 minutos, conseguiram mudar o rumo dos acontecimentos nos períodos subsequentes, tendo fixado o resultado final em 79-66.Kambuti, Asani e Buzangu foram os destaques na formação do Mazembe, com 22, 21 e 18 pontos marcados respectivamente.Do lado marroquino, Makhoukh, com 21 pontos, foi o melhor marcador do grémio da casa. MC
Classificação fina
1º Etoile da Tunísia
2º 1º de Agosto
3º ASS Marrocos
4º Petro de Luanda
5º BC Mazembe da RDC
6º CR Alhoceima de Marrocos
7º Recreativo do Libolo
8º Union Bak da Nigéria
9º Al Ahly da Líba
10º Urunani do Burundi
11º Royal Hoopers da Nigéria
12º Malabo Kings da Guiné Equatorial
Idelfonso regressa às competições africanas
Idelfonfo Kiteculo, atleta que tinha sido suspenso de todas as competições africanas pela Fiba-Afrique, organismo que tutela a modalidade no continente berço, devido a questões administrativas, regressou a elite do basquetebol africano pelas “mãos” do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul Apesar de não ter realizado uma prova por aí além, o jovem angolano garantiu a comunicação social que tudo fará para melhorar o seu desempenho na equipa, tendo vista as provas que se avizinham. MC