Africa Basquetebol

27 maio 2010

ANGOLA : Armando Costa vai falhar Mundial

O internacional angolano, Armando Costa, segue viagem hoje, quarta-feira, ao princípio da noite, para Lisboa, Portugal, onde será submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, segundo fez saber o director para o basquetebol do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), Sílvio Lemos.

De 26 anos de idade, 1, 92 centímetros, 80kg, o base da Selecção Nacional e do 1º de Agosto que contraiu a sua lesão a quando da disputa da final da Taça de Angola, ficará afastado das quadras por um período de quatro a seis meses, e falha deste modo, o Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro na Turquia.

"Como é do domínio público, o Armando Costa encontra-se lesionado e hoje mesmo segue viagem para Lisboa, Portugal, onde serão feitos os exames complementares a fim de ser operado aos ligamentos cruzados.E segundo as informações que temos da nossa equipa médica, o atleta estará afastado das quadras por um período de quatro a seis meses", asseverou o director para basquetebol da equipa Rubro e Negra.

Aquele responsável lamentou por outro lado, a facto de não poder contar com o atleta para a parte final do Campeonato Nacional da modalidade, agora denominado BAI Basket, depois de terem perdido a Taça de Angola a favor do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul.

"É sem sombras de dúvidas uma grande baixa para nós.O nosso plantel tem sido assolado por onda de doenças e lesões e infelizmente perdemos o contributo de Armando Costa para o resto da temporada. A posição um fica de algum modo fragilizado", reconheceu o director para o basquetebol do clube militar.

Entretanto, apesar da onda de lesões e doenças que afectam o plantel, Sílvio Lemos afirmou que os objectivos para a presente temporada se mantêm."Os nossos objectivos mantêm-se. Já perdemos a Taça de Angola, agora só nos resta lutar para reconquistar o título de campeão nacional.Temos um plantel de 14 atletas e todos estão em condições de jogar e arrebatarem o troféu”.

Atleta acredita na recuperação

Armando Costa, base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos mostrou-se confiante na sua recuperação a fim de disputar o Campeonato do Mundo da modalidade, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, na Turquia.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, antes de embarcar para Lisboa, o internacional afirmou que os exames realizados até aqui ainda não são conclusivos, pelo que, está esperançado na sua recuperação atempada a fim de disputar o mundial da Turquia, por um lado, por outro, mostrou-se triste pelo facto de não poder dar o seu contributo à equipa nesta ponta final do campeonato nacional.

"É uma situação que me entristece porque como profissional que sou gostaria de dar o meu contributo à equipa até ao final da época. Infelizmente estou confrontado com esta triste realidade.Os exames que já realizei não são conclusivos quanto ao tempo que ficarei afastado das quadras se for obviamente operado.

Portanto, estou esperançado que as coisas possam correr bem e estar apto para disputar o Campeonato do Mundo da Turquia", disse o jovem atleta que se estreou na Selecção Nacional em 2005, no Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto", vulgo Afrobasket, disputado em Argel, Argélia.

Depois seguiu-se as participações nos africanos de 2007, disputado em Angola, e 2009, na Líbia.Com a saída de Miguel Timóteo Pontes, Armando Costa passou a ser o base principal da Selecção Nacional.Angola está inserida no Grupo A do mundial juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Jordânia, Argentina, Alemanha e Austrália.

FAB quer jogador
no mundial

O Chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), António Celestino Sofrimento Manuel, espera que o internacional angolano, Armando Costa, recupere a tempo a fim de disputar o Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculinos marcado para Turquia.

"O Armando Costa é um atleta imprescindível para a nossa selecção e para o próprio 1º de Agosto.O nosso desejo é que ele recupere rapidamente a fim de disputar o Campeonato do Mundo.A FAB tem estado acompanhar o atleta e ontem mesmo fiquei a saber que amanhã (hoje) segue viagem para Lisboa, Portugal, onde será submetido a uma intervenção cirúrgica", disse o executivo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

"Nacionais" de juniores
faz disputar meias-finais


1º de Agosto- Atlético Petróleos de Luanda e Futebol Clube Vila Clotilde-Grupo Desportivo Interclube em masculinos são as partida agendadas para hoje, referente às meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol em juniores.

Os vencedores disputarão a final amanhã, no Pavilhão Anexo da Cidadela desportiva, em Luanda, ao passo que os vencidos vão bater-se igualmente amanhã, no mesmo recinto, para as classificativas do terceiro e quarto lugares respectivamente.