ANGOLA : Stankovic/Veteranos na origem de vitória alargada sobre Venezuela
Miguel Lutonda, um dos veteranos da seleção nacional |
Luanda, 29/07 - Cinco lançamentos triplos de Miguel Lutonda e Víctor Carvalho, só no terceiro período, permitiram hoje à selecção nacional embalar para um triunfo folgado sobe a Venezuela, por 94-54, na segunda ronda da taça Stankovic em basquetebol, que decorre em Guangzhou na China.
Depois de uma primeira parte com apenas nove pontos de vantagem (43-34), o seleccionador Alberto de Carvalho "Ginguba" lançou pela primeira vez o base Miguel lutonda, 35 anos, no início do terceiro quarto, e este respondeu com três lançamentos triplos - os nove pontos que marcou nos 13 minutos que este em campo. Na mesma etapa da partida, Victor Carvalho, 38 anos, capitão e o mais veterano da equipa, contribuiu com dois "triplos".
Esta prestação, bem acompanhada pelos outros colegas, permitiu alargar a diferença de nove para 25 pontos no fim do terceiro período (70-45).
O extremo-poste Eduardo Mingas foi o "cestinha" da partida com 13 pontos e seis ressaltos em 20 minutos de jogo. O "rei" das tabelas foi Gomes Kikas, com 11 ressaltos e oito pontos, em 24 minutos.
Carlos Almeida (12 pts), Olímpio Cipriano (12 pts) e Carlos Morais (5 assists e 8 pts) e Armando Costa, que hoje apareceu a titular (6 pts, 3 ass, 3 rst), também se destacaram num conjunto em que se estreou a jogar Wlademiro Ricardino (11 minutos, dois pontos e duas assistências).
Do plantel à disposição de Ginguba, apenas não jogaram ainda os extremos José Nascimento e Luis costa. Hoje o técnico dos octocampeoes africanos formou a equipa inicial com Armando Costa, Morais, Cipriamo, Gomes Kikas e Mingas.
A marcha do marcador indica um crescendo da capacidade concretizadora e defensiva dos angolanos nos resultados parciais: 20-19; 43-34; 23-15; 27-11, 24-9.
Esta foi a segunda vitória da selecção nacional. Sábado, na estreia, venceu a Nova Zelândia por 67-55.
O próximo encontro dos campeões africanos, segundo o calendário disponível no site oficial da prova, será às 12h30 (hora de Angola) de terça-feira contra a formação da casa em Macau, para onde se deslocam hoje as selecções, beneficiando de um repouso segunda-feira.
Angola aproveita a Taça Sankovic, prova que reune os campeões continentais, para preparar o campeonato Africano (15-25 de Agosto no país) qualificativo para os jogos olímpicos de 2008.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home