Africa Basquetebol

18 setembro 2008

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL - Gigantes entram em cena!

AÍ está a “fina-flor” da nossa bola-ao-cesto! Os gigantes vão entrar em cena e as estrelas passear a sua classe, numa maratona que se perspectiva bastante interessante e realmente devolva à modalidade a alegria e a competitividade que lhe são peculiares, sobretudo em relação aos seniores masculinos, que nos últimos anos se tinham deixado ultrapassar pela classe feminina, do ponto de vista de espectacularidade, de emoção e de jogo em si. Pois, é disto que se espera da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, que amanhã começa a ser disputado nas duas cidades mais importantes do país, designadamente Maputo e Beira, com partidas que desde já encerram uma invulgar expectativa em seu redor.
Maputo, Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2008:: Notícias


Depois do adiamento que se verificou semana passada, devido a divergências de natureza organizativa, nomeadamente a questão da colocação das placas publicitárias do patrocinador oficial da prova, a Vodacom, e da empresa concorrente, que praticamente enche todos os campos seleccionados para albergar os jogos, estão agora criadas as condições para o arranque efectivo da Liga, para gáudio tanto dos jogadores e treinadores como para o público, que não via a hora de regressar ao convívio com os nossos gigantes.

Oito formações partem em igualdade de circunstâncias para tentar chegar ao ceptro, embora se saiba que ainda não é desta fase que sairá o campeão, pois seguir-se-ão os “play-off”, primeiro, entre os quatro primeiros classificados da etapa nacional e depois envolvendo os dois melhores conjuntos. Pela cidade de Maputo tomam parte no evento o Ferroviário, Maxaquene, Desportivo e Costa do Sol; por Sofala, Ferroviário e Desportivo da Beira; por Manica, Sport Clube de Chimoio; e por Zambézia, A Politécnica de Quelimane.
Para agilizar esta etapa inicial, a comissão instaladora da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, encabeçada por José Ferrete, ex-árbitro internacional e hoje comissário da FIBA-África, preferiu fazer um agrupamento nas duas primeiras jornadas, isto é, realizar em Maputo os jogos entre as equipas desta cidade e, no Chiveve, as turmas locais, de Chimoio e de Quelimane.
JOGOS ALICIANTES

Deste modo, amanhã, depois da cerimónia de abertura, que se espera presidida pelo Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, o pavilhão do Estrela Vermelha irá conhecer uma noite verdadeiramente alucinante, com o frente-a-frente entre candidatos ao título. Às 18.00 horas, estarão em campo Costa do Sol e Maxaquene, duas formações que conheceram níveis distintos na fase anterior da prova, a regional, pois, enquanto os “canarinhos” se apresentaram bastante fortes e animados para a regularidade necessária para uma competição desta natureza, o time orientado por Horácio Martins revelou um incompreensível e comprometedor abaixamento de forma, depois de uma caminhada em grande no campeonato da cidade.

Desportivo-Ferroviário é o desafio que se seguirá, pelas 20.30 horas. Os “alvi-negros” contrastaram com os seus vizinhos: intranquilos na prova citadina e subida em flecha na fase regional. Já os “locomotivas”, esses, em todos os momentos vincaram a sua supremacia, com uma equipa bastante adulta, altamente competitiva e eficiente, factos que vão deixando sossegado o técnico Carlos Alberto Niquice (Bitcho) em relação à conquista do título.

Entretanto, de permeio, no mês de Outubro, o Ferroviário viajará para Zâmbia, palco da fase zonal de apuramento para a Taça dos Campeões de África, situação que obrigou os organizadores a efectuar alguns arranjos no calendário da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom.

No pavilhão dos Desportos da Beira, o Ferroviário local, o “outsider” candidato ao título, enfrenta às 18.00 horas o Sport Clube de Chimoio, um time que vai ganhando experiência e que pode vir a surpreender. Noutro desafio, a partir das 20.30, o Desportivo, que no Chiveve discute a hegemonia com os “locomotivas”, joga com A Politécnica de Quelimane, que conseguiu reunir um conjunto de estudantes daquele estabelecimento de ensino superior.
Recorde-se que a fase nacional da Liga Vodacom será disputada no sistema clássico de todos contra todos, em duas voltas.


CALENDÁRIO DE JOGOS

AMANHÃ

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Costa do Sol-Maxaquene
20.30 – Desportivo-Ferroviário

Pavilhão dos Desportos da Beira
18.00 – Fer. Beira-Sport Clube
20.30 – Desp. Beira-A Politécnica

SÁBADO

Pavilhão do Estrela Vermelha
17.00 – Maxaquene-Desportivo
19.30 – Ferroviário-Costa do Sol

Pavilhão dos Desportos da Beira
17.00 – Desp. Beira-Sport Club
19.30 – Fer. Beira-A Politécnica