Africa Basquetebol

05 agosto 2008

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Masculinos: “Tricolores” chegam à centena

CONTINUA a senda vitoriosa do Maxaquene no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos. Numa segunda volta verdadeiramente estupenda, os “tricolores” chegaram à centena de pontos na jornada de sábado, derrotando o Eagles de Hulene pela marca de 100-30, uma diferença de 70 pontos que efectivamente espelha a grande diferença competitiva entre os dois contendores e, acima de tudo, as ambições que perseguem na prova. Em face deste resultado, a formação treinada por Horácio Martins passou ao comando provisório do campeonato, beneficiando do facto de o Ferroviário não ter efectuado o seu embate diante da Académica, devido à falta de comparência dos árbitros, uma situação bastante caricata para uma prova desta envergadura e na qual se encontram envolvidas as melhores equipas do país.

Outro facto relevante na jornada prende-se com mais uma derrota do Desportivo, desta feita perante o Costa do Sol, por 10 pontos (45-59), um facto que lança os “canarinhos” para a terceira posição e com possibilidades de, doravante, discutirem o título. Também a Real Sociedade esteve bem, triunfando diante do Aeroporto por 47-29.

Na classificação, Maxaquene soma 28 pontos, seguido do Ferroviário 27, Costa do Sol e Desportivo 26 cada, Académica e Real Sociedade 22 cada, Conseng 19, Eagles 17, Bela Rosa e Aeroporto 16 cada.

A próxima jornada, sétima, tem como aliciante o Ferroviário-Desportivo, completando-se com os desafios Bela Rosa-Aeroporto, Real Sociedade-Maxaquene, Académica-Eagles e Costa do Sol-Conseng.

TAÇA MAPUTO

Na Taça Maputo, em seniores femininos, o grande destaque da segunda jornada da segunda volta vai para a vitória do Ferroviário diante da Apolitécnica por 59-55, numa ronda em que o Desportivo “humilhou” a Académica por 106-27.
Após esta jornada, o Desportivo é líder isolado com 11 pontos em seis jogos, deixando a segunda e terceira posições para Ferroviário e Apolitécnica com nove pontos cada, mas com a particularidade de as “locomotivas” terem menos um jogo. A quarta posição pertence ao Maxaquene com sete pontos e a quinta e última é ocupada pela Académica com seis.

A próxima ronda será composta por duas partidas, designadamente Ferroviário-Académica e Politécnica-Maxaquene.

FASE REGIONAL DA LIGA VODACOM

As cinco equipas prováveis representantes da cidade de Maputo na fase regional sul da Liga Vodacom poderão ser Maxaquene, Ferroviário, Desportivo, Costa do Sol e Académica, que ocupam as primeiras posições do campeonato qualificativo.
Neste momento, há a certeza de que a cidade da Beira acolhe a fase regional centro, entre os dias 6 e 10 de Agosto, na qual tomam parte seis equipas, apurando-se para a fase nacional três representantes.

A zona norte terá o seu apuramento entre 8 e 10 de Agosto e participam os representantes da Zambézia, Nampula e Niassa, com sede em Quelimane, onde se apura uma equipa.

Finalmente, a zona sul, com a cidade de Maputo como palco da prova, vai decorrer entre os dias 15 e 17, com oito equipas para apurar quatro. Das oito formações cinco serão da capital do país e uma das restantes províncias, nomeadamente Maputo, Gaza e Inhambane.

A fase nacional terá lugar a partir de 30 de Agosto, com oito equipas a jogarem no sistema de todos contra todos em duas voltas e as primeiras quatro formações vão ainda disputar a final em “play off”.