Africa Basquetebol

06 janeiro 2006

ANGOLA: Benguela acolhe nacional sénior feminino

As cidades de Benguela e Lobito acolhem, a partir de 20 deste mês até 30, o campeonato nacional de basquetebol sénior feminino, soube a Angop nesta cidade.
O vice-presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Benguela (APBB), Júlio Paiva, disse que a actividade enquadra-se no programa traçado pela sua instituição em 2005 e que prevê a realização das provas nacionais nos escalões de cadetes, juniores e seniores em ambos os sexos.
Neste quadro, no decurso do mês de Janeiro, as províncias do Huambo e da Huíla poderão realizar também os torneios nacionais em juniores e cadetes, em ambos os sexos.
Assegurou que as condições necessárias estão a ser preparadas, para que as equipas que disputarão a prova em Benguela e Lobito consigam alcançar um nível competitivo favorável ao desenvolvimento da modalidade.
Segundo Júlio Paiva, a prova visará incentivar a camada juvenil, com particular destaque para a feminina, com vista a sua contribuição no fomento do basquetebol no país. Disse que Benguela ganhará com o aumento de atletas nos diversos escalões.
Adiantou que o torneio disputar-se-á nos campos do Estrela 1º de Maio (Benguela) e Casa do Pessoal do Porto do Lobito, devendo contar com a participação das formações do 1º de Agosto, Interclube, Maculusso, Nocal (todas de Luanda), Petro do Huambo e um misto de Benguela.
Questionado sobre a fraca participação de clubes nesta competição, salientou que quando se trata da classe feminina é uma grande "luta", pois torna-se difícil ao nível do país conseguir-se um considerável número de atletas para um evento nacional.
Contudo, o responsável mostrou-se confiante que mesmo com a participação de apenas seis equipas o campeonato será bem disputado.
O vice-presidente da APBB disse, por outro lado, que as quadras da província de Benguela, excepto a da Casa Pessoal do Porto do Lobito, "não apresentam condições adequadas, porquanto possuem fissuras, mas mesmo assim teremos efectivamente de trabalhar com estas condições".
Defendeu ser indispensável uma intervenção dos clubes ou do governo local, no sentido de se melhorar a actual imagem desses campos, com vista a assegurar a candidatura de Benguela à realização de eventos de âmbito internacional, como Afrobasket2007, a disputar-se no país.

http://www.angolapress-angop.ao