Africa Basquetebol

28 junho 2011

JOGOS AFRICANOS DO MAPUTO 2011- Moçambique “evita” Angola em básquete


COINCIDENTEMENTE, tanto em masculinos como em femininos, Moçambique não defrontará Angola na primeira fase do Torneio de Basquetebol dos Jogos Africanos. Aliás, esta situação acontece, igualmente, em relação ao Afrobásquete de Femininos Mali-2011, no qual a nossa selecção estrear-se-á diante da Tunísia.Maputo, Terça-Feira, 28 de Junho de 2011:: Notícias
A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) transformou Bamako, no pretérito sábado, na capital da bola-ao-cesto continental. Àquela cidade maliana convergiram dirigentes, treinadores e outras personalidades ligadas à modalidade, tendo como propósito presenciar os múltiplos sorteios agendados para aquela ocasião solene, nomeadamente os X Jogos Africanos de Maputo-2011, a decorrerem de 3 a 18 de Setembro, e o Campeonato de Femininos, entre 23 de Setembro e 2 de Outubro.

Quis o destino que Moçambique e Angola, os eternos rivais do continente, particularmente em basquetebol, não ficassem adstritos no mesmo grupo, pelo que, a terem que se defrontar, tal somente acontecerá a partir da segunda fase, caso ambos se qualifiquem. Aliás, no Maputo, os desafios entre as duas selecções são aguardados com enorme expectativa, perspectivando-se que, se eventualmente se encontrarem, a “catedral” (pavilhão do Maxaquene, ora renovado) esteja completamente abarrotada.

Para a Olimpíada continental, em masculinos, Moçambique encabeça o Grupo “A”, tendo como adversários Nigéria, Argélia, Mali, Ruanda e África do Sul. Por seu turno, o Grupo “B” tem como cabeça-de-série Angola, englobando República Centro-Africana, Cabo Verde, Egipto, Costa do Marfim e Senegal.

No que diz respeito aos femininos, a turma moçambicana está também no Grupo “A”, juntamente com RD Congo, Zimbabwe, Quénia, Argélia e Nigéria, enquanto o Grupo “B” integra Senegal, Camarões, Angola, Ruanda, Costa do Marfim e Mali.

Entretanto, o sorteio do Afrobásquete de Femininos colocou Moçambique no Grupo “A”, o mesmo do Mali, anfitrião e detentor do título, Tunísia, Costa do Marfim, Gana e RD Congo. Já o Grupo “B” integra Senegal, vice-campeão, Guiné, Angola, Nigéria, Camarões e Ruanda.

Com o calendário de jogos já elaborado, Moçambique inicia o campeonato defrontando a Tunísia, no dia 23 de Setembro. A seguir, joga com RD Congo, a 24; Costa do Marfim, no dia 25; Mali, a 27, após se ter observado um descanso no dia 26; terminando a primeira fase face ao Gana, a 28.