Africa Basquetebol

28 junho 2011

ANGOLA : Fab promete esclarecimentos


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai esclarecer, nas próximas horas, os motivos que estiveram na base do afastamento do Olímpio Cipriano dos trabalhos da pré-selecção nacional, que prepara o Afrobasket de Madagáscar, a disputar-se em Agosto, disse Tony Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da FAB.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o executivo da Federação Angolana de Basquetebol limitou-se a dizer que “nas próximas horas, a direcção da federação vai se pronunciar a respeito do afastamento do extremo base”. Em declarações à TPA, Michel Gomez alegou problemas físicos como sendo o motivo do afastamento de Olímpio Cipriano, tri-campeão africano.

Gomez dispensa pré-selecção

Grupo segue para França a 3 de Julho próximo, a fim de dar continuidade ao plano de preparação.O seleccionador nacional, Michel Gomez, decidiu dispensar, por cinco dias, a pré-selecção nacional de basquetebol de seniores masculinos, que projecta a sua participação no Campeonato Africano das Nações, a disputar-se de 17 a 28 de Agosto, em Madagáscar.

O técnico francês tomou tal decisão para permitir que os pré-seleccionados se possam despedir das respectivas famílias, já que o grupo de 15 atletas segue para a região de Paul (França), a 3 de Julho, a fim de cumprir a segunda etapa do estágio pré-competitivo. A pré-selecção nacional regressou domingo último de Cabinda, onde trabalhou durante nove dias.

Durante a sua estada na cidade mais ao norte do país, o técnico francês, que tem a missão de qualificar o cinco nacional nos Jogos Olímpicos de Londres’2012, aprimorou os aspectos técnicos e tácticos com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque.Os lançamentos de curta e longa distância dominaram também as sessões de treinos da pré-selecção nacional. Os postes foram submetidos a trabalhos específicos. Valdelício Joaquim, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Eduardo Mingas e Miguel Kiala foram “obrigados” a melhorar as jogadas de costas viradas para o cesto.

Entretanto, o afastamento de Olímpio Cipriano, por alegada por indisciplina, constitui, sem sombra de dúvidas, a grande surpresa protagonizada pelo trio de técnicos formado por Michel Gomez, Jaime Covilhã e Artur Casimiro Barros.Desse modo, o extremo-base do Libolo falha o seu primeiro Afrobasket depois de se ter estreado em 2005, na Argélia. Olímpio Cipriano, 29 anos de idade, 1,90 m de altura, foi o MVP (Jogador Mais Valioso) do Campeonato Nacional de Basquetebol de 2011.

A pré-selecção nacional embarque no próximo domingo, 3 de Julho para França, a fim de dar seguimento ao seu plano de preparação para o Afrobasket’2011, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Londres.Eis a lista dos jogadores embarcam para França: Miguel Kiala, Milton Barros, Valdelício Joaquim, Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Taty, Carlos Morais, Roberto Fortes, Armando Costa, Domingos Bonifácio, Paulo Santana e Hermenegildo Mbunga. A Selecção Nacional está inserida no Grupo B, ao lado das selecções do Tchad, com quem se estreia a 18 de Agosto, Marrocos e Senegal.

Senhoras conhecem adversárias

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol vai disputar a fase preliminar do Campeonato Africano das Nações (Afobasket’2011) no Grupo B, ao lado das selecções do Senegal, Guiné Nigéria, Camarões e Rwanda, segundo ditou o sorteio realizado sábado último, em Bamako, capital do Mali. A Selecção Nacional, que este ano tem duplo compromisso (X Jogos Pan-africanos de Maputo e Afrobasket), estreia-se no africano do Mali diante da selecção camaronesa.

Na segunda jornada, as pupilas de Aníbal Moreira têm pela frente a forte selecção do Senegal. Depois seguem-se as partidas com o Rwanza, a 25 de Setembro, Nigéria (27), encerrando a fase preliminar diante da Guiné, a 28.O Grupo A está constituído pelas selecções do Mali, Tunísia, Costa do Marfim, Ghana, RDC e Moçambique. A pré-selecção nacional arrancou com os trabalhos de preparação na semana passada. O grupo liderado por Aníbal Moreira tem agendado um estágio no Brasil.