Africa Basquetebol

12 fevereiro 2007

CABO VERDE : Cabo Verde tenta acesso ao Campeonato de África


A selecção nacional de basquetebol defronta a Guiné-Conacry entre os dias 22 e 28 deste mês, na Praia, no primeiro jogo de apuramento para o campeonato de África das Nações, a decorrer em Agosto em Angola. A segunda mão acontece duas semanas depois, em Conacry.

O seleccionador nacional já estipulou as metas: levar Cabo Verde ao campeonato de África’ 2007. Mas, para aterrar em Angola, Mané Trovoada terá de passar primeiro por Conacry. A selecção da Guiné está no caminho de Cabo Verde nesta eliminatória de apuramento para a mais importante prova de basquetebol a nível de selecções no continente africano.
As duas equipas defrontam-se entre os dias 22 e 28 deste mês para a primeira mão da eliminatória de qualificação ao campeonato africano. O embate é no pavilhão Vavá Duarte, o que já facilita as coisas à equipa cabo-verdiana que, com o apoio do seu público, tentará assegurar uma vantagem logo na primeira mão, conquistando um resultado que nos deixará a todos mais tranquilos quanto a partida da segunda mão, duas semanas depois em Conacry.

Trovoada ainda não divulgou a lista de convocados para este desafio, mas tudo indica que o seleccionador nacional irá apostar no mesmo núcleo de jogadores que integraram a selecção de Cabo Verde nos primeiros Jogos da Lusofonia, em Macau. O técnico vai tentar também conseguir a dispensa de muitos dos cabo-verdianos que evoluem nos campeonatos europeus e americano dando, assim, mais consistência e qualidade técnica à selecção nacional.

Os trabalhos preparativos começam uma semana antes do jogo contra a Guiné, mas o local do estágio ainda não está definido. Sabe-se apenas que Mané Trovoada quer estagiar os jogadores em Portugal, aproveitando o facto de a maioria dos eventuais convocados jogarem em clubes portugueses, o que também poderá ajudar na sua dispensa.