Africa Basquetebol

17 novembro 2011

QUALIFICAÇÃO PARA AFRICANO DE CLUBES EM BASQUETEBOL - Desportivo derrotado pelo Petro de Luanda

O DESPORTIVO não se estreou da melhor forma nas eliminatórias da zona VI de qualificação para a Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova que decorre em Joanesburgo, África do Sul. Os “alvi-negros” não resistiram à superioridade de uma das melhores equipas em prova, o Petro de Luanda, e foram derrotados por 89-69, em partida do Grupo A.
No entanto, os vice-campeões nacionais, que apresentam uma equipa cem porcento moçambicana, ou sem nenhum reforço vindo de outro país, mantiveram algum equilíbrio nos quatro períodos. O primeiro período acabou sendo o menos conseguido pelos comandados de Horácio Martins, tendo perdido por uma margem de oito pontos, 32-24. No segundo período a equipa moçambicana melhorou a sua prestação reduzindo a desvantagem, comparativamente aos primeiros 10 minutos. Perdeu por apenas dois pontos, 18-16. Os prolíferos saíram para o intervalo com uma vantagem de dez pontos, 50-40.
Na segunda parte e por jogar os dois períodos complementares, a equipa angolana continuou na frente do marcador, embora os “alvi-negros” tentassem equilibrar a balança. David Canivete bem que tentou. Esteve de pontaria afinada mas foi insuficiente para dar a volta ao rumo dos acontecimentos. Com 20 pontos, o poste foi o melhor marcador do encontro.
No terceiro período, a equipa moçambicana conseguiu converter 17 pontos, menos cinco que o “team” angolano, enquanto o quarto, o menos produtivo, foram apontados 17 contra 12, a maior para os adversários, que assim fizeram valer o estatuto de candidatos a seguirem para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
O Desportivo terá ainda como adversários, o Soweto Wild Cats (África do Sul), Heat Basketball Club (Zimbabwe) e Pacers (Zâmbia).
Na ronda inaugural, em que as “águias” ficaram de fora devido ao número impar de equipas, o Petro de Luanda deu “chapa” 100 ao Pacers, 111-63, enquanto o Soweto venceu o Heat Club, por 95-73.

No Grupo B estão o 1° de Agosto (Angola), Recreativo de Libolo (Angola), Matero Magic (África do Sul) e APN Gunslingers (Africa do Sul).
O 1° de Agosto aplicou também chapa cem desta feita ao APN, por 105-51. As equipas angolanas estiveram em grande na ronda inicial atendendo que o Libolo superou o Matero Club, por 99-65.