Africa Basquetebol

08 março 2010

ANGOLA : Notícias

Depois de ter perdido no seu reduto, frente ao Grupo Desportivo Interclube, por 46-50, a equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto vê-se hoje, segunda-feira, na obrigação de vergar as polícias, às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, na segunda partida dos play-off da XXV edição da Taça de Angola, a fim de forçar uma finalíssima para a decisão ceptro. Em pleno feriado, o Pavilhão 28 de Fevereiro vai seguramente registar uma enchente, já que estarão na quadra as duas melhores equipas da "bola ao cesto" na actualidade.

Já com dois troféus conquistados na presente temporada designadamente, a Supertaça e o Campeonato Nacional, as pupilas de Apolinário Paquete querem arrebatar mais um ceptro, fazendo deste modo, o pleno na temporada 2009/2010. Moralizadas com os troféus acima referenciados aliada a vitoria obtida na primeira partida dos play-off, disputada no Pavilhão do Codenm, a formação do Grupo Desportivo Interclube que este ano reforçou a posição um e cinco, leva consigo um ligeiro favoritismo para o prélio de mais logo que se espera bastante disputado. Esta manhã, a equipa da polícia realiza uma sessão de treino, onde o técnico Apolinário Paquete vai aproveitar para corrigir as últimas arestas para o embate de logo.

No seio da equipa militar, comandada por Higino Garcia, o discurso tem sido o de vitória. A extremo poste Nacissela Maurício, uma das atletas mais influente da manobra da equipa Rubro e Negra, afirmou que vão ao reduto das polícias com o propósito de alcançar um triunfo. "Temos consciência das dificuldades que vamos encontrar na partida de logo mais. O Interclube tem nesta um conjunto bastante coeso e com jogadores experientes mas ainda assim, tudo faremos para venceremos o jogo para no dia onze do mês em curso disputarmos uma finalíssima”, prognosticou a internacional angolana.

Jean Jacques destaca importância
da realização da Supertaça "Compal"

A primeira edição do torneio Internacional de basquetebol, denominado Supertaça "Compal", a disputar-se de dois a quatro de Abril, em Luanda, com formações angolanas e portuguesas, vai enriquecer a modalidade, disse o vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Jean Jacques da Conceição. O dirigente falava após a assinatura de um acordo com a Federação Portuguesa de Basquetebol, tendo acrescentado que o torneio, ao constar do calendário de competições, passa a ser uma mais valia porque será disputado por formações de grande nível técnico que são os campeões e vencedores da taça dos respectivos países.

"Temos que nos dar por felizes com mais esta prova que vai fazer parte do nosso calendário e também é mais uma forma de fazer com que o basquetebol nacional se torne cada vez mais internacional", disse. Questionado sobre a realização da prova na capital e não numa outra província, Jacques disse que fica para as próximas edições uma vez que Luanda ainda é das cidades que mais condições tem para uma prova do género. A primeira jornada vai opor as equipas do 1º de Agosto, campeão angolano, e Petro de Luanda, finalista vencido da Taça, no Pavilhão Principal da Cidadela, e Benfica, campeão nacional português, e Ovarense, vencedor da taça, no mesmo recinto.

Árbitros faltosos efectuam testes

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) abriu uma excepção, e vai realizar este final-de-semana testes físicos para permitir que os árbitros que falharam a primeira sessão possam então faze-lo agora, a fim de prosseguirem com as suas actividades. Recorde-se que os árbitros que efectuam os testes físicos na última quinzena de Fevereiro foram afastados do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
MC