Africa Basquetebol

29 junho 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Final de cinco estrelas?

DO lado do Desportivo, está tudo a postos para enfrentar a derradeira mas extremamente complicada barreira rumo ao título. Pela banda do Ferroviário, os artistas já se encontram aprimorados com vista a este duelo de titãs. Um duelo que os amantes da bola-ao-cesto da capital do país auguram de cinco estrelas, a avaliar pela inquestionável qualidade da nomenclatura que estará envolvida na grande final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos. Trata-se de uma final que, face à inovação introduzida esta temporada pela Associação, será disputada à melhor de três embates, o primeiro dos quais já amanhã à noite, a partir das 20.30 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha.

Embora se trate de duas formações que dispensam qualquer tipo de apresentação, nunca é demais recordar o facto de podermos ter o privilégio de viver três noites, caso se vá “à negra”, ou então duas, se um dos contendores vencer imediatamente os dois primeiros desafios, de basquetebol muitíssimo bem elaborado e com todos os condimentos para que o novo campeão o seja de facto meritoriamente. Para os “alvi-negros”, será o regresso ao estatuto de rei após alguns anos de pasmaceira, iniciando bem o campeonato para depois, inexplicavelmente, decair, enquanto para os “locomotivas”, se triunfarem, constituirá a renovação do título.

O técnico Carlos Ferro procura devolver o histórico Desportivo ao pódio, contando para o efeito com um esquadrão de luxo, casos de Ivan Macome, uma das grandes revelações dos últimos anos, as conquistas de sonho Custódio Muchate e Sete Muianga, David Canivete Júnior e Pio Matos. Por sua vez, Carlos Alberto Niquice, apesar de inicialmente se ter ressentido da saída de Custódio, conseguiu superar a situação, retornando o Ferroviário à sua estabilidade, tendo para o efeito contribuído a acção das suas pedras Gerson Novela, Jerónimo Bispo, outro dos maiores destaques das últimas temporadas, Octávio Magoliço, entre outros.

Depois de as meias-finais terem sido disputadas sob o mesmo figurino, isto é, “play-off” a melhor de três, o primeiro embate realiza-se amanhã e o segundo na sexta-feira. Caso haja necessidade de desempate, isto se o Desportivo ganhar um jogo e Ferroviário o outro, então teremos o campeão da cidade de Maputo no sábado.
Entretanto, para atingirem a final, Desportivo e Ferroviário passaram por dois grandes adversários, Costa do Sol e Maxaquene, respectivamente, ao cabo de quatro partidas verdadeiramente de sonho e em que os vencidos também mereciam seguir em frente. Perante os “canarinhos”, os “alvi-negros” ganharam por 80-61 e 98-85, enquanto os “locomotivas”, diante dos “tricolores”, venceram pela marca de 64-63 e 71-64.

Maxaquene e Costa do Sol enfrentar-se-ão na sexta-feira, para a atribuição do terceiro e quarto lugares. Para a quinta e sexta posições jogam amanhã, às 18.45 horas, também no pavilhão do Estrela Vermelha, Académica e Real Sociedade.

Enquanto isso, terminou sábado, em Nampula, o torneio de mini-básquete organizado pelo Clube Ferroviário de Maputo em parceria com o Millennium bim e Santal. Tomaram parte no evento 16 equipas, sendo oito de masculinos e outras tantas de femininos.

Na cerimónia de encerramento, que contou com a presença de diversas entidades desportivas locais e dos patrocinadores, foi oferecido material desportivo à miudagem, como forma de incentivo para a sua continuação na prática da modalidade.

No próximo sábado, será a vez do epílogo em Quelimane, onde o Millennium bim procedeu à reabilitação total do pavilhão do Sporting, local que acolheu o torneio. Em Maputo e na Beira, o encerramento será no dia 18 de Julho.