Africa Basquetebol

31 julho 2010

ANGOLA : Angola e Senegal centralizam atenções do Grupo A do Afrobasket

A selecção nacional de basquetebol feminino em Sub-18 defronta hoje, a partir das 18h00, a selecção do Senegal, em desafio referente a terceira jornada do Grupo A do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), competição que teve início a 28 do mês em curso, no Cairo, Egipto.

Apesar da baixa estatura, as angolanas, comandadas pelo técnico angolano, Hermenegildo Lopes, vão procurar alcançar na partida de logo mais um triunfo na competição.Em caso de vitória, o combinado angolano que luta pelo pódio estará automaticamente apurado para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto". Para contrapor a superioridade senegalesa, isto em termos de altura, o cinco nacional vai seguramente explorar as jogadas de contra ataque para além dos lançamentos exteriores.

O seleccionador nacional, Hermenegildo Lopes, traçou como primeira meta passar para a fase seguinte para posteriormente atacar o pódio. Ainda hoje, para o Grupo A, a formação da Tunísia que perdeu na estreia frente ao seleccionado angolano, por 48-55, medirá forças com a selecção do Quénia, folgando por imperativo de calendário a selecção do Egipto. Já no Grupo B, a selecção de Moçambique defronta a formação da República Democrática do Congo, ao passo que a Côte d´Ivoire vai medir forças com a forte formação da Nigéria.

As moçambicanas apresentam-se como favoritas à conquista dos dois pontos em disputa. No outro duelo, envolvendo nigerianas e ivoirienses, o fovoretismo está repartido em 50 por cento para cada selecção. A formação que cometer o menor número de erros possíveis será seguramente a vencedora do prélio. Folga por força de calendário a selecção do Mali, campeã africana em título. Ontem, as pupilas de Hermenegildo Lopes defrontaram a selecção do Quénia, para a segunda jornada do Grupo A do Abfrobask mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final. Na estreia, as angolanas bateram a formação da Tunísia, por 55-48, ao passo que o Egipto cilindrou o Quénia, por 87-40.

Deca-campeões acertam aspectos finais

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos continua a aprimorar os aspectos técnico e táctico na cidade de Los Angeles, Estados Unidos da América, visando a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade na Turquia.
Ontem, os pupulis de Luís Magalhães efectuaram o seu segundo jogo de controlo em terras americanas, desta, frente à Coreia, mas até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.

Terça-feira última no seu primeiro teste, os Deca-campeões Africanos cilindraram a formação do School de Califórnia, por 127-90.
A pré-selecção nacional deixa os Estados Unidos da América no final da próxima semana, rumando para a República Federativa do Brasil, a fim de participar num torneio internacional. Os Deca terminam o seu estágio na Itália. A Selecção Nacional escala o local da competição no dia 24 de Agosto. Angola está inserida no Grupo A com as selecções da Sérvia, com quem se estreia, a 28 de Agosto, Argentina, Austrália, Alemanha e Jordânia. MC

ANGOLA : Angolanas e tunisinas medem forças no Cairo


Ainda sob efeito do cansaço, fruto do desgaste da viagem, a selecção nacional de basquetebol feminino em Sub-18 defronta hoje, a partir das 20h00, a sua similar da Tunísia, em partida a contar para a primeira jornada do Grupo A do Campeonato Africano das Nações da modalidade, vulgo Afrobasket, que a cidade do Cairo acolhe de 29 de Julho a seis de Agosto próximo.

O combinado nacional que deixou ontem a capital do país por volta das 13h00, desembarcou no aeroporto do Cairo, às 02h00 da manhã. Esta tarde, o cinco nacional, comandado por Hermenegildo Lopes, vai realizar a sua primeira sessão de treinos em terras egípcias, que estará virada seguramente na recuperação física das atletas em face do desgaste resultante da viagem. Apesar do pouco tempo de recuperação, devido a chegada tardia ao local da competição, as pupilas de Hermenegildo Lopes vão procurar alcançar a sua primeira vitória na competição, diante de uma adversária sem grandes tradições a nível da "bola ao cesto".

Por isso, a Selecção Nacional que almeja o pódio se apresenta como favorita à conquista dos dois pontos em disputa. Ainda para o mesmo Grupo, a selecção do Quénia medirá forças com o país anfitrião, no caso o Egipto, folgando por imperativo de calendário a selecção do Senegal. Já no Grupo B, a selecção do Mali, campeã africana em título terá pela frente a formação da República Democrática do Congo, ao passo que a Nigéria vai defrontar a selecção de Moçambique, folgando por força de calendário o seleccionado da Côte d´Ivoire.

Mali, na qualidade de campeã em título é seguramente a grande favorita na conquista da vitória. Já as nigerianas e as moçambicanas vão travar um duelo interessante e a formação que cometer o menor número de erros vai obviamente alcançar os dois pontos da partida. Amanhã, a prova faz disputar a segunda jornada com o seguinte emparceiramento: Grupo A – Angola – Quénia e Senegal – Egipto. Folgando a selecção da Tunísia. Já no Grupo B, teremos Nigéria – República Democrática do Congo e Côte d’Ivoire – Mali. Descansa o combinado de Moçambique.

ANGOLA : Jogos da CPLP - Angola bate Cabo Verde no torneio de basquetebol


A equipa de basquetebol de Angola em sub-16 venceu hoje a similar de Cabo Verde, por 81-29, na primeira jornada do torneio de basquetebol dos Jogos da CPLP que decorrem em Maputo (Moçambique).

Angola começou a mostrar superioridade no período inicial (24-8), devido às facilidades dos cabo-verdianos. A seguir, aumentou a pressão (27-3) e conseguiu chegar ao intervalo com a vantagem de 49-11.

No regresso à quadra, os angolanos provaram as razões pelas quais detêm a hegemonia da modalidade em África, tendo os pupilos de Apolinário Paquete gerido o resultado, apesar da estrutura física dos crioulos ser maior que a do "cinco" nacional. Todos os basquetebolistas seleccionados pontuaram.

Marcha do marcador:
1º período 24-8
2º 49-11
3º 65-17
4º 81-29

Equipas
Angola - Reginaldo Kanza (2), Roger Carvalho (7), Ivanádio Menezes (18), Miguel Afonso (10), Francisco Lussaty (3), Kavungo Pedro (13), Aldair Carlos (2), Miguel Garcia (3), Mieze Francisco (21), Teotónio Do (1), André João (19) e Joel Domingos (10).
Treinador: Apolinário Paquete

Cabo Verde - Daniel Pimentel (1), Afonso Varela (1), André Ferreira (1), Michel Paiva (8), Marvin Soares (4), Laquine Correia (2), Ailton Garcia (1), Carlos Hofter (5), Joel Barreto (3), Silas Graça (1) e Kevin Gomes (4).
Treinador: Kavi Gomes

30 julho 2010

MOÇAMBIQUE : Basquetebol Africano de Sub-18 - Derrota na estreia

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol Feminina de Sub-18 estreou-se ontem com derrota no Campeonato Africano da categoria, a decorrer até 9 de Agosto, no Cairo, capital do Egipto.
A turma moçambicana perdeu frente à Nigéria pela marca de 48-66.

Para além da Nigéria, a nossa selecção, treinada pela dupla Armando Meque/Simão Mataveia e adstrita ao Grupo “B”, tem como adversários Mali, campeão em título, Costa do Marfim e RD Congo.

MOÇAMBIQUE : JOGOS DA CPLP-2010 - Moçambique, 70- Portugal, 60 - Vitória merecida


VITÓRIA merecida de Moçambique em basquetebol na sua estreia frente a Portugal, por 70-60, com 37-29 ao intervalo. O primeiro período até nem foi muito bem conseguido pela equipa nacional que saiu a perder, por 15-16.

Todavia, nas seguintes etapas veio ao de cima a maior postura atlética e qualitativa do cinco-base onde se destacava o poste Danio Chirindza, autor de um jogo interior invejável. Foi ele que construiu as melhores jogadas de ataque e que acertou mais vezes no cesto e catapultou os seus colegas para uma exibição convincente da formação nacional.

O terceiro período foi o que Moçambique deu aquele passo gigantesco rumo à vitória. Esteve bem a defender e perspicaz a atacar. A boa exibição do conjunto nacional reflectiu-se no triunfo, por 57-41, obtido no final dessa etapa. Uma vantagem de 16 pontos que elucidava a supremacia moçambicana.

No quarto e último período, o jogo da selecção nacional baixou de qualidade, muito por causa das alterações que Miguel Munguambe operou na equipa, fazendo sair as principais unidades do cinco-basel. Só que a gestão da equipa quase comprometia, já que os portugueses, sempre bem comandada por Pedro Marques, conseguiram reduzir a desvantagem para seis pontos, deixando transparecer que a ponta final seria mais renhida. No entanto, com a entrada do núcleo duro formado por Hugo Bunguele, Helton Ubisse, Idelson Bernardo e Danio Chirindza, a turma nacional voltou a controlar o jogo, arrancando uma vitória convincente (70-60) que abre boas perspectivas para o duelo de sábado com Cabo-Verde, já que hoje fica de fora.

Para além, dos cabo-verdianos, a selecção moçambicana medirá forças com Brasil, São Tomé e Príncipe e Angola.

ANGOLA : Jogos da Cplp - Anfitriões estreiam-se com vitória diante de Portugal

A selecção masculina de basquetebol de Moçambique em sub-16 estreou-se esta tarde com vitória por 70-60 diante de Portugal partida que abre a sétima edição dos Jogos da CPLP a decorrem na cidade de Maputo.
Ao intervalo os moçambicanos venciam por 37-29, em partida realizada no pavilhão do Maxaquene e que foi presenciada até ao final do primeiro período pelo Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, que abriu o evento.

A prova de basquetebol prossegue sexta-feira com as partidas Cabo Verde – Angola às 14h00 e uma hora mais tarde São Tomé e Príncipe - Guiné Bissau, no pavilhão do Maxaquene.

24 julho 2010

MOÇAMBIQUE : Basquetebol em Maputo - Desportivo já campeão chamado ao clássico


OS adeptos da bola-ao-cesto da capital do país sabem e estão conscientes de que o embate desta noite, a partir das 18.45 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, já nada decidirá quanto à proclamação do campeão da cidade de Maputo, no entanto, não deitam no lixo a sua expectativa em redor deste grandioso embate, que, como lhe é peculiar, independentemente de decidir algo ou não, transcende um simples encontro de um campeonato.

Os “tricolores”, campeões nacionais e com os olhos postos na revalidação da Liga Vodacom, até porque o seu técnico espanhol já está a caminho de Maputo, far-se-ão ao “parquet” com um claro objectivo de não permitir ao seu vizinho uma vitória no campeonato com uma margem considerável, já que os “alvi-negros”, aproveitando-se de duas derrotas do Maxaquene, estão folgadíssimos na liderança.

Por outro, e tendo em conta que estamos precisamente na derradeira jornada da prova, ambos os times, estamos certos, não deverão deixar os seus créditos em mãos alheias, proporcionado aos fãs uma partida espectacular e com desfecho imprevisível até à última buzina. Intérpretes para o fazer abundam nos dois lados, num diálogo que, por outro lado, colocará frente-a-frente dois técnicos contemporâneos enquanto jogadores: Simão Mataveia, do Maxaquene, e Horácio Martins, do Desportivo, este último determinado a fazer vergar o adversário, depois de ter abandonado o clube num ambiente de pouco convívio.

Já sem nada também a decidir, Ferroviário e Costa do Sol encontrar-se-ão no campo dos “locomotivas”, às 16.30 horas.

Enquanto isso, em femininos, as atenções estarão voltadas para o embate entre Maxaquene e A Politécnica “A”, também no pavilhão do Estrela Vermelha, a partir das 17.00 horas. Este jogo conta para a terceira jornada do campeonato.

ANGOLA : Miguel Kiala e Simão Santos afastados da pré-selecção


O poste Miguel Kiala (Petro de Luanda) e o extremo Simão Santos (ASA) foram hoje afastados da pré-selecção nacional de basquetebol que se prepara para o Mundial da Turquia, a ser disputado de 28 de Agosto a 12 de Setembro.

A informação foi prestada hoje à imprensa, no final da última sessão de treino em Angola, pelo seleccionador Luís Magalhães, explicando que ambos poderão beneficiar de outras oportunidades.

Com 2,00 metros e 21 anos de idade, Miguel Kiala foi uma das principais revelações do basquetebol nacional depois de ter se transferido para o conjunto
"petrolífero". Antes, no Mundial de Juniores, destacou-se como um dos melhores ressaltadores.

Por sua vez, Simão Santos, de 28 anos de idade, perdeu na concorrência para Roberto Fortes, outro atleta da mesma posição e também novato, e Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Filipe Abraão que estiveram na conquista do décimo título africano de Angola.

Deste modo, depois da dispensa de Paulo Barros na segunda semana de trabalhos, o grupo fica reduzido a 14 jogadores (Miguel Lutonda, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes "Kikas", Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Roberto Fortes, Divaldo Bunga, Yanick Moreira, Filipe Abraão, Domingos Bonifácio, Carlos Almeida, Carlos Morais e Vladimiro Ricardino).

Valdelicio Joaquim, a estudar nos Estados Unidos, até ao momento não se juntou ao grupo. De acordo com o técnico, deverá ser afastado. "Até agora não apareceu, dificilmente acompanhará o comboio", frisou Luís Magalhães.

Os campeões africanos viajam sábado para os EUA para dar seguimento à preparação. Depois vão para Brasil, onde disputarão o torneio internacional de
Brasília e terminam o ciclo preparatório na Itália, antes de se deslocarem para a Turquia (24 de Agosto).

ANGOLA : Ausência de "estrelas" no Mundial aumenta possibilidades de Angola

O extremo poste da selecção nacional de basquetebol sénior masculina Vlademir Ricardino afirmou hoje que, com a ausência das principais "estrelas" da Argentina e Alemanha, Angola tem mais probabilidade de se qualificar à segunda fase do Mundial.

De acordo com o atleta, que ainda "luta" por um lugar entre os 12 que disputarão o evento na Turquia, de 28 de Agosto a 12 de Setembro, as ausências de Manu Ginobili (Argentina) e Dirk Nowitzki (Alemanha) tornam as respectivas selecções mais vulneráveis e aumentam as possibilidades dos adversários.
"Sem sombra de dúvidas, são jogadores muito importantes e sem eles temos mais hipóteses de vencê-los. Para o campeonato, isto pode ser mau, mas para nós é bom", salientou à Angop, realçando que a prestação dos campeões africanos não está dependente destes basquetebolistas.

Figuras do basquetebol internacional como Manu Ginobili (Argentina), Dirk Nowitzki (Alemanha), Pau Gasol (Espanha), Lebron James, Kobe Braynt (EUA), Andrei Kirilenko (Rússia) já afirmaram publicamente que não vão disputar o Mundial, alegando que precisam descansar para a próxima temporada na NBA.

Na Turquia, Angola vai competir no grupo A, ao lado da Argentina, Alemanha, Austrália, Sérvia e Jordânia.
Com 31 anos de idade e 1,96 metros, Vlademiro Ricardino falhou o Campeonato Africano da Líbia por lesão, depois de ter competido nos Afrobasket's 2005 e 2007 onde Angola conquistou o oitavo e nono título africano.

ANGOLA : Selecção angolana segue sábado para os Estados Unidos

Após dois adiamentos, a selecção nacional de basquetebol viaja sábado para os Estados Unidos de América (EUA), em estágio de preparação para o Mundial da Turquia, que se disputa de 28 a 12 de Setembro.

A viagem dos deca-cmpeões africanos estava inicialmente marcada para o dia 12 deste mês, mas foi adiada por "questões administrativas". Além dos EUA, o combinado nacional participará de 7 a 8 de Agosto num torneio no Brasil e terminará o ciclo preparatório na Itália.

Em declarações à imprensa., no final do último treino realizado no pavilhão do Rio Seco, o técnico Luís Magalhães enalteceu a entrega dos atletas, referindo ter sido um factor "agradável" para o bom desempenho do grupo.

"Foi extraordinária a motivação dos jogadores. Permitiu-nos introduzir todos os fundamentos programados, mesmo sabendo da situação que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) estava passar. Continuaremos a trabalhar para tentarmos melhorar a nona posição ocupada em 2006, no Japão", sublinhou.

Angola está no Grupo A do Mundial com as selecções da Argentina, Austrália, Alemanha, Sérvia e Jordânia.

23 julho 2010

ANGOLA : Pré-Selecção Nacional pode viajar amanhã para estágio nos EUA


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos pode embarcar amanhã para os Estados Unidos da América, onde vai cumprir o seu primeiro estágio pré-competitivo no quadro da sua preparação para o Campeonato do Mundo da Turquia. Uma fonte da Federação Angolana de Basquetebol disse ao Jornal dos Desportivos que estão superados os problemas administrativos relacionados com a obtenção dos vistos.

“Felizmente, a questão relacionada com os vistos já foi superada. Agora, estamos a acertar os últimos pormenores no sentido de embarcarmos amanhã para os Estados Unidos da América, porque queremos recuperar o tempo perdido”, assegurou a fonte. Questões de ordem financeira podem retardar por mais um dia, a viagem dos decacampeões africanos da “bola ao cesto”, que hoje realizam mais duas sessões de treinos no Pavilhão do CODENM, quartel-general do combinado nacional.

Nesta altura, 16 atletas trabalham orientados pelo trio de treinadores formado por Luís Magalhães, português de nacionalidade, Paulo Macedo e Walter Costa, ambos angolanos, depois da dispensa do extremo Paulo Márcio Barros, ex-Promade Misto de Cabinda, jogador que na próxima época desportiva (2010/2011) vai representar as cores do Atlético Petróleos de Luanda. Nas últimas duas semanas, a pré-selecção nacional tem aprimorado os aspectos técnicos e tácticos sem descurar a componente física.

Devido à falta de jogos de controlo, o seleccionador nacional, Luís Magalhães, tem divido o grupo em três para poder testar a capacidade dos seus pupilos, que, segundo apuramos, encontram-se agastados com os constantes adiamentos da viagem para os Estados Unidos. Ainda assim, os índices motivacionais no seio do grupo continuam em alta, facto que tem deixado a equipa técnica nacional satisfeita.

Depois do estágio pré-competitivo em terras americanas, os decacampeões africanos rumam para o Brasil, onde na primeira quinzena de Agosto próximo, participam num torneio internacional, juntamente com as selecções da Venezuela e Uruguai, além do país anfitrião.

A prova visa saudar as festividades da cidade de Brasília. O combinado nacional fecha a sua preparação em Itália, antes de rumar para o palco da competição, a 24 de Agosto. O Mundial de basquetebol realiza-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro A Selecção Nacional vai competir no Grupo A com as selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Austrália, Alemanha e Jordânia.

Técnico Hermenegildo Lopes
define grupo para o Afrobasket

O técnico da pré-selecção nacional feminina de basquetebol em sub-18, Hermenegildo Lopes, efectua amanhã a última triagem do grupo que vai competir no Campeonato Africano das Nações da categoria, a disputar-se de 29 de Julho a 8 de Agosto próximo. De acordo com o técnico, a triagem do grupo foi feita em duas etapas. Rosa Dala (base), Alzira Inthia (extremo), ambas do Benfica do Lubango, Luyana Filipe (base), do 1º de Agosto e Madalena Neto (base), do Interclube, foram as primeiras excluídas.

Para Hermenegildo Lopes, após a triagem do grupo, a selecção vai entrar na fase de limar arestas, fazendo-se as correcções nos exercícios que dominaram os trabalhos preparatórios. “Nas duas últimas semanas de preparação, realizamos jogos de controlo com equipas masculinas para tirar algumas ilações sobre a atitude das atletas e a postura em campo”, referiu.

Hermenegildo Lopes realçou que a realização de jogos de controlo com equipas masculinas foi benéfica porque as atletas souberam impor-se apesar da superioridade dos adversários. O dia de ontem foi dominado por trabalhos de controlo e correcções, ao passo que hoje e amanhã, Hermenegildo Lopes vai efectuar jogos com equipas femininas da capital. O técnico acrescentou que o embarque da caravana nacional está previsto para 28 do mês em curso. Rosa Panzo

CABO VERDE : Basquetebol Santiago Sul - Seven Stars a um passo do título

As equipas do Seven Stars e do Bairro defrontam-se hoje, no terceiro jogo do play off da final do Campeonato Regional de Basquetebol de Santiago Sul, em seniores masculinos.

O Seven Stars poderá revalidar o título de campeão regional caso vença o jogo de hoje, tendo em conta as vitórias conquistadas nos dois primeiros encontros do play off, com os resultados de 67-58 e 91-81.

CABO VERDE : Basquetebol Santiago Sul - ABC campeão em juniores


A equipa do ABC revalidou o título de campeão regional de Basquetebol de Santiago Sul, na categoria de sub 18, ao vencer a formação do Bairro, por 62 – 50, no segundo jogo do play-off da final do campeonato.

As duas equipas vão, no entanto, representar Santiago Sul no Campeonato Nacional de Basquetebol no escalão júnior: O ABC, na qualidade de detentor do título, e o Bairro no lugar do campeão regional.
Entretanto, o ABC discute no sábado e domingo, o título de Campeão de Santiago, na categoria de juniores, com o Desportivo de Santa Cruz.
Na categoria de seniores, o Seven Stars ficou a uma vitória da revalidação do título regional de Santiago Sul depois de ter vencido o segundo jogo do Play-off da final, por 91-81 frente ao Bairro.
As duas equipas voltam a encontrar-se amanhã para o terceiro encontro da final, onde o título poderá ser definido a favor do Seven Stars, que precisa apenas de mais uma vitória no play off.

22 julho 2010

ANGOLA : Roberto Fortes destaca motivação dos colegas

Apesar de se notar indeterminação na data para os estágios de preparação, o extremo base Roberto Fortes disse haver motivação dos colegas em treinar para representar bem o país no Mundial da Turquia, que se disputa de 28 de Agosto a 12 de Setembro.

Falando à imprensa no final do treino realizado no pavilhão do Rio Seco, o atleta acrescentou que há toda ansiedade de estar nos locais de estágio, mas este factor não se tem traduzido em maus rendimentos dos deca-campeões nos trabalhos feitos até agora.

Sublinhou que se trata de uma selecção campeã do continente, porém os basquetebolistas convocados independentemente da situação lutam por um lugar entre os 12. Roberto Fortes integra pela primeira vez a selecção nacional A.

Completam o grupo Miguel Lutonda, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes "Kikas", Olímpio Cipriano, Simão Santos, Leonel Paulo, Miguel Kiala, Roberto Fortes, Divaldo Bunga, Carlos Moreira, Filipe Abrão, Domingos Bonifácio, Carlos Almeida, Carlos Morais, Vladimiro Ricardino e Valdicio Joaquim.

ANGOLA : Selecção trabalha correcções defensivas

A selecção nacional de basquetebol cumpriu hoje mais uma sessão de treinos no pavilhão do Rio Seco, baseada nas correcções defensivas e o posicionamento dos atletas na quadra, visando a preparação do Mundial da Turquia, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro.

O combinado nacional, que segue sábado para Estados Unidos da América em estágio, treinou ainda de forma pormenorizada os lançamentos de curta à longa distância e o sistema de contra-ataque, com vista o entrosamento do grupo.
Depois do afastamento de Paulo Barros (Promade de Cabinda), o grupo é constituindo por 16 basquetebolistas e ainda não contou com a integração do poste Valdelício Joaquim, que se encontra nos Estados Unidos a estudar.
Angola está no Grupo A, junto das congéneres da Sérvia, Jordânia, Austrália, Alemanha e Argentina.

21 julho 2010

ANGOLA : Cinco nacional sem data para o estágio


Numa altura em que não existe ainda a data definitiva para o embarque da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos aos Estados Unidos da América, palco em que prosseguirá o seu estágio pré-competitivo, visando a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade, a decorrer na Turquia de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, o combinado nacional realiza hoje, mais duas sessões de treino, fase em que a impaciência já começa a apoderar-se do grupo.

Apesar da indefinição quanto à data do embarque dos Deca-campeões Africanos da "bola ao cesto" para as terras do tio San, motivadas por questões burocráticas, os dezassete dos dezoito atletas pré-convocados para a "operação" Turquia continuam a trabalhar de forma afincada, na luta por um lugar entre os doze que representarão o país na referida competição. Depois de dois adiamentos sucessivos, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) continua a envidar esforços no sentido de embarcar a comitiva angolana ainda esta semana para os Estados Unidos da América, já que o tempo começa nesta altura a apertar.

Em declarações à comunicação social, o chefe do departamento das selecções nacionais e coordenador dos Deca-campeões Africanos, Nuno Teixeira, assegurou que a delegação deve deixar a capital do país antes mesmo do final desta semana."Estamos a envidar esforços para que a pré-selecção embarque ainda esta semana", disse. Paulo Macedo, seleccionador adjunto, disse que apesar dos constrangimentos o grupo continua com os índices motivacionais em alta. "Nós continuamos a fazer o nosso trabalho enquanto a federação resolve os problemas administrativos.

Seria bom que o grupo nesta altura estivesse já concentrado fora do país, porque aqui como sabe, os atletas não estão concentrados e as vezes os engarrafamentos atrapalham um pouco o nosso trabalho”, disse o ex-internacional angolano, agora nas vestes de treinador adjunto. Depois da digressão aos Estados Unidos da América, o cinco nacional parte para a República Federativa do Brasil, onde vai participar num torneio internacional, na primeira quinzena do mês de Agosto, com as selecções do Brasil, Venezuela e Uruguai, prova enquadrada nos festejos da cidade de Brasília.

Os Deca-campeões Africanos finalizam o seu estágio pré-competitivo na Itália, estando a chegada para o local da competição (Turquia) marcada para 24 de Agosto. Angola vai competir no Grupo A ao lado das selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Austrália, Alemanha e a Jordânia, de Mário Palma, ex-seleccionador de Angola.

Bases e extremos com treino específico

Os bases da selecção nacional de basquetebol Miguel Lutonda e Domingos Bonifácio, os extremos Simão Santos, Olímpio Cipriano, Filipe Abraão, Carlos Morais, Carlos Almeida e Roberto Fortes treinaram lançamentos a curta e longa distância e ataques ao cesto com um adversário pela frente.

Ontem, durante 30 minutos, na segunda sessão que decorreu no pavilhão do Rio Seco, esses atletas fizeram treino específico, depois de o resto do grupo ter já abandonado a quadra. Luís Magalhães, de um lado, e Paulo Macedo, do outro, acompanharam atentamente a prestação dos oito jogadores, efectuando várias correcções nas movimentações e tempo de lançamento.

Antes, no treino com o grupo completo, os campeões africanos ensaiaram jogadas combinadas, com defesas na linha de lançamento de triplos e bloqueios para facilitar o ataque dos companheiros. O seleccionador nacional, diversas vezes, parou o treino para explicar correctamente como os movimentos devem ser feitos. Na ponta final, formou três grupos e cada um elaborava uma jogada de ataque onde tinha que circular a bola e terminar na conversão de pontos.

ANGOLA : Eduardo Mingas está sem contrato

O poste Eduardo Mingas, que jogou pelo Petro de Luanda na temporada transacta, está livre para representar qualquer clube, mas afirma ter como prioridade a formação "petrolífera".

Falando à Angop, o atleta disse haver propostas de vários clubes, mas aguarda por uma conversa com a direcção do Petro, uma vez que a primeira tentativa de contrato com esta equipa não lhe satisfez.

O basquetebolista de 1,95 metros de altura explicou que antes de renovar pretende analisar o plantel para a próxima temporada, uma vez que o Petro tem um projecto de três a quatro anos, quer apostar na juventude, e pela idade que tem não se revê num programa destes.

Eduardo Mingas, campeão africano pela selecção nacional, faz parte dos pré-convocados para o mundial da Turquia.

ANGOLA : Francisco Jordão pode regressar ao Benfica de Portugal

O poste português Francisco Jordão, actualmente no 1º de Agosto, poderá se transferir para a equipa de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica na próxima época, clube em que fez a sua formação, de acordo com a imprensa portuguesa.

O jogador (30 anos de idade e 2,05 metros de altura) já chegou a acordo com o Benfica, devendo resolver o diferendo com a federação local para posterior assinatura do contrato.

Na época recém terminada, que consagrou os "militares", Francisco Jordão não conseguiu repetir as exibições dos anos anteriores, em que se notabilizou nos lançamentos de longa distância (6 metros e 25 cm) e ajudou o clube a conquistar vários títulos nacionais e duas Taças dos Clubes Campeões Africanos.

Antes de se transferir para o 1º de Agosto, o português representou o Petro de Luanda durante duas temporadas, vencendo igual número de campeonatos nacionais.

Depois de o cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas ter saído para o Benfica, Jordão será o segundo basquetebolista a deixar o clube "militar" para regressar a Portugal.

ANGOLA : Árbitro angolano espera elevar classe a nível da FIBA

O árbitro Carlos Júlio, de categoria internacional, informou hoje à Angop, em Luanda, ser seu objectivo desempenhar trabalho positivo no mundial de basquetebol da Turquia, no sentido de fazer com que a federação internacional da modalidade (FIBA) abra “portas” à mais juízes angolanos, em particular, e africanos, no geral.

Ao falar sobre o convite da FIBA para apitar na prova (28 de Agosto a 12 de Setembro), o juiz, que pela primeira vez estará num mundial de seniores, afirmou estar a altura do desafio, salientando existir condições físicas, técnica e psicológica para passar a fase de grupos e arbitrar até o mais longe possível.

“Espero ajuizar jogos que vão definir a fase final, a partir dos oitavos ou meias-finais, e fazer, sobretudo, que a minha participação possa abrir caminho para novos árbitros angolanos, porque, independentemente de a FIBA pensar no continente africano para abertura, vai primeiro olhar para o meu país”, explicou.

No seu entender, caso haja regularmente desempenho positivo dos poucos que têm tido a oportunidade de lá estar, o órgão reitor do basquetebol mundial deverá ceder no que concerne ao número de árbitros do continente em provas do género.

Carlos Júlio referiu existir, há sete anos, a nível do mundo uma selecção de 50 juízes de categoria internacional que têm merecido atenção particular da FIBA, em mundiais seniores, na qual figuram alguns africanos, com realce para os angolanos Domingos Simão e Fernando Pacheco, o moçambicano Abreu Muhima, o marroquino Abdellilah Chlif e o queniano Gode Vitalis, este estará igualmente na Turquia.

Com vista a melhorar a situação, defendeu maior empenho dos profissionais da classe e apelou as federações nacionais no sentido de apostarem na formação, colocando no mercado mais quadros para a alta competição.

“Vamos trabalhar para aumentar o número e digo aos meus colegas que é preciso fazermos leitura do tempo, o que implica maior exigência e aplicação de qualquer um de nós no sentido de rapidamente invertermos esse quadro”, sublinhou.

Funcionário bancário (BCI), Carlos Júlio, 38 anos de idade, é um dos três juízes africanos que estarão no mundial da Turquia, devendo orientar jogos da série B, constituída pelas selecções dos Estados Unidos, Brasil, Irão, Croácia, Eslovénia e Tunísia, cuja sede é a cidade de Istambul.

Há 21 anos na carreira, esteve presente, entre outros eventos, em três mundiais de juniores, um torneio pré-olímpico e nos campeonatos africanos de basquetebol sénior masculinos (Afrobasket) de Dakar97, Senegal, e Alexandria2003, no Egipto.

20 julho 2010

ANGOLA : Seleccionador nacional de sub-18 considera razoável grupo de Angola


O seleccionador nacional de basquetebol de sub-18 em femininos, Hermenegildo Lopes, considerou de razoável o Grupo de Angola no Campeonato Africano das Nações da modalidade, a disputar-se de 29 do mês em curso a oito de Agosto próximo, no Cairo, Egipto.

De acordo com o sorteio realizado domingo último, o combinado nacional vai disputar a fase preliminar da referida competição ao lado das selecções da Tunísia, Egipto, país anfitrião, Senegal e Quénia.Mali, campeã africana em título, figura no Grupo B juntamente com as selecções de Moçambique, Côte d`Ivoire, Nigéria e República Democrática do Congo.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Hermenegildo Lopes, seleccionador nacional feminino de sub-18 mostrou-se indiferente ao sorteio que colocou o cinco nacional no Grupo A."É um sorteio razoável. Sabíamos que se não calhássemos no Grupo A estaríamos no B e a expectativa residia apenas se iríamos defrontar na fase preliminar a campeã em título, no caso, o Mali.

Estamos no Grupo A e tudo faremos no sentido de alcançarmos a outra fase", prognosticou o seleccionador nacional de sub-18.
Questionado sobre como tem decorrido a preparação da selecção nacional, Hermenegildo Lopes, afirmou que o período preparatório tem sido marcado por inúmeras dificuldades mas, ainda assim, tudo farão de modos a alcançar uma classificação satisfatória.

"Como sabe temos encontrado inúmeras dificuldades fundamentalmente em reunir o grupo tudo devido aos horários escolares das nossas atletas.Mas ainda assim, temos feito um esforço para que nos finais de semana agente consiga agrupar todas elas”.

Deca-Campeôes em
semana de viagem

Em semana de viagem para os Estados Unidos da América, que em princípio deve acontecer amanhã, quarta-feira, palco do primeiro estágio pré-competitivo, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta a sua participação no Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, realiza mais uma sessão de treinos, no Pavilhão do Codenm, seu quartel general.

Ontem, os pupilos de Luís Magalhães, português ao serviço do cinco nacional, realizaram duas sessões de treinos, uma no período matinal, e outro no período vespertino.As questões de ordem técnica e táctica aliada a componente física têm dominado as sessões de treinos dos Deca-campeões africanos da "bola ao cesto"

Sub-17 regressa
hoje ao país

A Selecção Nacional Sub-17 de basquetebol feminino que conquistou a medalha de ouro sábado último, nos Jogos Africanos da Juventude, em Rabat, Marrocos regressa hoje ao país, segundo Maria Barbosa “Manu”, membro da direcção técnica do órgão reitor da modalidade.

A participação da selecção de cadetes nos Jogos Africano de Rabat serviu de preparação do conjunto nacional que cumpre um intenso programa preparatório, com vista a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, a disputar-se em Singapura.

De acordo com Maria Barbosa "o conjunto regressa hoje para dar continuidade a sua preparação uma vez que algumas atletas desta selecção também pertencem a selecção de Sub-18 que projecta a sua participação para o Campeonato Africano do Egipto a disputar-se de 29 do corrente a 8 de Agosto próximo", revelou.
Rosa Panzo

MOÇAMBIQUE : Basquetebol na capital do país - Desportivo virtual campeão


QUANDO todos os amantes da bola-ao-cesto maputense aguardavam fervorosamente pela derradeira jornada do campeonato para se conhecer o novo rei da modalidade na capital do país, no já programado velho “derby” entre os vizinhos e eternos rivais Maxaquene e Desportivo, eis que os “alvi-negros”, tirando partido do deslize do seu adversário frente ao Costa do Sol, na ronda do pretérito fim-de-semana, praticamente chamaram a si o título, pois, mesmo perdendo no próximo sábado, já nada lhes fará sair do pedestal de honra.

Aparentemente, a penúltima jornada não representava grande problema para ambos os candidatos ao título, só que, para o Maxaquene, acabou sendo uma ronda para esquecer por completo, porquanto representou o definitivo hipotecar das suas chances. Os “tricolores” perderam diante dos “canarinhos” por 67-42, registando desse modo a sua segunda derrota nesta etapa decisiva do campeonato.

Enquanto isso, o Desportivo mantém-se invicto, depois de ter batido o Ferroviário pela marca de 74-68, no epílogo de uma partida a todos os títulos extraordinário, com os dois gigantes a empenharem-se como jamais o tinham feito nesta prova e o triunfo da formação treinada por Horácio Martins a acontecer somente no último minuto.

Aliás, a forma como os “locomotivas” se apresentaram trouxe à superfície o espectro de uma viragem na equipa de Carlos Ferro, isto é, a possibilidade de se ter os ex-campeões nacionais com um alto sentido competitivo quando chegar a Liga Nacional Vodacom, para a qual já estão apurados os quatro grandes da capital do país, designadamente Maxaquene, detentor do título, Desportivo, Ferroviário e Costa do Sol, assim como o Ferroviário da Beira, faltando neste momento encontrar o sexto participante.

Para este lugar, já existem dois candidatos: Matolinhas, da província do Maputo, vencedor da Zona Sul, e Sporting de Quelimane, da Zambézia, que conquistou a fase zonal Norte. Em relação ao Centro, a discussão será no próximo fim-de-semana, envolvendo Desportivo da Beira, Liga Muçulmana de Chimoio e HCB de Songo.

A qualificação do Matolinhas aconteceu na sequência do seu duplo triunfo sobre A Politécnica por 67-35, no sábado, e 61-39, no domingo. Por seu turno, Sporting de Quelimane derrotou Universidade Pedagógica de Lichinga pela marca de 79-46 e Ferroviário de Nacala por 89-62.

Em relação ao Campeonato da Cidade de Maputo em Seniores Femininos, a segunda jornada teve como principal referência a vitória do Desportivo sobre o Ferroviário por 57-39, enquanto o Maxaquene vencia A Politécnica “B” pela marca de 91-45.

CABO VERDE : Santiago Sul vence torneio de basquetebol feminino

Santiago Sul sagrou-se campeão da terceira edição do torneio de basquetebol feminino, organizado pelo clube salense Pantera Negra. As meninas da Praia marcaram 62 pontos contra 58 da selecção do Sal. O Polidesportivo esteve completamente cheio para assistir à final do torneio de Basquetebol Feminino, que movimentou os Espargos no fim-de-semana. Um jogo muito bem disputado e com boa qualidade técnica. Sem dúvidas chegaram à final as duas melhores equipas desta competição. Santiago Sul venceu o Sal com apenas 4 pontos de diferença: 62 contra 58. A equipa anfitrião teve que se contentar com o segundo lugar.

A disputa pelo terceiro lugar não aconteceu porque a selecção da Boa Vista negou jogar contra Santiago Norte. É que, com três pontos, a selecção da ilha das dunas achou injusto disputar um lugar no pódio com uma equipa que tinha apenas dois pontos. Sendo assim, Santiago Norte levou para a casa a taça do terceiro lugar e a fairplay. As equipas da Boa Vista e de São Vicente (quarto e quinto lugar, respectivamente) ficaram com o prémio de participação. A taça para melhor jogadora do torneio foi para Bernardete (Bety) Costa, de Santiago Sul.

A equipa Benfica de Lubango (Angola), uma das convidadas do Pantera Negra, não conseguiu embarcar a tempo para Cabo Verde.

De referir que a ilha de São Vicente já se prontificou para realizar a próxima edição do torneio, em Julho de 2011.

ANGOLA : Bases e extremos com treino específico na selecção


Os bases da selecção nacional de basquetebol Miguel Lutonda e Domingos Bonifácio, os extremos Simão Santos, Olímpio Cipriano, Filipe Abraão, Carlos Morais, Carlos Almeida e Roberto Fortes treinaram lançamentos a curta e longa distância e ataques ao cesto com um adversário pela frente.

Durante 30 minutos, hoje na segunda sessão que decorreu no pavilhão do Rio Seco, esses atletas fizeram treino específico, depois do resto do grupo ter já abandonado a quadra.
Luís Magalhães, de um lado, e Paulo Macedo, do outro, acompanharam atentamente a prestação dos oito jogadores, efectuando várias correcções nas movimentações e tempo de lançamento.
Antes, no treino com o grupo completo, os campeões africanos ensaiaram jogadas combinadas, com defesas na linha de lançamento de triplos e bloqueios para facilitar o ataque dos companheiros.
O seleccionador nacional, diversas vezes, parou o treino para explicar correctamente como os movimentos têm que ser feitos. Na ponta final, formou três grupos e cada um elaborava uma jogada de ataque onde tinha que circular a bola e terminar na conversão de pontos.
Terça-feira, às 10 horas, a selecção, que prepara presença no Mundial da Turquia, volta ao Rio Seco para mais uma sessão. Ao contrário de hoje, onde fizeram bi-diário, está agendado apenas um treino.
A viagem para os Estados Unidos, segundo o director técnico Nuno Teixeira, continua sem data, mas explicou que poderá acontecer esta semana.

Além dos EUA, o "cinco" nacional tem em agenda participação num torneio internacional no Brasil e outro estágio na Itália.

19 julho 2010

ANGOLA : Presidente do COA felicita cadetes pela conquista do Ouro nos Jogos Africanos


O Presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição felicitou sábado a Selecção Nacional Sub-17 de basquetebol feminino, pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Africanos, que encerrou ontem, em Rabat, Marrocos.

Gustavo da Conceição aproveitou a ocasião para felicitar "ao COA e a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) pela decisão, aposta, investimento e sacrifício feito, para o alcance desta conquista", pois a participação na prova serviu de antecâmara para os Jogos Olímpicos de Singapura, que se realizam de 14 a 26 de Agosto próximo. "Parabéns ao basquetebol feminino pelo potencial demonstrado e parabéns ao Basquetebol Nacional. Está também de parabéns o COA e a FAB pela decisão, aposta, investimento e sacrifício feitos", lê-se na mensagem a que o Jornal dos Desportos teve acesso.

A conquista da medalha de Ouro nos Jogos Africanos auxiliou o combinado nacional, na sua preparação, visto que nunca competiu com apenas três jogadoras, num sistema a ser implementado nos Jogos Olímpicos da Juventude. O Combinado angolano começou a levar vantagem nos resultados ao vencer, no primeiro e segundo jogo, as selecções anfitriãs, vulgarmente conhecidas por Marrocos "A" e Marrocos "B", com grande diferença de pontos.

No último jogo, as angolanas foram a busca da medalha de Ouro ao vencer a sua congénere da Cote d’ Ivaire, por 26-3. As pupilas de Elisa Pires que foram para o palco da competição com pouca experiência nas regras do 3X3 souberam impor as suas capacidades e superioridade diante das adversárias. A Selecção Nacional regressa hoje ao país a fim de dar continuidade a sua preparação para a prova de Singapura, na qual está inserida no grupo “B”, juntamente com as formações dos Estados Unidos da América, Rússia, Alemanha e Bielo-Rússia.

Torneio de basquetebol
de Rua descobre talentos no Kwanza-Norte

A Direcção Provincial da Juventude e Desportos do Kwanza-Norte vai realizar em Agosto próximo a primeira edição do torneio de basquetebol de rua denominado Bola ao Ar com o objectivo de descobrir novos talentos em toda a província, fez saber ao Jornal dos Desportos, Miguel Clemente, chefe do departamento dos Desportos.

Em princípio, apenas os municípios de Cazengo e Cambambe vão se fazer representar no certame que vai ser disputado por dez equipas. "O nosso grande objectivo é o de relançar a modalidade na nossa região. Embora a prova seja experimental, ela será disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas, os dois primeiros classificados vão disputar uma final em dois jogos", esclareceu Miguel Clemente.

Apesar de o torneio ter o carácter experimental, a direcção provincial da Juventude e Desportos mostra-se optimista com a possibilidade de descobrir um bom número de jogadores talentosos, capazes de formar equipas para a realização de campeonatos municipais, que posteriormente vão poder evoluir para provinciais em vários escalões, disse o nosso interlocutor.

Com a realização deste torneio a direcção da Juventude e Desportos tenciona atrair estudantes e os jovens da periferia que demonstram ter queda para a prática do basquetebol. "Queremos fazer muito mais do que apenas ocupar o tempo livre da nossa juventude. Por isso, estamos a estabelecer parcerias com alguns núcleos municipais para ver se dentro em breve conseguimos relançar a massificação da modalidade em todos os municípios da nossa urbe", disse Miguel Clemente.

O dirigente afirmou que os seis representantes do município do Cazengo à primeira edição do torneio de rua Bola já definiram os nomes das suas equipas. Eis as suas denominações: Tribobó, Escola Missionária Dom Bosco, Jovens da Staff única, Mor-Port, Instituto Médio Agrário "IMA" e Jovens Unidos do Bairro Popular. Os quatro representantes de Cambambe contam apresentar os seus nomes oficiais das suas equipas nos próximos dias.
Kátia Ramos, em Ndalatando

CABO VERDE : Seven Stars na frente na final em Santiago Sul


A equipa do Seven Stars saiu na frente no play-off do regional de basquetebol em Santiago Sul. No primeiro encontro realizado este fim de semana, o Seven derrotou o Bairro por 67 – 58. O próximo encontro realiza-se esta terça-feira, 20 horas, enquanto a terceira partida está marcada para dois dias depois. A final disputa-se a melhor de cinco jogos, mas quem vencer três partidas sagra-se campeão regional.

Recorde-se que esta é a reedição da final do ano passado, ganha pelo Seven Stars ao terceiro jogo por 81-70.

Entretanto, Bairro e Seven Stars já estão apurados para o campeonato nacional de basquetebol, que arranca no dia 27 deste mês, no Mindelo e na Praia.

CABO VERDE : Rodrigo nega convite da selecção nacional


Nas vésperas da sua boda, o internacional Rodrigo Mascarenhas recusou o convite do treinador nigeriano Alex Musola para integrar a selecção de basquetebol de Cabo Verde que vai disputar, no Senegal, os jogos de qualificação para o Afrobasket 2011. Mascarenhas mostra-se indignado pelo facto de ter recebido a convocatória no dia 12 de Julho, a quatro semanas do início da competição, ao contrário de outros colegas que, segundo diz, foram contactados há coisa de três a quatro meses. “Isto não é normal, revela falta de organização. Desejo a maior sorte do mundo aos rapazes, mas não posso aceitar que as coisas sejam feitas desta maneira porque tenho a minha vida particular”, reage o atleta, que se encontra de férias em S. Vicente, onde irá trocar alianças com uma angolana.

Além de Mascarenhas, correm rumores de que outros jogadores já declinaram o convite para participar nos jogos de qualificação para o “Afro”, entre eles o extremo Marito e o distribuidor Jefferson Gomes, pelos mesmos motivos. A ser verdade, o combinado nacional fica desprovido de pelo menos três jogadores nucleares, colocando-se em causa a capacidade de resposta de Cabo Verde perante as suas adversárias do Senegal, Mali e de outras equipas da costa oeste africana. Colocado frente a esse cenário, Mascarenhas reconhece que a equipa poderá sofrer uma quebra competitiva assinalável, ficando desprovida de soluções no banco, mas mostra-se relutante na sua decisão.

Neste momento, Rodrigo quer centrar a sua atenção no casamento, na recuperação de um joelho que lesionou na época que já terminou e ganhar forças para enfrentar os desafios que irá encontrar no Benfica, na próxima temporada. Já no mês de Setembro regressa a Portugal para iniciar a sua nova fase de competições, agora com as cores do clube da Águia ao peito. Após três anos como atleta do 1º de Agosto de Angola, tendo ganho onze títulos em doze possíveis, o basquetebolista diz que regressou à Europa à procura de uma nova motivação, agora no clube bi-campeão nacional de Portugal.

“Pretendo encerrar a minha carreira daqui a três quatro anos. Se nessa altura sentir que posso continuar, poderei jogar mais um ano. Gostaria de poder competir nas Ligas de Espanha, Itália ou da França antes de fechar este ciclo profissional”, salienta Mascarenhas, que já pensa em fazer uma formação de dirigente, ou de treinador, com o objectivo de vir ajudar o desenvolvimento do basquetebol cabo-verdiano. Ele que foi nomeado este ano para o cinco ideal da Liga dos Campeões Africanos.

Apesar das tentativas, foi impossível abordar o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol sobre a questão levantada por Rodrigo Mascarenhas em torno da selecção nacional.

CABO VERDE : Sal lidera torneio internacional de basquetebol feminino

A selecção do Sal lidera do Torneio Internacional de Basquetebol Feminino que decorre no Polidesportivo municipal dos Espargos. Sal segue à frente, com duas vitórias sobre as meninas da Boa Vista e de São VicenteEsta competição reúne seis equipas, entre as quais o clube Benfica de Lubango, que veio directamente de Angola para, além de participar no torneio, fazer intercâmbio e passar as suas experiências sobre esta modalidade desportiva.

As selecções do Sal e da Boa Vista abriram o torneio. A equipa anfitriã venceu a da ilha vizinha por 124- 25 pontos. Ontem à noite Sal voltou a ganhar São Vicente, enquanto Santiago Sul derrotava Santiago Norte.

Hoje Boa Vista e Santiago Norte medem forças, e São Vicente vai enfrentar Santiago Sul. O Torneio Internacional do Basquetebol Feminino termina amanhã.

18 julho 2010

ANGOLA : Angola conquista medalha de ouro nos jogos africanos da juventude


A selecção nacional sub-17 de basquetebol feminino conquistou ontem, em Rabat, Marrocos, a medalha de ouro nos Jogos Africanos da Juventude, que serve de preparação para ao Jogos de Singapura, em Agosto próximo, ao vencer na final a Cote d’Ivoire por 26-3. A conjunto nacional, composto por três jogadoras, acaba de fazer assim uma excelente preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, uma vez que não tinha experiência no sistema de jogo três contra três, que será utilizado em Singapura.

Huíla desapontada com exclusão
das atletas na pré-selecção sub-18


O secretário-técnico da Associação Provincial de Basquetebol da Huila, Aurélio Moisés “Lellas”, está desapontado com os Órgãos administrativos da Federação Angolana da modalidade por não terem comunicado oficialmente a convocatória das duas atletas huilanas para a pré-selecção nacional feminina de Sub-18, tendo em vista o Campeonato Africano das Nações, a decorrer de 29 do corrente a 8 de Agosto próximo, no Egipto.

Aurélio Moisés “Lellas”, disse que esta situação levou ao afastamento das atletas Rosa Dala (base) e Alzira Intya (extremo), ambas do Benfica do Lubango, dos trabalhos de preparação da pré-selecção, daí a manifestação pública da indignação da Associação. “Foi comunicado que as duas atletas estão fora dessa convocatória por não terem se feito presente em Luanda. Agora pergunto aos Senhores da Federação: Como está a situação da comunicação?

Será que agora se convoca os atletas via rádio Cinco! Nós, cá na Huíla, tivemos conhecimento da convocatória das atletas via rádio. São miúdas que têm 16 anos de idade. Por isso, não podemos agarrar nas atletas e envia-las para Luanda só porque ouvimos na rádio que elas foram convocadas. São estudantes. Têm encarregados de educação e é preciso dar satisfação a essas pessoas”, disse entristecido.

Aurélio Moisés “Lellas” lembrou que não é a primeira vez que se verifica casos de desorganização de alguns órgãos administrativos da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) por não envio das comunicações oficiais as associações provinciais e em particular a da Huíla. Referiu que um outro caso idêntico aconteceu com as atletas que foram convocadas para a selecção de basquetebol feminina que esteve no Zimbabwe. Porém, a associação conseguiu contornar a questão e a atletas acabaram por integrar o referido combinado nacional.

“Da vez passada em que tivemos aquelas atletas que foram ao Zimbabwe também aconteceu a mesma coisa. Ouvimos a convocatória pela rádio, só que felizmente aquelas atletas conseguiram na altura desembaraçar-se. Andaram atrás das pessoas até que Luanda enviou documentos da convocação. Mas não foi o caso agora. Acho que bastava o caso da primeira vez para se corrigir, mas não. Insistem no mesmo erro”, desabafou.

O secretário técnico da Associação de basquetebol na Huíla, acrescentou que por isso, “mostra a indignação junto a Federação sobre a situação”. ”Depois dizem que os atletas estão desconvocados porque não se fizeram presente e nunca dizem o porquê que os atletas não se fizeram presente; o que continua a prejudicar as províncias”, exteriorizou.

Gaudêncio Hamelay, no Lubango


Maria Barbosa "Manu" considera estágio positivo

A Selecção Nacional de Basquetebol feminino em Sub-17 que se encontra a cumprir um estágio pré-competitivo em Rabat, Marrocos desde o passado dia 13 deste mês, tem efectuado resultados satisfatórios, segundo Maria Barbosa (Manu), membro da direcção técnica da federação.

“Dos três jogos que Angola disputou no estágio pré-competitivo em Rabat, com as selecções do país anfitrião, Marrocos “A”, Marrocos “B” e Cote d’Ivoire, a nossa selecção teve um saldo positivo vencendo as selecções adversárias com grandes diferença de pontos e superando os 35 exigidos pelas regras do três contra três” revelou. Para “Manu” os resultados obtidos no estágio pré-competitivo em Marrocos vêm dar alguma confiança a selecção de Cadetes, na conquista dos lugares cimeiros nos Jogos Olímpicos da Juventude que se disputam de 14 a 26 de Agosto próximo, em Singapura.

O estágio que teve duração de cinco dias e que foi uma oferta do Comité Olímpico Angolano, tendo em vista a preparação das selecções para os Jogos Olímpicos da Juventude encerra hoje. Segundo as novas regas da FIBA-Mundo, cada equipa tem que apresentar no mínimo três jogadoras. A duração do tempo de jogo será de 5 minutos em “tempo corrido” e só se para o cronómetro em situações de acidente ou lesões, sem haver direito a desconto de tempo.

Os jogos nas fases de apuramento poderão terminar com um empate, ao passo que nas meias-finais e finais não é considerado o empate como resultado possível “A”. A decisão será através de 3 lançamentos livres. Se o empate persistir, o desempate será feito através de um lançamento livre, sendo eliminada a equipa que falhar. Recorda-se que Angola está inserida no grupo “B”, dos Jogos Olímpicos da Juventude, ao lado das selecções da Rússia, Bielorússia, Alemanha e Estados Unidos da América.
R P

ANGOLA : "Gigante" da pré-selecção promete trabalho para estar no mundial

O poste do 1º de Agosto Yanick Moreira prometeu, sábado, trabalhar arduamente na pré-selecção, por forma a convencer o técnico e marcar presença no mundial sénior masculino de basquetebol, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, na Turquia.

O jogador de 2,10 metros de altura e 19 anos de idade manifestou a sua intenção à Angop no termo do único treino do dia, reconhecendo ser esta uma tarefa difícil face à concorrência na posição "cinco", em que constam colegas com certa maturidade em provas internacionais, como Eduardo Mingas, Kikas Gomes e felizardo Ambrósio.

Considerou ter estado a viver experiências positivas ao lado destes, o que, com mais empenho e humildade, poderá ajudar a permanecer entre os 12 eleitos para a prova (actualmente são 16 atletas).
"Estou a empenhar-me ao máximo. Vou ter que trabalhar mais durante a próxima semana para ver se consigo, numa primeira fase, participar do estágio e depois justificar ao treinador o porquê da minha convocação”, explicou, acrescentando haver harmonia no grupo.

Depois de dar primazia a vertente táctica na primeira semana de trabalho em Cabinda, a equipa nacional centrou as sessões, nos últimos sete dias, nos aspectos técnicos, tendo hoje o seleccionador Luís Magalhães repartido o grupo em três e orientado jogo intensivo entre as partes, durante o qual solicitava rapidez e determinação aos atletas.

O grupo vai efectuar estágio nos EUA, Brasil e Itália.

17 julho 2010

ANGOLA : 2ª semana de preparação

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos conclui hoje, sábado, a sua segunda semana de preparação com sessão única do dia, a realizar-se no Pavilhão do Codenm, quartel general do conjunto angolano. Os Deca-campeões africanos da “bola ao cesto” projectam a sua presença no Campeonato do Mundo, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano ano em curso, na Turquia.

Ontem, duarante as duas sessãoes de treinos, os pupilos de Luís Magalhães, seleccionador nacional, voltaram a rever os aspectos técnicos e tácticos do cinco nacional que dentro de poucos dias segue viagem para os Estados Unidos da América, locol do primeiro estágio pré-competitivo, antes de rumar para a República Federativa do Brasil, onde vai participar num torneio internacional na cidade de Brasília, juntamente com as selecções da Venezuela, Uruguai para além do país anfitrião.

Hoje, na única sessão de treinos do dia, a equipa técnica nacional vai aprimorar os aspectos ofensivos e defensivos bem como a circulação da bola em todas as áreas do jogo. Os lançamentos a curta e longa distância vão igualmente prencher os trabalhos da pré-selecção nacional que continuar a treinar-se com dezassete dos dezoito atletas convocados para a “operação” Turquia. Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidos da América, deve em princípio juntar-se ao grupo, já naquele país, para posteriormente rumar com o conjunto a República Federativa do Brasil e Itália.

O conjunto angolano que figura no Grupo A do mundial da Turquia juntamente com as selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Austrália, Alemanha e Jordânia, tem como propósito a melhoria do nono, alcançado do Campeonato do Mundo de 2006, disputado no Japão. Esta será a sexta presença de Angola numa fase final de um Campeonato do Mundo, depois da sua estreia em 1986, em Espanha, Argentina’90, Canadá’94, EUA’2002 e Japão’2006.

Benfica do Lubango participa
num torneio internacional em Cabo Verde

A equipa sénior feminina de basquetebol do Benfica Petróleo do Lubango, participa desde ontem, num torneio internacional da modalidade, que decorre na Ilha de Sal, em Cabo Verde. A prova termina no dia 18 do mês em curso. A caravana composta por 13 elementos entre atletas, dirigentes e técnicos seguiu viagem quinta-feira última, às 21h30, para o local da competição. A confirmação foi dada pelo responsável da delegação, Fernando Filipe.

A formação de basquetebol do Benfica Petróleo do Lubango participa a convite do Grupo Pantera de Cabo Verde. Além da equipa huilana estão presentes o Misto de Jogadoras de Cabo Verde a evoluir em Portugal, Misto do Mindelo Sul e Norte, Misto do Sal, da Praia e o Misto da Ilha do Fogo todas de cabo Verde num total de sete equipas.

O certame que se promove anualmente na cidade da Ilha de Sal está enquadrado nos festejos de mais um aniversário daquele país. O conjunto dos encarnados do Lubango sendo a única equipa estrangeira vai com objectivo de alcançar um lugar de destaque. Porém, esse sucesso só pode tornar-se em realidade, caso haver vontade de ganhar por parte das atletas como vaticinou o técnico da equipa Aurélio Moisés “Lellas”. Gaudêncio Hamelay, no Lubango

Boletim clínico está a melhorar

O beletim clínico da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos está a melhorar a cada dia que passa, segundo fez saber Agostinho Matamba, médico dos Deca-campeões africanos. O capitão Carlos Almeida já se treina sem limitações, ao passo que Carlos Morais recupera satisfatoriamente da ferida no pulso esquerdo. O mesmo se pode dizer do jovem Paulo Márcio Barros, que padesse de uma micose no dedo da perna esquerda. “O boletim clínico da pré-selecção tem registado melhorias a cada dia que passa”, disse. MC

CABO VERDE : Fainal do Regional

Hoje sábado, às 20h30, o Bairro e o Seven Stars dão o arranque na disputa da final do regional de basquetebol. A final disputa-se a melhor de cinco jogos, por isso quem tiver a sorte de vencer três partidas sagra-se campeão regional este ano. O segundo jogo está agendado para o dia 20, enquanto que a terceira partida realiza-se dois dias depois. Esta será a reedição da final do ano passado, ganha pelo Seven Stars ao terceiro jogo por 81-70. Para este ano espera-se uma vez mais jogos renhidos e uma luta cerrada pelo título regional.

16 julho 2010

CABO VERDE : Ilha do Sal recebe Torneio internacional com a presença de Benfica de Lubango

A ilha do Sal é palco a partir de hoje de um torneio internacional de basquetebol feminino, que decorre até domingo, 18, e que conta com o concurso da equipa profissional angolana do Benfica de Lubango.

A nível interno, esta terceira edição deste torneio de carácter internacional conta com a participação das selecções regionais do Sal, de São Vicente, da Boa Vista, de Santiago Norte e de Santiago Sul.

Inicialmente disputado a nível de clubes, na sua primeira edição, a organização decidiu apostar na sua internacionalização a nível das selecções regionais e de uma equipa profissional angolana, ainda que tenha ficado hipotecada a intenção de trazer de Portugal uma equipa composta pelas basquetebolistas cabo-verdianas que militam em clubes portugueses.

A organização garante ter tudo preparado para a realização do evento, sem qualquer sobressalto, de forma que a competição e a convivência venham a estar de mãos juntas.

Segundo o basquetebolista internacional cabo-verdiano, Zola, outrora residente nos Estados Unidos da América, e que desde o ano passado vive na ilha do Sal como treinador, as atletas salenses evoluíram muito e prometem trabalhar no duro para que a equipa anfitriã possa festejar o título, uma vez que ano transacto perderam a final para a selecção capital.

As equipas estão divididas em dois grupos, sendo o grupo A formado pelas selecções do Sal, Boa Vista e Santiago Sul e o Grupo B pelas selecções regionais de Santiago Norte, São Vicente e Benfica de Lubango.

Calendário dos Jogos:

Quinta-feira, 15: Selecção do Sal x selecção do Boa Vista e selecção de
São Vicente x Santiago Norte.

Sexta-feira, 16: Benfica Lubango x Santiago Norte e selecção do Sal x Santiago Sul.
Sábado, 17: Selecção do Sal x Boa Vista e São Vicente x Benfica de Lubango.


Domingo, 18: jogos para a atribuição do terceiro classificado e jogos da final.

SR

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Básquete da Cidade - Duelos sem esplendor

A QUINTA jornada, a penúltima, do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos será uma espécie de aquecimento para o Desportivo e o Maxaquene antes de medirem forças na última jornada na partida que decidirá o título.

Os jogos agendados para hoje até são apetitosos e do melhor que há a nível da capital do país: Maxaquene-Costa do Sol e Ferroviário-Desportivo. Todavia o interesse em redor destes embates de “gigantes” perde-se, na medida em que “canarinhos” e “locomotivas” jogarão apenas para cumprir calendário.

O Maxaquene, segundo classificado com sete pontos, será o primeiro a entrar em acção a partir das 18.30 horas no campo do Ferroviário. No mesmo recinto, mas as 20.15 horas, será a vez do líder Desportivo defender tal estatuto.

Os “alvi-negros” somam por vitórias os quatro jogos realizados até então e lideram com oito pontos.

15 julho 2010

ANGOLA : Paulo Macedo destaca empenho dos atletas na"operação Turquia"

O desempenho dos dezassete atletas que trabalham nesta altura visando o Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, na Turquia, tem deixado satisfeita a equipa técnica nacional, segundo fez saber Paulo Macedo, um dos adjuntos do português Luís Magalhães.

"Estamos praticamente a concluir a segunda semana de preparação e a entrega dos jogadores tem sido formidável. Os atletas dão o seu máximo e isso obviamente deixa-nos satisfeitos porque queremos sentir dificuldades na hora de escolher os doze que vão representar as cores da bandeira nacional no Campeonato do Mundo da Turquia", disse o ex-internacional angolano, hoje, nas vestes de seleccionador adjunto.

Questionado sobre a integração de Paulo Márcio Barros, Miguel Kiala e Yanick Moreira, atletas que foram chamadas pela primeira vez à Selecção Nacional de seniores, Paulo Macedo afirmou "que tem sido fantástica"."Os três jovens têm sido fantásticos. Apesar de integrarem pela primeira vez uma pré-selecção de seniores têm sabido corresponder às expectativas da equipa técnica nacional".

Um outro aspecto que tem contribuído para a sua rápida integração no grupo, segundo Paulo Macedo, é o facto de os jogadores mais cotados casos de Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes"Kikas", Eduardo Mingas, Vladimir Ricardino entre outros, transmitirem a sua experiência aos mais novos.

"Eles têm recebido o apoio dos atletas mais experientes da nossa selecção facto que lhes tem motivado a trabalhar arduamente", afirmou Paulo Macedo.O seleccionador adjunto assegurou por outro lado, que a preparação tem decorrido sem grandes sobressaltos e aguardam apenas pela resolução da parte administrativa a fim de a pré-selecção nacional embarcar para os Estados Unidos da América, palco do primeiro estágio pré-competitivo, seguindo-se posteriormente a participação de Angola num torneio internacional, a disputar-se na República Federativa do Brasil.

Além do país anfitrião, foram convidadas as selecções do Uruguai e da Venezuela.Depois o cinco nacional segue viagem para Itália, onde finaliza o seu estágio.O embarca para o local da competição acontece a 24 de Agosto.

Entretanto, dos dezoitos atletas convocados para a "operação" Turquia, apenas dezassete estão disponíveis nesta altura. Valdelício Joaquim, atleta que milita nos Estados Unidos da América ainda não se juntou ao grupo.Angola figura no Grupo A com as selecções da Argentina, Alemanha, Austrália, Sérvia e a Jordânia.

Pré-selecção trabalha hoje em sessão única

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta a sua participação no Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, realiza hoje, a partir das 10h00, no Pavilhão do Codenm, mais uma sessão de treinos, por sinal a única do dia.

Ontem, durante a dupla sessão de treinos, decorrido no Pavilhão do Rio Seco, o seleccionador nacional, Luís Magalhães, contou já com a reintegração do capitão Carlos Almeida e do estreante Paulo Márcio Barros, atletas que falharam a sessão de terça-feira.Carlos Almeida recuperou do abcesso na coxia esquerda ao passo que Paulo Barros recuperou da micose que afectava um dos dedos do pé esquerdo.

Aprimoramento dos aspectos técnicos e tácticos continuam a dominar as sessões de treino do combinado nacional.Amanhã, sexta-feira, a pré-selecção nacional realiza duas sessões de treino, sendo uma no período matinal e outra ao anoitecer.

Indisponibilidade de
campos inquieta
Hermenegildo Lopes


A indisponibilidade de campos no período nocturno, horário em que a maior parte das atletas estão disponíveis para trabalhar colectivamente preocupa o seleccionador nacional, Hermenegildo Lopes, que orienta a pré-selecção de basquetebol feminina em Sub-18, que cumpre um intenso programa preparatório em Luanda, visando o Campeonato Africano da "bola ao cesto","Afrobasket", a ter lugar de 29 do mês em curso a 8 de Agosto próximo, no Egipto.

"Devido a indisponibilidade de campos, não temos efectuado a preparação bi-diária".Para Hermenegildo Lopes, o período nocturno é salutar para a preparação, porque é a altura em que a maior parte das atletas, estão disponíveis para trabalhar devido a incompatibilidade dos horários escolares",referiu o técnico.

O seleccionador revelou que devido a esta situação, a ordem de trabalho foi programada da seguinte maneira:"Às segundas e quintas-feiras a preparação do combinado está a ser efectuada na Cidadela Desportiva, ao passo que às terças e quarta-feira realizamos os treinos no campo do Interclube.Aos sábados de manhã voltamos a trabalhar na Cidadela e no domingo realizamos os treinos no campo do Interclube", explicou.





Rosa Panzo

14 julho 2010

ANGOLA : Selecção de Sub-17 está em Marrocos

A Selecção Nacional de Basquetebol feminino em Sub-17 encontra-se desde ontem, em Rabat, Marrocos, onde vai participar no segundo estágio pré-competitivo, com o objectivo de adaptar-se às novas regras de jogo três contra três.O estágio que terá a duração de cinco dias é uma oferta do Comité Olímpico Angolano, com vista a preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude que se disputam de 14 a 26 Agosto próximo, em Singapura.

Angola está inserida no grupo "B" ao lado das selecções dos Estados Unidos da América, Rússia, Alemanha e Bielorússia.
O conjunto nacional já esteve na Alemanha a cumprir um estágio, por quatro dias a convite da Fiba-Mundo.

ANGOLA : Carlos Almeida e Barros reintegram grupo de trabalho

Depois de terem falhado ontem a única sessão de treinos, realizada no Pavilhão do Codenm, quartel-general dos Deca-campeões africanos da "bola ao cesto", que projectam o Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, o capitão Carlos Almeida e o estreante Paulo Barros reintegram hoje, quinta-feira, os trabalhos da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Agostinho Matamba, médico do combinado nacional, assegurou que os atletas acima referenciados farão já parte das duas sessões de treinos marcada para hoje, quinta-feira, no Pavilhão do Rio Seco, palco que acolhe a segunda semana de preparação dos Deca-campeões africanos, depois de terem iniciado a fase preparatória na província de Cabinda.

O capitão Carlos Almeida (extremo base) recupera satisfatoriamente do abcesso na coxia esquerda, ao passo que Paulo Márcio Barros (extremo), que padece de uma micose no dedo da perna esquerda está igualmente apto para a dupla sessão de treinos de hoje.

Ontem, na única sessão de treinos do dia, que decorreu no Pavilhão do Codenm, os pré-seleccionados voltaram a aprimorar os aspectos técnicos e tácticos com principal realce para os ataques combinados, com montagem de bloqueios.

Luís Magalhães, seleccionador nacional, e os seus adjuntos Paulo Macedo e Walter Costa, antigos internacionais angolanos, repartiram o grupo em três, tendo realizado uma peladinha de aproximadamente uma hora, tendo a equipa vestida de preto constituída por Miguel Pontes Lutonda, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes "Kikas", Eduardo Mingas e Felizardo Ambrósio vencido as equipas com indumentária azul e vermelho formada por Vladimir Ricardino, Roberto Fortes, Miguel Kiala, Carlos Morais, Felipe Abraão, Leonel Paulo, Ynick Moreira, Simão Santos, Domingos Bonifácio e Divaldo Mbunga respectivamente.

Dos dezoito atletas convocados para a "operação" Turquia dezassete já estão à disposição da equipa técnica nacional, faltando apenas o jovem poste Valdelício Joaquim, que milita numa das universidades dos Estados Unidos da América.

A viagem para os Estados Unidos da América continua adiada sine-die, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
Angola figura no Grupo A ao lado das selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Alemanha, Austrália e Jordânia.

Lutonta lembra com nostalgia
encontro Angola - Alemanha de 2006


O internacional angolano, Miguel Pontes Lutonda, lembra com nostalgia a partida Angola – Alemanha do Campeonato do Mundo de 2006, prova disputada no Japão, em que o combinado nacional perdeu frente aos alemães, por 103-108, após três prolongamentos.
"Foi uma partida bastante emocionante.

Nunca na história do basquetebol pelo menos em campeonatos do mundo, um jogo tivesse sido decidido após três prolongamentos.No mundial da Turquia voltaremos a defrontar a Alemanha, certamente será mais um jogo difícil”, prognosticou Miguel Pontes Lutonda.

Conhecido nas lides da "bola ao cesto" como o grande General, considerou que a sua reintegração na pré-selecção nacional tem decorrida da melhor maneira possível, depois de ter falhado o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, "Afrobasket’2009", competição disputada na Líbia.

"Penso que a minha integração tem sido boa. Estamos a vir de uma época bastante desgastante e é natural que nesta altura ainda algum cansaço comece a se apoderar de mim. Acredito que esta fase vai passar e estaremos prontos para servir mais uma vez a pátria". MC


Agostinho Matamba minimiza
problemas clínicos da pré-selecção


Apesar do boletim clínico da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos não ser muito famoso, a escassos dias do embarque para os Estados Unidos da América, palco do primeiro estágio pré-competitivo, o médico da Selecção Nacional, Agostinho Matamba, minimizou os três casos existentes nesta altura nomeadamente a de Carlos Almeida, Carlos Morais e Paulo Márcio Barros.

"Penso que os casos clínicos existentes nesta altura não são preocupantes.Carlos Almeida e Paulo Márcio Barros, atletas que hoje (ontem) não treinaram já podem fazê-lo amanhã (hoje).Como sabe, o Carlos Almeida padece de um abcesso na coxa esquerda que está praticamente curado, ao passo que Paulo Márcio Barros que sofre de uma micose está igualmente recuperado e pronto para reintegrar o treino", disse.

Já o extremo base Carlos Morais que ontem pregou um susto à equipa técnica, quando foi forçado a abandonar por alguns minutos a sessão de treinos, devido ao toque involuntário que recebeu do seu colega de equipa Domingos Bonifácio no pulso da mão esquerda, também não expira cuidados.

"O Carlos Morais sofreu um acidente antes mesmo de integrar os trabalhos da pré-selecção.Felizmente o quadro tem melhorado bastante e acredito que não é preocupante a sua lesão”, assegurou Agostinho Matamba.MC

CABO VERDE : Spartak campeão regional de basquetebol do Fogo

A formação desportiva de Spartak sagrou-se campeã regional de basquetebol do Fogo em sénior masculino ao derrotar a equipa do Atlântico por 62-52 no segundo jogo de playoff.A equipa de Alto de Aguadinha mostrou-se soberana nesta final. Conseguiu uma vantagem de 30 pontos na primeira partida (83-53) e na segunda, realizada no passado domingo, bateu o Atlântico por 62- 52.

Para além do título de campeão regional, Spartak conquistou também o torneio de abertura e a taça São Filipe.

Entretanto, nos juvenis o Atlântico ficou com o título ao arrasar a equipa do Lém nas duas partidas da final. No primeiro jogo venceu por uma diferença de 50 pontos (86 – 36) e na segunda partida aumentou a vantagem para 106-58.

CABO VERDE : Basquetebol assina contrato-programa

A Federação cabo-verdiana de Basquetebol já pôs as suas contas em dia, regularizou a sua situação financeira e assinou finalmente esta quarta-feira, 14, o seu contrato programa com a Direcção-Geral dos Desportos.Depois das Federações de Futebol, Andebol, Voleibol, Ténis, Comissão de Ginástica, Atletismo e Boxe terem assinado no mês de Março, finalmente foi a vez da Federação de Basquetebol assinar o seu respectivo contra-programa que disponibiliza as verbas necessárias para as suas actividades.

Para este ano, o basquetebol perdeu dois mil e 44 contos: passou dos 8.455.448 escudos em 2009 para 6.415.448 escudos este ano.

Recorde-se que a assinatura dos contratos-programa pressupõe que as Federações desportivas tenham as suas contas em dia. E à medida que vão regularizando a sua situação junto do organismo que gere o desporto nacional, a Direcção-Geral dos Desportos, recebem as verbas a que têm direito.

13 julho 2010

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BÁSQUETE DA CIDADE - Luta reservada aos vizinhos

A QUARTA jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos serviu sobretudo para deixar de uma vez definido que as equipas do Desportivo e do Maxaquene, eternos vizinhos, são as que vão lutar pelo t]itulo. É que no pretérito fim-de-semana “alvi-negros” e “tricolores” venceram convincentemente o Costa do Sol (82-68) e Ferroviário (77-58), respectivamente.

Quando faltam duas jornadas para o final, o Desportivo lidera com oito pontos seguido do Maxaquene com menos um.

O Ferroviário e o Costa do Sol somam ambos cinco pontos e nas próximas rondas jogarão apenas para cumprir calendário.

Nota de realce para o encontro da derradeira jornada entre o Desportivo e o Maxaquene que ao que tudo indica decidirão quem arrecadará o troféu mais cobiçado da bola-ao-cesto a nível da cidade de Maputo.

12 julho 2010

ANGOLA : Pré-selecção nacional trabalha hoje no Codenm

Com a integração do poste Felizardo Ambrósio que esteve a recuperar da sua lesão no joelho direito em Lisboa,Portugal, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos realiza hoje, segunda-feira, a partir das 10h00, no Pavilhão do Codenm, em Luanda, a sua primeira sessão de treinos, depois de cumprir um curto estágio pré-competitivo na província mais ao norte do país, Cabinda.

Durante cinco dias em que a pré-selecção nacional esteve a preparar a "operação" Turquia nas terras de Mayombe, os pupilos de Luís Magalhães foram submetidos a testes físicos.Os aspectos técnicos e tácticos foram igualmente revistos.Contrariamente ao que esteve inicialmente programado, os deca-campeões africanos da "bola ao cesto”"já não seguem viagem amanhã, terça-feira, dia 12, devido a problemas burocráticos, segundo fez saber o chefe do departamento das selecções nacionais e coordenador da pré-selecção nacional, Nuno Teixeira.

De acordo com aquele responsável, o combinado nacional deve deixar em princípio a capital do país, Luanda, com destino aos Estados Unidos da América, entre sexta e sábado desta semana."Infelizmente já não seguiremos viagem amanhã dia 12 como inicialmente estava programado por questões burocráticos.Estamos a trabalhar no sentido de embarcarmos esta semana entre sexta-feira e sábado para os Estados Unidos da América", assegurou Nuno Teixeira.

Esta semana, a pré-selecção nacional vai aprimorar os aspectos técnicos e tácticos antes de rumar para as terras do tio sam, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo de aproximadamente duas semanas, antes de rumar para República Federativa do Brasil, onde vai competir num torneio internacional, para assinalar as festividades da capital brasileira, Brasília.

No torneio de Brasília, os deca-campeões nacionais vão competir ao lado das selecções do país anfitrião, Brasil, Venezuela e Uruguai.
Depois o cinco nacional segue para Itália, onde vai finalizar o seu estágio pré-competitivo, antes de seguir viagem para o palco da competição.A comitiva angolana deve escalar a Turquia, a 24 de Agosto.Angola figura no Grupo A, juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Argentina, Austrália, Alemanha e Jordânia.

Valdelício Joaquim
junta-se hoje ao grupo


Valdelício Joaquim, um dos pré-seleccionados para "operação" Turquia, deve escalar em princípio amanhã, terça-feira, a capital do país, Luanda, a fim de integrar os trabalhos do combinado nacional.De acordo com Nuno Teixeira, chefe do departamento das selecções nacionais, o atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidos da América tinha a sua chegada prevista para ontem, domingo.

"Segundo as informações que obtivemos do seu encarregado o atleta deveria chegar hoje (ontem) mas por motivos migratórios não foi possível o atleta deixar os Estados Unidos da América.Portanto,o Vadelício Joaquim em princípio deve chegar amanhã",disse Nino Teixeira.

CABO VERDE : Santo Antão - Porto Novo Basquetebol Clube vence campeonato regional


A equipa do Porto Novo Basquetebol Clube é o novo campeão regional de Santo Antão em sénior masculino.
Este sábado, dia 10, no penúltimo jogo do play-off, a formação portonovense venceu, na vila da Ribeira Grande, o Rosariense por 61-51.

O Porto Novo Basquetebol Clube venceu o campeonato regional de 2010, e já pensa no campeonato nacional previsto para este mês.

O clube também centra as atenções no campeonato regional sub-18.Porto Novo B. Clube tem no seu seio cerca de 50 atletas nas categorias sénior e júnior.

Sob a orientação da dupla Helder Andrade e Nielvis Fortes, Porto Novo B. Clube, fundado em 2001, já venceu esta temporada, além do campeonato, o torneio da abertura (Santo Antão) e a taça São João (Porto Novo).

11 julho 2010

ANGOLA : Luís Magalhães considera positivo estágio em Cabinda


O seleccionador nacional, Luís Magalhães, considerou ontem, em Cabinda, de positivo a preparação de cinco dias de pré-selecção de basquetebol sénior masculino, nas terras do maimbe, visando a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano corrente.

O técnico Luís Magalhães, que falava a imprensa no final do estágio, no Pavilhão do Sporting Clube Petróleos, referiu que os trabalhos de preparação do combinado nacional decorreram com qualidade e tudo que estava projectado para o êxito dos treinos foi cumprido na totalidade, fruto das condições criadas pelo governo da província de Cabinda.

“Todo o trabalho decorreu com qualidade, com intensidade própria deste período de época. Todos os atletas tiveram uma aplicação excelente, aliás, todos estiveram envolvidos, desde do coordenador da delegação, do vice-presidente, da equipa médica e dos treinadores. A primeira etapa do estágio foi ultrapassada, que nos vai levar para Turquia.

De princípio o balanço é positivo, tudo aquilo que estava projectado foi cumprido na totalidade”, disse Luís Magalhães disse que quer contar com todos os jogadores pré-convocados na segunda etapa de preparação para que os trabalhos sejam cumpridos na totalidade. “Espero que os jogadores estejam disponíveis e dispostos na segunda etapa para prosseguirmos o trabalho com qualidade que pretendemos, de modo a sonharmos com uma boa qualificação.

Na primeira etapa todos se aplicaram bem e correu tudo bem. Fomos bem alojados, alimentação foi excelente e a organização cumpriu com aquilo que estávamos a espera e estamos satisfeitos por isso”, referiu. O seleccionador nacional reconheceu existir alguns problemas administrativos para o êxito da preparação da pré-selecção nacional, mas assegurou que essas dificuldades vão ser ultrapassadas para que a equipa angolana possa chegar um bom porto.

“Todos que fazem parte da pré-selecção sabem o que pretendemos alcançar no mundial da Turquia, por isso, temos que dar todos os nossos esforços para depois vermos se vamos conseguir ou não, mas ter ilusão é sempre bom para termos motivação de trabalhar no dia-a-dia, para estarmos nas melhores condições de competirmos na prova”, precisou.

Durante os cinco dias de estagio, em Cabinda, a equipa técnica comandada pelo português Luís Magalhães, baseou os trabalhos nos aspectos de recuperação física, movimentos com bola, lançamentos de curta e longa distancia, movimentos defensivos e ofensivos, com bloqueio ao extremo.

Carlos Dinis mais perto
de dirigir a África do Sul

O técnico Carlos Dinis pode estar de malas aviadas para a África do Sul, onde vai trabalhar na direcção técnica do Programa de Desenvolvimento do Basquetebol, gizado pelo ministério dos Desportos daquele país, soube o Jornal dos Desportos. Na sequência da manifestação do interesse sul-africano em contar com os serviços de um treinador angolano na direcção do seu basquetebol, o técnico trabalhou naquele país na quarta e quinta-feira, onde reuniu com as autoridades desportivas locais.

No início do ano, Oosthu Zen, vice-ministro dos Desportos sul-africano, veio a Luanda e abordou o assunto com Gonçalves Manuel Mauandumba, titular da pasta ministerial angolana. “Viemos aqui para discutirmos a formalização de uma cooperação entre os nossos países na área do basquetebol, queremos contratar um treinador angolano que vai assistir a equipa da África do Sul”, disse na ocasião.

Oosthu Zen que falava à saída da audiência concedida pelo governante angolano, prometeu que o técnico deveria proximamente seguir à África do Sul para a assinatura do contrato com a federação sul-africana de basquetebol. “O treinador já foi identificado e esperamos que até ao fim de Janeiro ele possa estar na África do Sul para formalizar o contrato”, reforçou.

Segundo apuramos, no final do corrente mês, Carlos Dinis deve voltar à África do Sul para aquilo que seria a sua “formal apresentação”, junto dos agentes da modalidade. Recordar que a África do Sul pretendia acolher a XXVI edição do campeonato africano das nações de basquetebol em 2011que será realizada na Cote d´Ivoire. Silva cacuti

Técnico angolano
manifesta-se disponível

A eventual ligação entre Carlos Dinis e a federação sul-africana de basquetebol insere-se no âmbito da cooperação bilateral entre os ministérios dos Desportos de Angola e da África do Sul. Segundo Carlos Dinis, está disponível para este novo desafio. “Em princípio devo regressar a 23 do corrente para a África do Sul, vou encontrar-me com agentes da modalidade, visitar alguns sítios e, depois vou apresentar um projecto, em função do qual ver-se-á se ficarei na selecção ou trabalharei nas em centros de treinamento.

Mas, estou disponível. Seja como for, este é um trabalho que deverá ser verdadeiramente iniciado em Janeiro de 2011”, disse.
Questionado sobre o futuro da sua ligação ao ASA, Carlos Dinis foi peremptório. “Eu sou técnico do ASA e seleccionador nacional de juniores. Claro que só depois de materializado este projecto com a àfrica do Sul poderemos então equacionar os nossos compromissos”. S.C

10 julho 2010

ANGOLA : Kikas crente no sucesso da selecção

O poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Joaquim Gomes “Kikas”, disse ontem, em Cabinda, que acredita no sucesso do combinado angolano que vai competir no Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano corrente.

Joaquim Gomes “Kikas”, que falava no final de mais uma sessão de treinos, realizada no Pavilhão do Sporting Clube Petróleos, no curto estágio de cinco dias que a pré-selecção nacional realiza em Cabinda, referiu que os trabalhos de preparação decorrem sem sobressaltos, o que deixa bons indicadores para o sucesso de Angola na competição, fruto do empenho que os jogadores demonstram em cada sessão de treino.

“Os trabalhos em Cabinda decorrem sem sobressaltos e até aqui conseguimos fazer tudo aquilo que a equipa técnica preparou, por isso, acho que os jogadores deram conta do recado. Temos tido uma boa alimentação e a nossa preparação fora do campo também tem sido excelente. Esta etapa inicial é a mais dura, onde nos empenhamos na preparação física, treinos com bola, aspectos técnicos, tácticos e com muita velocidade, por isso, estamos a trabalhar arduamente para conseguir atingir os nossos objectivos durante a competição”, disse.

Kikas realçou que o nível de confiança no seio dos jogadores é positiva, onde cada um procura ser amigo do outro, sem olhar pela antiguidade, mas sim nos objectivos a serem atingidos antes, durante e depois do Campeonato do Mundo da Turquia. “O nível de confiança no seio dos jogadores é positivo, acima de tudo procuramos ser amigos, porque não basta jogar bem, é preciso haver harmonia e amizade no grupo de trabalho, este é o tipo de experiência que temos transmitido aos jogadores mais novos, porque os novos que estão na selecção também têm algo a transmitir aos mais velhos”, referiu.

O poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional agradeceu o carinho da população de Cabinda que tem estado presente em todas as sessões de treino, factor que motiva os jogadores do combinado nacional. O internacional angolano disse por outro lado, que espera contar com a presença dos adeptos da província na Turquia, mas se não acontecer poderão mandar mensagens de contributo para o sucesso de Angola na prova.

O extremo poste do 1º de Agosto, Vladimir Ricardinho, disse que a estreia dos jogadores novos na pré-selecção nacional tem sido boa e espera que se empenhem ao máximo para merecerem a confiança do técnico Luís Magalhães. Referiu que a preparação em Cabinda foi excelente, o que está a motivar os atletas a trabalharem arduamente. “Estamos bem em Cabinda e tudo está a correr da melhor maneira e agradeço em nome do grupo o povo de Cabinda pelo carinho que sempre tem dado a Selecção Nacional.

Tivemos uma primeira experiência no ano passado que foi excelente e estamos a sentir o mesmo agora”, disse. Ontem os trabalhos se basearam nos movimentos defensivos e ofensivos, com bloqueio ao extremo, bem como nos lançamentos de curta e longa distância. O base Carlos Morais foi poupado no treino de ontem por estar a recuperar de uma lesão. O atleta fica dois ou três dias de repouso para retomar os trabalhos de preparação. Para já, a pré-selecção regressa hoje para Luanda, depois de cumprir o estágio em Cabinda.

ANGOLA : Kikas crente no sucesso da selecção

O poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Joaquim Gomes “Kikas”, disse ontem, em Cabinda, que acredita no sucesso do combinado angolano que vai competir no Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano corrente.

Joaquim Gomes “Kikas”, que falava no final de mais uma sessão de treinos, realizada no Pavilhão do Sporting Clube Petróleos, no curto estágio de cinco dias que a pré-selecção nacional realiza em Cabinda, referiu que os trabalhos de preparação decorrem sem sobressaltos, o que deixa bons indicadores para o sucesso de Angola na competição, fruto do empenho que os jogadores demonstram em cada sessão de treino.

“Os trabalhos em Cabinda decorrem sem sobressaltos e até aqui conseguimos fazer tudo aquilo que a equipa técnica preparou, por isso, acho que os jogadores deram conta do recado. Temos tido uma boa alimentação e a nossa preparação fora do campo também tem sido excelente. Esta etapa inicial é a mais dura, onde nos empenhamos na preparação física, treinos com bola, aspectos técnicos, tácticos e com muita velocidade, por isso, estamos a trabalhar arduamente para conseguir atingir os nossos objectivos durante a competição”, disse.

Kikas realçou que o nível de confiança no seio dos jogadores é positiva, onde cada um procura ser amigo do outro, sem olhar pela antiguidade, mas sim nos objectivos a serem atingidos antes, durante e depois do Campeonato do Mundo da Turquia. “O nível de confiança no seio dos jogadores é positivo, acima de tudo procuramos ser amigos, porque não basta jogar bem, é preciso haver harmonia e amizade no grupo de trabalho, este é o tipo de experiência que temos transmitido aos jogadores mais novos, porque os novos que estão na selecção também têm algo a transmitir aos mais velhos”, referiu.

O poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional agradeceu o carinho da população de Cabinda que tem estado presente em todas as sessões de treino, factor que motiva os jogadores do combinado nacional. O internacional angolano disse por outro lado, que espera contar com a presença dos adeptos da província na Turquia, mas se não acontecer poderão mandar mensagens de contributo para o sucesso de Angola na prova.

O extremo poste do 1º de Agosto, Vladimir Ricardinho, disse que a estreia dos jogadores novos na pré-selecção nacional tem sido boa e espera que se empenhem ao máximo para merecerem a confiança do técnico Luís Magalhães. Referiu que a preparação em Cabinda foi excelente, o que está a motivar os atletas a trabalharem arduamente. “Estamos bem em Cabinda e tudo está a correr da melhor maneira e agradeço em nome do grupo o povo de Cabinda pelo carinho que sempre tem dado a Selecção Nacional.

Tivemos uma primeira experiência no ano passado que foi excelente e estamos a sentir o mesmo agora”, disse. Ontem os trabalhos se basearam nos movimentos defensivos e ofensivos, com bloqueio ao extremo, bem como nos lançamentos de curta e longa distância. O base Carlos Morais foi poupado no treino de ontem por estar a recuperar de uma lesão. O atleta fica dois ou três dias de repouso para retomar os trabalhos de preparação. Para já, a pré-selecção regressa hoje para Luanda, depois de cumprir o estágio em Cabinda.