Africa Basquetebol

18 julho 2010

ANGOLA : Angola conquista medalha de ouro nos jogos africanos da juventude


A selecção nacional sub-17 de basquetebol feminino conquistou ontem, em Rabat, Marrocos, a medalha de ouro nos Jogos Africanos da Juventude, que serve de preparação para ao Jogos de Singapura, em Agosto próximo, ao vencer na final a Cote d’Ivoire por 26-3. A conjunto nacional, composto por três jogadoras, acaba de fazer assim uma excelente preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, uma vez que não tinha experiência no sistema de jogo três contra três, que será utilizado em Singapura.

Huíla desapontada com exclusão
das atletas na pré-selecção sub-18


O secretário-técnico da Associação Provincial de Basquetebol da Huila, Aurélio Moisés “Lellas”, está desapontado com os Órgãos administrativos da Federação Angolana da modalidade por não terem comunicado oficialmente a convocatória das duas atletas huilanas para a pré-selecção nacional feminina de Sub-18, tendo em vista o Campeonato Africano das Nações, a decorrer de 29 do corrente a 8 de Agosto próximo, no Egipto.

Aurélio Moisés “Lellas”, disse que esta situação levou ao afastamento das atletas Rosa Dala (base) e Alzira Intya (extremo), ambas do Benfica do Lubango, dos trabalhos de preparação da pré-selecção, daí a manifestação pública da indignação da Associação. “Foi comunicado que as duas atletas estão fora dessa convocatória por não terem se feito presente em Luanda. Agora pergunto aos Senhores da Federação: Como está a situação da comunicação?

Será que agora se convoca os atletas via rádio Cinco! Nós, cá na Huíla, tivemos conhecimento da convocatória das atletas via rádio. São miúdas que têm 16 anos de idade. Por isso, não podemos agarrar nas atletas e envia-las para Luanda só porque ouvimos na rádio que elas foram convocadas. São estudantes. Têm encarregados de educação e é preciso dar satisfação a essas pessoas”, disse entristecido.

Aurélio Moisés “Lellas” lembrou que não é a primeira vez que se verifica casos de desorganização de alguns órgãos administrativos da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) por não envio das comunicações oficiais as associações provinciais e em particular a da Huíla. Referiu que um outro caso idêntico aconteceu com as atletas que foram convocadas para a selecção de basquetebol feminina que esteve no Zimbabwe. Porém, a associação conseguiu contornar a questão e a atletas acabaram por integrar o referido combinado nacional.

“Da vez passada em que tivemos aquelas atletas que foram ao Zimbabwe também aconteceu a mesma coisa. Ouvimos a convocatória pela rádio, só que felizmente aquelas atletas conseguiram na altura desembaraçar-se. Andaram atrás das pessoas até que Luanda enviou documentos da convocação. Mas não foi o caso agora. Acho que bastava o caso da primeira vez para se corrigir, mas não. Insistem no mesmo erro”, desabafou.

O secretário técnico da Associação de basquetebol na Huíla, acrescentou que por isso, “mostra a indignação junto a Federação sobre a situação”. ”Depois dizem que os atletas estão desconvocados porque não se fizeram presente e nunca dizem o porquê que os atletas não se fizeram presente; o que continua a prejudicar as províncias”, exteriorizou.

Gaudêncio Hamelay, no Lubango


Maria Barbosa "Manu" considera estágio positivo

A Selecção Nacional de Basquetebol feminino em Sub-17 que se encontra a cumprir um estágio pré-competitivo em Rabat, Marrocos desde o passado dia 13 deste mês, tem efectuado resultados satisfatórios, segundo Maria Barbosa (Manu), membro da direcção técnica da federação.

“Dos três jogos que Angola disputou no estágio pré-competitivo em Rabat, com as selecções do país anfitrião, Marrocos “A”, Marrocos “B” e Cote d’Ivoire, a nossa selecção teve um saldo positivo vencendo as selecções adversárias com grandes diferença de pontos e superando os 35 exigidos pelas regras do três contra três” revelou. Para “Manu” os resultados obtidos no estágio pré-competitivo em Marrocos vêm dar alguma confiança a selecção de Cadetes, na conquista dos lugares cimeiros nos Jogos Olímpicos da Juventude que se disputam de 14 a 26 de Agosto próximo, em Singapura.

O estágio que teve duração de cinco dias e que foi uma oferta do Comité Olímpico Angolano, tendo em vista a preparação das selecções para os Jogos Olímpicos da Juventude encerra hoje. Segundo as novas regas da FIBA-Mundo, cada equipa tem que apresentar no mínimo três jogadoras. A duração do tempo de jogo será de 5 minutos em “tempo corrido” e só se para o cronómetro em situações de acidente ou lesões, sem haver direito a desconto de tempo.

Os jogos nas fases de apuramento poderão terminar com um empate, ao passo que nas meias-finais e finais não é considerado o empate como resultado possível “A”. A decisão será através de 3 lançamentos livres. Se o empate persistir, o desempate será feito através de um lançamento livre, sendo eliminada a equipa que falhar. Recorda-se que Angola está inserida no grupo “B”, dos Jogos Olímpicos da Juventude, ao lado das selecções da Rússia, Bielorússia, Alemanha e Estados Unidos da América.
R P