Africa Basquetebol

20 julho 2010

ANGOLA : Seleccionador nacional de sub-18 considera razoável grupo de Angola


O seleccionador nacional de basquetebol de sub-18 em femininos, Hermenegildo Lopes, considerou de razoável o Grupo de Angola no Campeonato Africano das Nações da modalidade, a disputar-se de 29 do mês em curso a oito de Agosto próximo, no Cairo, Egipto.

De acordo com o sorteio realizado domingo último, o combinado nacional vai disputar a fase preliminar da referida competição ao lado das selecções da Tunísia, Egipto, país anfitrião, Senegal e Quénia.Mali, campeã africana em título, figura no Grupo B juntamente com as selecções de Moçambique, Côte d`Ivoire, Nigéria e República Democrática do Congo.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Hermenegildo Lopes, seleccionador nacional feminino de sub-18 mostrou-se indiferente ao sorteio que colocou o cinco nacional no Grupo A."É um sorteio razoável. Sabíamos que se não calhássemos no Grupo A estaríamos no B e a expectativa residia apenas se iríamos defrontar na fase preliminar a campeã em título, no caso, o Mali.

Estamos no Grupo A e tudo faremos no sentido de alcançarmos a outra fase", prognosticou o seleccionador nacional de sub-18.
Questionado sobre como tem decorrido a preparação da selecção nacional, Hermenegildo Lopes, afirmou que o período preparatório tem sido marcado por inúmeras dificuldades mas, ainda assim, tudo farão de modos a alcançar uma classificação satisfatória.

"Como sabe temos encontrado inúmeras dificuldades fundamentalmente em reunir o grupo tudo devido aos horários escolares das nossas atletas.Mas ainda assim, temos feito um esforço para que nos finais de semana agente consiga agrupar todas elas”.

Deca-Campeôes em
semana de viagem

Em semana de viagem para os Estados Unidos da América, que em princípio deve acontecer amanhã, quarta-feira, palco do primeiro estágio pré-competitivo, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta a sua participação no Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, realiza mais uma sessão de treinos, no Pavilhão do Codenm, seu quartel general.

Ontem, os pupilos de Luís Magalhães, português ao serviço do cinco nacional, realizaram duas sessões de treinos, uma no período matinal, e outro no período vespertino.As questões de ordem técnica e táctica aliada a componente física têm dominado as sessões de treinos dos Deca-campeões africanos da "bola ao cesto"

Sub-17 regressa
hoje ao país

A Selecção Nacional Sub-17 de basquetebol feminino que conquistou a medalha de ouro sábado último, nos Jogos Africanos da Juventude, em Rabat, Marrocos regressa hoje ao país, segundo Maria Barbosa “Manu”, membro da direcção técnica do órgão reitor da modalidade.

A participação da selecção de cadetes nos Jogos Africano de Rabat serviu de preparação do conjunto nacional que cumpre um intenso programa preparatório, com vista a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, a disputar-se em Singapura.

De acordo com Maria Barbosa "o conjunto regressa hoje para dar continuidade a sua preparação uma vez que algumas atletas desta selecção também pertencem a selecção de Sub-18 que projecta a sua participação para o Campeonato Africano do Egipto a disputar-se de 29 do corrente a 8 de Agosto próximo", revelou.
Rosa Panzo