Africa Basquetebol

21 julho 2010

ANGOLA : Cinco nacional sem data para o estágio


Numa altura em que não existe ainda a data definitiva para o embarque da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos aos Estados Unidos da América, palco em que prosseguirá o seu estágio pré-competitivo, visando a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade, a decorrer na Turquia de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, o combinado nacional realiza hoje, mais duas sessões de treino, fase em que a impaciência já começa a apoderar-se do grupo.

Apesar da indefinição quanto à data do embarque dos Deca-campeões Africanos da "bola ao cesto" para as terras do tio San, motivadas por questões burocráticas, os dezassete dos dezoito atletas pré-convocados para a "operação" Turquia continuam a trabalhar de forma afincada, na luta por um lugar entre os doze que representarão o país na referida competição. Depois de dois adiamentos sucessivos, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) continua a envidar esforços no sentido de embarcar a comitiva angolana ainda esta semana para os Estados Unidos da América, já que o tempo começa nesta altura a apertar.

Em declarações à comunicação social, o chefe do departamento das selecções nacionais e coordenador dos Deca-campeões Africanos, Nuno Teixeira, assegurou que a delegação deve deixar a capital do país antes mesmo do final desta semana."Estamos a envidar esforços para que a pré-selecção embarque ainda esta semana", disse. Paulo Macedo, seleccionador adjunto, disse que apesar dos constrangimentos o grupo continua com os índices motivacionais em alta. "Nós continuamos a fazer o nosso trabalho enquanto a federação resolve os problemas administrativos.

Seria bom que o grupo nesta altura estivesse já concentrado fora do país, porque aqui como sabe, os atletas não estão concentrados e as vezes os engarrafamentos atrapalham um pouco o nosso trabalho”, disse o ex-internacional angolano, agora nas vestes de treinador adjunto. Depois da digressão aos Estados Unidos da América, o cinco nacional parte para a República Federativa do Brasil, onde vai participar num torneio internacional, na primeira quinzena do mês de Agosto, com as selecções do Brasil, Venezuela e Uruguai, prova enquadrada nos festejos da cidade de Brasília.

Os Deca-campeões Africanos finalizam o seu estágio pré-competitivo na Itália, estando a chegada para o local da competição (Turquia) marcada para 24 de Agosto. Angola vai competir no Grupo A ao lado das selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Austrália, Alemanha e a Jordânia, de Mário Palma, ex-seleccionador de Angola.

Bases e extremos com treino específico

Os bases da selecção nacional de basquetebol Miguel Lutonda e Domingos Bonifácio, os extremos Simão Santos, Olímpio Cipriano, Filipe Abraão, Carlos Morais, Carlos Almeida e Roberto Fortes treinaram lançamentos a curta e longa distância e ataques ao cesto com um adversário pela frente.

Ontem, durante 30 minutos, na segunda sessão que decorreu no pavilhão do Rio Seco, esses atletas fizeram treino específico, depois de o resto do grupo ter já abandonado a quadra. Luís Magalhães, de um lado, e Paulo Macedo, do outro, acompanharam atentamente a prestação dos oito jogadores, efectuando várias correcções nas movimentações e tempo de lançamento.

Antes, no treino com o grupo completo, os campeões africanos ensaiaram jogadas combinadas, com defesas na linha de lançamento de triplos e bloqueios para facilitar o ataque dos companheiros. O seleccionador nacional, diversas vezes, parou o treino para explicar correctamente como os movimentos devem ser feitos. Na ponta final, formou três grupos e cada um elaborava uma jogada de ataque onde tinha que circular a bola e terminar na conversão de pontos.