Africa Basquetebol

30 julho 2010

MOÇAMBIQUE : JOGOS DA CPLP-2010 - Moçambique, 70- Portugal, 60 - Vitória merecida


VITÓRIA merecida de Moçambique em basquetebol na sua estreia frente a Portugal, por 70-60, com 37-29 ao intervalo. O primeiro período até nem foi muito bem conseguido pela equipa nacional que saiu a perder, por 15-16.

Todavia, nas seguintes etapas veio ao de cima a maior postura atlética e qualitativa do cinco-base onde se destacava o poste Danio Chirindza, autor de um jogo interior invejável. Foi ele que construiu as melhores jogadas de ataque e que acertou mais vezes no cesto e catapultou os seus colegas para uma exibição convincente da formação nacional.

O terceiro período foi o que Moçambique deu aquele passo gigantesco rumo à vitória. Esteve bem a defender e perspicaz a atacar. A boa exibição do conjunto nacional reflectiu-se no triunfo, por 57-41, obtido no final dessa etapa. Uma vantagem de 16 pontos que elucidava a supremacia moçambicana.

No quarto e último período, o jogo da selecção nacional baixou de qualidade, muito por causa das alterações que Miguel Munguambe operou na equipa, fazendo sair as principais unidades do cinco-basel. Só que a gestão da equipa quase comprometia, já que os portugueses, sempre bem comandada por Pedro Marques, conseguiram reduzir a desvantagem para seis pontos, deixando transparecer que a ponta final seria mais renhida. No entanto, com a entrada do núcleo duro formado por Hugo Bunguele, Helton Ubisse, Idelson Bernardo e Danio Chirindza, a turma nacional voltou a controlar o jogo, arrancando uma vitória convincente (70-60) que abre boas perspectivas para o duelo de sábado com Cabo-Verde, já que hoje fica de fora.

Para além, dos cabo-verdianos, a selecção moçambicana medirá forças com Brasil, São Tomé e Príncipe e Angola.