Africa Basquetebol

10 julho 2010

ANGOLA : Kikas crente no sucesso da selecção

O poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Joaquim Gomes “Kikas”, disse ontem, em Cabinda, que acredita no sucesso do combinado angolano que vai competir no Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano corrente.

Joaquim Gomes “Kikas”, que falava no final de mais uma sessão de treinos, realizada no Pavilhão do Sporting Clube Petróleos, no curto estágio de cinco dias que a pré-selecção nacional realiza em Cabinda, referiu que os trabalhos de preparação decorrem sem sobressaltos, o que deixa bons indicadores para o sucesso de Angola na competição, fruto do empenho que os jogadores demonstram em cada sessão de treino.

“Os trabalhos em Cabinda decorrem sem sobressaltos e até aqui conseguimos fazer tudo aquilo que a equipa técnica preparou, por isso, acho que os jogadores deram conta do recado. Temos tido uma boa alimentação e a nossa preparação fora do campo também tem sido excelente. Esta etapa inicial é a mais dura, onde nos empenhamos na preparação física, treinos com bola, aspectos técnicos, tácticos e com muita velocidade, por isso, estamos a trabalhar arduamente para conseguir atingir os nossos objectivos durante a competição”, disse.

Kikas realçou que o nível de confiança no seio dos jogadores é positiva, onde cada um procura ser amigo do outro, sem olhar pela antiguidade, mas sim nos objectivos a serem atingidos antes, durante e depois do Campeonato do Mundo da Turquia. “O nível de confiança no seio dos jogadores é positivo, acima de tudo procuramos ser amigos, porque não basta jogar bem, é preciso haver harmonia e amizade no grupo de trabalho, este é o tipo de experiência que temos transmitido aos jogadores mais novos, porque os novos que estão na selecção também têm algo a transmitir aos mais velhos”, referiu.

O poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional agradeceu o carinho da população de Cabinda que tem estado presente em todas as sessões de treino, factor que motiva os jogadores do combinado nacional. O internacional angolano disse por outro lado, que espera contar com a presença dos adeptos da província na Turquia, mas se não acontecer poderão mandar mensagens de contributo para o sucesso de Angola na prova.

O extremo poste do 1º de Agosto, Vladimir Ricardinho, disse que a estreia dos jogadores novos na pré-selecção nacional tem sido boa e espera que se empenhem ao máximo para merecerem a confiança do técnico Luís Magalhães. Referiu que a preparação em Cabinda foi excelente, o que está a motivar os atletas a trabalharem arduamente. “Estamos bem em Cabinda e tudo está a correr da melhor maneira e agradeço em nome do grupo o povo de Cabinda pelo carinho que sempre tem dado a Selecção Nacional.

Tivemos uma primeira experiência no ano passado que foi excelente e estamos a sentir o mesmo agora”, disse. Ontem os trabalhos se basearam nos movimentos defensivos e ofensivos, com bloqueio ao extremo, bem como nos lançamentos de curta e longa distância. O base Carlos Morais foi poupado no treino de ontem por estar a recuperar de uma lesão. O atleta fica dois ou três dias de repouso para retomar os trabalhos de preparação. Para já, a pré-selecção regressa hoje para Luanda, depois de cumprir o estágio em Cabinda.