Africa Basquetebol

20 julho 2010

MOÇAMBIQUE : Basquetebol na capital do país - Desportivo virtual campeão


QUANDO todos os amantes da bola-ao-cesto maputense aguardavam fervorosamente pela derradeira jornada do campeonato para se conhecer o novo rei da modalidade na capital do país, no já programado velho “derby” entre os vizinhos e eternos rivais Maxaquene e Desportivo, eis que os “alvi-negros”, tirando partido do deslize do seu adversário frente ao Costa do Sol, na ronda do pretérito fim-de-semana, praticamente chamaram a si o título, pois, mesmo perdendo no próximo sábado, já nada lhes fará sair do pedestal de honra.

Aparentemente, a penúltima jornada não representava grande problema para ambos os candidatos ao título, só que, para o Maxaquene, acabou sendo uma ronda para esquecer por completo, porquanto representou o definitivo hipotecar das suas chances. Os “tricolores” perderam diante dos “canarinhos” por 67-42, registando desse modo a sua segunda derrota nesta etapa decisiva do campeonato.

Enquanto isso, o Desportivo mantém-se invicto, depois de ter batido o Ferroviário pela marca de 74-68, no epílogo de uma partida a todos os títulos extraordinário, com os dois gigantes a empenharem-se como jamais o tinham feito nesta prova e o triunfo da formação treinada por Horácio Martins a acontecer somente no último minuto.

Aliás, a forma como os “locomotivas” se apresentaram trouxe à superfície o espectro de uma viragem na equipa de Carlos Ferro, isto é, a possibilidade de se ter os ex-campeões nacionais com um alto sentido competitivo quando chegar a Liga Nacional Vodacom, para a qual já estão apurados os quatro grandes da capital do país, designadamente Maxaquene, detentor do título, Desportivo, Ferroviário e Costa do Sol, assim como o Ferroviário da Beira, faltando neste momento encontrar o sexto participante.

Para este lugar, já existem dois candidatos: Matolinhas, da província do Maputo, vencedor da Zona Sul, e Sporting de Quelimane, da Zambézia, que conquistou a fase zonal Norte. Em relação ao Centro, a discussão será no próximo fim-de-semana, envolvendo Desportivo da Beira, Liga Muçulmana de Chimoio e HCB de Songo.

A qualificação do Matolinhas aconteceu na sequência do seu duplo triunfo sobre A Politécnica por 67-35, no sábado, e 61-39, no domingo. Por seu turno, Sporting de Quelimane derrotou Universidade Pedagógica de Lichinga pela marca de 79-46 e Ferroviário de Nacala por 89-62.

Em relação ao Campeonato da Cidade de Maputo em Seniores Femininos, a segunda jornada teve como principal referência a vitória do Desportivo sobre o Ferroviário por 57-39, enquanto o Maxaquene vencia A Politécnica “B” pela marca de 91-45.