Africa Basquetebol

24 julho 2010

MOÇAMBIQUE : Basquetebol em Maputo - Desportivo já campeão chamado ao clássico


OS adeptos da bola-ao-cesto da capital do país sabem e estão conscientes de que o embate desta noite, a partir das 18.45 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, já nada decidirá quanto à proclamação do campeão da cidade de Maputo, no entanto, não deitam no lixo a sua expectativa em redor deste grandioso embate, que, como lhe é peculiar, independentemente de decidir algo ou não, transcende um simples encontro de um campeonato.

Os “tricolores”, campeões nacionais e com os olhos postos na revalidação da Liga Vodacom, até porque o seu técnico espanhol já está a caminho de Maputo, far-se-ão ao “parquet” com um claro objectivo de não permitir ao seu vizinho uma vitória no campeonato com uma margem considerável, já que os “alvi-negros”, aproveitando-se de duas derrotas do Maxaquene, estão folgadíssimos na liderança.

Por outro, e tendo em conta que estamos precisamente na derradeira jornada da prova, ambos os times, estamos certos, não deverão deixar os seus créditos em mãos alheias, proporcionado aos fãs uma partida espectacular e com desfecho imprevisível até à última buzina. Intérpretes para o fazer abundam nos dois lados, num diálogo que, por outro lado, colocará frente-a-frente dois técnicos contemporâneos enquanto jogadores: Simão Mataveia, do Maxaquene, e Horácio Martins, do Desportivo, este último determinado a fazer vergar o adversário, depois de ter abandonado o clube num ambiente de pouco convívio.

Já sem nada também a decidir, Ferroviário e Costa do Sol encontrar-se-ão no campo dos “locomotivas”, às 16.30 horas.

Enquanto isso, em femininos, as atenções estarão voltadas para o embate entre Maxaquene e A Politécnica “A”, também no pavilhão do Estrela Vermelha, a partir das 17.00 horas. Este jogo conta para a terceira jornada do campeonato.