Africa Basquetebol

14 julho 2010

ANGOLA : Carlos Almeida e Barros reintegram grupo de trabalho

Depois de terem falhado ontem a única sessão de treinos, realizada no Pavilhão do Codenm, quartel-general dos Deca-campeões africanos da "bola ao cesto", que projectam o Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, o capitão Carlos Almeida e o estreante Paulo Barros reintegram hoje, quinta-feira, os trabalhos da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Agostinho Matamba, médico do combinado nacional, assegurou que os atletas acima referenciados farão já parte das duas sessões de treinos marcada para hoje, quinta-feira, no Pavilhão do Rio Seco, palco que acolhe a segunda semana de preparação dos Deca-campeões africanos, depois de terem iniciado a fase preparatória na província de Cabinda.

O capitão Carlos Almeida (extremo base) recupera satisfatoriamente do abcesso na coxia esquerda, ao passo que Paulo Márcio Barros (extremo), que padece de uma micose no dedo da perna esquerda está igualmente apto para a dupla sessão de treinos de hoje.

Ontem, na única sessão de treinos do dia, que decorreu no Pavilhão do Codenm, os pré-seleccionados voltaram a aprimorar os aspectos técnicos e tácticos com principal realce para os ataques combinados, com montagem de bloqueios.

Luís Magalhães, seleccionador nacional, e os seus adjuntos Paulo Macedo e Walter Costa, antigos internacionais angolanos, repartiram o grupo em três, tendo realizado uma peladinha de aproximadamente uma hora, tendo a equipa vestida de preto constituída por Miguel Pontes Lutonda, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes "Kikas", Eduardo Mingas e Felizardo Ambrósio vencido as equipas com indumentária azul e vermelho formada por Vladimir Ricardino, Roberto Fortes, Miguel Kiala, Carlos Morais, Felipe Abraão, Leonel Paulo, Ynick Moreira, Simão Santos, Domingos Bonifácio e Divaldo Mbunga respectivamente.

Dos dezoito atletas convocados para a "operação" Turquia dezassete já estão à disposição da equipa técnica nacional, faltando apenas o jovem poste Valdelício Joaquim, que milita numa das universidades dos Estados Unidos da América.

A viagem para os Estados Unidos da América continua adiada sine-die, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
Angola figura no Grupo A ao lado das selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Alemanha, Austrália e Jordânia.

Lutonta lembra com nostalgia
encontro Angola - Alemanha de 2006


O internacional angolano, Miguel Pontes Lutonda, lembra com nostalgia a partida Angola – Alemanha do Campeonato do Mundo de 2006, prova disputada no Japão, em que o combinado nacional perdeu frente aos alemães, por 103-108, após três prolongamentos.
"Foi uma partida bastante emocionante.

Nunca na história do basquetebol pelo menos em campeonatos do mundo, um jogo tivesse sido decidido após três prolongamentos.No mundial da Turquia voltaremos a defrontar a Alemanha, certamente será mais um jogo difícil”, prognosticou Miguel Pontes Lutonda.

Conhecido nas lides da "bola ao cesto" como o grande General, considerou que a sua reintegração na pré-selecção nacional tem decorrida da melhor maneira possível, depois de ter falhado o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, "Afrobasket’2009", competição disputada na Líbia.

"Penso que a minha integração tem sido boa. Estamos a vir de uma época bastante desgastante e é natural que nesta altura ainda algum cansaço comece a se apoderar de mim. Acredito que esta fase vai passar e estaremos prontos para servir mais uma vez a pátria". MC


Agostinho Matamba minimiza
problemas clínicos da pré-selecção


Apesar do boletim clínico da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos não ser muito famoso, a escassos dias do embarque para os Estados Unidos da América, palco do primeiro estágio pré-competitivo, o médico da Selecção Nacional, Agostinho Matamba, minimizou os três casos existentes nesta altura nomeadamente a de Carlos Almeida, Carlos Morais e Paulo Márcio Barros.

"Penso que os casos clínicos existentes nesta altura não são preocupantes.Carlos Almeida e Paulo Márcio Barros, atletas que hoje (ontem) não treinaram já podem fazê-lo amanhã (hoje).Como sabe, o Carlos Almeida padece de um abcesso na coxa esquerda que está praticamente curado, ao passo que Paulo Márcio Barros que sofre de uma micose está igualmente recuperado e pronto para reintegrar o treino", disse.

Já o extremo base Carlos Morais que ontem pregou um susto à equipa técnica, quando foi forçado a abandonar por alguns minutos a sessão de treinos, devido ao toque involuntário que recebeu do seu colega de equipa Domingos Bonifácio no pulso da mão esquerda, também não expira cuidados.

"O Carlos Morais sofreu um acidente antes mesmo de integrar os trabalhos da pré-selecção.Felizmente o quadro tem melhorado bastante e acredito que não é preocupante a sua lesão”, assegurou Agostinho Matamba.MC