Africa Basquetebol

11 julho 2010

ANGOLA : Luís Magalhães considera positivo estágio em Cabinda


O seleccionador nacional, Luís Magalhães, considerou ontem, em Cabinda, de positivo a preparação de cinco dias de pré-selecção de basquetebol sénior masculino, nas terras do maimbe, visando a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano corrente.

O técnico Luís Magalhães, que falava a imprensa no final do estágio, no Pavilhão do Sporting Clube Petróleos, referiu que os trabalhos de preparação do combinado nacional decorreram com qualidade e tudo que estava projectado para o êxito dos treinos foi cumprido na totalidade, fruto das condições criadas pelo governo da província de Cabinda.

“Todo o trabalho decorreu com qualidade, com intensidade própria deste período de época. Todos os atletas tiveram uma aplicação excelente, aliás, todos estiveram envolvidos, desde do coordenador da delegação, do vice-presidente, da equipa médica e dos treinadores. A primeira etapa do estágio foi ultrapassada, que nos vai levar para Turquia.

De princípio o balanço é positivo, tudo aquilo que estava projectado foi cumprido na totalidade”, disse Luís Magalhães disse que quer contar com todos os jogadores pré-convocados na segunda etapa de preparação para que os trabalhos sejam cumpridos na totalidade. “Espero que os jogadores estejam disponíveis e dispostos na segunda etapa para prosseguirmos o trabalho com qualidade que pretendemos, de modo a sonharmos com uma boa qualificação.

Na primeira etapa todos se aplicaram bem e correu tudo bem. Fomos bem alojados, alimentação foi excelente e a organização cumpriu com aquilo que estávamos a espera e estamos satisfeitos por isso”, referiu. O seleccionador nacional reconheceu existir alguns problemas administrativos para o êxito da preparação da pré-selecção nacional, mas assegurou que essas dificuldades vão ser ultrapassadas para que a equipa angolana possa chegar um bom porto.

“Todos que fazem parte da pré-selecção sabem o que pretendemos alcançar no mundial da Turquia, por isso, temos que dar todos os nossos esforços para depois vermos se vamos conseguir ou não, mas ter ilusão é sempre bom para termos motivação de trabalhar no dia-a-dia, para estarmos nas melhores condições de competirmos na prova”, precisou.

Durante os cinco dias de estagio, em Cabinda, a equipa técnica comandada pelo português Luís Magalhães, baseou os trabalhos nos aspectos de recuperação física, movimentos com bola, lançamentos de curta e longa distancia, movimentos defensivos e ofensivos, com bloqueio ao extremo.

Carlos Dinis mais perto
de dirigir a África do Sul

O técnico Carlos Dinis pode estar de malas aviadas para a África do Sul, onde vai trabalhar na direcção técnica do Programa de Desenvolvimento do Basquetebol, gizado pelo ministério dos Desportos daquele país, soube o Jornal dos Desportos. Na sequência da manifestação do interesse sul-africano em contar com os serviços de um treinador angolano na direcção do seu basquetebol, o técnico trabalhou naquele país na quarta e quinta-feira, onde reuniu com as autoridades desportivas locais.

No início do ano, Oosthu Zen, vice-ministro dos Desportos sul-africano, veio a Luanda e abordou o assunto com Gonçalves Manuel Mauandumba, titular da pasta ministerial angolana. “Viemos aqui para discutirmos a formalização de uma cooperação entre os nossos países na área do basquetebol, queremos contratar um treinador angolano que vai assistir a equipa da África do Sul”, disse na ocasião.

Oosthu Zen que falava à saída da audiência concedida pelo governante angolano, prometeu que o técnico deveria proximamente seguir à África do Sul para a assinatura do contrato com a federação sul-africana de basquetebol. “O treinador já foi identificado e esperamos que até ao fim de Janeiro ele possa estar na África do Sul para formalizar o contrato”, reforçou.

Segundo apuramos, no final do corrente mês, Carlos Dinis deve voltar à África do Sul para aquilo que seria a sua “formal apresentação”, junto dos agentes da modalidade. Recordar que a África do Sul pretendia acolher a XXVI edição do campeonato africano das nações de basquetebol em 2011que será realizada na Cote d´Ivoire. Silva cacuti

Técnico angolano
manifesta-se disponível

A eventual ligação entre Carlos Dinis e a federação sul-africana de basquetebol insere-se no âmbito da cooperação bilateral entre os ministérios dos Desportos de Angola e da África do Sul. Segundo Carlos Dinis, está disponível para este novo desafio. “Em princípio devo regressar a 23 do corrente para a África do Sul, vou encontrar-me com agentes da modalidade, visitar alguns sítios e, depois vou apresentar um projecto, em função do qual ver-se-á se ficarei na selecção ou trabalharei nas em centros de treinamento.

Mas, estou disponível. Seja como for, este é um trabalho que deverá ser verdadeiramente iniciado em Janeiro de 2011”, disse.
Questionado sobre o futuro da sua ligação ao ASA, Carlos Dinis foi peremptório. “Eu sou técnico do ASA e seleccionador nacional de juniores. Claro que só depois de materializado este projecto com a àfrica do Sul poderemos então equacionar os nossos compromissos”. S.C