Africa Basquetebol

02 março 2016

ANGOLA - FAB esclarece vÍnculo de Yanick ao Petro

Internacional angolano pode fazer a sua estreia na sexta-feira frente ao 1� de Agosto
Fotografia: Miqueias Machangongo



O internacionalangolano,  Yanick Moreira, pode ser a grande novidade na lista dos 12 jogadores do Atlético Petróleos de Luanda, para o embate de sexta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela, diante do arqui- rival, 1º de Agosto,  partida que vai centralizar as atenções da sétima jornada da segunda volta da fase regular da XXXVIII edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo BIC Basket.

Apesar de ter inscrito 16 atletas para a temporada 2015/2016, a formação do Atlético Petróleos de Luanda viu a inscrição do internacional Yanick Moreira a ser aceite pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), em virtude de ter dispensado o jovem Eduardo Ferreira que assinou pelo Atlético Sport Aviação (ASA), deixando uma vaga para o atleta que esteve à beira de ingressar na NBA, por via dos Los Angeles Clippers.

Desde que foi inscrito com a licença número 8032, na presente época desportiva, Eduardo Ferreira nunca foi utilizado por Lazare Adingono, quer na Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova disputada em Luanda, quer no Campeonato Nacional de basquetebol (BAI Basket).

 Em face disso, o jovem  aproveitou a janela de transferência que terminou na última segunda-feira, dia 29 de Fevereiro, e rubricou um contrato com a direcção do Atlético Sport Aviação (ASA), deixou uma vaga para a equipa petrolífera que preencheu o lugar com o internacional Yanick Moreira, depois de rescindir amigavelmente com o Recreativo do Libolo.

"De facto, o Atlético Petróleos de Luanda já tinha inscrito 16 atletas para a época desportiva 2015/2016, mas o atleta Eduardo Ferreira nunca foi utilizado nessa temporada. Os regulamentos protegem os atletas que estejam nestas condições, daí que a última janela de transferência permite  aos atletas procurarem outras agremiações e foi o caso do Eduardo Ferreira. O Petro e o ASA chegaram a acordo e o atleta  transferiu-se  para a equipa aviadora", revelou a nossa fonte, assegurando  que a inscrição de Yanick Moreira não fere qualquer norma.

O atleta celebrou um contrato com a direcção do equipa do Eixo-viário válido por quatro meses, ou seja, até ao final da época.
Com a entrada do  jogador que brilhou no Campeonato do Mundo de Espanha, ao serviço da Selecção Nacional,  tendo marcado  38 pontos na vitória do combinado nacional frente à similar da Austrália, por 91-83, o técnico camaronês Lazare Adingono viu aumentar  o leque de opções na posição cinco.
Yanick Moreira foi uma das grandes atracções na sessão de treinos da última segunda-feira.

Atletas inscritos pelo Atlético Petróleos de Luanda para a época desportiva 2015/2016: Délcio Ucuamhamba, Gerson Gonçalves, Pedro Bastos, Walter Tadeu, Teotónio Dó, Yanick Moreira, Leonel Pinto, Paulo Santana, Joaquim Pedro, Hermenegildo Mbunga, Domingos Bonifácio, Abou Gakou, Childe Dundão, Emanuel Quezada, Jason Cain e Reggie Moore.

11 Comments:

Enviar um comentário

<< Home