Africa Basquetebol

17 julho 2010

ANGOLA : 2ª semana de preparação

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos conclui hoje, sábado, a sua segunda semana de preparação com sessão única do dia, a realizar-se no Pavilhão do Codenm, quartel general do conjunto angolano. Os Deca-campeões africanos da “bola ao cesto” projectam a sua presença no Campeonato do Mundo, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano ano em curso, na Turquia.

Ontem, duarante as duas sessãoes de treinos, os pupilos de Luís Magalhães, seleccionador nacional, voltaram a rever os aspectos técnicos e tácticos do cinco nacional que dentro de poucos dias segue viagem para os Estados Unidos da América, locol do primeiro estágio pré-competitivo, antes de rumar para a República Federativa do Brasil, onde vai participar num torneio internacional na cidade de Brasília, juntamente com as selecções da Venezuela, Uruguai para além do país anfitrião.

Hoje, na única sessão de treinos do dia, a equipa técnica nacional vai aprimorar os aspectos ofensivos e defensivos bem como a circulação da bola em todas as áreas do jogo. Os lançamentos a curta e longa distância vão igualmente prencher os trabalhos da pré-selecção nacional que continuar a treinar-se com dezassete dos dezoito atletas convocados para a “operação” Turquia. Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidos da América, deve em princípio juntar-se ao grupo, já naquele país, para posteriormente rumar com o conjunto a República Federativa do Brasil e Itália.

O conjunto angolano que figura no Grupo A do mundial da Turquia juntamente com as selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Austrália, Alemanha e Jordânia, tem como propósito a melhoria do nono, alcançado do Campeonato do Mundo de 2006, disputado no Japão. Esta será a sexta presença de Angola numa fase final de um Campeonato do Mundo, depois da sua estreia em 1986, em Espanha, Argentina’90, Canadá’94, EUA’2002 e Japão’2006.

Benfica do Lubango participa
num torneio internacional em Cabo Verde

A equipa sénior feminina de basquetebol do Benfica Petróleo do Lubango, participa desde ontem, num torneio internacional da modalidade, que decorre na Ilha de Sal, em Cabo Verde. A prova termina no dia 18 do mês em curso. A caravana composta por 13 elementos entre atletas, dirigentes e técnicos seguiu viagem quinta-feira última, às 21h30, para o local da competição. A confirmação foi dada pelo responsável da delegação, Fernando Filipe.

A formação de basquetebol do Benfica Petróleo do Lubango participa a convite do Grupo Pantera de Cabo Verde. Além da equipa huilana estão presentes o Misto de Jogadoras de Cabo Verde a evoluir em Portugal, Misto do Mindelo Sul e Norte, Misto do Sal, da Praia e o Misto da Ilha do Fogo todas de cabo Verde num total de sete equipas.

O certame que se promove anualmente na cidade da Ilha de Sal está enquadrado nos festejos de mais um aniversário daquele país. O conjunto dos encarnados do Lubango sendo a única equipa estrangeira vai com objectivo de alcançar um lugar de destaque. Porém, esse sucesso só pode tornar-se em realidade, caso haver vontade de ganhar por parte das atletas como vaticinou o técnico da equipa Aurélio Moisés “Lellas”. Gaudêncio Hamelay, no Lubango

Boletim clínico está a melhorar

O beletim clínico da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos está a melhorar a cada dia que passa, segundo fez saber Agostinho Matamba, médico dos Deca-campeões africanos. O capitão Carlos Almeida já se treina sem limitações, ao passo que Carlos Morais recupera satisfatoriamente da ferida no pulso esquerdo. O mesmo se pode dizer do jovem Paulo Márcio Barros, que padesse de uma micose no dedo da perna esquerda. “O boletim clínico da pré-selecção tem registado melhorias a cada dia que passa”, disse. MC