Africa Basquetebol

15 julho 2010

ANGOLA : Paulo Macedo destaca empenho dos atletas na"operação Turquia"

O desempenho dos dezassete atletas que trabalham nesta altura visando o Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, na Turquia, tem deixado satisfeita a equipa técnica nacional, segundo fez saber Paulo Macedo, um dos adjuntos do português Luís Magalhães.

"Estamos praticamente a concluir a segunda semana de preparação e a entrega dos jogadores tem sido formidável. Os atletas dão o seu máximo e isso obviamente deixa-nos satisfeitos porque queremos sentir dificuldades na hora de escolher os doze que vão representar as cores da bandeira nacional no Campeonato do Mundo da Turquia", disse o ex-internacional angolano, hoje, nas vestes de seleccionador adjunto.

Questionado sobre a integração de Paulo Márcio Barros, Miguel Kiala e Yanick Moreira, atletas que foram chamadas pela primeira vez à Selecção Nacional de seniores, Paulo Macedo afirmou "que tem sido fantástica"."Os três jovens têm sido fantásticos. Apesar de integrarem pela primeira vez uma pré-selecção de seniores têm sabido corresponder às expectativas da equipa técnica nacional".

Um outro aspecto que tem contribuído para a sua rápida integração no grupo, segundo Paulo Macedo, é o facto de os jogadores mais cotados casos de Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes"Kikas", Eduardo Mingas, Vladimir Ricardino entre outros, transmitirem a sua experiência aos mais novos.

"Eles têm recebido o apoio dos atletas mais experientes da nossa selecção facto que lhes tem motivado a trabalhar arduamente", afirmou Paulo Macedo.O seleccionador adjunto assegurou por outro lado, que a preparação tem decorrido sem grandes sobressaltos e aguardam apenas pela resolução da parte administrativa a fim de a pré-selecção nacional embarcar para os Estados Unidos da América, palco do primeiro estágio pré-competitivo, seguindo-se posteriormente a participação de Angola num torneio internacional, a disputar-se na República Federativa do Brasil.

Além do país anfitrião, foram convidadas as selecções do Uruguai e da Venezuela.Depois o cinco nacional segue viagem para Itália, onde finaliza o seu estágio.O embarca para o local da competição acontece a 24 de Agosto.

Entretanto, dos dezoitos atletas convocados para a "operação" Turquia, apenas dezassete estão disponíveis nesta altura. Valdelício Joaquim, atleta que milita nos Estados Unidos da América ainda não se juntou ao grupo.Angola figura no Grupo A com as selecções da Argentina, Alemanha, Austrália, Sérvia e a Jordânia.

Pré-selecção trabalha hoje em sessão única

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta a sua participação no Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, realiza hoje, a partir das 10h00, no Pavilhão do Codenm, mais uma sessão de treinos, por sinal a única do dia.

Ontem, durante a dupla sessão de treinos, decorrido no Pavilhão do Rio Seco, o seleccionador nacional, Luís Magalhães, contou já com a reintegração do capitão Carlos Almeida e do estreante Paulo Márcio Barros, atletas que falharam a sessão de terça-feira.Carlos Almeida recuperou do abcesso na coxia esquerda ao passo que Paulo Barros recuperou da micose que afectava um dos dedos do pé esquerdo.

Aprimoramento dos aspectos técnicos e tácticos continuam a dominar as sessões de treino do combinado nacional.Amanhã, sexta-feira, a pré-selecção nacional realiza duas sessões de treino, sendo uma no período matinal e outra ao anoitecer.

Indisponibilidade de
campos inquieta
Hermenegildo Lopes


A indisponibilidade de campos no período nocturno, horário em que a maior parte das atletas estão disponíveis para trabalhar colectivamente preocupa o seleccionador nacional, Hermenegildo Lopes, que orienta a pré-selecção de basquetebol feminina em Sub-18, que cumpre um intenso programa preparatório em Luanda, visando o Campeonato Africano da "bola ao cesto","Afrobasket", a ter lugar de 29 do mês em curso a 8 de Agosto próximo, no Egipto.

"Devido a indisponibilidade de campos, não temos efectuado a preparação bi-diária".Para Hermenegildo Lopes, o período nocturno é salutar para a preparação, porque é a altura em que a maior parte das atletas, estão disponíveis para trabalhar devido a incompatibilidade dos horários escolares",referiu o técnico.

O seleccionador revelou que devido a esta situação, a ordem de trabalho foi programada da seguinte maneira:"Às segundas e quintas-feiras a preparação do combinado está a ser efectuada na Cidadela Desportiva, ao passo que às terças e quarta-feira realizamos os treinos no campo do Interclube.Aos sábados de manhã voltamos a trabalhar na Cidadela e no domingo realizamos os treinos no campo do Interclube", explicou.





Rosa Panzo