Africa Basquetebol

31 julho 2010

ANGOLA : Angolanas e tunisinas medem forças no Cairo


Ainda sob efeito do cansaço, fruto do desgaste da viagem, a selecção nacional de basquetebol feminino em Sub-18 defronta hoje, a partir das 20h00, a sua similar da Tunísia, em partida a contar para a primeira jornada do Grupo A do Campeonato Africano das Nações da modalidade, vulgo Afrobasket, que a cidade do Cairo acolhe de 29 de Julho a seis de Agosto próximo.

O combinado nacional que deixou ontem a capital do país por volta das 13h00, desembarcou no aeroporto do Cairo, às 02h00 da manhã. Esta tarde, o cinco nacional, comandado por Hermenegildo Lopes, vai realizar a sua primeira sessão de treinos em terras egípcias, que estará virada seguramente na recuperação física das atletas em face do desgaste resultante da viagem. Apesar do pouco tempo de recuperação, devido a chegada tardia ao local da competição, as pupilas de Hermenegildo Lopes vão procurar alcançar a sua primeira vitória na competição, diante de uma adversária sem grandes tradições a nível da "bola ao cesto".

Por isso, a Selecção Nacional que almeja o pódio se apresenta como favorita à conquista dos dois pontos em disputa. Ainda para o mesmo Grupo, a selecção do Quénia medirá forças com o país anfitrião, no caso o Egipto, folgando por imperativo de calendário a selecção do Senegal. Já no Grupo B, a selecção do Mali, campeã africana em título terá pela frente a formação da República Democrática do Congo, ao passo que a Nigéria vai defrontar a selecção de Moçambique, folgando por força de calendário o seleccionado da Côte d´Ivoire.

Mali, na qualidade de campeã em título é seguramente a grande favorita na conquista da vitória. Já as nigerianas e as moçambicanas vão travar um duelo interessante e a formação que cometer o menor número de erros vai obviamente alcançar os dois pontos da partida. Amanhã, a prova faz disputar a segunda jornada com o seguinte emparceiramento: Grupo A – Angola – Quénia e Senegal – Egipto. Folgando a selecção da Tunísia. Já no Grupo B, teremos Nigéria – República Democrática do Congo e Côte d’Ivoire – Mali. Descansa o combinado de Moçambique.